« O Regresso do Sisa Ligeiro | Entrada | Espanha e Portugal »

fevereiro 15, 2004

Galileu Galilei

A redução ao silêncio e o castigo imposto a Galileu de pôr fim à sua actividade de investigação científica foi um acontecimento que marcou profundamente a nossa história cultural, científica e religiosa.

Não se tratou apenas de um conflito entre ciência e religião, ou da arrogância da autoridade social a oprimir uma opinião minoritária, mas principalmente o conflito entre o racionalismo dogmático da metafísica tradicional, instalado nas universidades e nas instituições religiosas da época, que postulava ontologicamente os conceitos e o ideal da razão e que, em relação à experiência, a reduzia ao princípio de um ordenamento teleológico e o método científico, um racionalismo metódico empenhado em definir universalmente as constantes estruturais da experiência. A Igreja foi o elemento mais notório da oposição a Galileu, embora o elemento motor fosse o escolasticismo académico. A Igreja estava dividida e mesmo quando condenou Galileu, três cardeais, entre os dez responsáveis, negaram-se a assinar a condenação.

Essa condenação acabou por ser muito mais prejudicial à Igreja que a Galileu. Ela tornou-se o símbolo do obscurantismo, da arrogância dogmática do poder instituído e continua sendo uma das manchas mais negras da história eclesiástica.

Galileu Galilei nasceu em Pisa, em 15 de Fevereiro de 1564, há 440 anos, completou os primeiros estudos de humanidades e de lógica em Florença e matriculou-se, em 1581, na Faculdade de Medicina de Pisa. Mas, fosse porque lhe faltasse interesse por esta disciplina, fosse porque o método do seu ensino ainda ligado à tradição peripatética não se adequasse ao seu engenho perspicaz na observação e na reflexão, voltou quatro anos depois a Florença. Aí se encontrou em contacto com uma cultura livre de estorvos académicos e que correspondia às exigências da vida civil e à própria natureza do engenho de Galileu. Tratava-se dos estudos voltados para a solução de problemas técnicos de mecânica, de hidráulica, de balística segundo métodos matemáticos.

Esses estudos permitiram a sua nomeação para a cátedra de matemática da Universidade de Pisa. Aqui continuou os seus estudos sobre o problema do movimento e a ele se referem de facto as conhecidas experiências sobre a queda dos graves. Manteve a sua relação de hostilidade com o ambiente académico de Pisa, cuja vida acanhada ele escarnece num capítulo «Del portare la toga». Curiosamente, em 1588, fez uma comunicação na Academia de Florença sobre a localização, tamanho e disposição do Inferno, a partir do Inferno de Dante, o que mostra que o percurso de Galileu no caminho para o pensamento científico despido de preconceitos escolásticos foi longo. Em 1592 foi nomeado para a cátedra de matemática da Universidade de Pádua, nos domínios da Sereníssima República, ponto de encontro de eruditos italianos e estrangeiros, um ambiente muito mais aberto à orientação empírico-técnica e às novas pesquisas científicas. Veneza era o Estado mais tolerante da Itália de então. As lições públicas e privadas de Galileu em Pádua tiveram larga audiência, frequentadas por gente desejosa de apreender os instrumentos essenciais da matemática para os aplicar às soluções dos problemas técnicos, mecânicos e artísticos. Em casa de Galileu depressa surgiu uma pequena oficina para a preparação de instrumentos de precisão. Foi deste período Le meccaniche, onde os princípios matemáticos são postos ao serviço da solução de problemas técnicos e onde os conceitos mecânicos empíricos são enunciados recorrendo à fundamentação científica. Todavia, no seu Trattato della sfera o Cosmografia, de 1603, Galileu revelava-se ainda um adepto do sistema ptolomaico, embora já estivesse familiarizado com a obra de Copérnico. Aliás, o dinamarquês Tycho Brahe, o maior astrónomo da época, postulava uma cosmografia em que o Sol girava à volta da Terra e os planetas em órbitas à volta do Sol, rejeitando o movimento da Terra como contraditório com a Bíblia e com os factos vulgares vistos na Terra. Do ponto de vista puramente matemático, o sistema de Tycho Brahe era idêntico ao de Copérnico. É tudo uma questão de relativismo do movimento.

