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abril 18, 2005

Choque Tecnológico em Xeque

O Secretário de Estado da Educação afirmou hoje que cerca de 20 por cento dos 121.599 professores cometeram erros no preenchimento da candidatura ao concurso nacional para colocação nas escolas. A Direcção Geral dos Recursos Humanos de Educação (DGHRE) assegurou que deu apoio directo (esclarecimentos e explicações) a um em cada três candidatos, pelo menos uma vez, tendo sido feitos 47 mil contactos entre os candidatos e o Ministério da Educação, 31 mil através do centro de atendimento telefónico, três mil na loja DGRHE e 13 mil por e-mail. Isto apesar da actual equipa do Ministério da Educação, segundo indicou, não ter introduzido qualquer alteração ao modelo de concursos organizado pelo anterior Governo.

Portanto os principais protagonistas do Choque Tecnológico, os heróis em quem a Pátria tem os olhos postos e de quem espera que cumpram a missão exaltante de salvarem o país do pântano da desqualificação, e ensinarem as nossas crianças a sobreviverem e prosperarem num mundo cada vez mais competitivo e exigente em termos de qualificação científica e técnica, falharam ao preencher o modelo de candidatura a protagonistas desse esforço patriótico e tecnológico. E falharam apesar dos meios de aconselhamento ao seu dispor. Nem foi preciso serem confrontados com os alunos. Tombaram logo na fase dos papéis.

A menos que os papéis sejam de tal forma confusos que estejam fora do alcance do comum dos mortais. Nesse caso, antes do Choque Tecnológico, sugere-se o Choque Desburocrático.

Publicado por Joana às abril 18, 2005 07:19 PM

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Comentários

Ou mais de 1/4 dos professores são burros (o que é estatisticamente improvável) ou o processo muito obtuso (voto nesta). Agora que o sistema funciona espero que estejam a trabalhar para o corrigir, mas não na Compta!

Publicado por: Rui Martins às abril 18, 2005 08:45 PM

Provavelmente ambas as coisas

Publicado por: David às abril 18, 2005 09:02 PM

Isto é demasiado triste, nem dá vontade de comentar.

Publicado por: Mario às abril 18, 2005 09:59 PM

Primeiro têm que se dar aos professores "Choques" tecnológicos

Publicado por: David às abril 18, 2005 10:54 PM

Rui Martins: o preenchimento dos modelos de candidatura não tem a ver com a Compta. Isto não quer dizer que esses gajos não seja pouco competentes

Publicado por: David às abril 19, 2005 01:06 AM

Esses erros não me surpreendem nada. Há poucos anos, quando andava no secundário, aconteceu mais de uma vez ter correcções de provas em que eram corrigidas palavras que estavam bem escritas... Se erram em coisas tão básicas não é de surpreender que errem no preenchimento das candidaturas.

Publicado por: Daniel às abril 19, 2005 08:19 AM

Estou farta de ver erros de ortografia e concordância em notas que os professores da minha filha escrevem nos papéis dela.
Mesmo de Português.

Publicado por: Diana às abril 19, 2005 10:03 AM

Ouvi hoje na rádio que Portugal tem os piores níveis de instrução da União Europeia a 25.

Publicado por: Luís Lavoura às abril 19, 2005 10:33 AM

Deixe lá, L Lavoura. Em contrapartida são os mais caros. Em últimos numa coisa, à frente noutra.

Publicado por: AJ Nunes às abril 19, 2005 10:37 AM

Colocado por Luís Lavoura:
"Ouvi hoje na rádio que Portugal tem os piores níveis de instrução da União Europeia a 25."


Bom, há sempre uns portugueses muito espertos que andaram a dar lições de história Francesa aos professores em França. E isso para eles é prova que afinal os "tugas" até têm bastante instrução. :(

....esses portugueses frequentam este forum.

Publicado por: karl Marx às abril 19, 2005 12:55 PM

Ee ha pessoas que andam perdidas no meio das suas ideias e ainda assim pensam que estão aptos a orientar multidões.

Publicado por: Mário às abril 19, 2005 01:15 PM


Trinta anos depois do 25 de Abril, acredite que estatisticamente temos, não os 25% de professores, mas um pouco menos, talvez 20%, que são analfabetos funcionais - desconte-se aqui os habituais 5% de erros de distracção, etc.

E sim, o processo é obtuso, mas deve ser descodificado por quem tem capacidade para ensinar conhecimento "codificado", qualquer que seja a dificuldade da codificação.

Os restantes 80% agradecem não ser confundidos.

