« O PS refém da Casa Pia - Acto I | Entrada | Virtudes privadas, vícios públicos »

outubro 23, 2003

Aviso

Decidi fechar, durante alguns dias, o acesso aos comentários.
Era uma medida que foi considerada indispensável, enquanto se analisa a implementação de outras soluções. Este blogue tem 3 semanas e já foram apagados mais de 2.000 comentários, se é que se pode chamar comentários àquilo.

O nível de educação e de civismo no nosso país é, e infelizmente tenho que o reconhecer em face do sucedido, muito rasteiro, muito baixo, muito mesquinho, muito ordinário.

Gente ordinária há em todos os quadrantes políticos Assim como gente boa e digna. Mas é de uma enorme hipocrisia uma certa esquerda (sublinho, uma certa esquerda) considerar-se ser ela a depositária das virtudes cívicas e da democracia e lançar tanta imundície num local onde apenas se pretendia discutir ideias.

Calculo que quem fez isto seja gente que se julga de esquerda mas que mantém com ela idêntica adesão conceptual à que, na Idade Média, se tinha às religiões reveladas, ou, actualmente, ao ser fã de um clube do bairro ou de um cantor pimba. Não há racionalidade, apenas fé e ódio por aqueles que não partilham a mesma fé. Sabe-se lá o que serão, politicamente, daqui a alguns anos. Ordinários, continuarão a ser, seguramente.

Publicado por Joana às outubro 23, 2003 12:00 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104971

Comentários

O sucedido neste blog deu origem a um "debate no Expresso online, que transcrevo em seguida, com a devida vénia.

O vândalo deste blog é, obviamente, um frequentador daquele forum

Publicado por: Joana às novembro 2, 2003 12:16 PM

14:10 23 Outubro 2003

Cara Joana II
A propósito da "vandalização" do seu 'blog', já pensu em bloquear o endereço IP do "vandalizador" para que doravante este não consiga inserir mais comentários?

Cumprimentos

Publicado por: BWV 1004 às novembro 2, 2003 12:20 PM

14:41 23 Outubro 2003

BWV
Os vandalizadores utilizam os "anonymizers" que geram IP's aleatórios.

Há muitos anonymizers e é impossível que banir IP's produza qualquer efeito. O mesmo anonymizer tem, quando se corre novamente, outro IP. Aliás, essa hipótese foi a primeira que usei.

Aliás, ando a ver com o patrão daquilo a forma de resolver o assunto.

Como calcula, tornei-me célebre no weblog porque, ao fim de uma semana, tinha mais comentários que os principais blogues tinham tido desde que o sistema fora criado (há cerca de 5 meses).

Não era esta a celebridade que procurava, ... mas enfim ... não se pode ter tudo.

Para já fecho, de vez em quando, a possibilidade de comentários.

É aborrecido, mas é o que posso fazer de momento.

Publicado por: Joana às novembro 2, 2003 12:21 PM

19:31 23 Outubro 2003

Agradecimentos ...
Queria aproveitar para exprimir os meus agradecimentos pela preocupação e, principalmente, pela solidariedade patenteada por muitos dos meus companheiros do Expresso-online, independentemente das convicções que defendemos, em face da vandalização que o “semiramis” tem sido objecto.

Eu encaro aquela avalanche vandalizadora com grande fair-play. A única coisa que me aborrece é o facto da ordinarice ser muito repetitiva e muito longa, o que torna difícil ler e escrever comentários. Fica intransitável! O resto, passo ao largo.

Já pus uma ucraniana a varrer aquilo. As instruções são simples. Comentários apenas em maiúsculas é apagar liminarmente o conteúdo.

Quanto aos outros, dei-lhe algumas palavras-chave: VACA, ****, *********, *****, *******, **********, *****. Qualquer comentário onde ela veja estas palavras, apaga-o.

O mesmo sucede com o nome do endereço. Qualquer palavra que ela veja igual à lista que lhe dei, muda o nome para “vândalo do Semíramis” fazendo c&p.

A confidencialidade está assegurada. Ela apenas compara “strings”. Não sabe português.

Penso que os vândalos são gente do online. Não se aflijam que eu não estou a fazer nenhum processo de intenções, nem desconfio de ninguém em particular. Até porque, nestas situações, sucede que às vezes é gente que se comporta publicamente (no online) com grande elevação de espírito, mas que quando se dão conta de um sítio sossegado e muito discreto, a perversão vem ao de cima

Não é verdade que os alegados pedófilos eram gente acima de qualquer suspeita?

