« Duas Reflexões | Entrada | Curiosidades Lisboetas »

outubro 10, 2005

Vitórias e Derrotas para todos os gostos

Objectivamente os resultados das eleições de ontem trouxeram poucas alterações quando comparados com os resultados de 2001. É certo que o PS teve um pequeno saldo negativo na transferência de câmaras entre ele e a CDU e um saldo negativo ainda menor, na sua conta-corrente com o PSD. É certo que o PP perdeu 2 câmaras, mas eram resultados esperados. Quanto ao BE continuou a ser aquilo que era expectável: um partido com fraca implantação autárquica. Todavia soaram fanfarras pela noite dentro; sedes de campanha tornaram-se velórios lúgubres; líderes tentaram eclipsar-se da comunicação social, etc.. Houve de facto vitórias retumbantes e derrotas calamitosas mas face às expectativas que cada um criou para estas eleições. Objectivamente ficou quase tudo na mesma.

A conta-corrente entre o PS e a CDU explica-se facilmente. Após uma gestão cinzenta e sem ideias estratégicas da CDU, o eleitorado aposta no PS que responde com o caos organizativo e uma gestão com fumos de corrupção. Numa eleição seguinte (não necessariamente a seguinte) o eleitorado volta a apostar na CDU e o ciclo prossegue. Foi o que aconteceu, por exemplo, no Barreiro. Em Setúbal, Mata Cáceres deve ter alienado as possibilidades do PS nas próximas décadas, com a gestão ruinosa que fez. O PS perdeu as eleições em 2001 e passou agora para 3ª força (a própria CDU perdeu a maioria absoluta). V. R. de Santo António tem sido a alternância entre a incompetência e a corrupção. É dos exemplos mais calamitosos de má gestão autárquica. Desta vez o eleitorado de VRSA, farto daquela alternância inútil, resolveu apostar numa alternativa diferente. Veremos se tem melhor sorte.

Em Lisboa, não foi Carmona quem ganhou, mas Carrilho que teve uma derrota estrondosa. Carmona Rodrigues tem o perfil típico do não-político: tímido, de poucas falas, sem dom de palavra. Tecnicamente muito competente, mas sem experiência de gestão. Além disso, Carmona Rodrigues não tinha obra a apresentar – a gestão de PSL foi errática e muito perturbada pelo facto de estar em minoria na Assembleia Municipal, o que se tornou um obstáculo incontornável. Valeu a Carmona Rodrigues a antipatia de Carrilho e o efeito “pele de galinha” que provoca por onde passa.

A vitória de Rui Rio foi retumbante face às expectativas alimentadas pela comunicação social. A dinâmica da vitória (virtual) de Assis teve o zénite na 6ª feira, quando Pinto da Costa o apoiou publicamente. Nem PS nem Pinto da Costa aprendem com a experiência. Sempre que Pinto da Costa aposta num “cavalo” político, este perde. Coube igualmente a Rui Rio o discurso de vitória mais bem conseguido da noite. Rui Rio confirmou-se como um líder político nacional.

Em Sintra, Fernando Seara contrariou, sem margem para dúvidas, as expectativas igualmente criadas pela comunicação social. Como pessoa, Fernando Seara é um sujeito diferente do que aparenta na TV. É duro, obstinado, seguro de si e muito determinado. Ganhou com maioria absoluta na CM e na AM. Teve pela frente um João Soares, muito apoiado pelo PS e pelo clã do papá, mas que se tem revelado um perdedor nato.

Santarém tem condições geográficas únicas. É por direito geográfico irrecusável a capital da mais fértil região do país. Tornou-se a morada de muitos dos proprietários das grandes casas agrícolas da região e de uma elite que lhes procurou copiar o estilo de vida sem ter posses para tal. Criou-se uma camada social proeminente, extremamente fechada, mesquinha, auto-convencida da sua importância na cidade e na região. Santarém cristalizou há muitas décadas. Como corolário disso só tem eleito autarcas incompetentes. Surpreendentemente, os escalabitanos apostaram numa mudança. Estou curiosa em ver se será Moita Flores que transfigura Santarém, ou se é Santarém quem inutiliza Moita Flores.

