« O Lazareto Semiramis | Entrada | Atrasado para o Funeral »

novembro 10, 2004

Lazareto Semiramis II

Ao Luis Rainha (novembro 10, 2004 02:57 PM)

Em primeiro lugar queria reconhecer que não me apercebi das 2 notícias sobre o assassínio do Van Gogh. Elas já estavam arquivadas e eu só percorri a página principal. Sem os links que me deu agora, eu nunca chegaria lá, visto ser raríssimo eu abrir o BdE (fui lá ontem porque você teve a amabilidade de me visitar). Não é por má vontade política que eu não frequento o BdE. De forma alguma ... não veja nisto qualquer discriminação. Talvez algum elitismo cultural que eu tenho que ultrapassar, que fazer um esforço sobre mim própria. Veja que eu nem consigo abrir o 24 Horas ... nem mesmo o Correio da Manhã.

Do facto pedia-lhe imensas desculpas. Mas alego uma atenuante "p.c.": sou mulher e os 3 milénios de civilização judaico-cristã, para além da minha vida profissional, fazem com que o tempo, para mim, seja um bem muito escasso e me leve a exegeses apressadas.

Mas agora, lendo melhor aqueles dois textos (afinal teria sido preferível eu continuar com exegeses apressadas), verifico que o recato e a discrição no uso das palavras com que o BdE trata o assunto se inscrevem perfeitamente na tipologia do politicamente correcto que eu defini no meu post, exactamente no parágrafo dedicado ao assassínio do Van Gogh. Além do mais a vandalização da fachada de uma escola islâmica não será tão grave como o assassínio de um cineasta europeu e loiro por delito de opinião?

Por falar em pressas, você também leu apressadamente o meu texto. Eu não o critiquei a si “propósito de textos alheios”. Eu escrevi “Quando fui agora a Blog de Esquerda ... reparei que ... se referiram”. A 2ª pessoa do plural refere-se ao colectivo do BdE e nunca se prestaria a confusões, a menos que você, empolgado pelo seu apelido, utilize o plural majestatático “nós” para se referir a si próprio. Se for esse o caso, se você, quando se refere a si próprio, diz “nós” em vez de "eu", então peço-lhe repetidas desculpas.

Outra coisa: quando você diz que eu estou a “esconder a verdade ... por preguiça de melhor procurar”, não está a repetir, mutatis mutandis, o que o ministro Gomes da Silva disse sobre a “cabala não intencional” e que tanta galhofa desencadeou no país? Você não estará a ser colonizado mentalmente por aquele ministro. Será que os miasmas emanados do ministro são mais infecciosos que os que pairam no Semiramis?

Quanto a algumas afirmações que produz, acho-as perfeitamente naturais. Sendo você Rainha e usando “nós” como plural majestatático, é lógico que nos veja como complemento de si: a Branca de Neve e os anões. Só lhe fica bem trazer à colação uma história que deliciou as nossas infâncias, ainda por cima aceitando protagonizar o ingrato papel de vilão.

Para terminar, se pedi desculpas, foi por uma omissão involuntária, e não para lhe desfazer qualquer ideia. Aliás, julgo que mesmo depois de um tirocínio prolongado numa pedreira, aprendendo afincadamente o manejo de uma picareta, eu seria incapaz de lhe desfazer uma ideia, qualquer que ela fosse.

Todavia tenho que corrigir algo, a que aliás já me chamaram a atenção. Eu escrevi que só estava de acordo consigo numa coisa: a de estarmos ambos certos do seu enorme talento. Embora tivesse sido sem intenção, talvez por falta de esclarecimento ... as pressas ... menti-lhe descaradamente. Pois é, LR: até nisso estamos em total desacordo.

Publicado por Joana às novembro 10, 2004 07:33 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/71625

Lista dos links para blogues que mencionam Lazareto Semiramis II:

» QUANDO A "ERUDIÇÃO" É TRADUÇÃO from BdE - Blogue de Esquerda (II)
Começa esta história pouco edificante quando hoje leio um post no Afixe, ainda a propósito do "Código da Vinci". Nele, gabava-se, em termos entusiásticos, uma série de textos bloguísticos sobre os Templários, sobre Le Corbusier, enfim, prometia-se um v... [Ler...]

Recebido em dezembro 21, 2004 11:56 PM

Comentários

Joana quando vê que a presa está de rastos brinca; faz lembrar aqueles jogadores de futebol que depois de fintarem um adversário, voltam atrás para o fintar novamente - tipo Quaresma e Cristiano Ronaldo - só para o humilharem mas , sem efeitos práticos.
É o que se passa com esta insistência de Joana só por causa de um comentário de Luis Rainha, que aliás se pôs a jeito para este massacre.
Joana aproveita para tentar - aproveitando a ingenuidade de LR - ligar este assunto do Politicamente Correcto à Esquerda mas, nem todos são ingénuos,não é ?!
Não escreva para receber aplausos da plateia ; atire ao golo e deixe-se de fintas para o lado e para trás.
Olhe! escreva sobre o seu ministro das Finanças , que parece uma barata tonta : todos os dias muda de opinião acerca das taxas de retenção do IRS !
Isso sim, são questões de credibilidade.

Publicado por: zippiz às novembro 10, 2004 09:55 PM

Ah Joana!
Que pena: Afinal estamos de acordo em tudo. Peco desculpa por nao ter percebido que aquela frase tinha sido uma mentira descarada...
La estou eu de volta ao unanimismo subserviente.

