« O Estado Motor | Entrada | Referendo europeu adiado sine die »

julho 19, 2005

Primeiro Triunfo de Sócrates

Uma das primeiras prioridades de Sócrates, «os 3 E’s – Espanha, España, Hespanha» está a tornar-se uma realidade. Sócrates deve estar a rejubilar, extasiado. O presidente da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME) refere que, desde que foi anunciado o aumento do IVA, 84 seus associados mudaram a sua sede para Espanha. E sublinha que este movimento está a alastrar.

Estas empresas suportam o IVA sobre os produtos adquiridos em Portugal e vendem esses mesmos produtos para outros países comunitários sem IVA. O valor do imposto é posteriormente devolvido pelo Estado às empresas, mas essa devolução, que em teoria deveria ser feita em dois meses, chega a demorar entre seis meses a um ano. Neste período de tempo a empresa financia o Estado português.

Se a empresa for espanhola, adquire os produtos no mercado nacional sem IVA, já que se trata de uma transacção intracomunitária. Esta empresa por sua vez pode vender as mesmas mercadorias a outros países comunitários (sem ser em Espanha) sem IVA, ou em Espanha com o IVA à taxa local. Portanto se uma empresa portuguesa passar a sua sede para Espanha e passar a funcionar a partir daí, deixa de suportar o IVA (desde que seja uma empresa exportadora).

Adicionalmente, o IRC resultante da sua laboração é pago em Espanha (o que também é mais favorável à empresa) e constitui uma perda para o Estado português. Este tipo de deslocalização está ganhar expressão em empresas de pequena dimensão que se dedicam à exportação. Mas poderá alastrar progressivamente a empresas de maior dimensão.

Este é apenas um dos primeiros e ainda reduzidos efeitos da política governamental de combater o défice pelo aumento das taxas de impostos e não pela redução da despesa pública.

É apenas uma consequência prática das teorias que desenvolvi em:

A Dimensão do Estado
Sísifo e o Estado 1
Sísifo e o Estado 2
Sísifo e o Estado 3
Estado e Desenvolvimento 1
Estado e Desenvolvimento 2

Publicado por Joana às julho 19, 2005 07:24 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/97480

Comentários

Em pouco tempo estão de regresso.
É que o grau de exigência, e a competitividade do mercado espanhol ,não se compadece com estas figurinhas de barro.

Vejam o Eng. Belmiro que também ía transferir a sede para a Holanda assim que viu o control que as finanças Holandesas faziam ás contas das empresas, desistiu logo.

Assim vai a dita classe empresarial portuguesa, cada vez mais rasca, e subsidiodependente.

Publicado por: espectro às julho 19, 2005 07:59 PM

Realmente....há teorias...que se um tipo tiver os neurónios de férias, nem se apercebe dos erros crassos da lógica matemática....

vejamos o caso da D.Joana ao contrário. A Espanha como é 5 vezes maior e têm 10 vezes mais empresas, não faz o mesmo em Portugal ? Serão parvos ?

Pois é...só nós é que somos espertos !

Quer dizer, isto é sempre só benefícios prós espertos dos Tugas...que por certo irão esclarecer os Espanhois toscos como siempre....

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 08:04 PM

E nós não exportamos nada, olha se de facto exportássemos alguma coisa de jeito....

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 08:06 PM

Joana, estás enganada, a menos que o valor em dívida de IVA, seja supeior a 25 salários mínimos, o Estado só devovle o que estiver à sua guarda durante um ano, ou seja, só se tiveres durante 4 trimestres dinheiro a receber do IVA é que depois o Estado te devolve, depois de uma grande fiscalização à tua contabilidade para avaliar se as despesas que icluiste devem ou não ser consideradas ... Obviamente esta fiscalização demora mais um bocado de tempo até estar concluída ...

Mas esqueceste-te das empresas que importam a partir de países fora da UE e têm que deixar o dinheiro do IVA nas alfândegas ... Não é líquido que factures tudo no mês que importas, menos ainda é líquido que possas receber o que facturaste nesse referido trimestre ...

Escusado será dizer que se o empresário dever mais de 3 meses o valor do IVA leva com juros e multas ... Além de ser insultado pela maralha, quando muitas vezes pretende é pagar a luz, os telefones para funcionar, bem como os salários ...

Outro dos pontos importantes é que empresas que vendam para o Estado (tenho pena delas e não as invejo), têm que cobrar o IVA, porém se o Estado adquirir os mesmos bens a empresas da União Europeia já não tem que pagar o IVA, pelo que as empresas nacionais sofrem de uma desvantagem competitiva face às empresas europeias (por exemplo de espanha) nos concursos públicos internacionais para fornecimentos de bens e serviços ...

A classe mepresarial portuguesa pode ter muitos defeitos, mas é ela que gera a riqueza que o Estado se encarrega de destruir ...

Publicado por: bcool às julho 19, 2005 08:14 PM

Ou estou a funcionar com um só neurónio (pode dar-se o caso), ou o Templário está de férias.
O problema é que o IVA em Espanha é de 16% e em Portugal 21%! Não tem nada a ver o número de empresas de um lado e doutro da fronteira. Capice?

A Joana tem toda a razão no que escreveu.

Eu próprio conheço empresários portugueses(já médias empresas, não só as pequenas) que estão a mudar a sua sede social para Espanha, mantendo "delegações" ou "sucursais" em Portugal.

Publicado por: Orlando às julho 19, 2005 08:18 PM

Vejamos (bcool):

Se a sede social de uma empresa estiver localizada em Espanha, a facturação definitiva é sempre feita em Espanha, mesmo que a produção esteja em Portugal. Sendo a empresa portuguesa exportadora (importante, este detalhe), os IVAs são sempre dedutíveis, e o que interessa é o resultado depois de apurada a colecta. As empresas portuguesas exportadoras, neste momento, têm toda a vantagem de estabelecer em Espanha a sua sede social.

Publicado por: Orlando às julho 19, 2005 08:26 PM


Bcool

ó Caro Bcool...mais asneiras grossas, provenientes apenas de vocês, saberem muito de economia mas nada de empresas. Falta-vos a prática...
veja bem o que escreveu:
"porém se o Estado adquirir os mesmos bens a empresas da União Europeia já não tem que pagar o IVA, pelo que as empresas nacionais sofrem de uma desvantagem competitiva face às empresas europeias (por exemplo de espanha) nos concursos públicos internacionais para fornecimentos de bens e serviços ..."

Onde está a asneira ?

Na factura e na adjudicação dos produtos e/ou dos materiais, que são APRECIADOS SEM IVA !!!
Portanto o IVA não conta para os preços, nem sequer conta para as empresas, conta apenas para o consumidor final.

No caso que referiu se uma empreitada for de 10 milhões de euros mais IVA de 21% ou se fosse de 10,5 milhões sem IVA ou com IVA de 5% (impossível, mas é só para explicar) o custo mais baixo é o dos 10 milhões e não o dos 10,5.

Como vós nunca fostes empresários, eu, Cavaleiro Templário e vigilante do Templo, emanado pelos poderes que me confere o Grande Arquitecto do Universo, Vos Perdoo !


Publicado por: Templário às julho 19, 2005 08:43 PM

Orlando às julho 19, 2005 08:18 PM

Mesmo só com um neurónio você perceberá esta operação simples:

Entre Portugal e Espanha não há Iva certo ?

Então a empresa A (na Espanha) exporta para Portugal um produto por 1000 sem iva.

A empresa B (braga) exporta um produto para Espanha por 1000 euros sem IVA.

Espero que lhe reste um segundo neurónio, para perceber o que eu disse, na Espanha o IVA até podia ser de 10% não interessa nada.

