« O Paradigma Teresa Caeiro | Entrada | A Síndrome do Bey de Tunis 2 »

julho 23, 2004

A Síndrome do Bey de Tunis 1

É estranho, após uma semana repleta de factos políticos, eu estar atacada pela síndrome do bey de Tunis: Não me parece que haja algo na vida nacional que mereça relevo ... olho para este rectângulo branco desesperadamente vazio, e escasseia-me a vontade de o preencher. Como aquela vetusta instituição desapareceu entretanto de Tunis, o primeiro sintoma desta terrível síndrome que me assaltou foi uma fixação no MST.

Pois é ... li hoje o artigo do Miguel Sousa Tavares no Público. Depois do Tabagismo e do FCPortismo, o homem adquiriu outro vício extremado: o Anti-Santanismo. Afirma, com total desplante, que «Santana tornou-se possível essencialmente por culpa nossa, dos jornalistas, entre os quais directamente me incluo. Sempre lhe desculpámos o vazio ...». Ora isto é absolutamente falso: todos os jornalistas dos jornais de opinião sempre embirraram com Santana Lopes, sempre o abominaram, sempre zombaram dele como vítima da exclusão cultural.

A menos que Miguel Sousa Tavares também escrevesse na revista Maria ou nas revistas das fofoquices, em cuja fauna jornalística Santana Lopes teve bastante acolhimento. Se tal não aconteceu, Miguel Sousa Tavares está a dizer uma rematada mentira, ou melhor, está a agir sob o efeito do vício Anti-Santanismo que, como se tem visto, turba a razão dos mais avisados.

A questão é outra: Santana Lopes sabe manipular a comunicação social, mesmo contra vontade desta; há uma química enorme entre Santana Lopes e as câmaras de TV ... ou melhor Física ... ou mais precisamente Mecânica – atraem-se mutuamente. Aparece uma câmara de TV e Santana Lopes perfila-se imediatamente no centro da objectiva. Provavelmente ambos são atraídos pelos mesmos objectos. Se há um vazio evidente naquilo que atrai Santana Lopes, é o mesmo vazio que atrai os jornalistas. Se Santana Lopes volteja sobre a putrefacção política e social, também a nossa comunicação social gosta de se refastelar nesse ambiente ... de rodopiar sobre a mesma putrefacção política e social; se Santana Lopes é pimba ... a nossa comunicação social é um conjunto de pimbas.

A nossa comunicação social não construiu Santana Lopes. A nossa comunicação social tem-se desvelado a construir, à sua imagem, um país pimba e agora derrama lágrimas de crocodilo por haver, segundo ela, um pimba como primeiro ministro. Ela que olhasse primeiro para si própria ... se fosse alguma vez capaz disso.

Publicado por Joana às julho 23, 2004 10:15 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/71621

Lista dos links para blogues que mencionam A Síndrome do Bey de Tunis 1:

» Santana: o homem incompleto from placard
A revista Grande Reportagem, que passou a ser distribuída com o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Açoriano Oriental e DN (Madeira) inclui na edição de sábado passado, dia 24, um trabalho ass... [Ler...]

Recebido em julho 26, 2004 12:27 PM

Comentários

E que tal usares esse "este rectângulo branco desesperadamente vazio" para pedires desculpa por distorceres completamente o que o Boaventura Sousa Santos disse acerca da Pintassilgo?
Ele nunca estabeleceu qualquer elo causal entre a decisão de Sampaio e a morte da antiga chefe de governo.
Por acaso, até nem gosto muito do sociólogo em questão, mas enoja-me ver uma calúnia grosseiramente amplificada e perpetuada.
"O Portugal do 25 de Abril está duplamente de luto. Deixou-nos uma das personalidades mais marcantes da vida política portuguesa do século XX, que representava muitos dos valores que estão agora em perigo." Isto ficou dito. O resto foi inventado e está a ser transmitido por idiotas que não distinguem a verdade dos boatos mal-intencionados.

Publicado por: Luis Rainha às julho 23, 2004 11:42 PM


Julgo que se entenderá melhor o que MST diz se levarmos em conta que ambos (PSL e MST) estiveram associados em projectos jornalísticos que faliram. A Visão da penúltima semana descreve isso em pormenor. Não tenho dúvidas do VAZIO de PSL, mas vejo que MST demorou tempo de mais a perceber tal coisa.