Os “candidatos bandidos” ganharam nos municípios em que tinham obra. Os munícipes votaram na obra e foram imunes às questões de uma justiça que perdeu credibilidade e aos apelos dos políticos nacionais, cujas imagens estão muito desgastadas. Avelino perdeu apenas porque cometeu o erro de concorrer noutro município. Os fundamentos destas vitórias deveriam ser cuidadosamente estudados, em vez de se soltarem imprecações estéreis contra os vencedores. O discurso de Fátima Felgueiras foi outro dos pontos altos da noite de ontem, pelas razões que indiquei no post anterior. Que ninguém tenha dúvidas que foi um discurso muito forte e com grande poder de penetração. Só há duas alternativas: ou amordaçá-la ou eliminar os factores que dão impacto àquelas palavras. A primeira alternativa, sugerida por JPP, não me parece saudável para a democracia e criaria um mártir do regime. Tentar denegrir os “candidatos bandidos”, como o tem feito a comunicação social, é contraproducente, como se viu. Aumenta e mobiliza a sua base de apoio e torna-a mais determinada. Estamos perante uma questão de regime e é como questão de regime que terá que ser resolvida.

A questão dos “candidatos bandidos” introduz o facto do BE ser um dos grandes derrotados nas eleições de ontem, não face ao que seria exigível, mas face às expectativas que o BE imaginou. O BE está a transformar-se no sapo de Esopo.

Publicado por Joana às outubro 10, 2005 08:13 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/107589

Comentários

Visto por esse prisma, os resultados não são muito diferentes. Mas o PS esperava resultados muito superiores.

Publicado por: vitapis às outubro 10, 2005 09:32 PM

«Blog meu, blog meu, há alguém neste país mais competente do que eu??»

Publicado por: (M) às outubro 10, 2005 10:09 PM

o BE triplicou o número de eleitos - "e foi um dos grandes derrotados",,, eheheh ou é trauma, ou
a Joana tá xarope, (sem ofensa pró xarope)

Publicado por: xatoo às outubro 10, 2005 10:29 PM

já tou como o (M) - é giro vir aqui para nos divertirmos,ihihih

Publicado por: xatoo às outubro 10, 2005 10:30 PM

Py
ao contrário do que possa parecer - o que o BE advoga é uma solução social-democrata para o país,,,
mas os extremistas neoliberais esquecem-se frequentemente disso,,,

Publicado por: xatoo às outubro 10, 2005 10:32 PM

o BE assusta-os
lá se vâo controlar as piscinas de 17 metros,,,

Publicado por: xatoo às outubro 10, 2005 10:33 PM

Carmona a primeira coisa que fez foi dedicar a vitória a Santana Lopes

Publicado por: xatoo às outubro 10, 2005 10:35 PM

O Esopo tinha um sapo?

Publicado por: Coruja às outubro 10, 2005 10:45 PM

Joana,
fui eu que li mal ou Vc esqueceu-se da "VITÓRIA" dos seus amigos do CDS ?

esquecer a frase da noite - passámos de 19 para 20 camaras e não de 3 para 1 - dita no largo do Caldas, não abona muito acerca da sua veia analitica!

Publicado por: zippiz às outubro 10, 2005 10:51 PM

Para os que acusaram as autoridades norte-americanas de racismo na gestão da crise do Katrina, fica aqui uma prova de que foram injustos: uma série de fotografias que mostram quatro polícias brancos de New Orleans tratando com todo o carinho de um velho preto bêbado de 64 anos

http://www.elmundo.es/fotografia/2005/10/nueva_orleans/index.html

Publicado por: (M) às outubro 10, 2005 11:02 PM

O Louçã está triste. Ganharam os 4 candidatos bandidos de Felgueiras, Gondomar, Oeiras e Salvaterra

Publicado por: AJ Nunes às outubro 10, 2005 11:02 PM

bandido há só um, o Alcobia e mais nenhum

http://www.autarquicas.mj.pt/CPAF/D11/C11.html

Publicado por: Vítimas das FP25 de Abril às outubro 10, 2005 11:18 PM

pelo tipo de comentário...o homem foi eleito!