Olhe se isso fosse bom, bastava ao Estado Português fazer Marketing Junto das Empresas Exportadoras Espanholas ( mesmo sem dados, julgo exportarem mais 30 vezes, não ? ) estávamos safos !!!

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 08:50 PM

Curiosamente .... este tema...foi abertura dos Telejornais e deliciei-me até com as explicações do Sr. Secretário de Estado dos assuntos fiscais.

O Miguel Sousa Tavares, que deve ter os neurónios de férias, alinhou pela vantagem das empresas Portuguesas na Espanha ! Isto só visto ! Podia-lhes pelo menos passar pela cabeça a lógica mais simples, oh pá se isso é bom, então todas as portuguesas vão para Espanha, mas como todas as Espanholas vêm para Portugal, ficamos é a ganhar e muito.

Já para não falar nas Suecas que têm um IVA de 25 % ou nas Holandesas. Enfim, confusões à Portuguesa !

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 09:18 PM

Bom, está visto: o mal de Portugal é não ser Espanha. Mas vai ser, claro!

Publicado por: Senaqueribe às julho 19, 2005 09:18 PM

Nota: As situações que eu citei no post e que estão a acontecer são perfeitamente legais.

Publicado por: Joana às julho 19, 2005 09:23 PM

Senaqueribe às julho 19, 2005 09:18 PM

Esta foi a maior argolada Técnica da Joana. O que é curioso é que o País inteiro já sabe, e não se fala de outra coisa.

Realmente a matemática não faz falta nenhuma...., faz falta é raciocinar ....

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 09:25 PM

Também é perfeitamente legal encher o depósito da viatura, ou comprar coisas em Espanha como cliente final.
O Exmo Sr. Secretário de Estado dos assuntos fiscais não tem nada a ver com isso e ele sabe-o.

Publicado por: Joana às julho 19, 2005 09:25 PM

As empresas vão saindo para Espanha, não vão ?
Vão. Então o que é que é preciso explicar ?
Parece a estória do Prof. Freitas do Amaral que acha que o aumento dos impostos não foi bem «comunicado» aos Portugueses. Não é preciso. É um logro.

Publicado por: asdrubal às julho 19, 2005 09:29 PM

Tenho que enviar um mail ao Sócrates, para que ele responda e tranquilize os Portugueses e vire até favoravelmente as medidas a seu favor, basta que diga:

- É verdade, todas as empresas Portuguesas Exportadoras (que são uma ninharia ) podem ir para Espanha, mas como Todas as Exportadoras Espanholas vêm para Portugal, ficamos a ganhar muito mais e estamos mesmo a pensar viver só à conta deles !

eheheheheheh

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 09:29 PM

Empresas que, no seu negócio, não podem deduzir o IVA, como construtores civis, por exemplo, também poderão ter interesse em comprar do lado de lá (desde que o preço de base seja igual). Mas poder-se-ão organizar esquemas em que produtos portugueses sejam vendidos do lado de lá com preço base português mais IVA espanhol. Uma diferença de 5% pode compensar a implementação desses esquemas.

Publicado por: Joana às julho 19, 2005 09:30 PM

asdrubal às julho 19, 2005 09:29 PM

O que é preciso explicar é que é um boato, lançado por um xico esperto que não percebe nada disto !

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 09:32 PM

Combater o défice pelo lado da receita é um disparate enorme (leiam, sff, os textos que indiquei no post) pois o aumento das taxas de impostos não significa mais receitas fiscais e pouco se consegue tirar de um corpo já exangue.

Publicado por: Joana às julho 19, 2005 09:33 PM

É sintomático que cada vez mais gente comece a dizer o mesmo que eu ando a escrever há imenso tempo, desde o governo do D Barroso.

Publicado por: Joana às julho 19, 2005 09:36 PM

Joana às julho 19, 2005 09:30 PM

ai...ai...ai...vá lá...não desconverse, sobretudo agora que o tema se tornou Nacional.

O que o Secretário de Estado disse foi:
Empresas C. Civil que compram em Espanha sem Factura. Como aceitará, estamos no domínio do fraude e nem este Tema ainda nem sequer abordou essa "variante". Falávamos das empresas exportadoras e legais.
Senão o tema seria outro.

Aceite que se enganou uma vez....:))))

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 09:42 PM

Uma empresa A (produção em Braga) em Portugal exporta para a Empresa B (sede social em Vigo) em Espanha

=> As compras de matérias-primas para a unidade de fabricação em Portugal (Empresa A) são feitas pela Empresa B, em Espanha ou em qualquer ponto da União Europeia, com IVA a 16% a ser pago ao Estado espanhol;

=> As matérias-primas são enviadas para Portugal (numa versão moderna do antigo “aperfeiçoamento activo”) a um preço que pode não ter valor acrescentado (ou pode até ser o preço mínimo de custo, ou até simbólico – nenhuma empresa é proibida pelo Estado de facturar a perder dinheiro), isento de IVA na facturação em Espanha;

=>Mesmo comprando as matérias-primas a um fornecedor em Portugal (operação triangular) que as entregue à Empresa A (Braga) mas que facture à Empresa B (Vigo), o IVA pago em Espanha é sempre de 16% (isento de IVA em Portugal);

=> A Empresa A (Braga) contabiliza o valor das matérias-primas compradas para efeito de colecta do IVA a 21%

=> A Empresa A fabrica e vende para a Empresa B. Tratando-se de uma exportação, é uma operação isenta de IVA em Portugal (factura isenta de IVA ao abrigo do CIVA).

=> Os preços de venda na Exportação da Empresa A para a Empresa B terão sempre em consideração o “encontro de contas” da colecta a apurar para o Estado português (zero! ou mesmo prejuízo por um par de anos).


E mais não digo porque senão fico sem o único neurónio que tenho e, decorrendo deste facto, nunca mais poderia explicar ao Templário a evidência do “esquema” (porque se trata de um “esquema”).

Publicado por: Orlando às julho 19, 2005 09:43 PM

Ainda bem que o Templário percebe disto porque eu não percebo nada.

Devo dizer que continuo a estudar a desvalorização do escudo face à libra no pós-1ªguerra:

1 £ valia 7$50 em 1919
1 £ valia 127$40 em 1924

Durante os anos que supostamente comparticipariamos das reparações alemãs ao clube dos vencedores parece que a Inglaterra mamou muito e mamou-nos a nós também. Entregamos-lhe as reservas de prata em 1924 e sei lá que mais para suster a hemorragia.

Deixo-vos com JH Saraiva:

" Ao começar a guerra, cerca de setenta navios mercantes alemães, surpreendidos no mar, vieram refugiar-se no Tejo, porto neutro, onde contavam escapar ao apresamento pela esquadra inglesa. Mas a Inglaterra precisou dos navios e pediu-nos que nos apoderássemos deles para depois os colocar ao seu serviço. Assim fizémos e, como se esperava a Alemanha declarou-nos a guerra. Duas divisões com cinquenta e cinco mil homens foram enviadas para a França no início 1917 e ali se mantiveram até ao Armistício, em Novembro de 1918. Outras forças foram enviadas para Angola e Moçambique..."

História Concisa de Portugal, publicações Europa-América, pag. 346-347


PS: SÓ PARA HOMENS
Por isso é que eu gostei tanto no EURO2004 quando fomos todos ao c* do Beckham no momento do penalty (foi a bota, não foi? ;-) e aproveitámos a deixa e a mulher até saiu de cá grávida...eheh


Publicado por: pyrenaica às julho 19, 2005 09:47 PM

Joana às julho 19, 2005 09:36 PM

"É sintomático que cada vez mais gente comece a dizer o mesmo que eu ando a escrever há imenso tempo, desde o governo do D Barroso."

