« Sistema Bicamaral | Entrada | Dia de Eleições »

janeiro 13, 2005

Desaprender nas Tascas

Um comentarista afirmava ontem que em vez de ler as entrelinhas dos jornais, eu deveria frequentar as tascas suburbanas para adquirir um conhecimento mais profundo do país. Mesmo sem essa frequência instrutiva e embriagante, tem-se verificado que, normalmente, antecipo os acontecimentos. Por exemplo, no dia anterior à entrevista de PSL com o PR, em que este comunicou a dissolução da AR, eu havia escrito que o PSL se deveria demitir porque não tinha condições para governar. Quem ler o artigo que escrevi sobre o discurso do PR, dando posse ao governo de PSL, verificará que retratei então todo o clima de instabilidade que se iria gerar na sequência desse discurso e que culminou na dissolução da AR. Estes são apenas dois exemplos entre muitos.

Ontem escrevi aqui que “o país apenas anseia que lhe sirvam a próxima dose de ópio”, que os portugueses “preferem a tranquilidade ilusória da mentira” e que uma solução seria o colapso da nossa economia e sociedade criando as “condições para que o eleitorado aceite o tratamento de choque que o país necessita”. E o que escrevi ontem reflecte uma preocupação que sinto pela incapacidade do eleitorado português, ou uma parte significativa dele, perceber a situação dramática que o país atravessa e reparar no abismo por onde resvalamos, e que aceite apoiar soluções dolorosas mas indispensáveis. Preocupação que tenho transmitido ao longo de diversos textos que tenho colocado aqui (*).

Igualmente ontem no JN, embora só hoje eu tivesse tomado conhecimento, diversos e conhecidos economistas opinavam que “Portugal ainda não está preparado para aceitar uma verdadeira reforma da Administração Pública”, que “não existe na sociedade portuguesa um clima que permita ao Governo, qualquer que ele seja, reestruturar os fundamentos do Estado”, pois “pela simples força do número de famílias que poderiam ser atingidas por encerramentos ou restruturações de serviços, avaliações de desempenho, deslocações de uma zona do país para outra, ... o custo político de uma real reforma será insustentável, enquanto a sociedade entender que o actual estado de coisas é sustentável”

Medina Carreira concordou com aquelas afirmações e afirmou que "o primeiro passo é consciencializar a sociedade". Mas, "infelizmente, ainda não há pânico suficiente" para ultrapassar a actual "fase caricata de imobilismo e sequer começar a pensar em levar a cabo as medidas propostas por Miguel Cadilhe, que fazem todo o sentido", mas que "são bloqueadas logo à partida pela sociedade", e concluiu “Enquanto Portugal não sentir dificuldades sérias, não vai fazer nada para ultrapassar a actual bandalheira, relaxe e desordem”.

Portanto, todos estes distintos economistas concordam com o que tenho escrito aqui desde há muito tempo. E Medina Carreira foi ministro socialista.

Quem apreende a realidade nacional nas tascas suburbanas apenas vê os anseios, sociologicamente compreensíveis, mas economicamente insensatos, de uma população que, maioritariamente, se tenta drogar com ilusões, que foge desesperadamente da crueza dos factos, que contesta a política e os políticos dando socos no ar, pois nem quer acreditar que os verdadeiros alvos estão nela própria, em interesses ilusórios e ruinosos que não passam de ícones ocos, sem substância, mas aos quais sacrifica o bem estar nacional e os seus interesses mais essenciais e mais a longo prazo.

E a caminhada para o colapso é inevitável, e visível, para quem não se inebrie pelas tascas suburbanas, pois a nossa economia já não tem a possibilidade da desvalorização cambial para repor as condições de competitividade. E essa inevitabilidade é reforçada pelas promessas absurdas de Sócrates, o mais provável vencedor das eleições, que se desfaz em declarações avulsas, sem coerência entre si, tirando a despesa avultada que elas representam para o erário público, excepção feita à promessa, a longo prazo, de elevar o crescimento para um ritmo de 3% ao ano e criar 150 mil empregos. Só não explicou como pensa consegui-lo.

