« A Vitória dos Batanetes | Entrada | Cravinho recusa ser Cícero »

outubro 13, 2004

Um Ano

Faz agora um ano que este blogue começou. Não hoje, mas há uma semana. Foi em 6 de Outubro de 2003, mas só hoje me lembrei! O meu ego já não é o que era!

Iniciado com o intuito de “armazenar” alguns textos que havia escrito no Expresso Online, e que andavam perdidos no ciberespaço, rapidamente ganhou autonomia e constituiu um objectivo em si mesmo.

Não é fácil manter um blogue. O Semiramis acabou por ganhar autonomia própria e erguer-se perante mim como algo que me era exterior e que me comandava. Mas não foi um processo de Entfremdung, isto é, nunca deixei de reconhecer-me na actividade que aqui desenvolvia. Nunca fui vítima do fetiche do blogue. Todavia, muitas vezes interrogo-me se sou eu que giro o blogue, ou se é ele que me gere a mim. Frequentemente, e já me queixei aqui diversas vezes, sou acometida da síndrome do Bey de Tunis ... e tenho que me desenvencilhar à pressa enquanto as «botas do empregado da tipografia rangem no patamar da escada».

Julgo que com altos e baixos, cumpri a missão que me impus. Julgo que consegui alguma qualidade, que tenho deixado clara a minha independência e coerência, dentro obviamente da minha mundividência e dos conceitos e ideias que tenho sobre as questões económicas, políticas e sociais. Ser-se independente não é ser-se cinzento, nem é tentar agradar a gregos e troianos. Também não é dizer a primeira coisa que vem ao crânio sem avaliar as suas repercussões.

Procurei uma intervenção diversificada, não só na escolha dos temas, mas também na abordagem, quer mais sisuda, quer mais brejeira, mas sempre com seriedade.

Tentei igualmente evitar a superficialidade e fazer-me eco do «diz-se ... diz-se» com que se entretêm a maioria dos blogues nacionais e parte da nossa comunicação social. Sempre fundamentei as afirmações que fiz, embora admita que muitos dos meus leitores não considerem correctos quer esses fundamentos, quer essas afirmações.

Tenho deixado totalmente aberta a inserção de comentários, e isto apesar de, logo na primeira semana de existência, alguém ter colocado aqui 2.500 comentários repletos, cada um, de centenas de parágrafos todos iguais e todos imundos. Valeu, na altura, o apoio do gestor da Weblog, o Paulo, que apagou directamente no servidor toda essa enxurrada de obscenidades e a quem eu aqui renovo os meus agradecimentos. Mas esse era um problema menor. O assunto resolveu-se por si próprio, embora de tempos a tempos haja recaídas.

As novas versões do software de suporte da weblog possibilitam que só comentaristas, que se registem previamente, insiram comentários. Ou que os comentários sejam previamente analisados e só depois permitida a sua publicação. Prefiro a situação actual. O registo iria acrescentar uma complicação adicional para os comentaristas e não traria qualquer vantagem. Quem quer perseverar no insulto não se inibe pela necessidade de um registo.

Quanto à «censura prévia», mesmo que eu a desejasse, ela seria materialmente impossível. Durante as horas de expediente não tenho possibilidades de aceder ao blog. E mesmo fora desse período estou muito limitada pela minha vida familiar. Seria estulto obrigar um comentarista a esperar 5 ou mais horas para ver o seu comentário inserido.

Se deambularem pela blogosfera hão-de reparar que a maioria dos blogs ditos de «referência» impede, ou dificulta, a inserção dos comentários. Experimentem, por exemplo, comentar no blog de Paulo Gorjão, que teve honras de TV: impossível. Experimentem comentar no Abrupto ou no Causa Nossa: materialmente impossível.

Há tempos Vital Moreira comentou, no Causa Nossa, o meu post «O Neoliberal Vital Moreira». Tentei responder mas não o consegui, talvez por falta de jeito, e acabei por inserir quer o comentário do VM, quer a minha resposta, no meu blog e naquele post.

E nos blogs que se encontrem abertos experimentem inserir um comentário francamente discordante. Na maioria dos casos ele desaparece de lá num ápice.

Não farei tal coisa. Cada um é livre de dizer o que lhe aprouver, desde que não tente a obscenidade pura e simples. Nesse caso, logo que eu tiver oportunidade, apagarei o conteúdo do comentário. É isso que tenho feito. É apenas isso que continuarei a fazer.

E agora vou soprar a velinha.

Publicado por Joana às outubro 13, 2004 07:22 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105265

Comentários

Ando por aqui há muito pouco tempo, mas tenho apreciado muito a sua vasta cultura, a inteligente ponderação dos seus "posts", e uma escrita que faz inveja. Sinceros parabéns a Joana pelo passado dia 6 e por todos os dias.

