« Portugal está Enfermo | Entrada | A Vitória dos Batanetes »

outubro 11, 2004

A Comunicação do Primeiro Ministro

A comunicação de Santana teve três objectivos principais. O primeiro, que foi apenas aflorado, mas que esteve omnipresente como pano de fundo, foi a de colocar a questão da saída de MRS da TVI na sua verdadeira dimensão. O segundo foi o de dar uma ideia muito sumário das linhas fundamentais do Orçamento de Estado que o Governo vai apresentar nos próximos dias. O terceiro foi um panegírico, ao jeito dele, da actividade do seu governo e dos governos desta coligação. Vou analisar sumariamente a forma como esses objectivos foram enunciados, porquanto tenho opiniões diferentes sobre cada matéria.

Relativamente ao primeiro objectivo estou de acordo com a ideia geral, embora tenha dúvidas sobre se foi apresentado da forma mais adequada. Em qualquer dos casos, o ruído que esta questão levantou e a orquestração dos órgãos de comunicação no seu concerto de críticas absurdas, porquanto eram fundamentadas apenas em presunções que os próprios negaram, e em defesa de alguém que, como pessoa, nunca foi um exemplo de verticalidade, indicia que o objectivo não era a «liberdade de informação», que nunca esteve em risco, mas a criação de um clima de instabilidade social, como tem acontecido, periodicamente, desde que esta coligação subiu ao poder.

Por falar em «liberdade de informação», PSL disse algo, que não sei se terá seguimento, mas que é importante: a de implementar «uma nova entidade reguladora, e numa lei da imprensa com suficientes garantias para os profissionais, mas principalmente, para os cidadãos que queiram fazer ouvir a sua voz.». Ora aqui está o busílis. Os jornalistas sacralizaram-se como o altar da liberdade de opinião. Mas os cidadãos têm dificuldade em fazerem ouvir a sua voz. Por exemplo, ela é sistematicamente negada quando escrevem para as colunas de opinião, desde que contrarie a «opinião» prevalecente no jornal, a menos que apresentem outra «opinião» bastante contraditória na mesma coluna. Conheço diversos exemplos nessa matéria e tenho uma péssima ideia da «liberdade de informação» que os jornalistas outorgam aos seus leitores. E falo de jornais de referência, que a si próprios se intitulam estandartes da democracia, como O Público.

Quanto ao Orçamento de Estado só foram apresentadas linhas muito gerais, que não dão para perceber como as questões serão resolvidas na prática. PSL retomou a frase do PR sobre "a vida que existe para além do orçamento". Pois existe ... mas se o orçamento é escasso, é uma vida de miséria ...

PSL fala em «baixar o IRS, de aumentar as pensões, de subir os vencimentos de toda a função pública. ... reduzir as taxas de IRS sem deixar de fazer a normal actualização de escalões. As pensões aumentarão entre um mínimo de 2,5% e um máximo de 9% ... resolver o problema do deficit continuado e crescente do Serviço Nacional de Saúde ...» o fim das SCUTs, etc. Referiu igualmente a necessidade do Estado pagar as suas dívidas, que causam um grande embaraço financeiro aos seus fornecedores e empreiteiros e que dão uma péssima imagem das instituições.

Julgo que PSL está ser muito optimista. O descontrolo do défice do SNS é um problema de gestão e de organização dos serviços e não se cura por decreto, até porque há muita gente, dentro e fora do SNS, interessada nesse descontrolo, do qual tira muitos proveitos pessoais à conta do erário público. A questão das SCUTs é muito delicada de resolver. PSL tem toda a razão em acusar «a inconsciência de quem construiu auto-estradas, adiando o seu pagamento para um tempo em que sabia que já não teria responsabilidades governamentais». Todavia ele faz declarações públicas de que vai resolver aquele problema e eu tenho sérias e fundadas dúvidas de que, relativamente aos contratos já em vigor, o balanço benefício-custo da liquidação das SCUTs, se ocorrer, cubra os custos anuais actualmente previstos. Pior, duvido que cubra mais de 20% ou 30% daqueles valores. Já me debrucei aqui, mais que uma vez, sobre esse assunto e endereço, quem tiver curiosidade, para um desses posts.

