« Governo Sampaísta | Entrada | Algo que eu gostaria de ter escrito »

janeiro 23, 2005

Uportugalia

Uma Utopia académica para Portugal

O programa do Partido Socialista constitui um excelente exercício académico. Está perfeito. Consegue prometer os resultados de uma pujante economia de mercado, com menos Estado e melhor Estado, e o conformismo imobilista de uma economia da matriz estatizante. Portugal, dentro de 4 anos, vai conseguir o milagre económico que irá abalar os fundamentos do pensamento económico contemporâneo: criar uma eficiente economia de mercado, mantendo o estatuto de Estado providência, esmoler e burocrata. Uma Utopia ... ou, neste canto da Europa, uma Uportugalia.

A questão da burocracia estatal fica resolvida com a Via Verde ... mas só para produtos inovadores, pois será criada uma “Via Verde” para produtos inovadores - canal de decisão rápida na Administração Pública para licenciamentos ou apoios aos investimentos;”. Excelente ideia. Quem quiser investir num produto inovador arranja uma certidão de produto inovador e passará sempre pela Via Verde. Só estou curiosa em saber quantos anos demorará a obter uma certidão de produto inovador que permita aquele trânsito rápido através da burocracia estatal. A burocracia estatal é intocável. A única possibilidade será utilizar a Via Verde!

Está prometido “Viabilizar a criação de 200 novas empresas de base tecnológica;”. 200? Porque não 500 ou 1.000? Ou 10? Que magia terá o número de 200 no que respeita a empresas de base tecnológica? Será algum código esotérico? Imaginemos que eu queria criar a empresa de base tecnológica nº 201 ... será que me respondiam: V.Exa desculpar-me-á, mas atingimos o limite de largura de banda desta legislatura.

São números de uma semiótica esotérica e cabalística, tais como os 150 mil novos empregos e os 3% de crescimento real prometidos.

Outra promessa é a Prestação Extraordinária de Combate à Pobreza dos Idosos, por forma a que finalmente nenhum pensionista tenha que viver com um rendimento abaixo de 300 €. A solidariedade nacional fará com que aproximadamente 300.000 pensionistas vejam os seus rendimentos totais significativamente aumentados com efeitos muito poderosos na diminuição da taxa de pobreza. Quando as famílias dos restantes souberem desta dádiva, deixarão de apoiar os seus familiares, ou pelo menos dirão isso. O nosso povo tem desenvolvido os mais engenhosos esquemas de candidatura a subsídios. Certamente não lhe escasseará a arte e a indústria quando este subsídio for criado.

Outra medida de grande alcance é a de “Criar a regra global de entrada de um elemento recrutado do exterior por cada duas saídas para aposentação ou outra forma de desvinculação. Este programa visará diminuir em pelo menos 75 mil efectivos o pessoal da AP, ao longo dos quatro anos da legislatura”. Uma das mais imorredoiras obras do socialismo foi a da indiferenciação, ou do igualitarismo, das pessoas. Portanto, no sector público português passará a haver UTs (unidades de trabalho). Saem duas UTs, não importa de que sítio e com que qualificações e habilitações, entra uma UT.

Por exemplo: reformam-se uma professora de inglês e um mergulhador da marinha. Sócrates vai à lista de espera e lá está: um cantoneiro para a Direcção de Estradas de Faro.

Antes de ler este programa, eu julgava, ingenuamente, que um organismo, para emagrecer, deveria ser objecto de um processo de reestruturação, definindo objectivos, circuitos e missões, avaliando o pessoal necessário e o excedentário, e criando procedimentos para avaliação permanente do desempenho. Afinal todos aqueles especialistas de gestão que escreveram milhões de páginas sobre organização de empresas e gestão do pessoal estavam completamente equivocados. A solução era simples e estava à vista de todos: por cada dois que saem, entra um.

A próxima investigação nesta matéria vai ser sobre o que fazer quando a saída do pessoal se processar por números ímpares: 1, 3, 5, ... 2n+1.