E seria igualmente importante que Sócrates, e também Santana, explicassem que medidas irão tomar para evitar o desemprego gerado pelo próximo colapso dos têxteis de baixo valor acrescentado, face à liberalização do comércio internacional dos têxteis, e na construção civil, face à estagnação continuada do sector imobiliário e das obras públicas.

Mas uma economia para gerar emprego, tem que ser competitiva e a competitividade não se estabelece por decreto, nem com declarações para eleitor ver. Consegue-se com medidas de longo prazo relativas à qualificação e formação, e estímulos diversos, nomeadamente aliviando o sector privado do pesado ónus de sustentar a ineficiência pública e de sofrer os seus efeitos.

(*) Cito, por exemplo:
A questão que se coloca é saber até quando Portugal sobreviverá sem uma revolução completa do seu actual modelo económico e financeiro. A questão que se coloca é saber o que sucederá primeiro: se um pacto de regime, ou se a convulsão e a destruição do actual espectro político.

às vezes, a iminência da morte leva a actos desesperados, e um deles pode ser o doente mandar às urtigas ... a constituição ... que lhe espartilhava a sua conduta, mandar passear sinapismos e emplastros emolientes, e fazer a cura que a ciência médica impõe.

Hoje toda a gente aceita as reformas ... desde que não belisque os seus interesses individuais. Toda a gente está convencida que é imprescindível fazerem-se reformas, mas quando elas se perfilam no horizonte, todos os argumentos valem para impedir que elas se façam. ... Elas hão-de se fazer, quer queiramos, quer não e quanto mais tarde acontecerem, mais sacrifícios teremos que suportar, mais custos haverá em desemprego, falências, insolvências. Será o preço acrescido a pagar pelo nosso desleixo.

Publicado por Joana às janeiro 13, 2005 10:23 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105377

Comentários

PARA QUEM AINDA HOJE NÃO SE INDIGNOU COM NADA :

http://rprecision.blogspot.com/2005/01/o-sr-director.html

Publicado por: zippiz às janeiro 13, 2005 10:34 PM

é isso Joana, também estou de acordo :
mude-se o Povo ou o preâmbulo da constituição !

e sobre Sócrates estou como josé mario branco : é tão de esquerda como a minha tia alice !

Publicado por: zippiz às janeiro 13, 2005 10:39 PM

O povo muda. Muitos já perceberam, como a sua tia Alice, outros irão perceber, quando a situação se tornar insustentável.
Talvez fosse mais rápido se o PS se coligasse com o BE, mas lá chegaremos.

Publicado por: Joana às janeiro 13, 2005 10:54 PM


A Tasca Portuguesa

Em 1º lugar, agradeço-lhe ter escrito, sobre um assunto que lhe pedi.
Há aqui 2 visões:
A dos mestres escolares e a visão que estes têm do País e das pessoas que governam, e há a dos simplórios Tugas, que são uns 9,990 milhões, sobre quem os governa. Enquanto os primeiros culpam o povinho de não estar preparado, este mesmo povinho, culpa quem os dirige de INCOMPETÊMCIA, MÁ GOVERNAÇÃO, CORRUPCÇÃO E POR VEZES DE PECULATO ATÉ.

Afinal quem dirige ?
Quem toma decisões?
Quem comanda?

É o Zé povinho, que é o responsável por uma consulta num Hospital ás 8h e é atendido ás 13,40 h ?
Foi ele que decidiu assim ?
É ele que deseja ser atendido como os cães?
Foi ele que DECIDIU, que para tirar a treta dum passe, tem que dar informações que nem à PJ pede, e tem que esperar 8 dias?
Foi ele que colocou, as placas sinaléticas, que nada sinalizam, e que causam imensos problemas, e por vezes até acidentes?

As Questões acima enunciadas são primárias, básicas e ao nível elementar....ORA COMO POSO EU ACREDITAR, em altas decisões, altas estratégias económico financeiras, etc etc.
Quando nem as básicas conseguem resolver.

SE A PRINCIPAL RAZÃO DAS PRIVATIZAÇÕES, era:

O Estado não sabe gerir ..
(estado, quer dizer, pessoas, gestores, com curso, boas médias, belos CVitae, ETC. )

Logo, o que eu percebi, é que se assumiam, à partida como incapazes/incompetentes, para desempenhar tais tarefas.