Publicado por: zippiz às outubro 10, 2005 11:35 PM

http://www.autarquicas.mj.pt/TC/D

Publicado por: zippiz às outubro 10, 2005 11:49 PM

Esse além de bandido era bombista

Publicado por: Surpreso às outubro 11, 2005 12:03 AM

O Seara é um lampião faccioso. Duvido que faça bom trabalho

Publicado por: Absint às outubro 11, 2005 12:09 AM

mas o homem foi eleito, ou não ? se sim, é uma boa noticia!

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 12:09 AM

Não andarás a exagerar no Absinto?

Publicado por: hanibal às outubro 11, 2005 12:10 AM

O discurso de Louçã foi de todos o mais patético... Evocou a juventude do Bloco para disfarçar a dimensão clara de uma derrota, onde se esperaria um desempenho muito superior, sobretudo nas grande cidades onde o BE tem grande implantação. E depois tentou disfarçar fazendo sobressair a dimensão da derrota do PS, desviando o tiro de si. Esteve muito mal, Louçã nesta noite...

Publicado por: Rui às outubro 11, 2005 12:11 AM

O Louçã foi derrotado porque colocou a fasquia muito alta e veio com aquela história do candidato bandido que se tornou ridícula, principalmente depois da única presidente de câmara do bloco ter sido constituída arguida.

Publicado por: soromenho às outubro 11, 2005 12:14 AM

Na generalidade considero a análise da Joana equilibrada, embora ache que face aos 2 últimos actos eleitorais, o PSD tenha razões para reclamar uma vitória

Publicado por: soromenho às outubro 11, 2005 12:15 AM

os processos velhos e conhecidos: uma mentira repetida...

temos pena mas têm que os gramar... e são só 353 mandatos !

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 12:18 AM

É preciso notar ainda uma coisa. As eleições de 2001 foram uma derrota clamorosa do PS. Perder em face dos resultados de 2001, ainda agrava essa derrota.

Publicado por: soromenho às outubro 11, 2005 12:19 AM

e já agora um pergunta pertinente:
se estão tão felizes com a politica autárquica do PSD (ganhou em 2001), se têm governado o país nos últimos anos e se o país está no beco em que está ... a direita ri de quê ?

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 12:26 AM

O BE não tem grande implantação. O BE é uma operação de marketing de alguns líderes que construiram uma imagem de marca parecendo ser jovens, inteligentes, cultos e desempoeirados.
Isso colhe em alguns sectores, mas como não há coerência ideológica e, para arranjarem votos, se meteram a lançar lama sobre a classe política, serão sempre a prazo vítimas da própria política.

Publicado por: v Forte às outubro 11, 2005 12:27 AM

zippiz: o país foi ao fundo com a gestão do Guterres e ninguém tem conseguido retirá-lo do buraco em que ficou.
A política autárquica não tem directamente que ver com isso.

Publicado por: v Forte às outubro 11, 2005 12:30 AM

O Louçã foi derrotado porque a cada senhora(e) jornalistas, erradamente não são distribuidos mil votos e mais dez mil a cada director de empresa de sondagem.

Publicado por: Fonte não oficial so SJ às outubro 11, 2005 12:30 AM

mesmo que tenha ido ao fundo com Guterres, o que têm andado a fazer nos últimos anos ... já sei, escusam de responder : a culpar Guterres !

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 12:38 AM

É importante chamar a atenção para os disparates do Guterres para não cairmos nos mesmos erros

Publicado por: v Forte às outubro 11, 2005 01:07 AM

Principalmente quando se vê que continua a haver uma série de irresponsáveis que acham que se deve voltar a gastar à tripa forra

Publicado por: v Forte às outubro 11, 2005 01:08 AM

Enquanto o país não assumir a situação em que está, é difícil levar as reformas para diante

Publicado por: v Forte às outubro 11, 2005 01:09 AM

Publicado por: v Forte às outubro 11, 2005 12:27 AM

O Bloco tem a coerencia ideolócica do politicamente correcto (ou seja, nenhuma), aliada ao vício de cuspir para o ar. Só podia sair bosta, como aconteceu...

Publicado por: zippiz às outubro 10, 2005 10:51 PM

Esses, quase nem vale a pena falar neles. Foram completamente papados pelo PSD. O que até nem é uma surpresa.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 01:09 AM

Excelente

Publicado por: Coruja às outubro 11, 2005 01:13 AM

c'rujinha andas um experto a capicuar tudo, rapaz. Olha ontem lá fui todo lampeiro para o hiperespaço e... nada. Concluo que os deuses estiveram a aguçar-me o apetite para um regresso ao imanente.