Neste programa também são contempladas proezas científicas: “criar condições para que pelo menos um curso pósgraduado de gestão (MBA) venha a estar entre os 100 melhores do mundo;”. Obviamente que seria interessante, e de significado para o país, se as nossas escolas estivessem bem colocadas no ranking mundial. Mas isso não é um objectivo, é uma consequência das políticas. Se as políticas forem as adequadas, os resultados aparecem. É um pouco indiferente verificar-se que está um curso entre os 100 primeiros, ou 2 entre os 100 e os 120. E acho provinciano, ou uma infantilidade, propor este objectivo.

O programa diz que: “Governo do PS promoverá a revisão do Código do Trabalho, tomando por base as propostas de alteração que em devido tempo apresentou na Assembleia da República, bem como a avaliação do novo regime legal”. Paralelamente tece diversas considerações sobre o actual código, genericamente críticas, mas sem nunca concretizar essas críticas. Julgo que se trata apenas de “conversa para sindicato ler”.

Quanto à questão das SCUTs estou de acordo, embora por razões diversas das do PS. Julgo que as receitas financeiras líquidas resultantes de pôr portagens nas SCUTs existentes dificilmente cobrirão mais que 20% ou 25% dos custos anuais. As SCUTs foram um péssimo negócio e o PS não reconhece isso, mas agora pouco há a fazer. Aliás, numa entrevista recente, Santana Lopes afirmava, orgulhoso, que fora ele quem convencera Mexia, porquanto este não estava inicialmente de acordo. Isso só prova que Mexia é um sujeito competente.

Quanto à Lei do Arrendamento Urbano, o PS compromete-se a apresentar na Assembleia da República uma iniciativa legislativa nos primeiros 100 dias do seu mandato. Mas é muito nebuloso sobre o conteúdo dessa lei. A lei do PSD é má, como já escrevi aqui. Mas a do PS poderá não ser melhor, nomeadamente porque o PS é muito mais susceptível aos lobbies que o PSD. Portanto, tudo permite concluir que os comerciantes irão ser bastante beneficiados por essa iniciativa legislativa.

Mas o programa tem também bons momentos, nomeadamente quando se situa ao nível do ensaio académico. Eu, por exemplo, não desdenharia escrever, neste blogue que:

“o Estado pode facilitar a formação de parcerias para a inovação em clusters em que Portugal já tem competência e onde acrescenta valor e reforçar a sua competitividade internacional. São exemplos:
• Combinar as indústrias dos têxteis, confecções e calçado com o design e a
distribuição, para desenvolver o cluster da moda;
• Partir das indústrias automóvel e aeronáutica para desenvolver o cluster da mobilidade, da electrónica e da logística;
• Promover a indústrias dos moldes como uma base fundamental de desenvolvimento de capacidades de concepção, do desenho e da engenharia de produto, com aplicaçãoem múltiplos sectores;
• Apoiar o cluster das florestas;
• Apoiar a indústria de software especializado;
• Promover a agricultura de precisão em áreas como os vinhos e as horti-frutícolas;
• Combinar o turismo com a cultura, a gastronomia, o desporto, a protecção ambiental e a recuperação do património, para desenvolver as indústrias do lazer;
• Combinar estas actividades com o sector da saúde para desenvolver um cluster de apoio à terceira idade, aberto a nacionais e estrangeiros

Está excelente, mas não passa de intenções vagas, bom para um ensaio académico, mas inconsistente, para um programa de governo.

Publicado por Joana às janeiro 23, 2005 10:13 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105396

Comentários

Mexia competente por discordar de Santana? Então Santana é incompetente?
Joana..?? Isso diz-se do seu Deus?

Publicado por: vitapis às janeiro 23, 2005 10:27 PM

eu até estava convencido que Vc, Joana, tinha participado na elaboração ...

Publicado por: zippiz às janeiro 23, 2005 11:45 PM

Este não presta na opinião da Joana!
Qual será o seu programa preferido?
O de PP ou de PSL? Não sabemos...
O do PSL já é conhecido, mas ainda não foi criticado ou não é criticável ou pelos vistos é comestível...
Cada qual come do que gosta.
Bom apetite!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 23, 2005 11:57 PM


Esta "via verde" agora proposta fez-me lembrar o "correio azul"...