Publicado por: Joana às novembro 2, 2003 12:22 PM

20:30 23 Outubro 2003

Minha cara Joana
Por achar ser este o espaco onde a vontade individual impera. Espaco por excelencia onde por mais improdutiva, por mais descabida, e a palavra quem mais ordena. De pouco serve colocar nessas palavras o nosso sujeito como aval ou garantia de veracidade das mesmas. Tal nao so e desnecessario como infrutifero. Ainda assim, tendo em linha de conta que cada um de nos, mal ou bem, "fabrica" opinioes dos diversos heteronimos e pseudonimos com quem interaje neste espaco, posso dizer-lhe que mesmo que nao concorde e sempre com gosto que leio os seus comentarios. Assim, permita-me oferecer-lhe a minha solidariedade pela situacao que de alguma maneira tambem sou vitima. Desde que entrei neste forum nao so recebo e-mail de muitissimo mau gosto e outros apenas contendo virus e francamente nao consigo entender qual e no fundo, o ganho de tal visto, este "eu" ou outro qualquer, apenas ser uma figura imaginada.

Publicado por: room 102 às novembro 2, 2003 12:23 PM

23:09 23 Outubro 2003

Cara Joana:
Em Novembro vou a Barcelona visitar o meu filho. Estava a pensar pedir ao rapaz que me ensinasse a fazer um blog, mas depois de ver o que certos sub-humanos põem no seu acho que vou desistir da ideia.

Publicado por: Zé Luiz às novembro 2, 2003 12:24 PM

23:44 23 Outubro 2003
E veja a questão pela positiva:

O meu blogue é o mais comentado da net!

É claro que a qualidade da maioria dos comentários é algo discutível, mas é o que eles conseguem fazer.

Criar um blogue não custa nada. No seu caso, tenha a esperança que talvez a direita não seja tão trauliteira como a esquerda e por isso não apareça tanta imundície no seu blogue.

Publicado por: Joana às novembro 2, 2003 12:25 PM

10:27 24 Outubro 2003
Cara Joana:
Você associa à esquerda os energúmenos que aparecem no seu blogue? Tem graça, eu sempre associei esse tipo de gente à direita. Mas na realidade não são de direita nem de esquerda, são só sub-humanos.

Publicado por: Zé Luiz às novembro 2, 2003 12:27 PM

12:32 24 Outubro 2003
Zé Luiz 10:27 24 Outubro 2003
No meu caso são sub-humanos de esquerda.

Basta ler os comentários. Não deixam qualquer dúvida.

Outra dúvida que eu não tenho é a de que se trata de gente que aparece aqui, e não me surpreender-me-ia, com uma imagem bastante mais polida.

Entretanto fechei os comentários, por uns dias.

Se alguém quiser fazer comentários, pode enviar para o meu mail, que eu depois afixo-os lá.

Publicado por: Joana às novembro 2, 2003 12:28 PM

13:02 24 Outubro 2003
cara Joana II 12:32
Pelo menos, se for ao encontro nacional da blogosfera (sociedade de Geografia, acho que dia 30) vai ser um sucesso :-)

Acho que fez bem em cortar a possibilidade de comentários, o nível era de facto muito baixo não só na linguagem mas tb na falta de originalidade.

A sua experiência fez-me repensar o meu esboço de blog. Acho que se for para a frente não dou hipótese a tal devassa: não haverá comentários!

Eu até gosto que discordem de mim porque isso impede que "cristalize" no meu modus pensante e obriga-me a um esforço argumentativo revigorante e instrutivo... Mas devo confessar que o meu léxico vernacular é muito limitado e não tenciono alargá-lo...

Publicado por: spanky às novembro 2, 2003 12:29 PM

14:08 24 Outubro 2003

O espalhafato umbiguista da Joana

Chora baba e ranho a Joana porque um qualquer energúmeno escreve umas baboseiras no seu blog. Admitindo que possa não ser a própria a escrever as baboseiras, vejo que soube transformar tais patetices numa excelente estratégia de marketing, para tornar o seu blog conhecido dos leitores do Expresso.

Não simpatizo com o que a Joana II escreve. Não porque discorde das suas orientações políticas, mas porque lhe falta espessura intelectual e, sobretudo, ética. Aliás, a forma assanhada como se manifesta é absolutamente contrária ao espírito de diálogo e tolerância que deveria prevalecer nos fóruns do Expresso.