O que é grave, sobretudo quando está totalmente enganada.

Mas não deixe é de escrever neste blog, pois aqui os seus amigos, dir-lhe-ão sempre quando e quanto está engana.
Porque os seus "espelhos" cegam...só de a lerem...

:)))

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 09:48 PM

Muitos esquemas podem ser montados, cuja ilegalidade será muito difícil de provar.
Aquela aparição do secretário de Estado foi apenas uma operação de marketing.
Campos e Cunha já se preparou para o pior e deixou escrito, para depois não dizerem que ele acreditava nos gambuzinos.

Publicado por: Rui Sá às julho 19, 2005 10:06 PM

Orlando às julho 19, 2005 09:43 PM

"nenhuma empresa é proibida pelo Estado de facturar a perder dinheiro),....."

Mais uma...asneira grossa é proíbido sim senhor, ou nunca ouviu falar de dumping ?

Dê as voltas por onde quiser, leia apenas o que eu lhe disse, que nem sei de quanto é o IVA em Espanha, sei que salvo erro na Suécia é de 25%. Se o da Espanha é de 16% há uma diferença de 9%.

Como sabe, até se pode facturar só papeis e nada mais.
Se estamos a falar de legalidade, dê as voltas por onde quiser, que nada ganhará, pois o IVA é dedútivel.

Se fala em maroscas, em fugas, em aldrabices, isso é matéria dos tribunais. Já agora também lhe digo, que conheço até pessoalmente o génio português, que fez umas 30 empresas na Espanha e outras tantas em Portugal e conseguiu só com papeis e mercadorias da Espanha para Portugal e de Portugal para Espanha, ludibriar o Estado em mais de 10 milhões de euros em IVA.
Resultado ? Está preso ! Não conseguiu gozar o Iate, os mercedes e os jipes. Demorou a apanhá-lo, mas que o apanharam, apanharam ! E com ele foi um empresário Lisboeta, que era Dono de uma empresa que em 2000 facturava 20 milhões de euros.
Foram Gulosos e julgam ter descoberto uma galinha de ovos de ouro.

Chega ? :)))))

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 10:07 PM

Na minha opinião as sucessivas aparições hoje do Secretário de Estado dos assuntos fiscais é um sintoma do desespero e do descontrole do governo

Publicado por: Rui Sá às julho 19, 2005 10:08 PM


Oh Orlando, olhe o seu belo neurónio....:)))

=> A Empresa A (Braga) contabiliza o valor das matérias-primas compradas para efeito de colecta do IVA a 21% ????? como ? com a factura que foi para Espanha sem IVA ? essa agora...aqui perdeu-se..talvez não quisesse dizer isto, porque para contabilizar a 21% tem que ser com a factura da empresa portuguesa ou já já a admitir dupla facturação ?
isso é fraude... não estávamos a falar de fraudes !

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 10:15 PM

A maior concessionária da OPEL no norte de Portugal abriu uma sucursal em Espanha: compra carros usados em Portugal e vende em Espanha ao mesmo preço que os venderia em Portugal. Ganha 5%

Publicado por: Orlando às julho 19, 2005 10:20 PM

Orlando o seu neurónio resiste....:))))

Não ganha nada !
A Opel (port) exporta o carro usado por 2000 euros sem IVA, prá sua filial Galega.

A Filial galega comprou por 2000 sem IVA aplica a sua margem + os 16% que terá que pagar ao estado Espanhol.

Afinal Ganharam mas não foi em IVA.
Porque fazem isso ? Se o IVA é menor, o produto fica mais barato ao Público, logo escoa mais depressa, e como os usados convém despachar logo, é apenas por esse aspecto.

O Público Espanhol é que compra tudo mais barato do que os Portugueses, MAS... as Empresas Espanholas compram normalmente ao mesmo preço das Portuguesas.

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 10:31 PM

Templário:

A minha empresa compra um carro usado em bom estado a um desgraçado em Portugal por 2000 Euros. Se o vendesse em Portugal com uma margem de 50% (sobre o preço de venda) o preço de venda seria de 4000 + 21% = 4.840 Euros (preço Final).

Se eu comprar o carro usado em Portugal a 2000 Euros e o vender em Espanha a 4.840 Euros (IVA espanhol a 16% incluído) ganharia mais ou ganharia menos?

(Peço desculpa, mas tenho que ir ali buscar um neurónio suplente).

Publicado por: Orlando às julho 19, 2005 10:41 PM

Templário em julho 19, 2005 09:48 PM:
Olhe que a Joana tem uma notável capacidade de previsão. Tudo que tem escrito aqui tem saído mais ou menos certo.
E não só em matérias económicas. Quando o PSL foi indigitado ela previu que seria a prazo e que o PR lhe tiraria o tapete. Foi o que aconteceu.
No dia anterior à demissão do PSL escreveu ela aqui que o PSL se deveria demitir, pois não tinha condições para governar. No dia seguinte era demitido.
Também escreveu que o PSL nunca deveria fazer o OE 2005 e que era uma tolice o Sampaio insistir nisso, e viu-se o que aconteceu.
Isto o que me lembra.
E não sou espelho que cega!

Publicado por: David às julho 19, 2005 10:42 PM

Templário

Isto que eu lhe disse, foi me dito por um responsável de aquisições do estado que fez mais de 50 concursos públicos ...

Fique-se com esta !!!

Publicado por: bcool às julho 19, 2005 11:17 PM

E sabe porquê templário ?

Porque aquilo que sai do orçamento da entidade adjudicante é para as empresas portuguesas a parte com iva e para as empresas estrangeiras não ... quando a tesouraria assim o exige, consegue comprar mais pelo mesmo dinheiro ...

Porque o estado, e não estou a falar de empresas públicas, não tem iva dedutível ao contrário das empresas ...

Publicado por: bcool às julho 19, 2005 11:20 PM

Quando uma empresa tem que financiar o iva do estado e sofre rombos de tesouraria por causa do iva, não me venha falar que para as empresas é indiferente ...
Aliás, fique-se com outra templario, muitas empresas já usam empresas transportadoras sediadas na união europeia para não pagarem o iva à cabeça e porque os custos do desalfandegamento em Portugal são muito elevados ...
É que caso o templário não saiba, numa empresa não interessa só a DR, também interessa e muito o MOAF, porque esse dinheiro que é entregue ao Estado tem que ser financiado ...

Publicado por: bcool às julho 19, 2005 11:24 PM

Por falar em previsões também previ (e desejei loucamente) que tivessemos eleições antecipadas lá para a Primavera. Disse isso em Setembro antes de partir para Timor. Por acaso acertei em cheio. Imagino que a Joana deve lembrar-se disso lá dos tempos do expresso-online. Graças aos Deuses aconteceu, porque andava doente com a direita no poder. Ao menos agora já não enjoo ao olhar para o Sócrates, esperemos que por una anitos. E agora prevejo que apesar dos Velhos do Restelo, Portugal vai dar muito que falar...

Publicado por: pyrenaica às julho 19, 2005 11:30 PM

É curioso como estas conversas à volta do IVA parecem fazer ressoar por entre montes e vales que a Liberdade é sempre, afinal, uma luta contra o Estado ... e que luta !

