« A UE e o diferendo Russo-Ucraniano | Entrada | Uma Mão Invisível às Tentações do Mercado »

janeiro 04, 2006

É Bom ter um Governador do BP

Mas não chega

Vitor Constâncio, na apresentação do Boletim Económico de Inverno do BP, afirmou que «a correcção dos erros do Orçamento inicial de 2005 e o realismo do Orçamento aprovado para este ano fornecem uma indicação positiva sobre a possibilidade de se cumprir aquele objectivo». Em teoria deveria ser assim: O OE 2005 foi feito por um governo demissionário, prestes a ser julgado (ele e o respectivo OE) nas eleições e que não teve possibilidade de executá-lo. O OE 2006 foi feito por um governo maioritário, que não seria julgado eleitoralmente por esse OE e que sabia que o teria que executar. Na prática sucede que o OE 2006 inicial (pois, por este caminho, haverá vários rectificativos) também está cheio de erros. E alguns foram finalmente detectados pelo BP ao rever em baixa diversos indicadores.

Desde a aprovação do OE 2006 que diversas fontes (este blog, por exemplo) têm afirmado que o crescimento previsto era irrealista. Logo em 19-10-2005 escrevi aqui que «A previsão de 1,1% de aumento do PIB em 2006, que condiciona todos os restantes rácios relativos à Despesa Pública e às Receitas do Estado, baseia-se por sua vez nas previsões sobre a variação das exportações (+ 5,7%)» … e que «Estas previsões são muito frágeis e podem comprometer o valor final da Despesa Pública e do défice em termos de percentagem do PIB». Depois disso voltei aqui a referir, por diversas vezes, o carácter irrealista daquelas previsões (clicar na coluna da direita em Economia Portuguesa), nomeadamente em 11-12-2005: «A previsão do PIB para 2006 baseava-se numa previsão demasiado optimista do comportamento das exportações. A variação que se constatou nos últimos 4 ou 5 meses, no que respeita às exportações, mostrou que aquela previsão deixara de ser optimista e passara a ser inverosímil». No presente relatório o Banco de Portugal reviu em baixa o crescimento do PIB português, prevendo um aumento de 0,8%, e das exportações, para as quais prevê um crescimento de 4%. Esta revisão em baixa do aumento do PIB trará necessariamente uma revisão da taxa de desemprego … mas em alta. Mas isso não é matéria do BP.

Pessimismo? Não … porque a seguir o Governador do BP adverte que as previsões constantes do relatório que estava a divulgar, poderiam piorar se os investimentos que a Autoeuropa teria anunciado, não se concretizassem: «É isso que está implícito nas nossas previsões. Se isso não se verificar as previsões serão afectadas negativamente». Ou seja, o Banco de Portugal não corrigiu os erros, apenas os actualizou em face do desempenho da nossa economia nos últimos quatro meses do ano. A previsão do aumento das exportações em 5,7% era completamente insustentável, e foi revista para 4%, mas sempre contando com o ovo na cloaca da galinha. Compreende-se o pânico do ministro Manuel Pinho quando soube da recusa dos trabalhadores da Autoeuropa em aceitarem o pré-acordo laboral. Já não se trata apenas de investimentos … poderemos vir a falar de desinvestimentos ...

Fazendo um trocadilho com o que escrevi em 11-12-2005, «aquela previsão deixou de ser inverosímil e passou a ser optimista».

Mas Vítor Constâncio exige ainda outra condição, pois «a possibilidade de a economia retomar um caminho de crescimento económico significativo depende essencialmente da capacidade das empresas reagirem apropriadamente aos desafios da concorrência no quadro liberalizado em que nos movemos». Não interessa a burocracia anquilosada e paralisante, a justiça cuja ineficácia premeia os infractores, o sistema fiscal ininteligível, arbitrário e que muda as regras a meio dos campeonatos, o sistema laboral rígido, etc. Não interessa que o «quadro liberalizado em que nos movemos» apenas exista lá fora, porque cá dentro, movemo-nos no quadro rígido criado por uma cultura estatizante de longa data. Nada disso interessa a Vítor Constâncio, pois é matéria da esfera governativa e ele, provavelmente, não espera que o Governo reaja «apropriadamente aos desafios da concorrência no quadro liberalizado em que nos movemos». Os outros que o façam, se querem que o país não se afunde.

Assim sendo, os empresários que se amanhem, pois o país, com Vítor Constâncio à frente, já lhes sinalizou a “Ordem do dia”: Portugal espera que cada empresário cumpra o seu dever.

Se perdermos a batalha, já temos a quem imputar responsabilidades.

Esperemos pelo Boletim da Primavera do BP, que nos pode trazer uma invernia ainda mais tormentosa. Se é bom o Governo ter um ministro da sua cor política, para lhe branquear as desgraças, tal não é bastante, pois não é por ficarem mais brancas que as desgraças deixam de acontecer.


Nota: As palavras de Vítor Constâncio foram respigadas do Jornal de Negócios

Publicado por Joana às janeiro 4, 2006 11:56 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/117532

Comentários

Previsões infalíveis só as do professor Karamba.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 5, 2006 12:05 AM

Respigar é apanhar as espigas que cairam durante a ceifa.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 5, 2006 12:09 AM

Eu não quero jurar, mas acho que ouvi o Constâncio na televisão a falar de um crescimento em 2006 na ordem dos 0,3%, estagnação sim, recessão não, bla bla bla.

Publicado por: (M) às janeiro 5, 2006 01:24 AM

Eu não quero jurar, mas acho que ouvi o Constâncio na televisão a falar de um crescimento em 2006 na ordem dos 0,3%, estagnação sim, recessão não, bla bla bla.

Publicado por: (M) às janeiro 5, 2006 01:26 AM

Confirma-se que eu estava distraído. Fui ouvir a gravação e agora já posso jurar: os 0,3% dizem respeito a 2005.

Publicado por: (M) às janeiro 5, 2006 01:33 AM

Resta saber é se não virão a dizer respeito TAMBÉM a 2006. Mas isso é outra história

Publicado por: (M) às janeiro 5, 2006 01:35 AM

Para se fazer uma ideia do crescimento para 2006 pode-se olhar para: http://semabrigo.no.sapo.pt/

Publicado por: IRS=0 às janeiro 5, 2006 01:48 AM

Qts "segundos" custaria contratar o Alan Greenspan ?? ele já passa dos 80 .. mas como é previsivel que chegue aos 100 mais lucido do que todos os governantes Portugueses juntos ( actuais ;-)...,) ainda teríamos uns 20 anos para dar um jeito nessa porra louca... à beira do abismo ...

Crescimento de 0,3% é crescimento ??? ahahahahahahahahhahahahahahah...para não chuiiiiiiiiiiiiifffffffffffff

Onde foram buscar a maquilhagem ?? o batôn tá seco, o blush fora de moda .. o rimel já era ..a base foi feita de barro lá de barcelos ...o botox nem vê-lo..

Eu não te digo Py ?... saloialismos ....Sócrates ?? Palavras para quê .. é um artista Português ..que usa cola nos dentes ...para agarrar bem a cadeira .. truques de tv...

