fevereiro 03, 2005

Marx (in)actual

Os dois textos que afixei neste blogue, Marx Neoliberal e Marx Neoliberal-Educação Gratuita?, tiveram, obviamente, um intuito provocatório, mas não só. Pretendiam mostrar igualmente como a relação da esquerda com o Estado, não apenas da esquerda em geral, mas também da esquerda que se reclama de Marx, está nos antípodas do pensamento marxista original. A diferença mais substantiva reside no facto de que para Marx e para a esquerda marxista ou radical da época, o Estado era o inimigo que deveria ser destruído para, sobre os seus destroços, construir um mundo novo e mais perfeito, enquanto que, para a esquerda actual, keynesiana ou marxista, o Estado é o motor da economia e o distribuidor de empregos e de benesses. A esquerda de Marx era uma esquerda de combate por um mundo melhor. A esquerda de hoje, é uma esquerda de asilados, subsídio-dependentes, cujo mundo melhor se consubstancia no aumento das dádivas do Estado.

A esquerda que actualmente se reclama de marxista tem uma característica original: desconhece a obra de Marx. Frequentemente já nem sequer conhece os chavões marxistas que tão glosados foram décadas a fio. A esquerda está desideologizada. A esquerda vive no mito do Estado social e distributivo. A esquerda tornou-se uma adoradora do Moloch, ao qual sacrifica a riqueza que todos nós produzimos, o bem estar social, o nosso bem estar futuro e o bem estar das gerações vindouras. Tudo é sacrificado a esse novo ídolo da esquerda.

Este processo foi lento. O conceito da evolução social em Marx pode ser resumido nas célebres e lapidares frases do Prefácio à Zur Kritik der Politischen Ökonomie:
“Na produção social da sua existência, os homens entram em relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um grau de desenvolvimento determinado das suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura económica da sociedade, a base concreta sobre a qual se alicerça uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinadas. O modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é, inversamente, o seu ser social que determina a sua consciência. Ao chegar a uma determinada fase de desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade se chocam com as relações de produção existentes, ou, o que não é senão a sua expressão jurídica, com as relações de propriedade dentro das quais se desenvolveram até ali. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações se convertem em obstáculos a elas. E se abre, assim, uma época de revolução social.” (1)

.... e, parágrafos adiante, um conceito fundamental e sempre esquecido:

“Nenhuma formação social desaparece antes que se desenvolvam todas as forças produtivas que ela contém, e jamais aparecem relações de produção novas e mais elevadas antes de amadurecerem no seio da própria sociedade antiga as condições materiais para a sua existência. Por isso, a humanidade apenas coloca a si própria as tarefas que pode resolver, pois, observando mais de perto, vê-se sempre que essas tarefas só se colocam quando já existem ou, pelo menos, estão em gestação as condições materiais para a sua resolução.”(2)

Este enunciado marxista do devir histórico foi completamente postergado com a tomada do poder pelos bolcheviques pela força e a construção de uma formação social saída directamente de uma Ideia e não resultante de uma evolução histórica (social, económica e tecnológica). A experiência histórica posterior mostrou que a formação social onde o capitalismo era o modo de produção dominante ainda não tinha desenvolvido todas as suas forças produtivas, isto é, não se tinha esgotado, como o tem provado neste último século, pela forma como se desenvolveu e ultrapassou as suas sucessivas crises, criando sociedades cuja prosperidade seria inimaginável nos tempos de Marx.

Em contrapartida, o modelo socialista baseado numa Ideia, e imposto a destempo e pela força, revelou-se frágil, inadequado e implodiu por não ser capaz de acompanhar o desenvolvimento de um modo de produção que ele postulava como obsoleto face a si próprio. O modelo soviético, o albanês e todos os modelos apregoados pela esquerda, nomeadamente pela esquerda radical, não se baseiam no materialismo histórico marxista, mas num idealismo histórico mecanicista, pois nem sequer é dialéctico, porquanto lhe falta a “astúcia da razão” de Hegel, a Razão que dirige a História e que utiliza os homens para através dos objectivos “egoístas” trazerem para a humanidade uma liberdade maior, um estado superior de civilização.