A sagacidade da pesquisa, a agilidade do pensamento, a precisão cada vez maior do método, são acompanhadas em Galileu por uma notabilíssima habilidade técnico-prática. A esta deve ele a fabricação, a partir de notícias vagas provenientes do norte da Europa, em 1609, de um telescópio que foi durante anos o mais perfeito modelo do género e que se tornou instrumento para as descobertas astronómicas. Dedicado, com a ajuda do telescópio, à observação do céu, este revelou-lhe, no breve decurso de algumas semanas, segredos que se mantiveram ocultos durante milénios ao olhar humano. A Via Láctea e as nebulosas apareceram como longínquos amontoados de estrelas, o número dos astros multiplicou-se no firmamento, foram descobertas as rugosidades da superfície da Lua, os quatro satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as manchas solares, etc..

O anúncio das descobertas que Galileu lançou ao mundo com o Sidererus Nuncius, publicado em Março de 1610, abalou todo o mundo do saber, entre adesões entusiásticas e objecções malevolentes e invejosas. Os filósofos e astrónomos na sua maioria (com excepção de Kepler que aceitou as descobertas como reais) declararam que se tratavam de ilusões de óptica e de uma fraude de Galileu. Em contrapartida, astrónomos jesuítas de Roma, que haviam construído nesse ano um telescópio muito potente, confirmaram as descobertas de Galileu. Mas para Galileu esboçava-se aqui uma nova tarefa científica, porquanto a interpretação dos fenómenos descobertos levava a pôr em dúvida todo o conjunto dos dados empíricos sobre que se apoiava a antiga astronomia e, sobretudo, a negar os princípios tradicionais da perfeição e inalterabilidade dos corpos celestes, da unicidade do centro de movimento, da luz própria dos planetas.

Para ocupar-se com liberdade de tais estudos Galileu precisava de um mecenato esclarecido. Encontrou-o na pessoa do grão-duque da Toscana, Cosimo II, que o nomeou primeiro matemático e filósofo do grão-ducado e primeiro matemático da Universidade de Pisa, sem obrigação de residência e de ensino.

Em Março de 1611, foi a Roma defender as suas descobertas das dúvidas dos seus opositores. Ainda não havia sinais de oposição teológica a Galileu ou às suas descobertas. Nesse mesmo Verão, num encontro científico promovido pelo grão-duque, combate o princípio da incorruptibilidade dos corpos celestes e aponta claramente para a verdade da hipótese coperniciana, defendendo os direitos da experiência e do método indutivo.

Quando Copérnico (1473-1543) propôs a teoria heliocêntrica (a sua obra foi publicada poucos dias antes da sua morte), os astrónomos já conheciam os movimentos dos planetas. A teoria heliocêntrica permitia apenas uma explicação científica coerente. Todavia essa explicação era “estranha” – afinal qualquer pessoa podia “ver” que a Terra não se movia. Ora as observações de Galileu e do seu telescópio mostravam as manchas solares a girarem, as fases de Vénus (que mostram que os planetas não brilham com luz própria, mas reflectida), os satélites de Júpiter e os seus eclipses, realidades só explicáveis admitindo a teoria de Copérnico.

Assim, a actividade de Galileu, e a entusiástica adesão de discípulos cada vez mais numerosos, levantavam críticas progressivamente mais insistentes, e entre estas a mais fácil de compreender e mais grave, de que as novas doutrinas eram incompatíveis não só com os princípios da filosofia tradicional mas também com a palavra das Sagradas Escrituras. Galileu procurou esclarecer, reconhecendo a incondicional validade das Escrituras no que se refere aos princípios morais e religiosos, afirmando todavia, no tocante aos problemas de filosofia natural, os direitos do pensamento científico.

A primeira acusação é formulada de um púlpito e transmitida à inquisição romana por um frade dominicano. Essa acusação caiu muito mal nos meios cultos de Florença. Galileu replica e em fins de 1615, está em Roma a defender a tese coperniciana. Mas em 24 de Fevereiro de 1616, a Sagrada Congregação condena a doutrina heliocêntrica como absurda e herética e a teoria do movimento diurno da terra como errónea. Galileu, cuja pessoa, protegida pela fama, pelas altas amizades, pela autoridade do grão-duque, tinha sido retirada da causa, recebia do cardeal Bellarmino a intimação de abandonar a opinião coperniciana, renunciando a ensiná-la ou defendê-la, quer por escrito quer de viva voz.

