« A Comunicação do Primeiro Ministro | Entrada | Um Ano »

outubro 12, 2004

A Vitória dos Batanetes

O país digladia-se a golpes furiosos de parágrafos de alto poder explosivo. O verbo flui, dos lábios dos comentaristas, em obuses de megatoneladas de TNT que passam sobre as nossas cabeças, assobiando sinistramente, em todas as direcções. O som das explosões (e do silêncio do Prof Marcelo) é horripilante. Todos nós estamos transidos de pavor. O sangue escorre em abundância nas avenidas da informação e nas calçadas hertzianas. O país vai desmoronar-se.

Tudo isto se passa no nosso Universo. Naquele que construímos e onde nos desfazemos e amesquinhamos diariamente, persistentemente, em esforços entumecidos de Sansão: na comunicação social que se diz de «referência», entre os kamikazes da net, enfim ... no Universo que existe e o único que conhecemos.

Mas existe um outro Universo, certamente um Universo anti-matéria, onde um outro Big-Bang criou outros conceitos de espaço e de tempo e onde existe uma outra realidade, independente e inexorável. E nesse Universo anti-matéria ocorreu um caso insólito: a renúncia do Prof Marcelo fez com que, nesse domingo, dia 10, o humor de ‘Os Batanetes’, que veio substituir o seu espaço, fosse o preferido, com um ‘share’ de 49,5 por cento e uma audiência de 21,7 por cento, o que significa que foi visto por cerca de dois milhões de pessoas (no domingo anterior ‘Jornal Nacional’, com o MRS, conquistara um ‘share’ de 39 por cento e uma audiência de 15,6 por cento, tendo sido visto por cerca de 1 502 milhões de pessoas).

Nesse Universo anti-matéria, onde há Bolsas, pessoas despiciendas e défice de intelecto, a Media Capital viu os seus títulos subirem um máximo de 3,5 por cento, para 5,07 euros, o valor mais alto desde que a empresa está cotada em bolsa.

Já se fala que Miguel Sousa Tavares vai ser a próxima vítima dos Batanetes. A oposição está neste momento recolhida em oração aos seus padroeiros (santos ou livres pensadores, conforme o caso) para implorar que o ministro Rui Gomes da Silva faça qualquer referência, directa ou indirecta, ao verrinoso comentarista, de forma a lançar a sua anunciada saída a crédito da «ditadura» que nos oprime.

O próprio Miguel Sousa Tavares, segundo fontes normalmente bem informadas (e asseguro que o são, porquanto são as mesmas que o Expresso consulta semanalmente), teria feito uma promessa que deixaria de fumar e se faria sócio do Benfica se a sua demissão, a ocorrer, tivesse fumos políticos e não se resumisse a uma simples e humilhante substituição pelos Batanetes.

- Batanetes nunca! Antes o Santana! Até a visão da bocarra da Manuela Moura Guedes é preferível! – teria exclamado em compreensível e soluçante desvario.

Regressando ao nosso confortável Universo, os desejos continuam a prevalecer sobre as realidades. No caso do Marcelo, como se sabe, todos os intervenientes negaram que houvesse pressões sobre a TVI, mas a força do desejo prevaleceu sobre o empecilho do facto.

Coube agora a vez a Pacheco Pereira apresentar uma teoria da conspiração, escrevendo «O truque é fazer com que, durante uma hora, em sucessivas televisões, em horas desfasadas, passe o tempo de antena, em vez de ser simultâneo como devia. O método é fazer combinações contraditórias, em segredo, com diferentes canais. É uma falta de lealdade com os que são enganados, e imagino como é que se deverá sentir a “televisão pública”, ludibriada.». Ora o apresentador da RTP1 (ludibriada) havia dito, durante o Telejornal, que tinha visionado primeiro a cassete. Hoje, o director de informação da RTP1, José Rodrigues dos Santos, disse à agência Lusa que foi decidido «transmitir depois de verificarmos as referências indirectas ao caso de Marcelo Rebelo de Sousa», explicando que «a nossa opção foi visionar até ao fim e só depois decidir se passávamos na íntegra».

Esta afirmação é um desmentido público da teoria conspirativa de JPP. Ao que parece, e já era claro para quem viu ontem o Telejornal da RTP1, aquela teoria conspirativa é uma falsificação grosseira da realidade, é a construção de uma mente perturbada por ódios pessoais que já não consegue raciocinar com objectividade.