Foi o escolasticismo axiomático que tem trazido a esquerda ao esvaziamento de ideias e à sua actual incapacidade de compreender a realidade social e económica em que vivemos. É por isso que a esquerda não tem qualquer solução viável para os problemas com que nos confrontamos actualmente. Está presa dos seus mitos e dos seus preconceitos. Está presa da sua actual postura de adoradora do Moloch estatal, o que é uma absoluta contradição com os seus fundamentos ideológicos.


(1)In der gesellschaftlichen Produktion ihres Lebens gehen die Menschen bestimmte, notwendige, von ihrem Willen unabhängige Verhältnisse ein, Produktionsverhältnisse, die einer bestimmten Entwicklungsstufe ihrer materiellen Produktivkräfte entsprechen. Die Gesamtheit dieser Produktionsverhältnisse bildet die ökonomische Struktur der Gesellschaft, die reale Basis, worauf sich ein juristischer und politischer Überbau erhebt und welcher bestimmte gesellschaftliche Bewußtseinsformen entsprechen. Die Produktionsweise des materiellen Lebens bedingt den sozialen, politischen und geistigen Lebensprozeß überhaupt. Es ist nicht das Bewußtsein der Menschen, das ihr Sein, sondern umgekehrt ihr gesellschaftliches Sein, das ihr Bewußtsein bestimmt. Auf einer gewissen Stufe ihrer Entwicklung geraten die materiellen Produktivkräfte der Gesellschaft in Widerspruch mit den vorhandenen Produktionsverhältnissen oder, was nur ein juristischer Ausdruck dafür ist, mit den Eigentumsverhältnissen, innerhalb deren sie sich bisher bewegt hatten. Aus Entwicklungsformen der Produktivkräfte schlagen diese Verhältnisse in Fesseln derselben um. Es tritt dann eine Epoche sozialer Revolution ein. Marx Engels Werke Band 13, pg 8-9 Dietz Verlag, Berlim

(2) Eine Gesellschaftsformation geht nie unter, bevor alle Produktivkräfte entwickelt sind, für die sie weit genug ist, und neue höhere Produktionsverhältnisse treten nie an die Stelle, bevor die materiellen Existenzbedingungen derselben im Schoß der alten Gesellschaft selbst ausgebrütet worden sind. Daher stellt sich die Menschheit immer nur Aufgaben, die sie lösen kann, denn genauer betrachtet wird sich stets finden, daß die Aufgabe selbst nur entspringt, wo die materiellen Bedingungen ihrer Lösung schon vorhanden oder wenigstens im Prozeß ihres Werdens begriffen sind. Idem, pg 9

Publicado por Joana em fevereiro 3, 2005 08:15 PM | TrackBack
Comentários

ao que isto chegou !

* a direita já fala no direito à indignação

* o queque NGuedes transformou-se no arruaceiro de Coimbra e quer barreiras à entrada da cidade

* a Joana/Semiramis acha que o mundo no século XXI é igual ao de Marx do fim do século XIX e que este, se fosse vivo , fazia, nesta caixa de comentários o papel dos heitores, corujas e dianas

* Joana/Semiramis, enqunto escreve sobre Marx, tem andado a pesquisar sobre um sujeito que lhe possa fazer frente (a Marx)

* Joana,como já está cansada da pesquisa, acaba de eleger João Carlos Espada como o ideólogo da direita conservadora


Afixado por: zippiz em fevereiro 3, 2005 09:49 PM

a frase da noite no debate :

"... agora o país está melhor"

psl disse isto sem se rir ...

Afixado por: zippiz em fevereiro 3, 2005 10:05 PM

A Weblog está uma porcaria
Estive 20 min para afixar este texto do «Marx (in)actual» e não consigo entrar no sistema

Afixado por: Joana em fevereiro 3, 2005 11:27 PM

Ai Joaninha, Joaninha, vai levar tau-tau, leva... , leva...Veja bem as Barbaridades que consegue dizer:

""A diferença mais substantiva reside no facto de que para Marx e para a esquerda marxista ou radical da época, o Estado era o inimigo que deveria ser destruído "" ???????