Publicado por: asdrubal às julho 19, 2005 11:35 PM

Asdrubal:

Há Estado e Estado: é impossível viver sem Estado, ao contrário do que alguns neo-liberais apregoam. Não se trata aqui (pelo menos da minha parte) de luta contra o Estado; o Estado, em si, é uma figura abstracta. São os governantes que o definem. E este governo, ao aumentar o IVA em vez de cortar um pouco (não era preciso muito, para já) na despesa e incrementar a fiscalização sobre a fuga ao fisco, seguiu catastroficamente o caminho aparentemente mais fácil mas que se revelará penoso para a economia portuguesa e difícil para todos nós. Em suma, para que uns poucos milhares de funcionários públicos em Lisboa não fossem incomodados, milhões de portugueses vão pagar a factura.

Publicado por: Orlando às julho 19, 2005 11:46 PM

pyrenaica em julho 19, 2005 11:30 PM:
Portugal já está a dar que falar. Para já o défice português é um record na UE.
Em segundo lugar, não vejo que consigam acabar com ele.
Vamos tornarmo-nos muito conhecidos.

Publicado por: Coruja às julho 19, 2005 11:47 PM

Coruja,

Acho que a solução é mesmo a que propôs noutro post, a destruição civil, eheheheh - criam-se empregos, o pessoal desconta para a segurança social, aumenta-se a procura interna e fica a esquerdalhada toda satisfeita ...

Publicado por: bcool às julho 19, 2005 11:54 PM

Orlando às julho 19, 2005 10:41 PM

Louvo-lhe esse neurónio diabólico que ainda se aguenta, e com margens dessa de 100% diga já quanto é que quer ganhar que isso é canja.

Voltando ao seu problema, é evidente que falando matematicamente os 4840 euros com IVA a 16% dá mais lucro do que com IVA a 21%. Há só uma mas... !

Mas....1º nem era disso que falávamos, mas... mesmo assim ...desmielinizo-lhe o seu neurónio, porque sendo os produtos mais baratos em Espanha devido ao IVA, logo sendo os automóveis NOVOS mais baratos também, os USADOS terão que cair ainda mais que os Portugueses.

Sabe, em economia a Bota bate sempre com a perdigota !

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 11:59 PM

bcool às julho 19, 2005 11:17 PM

Esse funcionário não percebe nada disto e confunde preço com IVA. O que se passa mesmo, é que as empresas Espanholas apresentam preços sem IVA, bem mais competitivos que os Portugueses. Mas por favor, não queiramos louvar a ignorância sobre preços e sobre IVA.

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 12:03 AM

bcool às julho 19, 2005 11:20 PM

Isso do orçamento da tesouraria é um BOATO. Inventado pelos Ignorantes que confundem público com empresas. Cansei de explicar a amigos meus, que eu não lhe estava a vender por 119, mas sim por 100+iva aliás dizia-lhes vê aí na factura o preço do produto !

O que você diz, provavelmente foi sonhado e idealizado por um génio seu amigo LIberal, claro ! só podia...eheheheh. É ilegal em Portugal e em Toda a Europa, caso contrário já imaginaria a bagunça, O estado Espanhol só comprava aqui e na França, e o Nosso Estado mandava vir tudo de Espanha até o papel higiénico !

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 12:09 AM

Uma coisa já aprendi. Julgava que MOAF era uma tribo bíblica (Tribo dos Moafitas) e afinal uns amigos disseram-me que não, que era o Mapa de Origem e Aplicação de Fundos.

Publicado por: Coruja às julho 20, 2005 12:19 AM

Resumindo de economia, teorias, autores vocês dão aulas em qualquer parte da Europa, agora de empresas... e dos seus reais problemas, pouco sabem ! Olhem porque não constituem uma ? A Joana, o Hector, o David, O Bcool, o Orlando (com aquelas margens de 100% estão garantidos ) boa equipa.
Eu ofereço-me gratuitamente para vos ajudar no pouco que sei...Estratégias de Ataque aos Adversários :))))))

O Cliente entra teso na empresa, sai com o produto comprado, e ainda....leva dinheiro no bolso para um carro (usado) e sobram-lhe 100 contos prás férias !

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 12:22 AM

Disseram-me também uma coisa que me está a preocupar. É que tem que estar sempre equilibrado. Não sei como alguém consegue isso. No meu caso as Aplicações são muito mais que as Origens.
Devo ter aprendido com o Sócrates.
Rios partam os Moafitas!

Publicado por: Coruja às julho 20, 2005 12:22 AM

Queria escrever: Raios partam os Moafitas!

Publicado por: Coruja às julho 20, 2005 12:31 AM

David às julho 19

As previsões da Joana...olhe que não é bem assim..

Já não se recorda, que a Joana defendia com afincadamente o Governo do Barroso e as lindas medidas da Manuela F. Leite ?

Ela bem se deve recordar, dos meus comentários Jucosos quanto ás medidas. Enquanto eu, e muitos comentadores, entendíamos que as medidas do IVA só iriam provocar recessão económica, ela defendia a Manuela, com uns gráficos, umas teorias económicas e outras artimanhas. Eu não me esqueço facilmente porque vivi na pele as medidas da Manelinha e os seus belos discursos da desgraça e da tanga, que fizeram ainda mais mossa.

É fui eu o primeiro a alertá-la nos comentários sobre as condições propícias ao ressurgimento do Contrabando. A tudo isso a Joana dizia não.

Só passados 2 anos de desgraça é que ela de facto tomou Consciência, da Realidade económica do País. Até aí, ela ainda acreditava quer nos relatórios do BP, quer nos ministros.

E quando 65% dos Portugueses antes mesmo de votarem, já sabiam que a derrota da Direita seria estrondosa, a Joana, mesmo assim ainda não vergava...julgo mesmo que só no dia 20 de FEV é que ela acreditou lá pelas 19horas (com as sondagens do dia ).

Há hoje pelo menos uma diferença notável entre Sócrates e os Tanguistas. Sócrates vende o sonho, vende a Esperança e isso dá força.

Ainda me lembro até das palavras da Joana, aos meus comentários Jucosos sobre a Manela da Tanga, dizia ela, qualquer coisa deste género:
- Como se os discursos de esperança tivessem alguma força na economia !

O que lhe posso dizer, é que sendo as medidas de Sócrates no IVA iguais às da Manuela, não terão o mesmo efeito recessivo !
E Esta hem ? Porque será ?

Mas que manterá a economia em "banho-maria" lá isso é verdade !

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 12:41 AM

Coruja

Com os MOAF é que os Financeiros matam as empresas, e não lhes concedem o Capital que ela necessitam para trabalharem.

Cheguei a questionar um estúpido de um gerente, porque não me emprestava o dinheiro, se eu pagava mais em juros, taxas, comissões e outras tangas pelo descoberto, do que se me emprestassem o que eu precisava.

Que não, que 1º tinha que pagar o outro (que estva em dia) etc etc. E com Bancos e Financeiros destes, ainda querem empresários com visões....eheheheh para quê ? só se for para pouparem a viagem a Fátima .

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 12:50 AM

Estes problemas com os IVA's, MOAF's e outros começam a espalhar-se por todo o tecido social.
Confira em:

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=167308&idselect=21&idCanal=21&p=94

Publicado por: carlos alberto às julho 20, 2005 02:03 AM

Última Hora

2005-07-20 - 01:43:00

Artes

Oferta ao rei de Espanha

Um grupo de profissionais portugueses ligados ao teatro, à dança e à música artes enviou uma carta ao rei de Espanha, Juan Carlos, na qual oferece “os seus préstimos” profissionais “na esperança de que possamos reunir esforços de modo a iniciar um projecto de salvação de uma cultura em risco de extinção, a portuguesa”. A missiva foi entregue ontem em carta registada

eheheheheh
Olha se a moda pega...tal como em 1640 sem um tiro os Castelhanos tomam contam disto !