Publicado por: Manuel às abril 19, 2005 02:38 PM

Vamos lá analisar estas coisas friamente, não entremos em desespero :)

Mais importante que saber a quantidade professore "disfuncionais" será saber que matérias supostamente eles se propoem em leccionar. Talvez se descubra que é tudo pessoal de sociologia, antropologia, história... E sendo assim, não se trata de nada de anormal.

Publicado por: Mário às abril 19, 2005 04:24 PM

Vejamos a coisa estatisticamente. 80 em 100 são 16 na escala de 0 a 20.
O professor médio teria 16 valores.
Não é mau.

Publicado por: Coruja às abril 19, 2005 05:17 PM

Gostaria de sublinhar que o processo está longe de ser obtuso, sendo muito claro e transparente. Nos manuais, no apoio técnico, na disponibilização de documentação, na construção do ficheiro de preeenchimento online. Devo também dizer que foi integralmente preparado sob a responsabilidade de M. Carmo Seabra. Achei-a uma nulidade, mas o seu a seu dono.
Através de argumentos excessivos e algo radicais, é difícil discutir exactamente a origem destes problemas.
Que se prendem, notoriamente, com um alargado conjunto de professores da área de linguas, literauras, história, etc., acrescido de outro grupo que cresceu antes da revolução internética e computacional, que revelam uma clara indisponibilidade mental e inabilidade para lidar com computadores e com a evolução tecnológica em geral.
Concordo que este facto, só por si, é bastante mau.
Mas, perdoem-me alguns comentadores, partir, com a maior facilidade, para o argumento falacioso, sem conhecimento de causa, faz lembrar, por exemplo, o Presidente da República, na sua recente visita a França. Nem mais nem menos ridículo, nem melhor nem pior que todos nós.
O argumento das percentagens aplica-se, se calhar de igual modo, às nossas competências de pais, políticos, médicos, empresários...

Publicado por: Cirilo Marinho às abril 19, 2005 05:29 PM

Tudo isto é muito triste.

Publicado por: Susana às abril 20, 2005 02:57 PM

Condições para se ser Professor:


Ter um diploma de Licenciatura.

Afinal, licenciamos Iletrados !


Outro problema gravíssimo é que todo o ensino, está estruturado para não se pensar ( se é que se pensa...) nem para reflectir.

Ora..o ensino está estruturado para a Sociedade Industrial do início do século XX, portanto temos que o adaptar aos novos tempos, mas... jamais se pode descurar a Reflexão, o Raciocínio e o Pensamento.

Por isso Socrates 1º ministro de Portugal diz :

O assunto está de cima da mesa ....

outro doutor diz : falamos em vez de falámos.

os jornais escrevem: o acidente deu-se hoje (ontem )

o jogo será amanhã (hoje )

Publicado por: Templário às abril 25, 2005 01:56 PM

...
Esta a sina do inventor
Neste Portugal moribundo
Por pouco a ir ao fundo
Por culpa de tanto estupor

Querem cativar valores
Que fogem para outras terras
Mas só dáo os louvores
Ás nulidades e aos palermas

São estes ditos senhores
Que estão sempre arruinando
O país do saber e de valores
Que pelo mundo vão andando

Foram enriquecer outros paises
Porque sua Patria amada
Secou-lhes as veias e raizes
Não lhes dando chance para nada

fernando nogueira gonçalves

Publicado por: fernando nogueira gonçalves às agosto 30, 2005 02:54 PM


O choque tecnológico


Tudo fala em inovação
Neste Portugal parado e pobre
Como não temos melhor sorte
Para sair da escravidão
Vão-nos entretendo com palavras
Que nem eles sabem o que são

Choque tecnológico destes tempos
Invenção dos nossos governantes
Sempre a politica do passo trocado
Ao empreendedor pedem inventos
Ao inventor fábricas e patentes
Neste Portugal de futuro adiado

Sendo o fado o nosso mal
Essa dita canção nacional
Qual lavagem mental
De pobres desgraçados
Acabem com a merda do fado
Se é esse o mal de Portugal

Ponham bandas e marchas
Pifaros gaitas e adufes
Malhem neles e nos abutres
Que põem o país na miséria
Mandem-nos a todos prá Sibéria
Ou mais longe para outras bandas

Salteadores da arca perdida
É o melhor nome por que os trato
Esses abutres com pelo de rato
Que se pavonei-am a toda a hora
Á custa de quem sofre e chora
Ao ver e sentir sua causa esquecida

Fernando Nogueira Gonçalves

Publicado por: fernando nogueira gonçalves às agosto 31, 2005 10:02 AM

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