Seja minimamnte séria, e não baixe o nível intelectual, ou arrisca-se a conspurcar-se e a ridicularizar-se.

Marx, apenas entendia, que o Estado Burguês, defendia os Interesses dos Burgueses, aliás volto a explicar-lhe o que você escreveu no outro Post, sobre a educação (só acessível a burgueses) e sobre a Justiça ( dos proprietários ).

Logo.... que fazer ?
Derrubar o Estado Burguês, e Criar um Estado Proletário, que defendesse o interesse dos Proletários.

Simples !
É evidente, que a sua filosofia se baseou no estudo da propriedade e da luta de classes e o convenceu, que todas as sociedades giravam à volta desta questão, quase tão velha como a Humanidade. ( e ainda, ninguém o conseguiu desmentir )

Irra que já parece o Hector ou o Márinho.

Afixado por: Templário em fevereiro 4, 2005 01:17 AM

Agora veja bem as suas contradições, na sua análise comparativa entre Marx e a esquerda actual:

...." Este enunciado marxista do devir histórico foi completamente postergado com a tomada do poder pelos bolcheviques pela força e a construção de uma formação social saída directamente de uma Ideia e não resultante de uma evolução histórica (social, económica e tecnológica). ""

- A questão da URSS nem a comento, pois nem vale a pena, mas aproveito o seguinte:

Ora se foi um erro a URSS pela força, por não haver evolução histórica, então nesse caso a Esquerda de Hoje que se reclama Marxista, estará CERTA, pois apenas contribui para essa mesma evolução, até estarem preenchidas as condições da Revolução. Certo ?

Afixado por: Templário em fevereiro 4, 2005 01:40 AM

Ó Templário, você percebe alguma coisa do que está a escrever?

Afixado por: arceu em fevereiro 4, 2005 02:13 AM

Não se meta com gente crescida

Afixado por: arceu em fevereiro 4, 2005 02:14 AM

Quem manda o sapateiro tocar rabecão?

Afixado por: fbmatos em fevereiro 4, 2005 02:31 AM

Ó arceu

Li o Marx aos 16 anos, e nunca mais o reli, mas como tenho uma boa memória e captei o essencial dessa filosofia, não necessito de andar com transcrições patéticas para tentar provocar nem se sabe quem, ou ela julga que vêm aqui os Marxistas do Planeta para debater Marx com ela?

Ela agora...para se descartar, diz que os Post que escreveu do Marx eram para provocar, afinal ela assume-se uma provocadora barata, pois com os meninos dela nunca ela vem práqui provocar:

Veja lá se responde a COISAS SÉRIAS DOS MENINOS DELA:

- ABORTO - mulheres que continuam sem direito a assistência médica, e ela e seus acólitos com problemas filosóficos sobre o feto/vida/alma/ trá lá lá, mas os que cá vivem, de carne é osso, que andam descalços, que morrem de fome, esses NÃO LHE CAUSAM PROBLEMAS DE CONSCIÊNCIA !

VÃO MAS É PREGAR AOS SURDOS, QUE A ESSES NÃO INCOMODAM ELES !!!

Afixado por: Templário em fevereiro 4, 2005 02:34 AM

Dialéctica da Direita

Sociedade Esclavagista - Deus criou o Homem, os escravos não são gente ! Deus aliás só está presente nos vencedores e jamais nos vencidos !

Sociedade Feudal - Os Senhores, continuam a ser aqueles que estão mais perto de Deus, pois a restante população, uns continuam agarrados ao senhor e outros conseguem a sua primeira identidade humana.

Revolução Industrial - Deus continua a apoiar, os que estão a favor da evolução, ou seja os Novos Burgueses, que entretanto substituem os senhores feudais no comando do Capitalismo.

