« Iraque Virtual | Entrada | Dois Apoios e Muitas Dúvidas »

fevereiro 01, 2005

A Contra-Insinuação

Sábado passado, ao "colo" de mais de mil mulheres do distrito de Braga, que participaram num almoço de pré-campanha do PSD, o "sedutor" Pedro Santana Lopes teria dito “O outro candidato tem outros colos. Estes colos sabem bem". Objectivamente, pelo seu valor facial, esta frase é inócua. Todavia, no plano das intenções, pode ser lida como proferida por um político eufórico por se ver rodeado de tanta mulher em êxtase e que as elogia, sentenciando que o opositor certamente não encontrará colos tão gentis como aqueles, ou, no pólo oposto, como uma torpe insinuação que pretende trazer para a ribalta pública, como arma de arremesso político, as alegadas preferências sexuais do candidato socialista. Entre uma e outra são possíveis dezenas de interpretações, umas mais maliciosas, outras mais inocentes.

Por isso mesmo, pelo leque de leituras possíveis, a sabedoria e o discernimento políticos aconselhariam a que aquela frase fosse ignorada e que se esperasse por eventuais sequelas. Se a intenção de Santana Lopes fosse a de trazer para a campanha questões do foro pessoal, certamente que ele repetiria essa intenção de uma forma mais explícita e então poderia haver matéria para acusar PSL de tentativa de enxovalhar a campanha política com matérias do foro pessoal. Se tal não acontecesse, o assunto morreria ali, e ninguém mais falaria nele. E há matérias que, pelo seu melindre, o preferível é deixá-las no silêncio, pois quem fizer a primeira jogada, perde o jogo.

Porque este caso é completamente distinto do caso Louçã-Portas. Neste debate, Louçã afirmou, de forma insistente e cara a cara, que Portas, pelo seu estilo de vida pessoal, não tinha direito a intervir e a ter voz em certas matérias.

No caso da frase do almoço feminino de Braga, ela não contém, objectivamente, nada de ofensivo para Sócrates, nem nada que ponha em causa a sua capacidade política. Por isso, quando Ana Sá Lopes a traz à colação afirmando que «A direcção do PS está "estupefacta com o nível a que a campanha está a chegar" e discute, neste momento, a melhor maneira de demonstrar o "repúdio" do partido ao actual clima vivido na campanha eleitoral, em que já é o próprio Santana Lopes a fazer insinuações relativamente a José Sócrates», duvido que tal corresponda a intenções dos mentores de campanha de Sócrates. Provavelmente não passa de um “desejo” de ASL, a quem o fanatismo político tira discernimento.

Estou a ver Santana Lopes com o ar mais ingénuo que conseguir afixar no rosto, a contestar: Eu? De forma alguma ... tratava-se apenas de um elogio dirigido àquele público feminino tão caloroso e amável que me rodeava com tanto entusiasmo! Não insista ... Aliás, se está a levar a conversa por essa via mal intencionada, tenho a dizer-lhe que sempre fui tolerante com as preferências sexuais dos outros e o meu percurso político mostra que nunca pus em causa as capacidades políticas de ninguém em virtude dessas preferências. Por exemplo, tenho liderado uma coligação em que o líder do outro partido foi objecto de um manifesto público, da autoria de um dirigente do PS, contestando, durante uma campanha eleitoral, a sua capacidade política devido a alegadas preferências sexuais. E tenho tido, como é visível, um entendimento excelente com ele. As preferências sexuais do Engº Sócrates são do seu foro íntimo e pessoal. Respeito-as, como sempre tenho respeitado tudo e todos, e reitero que essas preferências não constituem, na minha opinião, qualquer óbice à sua vida política.

.... e assim por aí fora ... PSL, o tolerante, a afirmar em todos os canais televisivos, no horário nobre, que havia apenas uma interpretação mal intencionada, que o facto do Engº Sócrates ser ... enfim ... ele lá sabe ... são questões pessoais que não devem ser trazidas para a política ... não calculam o repúdio que me merecem as pessoas que têm vindo a público com essas calúnias que ofendem o Engº Sócrates e a mim ... mas eu já estou habituado ... há décadas que todos os dias me caluniam...

Se a intenção de Santana Lopes fosse a de fazer desta questão uma arma de arremesso político, seria, para ele, ouro sobre azul ... fazer de vítima, enquanto a arma se disparava, sozinha, sobre Sócrates. Porque o pior para o PS seria que esta questão tivesse âmbito nacional. Enquanto ela se mantiver na franja do eleitorado que lê o Público e frequenta a net, não haverá estrago, bem pelo contrário, pois aí serão as alegadas insinuações de PSL que prevalecerão. Mas se ela transitar para o domínio público pela mão de estouvados jornalistas e políticos, então PSL será o favorecido.