Dinheiro e santidade corta pela metade ...
Assim sendo o crescimento deve ter sido negativo de qt ??
Qual é o resultado ?? mais pobres... e como os saloialistas têem os votos dos mais pobres .. logo mais votos .. desafio o mal da cena a desmontar..

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 02:20 AM

Ó amiga Joana, acho que estamos todos a perder tempo a discutir coisas sérias. Esta cambada de ladrões, estou convencidíssimo, parte o côco de riso com isto tudo. Já não têm qualquer ponta vergonha ou pudor. 25 de Abril? Isto precisa é de um 75 de Abril! Estou mais raivoso que um cão danado. Acabei de ler a página da TVI e... vá lá ver que já nem consigo escrever mais nada direito.

Um abraço
Zecatelhado

Publicado por: zecatelhado às janeiro 5, 2006 04:50 AM

Cushão nós somos amigos mas não pensamos igualzinhos. Ainda bem que leste Petrarca e outros que eu não conheço, só de ouvir dizer.

À beira do abismo? Sempre na choradeira... a tentação do abismo é o que é, asa delta com a cruz de Cristo, pronto.

No ano da FLeite o crescimento do PIB foi negativo, mesmo.

Eu deixei de beber alcóol para aí há 15 anos porque detesto ressakas (salvo ocasiões muuiiiitoo especiais) e então tornei-me especialista em águas. Mais do que especialista: gamado!

E ando sempre a experimentar água por esse mundo fora.

Ora vos garanto que Portugal tem as melhores águas do Mundo (que eu conheço).

Apostem na exportação de águas emparelhando com a fileira do vinho.

Mas não dêem cabo dos aquíferos, tá?

(PS vcs acham que foi por akaso que sai-nos na rifa um Nóbel, um presidente da CE, um alto-comissário para os refugiados, e outros números, nestes últimos aninhos? Não se esqueçam dos sinais dos deuses...)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 09:47 AM

plão

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 10:20 AM

Py, agora são as renováveis que vão morder o dono. Para 2007 a electricidade doméstica deve subir para aí uns 15%, e aí o povo vai compreender que as ventoinhas também se pagam (a maior parte ainda deve andar convencida que o vento é de graça e que elas são uma coisa boa ...).

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 10:44 AM

(de notar que pior ainda é a energia solar, paga aos produtores a 4-8X acima do custo para o cliente doméstico ... se bem que agora o cliente doméstico já vai pagar o custo todo - diluído)

Que bom, vamos ter a maior central solar da Europa! Quem bom!

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 10:45 AM

Gostei da nota no final do post. Está a ver, Joana, custa pouco referir as fontes!

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 5, 2006 10:51 AM

mas então Inkognitus, é tudo mau? Como um fado?

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:08 AM

lá que vamos ser uma sink de Carbono nos próximos 20 anos garanto eu!

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:11 AM

(oops, a menos da vontade dos deuses)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:13 AM

Na realidade, não é mau, apenas cedo.

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 11:15 AM

(agora vou desligar-me para trabalhar. Quanto a isso da maior central solar é preciso kuidado com o albedo)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:25 AM

Incognitus às janeiro 5, 2006 11:15 AM

Para quando, então, a utilização das energias solar e eólica?

Publicado por: Vítor às janeiro 5, 2006 11:34 AM

A Solar só quando o custo dos paineis cair brutalmente, já que a sua eficiência será sempre muito limitada.

A Eólica, logo que haja quem esteja disposto a investir nela sem subsídios, o que não deveria demorar (claro, infelizmente como se subsidia existe muita gente a investir que não investiria de outra forma, e é o consumidor que paga essa euforia toda).

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 11:36 AM

As suas observações são pertinentes.
Mas, do pouco que percebo destas matérias e do que li das intenções do Governo, retive a ideia de que se pretende criar, para além de um leque de alternativas que permitam minorar a dependência energética do exterior, um cluster tecnológico com repercussões positivas a médio/longo prazo. Não me parece que seja um disparate assim tão grande.
A curto/médio prazo implica custos para o consumidor? É evidente que sim. Se o investimento fosse feito por privados, sem subsídios, também seria o consumidor a ter que amortizar esses custos de investimento. Como diz o outro: não há almoços grátis.

Publicado por: Vítor às janeiro 5, 2006 11:46 AM

«aquela previsão deixou de ser inverosímil e passou a ser optimista».

Na escala segue-se "criativa", depois "embuste", depois "ilusão", depois PUM... o choque da realidade!!!

Publicado por: diogenes às janeiro 5, 2006 11:48 AM

"Qts "segundos" custaria contratar o Alan Greenspan ??"

Ao que consta é mais barato que o vitor constâncio!!!!!!!!!

Publicado por: diogenes às janeiro 5, 2006 11:49 AM

Vitor, é diferente o consumidor sustentar um investimento viável, de sustentar um inviável.

A ideia do cluster é boa mas errada. Os clusters que perduram tendem a nascer de investimentos viáveis. Senão, o seu crescimento está sempre dependente do crescimento dos subsídios.

Se queremos criar clusters inovadores, temos formas mais fáceis. Por exemplo, se o governo legislasse que todos os autos deveriam ser limitados em velocidade por zona às velocidades legais (algo perfeitamente plausível, já que existe lei para as velocidades máximas por zona), existiria a probabilidade considerável de nascer em Portugal um cluster viável de autos eléctricos.

E mesmo que não nascesse, a dependência face ao petróleo e desequilíbrio externo de importação de autos diminuiria brutalmente.

Claro, é impossível pensar isso porque tb diminuiria brutalmente o IA, ISP e IVA...

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 11:49 AM

Outra coisa, é diferente um subsídio pago pelo Estado ou consumidores, de um subsídio em que o Estado prescinde de impostos que cobraria.

Nesse último caso, são bons subsídios, pois o Estado está simplesmente a prescindir de algo que não cobraria se o projecto não existisse ... (desde que não levante problemas ao não tratar concorrentes da mesma forma, entenda-se)

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 11:59 AM

(água mole em pedra dura...
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=61536)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 12:40 PM

O Constâncio também culpou o preço do petróleo e a necessidade de contenção do défice como causa da estagnação.
Afinal não era só o Santana Lopes que se vitimizava.

Publicado por: fbmatos às janeiro 5, 2006 12:49 PM

Oioi ...

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=61536

Sem o ) no final ...

Será da música que aí vem ?? tocada a cavaquinho ??? rss

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 01:13 PM

"O Constâncio também culpou o preço do petróleo e a necessidade de contenção do défice como causa da estagnação."

Por favor, alguém que pergunte a vitor constâncio onde é que ele estava nos anos de 1997 até 2002, porque é que não disse nada? Não sabia!!!

