« Plágios e Dejectos | Entrada | É Bom ter um Governador do BP »

janeiro 03, 2006

A UE e o diferendo Russo-Ucraniano

A guerra do gás natural entre a Rússia e a Ucrânia veio confrontar novamente a Europa com a questão da energia. A Rússia é o maior produtor mundial de gás natural e a Europa está bastante dependente desse gás (25% do consumo europeu) e a sua dependência irá aumentar face ao aumento dos consumos e ao esgotamento progressivo das reservas norueguesas. Presentemente, 80% das importações provenientes da Rússia passam pela Ucrânia, enquanto não for executado um novo oleoduto construído por uma sociedade onde a Gazprom (tutelada pelo Estado russo) tem 51% do capital e o resto é detido por empresas alemãs. Empresa cujo CA é presidido por Schröder que, enquanto Chanceler, ajudou à concretização do negócio e, quando perdeu as eleições alemãs, ganhou um lugar chorudo no CA. Enfim … o doce charme da burguesia … O mesmo charme que seduziu Pina Moura na Iberdrola.

A crise foi originada pela decisão da Gazprom em aumentar o preço de venda do gás natural à Ucrânia, em quase cinco vezes, fazendo-o coincidir com o preço do mercado. Aparentemente a Ucrânia estaria disposta a aceitar o aumento de preços, desde que esse aumento fosse bastante faseado no tempo. Esta guerra tem contornos políticos. O preço anterior era um preço político, que visava manter a Ucrânia na esfera de interesses moscovita, e o aumento actual, embora acertando o preço com o valor de mercado, tal como a UE o paga, tem sobretudo contornos políticos (pelo timing e carácter drástico), visando influenciar os eleitores ucranianos nas próximas eleições legislativas, tentando afastar a Ucrânia da UE e dos EUA. A acusação de roubo visa sobretudo a opinião pública interna, pois a Ucrânia tem, por contrato, direito a 15% do gás que circula no seu território a título de “portagem”.

O corte afecta sobretudo o abastecimento à Europa Central e Oriental … e afectará politicamente Schröder, ligado profissionalmente à empresa que está a cortar o gás natural de que a Alemanha é consumidora em 30% das suas importações. Já não bastava a falta de ética em aceitar aquele cargo …

A cartada energética russa pode criar problemas à Europa no curto e médio prazo, mas fará certamente com que esta comece a diversificar as suas fontes, tornando-se menos dependente do gás russo. Portanto a longo prazo (*) poderá revelar-se contraproducente para a Rússia, pois os seus clientes ficarão mais precavidos sobre a sua fiabilidade comercial. Ou seja, esta guerra poderá ter (e deveria ter) o efeito da Europa rever a sua política energética de forma não ficar à mercê de diktats. Para começar terá que diversificar mais os seus fornecedores de combustíveis fósseis e, a prazo, desenvolver novas formas de energia.

Todavia o actual leque de opções é limitado. As energias renováveis actualmente industrializadas terão sempre um contributo pequeno para o consumo energético europeu. A opção nuclear permite produzir electricidade, mas não satisfazer o consumo a nível de transportes e outras utilizações. O mesmo acontecerá com a fusão nuclear, que nem daqui a 50 anos deverá estar em condições de ser utilizável. A energia marítima (ondas e correntes) ainda está numa fase muito incipiente, enquanto que a energia das marés só é possível ser captada em situações muito pontuais e restritivas.

Portanto, não haja qualquer dúvida que nos próximos 20 anos o Mundo continuará dependente dos combustíveis fósseis para produção de energia, e a Europa dependente das suas fontes de fornecimento. A solução será diversificá-las.

Voltando ao diferendo Russo-Ucraniano, a Rússia terá pouco interesse em irritar a Europa. A Europa depende dos fornecimentos russos de gás natural e petróleo, mas a Rússia depende da tecnologia e dos investimentos ocidentais. A Europa pode, a médio prazo, diversificar as suas importações de combustíveis fósseis, mas a Rússia não tem alternativas a nível de tecnologia e dos investimentos, porque nesta matéria a Europa pode ainda contar com o apoio dos EUA, muito interessados na evolução política ucraniana e numa eventual adesão daquele país à NATO e à UE. Como o corte de gás à Ucrânia afecta o abastecimento de gás à Europa, a margem de manobra dos russos não é tão grande quanto seria, se não houvesse esse efeito colateral. Em qualquer dos casos, a Ucrânia, mais tarde ou mais cedo, terá que pagar o gás natural ao preço de mercado. E mesmo que deslize para a órbita moscovita, certamente que o preço político, existente até ao fim do ano passado, não se poderá manter indefinidamente.

Resta ver qual a influência do diktat moscovita no eleitorado ucraniano. No Leste, onde a população é maioritariamente russófila, pouco irá alterar, visto essa população já ter votado massivamente contra o actual presidente. Na parte Oeste, historicamente mais ligada à Europa, o prognóstico será mais difícil. Todavia as ameaças têm, com alguma frequência, efeitos contrários àqueles que, quem as produz, espera.


(*) Nota: A longo prazo não estamos todos mortos …longo prazo, em Economia, é um prazo superior a 4 anos. Será muito pessimismo pensar nessa mortalidade geral … nem com a gripe das aves.

Publicado por Joana às janeiro 3, 2006 09:44 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/117404

Comentários

Ola, estou entrando aqui para pedir para vc mencionar meu site de paraquedismo em seu blog e alem disso para vc mencionar uma promocao para ganhar um salto de paraquedas para quem criar mais blogs, vejaem
Quer ganhar um salto de pára-quedas?
http://www.boituvaparaquedismo.com.br/promocao.doc
participe!
Nao e sorteio!

Publicado por: www.boituvaparaquedismo.com.br às janeiro 3, 2006 10:17 PM

E o pára-quedas abre-se?

Publicado por: Curioso às janeiro 3, 2006 10:23 PM

Se não abrir eles devolvem o dinheiro.

Publicado por: Incognitus às janeiro 3, 2006 10:34 PM

Passámos dos dejectos do post anterior ao gás natural. Para início de ano, parece-me que a escatologia virá um pouco em contra-ciclo.