Por isso, alguns dirigentes socialistas vão protestando contra o “baixo nível” da campanha, sem entrar em pormenores. Mas é difícil aumentar o nível do protesto, sem referir contra o que se protesta. Assim sendo, estes protestos poderão vir a ter um lado perverso, que é o de serem os próprios dirigentes do PS a trazerem a público questões do foro pessoal de Sócrates que lhe podem ser prejudiciais não apenas durante a campanha, mas também, se for eleito, na chefia do governo.

Quanto a Pacheco Pereira ... bem ... JPP anda a dar tiros no pé desde a indigitação de Durão Barroso para Primeiro-Ministro. Calculo que, actualmente, a extensa área do espectro político do PSD que ele representa seja a abarcada pelo seu volumoso bojo e nem mais um milímetro. Hoje em dia, JPP é fundamentalmente um bloguista. ... o Il Traviato da política.

Publicado por Joana às fevereiro 1, 2005 07:46 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/71638

Comentários

Plenamente de acordo consigo Joana, e em qual delas é que a Joana acredita ?

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 1, 2005 07:55 PM

Dá-me ideia que o Santana já começou a fazer-se de vítima.

Publicado por: vitapis às fevereiro 1, 2005 07:59 PM

Peço desculpa deixei-me levar e não li o resto do texto, já percebi.

Desculpe-me Joana mas mais sujo e porco do que afirmar em condições de campanha eleitoral, onde possam sair palavras menos adequadas, é haver alguem que queira sustentar o insustentável.

Já percebemos que o Santana Lopes é um "charmoso"
mas isso não é suficiente para que uma mulher inteligente o defenda desta forma.

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 1, 2005 08:02 PM

Talvez tenha razão. O Povo diz que quanto mais se mexe na m*** mais mal ela cheira. Por isso era preferível estarem calados.

Publicado por: c seixas às fevereiro 1, 2005 08:35 PM

Qualquer dia andam todos a discutir sobre se o Sócrates é homossexual ou não

Publicado por: c seixas às fevereiro 1, 2005 08:37 PM

Então Joana ! Afinal voltou à liça sobre o tema do "colo" ? Vc bem tentou desvalorizar o artigo de ASL no Público mas parece , tal como eu lhe disse na altura, que nem Vc acredita nas "ingenuidades" de PSLopes.
Qualquer centrista ( do centro, não necessáriamente do CDS !) como JPPereira ficou envergonhado com o nojo da intervenção de PSL em Braga. É a este tipo de campanha que Vcs se referem quando dizem que PSL é um "animal político" ! Eu acho que éle é um "animal", mas não isto não tem que ver com politica.

Publicado por: zippiz às fevereiro 1, 2005 09:34 PM

Esta história de virmos a ter um mariconço como 1º Ministro é uma chatisse.

Publicado por: sodom às fevereiro 1, 2005 09:52 PM

Esta história de virmos a ter um mariconço como 1º Ministro é uma chatisse.

Publicado por: sodom às fevereiro 1, 2005 09:53 PM

Publicado por: Tiago Azevedo Fernandes às fevereiro 2, 2005 12:21 AM

Bons conselhos, mas parecem não estarem a ser seguidos pelo PS. Não sei o que isto vai dar, mas inclino-me para a análise da Joana

Publicado por: AJ Nunes às fevereiro 2, 2005 12:32 AM

Isto tem estado avariado. Só agora foi possível abrir a caixa de comentários

Publicado por: David às fevereiro 2, 2005 12:34 AM

Também não tinha nada de especial para dizer. Acho que a Joana é capaz de ter razão e que a campanha que os mídia iniciaran esta noite é capaz de se virar contra eles

Publicado por: David às fevereiro 2, 2005 12:36 AM

Não são os socialistas. É a Opus Gay. O que é que você julga que são aqueles comentadores que foram à SIC Notícias

Publicado por: Coruja às fevereiro 2, 2005 12:41 AM

Coruja, não seja má língua. Aquele gajo, o Teixeira, é um boccado untuoso, mas não me parece.
E daí.

Publicado por: rudy às fevereiro 2, 2005 12:57 AM

Coruja, não seja má língua. Aquele gajo, o Teixeira, é um boccado untuoso, mas não me parece.
E daí.

Publicado por: rudy às fevereiro 2, 2005 12:57 AM

Também não tinha nada de especial para dizer
(David em fevereiro 2, 2005 12:36 AM)

Ó David, a verdade é que tu nunca tens nada de especial para dizer...