Lembro-me de ter feito uma auditoria a uma empresa da pedra ali para os lados de Negrais - Sintra, em 1997/98 e ao final do dia, em conversa amena e off the record com os gestores dessa empresa, ter dito que estávamos a viver o tempo do vai-e-vem do pau, vivíamos o tempo do folgar mas qualquer pessoa que não vivesse apenas no presente e equacionas se o futuro veria que estávamos a viver acima das nossas posses como país. Mas para os comentadores, políticos da situação e da oposição, jornalistas e outros avençados, a vida eram só amanhãs que cantam... agora, na aproximação do buraco negro poucos são os que vêem os amanhãs que choram, a maioria continua a viver no presente sem querer saber quem paga e como...

Publicado por: diogenes às janeiro 5, 2006 01:14 PM

...ainda se fosse cavaquinho...
mas é um mero cavaco.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 01:17 PM

tomorrow the future is uncertain,
just like yesterday

Vaya con Dios

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 01:19 PM

and the Wheel is moving, always moving
for our sorrow

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1243784&idCanal=18

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 01:22 PM

hum

http://diariodigital.sapo.pt/disco_digital/news.asp?id_news=17066

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 01:39 PM

Enquanto o pau vai e vem, folga... o pau.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 5, 2006 02:19 PM

diogenes:

"Lembro-me de [...] em 1997/98 [...] ter dito que [...] vivíamos o tempo do folgar mas qualquer pessoa que não vivesse apenas no presente e equacionasse o futuro veria que estávamos a viver acima das nossas posses como país."

Perfeitamente de acordo consigo. Já nessa data eu percebia que toda a riqueza portuguesa não passava de um bluff, e que Portugal estava pessimamente governado. Mas nessa altura pouquíssimos pensavam assim. A maior parte das pessoas, incluindo economistas, tinham nessa altura o mesmo posicionamento que a Joana atualmente tem perante as economias dos EUA, do Reino Unido, e de Espanha: estão a crescer, portanto estão ótimas.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 5, 2006 02:23 PM

Luís Lavoura às janeiro 5, 2006 02:23 PM:
Você tem mesmo uma fixação pela blogger! Confesse!
Tanto dizer mal ...

Publicado por: Rui Sá às janeiro 5, 2006 02:37 PM

(Zézinha ao atake:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=208863

olha até nem me admirava que as koisas corressem melhor... mas isso é porque eu sempre achei graça a ela, apesar de ter posições contrárias em vários temas)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 02:42 PM

Incognitus às janeiro 5, 2006 11:49 AM
“(...) se o governo legislasse que todos os autos deveriam ser limitados em velocidade por zona às velocidades legais (...)”
Ora aqui está uma ideia óbvia que subscrevo!
Diminuiria também os custos com os cuidados médicos... e a quantidade de CO2 e NOx enviados para a atmosfera.

Incognitus às janeiro 5, 2006 11:36 AM
“A Solar só quando o custo dos paineis cair brutalmente, já que a sua eficiência será sempre muito limitada.”
Uma pergunta de leigo... se os painéis solares são caros (por unidade de área) porque não usar espelhos orientados para estes a fim de aumentar a densidade fotónica por unidade de área?

Joana às janeiro 4, 2006 11:56 PM
“Não interessa a burocracia anquilosada e paralisante, a justiça cuja ineficácia premeia os infractores, o sistema fiscal ininteligível, arbitrário e que muda as regras a meio dos campeonatos, o sistema laboral rígido, etc.”
O curioso é que, apesar destes factores, que levam a um acumular de situações cada vez mais complicadas de resolver, o PIB ser mais ou menos estável nos últimos anos. A riqueza disponível tem-se mantido (fundos da UE?)!
Ouço também dizer que o emprego só sobe acima de um crescimento económico acima de valores na ordem dos 2%. Ou seja, um crescimento abaixo deste valor, com o correspondente aumento ou estagnação do desemprego, significa maior produtividade, o que leva a que quem estiver “bem” fica melhor e quem não estiver fica ainda pior. O principal problema é da redistribuição da riqueza produzida, que podia ser conseguida com, pe.e eliminação das horas extraordinárias (=> aumento da oferta de emprego disponível), aumentos diferenciados de acordo com o rendimento (a história dos 1,5% e 2,5% de aumentos para a função pública). Claro que se eliminassem os obstáculos referidos pela Joana seríamos um Japão, Irlanda, ou outro qualquer de quem temos inveja.

Publicado por: Olucas às janeiro 5, 2006 03:06 PM

Constâncio não conseguiu deixar passar uma imagem de parcialidade... Ele que durante tanto (demasiado) tempo esteve calado sobre o monstro do deficit, vem agora a terreiro defender o OE do (seu) governo socialista... Merece crédito? Que crédito tem alguém que se passeia em carros novos pagos por nós quando exige contenção de despesa e que tolera e patrocina o bodo aos pobres que são os salários da administrção do BP e a sua cumulação de reformas?

Publicado por: Rui Martins às janeiro 5, 2006 03:13 PM

Incognitus:
continuo sem perceber (cabeça dura, a minha) o porquê da inviabilidade do investimento a que nos referimos.
E essa da limitação dos autos (?) por zona - também não percebi. Autos são automóveis? Limitação por zona? Como? E isto fazer diminuir brutalmente(?) a importação de autos e de petróleo?
Quer-me parecer que, para contestar medidas deste Governo, qualquer argumento serve. Ou estou enganado?

Publicado por: Vítor às janeiro 5, 2006 03:24 PM

Olucas às janeiro 5, 2006 03:06 PM

Há paineis solares para aquecimento de água que incluem espelhos. A água corre por um fio cano que se encontra rodeado por um espelho parabólico, o qual concentra a luz do sol sobre esse cano. Tudo miniaturizado e repetido centenas de vezes ao longo do painel.

Mas soluções análogas não são possíveis (ao que julgo - não sou especialista na matéria) em paineis fotovoltaicos (aqueles que fabricam eletricidade a partir do sol).

Os paineis fotovoltaicos estão a progredir de ano para ano, graças à muita investigação que lhes é dedicada - inclusivé em Portugal - e espera-se que em breve se tornem competitivos. A sua eficiência atual é, se bem me lembro, da ordem dos 14%, e diz-se que se tornarão competitivos a partir do momento que alcancem uma eficiência de 18%. Espera-se que isto demore mais uma meia-dúzia de anos.

(Mas estou a falar de cor, e posso estar a errar os números.)

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 5, 2006 03:25 PM

Rui Martins às janeiro 5, 2006 03:13 PM

Li ontem que futuro o novo presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que diminuirá o salário do presidente da república para metade mal tome posse.

E isto é na Bolívia, país que não tem deficit do orçamento de Estado, ao que parece.

É exemplo a não seguir, claro...

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 5, 2006 03:29 PM

Rui Sá às janeiro 5, 2006 02:37 PM

Eu não digo muito mal da Joana. Critico aquilo que acho ser criticável, apenas. Mas se venho cá lê-la todos os dias, é porque gosto do que ela escreve. Simplesmente, contrariamente a outros comentadores, não acho que valha a pena escrever comentários só para a elogiar. Aé porque ela é tão imodesta que não precisa dos elogios para nada.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 5, 2006 03:31 PM

Vitor, usando um GPS ou zonas rádio é possível limitar a velocidade dos veículos electronicamente por zona.