Galileu inclinou a cabeça à sentença que cortava cerce as suas esperanças, não convencido e não resignado. Os seus principais acusadores eram os filósofos da época para os quais o método científico de Galileu era contrário ao seu sistema escolástico. Foram eles que primeiro afirmaram que as teorias de Galileu contradiziam as escrituras e foram eles que aliciaram o frade dominicano para a denúncia pública.

A elevação ao pontificado de Urbano VIII, prelado culto, curioso das novas doutrinas, persuadiu Galileu de que tinha chegado a hora da desforra e da plena afirmação da nova orientação de pensamento. Assim, de 1623 a 1630, ele recolheu-se num trabalho assíduo e tranquilo de revisão dos problemas postos pela hipótese coperniciana à luz dos novos métodos e resultados científicos, que lhe pareceram adquirir em relação àquela um significado mais coerente e definitivo. Não é apenas uma nova orientação metodológica e sistemática de pensamento que neles alvorece e se determina numa oposição cada vez mais clara ao saber tradicional; é a sensação segura de que tal orientação teórica é a garantia para o desenvolvimento de uma civilização humana livre, progressiva e senhora dos seus destinos. Foi nesse período que Galileu compôs o Dialogo sopra i due massimi sistemi dei mondo. A sua publicação encontrou muitas dificuldades da parte da autoridade eclesiástica. A necessidade de exames, de revisões, de juízos, o adiamento inútil, a incerteza das decisões, o jogo do alijar de responsabilidades, mostra, da parte das autoridades inquisitoriais, uma incerteza e uma perplexidade facilmente explicáveis: por um lado, era o decreto de 1616, a hostilidade de muitos ambientes académicos e dos grupos de estrita ortodoxia; por outro, era a fama do autor, as suas incessantes pressões, o apoio do grão-duque, a expectativa do público; e no meio de tudo isto, as intrigas de cúria e o humor inquieto e dificilmente determinável do Pontífice, autoritário e altivo. Finalmente, a autorização foi concedida e a obra saiu em 21 de Fevereiro de 1632.

Galileu tinha consentido nas poucas modificações impostas: a atenuação de algumas expressões, o acrescento de uma introdução explicativa e de algumas frases finais inspiradas pelo Papa e a modificação do título. Mas, quando já de todos os lados chegavam assentimentos entusiásticos, era ordenada a suspensão das vendas e Galileu citado perante o tribunal do Santo Ofício, em Roma. Tinham assim triunfado o tradicionalismo académico, a ortodoxia, repentinamente reforçado pela ira pessoal de Urbano VIII, quer porque suspeitasse de ser evocado sob a figura de Simplício, o peripatético do diálogo, quer porque não quisesse, com a tolerância perante uma obra contrária no seu conteúdo aos decretos, reforçar a fama de pouca ortodoxia que lhe era lançada em rosto pelos inimigos da sua política antiespanhola e anti-imperial (as duas principais potências defensoras do catolicismo romano) no complexo xadrez político da Itália de então.

A forma dialógica da obra galileiana devia servir para testemunhar o respeito formal ao decreto da Sagrada Congregação, mas oferecia a Galileu a possibilidade de uma exposição mais viva e agradável, de debate de ideias. O diálogo, que se desenvolve no palácio Sagredo, em Veneza, divide-se em quatro jornadas: a primeira contém a crítica aos princípios fundamentais da física aristotélica e aos fundamentos teleológicos da teoria ptolomaica. A segunda e a terceira têm como objectivo a defesa da teoria coperniciana, uma refutando as dificuldades físico-mecânicas da hipótese do movimento diurno, a outra corroborando com razões físico-astronómicas a hipótese do movimento anual da terra. A quarta, por fim, expõe a teoria da maré, que Galileu considerava erradamente como uma segura contraprova da teoria coperniciana.