Publicado por: seleno às fevereiro 2, 2005 02:37 AM

Não sei se é, e se for é bom porque deminui a concorrência.
Agora era capaz de ter sido boa ideia não escolher a Bica do Sapato para almoçar.

Publicado por: carlos alberto às fevereiro 2, 2005 09:33 AM

Pois é ó seleno (em fevereiro 2, 2005 02:37 AM), já somos dois.

Publicado por: David às fevereiro 2, 2005 10:00 AM

Toda esta histeria parte de um pressuposto que duvido que ainda se mantenha. Que o povo português se chocaria muito por ter um Primeiro Ministro Homosexual. Contudo, penso que só uma minoria de facto liga a essas coisas. O povo já não é tão tacanho e conservador como se julga.

Publicado por: Mário às fevereiro 2, 2005 10:13 AM

Não julgue os outros por si e pelos que conhece. Há muito eleitorado que reage mal a essas coisas.

Publicado por: vitapis às fevereiro 2, 2005 10:24 AM

"O povo já não é tão tacanho e conservador como se julga"

Sim é verdade mas enquanto perdemos tempo com estes faits divers não se fala dos verdadeiros problemas do país e dos mais recentes responsáveis pelos mesmos...

Publicado por: amsf às fevereiro 2, 2005 10:27 AM

Em todo o caso fiquei a saber que não há fumo sem fogo.Julgo estar suficientemente esclarecido sobre a homossexualidade de Sócrates.

Andaram os socialistas a gozar a direita por causa de Paulo Portas e agora sai-lhes na rifa uma dupla tristeza:
1- O elenco socialista é um guterrismo recauchutado.
2- O lider socialista é um homossexual ainda não assumido publicamente.

Nestes termos,pode afirmar-se que "pela boca morre o peixe".

Tenho pena dos socialistas pela sua infelicidade.

Publicado por: ZEUS8441 às fevereiro 2, 2005 10:32 AM

Afinal, onde está a PROVA de que o homem é gay?

Em Portugal, se alguém se lembra de afirmar que um homem é isto ou aquilo coloca imediatamente um rótulo na testa do visado e todos assumem que sim é verdade.

Uma das minhas principais preocupações quando leio/oiço uma acusação do género é assumir uma posição cautelosa e esperar para ver (isto é espearar pela apresentação de provas irrefutáveis) e mesmo depois disso, pensar, "tenho alguma coisa a ver com isso? Não, então não quero saber".


Se cada um de nós nos procupassemos mais com aquilo que fazemos e dizemos e menos com o que os outros fazem/dizem, viver neste cantinho à beira mar plantado seria bem mais agradável.

PS.
A excepção ao que escrevi anteriormente consistirá no benchmarking das práticas profissionais, i.e., vê o que eles fazem de melhor e tenta fazer melhor
do que eles!

Publicado por: Alves às fevereiro 2, 2005 11:08 AM

Tivera o PSD mais dois ou tres SANTANA LOPES, homem com "H" grande, e provavelmente a esta hora estariamos a comentar o que vai de mal alí na casa da vizinha Espanha, e não a aturar tantas carpideiras amaldiçoando a nossa sorte.

Publicado por: D.Afonso Henriques às fevereiro 2, 2005 11:14 AM

Do que mais gostei nestes comentários todos, foi do adjectvo «untuoso» para caracterizar o jornalista António José Teixeira. «Untuoso», é isso mesmo, ehehehehe !!

Publicado por: asdrubal às fevereiro 2, 2005 11:20 AM

Anda aí alguem a usurpar o meu nome , mas tudo bem.

Bem .. eu nem sei que diga , estou com uma vontade de fazer asneiras (?) , e dizer também.

A unica pergunta que me ocorre é saber se o filosofo (?) fará fist fucking até ao cotovelo ? ehehehe e já agora tambem saber se ele faz clister ( cof ) antes ou depois de fazer (?) amor (?) . Que nojo. Como vais tu meu Portugal.

Publicado por: Afonso Henriques às fevereiro 2, 2005 01:04 PM

Sócrates devia estar calado. Pois se é homossexual, não devia considerar que isso fosse um mal, e é cobarde. Se não for, o que eu duvido, está a ofender os homossexuais.