Já agora: será que foi alguma brisa natural que trouxe o paraquedista boituva?

Publicado por: Vítor às janeiro 3, 2006 11:28 PM

A melhor maneira de ter tranquilidade é ter mais do que um ás ..o de trunfo e outros ..

Problemas entre russos e outros bem podem acontecer ..agora nós andamos a apanhar bonés pelo menos há 30 anos ... cambada de idiotas ..somos dominados por uma corja ...é o que eu digo... e os factos não desmentem..

A Bélgica que é do tamanho do Alentejo , tem os escritórios dos chefes dos chefes dos chefes dos chefes dos fiscais ... e tem 7 CENTRAIS NUCLEARES ACTIVAS ... 1 Desactivada ... num território do tamanho do Alentejo...é moli ?

Agora .. para eles ... claro que lhes interessa vender a ideia do papão ... chi.. é uma coisa perigosíssima , corta-se uma cabeça e nascem 7 ..

Claro que lhes interessa menos concorrência ..
Lembro-me que Portugal é um dos 25 maiores produtores de urânio do mundo .. que vendemos por déreis de mel quadro ... e compramos a pior energia que existe.. a mais destruidora .. por uma fortuna que obviamente não temos ...que utilidade não poderia ser dada à fortuna que se gasta diariamente ... eu acredito que se está a gastar perto de uma tonelada por segundo de combustiveis fósseis apenas para produzir electricidade ..

Portugal parece uma empresa de distribuição de pizzas em chevrolets a gastar 20 l aos cem....vai longe .. né ?

O Py sabe de certeza ou arranja um jeito de saber qts toneladas de combustiveis fósseis são queimados em Portugal só para produzir electricidade...

Se tivessemos energia nuclear ( não timidamente .. abundante .... non abiate paura ) ...teriamos uma electricidade limpa... , de boa qualidade ( estável), barata ...independente ...A Russia podia continuar a batatada dela .. ( quem semeia ventos colhe tempestades , qualquer dia explode uma antónica )

Tem muita gente interessada no caos .. Chavez , Evo Morales ..vários do médio oriente ..na asia.. ...todos com a mão na tomada , mestres da chantagem... se dá para para o torto ... e cada vez parece mais próximo ... ( a ousadia do lider iraniano que nega o holocusto ) os preços dos combustiveis fosseis .. podem ir até que preço ? ninguém sabe ...

Move galera .... a gente tem que mooooooverrrrr

Ah .. e podemos fazer as nossas centrais coladas as dos espanhois que estão praticamente encostados na nossa fronteira .. assim se por uma hipotese remota houvesse merd* como os ventos dominantes são para lá ... eehehe.. com espanha nem bons ventos nem bons casamentos...

Ei rantanplan .. calma meu véio ... nada de te pôr a mostrar os dentes ... diz-me mas é .. ( já são muitas tarefas .. bem que podias encostar uns dias ..o Maldacena ..e dar conta do recado rsss)qts toneladas de comb. fosseis são queimados por ano .. ou por segundo .. como queiras ( um grau de dificuldade nada comparado com o Mal da cena )para fazer electricidade ..?

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 01:29 AM


" Ou seja, esta guerra poderá ter (e deveria ter) o efeito da Europa rever a sua política energética de forma não ficar à mercê de diktats. Para começar terá que diversificar mais os seus fornecedores de combustíveis fósseis e, a prazo, desenvolver novas formas de energia. "

Típico. Diversificar, desenvolver novas, etc...

Em termos energéticos, nunca, mas mesmo nunca, se pôe a hipótese de reduzir consumos. A ideia é sempre ir buscar o mesmo (ou mais) a outros lados.

É nestes pormenores que a ecologia e a economia não podem estar de acordo.

E olhe que quem tem razão é a ecologia (salvo algum milagre tecnológico imprevisto que venha baralhar as contas...).

Publicado por: J P Castro às janeiro 4, 2006 01:34 AM

Oioi JP Castro ..

olha lá ..nunca ouviste falar em win win ? ambas as partes ganham ?

"...É nestes pormenores que a ecologia e a economia não podem estar de acordo...."
Publicado por: J P Castro às janeiro 4, 2006 01:34 AM

O processo de sequestro de Carbono que estou a desenvolver prevê uma redução de 30 % na utilização de fertilizantes químicos( nos locais de incidência da acção) . Ora como sabes a produção de adubos quimicos é um dos maiores consumidores de energia .
Como vês é possível... a economia e a ecologia andarem de mãos dadas ..

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 01:58 AM

Cush, claro que há. Através de soluções como essas (os tais milagres tecnológicos...). Eu disse é que, na ausência de tais "milagres" (imagina que a tua solução não funciona), nunca estão de acordo sobre o que fazer.

O "pormenor" em causa é o facto de a economia nunca ver uma redução da sua actividade como solução. A ecologia, ao contrário, prevê que um dano excessivo nos recursos naturais provoca uma diminuição da espécie em causa (a humana). Logo, reduzir antes evita a redução forçada depois.

Só que os economistas pensam sempre num prazo curto (os tais quatro anos de que fala a Joana) e, no entanto, são eles que influenciam as políticas de fundo.

Só desviam da parede quando já não podem travar... Entretanto, confiam que vai haver sempre "milagres científicos" que vão surgir e a parede desaparece.

Um dia destes, chocam com a parede...

Publicado por: J P Castro às janeiro 4, 2006 02:50 AM

Por outras palavras,

não devíamos estar a descobrir como sequestrar mais carbono porque as emissões estão a aumentar demais.

Devíamos estar a aumentar as emissões depois de sabermos como sequestrar mais carbono.

Publicado por: J P Castro às janeiro 4, 2006 02:54 AM

...O "pormenor" em causa é o facto de a economia nunca ver uma redução da sua actividade como solução...

Publicado por: J P Castro às janeiro 4, 2006 02:50 AM

Parece que o grande desafio da economia é o crescimento continuo.. é o que todos tentam..