A própria escolha da designação do blog - SEMÍRAMIS, rainha lendária da Assíria e da Babilónia, a quem se atribui a construção do palácio e dos Jardins Suspensos da Babilónia, uma das sete maravilhas do mundo - é elucidativa da natureza da personagem em causa.

Tive oportunidade há dias de seguir no "Semíramis" uma "discussão" entre a Joana II e o zippiz. Como de costume, a rainha da Assíria e Babilónia fugiu à questão central colocada pelo zippiz: apoia a Joana II a estratégia de UMA MAIORIA, UM GOVERNO, UM PRESIDENTE, ou seja, apoia a candidatura de Santana Lopes à Presidência?

Não é por acaso que os dois principais comissários políticos do CDS nos fóruns do Expresso – Zeus e Paulo Pedroso – são os mais entusiásticos fãs da rainha da Assíria e Babilónia. O Zé Luís não o incluo neste clube de fãs, apesar de tudo, tendo em conta que o coração tem razões que a razão desconhece.

Eu não faço tenção de continuar a alimentar o ego da rainha da Assíria e Babilónia. Para esse peditório não dou.

Publicado por: Pedro Dornelas às novembro 2, 2003 12:31 PM

14:47 24 Outubro 2003
Pedro Dornelas 14:08 24 Outubro 2003
Você, há poucos dias disse, e eu concordo com isso, que eu não tinha importância nenhuma.

Bom … tive apenas a importância mínima indispensável para você criar um nick unicamente para vir aqui fazer coro com aqueles que verteram aquelas ordinarices no “semiramis”.. Eu ia escrever “insultam”, mas não é verdade: eles apenas se insultam a si próprios e à facção que julgam pertencer.

Julgo que ninguém me viu “Chorar baba e ranho”. Isso gostaria você que eu o fizesse, provavelmente. Leiam tudo o que tenho escrito sobre o assunto (normalmente em resposta a outros, penalizados com a situação), e vejam se há “baba e ranho”.

Quanto a você, cada vez que mudar de nick para me tentar “agredir” evite terminar os seus relambórios com um seráfico “Para esse peditório não dou” ou “Para esse peditório já dei”.

Isso, além do seu estilo pesporrente, identifica-o completamente. Já é a 4ª ou 5ª vez que lhe digo isto.

Eu, mesmo em momentos que você julga difíceis, mas que passo ao largo deles, mantenho a coragem de me assumir como eu própria. Coragem que escasseia a outros ... a si, por exemplo.

Publicado por: Joana às novembro 2, 2003 12:33 PM

15:08 24 Outubro 2003

Pedro Dor-nelas,

Ou Pedro dor neles (nos cotovelos)?

A Joana não pode fazer processos de intenção, pois não, pedrinho? "Não faça processos de intenção aos outros."

Mas o pedrinho com dor neles (nos cotovelos) já pode: "Não é por acaso que os dois principais comissários políticos do CDS nos fóruns do Expresso – Zeus e Paulo Pedroso – são os mais entusiásticos fãs da rainha da Assíria e Babilónia."

Vá-se curar!

Você é comissário de quem? Só se for mesmo dos animais que conspurcam o blog da Joana! Cada um aparece a defender aquilo de que mais gosta. É por isso que você defende a imundície, não é?

Publicado por: Paulo Pedroso às novembro 2, 2003 12:34 PM

17:01 24 Outubro 2003
A minha tendência política é melhor do que a tua
A esquerda acusa a direita de ser arrogante e prepotente - e com razão.

A direita acusa a esquerda de ser sempre a primeira a levantar a voz numa discussão - o que também é verdade.

Dá sempre tabefe...

Publicado por: BWV 1004 às novembro 2, 2003 12:35 PM

21:17 24 Outubro 2003
BWV 1004 17:01 24 Outubro 2003
Em primeiro lugar queria agradecer o seu comentário, com qual concordo parcialmente.

E concordo apenas em parte porque, relativamente à sua frase “esquerda ser sempre a primeira a levantar a voz numa discussão“, digo-lhe que afirmei, preto no branco, que as imundícies que foram afixadas no “semíramis” o foram, e bastava tê-las lido (foram apagados mais de 2.000 "comentários", quase todos pelo gestor do Weblog), por gente pertencente a uma “certa esquerda”. Facção que lhe faço a justiça, a si e a muitos que escrevem aqui, de não pertencerem a ela.