Publicado por: py às outubro 11, 2005 08:09 AM

Ah então pelos vistos o Louçã apareceu. Eu não o vi, e já voltei à minha greve à tv. Ele costumava ter muito mau perder: na penúltima convenção eu fiz lá uma marotice com resultados surpreendentes, e ele até ficou com o nariz torto, mesmo. Ficou com um esgar que parecia que tinha tido um avc. Foi aí que eu achei que tinha que passar a ser menos traquinas.

Publicado por: pyrenaica às outubro 11, 2005 08:13 AM

...mas eu não resisto a ser traquinas...

Publicado por: py às outubro 11, 2005 08:18 AM

Mas quanto aos resultados eleitorais, acho que correu bem, tendo em conta que cada ponto de chegada é um ponto de partida.

Gostei de ver o ressurgimento da CDU, fico sempre contente quando algo dado como morto faz um arzinho da sua graça.

Também gostei de ver um 1º ministro quase temerário, que depois de afrontar farmacêuticos, juízes, funcionários públicos, tropas, etc., com eleições à vista, que perdeu, como se previa, chegou todo direitinho, garavata verde, deu os parabéns a outros e disse que tinha de ir governar.

Publicado por: pyrenaica às outubro 11, 2005 08:49 AM

José Malheiros hoje no Público atira-se descaradamente contra os blogues vs. informação séria.
O nervoso é mais que muito e a recente contractação do Blasfémias, este e mais a GLQL estão a pôr a Press em polvorosa.

Publicado por: Portugal Press às outubro 11, 2005 09:03 AM

Uma análise que me parece correta.

Também acho que estas eleições não mudaram, basicamente, nada.

É precisamente isso que é deprimente. A merda ficou toda intacta.

Publicado por: Luís Lavoura às outubro 11, 2005 09:55 AM

Não me parece que os principais blogs sejam menos sérios que os jornais. Antes pelo contrário

Publicado por: Sa Chico às outubro 11, 2005 09:55 AM

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 01:09 AM

Dá a entender que há partidos com coerência ideológica e que o BE não é um deles. Tem de me indicar quais são, gostava de os conhecer.

Publicado por: Daniel às outubro 11, 2005 10:10 AM

Há apenas um partido com coerência ideológica: o PCP. Infelizmente não suporto essa ideologia.

Publicado por: Valente às outubro 11, 2005 10:17 AM

Publicado por: Daniel às outubro 11, 2005 10:10 AM

O PCP? Coêrencia ideológica não lhes falta, muito embora se trate de uma ideologia repugnante.

Os restantes não passam de máquinas de assalto ao poder, tal como o BE, embora com muito mais sucesso.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 10:22 AM

Aliás, os partidos com coêrencia ideológica só são apetecíveis para os amantes do totalitarismo, sejam os que gostam de mandar, ou os que gostam de obedecer.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 10:24 AM

A Joana diz que a região de Santarem é a mais fértil do país. Mas há quem diga que a região de Lisboa tem, embora localizados, solos melhores. Esses solos estão hoje largamente destruídos pela betonização. Mas a linha de Cascais tinha ótimos solos, tal como a várzea de Loures, e a região de Sintra. Não é por acaso que Lisboa cá está. É por ter tido, tambem ela, dos melhores solos do país.

(Pelo menos, foi o que uma vez me disse um engenheiro agrónomo.)

Publicado por: Luís Lavoura às outubro 11, 2005 10:26 AM

Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 10:24 AM

Coerência ideológica vs Práticas sado-masoquistas

Publicado por: Vítor às outubro 11, 2005 10:36 AM

A fraca implantação autárquica do BE é, como a Joana muito bem diz, expetável. Ela não se deve a qualquer falta de coerência ideológica, uma vez que, como o Pedro Oliveira bem reconhece, os outros partidos tambem não têm tal coerência.

Se pesquisarmos os resultados eleitorais concelho a concelho, verificamos que grande parte dos concelhos foram ganhos por maioria absoluta. Seja por um partido seja por outro, grande parte dos concelhos votaram em mais de 45% a favor de um dos candidatos.