Ora representando a dívida do Serviço Nacional de Saúde perto de 3 mil milhões de euros e a despesa anual com as SCUTs cerca de 600 milhões de euros, se o governo não conseguir eliminar estes montantes enormes, ou eliminar apenas uma pequena parcela, as promessas contidas no orçamento ficam comprometidas (ou então é o próprio equilíbrio orçamental que fica em sério risco). Encaro assim com sérias reservas muitas das coisas que foram ditas sobre esta matéria. Mas este é um assunto que só pode ser esclarecido depois do orçamento ser apresentado na AR.

Ainda sobre esta questão queria sublinhar que o PS cometeu um erro ao pôr Guilherme de Oliveira Martins a criticar esta matéria, como resposta à comunicação do PSL. Guilherme de Oliveira Martins é uma excelente pessoa, todavia teve o azar de ser o último Ministro das Finanças de Guterres, e de nunca ter acertado no valor do défice do ano anterior. Disse os valores mais díspares e hílares, até a derrota eleitoral o ter aliviado de tamanha tortura e auto-flagelação. Por outro lado fez uma crítica que não é verídica. Afirmou que, pela primeira vez, o Orçamento de Estado foi apresentado em público antes de o ser no parlamento. Tal não foi verdade. Só foram apresentadas orientações muito gerais e isso é normal os governos fazerem.

Quanto ao panegírico sobre a sua governação, não me parece que PSL tenha exagerado relativamente ao que é hábito ser feito. O canto de sereia de Guterres ecoou nos éteres portugueses durante 6 anos e não causou alarido. Também há que reconhecer que era um cântico anestesiante...

PSL sublinhou a necessidade de haver «a estabilidade institucional, no cumprimento da Constituição, e a estabilidade da coligação que suporta, maioritariamente, o Governo, na Assembleia da República.», mas isso não é mais do que constituiu o fundamento da decisão do PR de indigitar Santana para primeiro-ministro. Todavia era importante PSL assinalar isto, porque o PR vive num enorme equívoco. O PR não convocou eleições em nome da estabilidade. Então não pode ser ele próprio um fautor da instabilidade através dos seus múltiplos recados e avisos ao Governo, amplificados por uma comunicação sedenta de sangue. Ter chamado MRS a Belém apenas serviu para fornecer material incendiário à comunicação. A questão MRS não era um assunto de Estado e o PR só se ridicularizou ao agir da forma como o fez.

Concluindo, uma comunicação que não trouxe novidades, nem disse nada que não se soubesse, mas que marcou uma posição institucional que era essencial ser tomada, face ao completo desvario comunicacional dos últimos dias que fez Portugal assemelhar-se a uma republiqueta latino-americana onde os ânimos se exaltam com o supérfluo e ignoram o essencial.

Publicado por Joana às outubro 11, 2004 10:58 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105263

Comentários

Porque será que as pessoas não são capazes de um golpe de asa quanto a este sistema democrático-institucional, sem o «complexo» dos seus extremos ?

Publicado por: asdrubal às outubro 11, 2004 11:48 PM

uma comunicação dfensiva.
se não está em causa a estabilidade institucional e se não há problema algum quanto à concentração de poderes na comunicação social, então não se percebe porque se faz uma "comunicação ao país" a dizer que está tudo bem. Se está tudo bem, podemos ir dornir descansados.
Se era para anunciar medidas de caracter eleitoral , escusava de se cansar e aproveitava o discurso feito nos Açores e passava-o no tempo de antena do psd.
A Joana, que está por dentro das ideias estratégicas deste governo, podia explicar-nos como é que este discurso "despesista" de PSL se compagina com as ideias de BFélix entretanto conhecidas, nomeadamente sobre a não descida do irs ; e, pelo caminho, diga-nos em que ano (pelas minhas contas precisa de 10 anos) a pensão mínima iguala o salário minimo. Isto para se perceber o alcance da mentira que foi a promessa eleitoral, na base da qual tiveram a maioria absoluta.