(http://www.pula_pulapulga.blogspot.com)

Publicado por: pulga às julho 23, 2004 11:54 PM

E que tal se se informasse antes de escrever o que escreveu.
Nos noticiários da hora do almoço, em todas as TV's, a seguir à morte da Pintasilgo, Boaventura Sousa Santos estabeleceu um nexo de causalidade entre aqueles 2 acontecimentos, claro e insofismável.
Para quem não gosta muito ... sofre bastante

Publicado por: Joana às julho 23, 2004 11:55 PM

Não vá ficar na ideia de alguém que esta é uma questão de pontos de vista, deixo aqui ficar o link para a notícia da SIC que originou esta parvoíce: http://sic.sapo.pt/index.php?article=3253&visual=3&area_id=1
Leiam. E depois digam-me que razão pode ter alguém para escrever que "Ainda ontem Boaventura Sousa Santos denunciava publicamente, em horário nobre, que Sampaio tinha assassinado Maria de Lurdes Pintasilgo a golpes de decisão presidencial. A acreditar no eminente sociólogo, a nossa ex-primeira-ministra sucumbiu à violência do impacte dos últimos parágrafos, aleivosos e assassinos. "

A senhora que escreveu este arremedo de graçola ou é tonta e nem sequer viu a peça da SIC de que fala, ou é tonta e pulha.

Publicado por: Luis Rainha às julho 23, 2004 11:56 PM


S. Bento “light”

«Santana Lopes é um político instântaneo: basta juntar água e sai uma manchete.»

«À primeira vista, o que transparece da estrutura do Governo de Santana Lopes (uma expressão a que temos de nos habituar, apesar de parecer uma contradição nos termos) pode fazer sentido e até parece conter uma ideia mobilizadora. Autonomizar o Ambiente e o Turismo e dar-lhes dignidade de ministérios poderia até corresponder a uma aposta estratégica no turismo e na qualidade de vida – o que é, em princípio, razoável e até atraente.

Só que, como que para demonstrar a vacuidade de pensamento de Santana Lopes e que este tanto pode dizer uma coisa como o seu contrário conforme o momento e o interlocutor, acontece que o novo primeiro-ministro tinha acabado de lançar a sua ideia da “descentralização” do Governo, provando que não há na sua mente nenhuma verdadeira reflexão (ou convicção) sobre a valorização do território, sobre aquilo que serão os novos eixos de acção governativa ou sequer sobre a forma como os seus ministérios se devem articular.

Significativamente, os ministros “de fora de Lisboa” também desapareceram até à tomada de posse, como irão desaparecer ao longo da semana muitos outros “sound bytes” lançados nos telejornais da noite, sempre inesperados, para poderem ser confundidos com ideias inovadoras, mas capazes de convencer os mais distraídos de que está ali um homem inventivo, activo, optimista e voluntarista, desenvolto, sem preconceitos e sempre ansioso por dar um passo em frente.

É toda esta chuva de ideias surpreendentes e polémicas, de casinos e túneis, que poderá fazer com que os “media” se tornem “aliados objectivos” do consulado de Santana Lopes (sejam seus partidários ou não). É que é da natureza dos “media” estarem sempre famintos de novidades e gostam tanto delas quanto mais originais elas forem, quanto mais superficialmente puderem ser apresentadas e quanto mais rapidamente se sucederem umas às outras. Santana Lopes é um político instantâneo: basta juntar água e sai uma manchete. E é, por isso, a maravilha dos telejornais e da imprensa popular. A atracção entre os dois é como a da chama e da borboleta, ambos se consomem na paixão do efémero.

A “descentralização” foi um bom exemplo. Santana Lopes nem sequer prometeu instalar a Secretaria de Estado do Turismo em Faro ou o Ministério da Economia no Porto – tratou-se de puro verbo. Bastou dizer que considerava essas medidas admissíveis, atirando a ideia para cima da mesa no meio de uma entrevista. Isso foi suficiente para ouvirmos autarcas entusiásticos, cheirando a proximidade de um poder mais permeável, outros reivindicando a implantação nas suas coutadas, tudo acompanhado dos inevitáveis inquéritos “Acha bem que o Ministério dos Negócios Estrangeiros vá para o estrangeiro?” com que todos nos podemos entreter.