Galileu partia para Roma em fins de Janeiro de 1633. Alojado primeiramente na embaixada da Toscana, ficou em seguida detido na prisão do Santo Ofício, num isolamento cada vez mais penoso. A acusação era a de ter violado a ordem pessoalmente recebida em 1616, sustentando e defendendo no Diálogo a teoria coperniciana já condenada como falsa e herética. O processo desenvolveu-se em quatro sessões entre Abril e Junho. De início, Galileu defendeu-se sustentando que tinha pedido e obtido a licença de publicação e que, por outro lado, a sua obra não concluía nem a favor nem contra qualquer das teorias. Mais tarde, replicando o tribunal que ele tinha transgredido uma precisa ordem pessoal e que a intenção do Diálogo era claramente manifesta, Galileu afirmou ter agido de boa fé e que a sua insistência nos argumentos copernicianos era por pura paixão dialéctica. Finalmente, apertado pelo exame da intenção, pela ameaça da tortura, não teve outro remédio senão, humilhado e angustiado, pedir piedade para a sua velhice atormentada. Condenado a prisão perpétua no cárcere do Santo Ofício, em 22 de Junho de 1633, recitou publicamente a abjuração. Assim, um decreto de um tribunal eclesiástico impôs os limites ao pensamento científico e o princípio da incondicional autoridade da Igreja em relação às verdades teológicas e filosóficas e à interpretação dos textos sagrados.

Houve então mais brandura: foi concedido a Galileu que se transferisse, em regime de prisão domiciliária, primeiro para a embaixada da Toscana e finalmente para Arcetri, onde ele tinha comprado poucos anos antes uma pequena casa de campo. Enfraquecido, envelhecido atormentado pela humilhação sofrida, Galileu permanecia sob a vigilância da inquisição, que vigiava os seus passos, espiava os seus contactos, lhe impedia quase o contacto com outras pessoas que não fossem os familiares mais directos; só quando a cegueira lhe tirou totalmente a visão e a artrite lhe contraiu os membros em contínuos espasmos, só então lhe foi permitido transferir-se para Florença, continuando no entanto sob custódia.

Mas o seu pensamento não se abate: é retomada a correspondência com os discípulos mais fiéis, os estudos efectuados nos anos anteriores sobre os princípios da dinâmica organizam-se, e daí sai a nova obra: os Discorsi intorno a due nuove scienze que são publicados na Holanda, em 1638. Está escrita em forma dialógica e as personagens são as mesmas dos diálogos. Nela aborda a estrutura da matéria, a queda dos corpos, o movimento pendular, o problema da resistência dos sólidos com base nas leis sobre a alavanca, a trajectória dos projécteis, etc..

O êxito europeu da nova obra reanima o espírito do cientista. Correspondem-se com ele, não obstante a vigilância da inquisição, uma plêiade de homens de ciência que são um incitamento à confiança no futuro da ciência e a certeza da imortalidade da sua obra. Ainda de 1640 é a carta, cheia de ironia polémica, Sul candore lunare, sobre a luz secundária da Lua devida à reflexão terrestre. Galileu manteve-se lúcido até à morte em 8 de Janeiro de 1642.

A abordagem de Galileu não foi a abordagem das universidades do seu tempo, baseadas no pensamento de Aristóteles, nem a de Bacon ou de Descartes, uma abordagem filosófica, que procura causas e não leis. O pensamento de Galileu fundamentou-se nos seus próprios cálculos experimentais e observações. O percurso do seu pensamento assentou na libertação progressiva da rigidez dogmática e no desenvolvimento especulativo. Galileu só aos 50 anos aceitou como válido o modelo coperniciano.

Ao abstracto ideal da razão, postulado como o absoluto ser em si, o método científico, iniciado por Galileu, substitui a lei do processo infinito da própria razão resolvendo os dados empíricos da experiência. O sistema metafísico fechado à experiência, baseado num racionalismo dogmático, dá lugar a uma racionalidade aberta aprofundando e alargando o campo da experiência e das valorações a ela inerentes. Foi a grande herança de Galileu.

Publicado por Joana às fevereiro 15, 2004 11:46 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105093

Comentários

Como exercício historiográfico e erudito está bom.

Se quizer, terei todo o prazer em lhe enviar as actas da sentença contra o Galileo.

Apenas não entendi se esse seu artigo se destinava a realçar alguma "hunmanidade" da Igreja para com um pobre doente, se se destinava a relativizar a sua descoberta, perante a "comunidade científica" da época, fazendo Galileo passar por um "lunático" ou se era outra coisa.

Afinal de contas era evidente para todos que a Terra não se movia, não é verdade?

Mas como a Joana em tempo também se esforçou por reabilitar a imagem de Costa Cabral (com alguma justiça, reconheço), espero agora por um artigo onde fale dos cuidades extremos pela integradidade física dos presos aos cuidados do Santo Ofício.