Era de Ouro do Capitalismo - Senhores pouco dados a evoluções Humanas, retomam antigas práticas de tortura esclavagista, e para obterem maior RENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE, chicoteiam e torturam os novos operários que julgam serem alguém.
Depois do MUNDO INTEIRO se ter Oposto ás teorias de HITLER, MUSSOLINI, FRANCO, SALAZAR E PINOCHET, a direita e seus filósofos, descobriram o ovo de Colombo ou árvore das patacas, seguindo uma velho provérbio:
Um bom cavalo bem alimentado, maiores rendimentos dará.

Daí terem nascido uma série de regalias, que os operários tomaram como grandes conquistas, pois elas só foram obtidas após renhidas lutas. ( que eles nunca dão nada, sem guerra )

Chegados aos tempos Modernos a Direita, tenta agora, com falinhas mansas, trazer o Papão da Falência do Estado e das consequências para todos nós, ou seja, da sustentabilidade de suas riquezas, como se isso apoquentasse quem nada tem !
Só Papalvos é que se podem dar ao luxo, de terem preocupações com riquezas que não lhes pertencem, pois se estão à rasca, que se aguentem. Aliás suas filosofias, são bem básicas, e querem resolver as coisas com a velha teoria do cigano:
SE UM BURRO FAZ O TRABALHO DE DOIS, porque hei-de ter 2 burros a comer ?


Esta é a evolução dialectica da Direita que se manteve sempre coerente, sem contradições na sua génese filosófica, que assenta especialmente nas virtudes dos Poderes que DEUS dá àqueles que nunca perderam a sua fé na santíssima trindade e nos mandamentos de Moisés !

Afixado por: Templário em fevereiro 4, 2005 03:05 AM

Se dúvidas houvesse sobre o anterior Post que escrevi, aqui fica para reflexão:

Porque é que não há nenhum discurso dos Presidentes Americanos à Nação, sem terminarem por: DEUS SALVE A AMÉRICA !?

Afixado por: Templário em fevereiro 4, 2005 03:12 AM

Joana, quer ser provocatória? Analise o Manifesto de Verona, de 1943, do Partido Fascista Italiano, e veja se o fascismo não pertence verdadeiramente à família das ideologias de esquerda... Terá muito mais graça do que revisitar Marx à procura de contradições com o marxismo.

Afixado por: Albatroz em fevereiro 4, 2005 08:48 AM

Talvez não Marx mas os marxistas tornam a Loucura numa instituição. A partir daí outros filhos rebeldes naturalmente nasceram, como o fascismo e o nazismo. Marx criou a caixa de Pandora, os marxistas abriram-na.

Afixado por: Mário em fevereiro 4, 2005 09:38 AM

Há tipos que não percebem a sua incapacidade. É a tristeza maior.

Afixado por: Hector em fevereiro 4, 2005 12:58 PM

Estes seus posts sobre o marxismo revelam uma enorme cultura e segurança no tratamento dos temas e a ignorância dos que a contestam.
Aqueles furiosos que costumam vir para aqui achincalhá-la não aparecem.

Afixado por: Novais de Paula em fevereiro 4, 2005 02:57 PM

Às vezes o Templário diz umas porcarias que até têm lógica. Doutras, puxa pela cassete e está tudo estragado.

Afixado por: Emílio de Sousa em fevereiro 4, 2005 03:29 PM

Afixado por Emílio de Sousa em fevereiro 4, 2005 03:29 PM:
Portanto, quando tem lógica, às vezes, o Templário diz umas porcarias. Doutras, ainda é pior, pois "puxa pela cassete e está tudo estragado".
Nessa altura está abaixo da porcaria. É assim?
Entendi bem?

Afixado por: David em fevereiro 4, 2005 03:57 PM

Esta gaja além de reaccionária, é provocadora

Afixado por: Cisco Kid em fevereiro 4, 2005 05:29 PM

Nota: Vou com a família fazer campanha eleitoral (!?) para o Algarve e só estou de regresso 4ª feira. Se tiver oportunidade (e paciência), poderei afixar algum texto entretanto.
Se não ... até 4ª a portem-se bem.
E se aparecer algum marxista, que afixe! (e os outros também)

Afixado por: Joana em fevereiro 4, 2005 05:52 PM

Deves ter entendido bem, David.