Alguém tentou discutir alguma coisa com seriedade? Pode dizer-se que não valia a pena, porque as pessoas sérias sabiam que era a brincar e as outras não estavam interessadas numa discussão séria, mas o espaço público foi ocupado por esse fogo-fátuo.

Que as notícias têm um valor de entretenimento já se sabe, como se sabe que essa face dos “media” se tem reforçado enormemente nos últimos tempos, com a consequente redução do espaço de intervenção cívica, de debate sério, de reflexão, de construção de opinião pública. O que é necessário ter presente é que o valor de Santana Lopes como “entertainer” é imenso e que esse valor é directamente proporcional à dificuldade que os “media” vão ter em fazer jornalismo ou análise política (digamos ”análise das políticas”, para sermos mais claros) de forma eficaz.

O populismo (e Santana Lopes) não só garante representar verdadeiros interesses do homem comum, como gosta de afirmar que os problemas são fáceis de equacionar e de resolver e que só é preciso vontade para o fazer (“oito meses para tratar do Parque Mayer!”). se nada foi feito antes, a culpa foi dos outros, da oposição, de Espanha, da Europa, dos intelectuais, dos políticos, dos grupos de estudo, dos emigrantes, da legislação que obriga a estudos de impacto ambiental e não deixa as coisas andar para a frente… O populismo substitui o bom senso pelo senso comum, a erudição e a análise pelo sentir do homem da rua – daí a necessidade de Santana Lopes se apresentar como um homem simples, que “fala com o coração ao pé da boca”, que “pensa como nós”.

Se é um dever de jornalismo mostrar como funciona o mundo, explicar os acontecimentos e dar voz a perspectivas diferentes para proporcionar instrumentos ao público para que este forme a sua opinião, é evidente que a sua tarefa será particularmente pesada quando concorre na ocupação do espaço público com alguém cujos princípios não o obrigam a retratar a realidade com a mesma preocupação de fidelidade, independência ou profundidade e que tenta agir antes de mais não sobre o real mas sobre a sua representação – sobre o próprio espaço mediático, onde se ganham as eleições. Onde a imprensa tenta ser realista, o populista fornece uma narrativa simples e emotiva, desculpabilizadora e adormecente. O debate democrático é apresentado como confuso ou elitista, as consultas democráticas como perda de tempo, a negociação como fraqueza, a reflexão como hesitação, a análise como estéril exercício intelectual. O populismo não tem um programa, uma ideologia, não tem sequer uma estratégia – é uma táctica de conquista e manutenção do poder.

O consulado de Santana Lopes coloca, por isso, um particular desafio aos jornalistas em particular. No fundo, vamos ter concorrer com mais um tablóide sensacionalista e uma revista cor-de-rosa que faz sonhar. Só que, desta vez, eles estão em S. Bento.»

[Comentário de José Vítor Malheiros no Público, o qual não está disponível na net.]


http://www.pula_pulapulga.blogspot.com

Publicado por: pulga às julho 23, 2004 11:57 PM

Luis Rainha em julho 23, 2004 11:56 PM
E se tem dúvidas pergunte aos seus amigos do BdE. Algum viu certamente os noticiário televisivos da hora do almoço daquele sábado.

Eu nunca propalei aqui boatos ou calúnias. Posso fazer humor cáustico, mas não invento casos.

Ao contrário do BE que é um partido da casos, que tenta ver teorias de conspiração por tudo quanto é sítio, que vive da reles suspeição por toda a restante classe política ... mas que quando lhe cheirou ao poder ... pôs F Rodrigues e P Pedroso no limbo, imaculados ... à espera do que afinal não conseguiu ... o execrável poder

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 12:03 AM

Tanto azar tem que eu não sou militante do BE. Quanto às declarações de BBS, o fulcro deste desaguisado desagradável, julgo que o texto da SIC fala por si: apenas o jornalista estabeleceu essa ligação; o sociólogo nunca o fez.
Em vez de desconversar com tergiversações, bem podia pedir desculpa por ter, efectivamente, propalado um boato maldoso. Por muito nova que seja, ou muito "giro" que ache isto dos blogues, há limites.

Publicado por: Luis Rainha às julho 24, 2004 12:09 AM

Não desconverso nem estou com tergiversações.

Em primeiro lugar você é um mentiroso porque colocou como URL http://bde.weblog.com.pt/, que é do BE. Não me interessa se tem ou não cartão do BE.