Sabes o que eu acho ... deveria haver mudanças de hábitos ... mais radicais ...por exemplo .. eu acho ... ( lá vão vcs dar risada .. mas eu não sofro do sindrome de dawn.. ) que coisas como lixo deveriam ser tornadas ilegais ...
Quem fosse apanhado com um saco de lixo na mão era como ser apanhado com um sabonete de haxixe... rsss...
Imaginem que é possivel... o maior problema do lixo está nas embalagens ...( 90% do lixo são embalagens .. a maior parte restante é orgânico.. sobram pouquíssimas coisas ) seria um desafio para as empresas fornecedoras de produtos ultrapassarem essa situação ... mas não é nada comparável ao Mal da cena ...aquilo sim ... é complexo pá porra.. imaginem que os camiões do lixo eram proibidos .. a malta ia-se virar.. e o lixo ia desaparecer .como ? chamem o Mal da cena que ele resolve com uma perna às costas ..... rapaiz .. aquilo é complicado como o big bang...

Posso dizer uma asneirada ?? Eu não acredito na teoria do big bang !! é que os astros são todos redondinhos .. e se escaqueirarmos um grande pedaço de uma qualquer rocha , não achamos nem um unico pedaço redondinho...
Eu acho que a teoria em que se baseia o big bang é um tal de espectro de uma cor ... cá volta o Mal da cena ... mas como eles sabem que o universo não tem uma especie de pulsar .. que umas vezes expande .. e outras diminui .. ou por exemplo que existe um movimento qualquer que provoca esse efeito mas que crie uma ilusão ?

A mim no meu espirito Mand rak iano , parece-me muito mais lógico que os astros se formam por aglutinação de particulas ... buracos negros que meia volta volta e meia podem criar novas galáxias ..etc ...

hum... beijo i'mortal...

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 03:29 AM

Para ajudar à compreensão do litígio, vou deixar aqui uma cronologia do Público.

O que a Joana diz é muito interessante, mas não vejo onde é que a Europa vai buscar fornecedores alternativos de gás natural mais seguros do que a Rússia. Além disso, com o projecto de oito mil milhões de euros do gasoduto do Báltico em execução, alternativas para quê?

Quanto à natureza política do caso, não vejo onde está a surpresa. É coisa que já se esperava há muito tempo. O preço baixo do gás é que era um preço de favor. E favores só se fazem aos amigos.
O facto de a Rússia pretender que a Ucrânia pague o gás ao preço do mercado é, pelo menos, mais legítimo do que o boicote americano a Cuba e a chantagem da Casa Branca (cada vez menos eficaz, diga-se) sobre os países e empresas que acreditam na liberdade do comércio internacional.

A casmurrice ucraniana inicial resultou do facto de Iuchtchenko pensar que podia bater o pé a Moscovo e que os EUA e a UE iriam em passo acelerado em seu auxílio.
O pobre coitado já teve que mudar de estratégia (e de cara), quando percebeu que isto já não é a guerra fria e que, tanto para os EUA como para a UE, a Ucrânia é um peso mosca, se posta em confronto com a Rússia.

Em dois períodos que escreveu, percebe-se que a Joana não domina muito bem o dossiê das relações EUA-Rússia e que sobrevaloriza o papel da Europa nesse contexto. Já pensou por que é que a UE e os EUA disseram que não se metiam no imbróglio e o que é que significa despachar a Ucrânia mandando-a falar com a Rússia?
Imagine o recreio de uma escola e um franganote a provocar um dos latagões repetentes, convencido de que, se fizer queixinhas, a professora acode em seu socorro. Agora imagine que, apesar da iminência da carolada, a professora diz para o franganote: «Não quero saber de nada. Entende-te lá com ele»...

A cara (e o tom) do Iuchtchenko, nos encontros com os jornalistas, antes e depois da «queixa», diz tudo.

Vamos, então, ao texto do Público:

- A Gazprom informa a Ucrânia, em 8 de Junho de 2005, que quer pôr termo a um acordo segundo o qual Kiev recebe quase 25 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano em troca de servir como país de trânsito para o gás russo destinado à Europa. A empresa disse pretender aumentar os preços de venda de gás para "níveis europeus" e exigiu que Kiev pague (ao novo preço) os 7800 milhões metros cúbicos de gás armazenados nos seus reservatórios subterrâneos.

- O gigante russo anuncia, no início de Julho, que vai reduzir unilateralmente as suas remessas de gás à Ucrânia, para compensar a perda de 7800 milhões de m3 de gás, objecto de litígio. A principal sociedade de gás ucraniana, a Naftogaz, avisa que vai reduzir as exportações de gás russo para a Europa, se Moscovo levar por diante esta ameaça.

- Em meados de Julho, a Gazprom anuncia ter obtido da Ucrânia a assinatura de um acordo "completo e definitivo" sobre o stock de gás russo bloqueado.

- Em 23 de Novembro, Moscovo propõe que o seu gás, tal como o trânsito via Ucrânia, sejam pagos em dinheiro mas exige um aumento da tarifa das remessas de gás para 160 dólares por mil metros cúbicos. Não há acordo. No dia seguinte, o vice-presidente da Gazprom, Alexander Medvedev, qualifica de "roubo" e de "pirataria" a declaração de Kiev de querer servir-se directamente do gasoduto que passa pela Ucrânia em direcção à Europa, caso a Rússia interrompa as suas remessas. O chefe da Naftogaz, Olexi Ivchenko, rejeita os "ultimatos" de Moscovo.

- Em meados de Dezembro, o patrão da Gazprom, Alexei Miller, ameaça cessar as entregas à Ucrânia, a partir de 1 de Janeiro de 2006, se Kiev não assinar o contrato proposto até ao fim de 2005. Insiste que é possível chegar a um compromisso, se Kiev relançar o projecto de um consórcio russo-ucraniano-alemão, criado em 2002 e que prevê participação russa na gestão dos gasodutos ucranianos.

- A Gazprom estica a corda no dia 14 de Dezembro, anunciando um aumento abrupto dos preços, em 2006, para 230 dólares por mil metros cúbicos de gás fornecido à Ucrânia. No dia seguinte, rejeita uma proposta de Kiev de criação de uma empresa mista para distribuir parte do gás russo destinado aos ucranianos.