Bom calculem lá uma faixa de 60 km de Bragança a Vila Real de S. António dá uns 300 Km2, essa parte já é Totalmente Espanhola com tendência a alargar. Daqui a 4 anos estarão às portas de Lisboa.


Publicado por: Templário às julho 20, 2005 02:49 AM

Publicado por: Templário às julho 19, 2005 11:59 PM

1. Os espanhóis ganham em média quase o dobro dos portugueses (mais poder de compra=mais disponibilidade para pagar=mais crédito disponível no mercado)

2. Os espanhóis ganham em média quase o dobro dos portugueses - desculpe a repetição; o neurónio esgasgou! - (mais poder de compra=valorização do produto a vender). Uma das razões porque as multinacionais estão a abandonar Portugal é o decréscimo do poder de compra por cá. Qualquer dia "viramos" Marrocos.

3. Faça uma pesquisa e verificará que os preços dos carros usados antes de impostos são muito equivalentes nos países do sul da Europa. Os carros usados(como em tudo e em todo o lado menos em Portugal nos carros novos, em que temos o IA) valem aquilo que dão por eles.

4. Empresas como Fernando Simão SA, concessionária da OPEL, na opinião do Templário, devem ser geridas por idiotas sem um único neurónio (ainda piores que eu!). Vou ter que o recomendar para o Conselho de Administração da Empresa.

5.Corolário: com esta história de Espanha e da diferença de IVA, se já havia muito dinheiro fora, mais ficará nos Bancos do lado de lá = menos liquidez no País.

À excepção da Bélgica (21%) e da Alemanha (16%), não existem dois países com fronteiras terrestres comuns na Europa com 5% de IVA de diferença entre eles;

Suécia 25, Finlandia 22. França 19.6, Itália 20; Austria (Jungholz, Mittelberg): 16%; Alemanha 16%, etc.

Com a Alemanha (16%)em recessão (tomáramos nós a recessão deles) e a Bélgica em expansão económica moderada (taxa de juro segundo a Regra de Taylor em quase 3% na Bélgica, enquanto a Alemanha precisava de 1.2%), o governo alemão fala em baixar ainda mais o IVA.

Os Europeus devem ser todos tolos; os neurónios ficaram todos em Tomar, quando por lá passaram em direcção ao Algarve...

Por muito que custe ao Templário, terá que reconhecer que este governo cometeu uma argolada quando aumentou o IVA de uma economia débil e em recessão.

Publicado por: Orlando às julho 20, 2005 06:24 AM

E já agora (e por último, que não há neurónio que aguente!): parabéns à Joana pelo post!

Publicado por: Orlando às julho 20, 2005 06:41 AM

Orlando às julho 20, 2005 06:24 AM

O PROBLEMA DOS PORTUGUESES É DE AFIRMAÇÃO PESSOAL !!!

Olhe os meus ricos neurónios, é que já não estão para voltar a repetir, tudo o que já disse.

E como sempre, e em quase tudo, os portugueses emitem uma opinião pró ar do tipo ------- EMPRESAS FOGEM PRA ESPANHA POR CAUSA DO IVA !!! depois explica-se por a+b+c etc etc que não é nada assim. que não, que não.

Depois volta-se a explicar, quando já não há argumentos, conhecemos um caso DIFERENTE (para desviar o assunto) e chapamos esse caso.
Se o interlocutor aguentar, nesse caso apelamos ao Conhecimento Universal do ganha-se 2x ou 3x mais na Europa etc etc.
( percebe-se aqui os Chumbos a matemática básica )

Se O interlocutor tiver a Coragem de dizer, olhe que não é bem assim, os professores e São muitos Milhares são os que ganham mais na EUROPA !!!

Nesse caso...olha-se à volta... e faz-se um encolher de ombros... e para que a plateia nos dê razão :
estão a ver ? agora os Alemães ganham tanto como nós !

Olhe um conselho...Passe Férias na França ou Alemanha, mais baratas que em Portugal, e poderá assim perceber mais um pouco da EUROPA e SABER QUE METADE DOS PORTUGUESES QUE TRABALHAM, GANHAM TANTO OU MAIS QUE NA EUROPA, ficando apenas os desgraçados de alguns serviços a rondar o miserável ordenado mínimo de fome.

Portanto não confunda as coisas.

Achei piada quando você disse tomáramos nós a recessão deles e lembrei-me de um Amigo meu PROFESSSOR DE PORTUGUÊS NA ALEMANHA, NA FACULDADE DE COLÓNIA. ( foi daqui destacado para lá )

O rapaz Fez Sucesso Internacional, pois quando aqui veio, comprou 4 apagadores de quadro e levou prós desgraçados alemães que ainda limpam o quadro com um pano.

Percebeu ?
Mas só sabe destas coisas, quem lá vive, quem fala com eles e lhes conhece as Grandes Misérias !

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 09:26 AM

A minha opinião sobre Manuela Ferreira Leite "em tempo", quando ele ainda era ministra, está em:
http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/2004/05/teodisseia_fina.html
http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/2003/11/a_ministra_cont.html

Publicado por: Joana às julho 20, 2005 10:09 AM

O país está num descalabro. Cada um trata de si o melhor que pode e o Governo está em total descontrole

Publicado por: fbmatos às julho 20, 2005 10:36 AM

Jocoso, Jocosos, Jocosa, Jocosas.
Nada de JUCOSO.

Publicado por: Xiko às julho 20, 2005 10:59 AM

Este blog tornou-se um vício para alguns...

Publicado por: Mário às julho 20, 2005 01:05 PM

"A Ministra é uma boa controladora, mas uma péssima gestora, absolutamente destituída de qualquer imaginação e pensamento estratégico."
**** Concordo 100%

"Apenas falta a estratégia da organização e
dinamização do aparelho produtivo da empresa e a estratégia de marketing para a necessária adequação às realidades do mercado. E essas falhas podem ser mortíferas, por muita contenção de despesa que haja."
**** Concordo 100%, grande parte dos gestores confundem, como escreveu Porter, excelência operacional-eficiência com estratégia. A indústria nacional, as empresas individualmente, estão desesperadamente a precisar de formularem e depois executarem uma estratégia, a sua estratégia, infelizmente a maior parte confunde o refúgio, a fuga instintiva para o negócio do preço como estratégia, e nem sabe, a falta que lhe faz uma estratégia.

****"Falta ao governo capacidade estratégica para um desenvolvimento sustentado da economia portuguesa."****
Modestamente discordo a 100%, o governo tem é de não atrapalhar, tem de desbastar a mata legal que tolhe o passo das empresas, tem de acabar com a subsidiação das empresas, tem de dinamitar o vampiro dos impostos. Não acredito na capacidade dos governos, seja ele qual for, em que país for, para liderar a economia.
Quando trabalho com empresas muitas vezes recorro á ferramenta Balanced Scorecard para alinhar recursos, energias, motivações, vontades, naquilo que é o mais importante... o sucesso da empresa. No ano passado, num seminário europeu com os criadores da ferramenta, quando o senhor Kaplan disse que o Balanced Scorecard podia ser aplicado gestão estratégica de um pequeno país não me contive e chamei-lhe "Socialista"!!!

***Alguém prendeu-me a atenção uma vez com a seguinte frase "O mercado é imperfeito. Mas quem nos garante a nós que a intervenção dos governos no mercado o torna menos imperfeito?"

Publicado por: diogenes às julho 20, 2005 01:25 PM

O argumento de que "O mercado não é perfeito" não diz absolutamente nada.

As discussões infindas que se geram à volta destes assunto começam sempre no meio do filme. Essa é a estratégia perfeita para manter conflitos desnecessários por um tempo indeterminado.