Existindo a possibilidade técnica, é surreal que ela não seja aplicada.

Obviamente, se os automóveis estiverem limitados não só gastarão menos e serão mais seguros, como as pessoas tenderão a trocar menos de automóvel.

Com os automóveis convencionais limitados desta forma, os automóveis eléctricos tornam-se automaticamente competitivos, até porque o seu gasto por km percorrido seria 4-5X inferior ao dos de motor a explosão.

Isto não é um contestar de medidas deste governo. Nenhum governo tomaria esta medida (apesar de racional), porque ela implicaria uma queda brutal de receitas de IA, IVA e ISP.

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 03:59 PM

Incognitus às janeiro 5, 2006 03:59 PM

Parece-me uma hipótese mais cara que a aposta nas energias alternativas antes referidas. E mais difícil de por em prática. Para além da perda de receitas, exigiria um investimento brutal do Estado no sistema de emissão/recepção. O facto de ser uma possibilidade técnica não implica, necessariamente, que seja aconselhável levar esta ideia à prática. Não tem nada de surreal.
Acresce que isto não são ideias mutuamente exclusivas.

Publicado por: Vítor às janeiro 5, 2006 04:58 PM

ando a tentar perceber o que vocês andam a discutir: é carros electricos vs carros a gasolina, ou é energias alternativas em abstracto?

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 05:05 PM

A implementação dos limites em si seria extremamente barata se feita com base em GPS, não exigindo NENHUM investimento do Estado.

O resto, dependeria do mercado sendo irrelevante se seria caro ou barato.

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 05:10 PM

O Fidel Castro.. tem uma das maiores fortunas do mundo , está entre os 400 mais ricos ....e já não tem gás..O Evo Morales com o gás que tem ..pretende ultrapassar o Fidel a todo o gás.
Gases ?? alguém está com gases ?? a esta hora deve estar a dar pe*dos para aumentar ainda mais a performance ... para que o Evo quer um saláriosito???

Deixa-te de ser trotsky , ó lavourinha ... viste como os amiguinhos dele lhe limparam o sebo ? defende o Evo defende ... dá-te um ar de gases ... depois de uma bela feijoada de feijão preto .. que por falar nisso .. vou mamar agora ... tou a precisar de gás....
Sabias que ele quer legalizar a cocaína ? (Juro por Deus que é verdade ... tenho que dizer assim senão niguém acredita )ora aí é que vai ser dar Gásss... Mas cuidado .... ele não gosta de gringos ...só quer mesmo é o tal saláriosito

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 05:25 PM

“Victor Constâncio após o 11 de Março, fez uma inflamada declaração de apoio à nacionalização da Banca. O homem que agora está à frente dos dinheiros do país, é o mesmo que deu cobertura ao assalto à Banca de Portugal” – Quitéria Barbuda in “Geração Rasca”, Revista “Espírito”, nº 16, 2005.

Publicado por: Brigada Bigornas às janeiro 5, 2006 05:49 PM

Pois é Cush, eu gostei que o Evo Morales tivesse ganho e também gosto do Chavez. Gosto que estejam índios à frente das suas terras.

Se algum deles ficar mais rico que o Atahualpa, mesmo assim é mais legítimo do que o Pizarro.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 05:52 PM

E por falar nisso perdi-me nas eleições no Chile. Já houve 2ª volta?

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 05:55 PM

Incognitus às janeiro 5, 2006 05:10 PM

Julgo que a n/ discussão começa a asumir contornos de diálogo de surdos:
1 - porque a questão da energia eólica e solar tem muito pouco que ver com alternativas aos automóveis convencionais;
2 - porque o impacto, dessa medida que preconiza, no consumo de combustíveis, é desconhecido;
3 - porque o efeito de criação do tal cluster de automóveis a energia eléctrica seria incerto (e estou a ser benévolo);
4 - porque V. aceita/acredita que é possível o Estado impor um sistema de limitação de velocidade em milhões de veículos sem que esse mesmo Estado suporte pelo menos parte dos custos;
5 - porque, como diria qualquer apologista do liberalismo: não há mercado para isso - o consumidor, e os produtores de automóveis por arrasto, não estão dispostos a gastar em algo que lhe é imposto e que não lhes traz vantagens.

Enfim, estamos a discutir o sexo dos anjos.
Vou centrar e reduzir:
- julgo positiva a aposta do Governo, se criteriosa, em energias alternativas.
- é nestas áreas, relativamente às quais o mercado não está consolidado e os privados não têm ainda condições para investir, que o Estado deve dar um impulso. Não em sectores já sedimentados, onde só iria atrapalhar os privados.

Publicado por: Vítor às janeiro 5, 2006 06:08 PM

E não vá isto dar basqueiro quero já dizer que a partir das 20h30 estou a caminho de uma puta de uma reunião.

JP como és sócio e isto é transparente, hoje vai ser alinhavado o orçamento para ser proposto à AG de 14 de Janeiro . Como transitamos com 15 000 € de folga líquida e já tenho garantias de subsídios para o ano vou propôr a afectação de 5000 reserva, 5000 Ambiente (ONGA) 5000 cultura+desporto (CCD), o CEVAR (25000 €) paga-se a si próprio, mais o que foi pedido ao IA e à CMC.

O nosso coro vai passar a chamar-se Ecce Gratum porque eles pediram. Actua amanhã às 11h nos Jerónimos. A n. esquipa de basket parece que se vai chamar Os Dracos e esta farta de ganhar jogos.

Amanhã de manhã vem cá o técnico da DGRF para receber o dragoeirito e supervisionar a poda dos pinheiros.

E pronto, e depois de 14 vou basar 10 dias, não vá o Cush zangar-se com os nossos diferendos, caso em que mudo o destino.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 06:12 PM

"- julgo positiva a aposta do Governo, se criteriosa, em energias alternativas.
- é nestas áreas, relativamente às quais o mercado não está consolidado e os privados não têm ainda condições para investir, que o Estado deve dar um impulso. Não em sectores já sedimentados, onde só iria atrapalhar os privados."

Ah, assim já percebo. Completamente de acordo.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 06:14 PM

(só um desabafo: à medida que decorre a campanha e que não participo em nada, nem escrevi nadinha, ainda..., recebo cada vez mais mensagens no tm e e-mails, que apago logo, nem leio, de nomes de hieraquia cada vez mais superior do Bloko:

1. agradecia que não me chateassem mais, eu sei que estão com medinho, mas eu só falarei quando od jornalistas me telefonarem presumivelmente para o estrangeiro

2. parece que me estão a lamber o c*, espero que não me peguem nada, tá? )

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 06:44 PM

Tudo pode ser visto por vários prismas ...Aniquilador Pizarro ... Libertador Pizarro...