Não conheço o texto da SIC. Vi e ouvi, repito, vi e ouvi o BSS fazer aquelas declarações. Fiquei enojada por aquelas afirmações, assim como as pessoas que estavam comigo e assistiram.

Mas devem ter assistido igualmente àquelas lamentáveis declarações centenas de milhares de pessoas, dado ter passado nos noticiários da 13:00.

As suas más criações não apagam aquelas declarações. Bem pode andar pela net a dizer que é mentira. Elas foram produzidas...

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 12:26 AM

Vou-me ausentar por uma semana por motivos profissionais.
Deixo pois este blog entregue à «vigilância popular».
Não totalmente, pois levo o meu portátil com GPRS e estarei atenta ao que aqui se passar, na medida em que os meus afazeres profissionais o permitirem.
Não é pois de excluir que coloque algum post entretanto.
Até para a outra semana.

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 12:35 AM

Santa parvoíce... O Blogue de Esquerda "é" do Bloco de Esquerda? Sem comentários, a não ser que... mentiroso é o avozinho.
Uma mentira não passa a ser verdade por muito que a repitam. O texto da SIC que "linquei" demonstra perfeitamente quais foram as declarações de BBS. E não foram as que lhe apontou.
É verdade que as minhas "más criações" não apagam coisa nenhuma. Mas a sua imaginação também não basta para substanciar coisa nenhuma.
Ainda estou para ver uma só prova de que a idiotice maliciosa que colocou no post tem algo de real, para lá de uma tonta repetição de coisas que leu noutros blogues.
Eu dei-lhe uma transcrição das declarações de BBS, ainda para mais enquadradas pela baboseira do jornalista que ocasionou o boato. Agora, dê-me a Joana algo de similar que prove o que diz.
Ou então, assuma a sua falta de honestidade.

Publicado por: Luis Rainha às julho 24, 2004 12:46 AM

Em primeiro lugar você deve ser completamente bronco. Quer dizer que não há relação entre o Bde e o BE? Quem julga que convence disso?

Quanto às declarações do BSS, se você fosse minimamente inteligente via que o clip em questão são excertos das palavras de BSS e não as suas declarações na íntegra.

Aliás, o próprio articulista da SIC escreve que «O sociólogo relaciona a morte com a decisão de Jorge Sampaio de não convocar eleições antecipadas». Você não terá lido isto, por acaso? Eu acabei de ler agora, porque desconhecia aquela notícia visto não ler o site da SIC. Portanto o articulista, sem transcrever as declarações de BSS, dá-nos o seu sentido.

Ora eu ouvi as declarações na íntegra. Aliás, e desonesto da sua parte, depois de eu ter dito isto, que me peça «provas escritas» das declarações.

Em qq dos casos, o próprio articulista corrobora, embora sem o citar na íntegra, as minhas afirmações.

E acho estranho você ir buscar um recorte para arranjar lenha para se queimar.

Você é mesmo bronco

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 01:16 AM

´Não sei se a Joana reparou numa coisa interessante. Esse Luis Rainha primeiro pôs a URL do BdE, mas depois deixou-se disso. Deve ter-se arrependido.
Há gente pouco honesta na verdade

Publicado por: Hector às julho 24, 2004 01:38 AM

Mas quem é você, para presumir que sabe que relação haverá ou não entre o blogue onde escrevo e um partido? Uma miudinha tonta que "acha" uma coisas e se leva a sério demais...

Esta discussão até já é requentada. O Blogue dos Marretas lançou o tema, tendo, no entanto, a honestidade de fazer a ressalva: "Resta saber a quem atribuir esta barbaridade: se ao sociólogo, se ao autor da notícia." (http://marretas.blogspot.com/2004/07/sem-ttulo-boaventura-sousa-santos.html)

Eu, por mero acaso, também vi a peça em questão. E nada mais ouvi que não esteja transcrito no texto da SIC. Deixe que lhe diga que bronca, e bastante, é quem só agora repara no que eu acima escrevi: "apenas o jornalista estabeleceu essa ligação; o sociólogo nunca o fez"... Tal "lenha" não me queima; só dá razão de ser à dúvida do Waldorf.