Poderíamos começar antes por definir o que é o mercado. Ou, talvez, quem é o mercado. Qual é o seu âmbito?

A partir daqui seria interessante distinguir o que já é dado como certezas e aquilo que não passa de mera opinião, mesmo que nos pareça muito acertada.

Claro que fazer isto não interessa a ninguém, porque se eprde a excitação de um confronto ideológico e mal intencionado.

Publicado por: Mário às julho 20, 2005 02:05 PM

Templário:

Sobre essas afirmações do referido funcionário - alto quadro do estado à data - não tenho motivos que me levem a duvidar da sua palavra, inclusivamente falei com uma das empresas que era prejudicada nessa situação, noutra altura e por outros motivos, e confirmaram-me a história, portanto ... Isto é apenas ouvido e não posso confirmar, portanto não vou discutir ...

Agora quando vejo que você não entende nada sobre a diferença entre a óptica económica e a óptica de tesouraria, fico curioso em saber qual será o seu nível de ligação à realidade ...
Caso não saiba, as falhas de tesouraria têm que ser suportadas por fundo de maneio ou pelo recurso ao endividamento, o que em ambos os casos representam custos de capital ...

Se acha que pagar à cabeça o IVA da mercadorias, o Estado não o devolver, porque acha que deve viver com ele durante um ano, muitas vezes receber dos clientes a 2, 3 ou mais meses (se fôr o Estado então é a mais de um ano) e que esse período de capital empatado não tem impacto porque é só uma questão de IVa deduzível, então ou é burro ou não faz a mínima ideia do que é gerir uma empresa ... É que a electricidade, as comunicações e os trabalhadores não se compadecem com atrasos dos clientes, e muitas vezes os fornecedores também não ...

Publicado por: bcool às julho 20, 2005 02:10 PM

A quem o diz, Mário!

Publicado por: David às julho 20, 2005 02:47 PM

De Portugal e de Espanha, com comentário de Sebástian Royo ... (Herald Tribune)
.
http://www.iht.com/articles/2005/07/18/business/funding2.php

Publicado por: asdrubal às julho 20, 2005 04:04 PM

asdrubal:
Não ponha mais coisas que só servem para me deprimir.
Deixe-me cair na miséria em tranquilidade e com satisfação.

Publicado por: Coruja às julho 20, 2005 04:54 PM

Miséria? Mas à minha volta todos vão ou já tiveram férias no estangeiro.

Publicado por: Mário às julho 20, 2005 05:11 PM

Os empresários portugueses sao burros se nao perguntarem ao Templario como devem tratar da sua vidinha...ele é que sabe como devem proceder.

Publicado por: Joao P às julho 20, 2005 05:32 PM

Mário em julho 20, 2005 05:11 PM:
Você não me fale disso, pá! Ontem estive a ver na TV uma reportagem dos repatriados de Cancun e lá estava a minha mulher a dias.

Publicado por: Coruja às julho 20, 2005 05:37 PM

... é, depois a AR reune expressamente por causa do «endividamento das famílias» à razão de 120 por cento do rendimento disponível.
Um bom agiota devia era de estar de "olho" nelas para lhes levar os dedos, os anéis, e o broche da avó Margarida.

Publicado por: asdrubal às julho 20, 2005 05:48 PM

Veja como fala, asdrubal. Por momentos pensei que se referia a essa horrível jóia de peito.

Publicado por: Mário às julho 20, 2005 06:01 PM

Joao P às julho 20, 2005 05:32 PM:
Se perguntarem os empresários portugueses ficam burros com palas.

Publicado por: Coruja às julho 20, 2005 06:10 PM

Estamos a brincar, mas a situação é séria e o descontrolo é total. O país está de pantanas e nós rimos

Publicado por: saavedra às julho 20, 2005 06:13 PM

Bem, às vezes rir é o melhor remédio

Publicado por: saavedra às julho 20, 2005 06:14 PM

"A AR reune expressamente por causa do «endividamento das famílias» à razão de 120 por cento do rendimento disponível" ?
E como vai resolver? Vai ela própria pagar os calotes das famílias?
Deveria fazê-lo. Assim como assim, fora as famílias que puseram os deputados na AR, é bom que eles retribuam o favor.

Publicado por: Fred às julho 20, 2005 06:43 PM

"Miséria? Mas à minha volta todos vão ou já tiveram férias no estangeiro." (Mário)

No estrangeiro?!
Mas o estrangeiro é aqui! (pelo menos é o que todos os outros dizem...)

Publicado por: Senaqueribe às julho 20, 2005 09:39 PM

Bcool

Você insiste na asneira, e eu não sou burro porque já giro empresas há 15 anos !

""Se acha que pagar à cabeça o IVA da mercadorias, o Estado não o devolver, porque acha que deve viver com ele durante um ano, muitas vezes receber dos clientes a 2, 3 ou mais meses (se fôr o Estado então é a mais de um ano) e que esse período de capital empatado não tem impacto porque é só uma questão de IVa deduzível então ou é burro ou não faz a mínima ideia do que é gerir uma empresa "

Vejamos, um grande importador, importa 1 milhão de euros de mercadoria, fora da Europa. Paga para desalfandegar 21% de IVA ou seja 210 mil euros. Vende com margem de 10% ou seja, por 1,1 milhão + 21% de iva o que dará um encaixe de 231 mil euros ou seja a empresa deverá devolver 21 mil euros de IVA ao Estado.
Portanto não é bem como diz.
Se importar da Europa o tal milhão de euros, a empresa poupará os 210 mil euros à cabeça mas no final terá que pagar os 231 mil euros. Claro que neste caso é a Empresa a Utilizar o dinheiro do Estado durante determinado tempo ( no máximo 2 meses ).

Se me disser que os Empreiteiros estão mais de um ano à espera pelo dinheiro do Estado (das facturas) é verdade, mas esses custos também já são calculados pelas empresas. Que é injusto, é, mas julgo que já há mecanismos para as empresas que não conseguem pagar o IVA e que têm milhares a receber do Estado ( não tenho a certeza ).

O caso que você apresenta, em que a empresa paga à cabeça 21% e fica à espera que o Estado lhe devolva o dinheiro (1 ano ou mais ) trata-se de empresas IMPORTADORA/ exportadoras.
Como se compreenderá, e até já aqui foram abordados os esquemas fraudulentos, se o Estado pagasse logo era uma mina de ouro para grandes burlões, que poderiam encaixar logo milhões.

Nos restantes estados Europeus o processo é o mesmo.

Olhe e se calhar é por causa destas conversas intermináveis, em que as pessoas não querem enterder o óbvio que O Ministro das Finanças Campos e Cunha se demitiu...

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 09:48 PM

Oiça templário que é para ver se percebe ...
A indústria transformadora em Portugal não consegue encontrar todas as suas matérias primas em Portugal ou na Europa, se quiser optimizar os custos da sua produção ...
Asim sendo, muitas vezes tem que recorrer a importações das matérias primas com menor valor acrescentado do Oriente ...
Ora se uma empresa produtora recorrer directamente aos fabricantes, pode não ter volume suficiente para negociar bons preços ...
Contudo, as empresas de trading-import/export-distribuição conseguem com os seus volumes e capacidade negocial melhores condições, pelo que mesmo tendo a sua margem, conseguem vender às empresas nacionais mais barato que se optarem por comprar lá fora ... Mais que não seja, porque se financiam junto dos importadores, algo que os fabricantes internacionais não permitem, pois exigem pagamentos à cabeça, muitas vezes para produções e transportes que levam várias semanas ...