Portanto, não se tratou apenas de “a esquerda ser sempre a primeira a levantar a voz numa discussão” ... como diz. Entre gente politicamente afim, há um certo recato, uma prudente circunspecção em reconhecer as verdades mais duras. Frequentemente preferem encobri-las com o manto diáfano da hipocrisia. Não lhe faço, obviamente, a injúria de sugerir que foi o seu caso, mas não quis deixar de lhe assinalar o facto.

Em 6-10-03, no sítio “Pedro Lynce demitiu-se” escrevi que “a culpa das hienas terem aqui um habitat seguro é de nós todos. Quer a esquerda, quer a direita “civilizadas” sentem que lhes faz jeito esta fauna, as respectivas hienas. Nunca se sabe quando a argumentação escasseia e então se pode revelar útil o trabalho sujo feito por outros. É claro que alguns sentirão vergonha de terem, nas “suas hostes”, uma fauna daquelas. Mas se a têm, não o demonstram”.

Isto não é apenas uma questão de opiniões, da “A minha tendência política é melhor do que a tua”. Citando Sartre (Reflexões sobre o Racismo): “Esta palavra opiniões ... é a mesma que a dona de casa emprega a fim de encerrar uma discussão que ameaça azedar ...são gostos ... gostos, cores e opiniões não se discutem” Provavelmente a única coisa que está datada, naquela frase, 55 anos depois, é a figura da “dona de casa”. O conceito mantém-se.

Pense nisso, caro BWV e bom fds.

Publicado por: Joana às novembro 2, 2003 12:37 PM

22:33 24 Outubro 2003
Caro Pedro Dornelas:
Não lhe vou dizer se tenho ou não tenho "razões de coração" para gostar da Joana. Digo-lhe, sim, que sem embargo de as ter ou não, o facto é que tenho outras: razões de decência, de bom senso e de bom gosto.

A Joana, apesar de se situar ideologicamente quase nos meus antípodas, sempre me respeitou (o que não quer dizer que não me tenha dado uma ou outra arranhadela: a senhora tem as garras afiadas); e sempre respeitou os outros intervenientes neste online.


Como eu e você, sofre de cegueira selectiva, mas isso é uma inevitabilidade da condição humana.

Escreve superlativamente bem, e conjuga uma argumentação apaixonada com um discurso articulado e racional - tudo coisas que eu, elitista de esquerda, aprecio e saboreio nas raras ocasiões em que as encontro.

Há muito tempo que penso, com algum desgosto, que a direita escreve melhor do que a esquerda: Hobbes melhor do que Locke, Burke melhor do que Paine; Salazar melhor do que Soares (para citar as duas únicas grandes figuras políticas que o século XX português produziu) - e a Joana, hélas, melhor do que eu.

Não significa isto que tenham razão contra nós, ou a razão toda contra a nossa sem-razão, mas apenas que lê-los dá mais prazer - se não aos meus preconceitos, ao menos à minha sensualidade.

Publicado por: Zé Luiz às novembro 2, 2003 12:39 PM

00:12 25 Outubro 2003

E para terminar,,,
Eu Francisco Xico Xatoo abaixo assinado,declaro por minha honra que nunca “prantei” vocábulos vernaculares impróprios no blog semi-rameira,inc.pt, fazendo até profissão de fé em não aceder a locais mal-frequentados, sabendo ainda a autora a , Rainha farisaica , que este seu humilde servo Marduk (eunuco) não precisa de recorrer ao anonimato para lhe atirar ás fuças com os adjectivos apropriados nos locais e ás horas julgadas mais convenientes.
F.X.Xatoo
(assinatura ilegivel)

Publicado por: xatoo às novembro 2, 2003 12:40 PM

09:37 25 Outubro 2003
Joana 21:17 24 Outubro 2003
...”as imundícies que foram afixadas no “semíramis” o foram, e bastava tê-las lido... por gente pertencente a uma “certa esquerda”. Facção que lhe faço a justiça, a si e a muitos que escrevem aqui, de não pertencerem a ela.”

Já lhe li várias vezes, desde que o desatino inenarrável explodiu lá pelo seu cantinho de escrever, esta afirmação em diversos tons mas sempre peremptórios.
Porquê?
Quero dizer, porquê toda essa convicção sobre a origem do ataque?
Eu não apostaria tão forte confiado apenas em suspeitas.
E nem lhe fica assim tão bem.
Estou, no seu caso, (mal?) habituado a que argumente o que afirma.

Publicado por: Clint Eastwood às novembro 2, 2003 12:42 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)