Como posso eu, ou o resto deste povinho traumatizado, acreditar nesta gente, cujos ARGUMENTOS, variam conforme interesses obscuros ?

Afinal, estes Tugas quando emigram, criam riqueza noutros Países, aqui...no País que lhes pertence...são uma dor de cabeça...porque será ?

Publicado por: Templário às janeiro 13, 2005 10:54 PM

Não haja dúvida que o dito sector privado tem feito muito por Portugal!
Tá na cara!
Quem foge para onde haja mão de obra mais barata?
Quem despede sem indeminizar?
Quem paga a recibo verde?
Quem paga (quando paga) por baixo da "cortina"?
Quem coloca os lucros em contas caladas e em paraísos fiscais?
Quem foge ao fisco?

Publicado por: olhómetro às janeiro 13, 2005 11:04 PM

Templário em janeiro 13, 2005 10:54 PM:
O Estado não sabe gerir porque as motivações quer dos gestores quer dos funcionários são diferentes do sector público para o sector privado.
No privado, todos sabemos que se a empresa não é competitiva vemos em risco os nossos aumentos salariais e o próprio emprego. E os donos vêem em risco os seus activos.
No Estado isso não sucede. Um gestor público evita tomar decisões arriscadas, nem é punido pelo seu mau desempenho. Por sua vez os funcionários quer trabalhem nada, pouco ou muito, recebem o mesmo.
Foi por isso que as empresas portuguesas que foram nacionalizadas acumularam prejuízos sobre prejuízos.
Porque é que a economia da Europa de Leste se desfez durante os regimes comunistas, apesar destes assegurarem uma educação razoavelmente boa?

Publicado por: Joana às janeiro 13, 2005 11:06 PM

Quanto à emigração, isso é um fenómeno geral e não português.
Os imigrantes têm, quase sempre, uma produtividade muito maior da que tinham na sua terra. Isso é um dado sociológico que está explicado.

Publicado por: Joana às janeiro 13, 2005 11:10 PM

olhómetro em janeiro 13, 2005 11:04 PM:
... Quem sustenta a maior percentagem de função pública da Europa?

Publicado por: Joana às janeiro 13, 2005 11:12 PM


Joana em janeiro 13, 2005 10:23 PM

Descartes (1596-1650) ou o erro dos Economistas !

Destinado especialmente aos economistas portugueses, entendo por bem, que acabem de uma vez por todas com as seguintes manias/paranóias:

a) Mas uma economia para gerar emprego, tem que ser competitiva ...trá lá lá, lá...lá.. irra ! que já é demais, esta lengalenga, se não têm, nem conseguem a solução, porque não chegam à brilhante CONCLUSÃO que É UMA VIA ERRADA, no caso Português?
Porque não seguem a via, que já ilustres cabeças internacionais apontaram ?
A via, da diferença
A via da qualidade
A via da inovação, que pode ser baseada nas novas tecnologias.

NAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS, QUE NÓS PORTUGUESES DOMINAMOS ATÉ MELHOR QUE OS RESTANTES POVOS EUROPEUS.

Há tanta alternativa à competitividade, que hoje já se pode designar, COMO NOVA ESCRAVATURA, sendo a única diferença, que o império não é ROMANO, mas sim AMERICANO !

PORQUE SE INSISTE, EM IMPINGIR ALGO VELHO, CADUCO E OBSOLETO, característico da velha economia industrial, e que em nada se adapta aos novos tempos e à nova economia ?

Publicado por: Templário às janeiro 13, 2005 11:17 PM

Excelente o texto e os seus remoques!
O olhómetro esquece-se de quem paga toda aquela gajada.