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2004 11:51 PM

Eia, Zippiz ... Vc. ainda me há-de emprestar o seu olho esquerdo, que eu empresto-lhe o meu direito. Pode ser qu'agente se encontre no Entroncamento ...

Publicado por: asdrubal às outubro 11, 2004 11:58 PM

em contos
pensão minima 40(2004) 44 48 53 59 64 71 78 86 94 104

salário minimo 75(2004) 78 80 83 86 89 92 95 99 102 106

crecimentos anuais: pensão=10% ; salário=3,5%

ié: em 2014 atingir-se-ia a total convergência ; mas quem admite que as pensões vão crescer nos próximos 10 anos a 10%/ano ?

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 12:04 AM

Parecem-me números de telefone. A malta não está bem ...

Publicado por: asdrubal às outubro 12, 2004 12:10 AM

zippiz:
1- Eu lembro-lhe que escrevi que tinha sérias dúvidas que que PSL conseguisse cumprir aquelas promessas, pelas razões que então aduzi;
2 - A concentração de poderes na Comunicação Social foi obra do governo socialista;
3 - Estará em causa a estabilidade institucional se o PR continuar armado em bombeiro pirómano;
4 - O PSL precisava de tempo de antena, porque a comunicação social, entusiasta da «liberdade de informação» só ouve os seus detractores;
5 - Deve ter reparado no sangue que escorria dos lábios do JM Fernandes enquanto comentava a comunicação do PSL na RTP1;
Pode pois dormir descansado ...

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 12:12 AM

zippiz em outubro 12, 2004 12:04 AM:
Julgo que a pensão mínima abaca mais de 1 milhão de pessoas. Isso representa o encargo importante para o OE. E é preferível em 2014 que nunca. São só 9 anos e o 25 de Abril foi há mais de 30.
Reconheço, todavia que você é partidário de gastar o que não há. Espero que na sua economia doméstica não siga essa máxima!

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 12:17 AM

asdrubal em outubro 11, 2004 11:58 PM:
O zippiz não cede nada que seja de esquerda! Um olho ainda menos

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 12:19 AM

...«alguém que, como pessoa, nunca foi um exemplo de verticalidade»...

Dizer isso, Joana, é uma coisa muito feia. Não tenho qualquer afinidade com MRS, mas, em matéria de falta de verticalidade, antes dele há um comboio de candidatos. E o seu dilecto primeiro-ministro viaja na locomotiva.
Também não é bom sinal dizer isso de MRS, agora que ele saiu da TVI. Por mim,tinha-lhe achado mais graça se o que você está a dizer de Marcelo tivesse sido escrito quando ele andou a manipular a opinião pública para fazer eleger a coligação PSD/CDS.

Publicado por: (M)arca Amarela às outubro 12, 2004 12:20 AM

(M)arca Amarela em outubro 12, 2004 12:20 AM:
Emendo, tendo em conta a sua recomendação: alguém que, frequentemente, não foi um exemplo de verticalidade.

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 12:23 AM

(M)arca Amarela em outubro 12, 2004 12:20 AM:
Quanto ao meu "dilecto primeiro-ministro" o coro da comunicação social encarregou-se dizer o pior possível dele. Não achei necessário carregar ainda mais as cores.

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 12:25 AM

O discurso do PM foi fundamentalmente um discurso de propaganda eleitoral.

Publicado por: vitapis às outubro 12, 2004 12:26 AM

Uma espécie de Conversa em Família

Publicado por: vitapis às outubro 12, 2004 12:27 AM

Afixado por Joana em outubro 12, 2004 12:17 AM

pensei que Vc se indignasse com demagogia eleitoral. O que foi prometido foi fazer a convergência das pensões até 2006 e não foi ninguém à esquerda que fez a promessa. Se Vc acha normal ganhar eleições com base na batota.Tudo bem.