Publicado por: Al_Mansour às fevereiro 16, 2004 03:02 PM

Almançor:
Gostaria que me dissesse se cometi alguma imprecisão ou se escrevi algo que não fosse verdade.
Se você quer consultar as obras de Galileu vá a:
http://www.liberliber.it/biblioteca/index.htm
A análise histórica deve ter por base os factos e a partir deles a sua explicação.
É errónea, mas vulgar, a posição que parte de uma teoria explicativa e que tenta ler os factos de forma a encaixarem-se nessa explicação, eliminando ou considerando despiciendos os factos que se não encaixam.
A importância de Galileu foi a que eu descrevi no texto. A teoria heliocentrista foi formulada por Copérnico, as leis dos movimentos dos planetas foram estabelecidas por Kepler (1571-1630), seu contemporâneo (Galileu supunha, erradamente que as órbitas eram circulares – ora o Sol não ocupa o centro, mas um dos focos das elipses orbitais) e as marés só foram correctamente explicadas após as descobertas de Newton sobre a teoria da gravidade, publicadas meio século após a morte de Galileu. No que se refere a estas questões, Galileu foi principalmente o seu grande divulgador e a polémica final com a Inquisição ajudou a essa difusão.
Todavia, o método científico baseado na observação e na experimentação e a forma como Galileu abordou a ciência constitui uma herança imprescritível que nos foi legado e que serviu de alavanca ao desenvolvimento científico e tecnológico posterior.

Quanto ao comportamento da Inquisição Romana para com Galileu, ela esteve muito longe do comportamento da Inquisição Portuguesa e, principalmente da Inquisição Espanhola, que se tornou tristemente célebre pelos horrores que praticou. Mas isso são histórias diferentes. Se quiser avaliar alguns comportamentos da Inquisição Portuguesa leia, por exemplo, a obra do Camilo sobre o «Judeu».

Nos dois trechos seguintes, que vou inserir como comentários, estão a dedicatória de Galileu ao Grão-Duque da Toscana, no «Dialogo Sopra I Due Massimi Sistemi Tolemaico e Copernicano» e as autorizações da Inquisição para a publicação do «Sidereus Nuncius»

Publicado por: Joana às fevereiro 16, 2004 08:04 PM

Serenissimo Gran Duca,
la differenza che è tra gli uomini e gli altri animali, per grandissima che ella sia, chi dicesse poter darsi poco dissimile tra gli stessi uomini, forse non parlerebbe fuor di ragione. Qual proporzione ha da uno a mille? e pure è proverbio vulgato, che un solo uomo vaglia per mille, dove mille non vagliano per un solo. Tal differenza depende dalle abilità diverse degl'intelletti, il che io riduco all'essere o non esser filosofo: poiché la filosofia, come alimento proprio di quelli, chi può nutrirsene, il separa in effetto dal comune esser del volgo, in piú e men degno grado, come che sia vario tal nutrimento. Chi mira piú alto, si differenzia piú altamente; e 'l volgersi al gran libro della natura, che è 'l proprio oggetto della filosofia, è il modo per alzar gli occhi: nel qual libro, benché tutto quel che si legge, come fattura d'Artefice onnipotente, sia per ciò proporzionatissimo, quello nientedimeno è piú spedito e piú degno, ove maggiore, al nostro vedere, apparisce l'opera e l'artifizio. La costituzione dell'universo, tra i naturali apprensibili, per mio credere, può mettersi nel primo luogo: che se quella, come universal contenente, in grandezza tutt'altri avanza, come regola e mantenimento di tutto debbe anche avanzarli di nobiltà. Però, se a niuno toccò mai in eccesso differenziarsi nell'intelletto sopra gli altri uomini, Tolomeo e 'l Copernico furon quelli che sí altamente lessero s'affisarono e filosofarono nella mondana costituzione. Intorno all'opere de i quali rigirandosi principalmente questi miei Dialoghi, non pareva doversi quei dedicare ad altri che a Vostra Altezza; perché posandosi la lor dottrina su questi due, ch'io stimo i maggiori ingegni che in simili speculazioni ci abbian lasciate loro opere, per non far discapito di maggioranza, conveniva appoggiarli al favore di Quello appo di me il maggiore, onde possan ricevere e gloria e patrocinio. E se quei due hanno dato tanto lume al mio intendere, che questa mia opera può dirsi loro in gran parte, ben potrà anche dirsi di Vostr'Altezza, per la cui liberal magnificenza non solo mi s'è dato ozio e quiete da potere scrivere, ma per mezo di suo efficace aiuto, non mai stancatosi in onorarmi, s'è in ultimo data in luce. Accettila dunque l'Altezza Vostra con la sua solita benignità; e se ci troverrà cosa alcuna onde gli amatori del vero possan trar frutto di maggior cognizione e di giovamento, riconoscala come propria di sé medesima, avvezza tanto a giovare, che però nel suo felice dominio non ha niuno che dell'universali angustie, che son nel mondo, ne senta alcuna che lo disturbi. Con che pregandole prosperità, per crescer sempre in questa sua pia e magnanima usanza, le fo umilissima reverenza.
Dell'Altezza Vostra Serenissima
Umilissimo e devotissimo servo e vassallo
GALILEO GALILEI