Publicado por: censor às fevereiro 2, 2005 01:30 PM

Sou socialista, e vou votar PS idependentemente desta questão, mas estou de acordo com o que a Joana escreveu que acho de uma grande lucidez e com alguma antecipação.
Trazer esta questão para a mesa como o PS começou a fazer ontem à noite é negativo. O que o Santana disse, na minha opinião, foi uma insinuação torpe. Mas foi muito habilidosa, como a Joana o demonstrou no seu texto. O PS deveria esperar que Santana se espalhasse a sério e então teria mais força.
Assim, só está a trazer para a praça pública uma coisa que é melindrosa.

Publicado por: vitapis às fevereiro 2, 2005 01:41 PM

Se as pessoas são tão dignas como dizem, só têm uma coisa a fazer. Reunam-se os líderes partidários, entendam-se e façam um comunicado a repudiar os boatos. E depois logo podem falar de outras políticas.

Publicado por: Mário às fevereiro 2, 2005 01:55 PM

Mário: não fazem porque o boato aproveita todos. Todos dizem coisas indignas sobre os outros, mas sem as concretizar. Como o Sócrates fez ontem à noite.

Publicado por: Hector às fevereiro 2, 2005 02:20 PM

Na verdade, o melhor adjectivo para caracterizar o António José Teixeira é mesmo o de «untuoso»!
Fica-lhe a matar.
Boa malha!

Publicado por: Coruja às fevereiro 2, 2005 03:19 PM

Acho que o seu post de ontem foi premonitório. A campanha vai resvalar para a maledicência

Publicado por: Diana às fevereiro 2, 2005 04:45 PM

Como será possível acabar com este sistema partidário estéril e construir outra coisa diferente, com democracia, mas sem estes emplastros

Publicado por: Valente às fevereiro 2, 2005 04:52 PM

Chamo a atenção que desde que a direita foi para o poder:

- o país ardeu como nunca visto, mais do dobro do pior dos ultimos 20 anos; sabe-se que foi responsabilidade do governo ter relaxado e mesmo desactivado parte importante do serviço de prevenção e combate aos fogos; em troco recebeu-se 10 milhões de contos de ajudas comunitárias... uma ninharia comparada com o valor ardido, mas uns trocos dão sempre jeito.
- as jóias da coroa foram roubadas, 6 peças que valem no mercado dezenas de milhões de contos, pelo menos,contra 1,5 milhão do seguro, sem que sequer tivessem o BI gemológico feito...
- 92% das famílias mais ricas deixaram de pagar impostos, depois de ter sido contratado um director-geral dos impostoa que ganha balúrdios, em nome da maior eficiência da mãquina fiscal.

Acho que não é preciso dizer mais nada: a lógica profunda da direita, descontados os efeitos de retórica, é tirar a muitos para ir parar às mãos de uns poucos.

Publicado por: pyrenaica às fevereiro 2, 2005 05:20 PM

"Mas se ela transitar para o domínio público pela mão de estouvados jornalistas e políticos, então PSL será o favorecido."

Não tenho assim tanta certeza cara amiga Joana... aliás, basta estar atenta... tal como aqueles outros animais também considerados repelentes por a muitos meterem nojo e que instilam veneno impulsivamente por instinto natural, também estes "estouvados jornalistas e politicos" serão capazes de nos fornecer um antidoto a partir do seu próprio veneno...

Publicado por: incredulo às fevereiro 2, 2005 05:24 PM

Deviam usar o veneno para se suicidarem uns aos outros, em vez de andarem a vender banha de cobra

Publicado por: censor às fevereiro 2, 2005 06:25 PM

Pyrenaica
disse quase tudo, mas repare que pode haver outras opções para aquelas famílias "ricas":

Espero sinceramente que seja fuga ao fisco das 24 000 famílias porque ainda pode ser pior, pode querer dizer que faliram, e isso é bem pior que a dita fuga !

Publicado por: Templário às fevereiro 2, 2005 08:45 PM

pyrenaica em fevereiro 2, 2005 05:20 PM
Em primeiro lugar não foi a direita que andou a deitar fogo ao país e os meios de combate aos incêndios aumentam todos os anos e cada vez há mais fogos.
A questão é que hoje me dia não se limpam as florestas e o mato arde de forma imparável. Não há meios que cheguem.
Parte da culpa radica-se na desertificação rural do país, mas a parte mais importante deriva do facto dos ambientalistas incrustados no aparelho do Estado (p.ex. no ICN) advogarem a protecção da biodiversidade e a não desmatação das florestas para proteger a biodiversidade.
Por isso são as áreas protegidas sempre as primeiras a arder (Cascais-Sintra, Arrábida, Mafra, etc.). É o desleixo estatal com o álibi ambientalista da protecção da biodiversidade.
Leia sff http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/177866.html e depois os artigos para onde esse texto remete