É aqui que radica a fraca implantação autárquica do BE: o BE não é capaz de apresentar candidatos ganhadores. O BE não dispõe nas suas fileiras de caciques locais. O povo mostra, através dos resultados destas eleições, a sua atração por candidatos individuais ganhadores. Nas eleições para as Câmaras o princípio da proporcionalidade, que é operacional na eleição da Assembleia da República, não se manifesta. O povo está acima de tudo interessado em eleger um vencedor claro, um presidente de Câmara todo-poderoso. E o BE não tem candidatos válidos a apresentar para desempenhar tal papel.

Publicado por: Luís Lavoura às outubro 11, 2005 10:41 AM

O povo está acima de tudo interessado em eleger um vencedor claro, um presidente de Câmara todo-poderoso. E o BE não tem candidatos válidos a apresentar para desempenhar tal papel.

É! O povo! A democracia seria uma coisa maravilhosa se o povo se deixasse educar. Pobres e mal agradecidos...

A fraca implantação autárquica do BE deve-se ao seu discurso evangelista, que pode soar lindamente nos ouvidos dos intelectualzitos urbanos, mas que nada diz ao desprezado povo. Ao contrário da lenda, o povo não está interessado em ser proletário, mas sim burguês; não gosta de nivelar por baixo, prefere melhorar a sua posição e por aí fora. Como é que o discurso imobilista de Louçã e companhia seria minimamente atractivo para quem quer mais bens materiais? Só atrai burgueses decadentes, que no fundo estão mais interessados em manter tudo imutável.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 11:32 AM

Acho interessante ver que a Joana tem conhecimentos descentralizados. Por exemplo, conseguiu identificar bem as razões da derrota do PS em Setúbal, a minha terra. Em geral, é algo que passa despercebido à maior parte dos comentadores.

Ao contrário do que por aí dizem, o bloco tem bastante coerência. São consistentemente estúpidos e arrogantes, apesar do pouca relevância eleitoral. Por terem a maioria absoluta nos media andam muito iludidos...

Publicado por: Mário às outubro 11, 2005 11:51 AM

A título de exemplo daquilo que afirmei no comentário anterior, vejam-se as 16 Câmaras Municipais do distrito de Lisboa. Delas, 5 fram ganhas pelo PS com maioria absoluta, 5 foram ganhas pelo PSD e 1 pelo PCP nas mesmas condições, e 5 não tiveram maioria absoluta. Ou seja, mais de 2/3 das Câmaras Municipais do distrito de Lisboa foram ganhas com maioria absoluta. Creio que a nível nacional o panorama não será muito diferente.

Nada disto se passa nas eleições para a Assembleia da República, nas quais é raro um qualquer partido obter maioria absoluta num qualquer município.

É por isso que pequenos partidos, como o BE e o CDS, fazem muito pior figura nas eleições autárquicas do que nas legislativas. (O PCP é um caso diferente, dada a grande fidelidade do seu eleitorado.)

Publicado por: Luís Lavoura às outubro 11, 2005 11:55 AM

Esse Mata Cáceres que foi presidente da Câmara em Setúbal é o mesmo que foi agora eleito presidente da Câmara de Portalegre? Ou sou eu que estou equivocado?

Publicado por: Luís Lavoura às outubro 11, 2005 11:58 AM

Acho engraçada essa história da "coerência ideológica" do PCP... então coerência ideológica é ver o Mundo passar e continuar no mesmo sítio? Eu acho isso duma incoerência ATROZ

Publicado por: Xiko às outubro 11, 2005 12:12 PM

Publicado por: Luís Lavoura às outubro 11, 2005 11:58 AM

Penso que é da família (irmão) mas em termos de competência não têm nada a ver.