Publicado por: asdrubal às outubro 13, 2004 08:23 PM

Parabáns Joana e continue

Publicado por: cosme às outubro 13, 2004 09:19 PM

Este é, de longe e sem dúvida, o melhor blogue de toda a blogosfera, pela diversidade e oportunidade dos temas e pela forma elegante e culta como são desenvolvidos.
Por isso, os meus sinceros parabéns à Joana e desejos de continuação ilimitada.

Publicado por: Senaqueribe às outubro 13, 2004 09:50 PM

Parabéns Joana.

Leio com muito agrado os seus textos, desde os tempos do Expresso online.

Acredite, sem pretender ser simpático, que são dos artigos que mais aprecio, sobretudo no que se refere ao domínio das matérias e em particular às de índole económico-financeira, área em que também exerço actividade profissional.

As minhas felicitações e espero que continue a brindar-nos com os seus excelentes textos.

Cordiais cumprimentos do

Aníbal Almeida

Publicado por: Aníbal Almeida às outubro 13, 2004 10:49 PM

Queria agradecer a todos as palavras amáveis (e muito exageradas!!) que deixaram aqui.
Muito obrigada.

Publicado por: Joana às outubro 13, 2004 11:55 PM

Parabéns a você
Nesta data ....
trá lá lá
Um blog excelente. Que persista sempre!

Publicado por: David às outubro 14, 2004 12:14 AM

Parabéns pelo bébé-blog.
Excelente!!

Publicado por: Rui Sá às outubro 14, 2004 12:28 AM

só o facto de haver "contraditório" já é de enaltecer !

Publicado por: zippiz às outubro 14, 2004 12:40 AM

Parabéns pelo aniversário e pelo excelente blog.
A Joana fala em blogs de referência. O seu é também de referência.
Não tenha dúvidas.

Publicado por: Viegas às outubro 14, 2004 01:03 AM

Estou muitas vezes em desacordo. Mas isso não impede que reconheça a enorme qualidade do blog e a enorme cultura da Joana

Publicado por: Vitapis às outubro 14, 2004 01:05 AM

Parabéns e que daqui a um ano estejamos todos aqui a festejar o 2º aniversário

Publicado por: Coruja às outubro 14, 2004 01:14 AM

Um ano parece pouco, mas representa muito trabalho e dedicação.
E no seu caso talento também, muito talento.
Obrigado e parabéns

Publicado por: A Valente às outubro 14, 2004 01:18 AM

Uma vela para Joana:

Nós não navegamos nas mesmas águas, sabe-se. Passo ao lado de algumas coisas que escreve, mas de outras discordo e quando isso acontece ponho aqui um pauzinho na engrenagem. Às vezes (raras vezes, hélas) estou de acordo com opiniões suas.
Nos idos do «Expresso» on line expliquei-lhe, um dia, que nem todos os comentários merecem resposta. A polémica só se justifica quando o adversário está ao mesmo nível.
Devo confessar-lhe que não sou frequentador de blogues abruptos, nem contribuinte para a causa deles. Nunca enfileirei em séquitos e jamais simpatizei com vaidosos emproados que passam o tempo a olhar para o umbigo.
Apesar de todas as nossas divergências e de uma certa teimosia sua, que umas vezes me diverte outras me irrita, é justo reconhecer o seu fair play. Você gosta da polémica e não seria capaz de aguentar muito tempo um blogue que navegasse na mesmice. Creio, até, que muitos dos seus comentários são redigidos com o gozo de quem antevê as respostas que eles vão gerar.
Você pode ser obstinada, de direita, demasiado ligeira, às vezes, mas é, inegavelmente, inteligente. Por isso não me surpreende que essa coisa a que chamam Trackback esteja a zero no seu blogue. Não ligue. Isso é mais um motivo de distinção. Você não pertence à fauna dos autoaduladores.
Não tenho tido paciência nem tempo para manter um blogue (e você bem explica os custos), mas garanto-lhe que, se um dia me der para aí, o Semiramis vai estar à cabeça dos meus (pouquíssimos) links.
Como você, prezo muito a liberdade de pensamento e o direito dos outros de terem uma opinião livre. É pena não se poder obrigar alguns bem pensantes do monde mental (o tal que ment monumentalment) a ler Stuart Mill.
Atendendo a que o Natal está quase à porta, aqui ficam os meus parabéns «de boa vontade».