- O primeiro-ministro ucraniano, Iuri Ekhanurov, apela à mediação do Presidente russo, Vladimir Putin, um dia depois do Natal, pedindo-lhe que "influencie a Rússia para passar normal e gradualmente a novas relações no sector do gás". O mesmo Ekhanurov afirma, no dia seguinte, que Kiev tem o direito, por contrato, a 15 por cento do gás russo que transita pelo seu território em direcção à Europa. Putin e o seu homólogo ucraniano, Viktor Iuchtchenko, falam ao telefone.

- No dia 28 de Dezembro, Kiev apela à intervenção de Washington se a Gazprom cortar o gás à Ucrânia. No dia seguinte, Putin propõe um empréstimo para que a Ucrânia possa fazer face ao aumento do preço do gás. No último dia do ano, Putin faz "a última oferta" aos ucranianos, propondo adiar em três meses a questão do aumento das tarifas.

- A Gazprom inicia restrições ao abastecimento de gás à Ucrânia no primeiro dia de 2006. Vários países europeus dão conta de uma diminuição dos fornecimentos de gás russo via Ucrânia.

Publicado por: (M) às janeiro 4, 2006 04:36 AM

Bom dia. Cushão, arranjas-me mais trabalhos e eu passo para uma de idéefixe, tá? E vou ter com o meu Obelix que é um porreirão...

Eu só vou esclarecer quanto CO2 Portugal tem andado a mandar para o ar nos últimos dez anos, por causa da miopia da TIR do eucaliptal, já sei quanto C Portugal pode fixar em média por ano e também já sei que se passarmos da gula e da luxúria dos 300 000 ha por ano que estão a arder para uns razoáveis 50 000 ha, o Carbono que vai ser fixado pelos matos e povoamentos jovens vai transformar Portugal numa sink (sorvedouro) de Carbono da Europa, e acho que já chega.

Quanto à outra parte: quanto gastamos, creio que o (M) e outros, se estiverem para aí voltados, darão contribuições muito melhores do que eu poderia dar. E a Joana, klaro.

Criou-se um absurdo de Boliqueime que é os dinheiros da CEE terem sido sobretudo gastos em carrões, que gastam petróleo que não importamos, e segundas e terceiras e quartas casas para os chicoespertos, que ainda por cima passam a vida a circular de carrão entre as várias.

A somar a isto vai de escalitrar aquilo tudo lá para o Centro e o Norte, que tem uma rotação de 8-10 anos e dá um jeitão deitar fogo aquilo tudo para rentabilizar os trabalhos de exploração...

Isto foi o cavaquismo, mais, reconheço, uma rede viária boa, mais, também reconheço, o triste deixar cair das linhas férreas, mais tudo o que não se fez.

Que tristeza! Em vez de aproveitar a nossa excelente indústria de moldes para passar a fazer os fogóes solares mais giros e eficientes da europa, produtos medicinais com resina (biofuel era num sentido lato meu, é como o esquentador Vulcano a biogás...).

Mas sou favorável à energia nuklear sim, em vez de darem kabo do Sabor, por exemplo. mas também me irrita fikar dependente de tecnologia estrangeira.

Portanto acho que o volume de investimento numa central nuclear deve ser compensado com igual investimento em energias alternativas.

Eu gosto de ver akelas ventoínhas a girar...

E depois eu estou é preocupado com o Médio Oriente, só me faltava ter de passar pela vergonha de assistir im(ex)plosão do berço da civilização, e devia estar a estudar religiões mas o Carbono e o Kyoto não me deixam.

JP tens toda a razão a Economia deve aprender com a Ecologia, o nomos deve subordinar-se ao logos.

Lá no Bloco kuando eu disse isto fikaram lívidos! Mas eu depois fiz umas koisas para eles ganharem cor...

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 10:01 AM

(agora andam a flashar:) lívido/cor)

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 10:21 AM

Cushão, a esfera tem uma propriedade única: para um dado volume minimiza absolutamente a superfície exterior.

Agora engraçado é os favos de mel.

As abelhas estão todas a fazer furinhos redondos ao mesmo tempo na cera e pelos efeitos de contacto tangencial a malha sai hexagonal.

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 10:25 AM

Não me parece que Schroeder tenha cometido alguma falta de ética ao aceitar trabalhar para a Gazprom.

É evidente que, quando alguma empresa contrata um indivíduo, usa o curriculum prévio desse indivíduo como recomendação. Logo, a Gazprom agiu de forma natural, de acordo com as regras normais na economia.

Também, não se pode exigir de um indivíduo que trate os seus empregos políticos (no caso de Schrer, o facto de ter sido primeiro-ministro) como não fazendo parte do seu curriculum. Schrôder ganhou experiência e saber enquanto foi primeiro-ministro, e é legítimo que use essa experiência e esse saber nos seus empregos futuros. Tal como faria com a experiência e com o saber adquiridos em qualquer outro emprego prévio que tivesse tido.

Schroeder não está a ser contraditório: ele está a defender, enquanto trabalhador da Gazprom, o mesmo projeto e os mesmos valores que defendeu enquanto primeiro-ministro. Logo, também não pode ser acusado de virar a casaca.

Finalmente, Schroeder também não está a cometer a imoralidade que Joaquim Pina Moura, muitos professores universitários portugueses, e muitíssimos médicos portugueses, cometem: trabalhar simultâneamente para o setor público e para uma empresa privada. Schroeder teve um emprego no setor público, agora tem outro emprego numa empresa privada. Não trabalha simultâneamente para dois patrões, muito menos para dois patrões concorrentes.

Logo, não há nenhuma falta de ética naquilo que Schroeder fez. Quem o acusa é que está a cair no disparate de pretender políticos virginais - que, depois de abandonarem o seu cargo político, se reformem, ou então se dediquem, quem sabe, a ser varedores de ruas.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 4, 2006 10:47 AM

oops

"que gastam petróleo que não importamos"

ando a fazer sínteses hiper-compactas que desvirtuam o sentido

queria dizer

que gastam petróleo que não temos e importamos

uma elipse quase letal

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 10:49 AM

Posso dizer uma asneirada ?? Eu não acredito na teoria do big bang !! é que os astros são todos redondinhos .. e se escaqueirarmos um grande pedaço de uma qualquer rocha , não achamos nem um unico pedaço redondinho...