Publicado por: P Vieira às novembro 10, 2004 10:51 PM

P Vieira em novembro 10, 2004 10:51 PM:
Quando escrevi «que aliás já me chamaram a atenção» referia-me justamente ao seu comentário no post anterior.

Publicado por: Joana às novembro 10, 2004 11:08 PM

eu percebi...

Publicado por: P Vieira às novembro 10, 2004 11:12 PM

zippiz em novembro 10, 2004 09:55 PM:
Eu não podia deixar que alguém irrompesse por aqui dentro e chamasse anão ao zippiz! Tenho deveres de hospitalidade a cumprir.
Além do que eu devia um pedido de desculpas, pois não me apercebi daqueles posts. Aliás sem os links era praticamente impossível.
Quanto ao orçamento de Estado para 2005 ando a pensar em escrever algo sobre o assunto, mas como ninguém, pricipalmente os políticos, parece ligar àquilo, julgo ser uma coisa menor ...
Sabe como é isto das audiências ...
Ou julgava que era apena o Paes do Amaral?

Publicado por: Joana às novembro 10, 2004 11:14 PM

Este Luis Rainha é bom tipo mas deve ser bronco. Meter-se com uma cabra reaças que é especialista em dar bailes aos outros.

Publicado por: Cisco Kid às novembro 11, 2004 12:56 AM

Joana, estando você tão intelectualmente acima dos seus comentaristas detractores, espanta-me ao mesmo tempo que me encanta a bola que você lhes dá. Ainda nenhum chegou para si. A superioridade, de facto, encontra-se na que se impõe por si não naquela que julgamos ter. É uma lição de humildade. Gosto muito de a ler! Já não passo sem si.

Publicado por: Emilio de Sousa às novembro 11, 2004 01:39 PM

Afixado por: zippiz em novembro 10, 2004 09:55 PM:
Concordo consigo. Mas acho que o Luis Rainha foi muito imprudente.

Publicado por: vitapis às novembro 11, 2004 02:36 PM

1- Bastaria ter colocado a palavrita "gogh" naquele rectângulozinho que aparece no BdE, com "pesquisar" escrito por baixo.
2- Que não frequente locais onde circulem opiniões divergentes da sua também não surpreeende. Mas tal leva-a a generalizações e acusações absurdas, precisamente por desconhecer o objecto de crítica. Como vê, até nisso somos diferentes: eu ainda cá venho, de quando em vez.
3- "Foi preso um indivíduo de nacionalidade marroquino-holandesa, suspeito de ter assassinado o realizador Theo Van Gogh. A confirmar-se a sua culpa, estamos perante um caso de uma fatwa bem-sucedida contra a liberdade de expressão e a criatividade artística. Isto é intolerável. É necessário que todas as pessoas envolvidas neste escabroso caso sejam detidas e exemplarmente punidas" A isto você chama "o recato e a discrição no uso das palavras com que o BdE trata o assunto"? Estamos a brincar, portanto...
4- Não a li apressadamente, não. Todo o post começava por ser uma espécie de resposta a um tal "LR-BdE". Ou não escreveu isto? Quem é que misturou o colectivo com o pessoal em primeiro lugar?
5- É medianamente claro que você tratou de "esconder a verdade, a mentir. Não de propósito, creio eu, mas por preguiça de melhor procurar." O que tem isto a ver com o tonto ministro? Você fez acusações mentirosas apenas porque não se deu ao trabalho de gastar os 10 segundos com a busca que referi no ponto 1. Isto é preguiça mental mesclada com desonestidade; não obscureça a questão com desculpas mal-amanhadas e referências sem sentido. Nunca ouviu, ó senhora tão "judaico-cristã", a expressão "pecar por omissão"? Que tem isto a ver com cabalas?
6- Quanto às minhas ideias e suposto talento... não sei bem como pode falar de tais coisas, se é "raríssimo" "abrir o BdE". E também não me parece que tenha lido livros meus. Ah, já me esquecia: falar do que não conhece é mesmo a sua especialidade.
7- Quanto à questão do "lazareto", olhe que nunca vi um blogue a conter tanta concordância, a albergar tanta malta com evidentes analogias de bossas. Ele é gente que aplaude o seu "estilo" (que já cheirava a bolor ainda estava o Eça vivinho), ele é gente que se deslumbra com as suas "análises" (o lugar-comum inerte tem sempre freguesia certa, é verdade). Tem a certeza que não é a Joana quem escreve tanto encómio sem nexo?

Publicado por: Luis Rainha às novembro 11, 2004 04:12 PM

Estou pra ver o que esta gaja vai responder

Publicado por: Cisco Kid às novembro 11, 2004 07:35 PM

Luis Rainha em novembro 11, 2004 04:12 PM
Aceitando a crítica de que me estava a tornar no Cristiano Ronaldo, acho que não tenho nada a acrescentar, até porque você não trouxe nada de novo. Senão seria acusada, além de ter a mania dos “fintas à Ronaldo”, me entreter com os sub-16.
Deixo-o com os seus fantasmas.

Publicado por: Joana às novembro 11, 2004 11:44 PM

Cisco Kid,
Já viste: nada.É fácil lançar umas bocas chocarreiras para o ar; mas, contra factos...

Publicado por: Luis Rainha às novembro 12, 2004 10:43 AM

Esta Joana retorce-se toda por um pouco de bajulação e enquanto mantiver a plateia hipnotisada não há maneira de lhe chegar. Porque, nestas condições, os factos não interessam mesmo...

Publicado por: Hermínio às dezembro 22, 2004 10:52 AM

.

Publicado por: Whe às fevereiro 21, 2005 12:19 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)