O governo de Santana Lopes está a levar a cabo uma política que é certamente controversa, numa situação económica, interna e externa, muito complexa e difícil. Estas são as questões centrais com que Portugal se debate neste momento. Pacheco Pereira e outros barões do PSD deveriam debater estas matérias controversas em lugar de imaginarem teorias da conspiração. A oposição devia igualmente preocupar-se com o que é substancial e não tentar manobras de destabilização falsificando a realidade, ou tomando os seus desejos pela realidade. Cada vez mais descuramos o essencial, para nos concentrarmo-nos no supérfluo.

Provavelmente, em matéria de comunicação social, faria mais sentido estarmos a discutir que país é que estamos a construir em que os Batanetes, Quintas das Celebridades, etc., têm a primazia nas audiências e levam a que a comunicação áudio-visual pretira outras opções intelectualmente (talvez) mais estimulantes. Um país onde o entretenimento simplório prevalece sobre a cultura e o debate político. Um país onde a cultura é veiculada de uma forma entediante por gente provinciana e auto-convencida que não sabe tratar a cultura por tu. Um país onde o debate político tende a abastardar-se ao concentrar-se na discussão dos casos, em vez de debater as coisas.

Um país onde as pessoas prescindem da cultura, anquilosada, e da política, mesquinha, em troca do entretenimento papalvo.

Um país onde nos açulamos sobre quem tem razão, se Marcelo, se Santana, quando quem tem razão são os Batanetes.

Afinal, quem triunfa são os Batanetes, e os papalvos somos nós.

Publicado por Joana às outubro 12, 2004 07:45 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105264

Comentários

Pois é, o ministro não disse o que todos ouvimos (secundado pelo primeiro ministro). Tudo não passou duma conjura urdida pela mente perversa de MRS.

A fazer fé no comentário, somos mesmo levados a acreditar que o PM (primeiro ministro) é uma inocente vítima da cilada armada pelo seu correligionário MRS.

Esta tendência para reescrever os factos à luz de interpretações subjectivas baseada em juízos morais sobre os intervenientes, mostra que a herança estalinista continua viva (mesmo depois do desaparecimento do "farol" do socialismo).

Publicado por: Carlos às outubro 12, 2004 08:22 PM

Acredito que a "a herança estalinista continua viva", visto o Carlos "reescrever os factos à luz de interpretações subjectivas baseada em juízos morais sobre os intervenientes"

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 09:25 PM

Joana,
Vc está a sabotar o Tempo de Antena de PSL :
Então o sujeito faz uma comunicação para não se falar do ruído e Vc , em vez de escrever sobre como ter um deficit de 3%, aumentando FPública, Pensões e baixando IRS e vem escrever sobre MSTavares e MRSousa ?
Assim não chegará a mentora !!!

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 09:33 PM

http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?CodNoticia=171705&codEdicao=1265&CodAreaNoticia=10

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 09:39 PM

Zippiz:
Eu apenas falei dos Batanetes.
Por falar em Batanetes, o MST entregou hoje, no noticiário da TVI, uma providência cautelar contra o seu despedimento, Depois do que consta e que já veio em alguns jornais, sobre ele ser o “próximo”, ele quis deixar bem vincado, embora de forma indirecta, que, se sair, a culpa é do governo.
Não sei o que é que o Paes do Amaral vai agora fazer, pois se persistir na intenção, a culpa é do governo e ele não se deve querer malquistar mais com o governo.

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 09:47 PM

Então vocês tão aqui em vez de verem os batanetes?

Publicado por: Cosme às outubro 12, 2004 09:48 PM

O baixo nível da TV em Portugal é assustador. Isso devia preocupar o pessoal

Publicado por: Rui Sá às outubro 12, 2004 10:19 PM

Joana,
segundo a TSF e pela voz de um jornalista do jornal local Linha do Oeste , da Ffoz, PSL – na altura presidente da camâra da FFoz - através de um dos Braga Gonçalves, quis comprar uma posição no jornal (1)

Depois de críticas ao poder local a pressão sobre os jornais locais é o pão nosso de cada dia.
Basta acabar com a publicidade institucional, incluindo anúncios das camâras, para asfixiar um qualquer jornal de 8 páginas com 2 ou 3 mil exemplares…

(1) BGonçalves , ainda segundo o jornalista do Linha do Oesta, nunca visitou o jornal para poder analisar aquilo que era suposto comprar (não sei chegou a comprar ou não) ;

Conclusão minha – que a Joana vai rebater - : PSL , no que a pressões diz respeito , já não joga nos júniores ; é um veterano !