É assim que a modos que dizer: a gente até tem a OBRIGAÇÂO de facilitar isto, mas se você está disposto a pagar mais para que a gente mantenha tudo o resto parado e só lhe preste atenção a si, vamos lá ao negócio...

O problema é que, passado um tempo, o "correio azul" começa a entupir..

Mas.. tan - ran!

Está tudo previsto...

Desistimo s do correio normal, o "correio azul" passa a correio normal (que era, relembre-se o que sempre deveria ter existido) e implementamos o "correio-laranja" : tem a mesma função do "correio azul" mas tem outro nome e é sustentado por uma campanha que custa mais 40 milhões que a do "correio azul" (logo, dizemos todos, "muito melhor!")

Mas grave, grave, é esta ideia: "Fazer a idade da reforma acompanhar a evolução da esperança média de vida"

Que quer isto dizer??????????

Que média de vida? E que vida?

Entre esta proposta do PS e a do PSD (a de passar a fazer os reembolsos dos medicamentos directamente aos utilizadores), venha o diabo e escolha...

Eu, como não tenho geito para diabo, já escolhi: voto nulo!

Publicado por: re-tombola às janeiro 24, 2005 12:37 AM

Excelente análise. E a história da Via Verde é para rir

Publicado por: V Forte às janeiro 24, 2005 01:14 AM

A minha opinião é semelhante à que julgo ser a da Joana pelo que tenho lido: O Santana não é uma luminária, mas soube-se rodear de alguns tipos competentes, coisa que o Durão não fez. Teve azar com aqueles 2 amigos, mas tirando isso, arranjou uma boa equipa. Acho o Mexia muito competente.

O Sócrates não tem gente competente por tra´s dele e ele próprio não é melhor que o Santana

Publicado por: Hector às janeiro 24, 2005 01:25 AM

O COMPETENTE MEXIA....

Mexia disse que havia que definnir objectivos.. pois o Estado dava 1500 milhões de euros às Misericórdias, (umas 5000 instituições) e queria saber em que é que era gasto e como era gasto.
Vejamos o que o rapazito quer dizer:
1º - 1500 milhões a dividir por 5000 instituições dá 300.000 € para cada uma, ou seja 60.000 contos logo...5 OOO contos mês.

Portanto..lembrei-me que aqui perto de mim, exite uma Misericórdia que tem 200 pessoas idosas permanentes e dá assistência em casa a imensos idosos. No total incluíndo crianças, são cerca de 400 pessoas.

Dividindo 5000 mês por 400 dá 12,5 contos mês/pessoa.
ESSE COMPETENTE PORCO SUJO, NÃO SABERÁ PARA ONDE VAI O DINHEIRO ?

SABERÁ O PORCO SUJO, O QUE SÃO PESSOAS ACAMADAS?

OU DESEJARÁ...ARRRANJAR PRÓS AMIGUINHOS...A PRIVATIZAÇÃO DAS MISERICÓRDIAS?
Peço desculpa, isto não se faz como estou a dizer, pois tenho sempre a mania de começar pelas conclusões, isto é mais assim:

Primeiro inventa-se o argumento para os cortes, os cortes acabarão por levá-los a ficarem de joelhos que é fecharem, ou arranjarem alternativas, que na linguagem actual se chama de parcerias .

Os porquitos queriam mesmo tomar conta disto, mas já foram corridos prá cocheira, ...fuera...fora, au revoir...

Publicado por: Templário às janeiro 24, 2005 02:51 AM

Para os tótós dos bloquistas !

Aprendam a arte de guerrear, com quem sabe DR. Bagão Felix, sim o santinho..isso...esse mesmo

Disse enchendo a peitaça:
Podem-nos criticar...fazerem as críticas que quiserem, COMO OS NEO-FASCISTAS ESQUERDISTAS (do BLOCO DE ESQUERDA ???)

eeheheheheh boa Bagão...boa mesmo...já que o Louçã pés de lã, não vos partiu a tromba toda, contra-atacas força man, dá-lhes porrada da forte, pra ver se abrem os olhos, esses aburguesados do bloco.

Bagão termina com esta frase, que teremos que colocar na história da net portuguesa....