De todos os blogues que referiram este assunto (Queijo Limiano, Barnabé,Blasfémias), você é a única ave-rara que reivindica ter ouvido BSS fazer mesmo essas afirmações absurdas. Mas deve ser mesmo o resto do mundo que anda distraído...
Não vejo porque seja "desonesto" pedir ao menos um farrapo de prova do que escreveu; talvez seja é absurdo, dada a qualidade da interlocutora em questão: desonesta, incapaz de demonstrar o que afirma e inimputável.

Publicado por: Luis Rainha às julho 24, 2004 01:50 AM

Sem querer meter-me nos assuntos dos outros, acho isto interessante.
Portanto a SIC, segundo depreendo, publicou alguns excertos das declarações do Boaventura. E nos resumos sobre o restante disse que «O sociólogo relaciona a morte com a decisão de Jorge Sampaio de não convocar eleições antecipadas».

Portanto o Luis Rainha conclui que o jornalista mente porque nos excertos que publicou não aparece a transcrição exacta daquelas declarações.

Isto é o jornalista publicou na íntegra algumas frases e fez um resumo do resto. O que está na íntegra é válido. O resumo é mentira. Isto é o que você também pretende dizer.

Você não se apercebe que a sua argumentação não tem qualquer sustentação.

PS: eu também ouvi as declarações do Boaventura e o que a Joana escreveu está certo.
É claro que no texto ela faz humor com o disparate das declarações. Mas isso não invalida a veracidade dos factos

Publicado por: Hector às julho 24, 2004 02:25 AM

E aproveito para lhe desejar uma boa viagem, Joana

Publicado por: Hector às julho 24, 2004 02:26 AM

Aliás, essa menção ao Bei de Tunes é reveladora das intenções da papisa Joana. Voltemos ao texto de Eça:
"Ah, caro Chagas, é daí que vêm as cãs precoces. Sabe você o que eu fiz numa destas agonias, sentindo o moço da tipografia a tossir na escada e não podendo arrancar uma só ideia útil do crânio, do peito ou do ventre? Agarrei ferozmente da pena e dei, meio louco, uma tunda desesperada no Bei de Tunes."
"No Bei de Tunes? Sim, meu caro Chagas, nesse venerável chefe de Estado, que eu nunca vira, que nunca me fizera mal algum, e que creio mesmo a esse tempo tinha morrido. Não me importei. Em Tunes há sempre um Bei: arrasei-o." (Eça de Queiroz, "Carta a Pinheiro Chagas", "O Atlântico", 29-XII-80).

Está claro. Não tem tema à mão, atira-se ao primeiro que lhe cruze a lembrança. Não faz mal que não saiba do que ou de quem fala; o que interessa é esvaziar a bílis.

Por outro lado, essas coisas do "Bey" e de "Tunis" também têm que se lhes diga. Adoro gente que usa estrangeirismos a despropósito, para impressionar o parolo; assim à laia de parolas que ostentam malinhas "Louis Vuitton" da feira de Carcavelos...

Publicado por: Luis Rainha às julho 24, 2004 02:33 AM

Dr. Hector:
Vamos a ver se nos entendemos. BSS, prestando declarações a propósito da morte da sua amiga, chamou efectivamente à colação a recente decisão de Jorge Sampaio. Dizer que isto "relaciona" uma coisa com a outra não é, formalmente, um erro; talvez apenas uma imprecisão evitável: trata-se, isso sim, de uma associação entre dois eventos independentes. (Daí eu não ter escrito que o jornalista "mentiu" ao contrário da sua conclusão.)
Mas tal nunca, nunca equivale a estabelecer uma relação causal, uma "ligação". Entende?
BSS não afirmou nem insinuou que a decisão do PR causara ou apressara a morte da Eng.ª Pintasilgo. Se ainda lhe restam dúvidas, pode ler as suas declarações no Público: http://jornal.publico.pt/2004/07/11/Destaque/X04.html

Escrever que "Nos noticiários da hora do almoço, em todas as TV's, a seguir à morte da Pintasilgo, Boaventura Sousa Santos estabeleceu um nexo de causalidade entre aqueles 2 acontecimentos, claro e insofismável" é mentir. Pura e simplesmente.

Publicado por: Luis Rainha às julho 24, 2004 02:44 AM

Diz a janica:

"Nos noticiários da hora do almoço, em todas as TV's,..."

Então a ver televisão à hora do almoço?