Publicado por: Serenissimo Gran Duca às fevereiro 16, 2004 08:06 PM

Gli Eccellentissimi Signori Capi dell'Ecc. Cons. de' X infrascritti, avuta fede dalli Signori Reformatori del Studio di Padova per relazione delli due a questo deputati, cioè dal Rever. P. Inquisitor, e dal circospetto Secretario del Senato, Gio. Maraviglia, con giuramento, come nel libro intitolato: SIDEREUS NUNCIUS etc. di D. Galileo Galilei non si trova alcuna cosa contraria alla Santa Fede Cattolica, Prencipi e buoni costumi, e che è degno di stampa, concedono licenza che possi esser stampato in questa Città.
Datum die primo Martii 1610.
D. M. Ant. Valaresso
D. Nicolò Bon Capi dell'Ecc. Cons. de' X
D. Lunardo Marcello
Illustrissimi Consilii X Secretarius
Bartholomæs Cominus.
1610, a dì 8 Marzo. Regist. in libro a car. 39.
Ioan. Baptista Breatto off.
Con. Blasph. Coad.

Publicado por: Imprimatur às fevereiro 16, 2004 08:11 PM

# : - ))

Publicado por: (M)arca Amarela às fevereiro 16, 2004 10:01 PM

Joana: queria cumprimentá-la por esta biografia de Galileo que está excelente

Publicado por: Ricardo às fevereiro 16, 2004 11:52 PM

Este seu texto sobre o Galileu, a vida e a obra, está muito interessante. Parece-me muito rigoroso e põe as questões de uma forma equilibrada. Gostei bastante.

Publicado por: Viegas às fevereiro 17, 2004 12:44 AM

Concordo consigo. Galileu foi principalmente um símbolo da luta contra o tradicionalismo e o escolasticismo.

Publicado por: Hector às fevereiro 17, 2004 01:39 AM

A sua importância residiu na forma acalorada como defendeu as suas teses, os discípulos fieis que encontrou e na controvérsia com a igreja.

Publicado por: Hector às fevereiro 17, 2004 01:39 AM

EU, "JOANA", FUNCIONÁRIA PÚBLICA DE LUXO, OCUPANDO CARGO PELAS INÚMERAS VIRTUDES DE SER UMA GIRRRL PARA TODO O TERRENO ME PENITENCIO: SOU UMA MOSCARDO DO TAMANHO DE UMA BOVINA LEITEIRO.

Publicado por: Joana - Ordinario às fevereiro 17, 2004 10:39 AM

EU, "JOANA", FUNCIONÁRIA PÚBLICA DE LUXO, OCUPANDO CARGO PELAS INÚMERAS VIRTUDES DE SER UMA GIRRRL PARA TODO O TERRENO ME PENITENCIO: SOU UMA MOSCARDO DO TAMANHO DE UMA BOVINA LEITEIRO.

Publicado por: Joana - Ordinario às fevereiro 17, 2004 10:39 AM

EU, "JOANA", FUNCIONÁRIA PÚBLICA DE LUXO, OCUPANDO CARGO PELAS INÚMERAS VIRTUDES DE SER UMA GIRRRL PARA TODO O TERRENO ME PENITENCIO: SOU UMA MOSCARDO DO TAMANHO DE UMA BOVINA LEITEIRO.

Publicado por: JoanaII às fevereiro 17, 2004 10:40 AM

EU, "JOANA", FUNCIONÁRIA PÚBLICA DE LUXO, OCUPANDO CARGO PELAS INÚMERAS VIRTUDES DE SER UMA GIRRRL PARA TODO O TERRENO ME PENITENCIO: SOU UMA MOSCARDO DO TAMANHO DE UMA BOVINA LEITEIRO.