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 03:29 AM
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Tem razão. É, de facto, uma asneirada.
A teoria do big bang não radica na explosão de um bloco sólido, mas sim na de uma massa em fusão a temperaturas elevadas ao extremo. Falamos, portanto, de qualquer coisa parecida com o estado líquido, senão, mesmo, do estado gasoso.
Limitando-me aos astros, de acordo com essa teoria, a explosão inicial teria atirado para o espaço inúmeras «gotas» de matéria em fusão, as quais, devido ao movimento e ao vácuo, teriam forçosamente que adquirir a forma esférica.
A Terra é, ainda hoje, uma esfera em fusão. A camada sólida da terra equivale à pele de uma maçã. Por baixo disso, o mais sólido que se encontra é a lava.

Outro caso é o dos asteróides. Não são redondinhos porque resultam de caramboladas no espaço entre cometas e planetas.

Publicado por: (M) às janeiro 4, 2006 11:20 AM

O despertador acordou-me com as notícias das onze.
Afinal, como eu esperava, o tal pseudo-litígio do gás já está resolvido e sem dramas.
A Ucrânia paga o que tem que pagar, a Gazprom mantem as torneiras abertas e a Europa pode dormir descansada.
Não se pode acreditar em tudo o que se lê nos jornais...

É que este conflito não interessava nada à Ucrânia nem à Gazprom. No limite e a médio prazo, a não existir acordo, a Gazprom iria deslocar todas as infraestruturas que possui em território ucraniano. Seria uma péssima solução económica para a Ucrânia e para a companhia russa. E, como dizia um certo sujeito, a condição económica é dominante.

Publicado por: (M) às janeiro 4, 2006 11:34 AM

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1243667

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 11:58 AM

Ao escrever que Schroeder está «ligado profissionalmente à empresa que está a cortar o gás natural de que a Alemanha é consumidora em 30% das suas importações», a Joana está a induzir em erro os seus leitores mais confiantes.

É certo que a formulação obedece ao estilo «dá para tudo» que a Joana já confessou utilizar com frequência. Em termos meramente semânticos, é verdade que existe uma ligação que poderemos considerar de natureza profissional entre o ex-chanceler e a Gazprom. Mas o que se passa, na realidade, não é exactamente o que Joana quer que se leia. Schroeder está ligado a uma outra empresa (por acaso ainda sem actividade no fornecimento de gás) onde a Gazprom tem uma participação de 51%.
Ou seja, o âmbito de actuação de Schroeder não tem qualquer relação directa com as torneiras dos gasodutos ucranianos.
É um pormenor que tem importância quando se trata do bom nome das pessoas. Mesmo das que não conhecemos, mesmos dos nossos adversários políticos.

A empresa presidida por Schroeder é a Northern European Gas Pipeline Company, que está a construir o gasoduto do Báltico. Duas empresas alemãs, a BASF e a E.ON, repartem entre si 49% do capital.

Onde a Joana vê um mero emprego de Schroeder viram os negociadores alemães a necessidade de assegurar um posto de controlo de um projecto de importância estratégica para a Alemanha.
Um posto que tinha que ser ocupado por alguém com o conhecimento, o sentido de Estado e a autoridade política de Schroeder.

Publicado por: (M) às janeiro 4, 2006 12:12 PM

Através das células de hidrogénio, cuja investigação está a avançar em passos largos (bem financiada e vista pela indústria automóvel como sendo "o futuro"), será possível fazer com que a energia electrica da fusão nuclear (e, aliás, de qualquer fonte) seja utilizada na transportação.

Através das células de hidrogénio, mesmo que se continue a usar petroleo, vai ser poupada muita energia, devido a questões de economia de escala: os ganhos de centralizar a queima do petroleo ainda não são maiores que ineficiência adicional das células de hidrogénio, mas os investigadores desta área pensam que isso vai mudar em poucos(!) anos.

Publicado por: Alfredo às janeiro 4, 2006 12:42 PM

acho muito bem, e espero que os portugueses lhes dê para dar um baile de inovação

(sem esquecer os diamantes do Império claro, na Torre de Belém!)

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 01:22 PM

(mas kalma, só estou a falar dos que ainda ká estão)

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 01:23 PM

Py, artigo interessante sobre o novo aeroporto de Lisboa

http://www.publico.clix.pt/Homepage/Includes/Cargas/02.01.2006/sup.pdf

Publicado por: (M) às janeiro 4, 2006 02:49 PM

Ó M ... mas como se pode garantir que estava em fusão ? É a unica explicação possível ? Então pode estar errada ? Mas olha .. deixa para lá ...a galera nem numa chuva de estrelas acerta qt mais no big bang..calma...tou a brincar ... eu sou um adepto da ciência ...

Olha .. e tu sabes qts toneladas por segundo se queimam para produzir electricidade em Portugal ?

E para ti Ran Tan Plan ( vem cá pequenito simpático ...).... qts segundos custam a compra dessa tecnologia nuclear ?

Vamos ficar à espera da caridosa resposta do M para ver , ok ? Já agora ... qt custa essa tek nuk ? já tem tantos fornecedores que já deve estar em saldo...

A energia eólica é totalmente imaculada ? para além do visual , se formos ver os mapas eólicos ( e nos USA por exemplo um terreno ventoso vale o dobro de um terreno não ventoso , pq tiram duas receitas ..) . Há quem diga que hoje um bom meteorologista vale tanto como um bom geólogo...

Ora se os ventos têem canais próprios ... se os enchermos de resistência , isso não vai provocar aumento de desiquilibrios que tendem a ser compensados ? por desiquilibrios noutros lados ?
É infima a sua interferência ? Como se pode verificar isso ?
Até qd vamos ficar a brincar com a atmosfera ? que parece ser bem mais fina que uma folha de glad à volta de uma bola de basket...