Publicado por: Átila às julho 24, 2004 02:49 AM

Átila ... era um sábado.

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 08:11 AM

Uma das coisas que o pessoal do BE não gosta é de ser confrontado com o empecilho incómodo dos factos.
Tenha paciência, Rainha. O seu guru, naquela manhã, horas depois da morte da Pintasilgo, estava emcocionado e disse coisas impróprias.

Acontece em sociólogos despervenidos mentalmente.

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 08:14 AM

É evidente que eu adaptei então aquelas declarações lamentáveis a um estilo literário cáustico.

Se você fosse inteligente teria percebido e diria que esse estilo era exagerado. OK. De facto BSS não disse que o PR tinha "assassinado" a senhora.

... mas deu a entender ...

E já agora aproveite para criticar o Eça que fez exageros de estilo muito maiores que os meus.

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 08:18 AM

E até mais ver, senão ainda perco o avião!

Publicado por: Joana às julho 24, 2004 08:19 AM

Pronto. Está bem. A papisa decretou que eu faço parte do "pessoal do BE" e que o BSS - que nem sequer aprecio muito - é o meu "guru".
Espantoso é que sou eu quem supostamente vê nos factos impecilhos ponderosos...
Espantoso também é que uma simples pesquisa no Google nos revela bastantes fontes que descrevem as palavras de BSS naquele dia; do JN ao Público. Nenhuma conforma a teoria da papisa; mas que importam esses impecilhos da Imprensa?

E, para se poder comparar ao Eça, já só falta à Joana aprender a escrever em Português adulto... e substituir as graçolas chocarreiras por um sentido de humor com pés e cabeça. Claro que um grão de responsabilidade também não ficaria nada mal.

Publicado por: Luis Rainha às julho 24, 2004 12:40 PM

é caso para dizer: os outros cagam e vocês é que limpam o cu.

Publicado por: fernando esteves pinto às julho 24, 2004 02:14 PM

Que patetice, Joana, que patetice. Talves te devesses documentar melhor antes de falar sobre as pessoas. É que as iludências aparudem!

Publicado por: Rogério da Costa Pereira às julho 24, 2004 04:10 PM

Você é mesmo bronco
Afixado por Joana em julho 24, 2004 01:16 AM


Joana , essa coisa de "bronco" é uma crítica política ou a formação do governo, de iniciativa presidencial, deixou-a assim tão desanimada ?

Publicado por: zippiz às julho 24, 2004 11:31 PM

Há uma questão fundamental que ainda não mereceu a nossa devida atenção: e se fosse mesmo verdade que Sampaio assassinou a Maria de Lurdes Pintasilgo?

Publicado por: Mário Artur às julho 24, 2004 11:35 PM

Foi. Boaventura dixit

Publicado por: Mocho às julho 25, 2004 08:35 AM

Afixado por Carlos Pontas em julho 25, 2004 11:37 AM

a joana foi de férias mas deixou por cá os trauliteiros do costume ; isto tem que ser animado por alguns adiantados mentais.

e a respeito de "baile" eu tenho dançado muito mas é ao som do governo pimba de iniciativa presidencial !

Publicado por: zippiz às julho 25, 2004 12:23 PM

Cá para mim, esta Joana é um pseudónimo do AJJ, que também dizem que pega de empurrão...
Lembram-se da Albertina?
Pois...

Publicado por: Curioso às julho 25, 2004 06:04 PM

BSS já escreveu tanta burrice na vida que ser alvo da burrice alheia poderá ser positivo como recuperaçao intelecto-moral.

Publicado por: Rui às julho 30, 2004 12:50 PM

O BSS é do parque jurássico

Publicado por: vde às julho 30, 2004 09:08 PM

Novo Blog

www.blocoesquerda.blogspot.com

Publicado por: Tulipa às agosto 7, 2004 11:20 PM

Que raio de blog é esse?

Publicado por: curioso às agosto 7, 2004 11:50 PM

"O que a Esquerda está a tentar Esconder!
LENINE – A Grande Fraude"

in www.blocoesquerda.blogspot.com

Publicado por: Zé Manel às agosto 8, 2004 05:57 PM

AUTHOR: Absint
EMAIL: absi@mail.ru
IP: 161.53.86.10
URL:
DATE: 02/28/2005 06:54:17 AM

Publicado por: Absint às fevereiro 28, 2005 06:54 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)