Publicado por: VSousa às janeiro 13, 2005 11:17 PM

Os que pensam - dada a idiossincrasia autóctone e até o exemplo da História - que o «Salut» passa pela ruptura democrática no interior do regime, aguardam o imparável desenrolar dos acontecimentos ... e se o caos subir demasiadamente de tom e de estilo, com UE ou sem UE, a tropa intervém como desde sempre interveio, promove uma nova constituinte e há-de nascer uma IV República demo-musculada. Não foi esse, de resto, o "avant-goût" de Aníbal Cavaco Silva caro Zippiz ?
A mim parece-me que o grande milagre - e oxalá aconteça - é que o resultado destas eleições termine num impasse político que obrigue a um Governo Independente, com um PM simultâneamente socialista e ... «titânico» !

Publicado por: asdrubal às janeiro 13, 2005 11:21 PM

Joana em janeiro 13, 2005 11:12 PM
Também é na Europa a FP mais mal paga...

Publicado por: olhómetro às janeiro 13, 2005 11:30 PM

Caro asdrubal :
Vc anda a ler muita história/estória sobre o séc.19 ; assim a modos que a "reconstruir" Setembristas,Liberalistas e ... Miguelistas !

Publicado por: zippizz às janeiro 13, 2005 11:35 PM

Joana em janeiro 13, 2005 11:06 PM

Joana, o REI vai nu, e só não vê...quem não quer!

A Joana, tem uma linguagem escolar, livresca, e que nos EUA, é por certo muito apreciada e louvada. No entanto, julgo que aqui, nos interessa debater o caso PORTUGUÊS.

CASO PORTUGUÊS DE SUCESSO DAS PRIVATIZAÇÕES:

- PT - domina 85% do mercado
- EDP domina 100% do mercado
- Brisa domina 100% os seus itinerários, ou seja nunca haverá auto-estradas alternativas...do tipo 2 auto-estradas para o Algarve...uma com estas condições e outra concorrente.
- Cimpor...domina 75% do mercado

E finalmente os finórios da Banca...que sendo este o BOLO mais Apetecível... decidiram " entre cavalheiros" dividir irmanamente o mercado, fazendo politica de TRUST VERGONHOSA E DESCARADA !

Que me diga um economista SÉRIO, qual a vantagem de negociar com o BCP/millenium ou o Bes ?
Entre o BES e o BPI, Entre o BPI e o TOTTA, qual ?

Sabe o que respondi a um cliente que estava num banco à minha frente com uma dúzia de Pápeis, na època (há uns 5 anos) da paranoia de mudar o empréstimo que era mais barato...trá lá lá etc e tal? Disse-lhe: neste banco, nem paga juros de nada, paga é comissão por isto, taxa por aquilo, comissão por não movimentar o dinheiro etc etc,
em resumo...música à Portuguesa !!!

É ridiculo...quando nos falam da competitividade, o que a conteceu, é que as empresas, ao passarem para os Privados, ESTES...não demoraram a aplicar o grito de guerra: AO ATAQUE !
TODOS A FACTURAR ! FORÇA ! NÃO PAREM! SAQUEM O QUE PUDEREM ! diminando, completamente o mercado...o zé povinho..compreendeu imediatamente o que é a COMPETITIVIDADE e os incentivos dos GESTORES !

JOANA..NÃO HÁ JÁ MUITA PACHORRA, NESTE PAÍS..PARA ATURAR TEORIAS VIRTUAIS, QUANDO A REALIDADE É:
levas com o pau, fujas para onde fugires, e ainda virás cá, de joelhos a pedir para te darmos mais !

Publicado por: Templário às janeiro 13, 2005 11:44 PM


ai Joana...Joana..quase me apetece...chamar-lhe Joaninha (ingénua)


NO TEMPO QUE ESSAS EMPRESAS PERTENCIAM AO ESTADO, AINDA HAVIA UM CERTO PUDOR...EM ENGANAR O CLIENTE, EM SACAR...PERCEBE?

O caso das economias do LESTE, é diferente do PORTUGUÊS, mas curiosamente, nós não tivemos regime de 70 anos comunista, mas ficámos com piores atrasos, uma vez que eles conseguiram:
- fazer bombas atómicas
- colocar astronautas no espaço (primeiro que os americanos )
- lançam satélites quando querem

Como vê..é outro mundo, nós ainda estamos ao nível do passe de 1 minuto, demorar 8 dias, consulta das 8h demora 5 horas para atender, etc etc.