# : - ))

Publicado por: (M)arca Amarela às outubro 14, 2004 01:33 AM

Parabéns Joana e continue. O seu blogue é um portento pela qualidade, profundidade e seriedade da análise.
E não se preocupe com os comentários mais escabrosos. Nós no Blasfémias temos caixa totalmente aberta e não nos preocupamos minimamente em apagar os comentários mais insultuosos. As barbaridades ficam com quem as diz.

Publicado por: LR às outubro 14, 2004 08:59 AM

Junto-me aos parabéns! Leitura obrigatória desde que descobri este blog! E os comentários e respectivas réplicas são ainda mais enriquecedores ("food for thought").

Jose Paulo

Publicado por: Jose Paulo às outubro 14, 2004 09:13 AM

(M)arca Amarela em outubro 14, 2004 01:33 AM:
Um agradecimento especial e para lhe dizer que continuo a discordar de si ...
Faço parte dos 35% dos portugueses que se dizem de esquerda. Está proibido de se rir!
Mas é verdade ... porém, como prezo acima de tudo a prosperidade do meu país, estou em total desacordo com as soluções catastróficas que a esquerda apresenta actualmente, ou com a sua prática governativa, como nos tempos do Guterres.

Acredito que se caminhará, insensivelmente, para uma sociedade sem classes (classe segundo a terminologia marxista). Mas isso vai levar décadas, provavelmente séculos, porque só será possível numa sociedade com uma cultura c+ivica muito avançada, com uma solidariedade e respeito mútuo muito acima do que existe (se existe)actualmente.

E é contraproducente, na minha opinião, dizer-se que se luta por isso e, simultaneamente defender obstinadamente interesses corporativos que colidem com o interesse de todos (não escrevo interesse nacional, para não me rotularem de extrema-direita) pois que dificultam a melhoria da economia como um todo e indirectamente a melhoria social.
E mais uma vez obrigada

Publicado por: Joana às outubro 14, 2004 10:04 AM

LR em outubro 14, 2004 08:59 AM:
Frequento pouco a blogosfera. O tempo é um bem escasso! Mas o Blasfémias, desde que o descobri, e foi há poucas semanas, foi um dos que voltei ... e voltei ... e continuarei a voltar.

Publicado por: Joana às outubro 14, 2004 10:08 AM

Parabéns, Joana e sempre em frente

Publicado por: bsotto às outubro 14, 2004 12:51 PM

Aprecio imenso o seu blog ... nem que seja para ouvir a voz da reacção!
Tou a brincar. Apesar de algumas discordâncias aprecio a qualidade

Publicado por: c seixas às outubro 14, 2004 01:11 PM

É uma das minhas leituras "obrigatórias". Parabéns pleo esforço e dedicação

Publicado por: Arroyo às outubro 14, 2004 01:19 PM

Um abraço

Publicado por: L M às outubro 14, 2004 02:14 PM

Que conte muitos
Um leitor fiel

Publicado por: Hector às outubro 14, 2004 02:26 PM

Parabens, Joana.
Uma leitora fiel mas pouco interventora

Publicado por: Filipa Zeitzler às outubro 14, 2004 02:41 PM

Também estou na fila!

Publicado por: J Ribeiro às outubro 14, 2004 02:54 PM

Felicito-a por este blog. Que prossiga sempre!

Publicado por: fbmatos às outubro 14, 2004 03:12 PM

Quem não se vai esquecer para o ano, se cá estiver, sou eu.
Para mim, tornou-se obrigatório.
Gosto de aprender.

Publicado por: Carlos Alberto às outubro 14, 2004 05:51 PM

Descobri o que era um blog ao ler um comentário da Joana no expresso.pt

O resultado foi o seguinte:

nunca mais voltei ao site do expresso por não encontrar nos comentarios a qualidade que este blog tem

e

não procurei outro blog porque tenho a certeza que como este não ha mais nenhum - para não ficar desiludido com outros blogs, fico aqui

Não leio tudo - nem aprovo tudo o que é escrito aqui, mas enquanto poderei ter acesso à internet e enquanto este mesmo blog estiver aberto, não passarei uma semana sem vir cá dar uma vista de olhos

nos estados unidos os blogues estão a tornarem-se em um "novo poder" roubando alguma notoriedade à comunicação social.

estou contente e de certa forma feliz que em Portugal haja quem pense... quase me conseguiam persuadir do contrário até chegar aqui

obrigado e se lhe for possível continue Joana

egoistamente

Ch'ti
Fr.