Na verdade as diferentes civilizações desenvolvem-se com variados tipos de harmonia ..a àrabe é diferente da judaico-cristã e diferente da dos astecas e dos Maias ....
A visão de que a américa pertence aos indios é redutora ... prefiro falar em seres humanos .. no homem macho e no homem fêmea...sim pq tb não há onço só há onça...não existe foco só foca ..pq history e não herstory...
Saindo do inanismo incompreensível ...rss ..trata-se de seres humanos não interessa de onde vieram , quem são ..nem para onde vão... somos todos terráquios ....
Se eles tivessem tido empreendedores argutos que tivessem feito barcos e criassem essa venture ... que outros fizeram... provávelmente fariam pior ainda ...
Na verdade .. às vezes pergunto-me pq não tiveram mais sucesso certas civilizações ? estariam caminhando na direcção errada ?
Como achas que pode viver um povo em que o vizinho embirra com o barulho ( por exemplo ) de uma festa ...e... no dia seguinte .. bate à porta e diz.. bom dia .. Como está a senhora .. tudo bem ?Sou o sacerdote .. ah .. era para dar a notificação de que tem que entregar um dos seus familiares ao sacrificio dos deuses ...amanhã .. ao nascer do sol .. precisamos de mais um coração jovem...não esqueça ..tá ? bom dia então ...

Deve ter sido uma cena muito doida ... isto acontecia mesmo ....tu sabes isso tb.
Agora para onde se encaminha uma civilização com hábitos desses ? Pizarro foi um libertador ?

Como podia Pizarro ter feito frente àqueles povos sem a cúmplicidade dos próprios povos.. ? Que estavam naturalmente revoltados e amordaçados...indo nítidamente na direcção do terror ...

O que interessa quem é o dono da Coca-Cola ? A mim não me interessa nada .. a mim o que me perturba é ver povos inteiros enganados e o futuro dos seus filhos ameaçado ..
eu conheço pessoalmente um cubano ... trabalhou comigo em part-time ..é músico... rapaiz ... sabias ( sabes com certeza) que os cubanos não podem ser donos da sua própria casa ?? existe coisa mais absurda ?? Fidel ...;-) este não é indio .. ou é o maior de todos ?

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 06:45 PM

Vitor,

1) A questão da energia eólica é que esta é subsidiada, e a da solar é que esta é MUITO subsidiada.

2) O impacto sobre os consumos daquilo que digo é evidentemente positivo (os consumos sobem exponencialmente com a velocidade), mas o benefício maior é na segurança e no melhorar dos desequilíbrios externos (e, potencialmente, no desenvolver de um cluster de automóveis eléctricos).

3) Sim, a criação desse cluster seria incerta. por outro lado Portugal seria neste cenário o país do mundo onde o nascer de tal cluster se tornaria mais provável. Note-se que a Europa já é genericamente o local do mundo onde tal é mais provável devido aos impostos sobre os combustíveis.

4) Não deve ter compreendido que a solução é tecnicamente fácil e barata, envolveria no máximo um custo de 100-200 Euros por auto novo. O retrofit poderia ser mais caro (ainda que possível na forte maioria dos carros, o problema seria essencialmente a diversidade e a mão de obra), fica a dúvida se seria de o implementar ou se se deixaria o tempo fazer isso.

5) Quando falamos de liebralismo, não falamos de as liberdades de uns infringirem nas dos outros. A imposição de limites de velocidade, e o limitar electronicamente os veículos É defensável dentro do liberalismo. Os custos, como já disse, seriam menores para veículos novos pois é ums solução tecnicamente simples.

Quanto à aposta do governo em energias renováveis, seria mais positiva se fosse em barragens viáveis, do que em centrais solares altamente inviáveis. Já a energia eólica está próxima de viável sem subsídios, pelo que deveria ter sido deixado que se desenvolvesse sozinha.

O governo não existe para fazer apostas com o dinheiro dos outros (dos contribuintes e dos consumidores) onde elas são desnecessárias.

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 06:52 PM

Não receies que me zangue .. jamais isso acontecerá..

Antes pelo contrário .. eu quero é "adversários " mais fortes do que eu ... ;-) é que isso valoriza mais ainda as minhas vitórias ....rss

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 06:53 PM

Vitor,

1) A questão da energia eólica é que esta é subsidiada, e a da solar é que esta é MUITO subsidiada.

2) O impacto sobre os consumos daquilo que digo é evidentemente positivo (os consumos sobem exponencialmente com a velocidade), mas o benefício maior é na segurança e no melhorar dos desequilíbrios externos (e, potencialmente, no desenvolver de um cluster de automóveis eléctricos).

3) Sim, a criação desse cluster seria incerta. por outro lado Portugal seria neste cenário o país do mundo onde o nascer de tal cluster se tornaria mais provável. Note-se que a Europa já é genericamente o local do mundo onde tal é mais provável devido aos impostos sobre os combustíveis.

4) Não deve ter compreendido que a solução é tecnicamente fácil e barata, envolveria no máximo um custo de 100-200 Euros por auto novo. O retrofit poderia ser mais caro (ainda que possível na forte maioria dos carros, o problema seria essencialmente a diversidade e a mão de obra), fica a dúvida se seria de o implementar ou se se deixaria o tempo fazer isso.

5) Quando falamos de liebralismo, não falamos de as liberdades de uns infringirem nas dos outros. A imposição de limites de velocidade, e o limitar electronicamente os veículos É defensável dentro do liberalismo. Os custos, como já disse, seriam menores para veículos novos pois é ums solução tecnicamente simples.

Quanto à aposta do governo em energias renováveis, seria mais positiva se fosse em barragens viáveis, do que em centrais solares altamente inviáveis. Já a energia eólica está próxima de viável sem subsídios, pelo que deveria ter sido deixado que se desenvolvesse sozinha.

O governo não existe para fazer apostas com o dinheiro dos outros (dos contribuintes e dos consumidores) onde elas são desnecessárias.

Publicado por: Incognitus às janeiro 5, 2006 07:02 PM

bem metida!

Fiko a pensar

Lá nos Incas havia uma koisa entre 2 primos, e o Pizarro jogou kom isso. Cuidado que els tinham uma civilização notável, hem?

O problema sacrificial é muito complexo. Sacrifício vem de sacer+ficar, tornar sagrado.

Os Hindus definem o homem (Homo sapiens) como o único ser que mantém uma relação sacrificial com a Natureza.

Lá para os lados da América o mais longe que consegui chegar foi à história sacrificial dos Aztecas, que eram uma tribo nómada e escorraçada até que chegou ao pantano de Tenochtitlan, hoje a cidade do México. A 100km estão as ruínas de uma civilzação anterior, os Toltecas, com as pirâmides do Sol e da Lua, e a Calle de los Muertos, que conheces de ver, no mínimo.

A história sacrificial da origem dos Aztecas é que os deuses reunidos em Teotihuacan tinham decidido iluminar a Terra, então incineraram-se sucessivamente numa fogueira para faer o Sol andar. Os Aztecas retribuiam-lhes com o coração e o sangue dos jovens, sobretudo das tribos subjugadas. O templo de Huitzilopochtli, o deus da Guerra, escorria sangue.

Muitos anos depois em Timor, eu andava a pensar se era eu que andava a perder o sentido fisionómiko, ou se alguns dos meus alunos me faziam mesmo lembrar Mayas. Depois descobri que está provado que os povos originais da América vieram dakelas bandas. Fiquei mais descansado, ainda não eram as vacas loukas.