Pode argumentar que esse é um problema das empresas portuguesas de distribuição, pois deveriam comprar na Europa, o problema é que assim, passariam a abdicar da sua margem para vê-la ficar na europa ...

Seja como fôr, já estamos a entrar em casos muito específicos, quando o que eu queria demonstrar, era que o Estado pode viver à custa do IVA das empresas durante um ano sem pagar juros, e se as empresas viverem à custa dos impostos que não entregam, têm que pagar juros e multas ...

Mas se quiser outro exemplo veja o IRS, que passa um ano a descontar, desde Janeiro até Dezembro e depois só em Maio do ano seguinte (14 meses depois do 1.º desconto) é que o Estado faz as contas devolvendo o dinheiro apenas entre Julho e Agosto (16 a 17 meses depois do 1.º desconto e 7 a 8 meses depois do último, ou seja o Estado em média vive mais de um ano com os descontos dos trabalhadores) ...

Claro que não paga juros, mas mal do indivíduo que trate o Estado como ele trata as pessoas ...

Quanto ao ministro de certeza que se demitiu (ou terá sido demitido ?)por causa do incompetente das obras públicas que deu como definitivas as execuções faraónicas da Ota e do Tgv ...

Para o lugar dele vai o lugar tenente do sem orelhas, o pior ministro das finanças de portugal ...

Quo vadis Portugal ?

Publicado por: bcool às julho 20, 2005 10:08 PM

bcool às julho 20, 2005 10:08 PM

Nesse caso já fico mais sossegado, pois teve um grande Professor de Economia. Esse sim, sabia o que fazia e o que dizia !

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 10:16 PM

e quando fala de economia fala de que ramo ó templário ? ou será que não sabe que a economia tem muitas áreas específicas e que os economistas não são especialistas em todas as áreas ?

Publicado por: bcool às julho 20, 2005 10:19 PM

bcool às julho 20, 2005 10:19 PM

Falo da Economia ao serviço do bem estar social !!!

Publicado por: Templário às julho 20, 2005 11:11 PM

Gostava de saber que cadeira é essa ? Já sei deve ser da universidade da união soviética, agora só ensinada em havana ...

Publicado por: bcool às julho 20, 2005 11:34 PM

bcool às julho 20, 2005 11:34 PM: É uma das cadeiras principais da Universidade Patrice Lumumba.
Economia ao serviço do bem estar social 1
Economia ao serviço do bem estar social 2 e
Complementos de Economia ao serviço do bem estar social.

Publicado por: Coruja às julho 20, 2005 11:37 PM

bcool às julho 20, 2005 11:34 PM
Coruja às julho 20, 2005 11:37 PM

Ainda bem que vocês dois, liberais de gema, reconhecem que a Economia é a única Ciência que é dispensável para o bem estar Social.

Já imaginaram quanto se pouparia e quanto o País ganharia com o encerramento das Faculdades de Economia ?

E olhem que viveríamos bem mais felizes, pois pensaríamos nos problemas em vez de nos irritarmos com as Análises Falhadas dos Cadeireiros Economistas e que acertam menos que os astrólogos rascas .


Publicado por: Templário às julho 20, 2005 11:45 PM


Para que se lembrem:

- Alfredo da Silva - curso - Carta de Negociante de Grosso Trato - (Superior Comércio )Foi o Maior empresário português do Sec. XX e de Todos os Tempos desde 1143.

- Champallimaud - com o 7º ano do Liceu foi a seguir a Alfredo da Silva o maior Empresário Português.

- Belmiro de Azevedo ( Eng. Químico ) é hoje o maior empreendedor e empresário português.

Rui Vilar (Lic. em Direito) - Pasme-se... foi ministro de Economia no 2º ou 3º Governo, Presidente de várias empresas, é actualmente o presidente da Gulbenkian com património de mais de 3 000 milhões de Euros.

Onde estão os economistas Portugueses ???

Devem ser administradores das empresas do Estado... quase que apostava ...

Publicado por: Templário às julho 21, 2005 12:17 AM

Só no Banco de Portugal devem ser uns 300 !

Publicado por: Templário às julho 21, 2005 12:20 AM

Templário às julho 21, 2005 12:17 AM:
Afinal você simpatiza com liberalões, sanguessugas do povo.

Publicado por: Coruja às julho 21, 2005 12:36 AM

E tem toda a razão. Fernando Gomes, novo administrador da GALP, tirou um curso de Economia, mas como não arranjou emprego cá fora, empregou-se no PS

Publicado por: Coruja às julho 21, 2005 12:38 AM

Coruja às julho 21, 2005 12:38 AM

Finalmente começa a dar-me razão :)))) ehehehe

(nunca lhe passou pela cabeça, o trauma que os economistas causam aos pobres tugas, que nem matemática da mercearia sabem ? )

Publicado por: Templário às julho 21, 2005 01:01 AM

Estranho o elogio do Templário aos empresários que fizeram fortuna no Antigo Regime, e que depois os seus apaniguados os quiseram expropriar porque tinham feito a fortuna à conta da exploração do povo e com o beneplácito do regima ... A verdade é que beneficiaram do considiconamento industrial e do proteccionismo salazarista para crescerem, mas progressivamente foram ficando tecnologicamente obsoletos como se viu com a queda das maiores empresas portuguesas com a adesão à CEE (é certo que o prec teve efeitos muito nefastos, mas o mal já vinha detrás) ...
Quanto ao Belmiro, que eu saiba não tem curso algum e um dos êxitos dele como de qualquer empresário de sucesso é reunir-se de gestores competentes ...
Quanto aos economistas, veja se percebe que a sua função é analisar a realidade, muitas vezes numa óptica específica (consoante a sua especialização) e tentar compreender os mecanismos explicativos da realidade para formular teorias que possam explicar o passado e ajudar a prever o futuro ...

Publicado por: bcool às julho 21, 2005 01:04 AM

bcool às julho 21, 2005 01:04 AM

Daqueles três, Alfredo da Silva, Champas e Belmiro, apenas admiro o Grande Alfredo da Silva. A sua obra Social foi tão avançada para a época, que ainda hoje nem sequer o Próprio Estado a superou.
A talhe de foice, gostaria já agora de saber se concordam com estas medidas sociais existentes :

- Salários superiores aos da média Nacional
- Casas para Funcionários da empresa.
- Escola Industrial Alfredo da Silva ( onde se formavam) os futuros operários especializados.
- Colónias de férias para os filhos dos trabalhadores da CUF.
- Mercearia (o primeiro supermercado português ) com preços mais baixos para os trabbalhadores.
- Hospital e centros médicos, médicos, enfermagem...
- Companhia de seguros, Banco, e...devo me ter esquecido de muitas outras (linhas férreas, portos marítimos etc...)

Este foi o Primeiro e ÙNICO empresário Português GLOBAL !

Global não no sentido que hoje se relata a globalização, mas sim na sua verdadeira acepção.

Ora...com todas estas regalias sociais... o homem nunca parou de inovar e de ganhar milhões !

ESTA É A MAIOR PROVA QUE QUEM GANHA DINHEIRO O PODE DISTRIBUIR MAIS EQUITATIVAMENTE e não lhe invalida que faça benefícios sociais.

Publicado por: Templário às julho 21, 2005 01:38 AM

O Champas nasceu pró negócio é certo.

Mas...teve um tio...milionário, a quem ele sacou a fortuna aos herdeiros, segundo o mais famoso processo em tribunal. (herança sommer)
Casou com a filha ou neta salvo erro do Alfredo da Silva e depois com uns milhões no bolso, foi fácil multiplicá-los.