Afixado por: hanibal em fevereiro 4, 2005 07:08 PM

´´E importante a divulgação destes textos do Marx, mesmo que escolhidos "à joana", porque a ideia que há do sujeito é a de um escrivinhador furibundo, tipo Louçã, e estes textos revelam um sujeito um pouco diferente. Pelo menos do que eu imaginava.

Afixado por: bsotto em fevereiro 4, 2005 07:13 PM


Finalmente percebi onde quer a Joaninha Chegar...com estes textos de Marx... quer abrir caminho para a apresentação do nosso novo filósofo português que já é conhecido em certos meandros, como o Malraux português.... eheheh, o Nobre Guedes está mesmo apaixonado !!!

Afixado por: Templário em fevereiro 5, 2005 01:25 AM

Malraux

Sa courte expérience de journaliste engagé (1925) a modifié le cours de sa vie. Il a acquis une conscience nouvelle des réalités politiques et sociales, une meilleure connaissance de l'orient et surtout une réputation d'écrivain engagé et d'homme d'action.
Il a participé aux luttes et aux aventures du monde contemporain.
Il était solidaire. Il lutta aux côtés des Républicains espagnols en guerre et contre l'armée allemande dans la Résistance.
Il commença une carrière politique liée à celle du Général de Gaulle. Il avait donc à peu près les mêmes idées que lui.
C'était un homme d'action. Il était philosophe et c'était un brillant essayiste.


in - http://www.ac-grenoble.fr/cam/malraux.htm#idees

Afixado por: Templário em fevereiro 5, 2005 01:27 AM


Quem será o Malraux Português ?

(prémio especial para quem descobrir primeiro...)

Afixado por: Templário em fevereiro 5, 2005 01:28 AM

Você faz estas provocações porque sabe que a esquerda ficou vazia. Deixou de se interessar pela cultura e tornou-se trauliteira.
Há 20 anos você não se atrevia e escrever estes posts

Afixado por: VForte em fevereiro 6, 2005 09:12 PM

Paulo Portas podia ser o nosso Malraux


Foi para isso que, quando Santana Lopes estava a constituir Governo, sugeriu a Paulo Portas que deixasse a Defesa e fosse ministro de Estado e da Cultura?

Foi. Eu acho que o dr. Paulo Portas, pelo perfil que tem, pela sua cultura, pelo mundo que conhece, podia ser o nosso [André] Malraux. Tive sempre esse sonho. Penso que Portugal precisa de alguém que seja em Portugal o que Malraux foi em França. Creio que isso podia mudar muito o país.

in DN de 28/01/2005 Nacional

http://dn.sapo.pt/2005/01/28/nacional/paulo_portas_podia_o_nosso_malraux.html

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 09:05 PM

VForte em fevereiro 6, 2005 09:12 PM

como aqui fica demonstrado VForte eu não faço provocações, apenas repito o que foi dito por um grande lider do CDS e Ministro do Governo de Portugal, portanto não estou a falr de boatos baratos da tasca rasca da esquina.

É do melhor... da nossa mais alta Elite... eheheheh

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 09:09 PM

Templário, eu não me referia a si, mas à Joana e aos posts sobre Marx

Afixado por: VFortes em fevereiro 7, 2005 10:06 PM

VFortes

Você acha a esquerda vazia em quê ? de ideologia ?

Isso é conversa barata da Direita, ela sim trauliteira, mesquinha, boateira, porca e imunda.

quer exemplos ?

Arrogam-se de grandes Patriotas..., Juram Fidelidade à Nação Lusa... E SÃO OS MAIORES VENDILHÕES DA PÁTRIA.

O povo português no dia 20 lhes dará a respectiva resposta trauliteira, nesse dia poderá aqui vir dizer, que o povinho lhes bateu forte e feio, pois será um massacre !!!

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 10:39 PM

VFortes

Você acha a esquerda vazia em quê ? de ideologia ?

Isso é conversa barata da Direita, ela sim trauliteira, mesquinha, boateira, porca e imunda.

quer exemplos ?