Um ano depois, era ano de seka, e vieram os meus alunos contar-me todos contentes que havia uma menina em Maliana que ia kasar com as águas... Fiz um basqueirozito e eles depois disseram-me que afinal não tinha akontecido, mas não sei...

Sim, claro, e tirar Cristo da Cruz, já é tempo também, não? Abraçando Judas ;)


Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:05 PM

e as tuas vitórias serão as tuas derrotas

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:08 PM

excepto no win-win, mas aí não há derrotas

agora kuidado com isso!

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:10 PM

entretanto do que percebi, os Toltecas e em grande parte os Mayas, foram à vida por razões ecológicas, o crescimento demográfiko ultrapassou a capacidade de sustentação, baseada na cultura do milho.

Sobre a crise acrescia o dispositivo scrificial sobre a geração reprodutora. Forças malthusianas?

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:14 PM

a aí me torno sagrado ?

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 07:14 PM

não podemos saber meu caro, é aí que entram os t.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:16 PM

selecção natural ? nãa.. não acredito nisso ..não neste caso parece mesmo ser um erro de trajectória civilizacional.
A da Judaico-Cristã tb passou por muitas secas e escravatura ..mas era a melhor orientada ..David depois de coroado foi apascentar os seus rebanhos ...

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 07:20 PM

essa é uma imagem bonita sem dúvida

mas por exemplo "a mim o que me perturba é ver povos inteiros enganados e o futuro dos seus filhos ameaçado .." esta para mim também se aplika aos USA, que ainda por cima mexem no mundo todo.

Não Cush, acho que temos mesmo pontos de vista diferentes, mas enfim se fossem iguais também chateava, mas olha lá pá eu tenho que preparar uma reunião tá?

E além disso a gente tem que falar disto tudo directos.

Eu acredito na existência de forças malthusianas, hoje poder-se-ia dizer neomalthusianas, na regulação local e global,no plano imanente, da evolução da matéria de novo para a luz.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:30 PM

e depois de Salvador, se isso correr bem, prepara-te que vamos os dois a Cuba a seguir ou não tens t.?

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:32 PM

Tem situações em que não é possível winwin... tantas... evo vs povo , fidel vs povo , chavez vs povo , mao vs povo ( lembras-te dos dinossauros pequeninos ? e de qd ele se lembrou que todas as aldeias deveriam ter o seu alto forno para produzir os seus próprios utensílios agricolas ?que depois se esboroavam e provocaram cerca de 20 milhões de mortos de fome nos anos 60 ?)...
..Tantos ... ufa... não acordes fantasmas ( sagrados ) que gritam e choram na minha cabeça para serem lembrados....

Encara a realidade... o comunismo é contra natura, é um desvio civilisacional perigoso.. tu sabes que há pessoas extremamente indolentes e outras hiperactivas , umas extremamente inteligentes e outras extremamente burras , umas extremamente criativas outras que olham para um palacio e veem um boi..mas deixa pra lá...
Viva a liberdade e a meritocracia e bora lá contratar o Alan Greenspan....
Nem que seja só para uma conferênciasinha...

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 07:39 PM

mas entretanto o Maldacenazão já fez o milagre ao mostrar que aquelas duas Físicas são equivalentes

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:41 PM

puf, Cush, por hoje é tudo.

Nada na Natura é contra natura. Com essa do contra natura já andei eu a ver cães, golfinhos, macacos, homens, e soube noutro dia dos golfinhos.

Aí temos um pronblema epistemológico pesado.

O Alan Greenspan está na reforma!

E também já vi o filme Alan Greenspan vs povo (ex:katrina) e estou farto da estúpida invasão do Iraque. Hum

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:47 PM

pinguins

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:48 PM

... que chato Cush,,, mas sim, eu sou a favor de compromissos merkado-estado baseados numa Ética, que tem por fundamento a equidade na relação entre o eu e o outro, que acresçam a liberdade em todos os planos (o que como sabes para mim pode ser uma mera ilusão, mas viabiliza o desvelamento do ser e a sensação de felicidade)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:56 PM

e já que vais buskar JHVH olha o que deu neste, um dia depois de ter afirmado que Israel encarava a destruição ads instalações nucleares iranianas:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=208932

Achas que foi por akaso?

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 07:58 PM

... eu não defendo comunismo nenhum, eu disse-te que era socialista, para os meus camaradas sou um socialista insuportavelmente light e enjoado-de-caviar...

mas para rematar, a kpk é que de quem a apanhar, deixa-me recordar-te, já que graças aos deuses falas uma linguagem poética, que no tal espaço 11-dimensional em que os físicos conseguem harmonizar a Mecânica Quântica com a Teoria da Relatividade (também já ouvi dizer 10-D, mas como 11 é kpk...), acho que somos:

todos iguais, todos diferentes

é na projecção desse espaço no subespaço imanente que uns são mais isto e outros mais akilo e menos aqueloutro, etc., mas há que salvaguardar, sempre, a dignidade humana.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 08:14 PM

por exemplo concordei, até semi-propus isto:

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1243814&idCanal=96

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 08:23 PM

Vai lá preparar a reunião .. rss
Olha .. a Cuba só depois da libertação...seria para mim perigosíssimo ...adoro os meus t. a dizerem o que quiserem..mas Moçambique..)

Qt aos USA ... como é que ele se chamava ? aquele francês jornalista que foi lá aquando da fundação e escreveu um livro em que prognosticava que com aqueles fundamentos ia ser a nação mais bem sucedida do planeta ...
Tem erros ? com certeza .. o ser humano não é perfeito ..
Mas dos Usa falamos depois..

anda aí uma conversa de carros confusa para limitar ... a Inglaterra resolveu isso com camaras de video espalhadas de km a km ... anda tudo devagarinho... mas não façam isso aí por amor de deus .. que açapar é bom...
Rápido e fácil é agarrar em alguns segundos de combustiveis fosseis que compramos hipercaros e fazer logo uma rede de centrais nucleares inspirada na bélgica ... ou seja ,eles para um terço do nosso território têem 7 centrais .. então nós faríamos 21 .. que tal ? hei .. calma calma eu sei que ainda faltam as 3 desactivadas ..mas podiamos aprender com eles e evitar essa fase...

Ei ei galera calma .. pronto .. vamos então lá negociar .. pronto ... não temos mercado à mão como eles.. mas podiamos pôr em pó e mandar para o brasil que andou com os apógões... rrsss

Pronto ok .. então 21 não .. então ? 20 ? aahahaha
Galera .. eu brinco mas o caso é muito sério ...
Parece-me ( por intuição.. os japoneses tb nunca encomendam estudos de mercado e são a 2ª potência ) que pelo menos umas 3 centrais bem potentes poderiam substituir totalmente os " segundos " sujos que vomitamos ... claro que enquanto andarmos com esta bolimia .. não só não vamos "engordar " um pouquinho , como vamos cada vez piorar mais ... Agora pôr paliativos como ventoinhas ... já as achei mais bonitas ...hoje começam a assustar !!

Quem quer vai .. quem não quer pede ( ou manda )..