Publicado por: JoanaII às fevereiro 17, 2004 10:40 AM

EU, "JOANA", FUNCIONÁRIA PÚBLICA DE LUXO, OCUPANDO CARGO PELAS INÚMERAS VIRTUDES DE SER UMA GIRRRL PARA TODO O TERRENO ME PENITENCIO: SOU UMA MOSCARDO DO TAMANHO DE UMA BOVINA LEITEIRO.

Publicado por: JoanaI às fevereiro 17, 2004 10:41 AM

EU, "JOANA", FUNCIONÁRIA PÚBLICA DE LUXO, OCUPANDO CARGO PELAS INÚMERAS VIRTUDES DE SER UMA GIRRRL PARA TODO O TERRENO ME PENITENCIO: SOU UMA MOSCARDO DO TAMANHO DE UMA BOVINA LEITEIRO.

Publicado por: Joana - a BOVINA às fevereiro 17, 2004 10:41 AM

Joana

Esta coisa da boa funcionária pública de luxo não percebi, nem a do moscardo.

Quanto ao Galileo, e lido atentamete o seu texto, e tanto quanto julgo saber, ele não contem erros ou omissões.

Trata-se de uma pequena biografia bem feita.

Não era isso que eu queria criticar, até porque o artigo não merece crítica, nem pelo conteúdo, nem pelo métodos de pesquiza que terá utilizado.

Mas perspassou-me (admito que erradamente) que parecia estar a querer branquear e relativizar o papel da Igreja, através da sociedade da época e da Inquisição.

E realçar o erro de Galileo ao considerar que se tratavam de órbitas circulares, que como se compreenderá, com os instumentos da altura era dificil de concluír outra coisa, porque essa órbita pareceria mais "lógica", que elíptica.

Publicado por: Al-Mansour às fevereiro 17, 2004 10:56 AM

Almançor:
Os textos anteriores são de um Inquisidor-censor que, de tempos a tempos, vem aqui desabafar. Não ligue.
Quanto à questão das órbitas serem elípticas, note que Kepler era contemporâneo de Galileu (aliás, morreu antes deste).
Aliás, a circunferência é um caso particular da elipse, quando os 2 eixos são iguais e os 2 focos coincidem no mesmo ponto (o centro).
Isto não tira qualquer mérito a Galileu e ao legado que ele deixou.

Publicado por: Joana às fevereiro 17, 2004 07:57 PM

O julgamento do Galileu foi uma acção horrível da Igreja. Nunca se limparam do que fizeram

Publicado por: Senhor dos Aneis às fevereiro 17, 2004 10:28 PM

Estes comentários ordinários devem ser de um gajo doente. Só lhe falta inteligência para ser igual aos inquisidores de Galileu. Maldade sem inteligência só se é cretino

Publicado por: jfpereira às fevereiro 17, 2004 10:45 PM

De facto há gente que além de ordinária, é estúpida.

Publicado por: VSousa às fevereiro 17, 2004 11:19 PM

É interessante ver como nem todos os Inquisidores sectários acabaram. Alguns ainda se mantêm, hoje em dia.

Publicado por: Hector às fevereiro 18, 2004 12:23 AM

E mais malcriados que os do tempo do Galileu

Publicado por: Hector às fevereiro 18, 2004 12:24 AM

Claro que a Joana aparece a branquear a Inquisição. Nem outra coisa seria de esperar.

Publicado por: Cisco Kid às fevereiro 18, 2004 12:42 AM

You are invited to visit some helpful info about

Publicado por: debt consolidation às janeiro 20, 2005 08:36 AM

Please check the sites about

Publicado por: valium às janeiro 22, 2005 05:11 PM

O Galileu precisa de Valium?