Arrogam-se de grandes Patriotas..., Juram Fidelidade à Nação Lusa... E SÃO OS MAIORES VENDILHÕES DA PÁTRIA.

O povo português no dia 20 lhes dará a respectiva resposta trauliteira, nesse dia poderá aqui vir dizer, que o povinho lhes bateu forte e feio, pois será um massacre !!!

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 10:46 PM

VFortes

Você acha a esquerda vazia em quê ? de ideologia ?

Isso é conversa barata da Direita, ela sim trauliteira, mesquinha, boateira, porca e imunda.

quer exemplos ?

Arrogam-se de grandes Patriotas..., Juram Fidelidade à Nação Lusa... E SÃO OS MAIORES VENDILHÕES DA PÁTRIA.

O povo português no dia 20 lhes dará a respectiva resposta trauliteira, nesse dia poderá aqui vir dizer, que o povinho lhes bateu forte e feio, pois será um massacre !!!

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 10:46 PM

VFortes

Você acha a esquerda vazia em quê ? de ideologia ?

Isso é conversa barata da Direita, ela sim trauliteira, mesquinha, boateira, porca e imunda.

quer exemplos ?

Arrogam-se de grandes Patriotas..., Juram Fidelidade à Nação Lusa... E SÃO OS MAIORES VENDILHÕES DA PÁTRIA.

O povo português no dia 20 lhes dará a respectiva resposta trauliteira, nesse dia poderá aqui vir dizer, que o povinho lhes bateu forte e feio, pois será um massacre !!!

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 10:46 PM

VFortes

Você acha a esquerda vazia em quê ? de ideologia ?

Isso é conversa barata da Direita, ela sim trauliteira, mesquinha, boateira, porca e imunda.

quer exemplos ?

Arrogam-se de grandes Patriotas..., Juram Fidelidade à Nação Lusa... E SÃO OS MAIORES VENDILHÕES DA PÁTRIA.

O povo português no dia 20 lhes dará a respectiva resposta trauliteira, nesse dia poderá aqui vir dizer, que o povinho lhes bateu forte e feio, pois será um massacre !!!

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 10:46 PM

VFortes

Você acha a esquerda vazia em quê ? de ideologia ?

Isso é conversa barata da Direita, ela sim trauliteira, mesquinha, boateira, porca e imunda.

quer exemplos ?

Arrogam-se de grandes Patriotas..., Juram Fidelidade à Nação Lusa... E SÃO OS MAIORES VENDILHÕES DA PÁTRIA.

O povo português no dia 20 lhes dará a respectiva resposta trauliteira, nesse dia poderá aqui vir dizer, que o povinho lhes bateu forte e feio, pois será um massacre !!!

Afixado por: Templario em fevereiro 7, 2005 10:46 PM

Isso não são provas, são só palavras, apenas conversa fiada

Afixado por: VForte em fevereiro 8, 2005 12:45 PM

Vforte

Vamos aos vendilhões e o que você chama conversa fiada :

O mais ilustre economista da direita Cavaco Silva, entregou a decisão de parte da nossa economia ao director da Auto-Europa, que se se chatear, manda às urtigas todas as Belas decisões da economia.

- As empresas estratégicas foram todas vendidas aos estranjas:
- Banca, EDP, Portugal Telecom, Brisa, Cimpor

O Estado ficou com os cancros

Então você vende o que tem de melhor, e fica com as chatices ?
O bagão apresentou na UE, uma proposta vergonhosa, que era vender quase toda a Lisboa, ainda bem que os da UE, pensaram que o ministro devia ser louco e recusaram !
Depois desculpou-se, ai eu não queria vender nada ... NÃO QUERIA? Então a proposta era só para gozar o pagode com a UE ? Quem é que é parvo afinal ?

Vão mas é cantar pra outro lado que essa já é velha !!!


Afixado por: Templario em fevereiro 8, 2005 12:57 PM

Estes posts sobre o Marx são extremamente importantes para se teruma ideia do pensamento de um filósofo que tem sido citado conforma as conveniências. Este ângulo nunca tinha visto

Afixado por: Rui Pereira em fevereiro 15, 2005 01:07 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?