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 12:29 AM

Afixado por asdrubal em outubro 11, 2004 11:58 PM

caro asdrubal :
esquerda ? direita ?
pensei que Vc fosse monárquico !!!

e substitua lá Entroncamento por Vila Viçosa ...

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 12:46 AM

zippiz: É da natureza isso acontecer. Os pássaros enfeitam-se com as melhores plumagens para tentarem o acasalamento e depois aquelas penas caem todas. É um desconsolo!
Além do que as promessas são cumpridas se as condições de base para o cumprimento dessas promessas se mantêm.
Imagine que eu lhe prometia oferecer um carro. Você aliás merecia-o.
Imagine que meses depois eu era despedida e passava viver do subsídio de desemprego.
Mas eu, como tinha feito a promessa ... dentro da medida das minhas possibilidades, comprava-lhe uma trotineta.
Espero, zippiz, que você não ficasse irritado comigo por eu não cumprir a minha promessa na íntegra!

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 12:49 AM

JOANA

Por que será esta aflição dos "sinistros"?

ZIPPIZ's e companhia limitada pretendem viver dos "subsidios" e,por isso,até se esfarrapam pelo regresso dos socialistas.

Agora já têm um "produto mediático" para vender à opinião pública,sem darem conta que ele foi fabricado pelo Balsemão e pelo dono de O Público.

Por mais que se esforce,a Joana nunca conseguirá tirar da cabeça dos "sinistros" a ideia da subsidio-dependência e a do menor esforço.

Falar em trabalho a essa gente é deveras ousadia da sua parte.

Por outro lado,a comunicação social com os "polvos" que a dominam,com os serventes desses polvos,sempre anafados a botar palavra nas TV's,são um verdadeiro espectáculo do desespero.

Gostei da atitude de PSL de enviar uma cassete gravada a estes elementos perversos ,originários da golpada.

Finalmente há governo que lhes dá a resposta cabal ao que merece muita da escumalha de serventes ao serviço de polvos..

Uma imprensa livre e independente,com jornalistas com sólida formação académica, cultural,ética e moral,é uma exigência para o país.

Os que por aí andam não passam de sabotadores ao serviço dos tentáculos dos polvos de vários matizes.

Publicado por: ZEUS8441 às outubro 12, 2004 12:54 AM

Afixado por ZEUS8441 em outubro 12, 2004 12:54 AM

Vc desculpe se eu o incomodo-o mas só estava a pedir ajuda da Joana para poder convencer a minha velhota, que recebe 35 contos/mes e que votou no Durão , pensando que em 2006 teria uma reforma minima justa.

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 01:17 AM

ZEUS8441 :
outro dia a minha velhota pediu-me para lhe explicar o que era essa confusão da CGD ( há anos que deposita 2 contos/mes para ter, diz um enterro digno) com reformas de Mira e ordenados de Cardona e eu disse-lhe para não se cansar com ninharias mas que estivesse atenta ao Félix que ele era um bom cristão e que ia à missa todas as semanas.Adormeceu no meio da conversa e acho que não mem levou a sério.

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 01:25 AM

zippiz, então você nem quer pagar um enterro decente à sua velhota?

Publicado por: jfpereira às outubro 12, 2004 01:29 AM

para o ZEUS
O Pirata da Cassete :
http://www.barnabe.weblog.com.pt/

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 01:35 AM

o zeus e a joana também gostam muito deste :

20:55 (JPP)
UM ABSURDO, MAS UM ABSURDO TÍPICO 2

O truque é fazer com que, durante uma hora, em sucessivas televisões, em horas desfasadas, passe o tempo de antena, em vez de ser simultâneo como devia. O método é fazer combinações contraditórias, em segredo, com diferentes canais. É uma falta de lealdade com os que são enganados, e imagino como é que se deverá sentir a “televisão pública”, ludibriada. Convém dizer aos aprendizes de feiticeiros que passam por cima de tudo, - regras, normas, leis, bons costumes, educação, - que não vai dar resultado. É essa a lição do "ruído" nas tentativas anteriores. No actual momento, todas estas habilidades vão continuar a gerar mais ruído do que a passar a mensagem. E ainda bem, porque os procedimentos são cruciais em democracia.