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 10:22 PM

zippiz: Os jornais locais fazem muito negócio nos anúncios obrigatórios de certos registos das empresas nas conservatórias. Isto não tem nada a ver com as Câmaras. Aliás, os jornais locais pretendem agora que todos os registos (!!!) sejam objecto de anúncio. O que eles querem ganhar com isso?

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 10:31 PM

Quanto a boatos ... vejo que você continua a viver deles!

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 10:32 PM

Joana ,
Vc não ouve a TSF - a rádio Bagdad , para certos "amigos" seus - e depois diz que são boatos.
Eu ouvi hoje (entre as 17:30 e as 18:00) e não devo ter sido o único.

ps: fico à espera de um elogio a AJJ. Aquilo não existe e Vcs podem agradecer ao PR que temos . Mas sãos uns mal agradecidos !

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 10:41 PM

então não é que a PJ prendeu um autarca da Madeira em pleno período de campanha eleitoral ?
...isto já não é o que era !

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 11:06 PM

...é só boatos !

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 11:07 PM

O Pacheco Pereira anda doido. Só dá tiros no pé.
Porque será que há malta, que quando lhe falam em Santana Lopes perde completamente o juízo?

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2004 11:11 PM

Não disse que era você que criava os boatos. Apenas se fazia eco deles.
Porque é que julga que a TSF, que foi uma das rádios mais ouvidas, está pelas ruas da amargura?

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 11:12 PM

Vamos lá clarificar o que são boatos :

Director da UM tentou comprar jornal na Figueira da Foz
José António Cerejo
Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999

O advogado José Braga Gonçalves, membro da direcção da Dinensino, a cooperativa proprietária da Universidade Moderna, e filho do reitor daquele estabelecimento, fechou um negócio, em Setembro, que lhe permitiria adquirir a maioria do capital de um semanário da Figueira da Foz apontado como o jornal mais crítico em relação ao presidente da câmara local, Pedro Santana Lopes. A compra não chegou a concretizar-se porque o director do "Linha do Oeste", António Tavares, exerceu o seu direito de preferência, enquanto sócio da editora do semanário, a Fozjornal, cobrindo os sete mil contos negociados entre Braga Gonçalves e o sócio maioritário da empresa, Paulo Madureira.

http://online.expresso.clix.pt/1pagina/artigo.asp?id=24747298&wcomm=true#comentarios

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 11:26 PM

Afixado por Joana em outubro 12, 2004 11:12 PM

como eu sou ignorante em estratégias de comunicação, presumo que tem a ver com a PT ; estou certo ?

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 11:28 PM

Ó caro Zippiz, este seu último "post" merece uma elegância e uma contenção genuínamente aristocráticas ... um Braga Gonçalves a comprar um jornaleco da Figueira - de que Santana Lopes se postularia como sócio - para efeito da tranquilidade política deste último como Presidente da Câmara ... Eia, o senhor do "Linha do Oeste" tem cá um «olhómetro» que só visto !

Publicado por: asdrubal às outubro 12, 2004 11:32 PM

E depois? De onde deduz que o PS estava na "conspiração"? Apenas porque, segundo diz, era «apontado como o jornal mais crítico em relação ao presidente da câmara local, Pedro Santana Lopes».

O PSL com a votação que tinha tido e já na calha para tentar a CM Lisboa, precisava disso?

zippiz: você acha que com esse tipo de boataria se pode construir um Portugal moderno?

Esse tipo de boatos e mexeriquices não destrói o PSL, apenas corrompe a vida moral do país e, a longo prazo, torna-nos numa república anedótica que ninguém leva a sério.

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 11:47 PM

Caro aristrocrático Asdrubal:
o mundo está cheio de coincidências e Monsanto está aí para nos tranquilizar.
mas pode ser que Vc conheça alguém , republicano ou não...que nos ajude a perceber o que José António Cerejo , presumo que do Público , nos queria vender.

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 11:51 PM

Miguel Sousa Tavares abandona a TVI.

Segundo fontes bem colocadas o Circo Chen convidou este conhecido jornalista, bem como Manuela “É” Guedes e José “Sim” Moniz para actuarem na próxima temporada num espectacular número de trapézio que termina pela primeira vez na historia do circo com um triplo mortal encarpado no arame.

José Chen declarou que a assinatura do contracto depende apenas de confirmar que os referidos artistas não estavam hipnotizados durante as últimas actuações na mesma estacão de televisão.