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 03:11 PM

Alfredo às janeiro 4, 2006 12:42 PM

"Através das células de hidrogénio, mesmo que se continue a usar petroleo, vai ser poupada muita energia, devido a questões de economia de escala"

Não percebo bem como é que se pode conseguir isto. Você pode queimar petróleo numa central térmica para produzir eletricidade, com uma eficiência típica (é o melhor que se consegue) de 40%. Depois você usa essa eletricidade para dissociar água em oxigénio e hidrogénio: esse processo terá sem dúvida uma eficiência menor que 100%. Depois você queima o hidrogénio numa célula de combustível, produzindo eletricidade, com uma eficiência penso que também da ordem dos 40%. Finalmente você transforma a eletricidade em movimento de rodas, som uma eficiência que não deve ir além dos 40%. Soma total, a sua eficiência não deve ir além dos
0,4 x 0,4 x 0,4 = 6,4%. Isto é miserável, certamente menor do que a eficiência de um motor de combustão interna, que anda (penso) pelo 20%.

Por favor explique onde está o meu erro.

Já agora: como ficou a Manuela Magno? Não ouvi ontem nenhuma notícia sobre o caso dela.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 4, 2006 03:39 PM

“Para mim, um Paço Arquiano é alguém que tropeça, que não recebe a sabedoria à partida, porque se a recebesse não seria Paço Arquiano, mas apenas um sábio. Os Paço Arquianos são Paço Arquianos porque, não tendo a sabedoria, a procuram, querem e amam” - Quitéria Barbuda in “Os Eleitos”, Revista “Espírito”, nº 24, 2006

Publicado por: Brigada Bigornas às janeiro 4, 2006 04:15 PM

"Eu ainda sou do tempo em que os "homens maus" iam de férias, de borla, para o Tarrafal. Porque é que agora as Férias no Tarrafal são só para os homens ricos (políticos corruptos incluidos)? " - Quitéria Barbuda in "Gente que não interessa", Revista "Espírito", nº 1, 2005.

Publicado por: Brigada Bigornas às janeiro 4, 2006 04:19 PM

O teu erro Lavourinha está em que tu partes de uma permissa que pode ser alterada , se usares energia a partir de fontes renovaveis , ou nuclear , para a produção de hidrógenio... vai haver uma redução brutal de queima de combustiveis fósseis...entendu ?pergunta ao Luis dragonqueen .. palpita-me que ele te explica...estas inanidades ( para ti )labirinticas

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 04:22 PM

Quem é burro pede a Deus que o mate e ao Diabo que o carregue..

beijo mortal

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 04:24 PM

Luís Lavoura:

Ainda não vi o acórdão do Tribunal, mas disseram-me que nem sequer respondeu aos argumentos do recurso.
Vai estar na página do TC, sob 2006 (http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/acordaos/), espero que para breve.

O único candidato que se pronunciou foi o Garcia Pereira, que a aliás foi favorável às pretensões da Manuela e do Luís Filipe Guerra.

Quanto às células de Hidrogénio: a eficiência total das cálulas (comparável aos 20% do motor de combustão) é de 38%. Assim sendo a comparação a fazer é entre 40%*38% face a 20%, ou seja cerca de 16% a comparar com 20% (Por enquanto ainda não valem a pena). MAS se as células aumentarem um tanto a sua eficiência (e pensa-se que tal é possível), começam a ser mais rentáveis, mesmo para o petroleo. Nalgumas conferências vi representantes das indústrias petrolíferas a mostrarem entusiasmo com esta possibilidade.

Publicado por: Alfredo às janeiro 4, 2006 05:49 PM

caro (M) eu noutro dia depois de me ter passado o choque emocional a priori dos sobreiros mandei logo dois rekados para o "topo" sobre Rio Frio.É claro que do topo nunka me respondem porque acham que comigo é sempre tudo perigosíssimo... mas tomam nota.

Fiz uma belíssima sonekona e tenho bacalhau à Gomes de Sá para o jantar.

Eu essa koisa das enetgias todas não é comigo pá, eu só trato de akalmar o Dragão, dizer-lhe que está-se mesmo a ver que o viagara faz mal ao coração, que ainda existe a lógika do vinho do Porto, enfim essas coisas.

Tou apanhadão pelo truque do Maldacena, cushinho, se te aparecer aí uma koisa a brilhar às eskuras não me dês com a vassoura, tá? è que seu emandar um malho num espaço hiperbólico...


Publicado por: py às janeiro 4, 2006 07:23 PM

Quanto a isso dos rendimentos de transformação (ou eficiências) houve uma altura que eu sabia bastante de fisiologia vegetal e bioquímica. E andava a morder-me porque é que koisas tão chiques como a fotossíntese que se passa nos tilacóides e no estroma dos cloroplastos (que se pensa que eram antigos procariontes que ficaram integrados simbioticamente nas células vegetais) só tinha rendimento de cerca de 40%, o mesmo em relação ao processo de respiração celular que se passa nos mitocôndrios (que também se pensa que eram procariontes integrados simbioticamente nas células, tanto vegetais, como animais).

Foi então que li no Joel de Rosnay a designada Lei de Lotka que estabelecesse que rendimentos de 50% correspondem à máxima potência...

eheh

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 07:32 PM

isto das sonekas dá muitas gralhas:

estabelece

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 07:34 PM

(corujinha não tenhas medo de kapikuar que eu te garanto que o Cush não te faz mal, que eu já lhe disse uma koisa. E agora Cush ouve lá: hoje já cá teve e amanhã volta a estar um rapaz de 28 anos que me está a ajudar a conferir aquelas contas todas do Carbono; se faz favor nada de ciúmes porque no pasa nada, certo? E eu preciso dele senão dá-me tédio. É que o outro eu nem sei o que lhe fizeste porque desapareceu, tira-lhe lá o feitiço se for o caso, tá?)

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 07:43 PM

Poça, Py – ele é bacalhau à Gomes de Sá, ele é pão de ló, ele é queijo de Niza...

Esse colesterol todo exige muito exercício, presumo.

# : - ))

Publicado por: (M) às janeiro 4, 2006 07:55 PM

... o bacalhau estava óptimo, já foi.

Agora tenho ali um livro chamado o Príncipe Rosa-Cruz, escrito pelo Braga Gonçalves na prisa que vou folhear, eu tenho muita atenção aos livros escritos na prisão (até já preparei o meu, não vá isto dar para o torto).

Até amanhã a tod@s e boas...