O (M) é que não diz nada .. está caladinho como um rato.
A EDP tb é escorregadia ....
Mas eu descobri a chave !!

Ponta
[MW] Emissão
[MWh] Utiliz.
[%]
Carregado -2 -51 0
Barreiro 14 284 21
Setubal 708 8.422 37
Tunes 0 0 0
Sines 1.195 28.600 100
Ribatejo 1.183 24.116 85
Pego 586 14.021 100
T.Outeiro C.C. 1.021 17.845 75
TOTAL TÉRMICA 4.692 93.240 66

será que os nºs vão sair direitos ?

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 08:26 PM

rssss .. saiu tudo torto.. desafio para mal da cena

mas eu vou endireitar ... ah .. aqueles valores são só de ontem ...dia 4

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 08:29 PM


Ponta[MW] Emissão[MWh] Utiliz. [%]

Carregado -2 -51 0
Barreiro 14 284 21
Setubal 708 8.422 37
Tunes 0 0 0
Sines 1.195 28.600 100
Ribatejo 1.183 24.116 85
Pego 586 14.021 100
T.OuteiroCC 1.021 17.845 75
TOTAL TÉRMICA 4.692 93.240 66

Vamos ver agora se sai bem.. produção de ontem dia 4

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 08:42 PM

Melhorou... o blog tem um ajuste automatico , mas já dá para perceber melhor .. agora tem mais coisas para ver ...

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 08:46 PM

Quem me mandou meter com o mestre da esgrima ?calma ran tan plan .. pronto pronto .. esta vitória é tua ...rsss qual ?? rsss

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 08:53 PM

.... que no tal espaço 11-dimensional em que os físicos conseguem harmonizar a Mecânica Quântica com a Teoria da Relatividade (também já ouvi dizer 10-D, mas como 11 é kpk...), acho que somos:

todos iguais, todos diferentes

é na projecção desse espaço no subespaço imanente que uns são mais isto e outros mais akilo e menos aqueloutro, etc., mas há que salvaguardar, sempre, a dignidade humana.
...
A tua espada é rapidissima .. mal a vi ..mas..
afinal estás de acordo comigo .. eu acrescentaria , a dignidade dos bichos também ....é que se não houver coerência .... dá erro .. né ??

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 09:40 PM

O que é uma pessoa extremamente inteligente?
O que é uma pessoa extremamente burra?
O que significa extremamente?
Quem é extremamente isto ou aquilo ainda é pessoa ou já passa das marcas?

Publicado por: Senaquerib às janeiro 5, 2006 10:25 PM

... e a dignidade dos bichos também claro e à partida... e se calhar isso é tudo, né? O resto são formulações de geometria variável a prokura disso... dorme bem

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:28 PM

PS as minhas vitórias também são as minhas derrotas. Não quero nada disso, quero seguir em frente com gente com quem aprendo, quanto mais não seja a repensar, e se possível a brincar

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:32 PM

mudando de assunto, eu, que não bebo alcóol, acho isto uma cretinice:

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1243833

Churchill bebia todas as noites já não sei se uma ou meia garrafa de brandy, para pensar e descontrair. Muito podem os britânicos agradecer a esse combustível, não?

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:46 PM

plim *

Publicado por: cush às janeiro 5, 2006 11:57 PM

*

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 12:02 AM

tirei-te a kpk da boca ?? rss

Olha Senequarib..

O que é uma pessoa extremamente inteligente?
O que é uma pessoa extremamente burra?
O que significa extremamente?
Quem é extremamente isto ou aquilo ainda é pessoa ou já passa das marcas?

Publicado por: Senaquerib às janeiro 5, 2006 10:25 PM

Ainda é pessoa mas está a passar as marcas nitidamente ....


PS as minhas vitórias também são as minhas derrotas. Não quero nada disso, quero seguir em frente com gente com quem aprendo, quanto mais não seja a repensar, e se possível a brincar

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 11:32 PM

Eu sou um apóstolo do win win e a coisa que me dá mais prazer .. é dar...;-)

Publicado por: Cush às janeiro 6, 2006 12:24 AM

Excelente análise

Publicado por: Ramiro às janeiro 6, 2006 12:59 AM

http://www.ren.pt/sections/tecnica/ecsre/default.asp

Cá vai .. como gosto de dar...

"Antigamente" o site da REN referia a qt de c.fosseis que gastava na produção de energia electrica ... agora não encontrei ... mas pode ser que o (M).. que anda caladérrimo.. com este empurrão pegue no tombo...e dê uma ajuda ...

Ouço Ellis Regina ... "baixa do sapateiro " que voz ...que tema genial... como ela gostava de passear na borda do abismo....
Bahiaaaaaaaaaaa teeeeeerrrrrraaaaaaaaa daaaaaa feeeeliciddaaaaaaaddddeeeeeeee... vixe .... que power ....

Publicado por: Cush às janeiro 6, 2006 01:14 AM

puf, lá me safei de mais uma traição ontem, que isto de ter uma associação rica é um osso muito apetecido.

Agora tenho de arranjar nova tesoureira.

Mas entretanto o Ecce Gratum actua hoje nos Jerónimos e estavam ontem felizes a ensaiar.

Atão vamos lá ver: Moçambique SIM com um eco-resort com bichoa, ainda não sei komo, mas sei que vai acontecer.

Um meu bisavô foi lá governador interino e foi bonzinho e o espírito dele acho que anda por lá, nunca tinha sentido tanta doçura no ar. Aí no Brasil são muito engraçados mas são mais malandros. Em Timor gosto deles mas são um pouco sonsos demais para meu gosto.

Mas olha que aquilo lá em Moçambique é meio socialista, hem?

Mas para já vamos ver o que nos diz o Salvador.

PS não penses que vou fazer continhas nenhumas dessas aí de cima tá? Eu estou a fazer contas a montante e tu fazes a jusante, depois aí conferimos.

E vamos lá ver como é que vai andar isto das sonekas...

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 09:49 AM

bich@s: olifantes (?), girafas, impalas, ...

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 09:51 AM

Elis, a alma na voz. 41 anos->pimba! But for ever she remains between us.

E a filhota?

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 09:55 AM

olha falou-se neles :)

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=208977

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 10:22 AM

(já tou a fikar preokupado: depois @ Semiramis vai querer ir lá passar férias e phronetikações!... espero que sejas bom a organizar aspectos práticos, mas os Touros são, e eu entre sonekas também; agota tenho de escrever um comunikado aos sócios, enquanto Ecce Gratum canta nos Jerónimos)

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 11:12 AM

brasukas expertos:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=209009

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 11:15 AM

plim *?

Publicado por: cush às janeiro 6, 2006 12:08 PM

*plão

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 12:22 PM

chi, anda para aqui um esquentamento global:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=209013

olha lá rapaiz agora é que é mesmo para tratar da viagem. Que temperaturas é que andam aí? Espero um mail teu brevemente.

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 01:18 PM

Bum dgia....escupa lá mas komite a kpk..rsss

Aquela do spray .. tá boa....já me contaram que no carnaval aqui na Bahia , a galera sai beijando todo o mundo ... beijos na boca ... claro .. à lá french kiss .. com chupão de língua... coisas que antigamente só se viam nos bordéis franceses ...