19:37 (JPP)
UM ABSURDO, MAS UM ABSURDO TÍPICO

Como é possível fazer uma comunicação como Primeiro-ministro ao país, anunciar a sua hora de transmissão, e depois negociar a sua divulgação como exclusivo antes dessa hora com uma estação de televisão? Ou, não sendo bem assim, permitir a divulgação casuística de um "tempo de antena"? É falta de respeito pelos portugueses. Puro e simples. Mas é típico de um estilo de enorme arrogância para com todos nós. Mandamos, podemos fazer o que entendemos desde que dê resultados. Sem contraditório.

abrupto

Publicado por: zippiz às outubro 12, 2004 02:16 AM

Um dos casos mais comoventes da nossa política é o acrisolado amor que JPP dedica ao PSL. Desde a primeira hora ... o desvelo com que ele sempre o trata ... aquela figura paternal ...«não mexas aí! .. olha que apanhas! ... vai lá pra dentro brincar co's outros meninos! ... Isto aqui não são conversas para meninos! ... toca a andar!»

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 10:11 AM

Tem piada que o Pacheco Pereira tem os seus ódios de estimação para com os de dentro. Para os de fora, como ele gosta de se apresentar como democrata, é nuito mais comedido.

Publicado por: Viegas às outubro 12, 2004 11:09 AM

Éstou cada vez mais divertido|
Diverte-me ver o PSD todo à estalada, qual saco de gatos.
Diverte-me ver o director-geral da TVI contra a cara da administração.
Diverte-me ver a redacção da TVI aos saltos, depois de descobrir que a sua «informação independente» é uma fábula.
Diverte-me ver o grande democrata Belmiro de Azevedo todo escamado com o grande timoneiro Santana Lopes e a chamuça com barbas JMFernandes a fazer os fretes ao patrão.
Diverte-me ver o presidente Sampaio a esbracejar para não se afundar com este governo, não sabendo que jaz afogado a 100 metros de profundidade.
Para encurtar, e saltando mais uns quantos momentos de diversão, diverte-me ver a Joana, pressurosa, qual bombeiro voluntário voluntarista, a correr para o blog e a responder em tempo recorde a todos os beslicões em Santana Lopes. Diverte e dá que pensar.

Publicado por: (M)arca Amarela às outubro 12, 2004 11:19 AM

Por falar em divertimentos:
António Ribeiro Ferreira
O silêncio do professor

O senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa deve andar satisfeitíssimo com a balbúrdia que provocou neste sítio cada vez mais mal frequentado.

O senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa deve andar divertidíssimo com as fantásticas declarações que ouviu neste dias sobre liberdade de opinião, de informação, censura, controlo do Estado sobre a comunicação social, relações do poder económico com o poder político, pressões sobre empresários, directores, editores, jornalistas, publicitários, contínuos, porteiros e mulheres de limpeza das empresas de comunicação social deste sítio cada vez mais mal frequentado.

O senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa deve andar divertidíssimo com a intervenção do senhor doutor Jorge Sampaio, que teve a gentileza de o receber em Belém e, no meio de um salto a Maiorca e a abertura do Museu da Presidência da República - em que mostrou, orgulhoso, um presente do terrorista Arafat -, descobriu que há censura neste sítio cada vez mais mal frequentado.

O senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa deve andar divertidíssimo ao ouvir Cavaco Silva, Marques Mendes, Carlos Carvalhas, Freitas do Amaral, Francisco Louçã, Arons de Carvalho e outros distintos socialistas - ainda bem que Mário Soares tem guardado sobre a matéria em causa um prudente silêncio - debitarem, com um ar sério, graves preocupações sobre a liberdade de opinião e de informação neste sítio cada vez mais mal frequentado.

O senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa deve andar divertidíssimo com o terramoto político que abala o Governo deste sítio cada vez mais mal frequentado.