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 08:16 PM

(a mordiskar um queijo de Nisa:)

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 08:18 PM

Alfredo, já estou de panfufas, mas vim aqui dizer-te que vocês lá e a Manuela Magno pensem muito bem e durmam umas noites antes de decidir o que quer que seja. Há derrotas aparentes no presente que são vitórias profundas, em relação ao futuro.

(e em relação ao que eu disse lá para atrás, não te esqueças que eu escrevi "se me apetecer", o que passa por juíxos muito subjectivos ligados ao meu nariz... e ao resultado da 1ª volta)

Publicado por: py às janeiro 4, 2006 08:43 PM

http://manuelamagno.blogspot.com/

A decisão do TC e alguns comentários...

Publicado por: Alfredo às janeiro 4, 2006 09:46 PM

"..Há derrotas aparentes no presente que são vitórias profundas, em relação ao futuro..."

Tb acredito nisto....acho que vais gostar da surpresa que tenho para ti...acho.. não .. tenho a certeza ..

Ouço Ive Mendes ...o tema é "Lua" que som ..

Don't go too fast ..
This love is stronger ..
Te protegi te busquei..
Volta pra mim ..

Tem uma onda meio massive attack..

Engraçado a Lua no hemisfério sul não é mentirosa ...
E quando é lua nova ou crescente como hoje , ela aparece na horizontal ....e parece um cálice... d'amor...

Por falar nisso .. conheces o stellarium ? baixa esse programa e vê as estrelas ..as constelações em tempo real...é muito doido ...

Olha não podes meter uma cunha ao (M) para ele dizer os valores ? Aqueles dali de cima .. tenho uma curiosidade ...
Anda (M)sinho contas para mim ??como eu sou sacaninha ...!!! Ou vais-me deixar na ignorância?

E vc minha rainha ( ex esposa) e profunda conhecedora Semiramis , serieis vós capaz de me satisfazer esta curiosidade ?? viu como eu já eliminei o avacalhamento ? O Caboclo Capiroba ... fiz-lhe uma magia ( não ao corujinha que "parece" sossegadinho)... que puf..pas de nouvelles...
Só espero que ele se dê bem com as "trocas" que anda a fazer.... vai dar com certeza ...tb lhe asseguro ... se levar um estalo ... dará a outra face ...e sentir-se-á feliz mais uma vez...pq de alguma forma partilha ... o que "pode" ser para o bem comum ...

Ciúmes ?? infelizmente não me lembro de sentir...rapaiz ... estou a precisar de momentos de felicidade ... nem só de pão vive o homem...

Agora toca ..."você"...

Você é um presente
.. pra mim ..
Life is you
to my heart...

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 10:49 PM

Ética??!!!
Ah, pois...

Publicado por: Senaquerib às janeiro 4, 2006 11:49 PM

ui ui esta é minha ...

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 11:51 PM

plim*plim*

Publicado por: Cush às janeiro 4, 2006 11:52 PM


Está ultrapassado o diferendo entre a Rússia e a Ucrânia quanto ao fornecimento de gás natural. A Ucrânia acabou por aceitar a subida dos preços imposta pela Rússia para 2006.

O responsável pela companhia estatal russa Gazprom, Alexei Miller, anunciou em conferência de imprensa o acordo alcançado com companhia ucraniana Naftogaz, referindo que o preço estabelecido é de 230 dólares por 1000 m3 de gás.

O anúncio do acordo foi feito depois de a Rússia ter interrompido no domingo o fornecimento de gás natural ao país vizinho, na sequência da rejeição ucraniana à pretensão russa de aumentar o seu preço mais de 400 por cento.

10:43 4 Janeiro 2006 - Expresso On Line

Publicado por: Senaquerib às janeiro 4, 2006 11:56 PM

Lá se foi o espírito do post por água abaixo.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 4, 2006 11:59 PM

Os economistas são assim: nem o dia seguinte conseguem prever.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 5, 2006 12:01 AM

não há nada como vir fumar um cigarro (não fumo no quarto) para fikar actualizado.

Em relação ao Médio Oriente já posso fikar mais densadao uns tempinhos: deu uma koisa no outro.

Agora vejam lá se sabem interpretar os sinais de JHVH, meninos.

Cushão, sabes que eu vou cumprir a minha promessa portanto vamos a isso. Amanhã ou depois vou passar na agência para marcar vôo para Salvador lá para 15 ou 16. Marco já hotel ou trata-se aí? Dorme bem, nas nuvens...

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 12:30 AM

densadao?

Não faço idéia do que quer dizer. Eu pensava que tinha escrito: descansado

(e quanto às festinhas do Touro, não levem a mal, ele gosta mesmo é de garinas, koisa que não sou, mas os Touros também gostam muito de amigos e depois dá-lhes para achar que têm de tomar conta deles mesmo a sério - mas não é defeito é feitio)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 12:43 AM

Cushão, só mais uma koisa. Tu leste um livro chamado O Fundador de um autor brasileiro que não me lembro o nome (sabes como é gostei tanto que emprestei a não-sei-quem), relativo à história de Tomé de Sousa, um tuga mesmo porreirão, que foi o fundador de Salvador?

Era mesmo porreiro o Tomé, a tentar consertar aquilo tudo e fez muita obra, naqueles tempos cabr*es da Inquisição.

O mais bonito é que às tantas ele andava magro e cansado e os amigos preocupados... então fizeram uma reunião... decidiram contratar-lhe uma negrinha para fazer a comida e tratar da casa, etc.

Ora as índias têm uma bunda descaída. Mas a negrinha tinha uma bikeka bem arrebitada..., foi logo outra coisa, ganhou cores, peso e energia, fez uma data de capelas, etc, e deixou uns tomézinhos antes de regressar à mãe pátria - missão cumprida! :)

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 12:53 AM

Ah e depois claro que te explico aquilo dos espaços hipérbólicos e vamos brinkar ao Maldacena, vai ser giro.

Só é pena é que o mar aí de Salvador é muito pastelão compara do com o de Fortaleza, mas pronto não se pode pedir tudo.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 01:05 AM

Eu tenho andado a fingir que não percebo, a ver se vocês se calavam...