Publicado por: Ch'ti às outubro 14, 2004 09:48 PM

Actum nihil dicitur cum aliquid superest ad agendum

Publicado por: re-tombola às outubro 14, 2004 10:04 PM

Ch'ti, obrigada .. mas não exagere.
A questão do Expresso online é que o pessoal condescende com os da sua cor, mesmo que sejam muito ordinários. Ou seja, a gente com nível, em vez de se unir para contrariar a falta de nível, preferiu condescender com os ordinários, porque lhes poderiam ser úteis nas suas disputas políticas, quer a um lado, quer a outro.
E assim, pouco a pouco, o Expresso online tem sido «tomado» pelo pessoal mais ordinário. Os outros têm-se afastado. Quer de um lado, quer do outro.
Todos tivemos culpa. Penso que o formato do online está certo, fomos nós que não estivemos certos.

Publicado por: Joana às outubro 15, 2004 01:15 AM

re-tombola em outubro 14, 2004 10:04 PM:
Quem o ler pode pensar que eu redigi o meu testamento bloguista de próximo encerramento. Espero continuar, até porque há sempre coisas a serem feitas ... até ao fim dos séculos.
E obrigada pelas suas aparições.

Publicado por: Joana às outubro 15, 2004 01:19 AM

Gosto de a ler. É um dos melhores blogs da blogosfera. Parabéns

Publicado por: J Correia às outubro 15, 2004 01:47 AM

Joana
Penso que poderemos ter alguma culpa naquilo que aconteceu no Expresso.pt, mas penso que será mínima...
Quem estraga o conceito do Expresso não somos nós, são sim aqueles que vão para lá destruir em vez de tentar construir -
quando a estupidez dos comentarios os ultrapassa, estes mesmos destruidores tb aparecem aqui com palavroes e criticas para destabilizar este blog

ainda não entendi porquê - não entendo qual é o interesse de lançar palavroes ou obsenidaddes - insultos etc... este tipo de cobardia vem de onde?

bom fim de semana

Publicado por: Ch'ti às outubro 15, 2004 04:53 PM

Não poderia o ZEUS8441 alhear-se deste aniversário.Aqui entra-se sem ser convidado.Entra-se com uma "senha" assaz dificil de manter.A senha diz o seguinte:
"Ter capacidade para contrapor"
Está na moda Marcelista falar no "contraditório".
Aprecio ver aqui a "sinistra" em contorcionismos a imitar o contraditório.
Quando o não consegue,alinha o insulto torpe.
Esconde-se na "clandestinidade do velho hábito" e vomita o ódio.
As novas tecnologias não usam vassoura ou esfregão para a limpeza.Direi antes que o esquecimento é a melhor vassoura para a imundice dos actos.
JOANA ou JOÃO II,no tempo do online,desse Expresso em derrapagem em cada dia que passa,cruzámo-nos algures no espaço.O ZEUS 8441 foi algumas vezes alvo das setas atiradas de todos os lados.
A minha cara JOANA transformou-me em Pina Manique numa dessas ocasiões e eu pedia socorro às Naiades.
Hoje,o mundo é outro.O ZEUS8441 regressou ao Olimpo.O descanso do guerreiro.
Que uma JOANA no planeta Terra continue a deliciar-nos,qual Marquesa de Alorna,mais calma e mais "diplomata",do que um ZEUS8441 muito igual ao Diogo Inácio.
É que é mesmo uma verdadeira delicia conseguir ver os "sinistros" ziguezagueando de cabeça perdida na teia tecida pela JOANA.

Publicado por: ZEUS 8441 às outubro 15, 2004 07:24 PM

Ch'ti em outubro 15, 2004 04:53 PM:
Quando a gente aconselha um amigo a não ir por uma rua mal frequentada, ele vai e é assaltado, a gente depois diz que ele agiu mal, embora o ladrão fosse outro.
No online foi a mesma coisa. Os malcriados é que escrevem obscenidades, mas se os outros se unissem contra eles, eles seriam marginalizados.
A questão é que muitos condescenderam, para aproveitarem os «seus malcriados» na contenda contra os adversários.
São as chamadas ligações perigosas. Por 2 ou 3 vezes escrevi textos no online chamando a atenção para isso. Que eu desse por isso, apenas um ou dois me apoiou. Ainda por cima nicks que normalmente concordavam comigo, o que podia ser entendido que o faziam por outras razões.

Publicado por: Joana às outubro 15, 2004 09:21 PM

Venerável Zeus:
Obrigada pelas suas palavras e por me ter comparado à Marquesa de Alorna. Injusto ... como sempre ...
Quanto ao Intendente, foi uma figura ilustre, numa época de transição em que a história corria rapidamente ... talvez mais depressa que ele.
Talvez por isso ele tenha sido tão criticado, muitas vezes injustamente, pelos vindouros.

Publicado por: Joana às outubro 15, 2004 09:26 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)