Publicado por: curioso às janeiro 22, 2005 05:40 PM

You may find it interesting to check some relevant pages in the field of wsop wsop http://wsop.tecrep-inc.net/ poker games poker games http://poker-games.tecrep-inc.net/ phentermine phentermine http://phentermine.tecrep-inc.net/ internet poker internet poker http://internet-poker.tecrep-inc.net/ poker chips poker chips http://poker-chips.tecrep-inc.net/ poker tables poker tables http://poker-tables.tecrep-inc.net/ poker rules poker rules http://poker-rules.tecrep-inc.net/ free poker free poker http://free-poker.tecrep-inc.net/ poker hands poker hands http://poker-hands.tecrep-inc.net/ world series of poker world series of poker http://world-series-of-poker.tecrep-inc.net/ free online poker free online poker http://free-online-poker.tecrep-inc.net/ free poker games free poker games http://free-poker-games.tecrep-inc.net/ how to play poker how to play poker http://how-to-play-poker.tecrep-inc.net/ star poker star poker http://star-poker.tecrep-inc.net/ poker strategy poker strategy http://poker-strategy.tecrep-inc.net/ poker tournaments poker tournaments http://poker-tournaments.tecrep-inc.net/ poker rooms poker rooms http://poker-rooms.tecrep-inc.net/ casino poker casino poker http://casino-poker.tecrep-inc.net/ mortgage broker mortgage broker http://mortgage-broker.tecrep-inc.net/ student loan consolidation student loan consolidation http://student-loan-consolidation.tecrep-inc.net/ student loan student loan http://student-loan.tecrep-inc.net/ car loan car loan http://car-loan.tecrep-inc.net/ best credit cards best credit cards http://best-credit-cards.tecrep-inc.net/ prepaid credit cards prepaid credit cards http://www.tecrep-inc.net/ refinance refinance http://refinance.tecrep-inc.net/ adjustable rate mortgage adjustable rate mortgage http://adjustable-rate-mortgage.tecrep-inc.net/ home mortgage loan home mortgage loan http://home-mortgage-loan.tecrep-inc.net/ texas mortgage loans texas mortgage loans http://texas-mortgage-loans.tecrep-inc.net/ mortgage company mortgage company http://mortgage-company.tecrep-inc.net/ second mortgage second mortgage http://second-mortgage.tecrep-inc.net/ unsecured personal loans unsecured personal loans http://unsecured-personal-loans.tecrep-inc.net/ diet pills diet pills http://diet-pills.tecrep-inc.net/ cialis cialis http://cialis.tecrep-inc.net/ levitra levitra http://levitra.tecrep-inc.net/ generic viagra generic viagra http://generic-viagra.tecrep-inc.net/ - Tons of interesdting stuff!!!

Publicado por: wsop às janeiro 25, 2005 02:53 AM

De facto, a biografia encontra-se muito bem construída. No entanto, penso que foi um pouco tendenciosa a sua descrição. Galileu, foi uma mente brilhante ao defender a teoria heliocêntrica, mas penso que a intuição foi mais sua conselheira do que os factos científicos, que ele, a partir de certa fase da sua vida, não se preocupou a observar para comprovar a sua teoria. Chegou mesmo a publicar um panfleto a negar a existência dos cometas, cuja observação foi realizada pelos Jesuítas, em 1618, apenas por não ter presenciado este fenómeno, por se encontrar acamado.
Aqui já é notada a arrogância com que Galileu defendeu a sua teoria. Esta arrogância acompanhou-o durante toda a sua vida,não percebendo como alguém era capaz de contestar a sua teoria, visto ser o detentor de todo o saber.
Penso que Galileu tende a ser aclamado como um mártir, por ter passado o resto da sua vida em prisão domiciliária, por ter defendido a sua teoria que ia contra as Escrituras da Bíblia. No entanto, não é falado o facto de ter vivido os últimos anos da sua vida no maior dos luxos, providenciados pelos seus aprisionadores.
Não discordo que Galileu deve ser aclamado pela sua coragem, ao enfrentar a Igreja, demostrando que a ciência possuía autonomia face a esta, mas as razões pelo qual ele o fez talvez não tenham sido as mais altruístas. Penso que, para construi uma biografia completa e verídica, este facto deve ser ter tido em conta, não fomentando a imagem de um homem altruísta e corajoso.

Publicado por: Ana às abril 17, 2005 12:32 PM

uhullll amei meu trabalho fik mt booom agoraa

Publicado por: bruuuuuuuuuuuuu às maio 8, 2005 09:32 PM

.

Publicado por: Advance às maio 17, 2005 10:41 PM

Are you looking to purchase PHENTERMINE
ONLINE. Well, here is a little tip for you to buy PHENTERMINE, it goes something
like this: phentermine,phentermine,>>>>phentermine<<<<<,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,@@@@@phentermine@@@@@,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,#####phentermine
######
,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,

phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phentermine,phent

Publicado por: Phentermine Lady às junho 10, 2005 07:03 PM

.

Publicado por: Absnt às junho 24, 2005 02:10 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)