Publicado por: Mário às outubro 11, 2005 12:31 PM

O Bloco tem coerência

Publicado por: Coruja às outubro 11, 2005 12:55 PM

Por isso é um bloco

Publicado por: Coruja às outubro 11, 2005 12:56 PM

Estas eleições têm uma importante componente de política nacional. Viu-se nos grandes centros urbanos

Publicado por: Adalberto às outubro 11, 2005 02:06 PM

Publicado por: Adalberto às outubro 11, 2005 02:06 PM

Não estou de acordo. Essa é uma observação de quem pensa que os políticos são mais inteligentes que os eleitores. Nalguns casos até pode ser verdade, mas os eleitores também não são cegos. A simpatia partidária será sempre um factor em qualquer eleição, mas também o é a avaliação da adequação do candidato ao cargo pelos eleitores.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 02:36 PM

Uma análise equilibrada sem triunfalismos insensatos como se poderia esperar atendendo às simpatias políticas da blogger

Publicado por: c seixas às outubro 11, 2005 02:42 PM

O PS foi penalizado pela sua política. O factor local pode ter sido predominante, mas houve muito voto de protesto

Publicado por: Viegas às outubro 11, 2005 03:59 PM

Há um derrotado nestas eleições.
É a “almôndega peluda” como Luiz Pacheco lhe chama. :
Apoiante do filósofo ficou tão tonto que hoje no Público mostra-se muito admirado porque é que Sandokan – O Tigre da Malásia apesar de ser asiático era um herói nacional em Itália.
Eu também acho estranho a não ser que o motivo seja o autor (Salgari) ser italiano e a editora também.
Seria?

Bom, vou esperar calmamente pela análise de Joana ao estúpido machismo que acometeu as inteligências ontem no P&C.
Àquele nível chamar á discussão se FF está mais bonita ou não (mesmo em tom jocoso) e forçar a politóloga que lá estava a ter um intervenção correctora parece-me mal.

Publicado por: Comichão Para a Igualdade às outubro 11, 2005 04:24 PM

Portanto o EPC deixou de apoiar o filósofo cor-de-rosa e passou a apoiar o Tigre da Malásia?

Publicado por: Surama às outubro 11, 2005 05:24 PM

Lembro-me que ele em tempos já havia apoiado o Eanes.

Publicado por: Surama às outubro 11, 2005 05:25 PM

Excelente

Publicado por: VSousa às outubro 11, 2005 05:31 PM

Por algum motivo, que não é díficil de constatar, os "mários" comentadores, transformaram este post de Joana num "festival de pancadaria" no BE. Percebe-se a alegria da direita mais trauliteira - depois do desastre de Barrosos&Santana - mas já não se entende tão bem a preocupação, tão grande, com um pequeno partido que só tem 1/2 dúzia de deputados na AR, 1 deputado em Bruxelas e 350 mandatos nas autarquias e ... alguns jornalistas pequenos burgueses colocados nas redações dos jornais que Joana odeia.

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 05:33 PM

Serei o Mário Coruja?

Publicado por: Coruja às outubro 11, 2005 05:44 PM

Ou o Coruja Mário?

Publicado por: Coruja às outubro 11, 2005 05:45 PM

Essa de associar trauliteira à direita é uma doença. Faz pena.

Publicado por: AJ Nunes às outubro 11, 2005 05:47 PM

mas já não se entende tão bem a preocupação, tão grande, com um pequeno partido que só tem 1/2 dúzia de deputados na AR, 1 deputado em Bruxelas e 350 mandatos nas autarquias

Estás a falar do PP ou do BE? Pobrezito! É tão giro cuspir para o ar, o mal é quando o escarro em vez de atingir obedientemente os adversários, cai em cima de quem o lançou. Mas podes adoptar a solução de Louçã e Portas e argumentar que não é um escarro, e que de qualquer modo não foste tu que o lançaste, e que no fundo até te fica bem.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 05:54 PM

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 05:33 PM

Por acaso isso tem algo a ver comigo? Acho que não,uma vez que nunca fomos apresentados.

Publicado por: Mário às outubro 11, 2005 06:04 PM

Publicado por: AJ Nunes às outubro 11, 2005 05:47 PM

...precisa de mais exemplos ?

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 06:14 PM

De facto também não percebo porque é que o Bloco vos incomoda tanto. Eu ando por lá quando me apetece e retiro-me quando me apetece também.

Quer se queira quer não foi o Bloco que trouxe para cima da mesa coisas que agora são triviais como as taxas de tributação à banca e seguradoras e off-shores, que dantes pura e simplesmente era desconhecido, como foi o Bloco que introduziu várias temáticas dos direitos das minorias, o que mim me importa.