..utilizam...(será o BE ??? )
... a internet como espaço de cobardia

Ah Ganda Bagão, sempre soube que eras dos meus, porrada é do que eles gostam, estes kridos aprendizes de politícos, força man .

Publicado por: Templario às janeiro 24, 2005 03:20 AM

São números de uma semiótica esotérica ???????? e cabalística????????,
tais como os 150 mil novos empregos e os 3% de crescimento real prometidos.

De um lado bagãozinho não é de modas e vai de frases que já não se ouviam em Portugal desde o PREC, NEO-FASCISTA !!!

do outro, linguagem elaborada, que não tendo já vocabulário para argumentar, fala de esoterismo e cabalas, julgando ter graça.

depois a conclusão:
Está excelente, mas não passa de intenções vagas, bom para um ensaio académico, mas inconsistente, para um programa de governo.


????????? depois desta conclusão resta-nos então aguardar " OUTRAS IDEIAS INOVADORAS " sobretudo daqueles que criticaram estas !

Publicado por: templario às janeiro 24, 2005 03:43 AM

São números de uma semiótica esotérica ???????? e cabalística????????,
tais como os 150 mil novos empregos e os 3% de crescimento real prometidos.

De um lado bagãozinho não é de modas e vai de frases que já não se ouviam em Portugal desde o PREC, NEO-FASCISTA !!!

do outro, linguagem elaborada, que não tendo já vocabulário para argumentar, fala de esoterismo e cabalas, julgando ter graça.

depois a conclusão:
Está excelente, mas não passa de intenções vagas, bom para um ensaio académico, mas inconsistente, para um programa de governo.


????????? depois desta conclusão resta-nos então aguardar " OUTRAS IDEIAS INOVADORAS " sobretudo daqueles que criticaram estas !

Publicado por: templario às janeiro 24, 2005 03:44 AM

Já estou a ver o próximo futuro governo PS a promover o desenvolvimento de um cluster de tecnologias de crista, tendo em vista melhorar a produção de galos de Barcelos, expoente máximo da indústria nacional.

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 24, 2005 10:14 AM

Mesmo assim a Joana descreveu uma série de medidas (ou intenções?) com as quais concordava.
Está a melhorar

Publicado por: vitapis às janeiro 24, 2005 10:20 AM

Mesmo assim a Joana descreveu uma série de medidas (ou intenções?) com as quais concordava.
Está a melhorar

Publicado por: vitapis às janeiro 24, 2005 10:20 AM

Na minha opinião, o principal problema do PS é não ter gente para reformar o Estado. Os quadros do PS vêm do próprio Estado, ou do aparelho, que cobiça lugares do Estado.
É por isso que o programa é ambíguo e se limita a "boas intenções".

Publicado por: Novais de Paula às janeiro 24, 2005 10:25 AM

Novais: estou de acordo consigo. O próprio Vitorino escreve o programa, mas deixa-se ficar em 2º plano. Nem ele confia.

Publicado por: David às janeiro 24, 2005 10:56 AM

David em janeiro 24, 2005 10:56 AM

Há uma razão para o Vitorino ficar em segundo plano. É a razão que o levou a sair do governo em que esteve e a nunca entrar para qualquer governo.
Se você estivesse bem informado, tinha poupado o trabalho de escrever um dislate.

Publicado por: Anonymous às janeiro 24, 2005 11:54 AM

Afixado por NULL
Porquê? Por causa daquele pseudo-problema da sisa?
SE foi isso não é razão. Nem na época a teria sido

Publicado por: David às janeiro 24, 2005 01:03 PM

Excelente análise. O programa do PS é uma mão cheia de nada.

Publicado por: Diana às janeiro 24, 2005 01:35 PM

O programa do PS é um compromisso entre o sentimento que alguma coisa tem que mudar e a vontade dos socialistas de gema em não mudar nada

Publicado por: V Forte às janeiro 24, 2005 02:14 PM

vamos assistir ao PS tentar concretizar as suas boas intenções, tal como um adolescente quer concretizar a sua paixão. Daqui a uns anos vão perceber como foram ingénuos.

Publicado por: Mário às janeiro 24, 2005 02:21 PM

Sócrates, ou pelo menos Vitorino, sabem o que o país precisa. Têm é medo de dizer, para não perderem as eleições.
Porque é que Sócrates não quer debates?