Acho que vou ficar sem ela ... rsss

A filhota da Ellis ... vi-a aí no casino da Póvoa ... a voz é parecida ... mas ela tem medo dos abismos ... não rasga ... não arrisca um milimetro...enquanto a mãe tinha uma atracção pelo s limites... dáva-se maravilhosamente nos edges...

Então .. estás cansado de contas ??rapaiz .. que eu posso fazer por ti ? Quem te mandou ser prof de matemática ? hem ? Vem logo para aqui descansar ...


Publicado por: Cush às janeiro 6, 2006 01:21 PM

Quase chega a ter uma certa piada: Leio este texto da Joana (o original, no início do tópico) e ele corresponde a 100% ao que eu penso sobre o assunto (e isso é rarissimo, até com os textos da Joana... :-).
Nestas condições, acho que dar os parabens por mais este texto magnifico (simples, claro, directo, eficaz) seria pretenciosismo da minha parte, e por isso abstenho-me de o fazer... LOL

Publicado por: Ming às janeiro 6, 2006 01:37 PM

...eu gosto de partilhar kapikuas.

Vou sim. Parto a 15. O hotel tratamos aí, né? Acho que vou com vôo meio aberto por kausa das koisas. Abraços

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 01:54 PM

Olha .. se falo das temp. a galera aí vai ficar com inveja .. e como não funciona como emulação ... não sei não..

Mas vê lá .. a amplitude térmica não passa os 5 graus... vai dos 30 a 25 ... pódgi ?é móli ?

É por isso que quero fazer aqui uma sala de cultura a céu aberto ...rsss chinese...já imaginaste o potencial .. ?? De repente em Moçambique tb dá ....

Olha .. já te enviei um mail...

Publicado por: Cush às janeiro 6, 2006 02:01 PM

quentinho, que bom, estou mesmo a precisar de voltar aos calções... e à alegria daí

ainda não recebi o mail mas eu espero

entre ontem e à noite e hoje tive de desartikular uma traição de última hora, cozinhada há não sei quanto tempo, mas levaram com uma eheh não há como ter cenários previstos e consciência tranquila

hoje tenho muita koisa para fazer, mas de vez em quando passo por aqui.

plins***

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 02:23 PM

oi .. mandei para o Pyre... vou sair .. só volto provavelmente depois do pôr do sol...

Vê se metes uma cunha ao (M) rsss

Publicado por: Cush às janeiro 6, 2006 02:43 PM

faz um 111 que é muita bom

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 04:56 PM

já li :) e já respondi, mas akilo é um atractor estranho, espero que te chegue, porque eu arranjei lá um dois em um, ou koisa assim ;)

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 06:57 PM

;)

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 06:58 PM

sorriu

http://online.expresso.clix.pt/1pagina/artigo.asp?id=24756437

Publicado por: py às janeiro 6, 2006 08:09 PM

...exactamente náo esquecer a energia geotérmica...

os borbutões das furnas, com água cura isto, água cura aquilo, água sabe a x, água que sabe a y

E também me lembro de escaldar os pézinhos na praia da Ribeira Quente!

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 12:16 AM

AHaaa o sonho do mundo hiperegulado limitar a velocidade dos carros a gasolina artificialamente afectado a sua eficiência. Viva o burocrata!

O tempo perdido não é custo?

Publicado por: lucklucky às janeiro 7, 2006 12:27 AM

py,

que história é essa da traição da tesoureira ? O sr M. deixou escola, foi ?

Publicado por: J P Castro às janeiro 7, 2006 01:12 AM

Entretanto, de tanto ouvir falar dele, lá fui desempacotar a Scientific Am. de Novembro para ler o Maldacena.

Ainda estava nos neuromorphic chips (é mais a minha área...) da edição de Maio -- que isto de tempo para ler não se arranja -- mas tanto entusiasmo quer dizer alguma coisa...

Publicado por: J P Castro às janeiro 7, 2006 01:18 AM

JP akilo do Mal da Cena é belo!

Entretanto aqui na AMQC não te preokupes tá tudo ultrapassado. As contas estão todas limpinhas, a Lucília levou as contas até ao fim, só que tem uma vida pesada, as contas agora já dão trabalho.

E depois o fundo da questão é que associação "rica", com elevada credibilidade (o ano passado recebi uma medalha), toda regularizada, ONGA+CCD, o Ecce Gratum, os Dracos, e não-sei-que-mais, é objecto de tentação, torna-se um atractor estranho e pesado.

Bem mas a nossa próxima tesoureira, já aceitou, é a Dad, que é uma tia super, toda bem-disposta e é a directora do coro.

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 11:28 AM

estranho, sem dúvida...

pesado na versão Newton

leve na versão Maldacena

(agora ele arranjou cá um nome, hem?)

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 01:47 PM

(começo a fikar com fome...)

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 07:54 PM

Calma, py, não me contes o fim da história. Eu sei que no fim vamos achar que a levitação dos budistas é apenas um pormenor irrelevante. No entanto, ainda vou a 1/3 (que tenho mais que fazer) e de tanto ler o Maldacena já estou mal de outras coisas...

É para ir digerindo lentamente (como toda a Física nova).

Publicado por: J P Castro às janeiro 7, 2006 10:16 PM

conto não :)!

acho que já consigo faxer uns truques, mas só comigo e no máximo de t-shirt. Ou seja não consigo de certeza fazer com a mala.

Ora eu sou gamado em equipamento...(inclui livros)...

donc: tenho que ir carregado de avião

Me gusta los aviones...

PS Cush achas que devo levar o portátil ou só canetas USB?

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 10:30 PM

Não faço a outra kpk só para chatear! E vou xonar! plins***

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 10:44 PM

Agora sobre a AMQC, sempre achei estranho aquele esquema de se receber subsídio para pagar a uma empresa contratada pela CMC para a jardinagem. Nunca entendi porque não ficava a CMC directamente responsável pela jardinagem, ou então optava por um contrato-programa em que dava liberdade à associação para escolher a empresa responsável.

Assim, receber o subsídio para dar a quem eles dizem, sempre me pareceu trabalho de estafeta...

Publicado por: J P Castro às janeiro 7, 2006 11:02 PM

Eu já dei comigo a levitar e ter a sensação real de o fazer. Só que depois acordei e fiquei a achar que era um sonho.

O mais perto que consegui estar de fugir à gravidade foi a fazer um truque giro que um primo meu assegurou ser possível. Para isso, utilizámos a minha ex-sócia como cobaia: o truque consistia em levantá-la com apenas dois dedos cada um, depois de fazer uns movimentos especiais em cima da cabeça dela. Para meu espanto (e dela), funcionou !

Desde então, acredito que os budistas sabem algo mais e, de caminho, tenho ainda mais respeitinho pelas religiões (todas).

Então, se o Maldacena me teorizar como isso é possível, i'm a believer !

Publicado por: J P Castro às janeiro 7, 2006 11:20 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)