Mas era um desgraçadito rancoroso e nunca superou o Glope do 25 de Abril.

O Belmiro também não começou mal ( casou com a filha do banqueiro Pinto de Magalhães ) parece que também teve uns problemas com os herdeiros.
Mas a grande ajuda veio em 1987. Nesse ano é que ele ganhou milhões e milhões e aí é que ele tomou embalagem, com os negócios da Bolsa, permitidos pelo Grande Cavaco Silva que era cego, burro ou ignorante.
Aliás também o grande patriota Champas, FEZ uma VIGARICE monstruosa na BOLSA ( a compra do Totta, sem uma OPA obrigatória ) com os Espanhois e sob a Concodância de Cavaco. Apesar de ter sido noticiado na altura, essa vigaríce.

Só nesse negócio permitido por Cavaco, ganhou muitos milhões, depois o camarada Catroga, pagou-lhe uma dívida pessoal a um banco Belga de 9 milhões de contos, porttanto foram mais 45 milhões de euros à conta do Zé Tuga .

Assim quem é que não enriquecia ?

Já agora a talhe de foice, a Beleza era ministra nesse governo de Cavaco, não era ? ou estarei enganado ?

Histórias tristes, de empresários tristes, de povo que tudo permite.

Publicado por: Templário às julho 21, 2005 02:00 AM

Templário,

Eu não discuto os méritosde quem os tem ...
Quanto aos empresários do antigo regime beneficiavam de várias coisas : mercados protegidos e sem concorrência, aproveitamento dos recursos das colónias, inexistência de capacidade negocial do factor trabalho, enfim souberam aproveitar as oportunidades e enriquecer, mas para além do mérito que tiveram para multiplicar a sua riqueza, também beneficiaram muito das condições específicas do regime que não permitia a qualquer pessoa as mesmas oportunidades ...

Quero com isto dizer, que se tivessem que concorrer em mercado aberto, não sei se esses benefícios sociais não seriam os primeiros a ser cortados nos ciclos baixos da economia, pois é isso que normalmente acontece ...

é certo que as empresas que apresentam as maiores taxas de produtividade, são aquelas em que os trabalhadores se sentem mais acarinhados e portanto têm outras melhores regalias (não necessariamente salariais, porque quando o estado onera tanto os salários, convem dar regalias não monetárias) ... No entanto, sempre que enfrentam outras empresas com estruturas de custos mais leves e que lhes retiram quota de mercado, não existe outra solução senão reduzir os custos de estrutura, para aumentar a rentabilidade, visto que o volume das vendas e/ou a margem comercial normalmente diminuem ...

Deixasse o estado hoje os empresários fazerem as vias de comunicação que entendessem e provavelmente tínhamos mais vias de comunicação ... Não faça o Estado concorrência desleal aos privados e com certeza que estes passarão a ter posições mais dominantes nos mercados de educação, saúde, etc.

Pode ter a certeza que se existir um mercado mais concorrencial nesses sectores, mais rapidamente as empresas irão recorrer a esses bens para os seus empregados, como fazem hoje em dia para seguros de saúde ou fundos de pensões privados ...

Publicado por: bcool às julho 21, 2005 06:59 PM

bcool às julho 21, 2005 06:59 PM

Bcoll

Você acaba por aceitar que uma economia estruturada doutra forma e que seja pouco Liberal, consegue mais lucros prás empresas e para os trabalhadores.
( eventualmente a única e maior contrariedade desse sistema, seria a estagnação e a falta de inovação, o que também não é certo...).
Alfredo da Silva perante os seus pares distinguiu-se não só pela capacidade empresarial, como também pela vertente Social.
É nesta tecla, já sobejamente aqui debatida que se mantêm as divergências entre o Modelo Social Democrata (tipo Sueco ) e o modelo Liberal tipo EUA.

Os Liberais como o maior exemplo (EUA) não conseguem comprovar que é O Melhor Sistema para quem trabalha e vive neste Planeta.

Publicado por: Templário às julho 21, 2005 10:45 PM

Nada disso Templário, digo que isso é possível ao nível das empresas quando enfrentam mercados com pouca concorrência, seja por domínio da tecnologia (patenteada), seja por limitações impostas aos agentes - por exemplo as grandes empresas portuguesas para-estatais podem, enquanto não são forçadas a enfrentar concorrência a sério, adoptar essa política para motivar os seus colaboradores ... Mas esses benefícios sem um sistema de avaliação de desempenho irá terminar no abandalhamento total e no facto de os trabalhadores acharem que têm direitos adquiridos ... Ora, perante uma concorrência a sério, muitas vezes a margem de lucro não se compadece com esse nível de benefícios, e como as administrações respondem perante os accionistas que querem maximizar os seus lucros, esses benefícios são os primeiros a ser cortados ...
O meu liberalismo permite-me defender que as empresas tomem a decisão sobre qual o nível de benefícios que devem dar aos seus trabalhadores e não impôr determinados padrões, em especial a partir do estado ...
O estado tem estado todos os anos em défice, isto é, se fosse uma empresa já tinha derretido o seu capital quase todo, ou mesmo todo ... Numa empresa que perde dinheiro, acha que os administradores têm a preocupação de distribuir benefícios ou de optimizar os custos, promovendo reestruturações e cortes nos banenfícios (viaturas, telemóveis, cartões, publicidade, etc. etc.) ...
Porque é que o Estado português não segue o exemplo ???

Seja como fôr, a social-democracia sueca que tanto fala está em crise há mais de uma década ... Quanto aos americanos, não se podem considerar liberais (olhe para o bush que aumenta os gastos do estado e o défice de maneira excessiva) ... Chamar liberal seja ao Bush seja ao cara de cavalo que perdeu as eleições é considerado como uma ofensa na américa, entende templário ...
Por muito que os mercados laborais sejam mais flexíveis, que o nível de protecção social seja menor, e que o estado não seja o principal provedor dos bens que em portugal se costumam chamar de públicos como a educação ou a saúde, o estado americano é tendencialmente proteccionista, embora advoguem o mercado livre (excepto quando para eles os efeitos sociais são muito penosos) ...

Publicado por: bcool às julho 22, 2005 02:05 AM

porque não compara a irlanda ou singapura com a suécia ? olhe para as taxas de crescimento e depois conversamos ...

Publicado por: bcool às julho 22, 2005 02:07 AM

Uma coisa sei, o Templario nunca geriu empresa nenhuma. O mais provavel é que seja funcionario das Finanças.

Publicado por: HF às julho 24, 2005 12:57 AM

E todos os dias há empresas que v~´ao embora ou fecham. Todos os dias se fala em mais centenas de desempregados. E sempre na indústria.

Publicado por: Cerejo às julho 30, 2005 08:51 PM

A situação actual do pais é em grande parte culpa dos empresários. Sempre ouvi dizer isto está uma crise nninguem compra,.. blá blá, (já todos conhecem a conversa). Vamos ver uma situação se eles olhassem um pouco para aquilo que fazem nós neste momento não estariamos assim, vejo como exemplo os países nórdicos a Finlândia onde tive a oportunidade de estar um mês lá a estagiar, em que aquele que foge ao fisco é repreendido e mal visto entre a sociedade e empresas. Os portugas não! Vão para o café e ainda se gabam... "eu este ano não paguei isto e aquilo ainda fui de viagem para as canárias... eu não estou aqui para dar de comer a esses que estão no governo..." pois é não está para dar a esses do governo nem aos seus netos porque a situação do país está cada vez pior.
A cultura portuguesa é mesmo assim são uma cambada de analfabetos que se dizem gestores.

Publicado por: Lovingher@ às setembro 20, 2005 11:33 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)