Publicado por: Rui Sá às janeiro 24, 2005 02:28 PM

A malta está-se nas tintas se o programa do PS presta ou não. Não quer é que mexam nas coisas.

Publicado por: Coruja às janeiro 24, 2005 04:02 PM

Quando se discute apenas um programa, é sinal que só esse é viável...
Bom sinal, digo eu!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 24, 2005 05:09 PM

Se se discute dizendo que é inviável, não percebo como se pode concluir isso. Mas enfim, a mente humana é ilimitada.

Publicado por: David às janeiro 24, 2005 05:18 PM

Excelente análise. Pelo menos vai mais fundo que as que tenho lido nos jornais.

Publicado por: Cerejo às janeiro 24, 2005 05:30 PM

Pois vai tão ao fundo que se afoga.

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 24, 2005 06:05 PM

Pois vai tão ao fundo que se afoga.

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 24, 2005 06:06 PM

Não li o que dizes, deve ser a deitar abaixo. Se assim fôr fizeste bem.
Mas tou para ver se quando o teu amado ídolo Portas efeminado publicar o programa do CDS também criticas ou é tudo bom.
Para já tens 14 ministros, qual deles o melhor, para pastas que nunca irão ocupar para porem em prática um programa que não existe.

Publicado por: Átila às janeiro 24, 2005 07:48 PM

Janica, olha afinal fui ler para ver se era necessário chamar-te a atenção para alguma coisa.
Tá o retorcidinho do costume, já viraste o bico ao prego em relação às SCUT's mas percebe-se porque o Mexioso também é CDS como tu e tonto.
Mas não vale a pena cansares-te porque o PS já ganhou e o CDS já perdeu.
Infelizmente para todos nós, mas se fosse ao contrário diria a mesma coisa.
Agora faço-te notar que essa dos clusters já deu há anos, até conheço um CA inteiro que caíu por estar sempre a falar em clusters, paradigmas e caca do género.
E ainda bem que nem assessor és, senão távamos tramados.
Vai escrevendo estas mistelas para as tuas lambedoras e lambedores e já gozas.
Graças a Deus Bruxelas ainda manda alguma coisa, senão era o descalabro.

Publicado por: Átila às janeiro 24, 2005 08:20 PM

David em janeiro 24, 2005 01:03 PM

Pois não, não era. Nem foi essa a razão.
Por isso o melhor é dar corda aos sapatos e ir à procura da verdadeira razão

Publicado por: Anonymous às janeiro 25, 2005 03:17 AM

Este blog está a transformar-se num jornal desportivo, em termos dos diálogos que aqui se travam. Cada um defende o seu clube com argumentos elevados do tipo " quem não é do meu não é bom chefe de família ". Lamentável, tanto no espírito como na linguagem. A labregagem que insulta é a mesma que é fanática do futebol, habituada a este nível coloquial. Mentesinhas apertadas, desonestas e demagógicas, as quais, em termos de software, são como memórias ROM, inacessíveis: só deitam cá para fora o que lá foi introduzido a martelo.
Começo a crer que tais criaturas agem assim com o intuito deliberado de, por desgaste, calarem a boca a quem tem o desplante de não seguir a sua linha de mastigação mental. E tentam dar lições de democracia. Julgam que somos todos parvos!

Publicado por: Emílio de Sousa às janeiro 25, 2005 01:54 PM

Caro Emílio de Sousa, mas não é o que você também faz?

Publicado por: Diana às janeiro 25, 2005 02:17 PM

Janica, atira aí uns ossitos ao Emílio e dá as duas palmadas do costume à Diana Yes Woman.

Publicado por: Átila às janeiro 25, 2005 02:57 PM

Emílio de Sousa em janeiro 25, 2005 01:54 PM


Com que então, seu autor de blogs falhados, vem para aqui armado em pastor, e não vê rebanho nenhum....

Gostaria de ver carneirada alinhada, e porque vê diversas pessoas com pensamento próprio, fica admirado e perturbado, pois vai pastar man, vai que já não há pastores !!!

Publicado por: Templário às janeiro 25, 2005 10:16 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)