Quer se queira quer não o Bloco foi um influente componente da alteração de mentalidades entre nós. E isso foi bom.

Publicado por: pyrenaica às outubro 11, 2005 06:59 PM

Agora isso é uma coisa, outra coisa bem boa é sermos livres de votar em quem quisermos, dentro do naipe de candidatos, nas presidenciais, por exemplo. Conheço muitos blquistas que dizem que vão em Alegre por exemplo. Eu próprio depois da boutade de Soares no domingo começo a pensar seriamente na hipótese...

Mário fui lá ler ao seu blog, concordo que Isaltino e Valentim foram sacrificados pelo PSD para conseguir uma aura de seriedade maior que se ter´+a traduzido em muitos votos aqui e ali. Penso que Marques Mendes jogou bem.

Disseram-me um dia que o Purgatório foi inventado no século XI, como terceiro polo para dirimir a tensão esquizóide absoluta entre o Céu e o Inferno. Já que parece conhecer bem o assunto pedia-lhe se não se importasse, que me desse umas dicas...

Publicado por: pyrenaica às outubro 11, 2005 07:13 PM

O Bloco é de facto uma grande operação publicitária. Consegue pôr a malta a falar nele.

Publicado por: didi às outubro 11, 2005 08:04 PM

Quanto aos candidatos-bandidos do Bloco das ex-FP 25 de Abril quero dizer uma coisa: conheci alguns deles e não tive razões de queixa ética. Em qualquer caso é gente que assume os erros políticos do passado, mas mais do que isso, que os pagou, com muitos anos de prisão.

E os outros? Os que enriqueceram desabridamente com dinheiros públicos e negociatas e subornos, e que se calhar até mandaram matar algum que saberia demais? Esses estão aí, senhores, e não estão na prisa. Pois é...

Publicado por: pyrenaica às outubro 11, 2005 08:17 PM

Na Prisa? Aquela que tomou a TVI?

Publicado por: Valente às outubro 11, 2005 08:51 PM

Acho que houve efeitos colateais, que Sócrates tem consciência disso, mas que tem 4 anos para revuperar

Publicado por: Rave às outubro 11, 2005 08:54 PM

Claro!

Publicado por: Coruja às outubro 11, 2005 08:56 PM

isto é interessante:

http://www.blogarcadia.blogspot.com/

Publicado por: pyrenaica às outubro 11, 2005 09:15 PM

Publicado por: pyrenaica às outubro 11, 2005 08:17 PM

Na divina Comédia o poeta Virgílio (acho eu, que já li o livro há muito tempo) apenas pode servir de guia no inferno e no purgatório por não ter morrido cristão. Também eu estou condenado ao purgatório, no máximo, por não ser cristão. mas nãos ou especialista...

Publicado por: Mario às outubro 11, 2005 09:27 PM

pyrenaica em outubro 11, 2005 09:15 PM: Esse sujeito não sabe fazer contas, pois esqueceu-se de 20 câmaras que o PSD concorreu coligado com o PP ou com o PPM. Por essas contas não inclui Porto, Sintra e Cascais, por exemplo.

Publicado por: David às outubro 11, 2005 09:46 PM

E os outros? Os que enriqueceram desabridamente com dinheiros públicos e negociatas e subornos, e que se calhar até mandaram matar algum que saberia demais? Esses estão aí, senhores, e não estão na prisa. Pois é...

Tão bonito, até parece o Louçã a atirar acusações a ninguém em particular e a todos em geral para o ar. Aparentemente, esse tipo de discurso é contagioso...

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 11, 2005 10:39 PM

o quê ?
há caciques a enriquecer com dinheiros públicos, negociatas e subornos e se calhar até a mandaram matar alguém que saiba demais?
- não é possível! em Portugal? não! só pode ser má vontade.

Publicado por: zippiz às outubro 11, 2005 11:06 PM

Um deles é a candidata bandida e Presidente da CM Salvaterra

Publicado por: lopes às outubro 12, 2005 12:02 AM

Os caciques são os Presidentes de CM que não são do nosso partido. Os do nosso são gente honrada que se sacrifica pela terra e lhe dá o melhor de si.