Publicado por: Joana às fevereiro 2, 2005 09:08 PM

Quanto à diminuição de rendimentos declarados pelas famílias mais ricas acho que ela deve ser encarada mais na perspectiva indicada pelo Templário que pela sua perspectiva simplista.
Essas famílias não se arriscariam a fazer batota na declaração, pelo menos uma batota tão visível. Provavelmente tiveram mesmo diminuição de rendimentos

Publicado por: Joana às fevereiro 2, 2005 09:13 PM

Aliás, já aqui escrevi diversas vezes que o país está a ficar exangue e que dentro de poucos anos o Estado não consegue alimentar a gigantesca e ineficiente máquina que criou

Publicado por: Joana às fevereiro 2, 2005 09:14 PM

Energúmenos ou "pouco cultos" , para um nosso, politicamente correcto ?

Tenho habitualmente, cinco blog´s referência de leitura diária obrigatória. O Semiramis é um deles. É o segundo que consulto. Tenho grandes afinidades com as IDEIAS de Joana . Sei que este blog é muito polémico, mas o "problema" é meu !
Semiramis é um dos raros blog's, que obriga a este estado de espirito do autor : " estou cada vez mais convencida que a politica do não internamento de doentes com patologia graves do foro psiquiátrico não favorece a cura e causa incómodos à sociedade"... (e a este blog, digo eu). Este, é o resultado para quem , de boa vontade , franqueia a entrada de provocadores "pouco cultos", como Átilas, Templários , Fedorentos e quejandos , dá nisto e obriga-me a questionar : que interesse, numa discussão de “boas ideias”, tem a presença ,com a tolerância de todos, da voz de tais “energúmenos intelectuais “ ?
Será que fazem falta como catalisador do nosso pensamento e confirmação de convicções ?
Por vezes penso que sim ! Até quando ? Não sei.
É defrontando os inimigos, (ou adversários, como queiram), que encontramos , ou não, mais forças para continuarmos uma luta ? Parece-me que sim . Estou convicto que nunca, junto dos amigos . Esta é a realidade.
Será que estou a abordar mal esta questão ?
De momento, não sou muito favorável à censura ou impedimento destes, ou de outros, energúmenos de se exprimirem... mas em tudo à um limite .
Azedo

Estou há três dias para enviar este texto.
Espero que seja agora !!!

Publicado por: azedo às fevereiro 2, 2005 09:21 PM

Isto vai dar muito molho. Em vez de discutirmos as medidas económicas para o país, vamos passar a discutir a sexualidade de Sócrates. E por insistência dos socialistas.

Publicado por: soromenho às fevereiro 2, 2005 10:46 PM

Bute lá discutir a sexualidade de Sócrates que a política é uma chatisse

Publicado por: Coruja às fevereiro 3, 2005 12:46 AM

azedo

1ª pess. sing. pres. ind. de azedar

do Lat. acetu

adj.,
que tem o sabor do limão ou do vinagre;

ácido;

fig.,
áspero, irritado;

de mau humor.

Publicado por: Templário às fevereiro 3, 2005 01:21 AM


Azedo - designação popular para referir alimentos estragados.

Publicado por: Templário às fevereiro 3, 2005 01:23 AM

Ingénua a Joana...Quem diria!
Da pretensa ingenuidade, que prespassa no discurso, a pretender "forjar" uma desculpa para a não menos "imaculada" bojarda escabrosa de PSL, que se "encolheu", após a tremenda gaffe, que lhe desabou em cima qual bomerang, vemos quanta hipocrisia existe nesta serra-fila blogueira, que ainda há dias lançou, e bem, cobras e lagartos sobre Louçã!
Diferença procura, que existam sobre os dois factos! Escrevinhando enviesados méritos e deméritos de um sobre o outro, como quem chafurda!
Afinal são factos, que apenas revelam intolerância e oportunismo, de um lado e outro!

Publicado por: E.Oliveira às fevereiro 3, 2005 06:27 PM

Dois comentariozinhos ... só!

Nobre Guedes acabou de demonstrar o que vale (tal como PSL e toda esta campanha vergonhosa.): um trauliteiro aflito porque irá passar mais dez ou quinze anos fora da esfera do Governo (mesmo que daqui a quatro ou oito anos o PS perca, alguém acredita que o PSD os chamará para parceiro?)

O segundo comentário, é só para um aconselhamento: se forem votar, não se esqueçam do "busca-polos": com tantos choques propostos, o melhor é ir preparado.

Publicado por: re-tombola_em_Lisboa às fevereiro 3, 2005 07:23 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)