« Hoje não vou dizer nada | Entrada | Álvaro Cunhal no Inverno de 1939-40 »

dezembro 23, 2003

Luta de classes em aviões de longo curso

A história de toda a sociedade até agora é a história de lutas de classes. Homens livres e escravos, patrícios e plebeus, barões e servos, burgueses e operários, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta” escreviam Marx e Engels em 1848.

Inesperadamente, no início de 3º milénio, essa luta alastrou à aviação de longo curso, com o aparecimento da “síndrome da classe económica”. Está assim estabelecida uma perigosa e mortal clivagem entre a classe económica e a classe executiva, uma luta que ameaça dirimir-se, na aviação de longo curso, a mais de uma dezena de kms de altura.

Alguns reformistas e adeptos das teorias da conciliação de classes têm feito estudos e sugerido que o termo “síndrome da classe económica” deveria ser evitado e devia passar a denominar-se “trombose do viajante".

Mas trata-se claramente de uma situação classista. Basta observar que as prescrições para acautelar o aparecimento da “síndrome da classe económica” exigem evitar a permanência nos lugares, movimentar os pés e as pernas, estendendo-as e flectindo-as, como se se estivesse a trabalhar com uma máquina de costura (um dos penosos trabalhos das operárias do início do século passado), evitar estar sentado com as pernas muito dobradas ou cruzadas, etc..

Obviamente, tudo o que requer esforço físico, recurso a simulações de trabalhos da fase do capitalismo manufactureiro, etc., se torna obrigatório para a “classe económica”, para ela se eximir a um destino porventura fatal, enquanto que os membros da “classe executiva” estão regaladamente sentados, sorvendo whisky, diletando deliciosas frivolidades entre si, perfeitamente indiferentes ao drama social que se vive na outra extremidade da aeronave.

Publicado por Joana às dezembro 23, 2003 08:58 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105037

Comentários

Porque será que até um excelente trabalho do jornal Público dá para perceber o síndrome ideológico de Joana ?!

Publicado por: zippiz às dezembro 23, 2003 09:54 PM

O Marx aplicado à "Luta declasses” nos aviões está com piada.

Parabéns pelo seu blog e Boas Festas

Publicado por: Novais de Paula às dezembro 23, 2003 11:31 PM

Essa da luta de classes nos aviões está cheia de graça. Eu também li hoje o artigo no Público, mas não há dúvida que esta perspectiva é inovadora!!

Publicado por: Filipe às dezembro 24, 2003 12:04 AM

O blog está espectacular, espera-se que o ordinário não volte tão depressa e boas festas para si, Joana

Publicado por: fbmatos às dezembro 24, 2003 01:01 AM

Passei por aqui para ler mais uns textos seus e lhe desejar Bom Natal, Joana.
O blog está óptimo

Publicado por: Filipa Zeitzler às dezembro 24, 2003 11:35 AM

.

Publicado por: virtual às fevereiro 19, 2005 07:46 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)