Pois é, senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa. Ninguém, no seu pleno juízo, acredita que a sua saída da TVI tenha sido provocada pela intervenção cabotina de um senhor do seu partido travestido em ministro dos Assuntos Parlamentares.

Pois é, senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa. O senhor insinuou que foi vítima de um acto de censura do presidente da TVI, algo que Paes do Amaral, seu amigo e cúmplice de muitas batalhas, desmentiu de forma cabal e veemente.

Pois é, senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa. O País está à sua espera. O seu silêncio, à medida que os dias passam, é cada vez menos de ouro. E pode acabar por ser de lata.

Publicado por: Hector às outubro 12, 2004 12:17 PM

Somos uma república das bananas. Não há dúvida

Publicado por: Fred às outubro 12, 2004 12:47 PM

(M)arca Amarela em outubro 12, 2004 11:19 AM:
Já expliquei, por diversas vezes, que escrevo com rapidez. Senão como seria possível, com a minha vida profissional e familiar, manter um blog? A seguir ao jantar (ou se for possível, antes), sento-me ao computador e escrevo algo sobre qualquer assunto que me tenha despertado a atenção durante o dia, ou nos dias anteriores. Há um ou outro dia que falho, por absoluta indisponibilidade de tempo.

Já reparou certamente que os textos que exigem algumas consultas aparecem a seguir a fins de semana, onde tenho mais algum tempo disponível.

Não foi tempo record. O PSL falou, acabei as tarefas post-jantar, sentei-me e escrevi ao correr da tecla ... como é hábito.

Também me divirto com algumas destas ocorrências. Vivemos num país de gente mesquinha e de tal maneira emproada que nem se apercebe como é cabotina.

Mas mais que me divertir, causa-me pesar ver o estado do nosso país e para onde ele caminha. Não sou adepta da teoria do «quanto pior, melhor». Essa tese chegou a levar alguns regimes ao poder, mas com resultados catastróficos.

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 01:04 PM

Hector em outubro 12, 2004 12:17 PM:
Esse texto tem muito de verdade, infelizmente.
Há políticos que põem as suas lutas pessoais e pequenos ódios acima do interesse do país, para não falar do interesse do próprio partido a que pertencem. Não acontece apenas no PSD, nem apenas no PS ...

Publicado por: Joana às outubro 12, 2004 01:07 PM

O Santana está liquidado. Nem Joanas nem quejandos conseguem que ele sobreviva

Publicado por: Cisco Kid às outubro 12, 2004 01:46 PM

Pois, pois, Cisco. Mas lá vai sobrevivendo

Publicado por: SL às outubro 12, 2004 03:06 PM

Ele vai sobrevivendo, mas nós nem por isso!

Publicado por: c seixas às outubro 12, 2004 03:17 PM

Este blog é deveras "intestinal"... desculpem lá, refiro-me e só à sua "interiorização", não à sua "defecação"..., esta, ser-me-ia muito difícil de "digerir", não só pela "flora" em si contida/expelida mas, também, pelo ensurdecedor restolho dum "intestino", manifestamente mal cuidado... Pobre "sanita" que somos...!
Fica bem a esta nossa "Joaninha" e outros que tais, esta "paixão avassaladora"..., de facto, o "amor" é cego...!
Pena é, que sejamos um "recanto" (apetecia-me chamar-lhe país) de amantes (ceguetas)..., que não querem mesmo ver... as "larvas" que estamos alimentando!
Todos (muito) iguais... todos (pouco) diferentes. Só as "larvas" mudaram. As coitadas das Joanas, de “outros tempos”... envelheceram ou, “pifaram”. Ámen!

Publicado por: The Harpic às outubro 12, 2004 04:04 PM

Um comentário bem português. Daqueles que se escrevem nas paredes das retretes

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2004 04:23 PM

AUTHOR: Absnt
EMAIL: absi@mail.ru
IP: 195.117.196.6
URL:
DATE: 02/27/2005 08:40:45 AM

Publicado por: Absnt às fevereiro 27, 2005 08:40 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)