Publicado por: Hector às outubro 12, 2005 12:15 AM

Publicado por: Hector às outubro 12, 2005 12:15 AM

Ora nem mais. Sã todos iguais, mas há sempre alguns que são mais iguais (ou neste caso, diferentes) do que os outros.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 12, 2005 12:46 AM

Era uma citação muito livre de Orwell, claro.

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 12, 2005 12:47 AM

Os caciques não eram do sertão brasileiro?

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2005 10:01 AM

Também vieram com a imigração?

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2005 10:02 AM

Pedro Oliveira eu também li (e reconheci) o Animal Farm e o meu amigo lá, era o burro. Cola-me ao Louçã e descola-me quando quiseres. Não tarda muito também me ponho a brincar de psicanalista...

PS felizmente hoje os burros são tratados como uns senhores, por uns ingleses (bela vingança) lá numas herdades no Algarve.

Publicado por: pyrenaica às outubro 12, 2005 10:09 AM

É bom ser-se espécie em vias de extinção

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2005 10:14 AM

A Joana compara 2005 com 2001. Nessa comparação o PSD avançou, embora pouco. Ora 2001 foi considerada uma vitória retumbante do PSD, difícil de voltar a igualar. Nessa medida acho que estas eleições foram uma vitória do PSD

Publicado por: Rui Pereira às outubro 12, 2005 11:14 AM

Eu também sou da opinião do Rui Pereira. Era esperado pela comunicação e muitos políticos uma melhoria do PS em comparação com o desastre de 2001. Pelo contrário, o PS ficou pior.

Publicado por: Benamor às outubro 12, 2005 11:58 AM

Comparando com as legislativas e com as esperanças do PS e do BE, estas eleições foram uma grande derrota. Todavia a componente autárquica não permite uma comparação linear

Publicado por: Rui Sá às outubro 12, 2005 12:56 PM

Por isso acho que o post tem alguma razão.

Publicado por: Rui Sá às outubro 12, 2005 12:59 PM

Esperemos pelo Orçamento, para ver o que Sócrates extraiu destas eleições

Publicado por: Nurcia às outubro 12, 2005 03:51 PM

Sócrates está entre a espada (o OE) e a parede (o défice). Tem pouca margem de manobra

Publicado por: Valente às outubro 12, 2005 04:08 PM

Cola-me ao Louçã e descola-me quando quiseres. Não tarda muito também me ponho a brincar de psicanalista...

Que mau gosto. Colar e descolar ao Louçã, claro.

Esperemos pelo Orçamento, para ver o que Sócrates extraiu destas eleições

Até parece que Sócrates tem alguma margem de manobra... Só se recorrer a (mais) medidas extraordinárias. E mesmo assim...

Publicado por: Pedro Oliveira às outubro 12, 2005 05:15 PM

Eu, do PS, só espero confusões. Não o vejo capaz de tomar medidas eficazes

Publicado por: Bsotto às outubro 12, 2005 05:18 PM

Há ocasiões em que gosto de intervir

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2005 05:36 PM

Esta é uma delas

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2005 05:36 PM

Infelizmente, não tenho nada para dizer

Publicado por: Coruja às outubro 12, 2005 05:37 PM

Corujão!!!

Publicado por: py às outubro 12, 2005 06:22 PM

ao menos este é primo!

Publicado por: py às outubro 12, 2005 06:56 PM

O BE derrotado? Deves estar chéché

Publicado por: Cisco Kid às outubro 13, 2005 07:01 PM

O BE triplicou a votação e meteu um vereador em Lisboa que vai travar as loucuras imobiliárias

Publicado por: Cisco Kid às outubro 13, 2005 07:02 PM

Os candidatos bandidos ganharam porque a TV lhes deu uma cobertura infame

Publicado por: Cisco Kid às outubro 13, 2005 07:03 PM

Mas o povo há-de julgá-los

Publicado por: Cisco Kid às outubro 13, 2005 07:05 PM

Pois há-de

Publicado por: Coruja às outubro 14, 2005 12:32 AM

Pois há-de

Publicado por: Coruja às outubro 14, 2005 12:32 AM

Pois há-de

Publicado por: Coruja às outubro 14, 2005 12:32 AM

Pois há-de

Publicado por: Coruja às outubro 14, 2005 12:32 AM

muintobom

Publicado por: henrique às novembro 24, 2005 04:14 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)