Mas:

...com meia dúzia de centrais térmicas,...
...funcionando com quatro tipos diferentes de combustível...
...cada uma com três ou quatro grupos...
...funcionando algumas a menos de metade da capacidade...
...outra funcionando praticamente para a exportação...
...com uma produção irregular ao longo do ano...
...sem estatísticas fiáveis de consumo de combustível...

Pensavam vocês que eu ia dar-me ao trabalho de calcular as tais toneladas/segundo?
Podem tirar o cavalinho da chuva.
Prefiro ocupar o tempo a mordiscar um painho alentejano e a empurrá-lo com um tinto da Granja.

Publicado por: (M) às janeiro 5, 2006 01:14 AM

ei .. nos sonhos dos anjos ??
Não não li .. mas deve ser bom .. é do Aydano Roriz ??..rss... vou procurar...

Qt ao mar .. queres ondas ?? não faltam .. colada a casa do Carlinhos Brown na praia do " buracão"...tem acção total..

Eu amanhã vou ver uns hoteis.. e digo-te qq coisa ..o outro onde ficaste era junto ao teatro Castro Alves(o que recitava com cara e voz de orgasmo...) , o maior espaço de espectáculos da américa latina... o jardim é o Campo Grande..Punctuated ?com certeza...!!

Olha olha viste o com do (M)?

Ó (M)sinho não precisa de ser por segundo .. pode ser por ano .. se ficar mais fácil.. depois o meu amigo especialista em matemática faz a conta de cabeça em três segundos..não mais .. garantidamente ...

Mas será que ninguém sabe ? Andamos à deriva ??
Espero que desta vez minha princesa Semiramis, nos mostres o que é cultura multidisciplinar ..vá lá .. please...é verdade ...gostaste do meu hiperplágio ?


Vixe ... são 22.43 e tenho 2 homens e uma mulher na minha cama ... e eu aqui...e agora ??bazo ?ou parto a louça toda ?

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 01:50 AM

estarei a ficar viciado ?

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 01:51 AM

plim*plim*

Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 01:52 AM

.com meia dúzia de centrais térmicas,...

Só ?? se fossem 600...

.funcionando com quatro tipos diferentes de combustível...

Atão... carvão.. gas.. fuel..qual me escapa ??

cada uma com três ou quatro grupos...

???

...funcionando algumas a menos de metade da capacidade...

aqui tb não é dificil...rss 1/2 .. né Py ?

...outra funcionando praticamente para a exportação...

Isto já não sabia ... para quem ? para Angola ?? em pó ??

...com uma produção irregular ao longo do ano...

esta permissa é perversa .. chamamos o mal da cena ?
...sem estatísticas fiáveis de consumo de combustível...

Andamos à deriva ??


Cheira-me a smoke in the air ....

sabem fazer SOS em código morse ?? traço ponto traço ?

Publicado por: Cushão às janeiro 5, 2006 02:43 AM

isso Campo Grande... punctuated*!

Acho que é Roriz sim, mas não tenho a certeza. o título é O Fundador, e é muita bom.

Eu depois descubro-te esses números mas só depois de akabar a economia do Carbono

premissa
malukão!

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 09:34 AM

... mas portanto quero fikar num hotel que fique à mão para ti, então temos tanto para conversar e fazer acontecer

Olha lá é preciso alguma vacina especial? Espero bem que não.

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 09:57 AM

mas portanto:

1. vacinas não tomo
2. testamento também já não faço, os meus irmãos que se divirtam...
3. uf, já comecei a despachar koisas...

Publicado por: py às janeiro 5, 2006 10:23 AM

Premissa ... gracias... desejo correcções...
A prática da escrita é sensacional.. qd comecei a escrever no bananabeco, no principio era gozado a torto e a direito... depois vinguei-me ... a única que coisa que ainda não sei muito bem são os acentos ... às vezes são importantíssimos ..( por exemplo ... vamos comer à Rosa ? ou vamos comer a Rosa ? ai ai quem dera .. esta musa ,me inspirou na White Cat, with crystal eyes... na Fever, burning my brain...rsss) às vezes fico conf*dido ,outras vezes não sei bem para que servem...mas tb não tenho saco para escrever no word .. aproveitar o corrector ...prefiro ir assim ... fazendo uns plágios .. e puxando pelo cérebro esponjoso..rss

Vacinas ?? sim claro ... contra a loucura .. rss

Hotel perto sim claro ...obviously...com tanto para falar e FAZER ACONTECER....

Vou sair... vou até ao Lacerda...preciso me elevar...Depois .. vou na Igreja de S. Francisco e vou comer um acarajé....no principio .. olhava para o acarajé e aquilo fazia-me impressão depois descobri que era massa feita de feijão frade ... é tudo tão piscológico ... né ?

PS Princesa ... já não preciso dos teus serviços ... o Py disse que ia ver esses nºs... para mim...
Puntuated ? Com certeza ... nossa ...

...
para mim ...
caindo no abismo ..
no abismo do amor...

rsss é uma letra que ando a fazer ...


Publicado por: Cush às janeiro 5, 2006 02:33 PM

... então eu comecei a fazer uma mala de Verão (que bom!) de geometria variável (?)

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 06:13 PM

... as sandálias e os remédios tropicais já tão!

Publicado por: py às janeiro 7, 2006 07:43 PM

... os livros que é o mais difícil, já tão enkaminhados. Não levo koisas técnicas e regressa a Sofia. Ainda tenho de comprar a Grazia Mendes...

Publicado por: py às janeiro 8, 2006 02:06 PM

... com isto dos livros tramei-me, deskobri que podia levar 2*30 kg= 60kg! Ora kaminho do meio: 1/2*60=30, mas ainda é mais 19 do que eu estava a pensar! Ora os livros vão crescer... mas só um pouco.

Os cd's já estão a 80%...

Cushão os sinais não podiam ser melhores, pequenas koisas embaraçadas desembaraçam-se à primeira...

Mas claro que até ao lavar dos cestos são vindimas... para caranguejo com ascendente virgem...

Achas que é preciso botas?

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:52 PM

Que bom poder ler de novo O Mundo de Sofia com kalma, enquanto o Cush vai para as garinas...

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:54 PM

(aquele 19 lá em cima era para ser 10)

Publicado por: py às janeiro 10, 2006 09:54 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)