Publicado por: Carlos Alberto às outubro 12, 2004 11:54 PM

joana ,
escusa de insistir com essa cena dos boatos; cinja-se á mensagem e deixe o mensageiro em paz !
já percebi que Vc não vai à bola nem com o pessoal do JMF ( ou da Sonae ), nem com o pessoal da TSF ( ou da PT )

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 11:56 PM

Eu li no Correio da Manhã de hoje que o patrão da TVI já havia decidido prescindir da colaboração do MST.
De fact, ele também deve ter lido, porque falou de tal maneira que se for posto na rua, o governo não se safa de ser o culpado

Publicado por: VSousa às outubro 13, 2004 12:03 AM

Também li isso. O MST é muito rato. Disse que concluiu das declarações de Paes do Amaral, que havia negado interferências, que tinha havido interferências. Atá a Moura Guedes lhe perguntou admirada: Concluiste isso?
Não sei o que irá acontecer.

Publicado por: Sa Chico às outubro 13, 2004 12:21 AM

zippiz:
Não me cingi apenas à mensagem, mas falei principalmente dela. Só depois abordei a questão do boato.
Continuo todavia a afirmar (e tenho repisado isso em diversos posts) que esse tipo de crítica política (não me estou a referir a si mas às suas fontes) não dignifica a política do país e é mais contraproducente para o país em geral que para o visado em particular.

Você alguma vez leu coisas que eu tenha escrito com boatos e mexeriquices. Às vezes cito fontes, mas sempre com cuidado e se me parecem fidedignas.

E quando critico os conceitos faço-o de uma forma global e não me fico por superficialidades. Infelizmente não é isso que acontece com a maior parte da nossa comunicação.

Você pode não concordar com o que eu escrevo, nem com a fundamentação que faço, mas de certeza nunca me acusará de mandar bocas sem fundamento.

E se um dia eu não o fizer, só se for por pressa ou distração

Publicado por: Joana às outubro 13, 2004 12:39 AM

Joana (hoje, em vários momentos)

O que se passou ou não com PSL e o jornalinho da FFoz conta pouco para o Totobola.
O que MSTavares diz, pensa, oculta ou conclui conta unicamente para ele próprio (e para a sua conta bancária, motivo mais do que suficiente para querer continuar na TVI).
Na minha modesta opinião, já que vocè mexeu na coisa, o que interessa é saber por que é que os canais de TV só servem comida estragada aos portugueses (aos papalvos, como bem escreve) no horário nobre.
Quem são os donos e decisores desses canais? A beata administração da TVI está isenta do pecado dos reality shows? O seráfico Balsemão não está comprometido com o lixo da SIC (a começar pelo inenarrável herman?) Quem comanda a programação da RTP?
E será que semelhante política de programação é acidental? Quem está interessado na esterilização mental dos portugueses?
Interessa-me muito mais a resposta a essas perguntas do que saber o que é que MRS vai dizer (se é que vai) ou JPP pensar (se é que pensa).
Caríssima Joana, é lamentável que o seu contributo para o esclarecimento dos caminhos pantanosos em que os media portugueses se atolam se fique pelos Batanetes.
Se calhar vê mais televisão do que devia.

Publicado por: (M)arca Amarela às outubro 13, 2004 01:33 AM

"O governo de Santana Lopes está a levar a cabo uma política que é certamente controversa, numa situação económica, interna e externa, muito complexa e difícil."

Acreditarei nas boas intenções deste - ou de outro qualquer - governo, quando esse governo vier comunicar ao país que Portugal tem a 4ª maior dívida externa de todo o mundo, correspondente a mais de 160% do PIB, ou a mais de 6000 contos por pessoa, e que isso é o resultado de um consumo excessivo, relativamente ao nosso produto. E venha explicar as consequências, a curto e a longo prazo, do agravamento anual, ou sequer da manutenção, dessa situação. Só então acreditarei que esse governo queira verdadeiramente resolver os nossos problemas.

Publicado por: Albatroz às outubro 13, 2004 08:49 AM

(M)arca Amarela em outubro 13, 2004 01:33 AM:
Eu tomei os Batanetes como "leit-motiv" porque a notícia sobre o share estabelecia a comparação que eu reproduzia. Embora não esteja muito atenta a esses programas, não me parece que os Batanetes sejam o paradigma do pior.
Por outro lado a minha intenção não era fazer uma análise da situação da programação das TVs, mas mostrar que as discussões em que nos empenhamos servem para nos desviarmos de assuntos mais substantivos, não só sobre o país, mas principalmente, os relativos ao papel dos meios de comunicação.

