« Choque Tecnológico | Entrada | O Clube do meu bairro lá ganhou »

maio 22, 2005

Choque Tecnológico (2)

Os novos patrulhões destinados à vigilância das nossas costas vão ter uma concepção diferente e revolucionária. Conjugarão o choque tecnológico com máxima incorporação de mão de obra nacional na sua construção, extraordinária capacidade de gerar emprego, o recurso a energias alternativas e uma perfeita ergonomia funcional de forma a criar um bom ambiente de trabalho, isento de poluição, e uma elevada motivação profissional. Foi mais uma vez uma firma alemã de tecnologia de ponta que ganhou o concurso internacional, apresentando 4 variantes, todas elas satisfazendo os requisitos muito exigentes do Caderno de Encargos.

Os sistemas de propulsão foram estudados com grande minúcia, inclusivamente os ângulos de entrada dos remos na água, os seus comprimentos e as proporções relativas face aos respectivos toletes.

Todos aqueles valores, bem como as cotas indicadas no projecto, resultam de cálculos rigorosos executados por programas informáticos muito complexos, destinados a maximizar a potência de tracção face aos recursos empenhados, tendo em conta a ergonomia e as características dos recursos humanos envolvidos.

Patrulhoes.jpg

A afectação de recursos humanos também foi cuidadosamente estudada. Os testes psicotécnicos decidiram que seria preferível que os zoilos (Z) ficassem com os remos mais curtos e fáceis de manobrar. A sua inveja e maledicência poderia desestabilizar o pessoal. Os remos mais compridos foram entregues aos trouxas (T).

O combate ao efeito estufa decorre naturalmente do tipo de energia de tracção utilizada e da proibição de incluir feijões na dieta da tripulação.

A chusma foi desenhada bronzeada, visto ser o desfecho normal de uma vida sadia, ao ar livre, respirando as inspiradoras brisas marítimas.

Publicado por Joana às maio 22, 2005 06:43 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/89208

Comentários

Os zoilos e os trouxas são sub-espécies de homo habilis, sendo os primeiros um pouco mais evoluidos que os segundos.

Publicado por: Senaqueribe às maio 22, 2005 08:57 PM

Estes 2 "Choques tecnológicos" vão ser muito eficazes para esta legislatura: aumento de emprego, relação muito elevada entre o emprego criado e os investimentos necessários, diminuição da utilização dos combustíveis fósseis, etc.

Publicado por: Hector às maio 23, 2005 12:46 AM

Ri-te ri-te...

Quando o petróleo estiver a 200 dólares o barril, a Joana irá de bicicleta apra o trabalho.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 23, 2005 09:41 AM

Da «Autoeuropa», com um módico de «autoestima» ... ;
.
« (...) paralelamente, está a ser desenvolvido um inovador método de estampagem, com corte a laser, que poderá tornar mais barata a produção de automóveis.
Concebida exclusivamente em Portugal, a tecnologia junta numa única operação a estampagem e o corte, com recurso a laser. Para os menos familiarizados com os processos de produção da indústria automóvel, a estampagem é o fabrico em série de diversas peças de aço que constituem o veículo, a partir de moldes em gigantescas prensas. A estampagem representa qualquer coisa como 30% do custo total de construção dos carros, pelo que a criação dos técnicos portugueses da Autoeuropa é vista como vantagem competitiva para a própria fábrica, na conquista de novos modelos.
(...).
O casamento da estampagem com o corte a laser diminui significativamente o número de ferramentas necessárias para a produção de uma peça para o fabrico de um automóvel. Em termos gerais, cada peça (um "capot" por exemplo), necessita de cinco ferramentas de corte. Mas com esta nova tecnologia não necessita de qualquer ferramenta, já que o corte é efectuado directamente por laser. (...) ».
(Da «AutoFoco» Nº 269, Maio 2005)

Publicado por: asdrubal às maio 23, 2005 11:08 AM

Urgente.....
Gostaria de saber tudo sobre estampagem:
o que é
para que serve
etc....
Obrigado

Publicado por: Gerson às outubro 20, 2005 02:50 PM

Urgente.....
Gostaria de saber tudo sobre estampagem:
o que é
para que serve
etc....
Obrigado

Publicado por: Gerson às outubro 20, 2005 02:50 PM

Urgente.....
Gostaria de saber tudo sobre estampagem:
o que é
para que serve
etc....
Obrigado

Publicado por: Gerson às outubro 20, 2005 02:52 PM

Gostaria de saber sobre processos de estampagem e equipámentos usados para estampagem
valew

Publicado por: Bruno Martins Maximiano às outubro 25, 2005 02:08 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)