Publicado por: Joana às outubro 13, 2004 09:51 AM

Joana:
Este seu post tem toda a razão. No seguimento do que escrevi noutro comentário atrás, isto é uma questão de programação da TVI que resolveu apostar no entretenimento imbecil que lhe dá mais audiências.
Estou contudo com curiosidade de saber a reacção do patrão da TVI face ao Miguel Sousa Tavares que o apelidou de mentiroso, porque concluiu da negação de Paes do Amaral, uma afirmação, ou seja, que este havia mentido.
Provavelmente, em face da situação política vai engolir o sapo e tomará uma decisão em altura mais oportuna

Publicado por: L M às outubro 13, 2004 01:00 PM

Medeiros Ferreira o DN :
«(...)Em segundo lugar, o estatuto oferecido a Marcelo Rebelo de Sousa na TVI durante mais de quatro anos, se sempre nos divertiu pelas excepcionais qualidades daquele comentador, não tem paralelo no mundo civilizado (...)».
Não parece uma espécie de «avesso da censura» ?

Publicado por: asdrubal às outubro 13, 2004 01:29 PM

O Marcelo ser preterido pelos Batanetes deve dar-lhe cabo do ego!

Publicado por: David às outubro 13, 2004 02:21 PM

joana:

1-Adoro boatos!

2-Gosto de tratar a cultura por voce e não por tu.

Publicado por: João às outubro 13, 2004 04:02 PM

João:
1- Também, ao café
2- Para mim a cultura é tão importante que só a trato por Vossa Excelência.

Publicado por: Hector às outubro 13, 2004 04:09 PM

Adenda:
E só agora, porque antes tratava-a por Vossa Senhoria.

Publicado por: Hector às outubro 13, 2004 04:11 PM

ahahhahaha
Hector:
a tua adenda esteve muito boa!

Mas o pessoal anda todo muito tenso....muito bravo...

Têm q relaxar mais. Riam-se caramba! nada do que se passa neste país é a sério!!
Não sejam tão assertivos, tão compostos. Sei lá, se isto fosse para levar a sério, só ia lá com uma revolução!

Publicado por: João às outubro 13, 2004 06:32 PM

Não tenho quaisquer dúvidas que isto foi uma manobra encenada pelo Marcelo, aproveitando qualquer pedido para alteração do formato (estava a ficar excessivamente longo).

Publicado por: Gros às outubro 15, 2004 03:01 PM

Marcelo é um comunicador nato, mas um perdedor político.
Resta ver se esta estratégia o vai conduzir a alguma coisa

Publicado por: Gros às outubro 15, 2004 03:03 PM

Muito curiosa a angustia do ZIPPIZ.

Será que o ZIPPIZ recebia "subsidios socialistas" no passado e desde 2002 que eles foram "cancelados"?

Pelo menos foi subsidiado nos óculos cor de rosa que adquiriu no tempo do "dialogante"!

Ainda vem com a Figueira da Foz?
JOANA,mande o nosso sportinguista até à Amadora para saber o que lá se passa.
É recente,pelo menos.

E pergunte ao ZIPPIZ,quando é que o Sporting deixa de ser uma delegação do PS. O clube é verde,JOANA!

Publicado por: ZEUS8441 às outubro 15, 2004 07:54 PM

Zeus:
Embora não praticante ... sou do Benfica
É uma tradição que vem dos meus avós paternos ... somos todos do Benfica, mas julgo que ninguém vai aos jogos. Eu nunca fui a nenhum. Acho que os meus avós iam, mas há mais de 20 anos que trocaram Lisboa pelo Ribatejo.
Também é o meu bairro. É o clube da terra.

Publicado por: Joana às outubro 15, 2004 09:10 PM

As acções da Média Capital, desde a saída do Prof Marcelo dispararam e aumentaram cerca de 30%. A pergunta é: foram pressões do governo ou do mercado que induziram Paes do Amaral a falar com Marcelo para alterar o formato do programa?

Publicado por: Novais de Paula às outubro 21, 2004 04:29 PM

entrei aqui adorei a conversação e também vou "meter a colher" quem devia abandonar a TVI era o casal de previlégio repararam que sarcásticos e arrogantes se apresentaram na noite de eleições, porque será ? terão algum rei na barriga!

Publicado por: justo fiel às fevereiro 23, 2005 11:29 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)