Publicado por: Templário às janeiro 13, 2005 11:55 PM

Templário: Na Rússia estive eu, em viagem de negócios, 2 semanas, em 2003, e sei a situação económica e social em que se encontra. E não estive apenas em Moscovo e São Petersburgo.
E São Petersburgo tinha levado uma remodelação total, pois eu estive lá 2 meses depois das festas do seu tricentenário.

Publicado por: Joana às janeiro 14, 2005 12:12 AM


NOVIDADE, NOVIDADE

ÚLTIMA,ÚLTIMA QUENTINHA E BOA

ENTREVISTA DO EMPRESÁRIO NA RTP JÕES PEREIRA COUTINHO, O QUE OFERECEU AS FÉRIAS AO SEU amigo Barroso.

PORTUGAL NÃO SE RESOLVE, COM O DISCURSO DA TANGA !

e disse isso ao seu Amigo Barroso ?

- disse sim, disse que esse discurso nada resolvia,

Até que enfim, que alguém fala uma linguagem normal, real e equilibrada, muito boa esta entrevista, que revela um Bom Empresário, com discurso positivo e equilibrado.

Publicado por: Templário às janeiro 14, 2005 12:15 AM

Janica, começas a merecer a minha atenção.
O mal de tudo isto é que toda a gente que tenha dois dedos de testa sabe que ainda que se façam reformas "de corte" tudo ficará por isso mesmo, serão mais sacrifícios sem resultados práticos, pois todos estes cretinos que pertencem á denominada classe política não tem "joelho" para imprimir consistência seja a que reformas fôr.
Tu talvez acredites nisso porque és uma jovem, acho bem, e quando os jovens não acreditarem estamos tramadíssimos. Não quero dizer com isto que sou velho, nem pouco mais ou menos, sou antes um céptico com MBA.
No entanto não concordo com essa de aliviar o sector privado de qualquer tipo de ónus. Acho que isso é mais um "cliché" que outra coisa.

Publicado por: Átila às janeiro 14, 2005 12:25 AM

Não há dúvida que a Joana tem razão. Eu leio estes comentários e a malta ainda vive de ilusões. O Medina Carreira e os outros têm razão quando declaram que a sociedade portuguesa ainda não interiorizou a situação.
Só quando chegarmos ao desastre completo.
Mas será que aí ainda conseguiremos dar a volta?

Publicado por: J Correia às janeiro 14, 2005 12:25 AM

Asdrúbal, seu desgraçado, veio-se esconder aqui para não pagar o almoço. Vígaro. Vou dizer aos restantes comensais...

Publicado por: Átila às janeiro 14, 2005 12:27 AM

J Correia em janeiro 14, 2005 12:25 AM

Karl Marx disse há uns 200 anos, que acreditava na revolução, baseada nos proletários e não nos camponeses, porque os primeiros nada tinham a perder, enquanto os segundos, eram muitas das vezes pequenos prorietários de terrinhas, logo tinham algo a perder.

O Famoso Caso Tuga, é deveras singular é ÚNICO NESTA EUROPA:
- Estando todos de Tanga, são no entanto os maiores proprietários da Europa, e alguns ingénuos até julgam que é normal, em toda a Europa as pessoas terem casa própria.

- ora...sendo proprietários, manteve-os até hoje, numa situação, deveras confortável, apoiada sobretudo, por uma INVENÇÃO PORTUGUESA, de especulação imobiliária inusitada, vai daí, manteve-os contentes, alegres e felizes, com o belo investimento que fizeram, e muitos deles, até mantém o sonho:
...não tenho dinheiro no banco, nem vale a pena, pois tenho-o muito bem aplicado, num investimento muito seguro, e ALTAMENTE RENTÁVEL, e contabilizam até...se vendesse hoje ganhava mais de 100.000 euros...belissímo..

Mas...enquanto ainda vivem nesse sonho...ainda não conseguiram vislumbrar os perigos que já estão em marcha:
a) o Estado, não sabendo onde encontrar dinheiro, para seus cofres, lança o imposto sobre a propriedade, que irá...até níveis incomportáveis...

b) quando a informação circular de boca em boca, e muito mais tarde explicada pelos especialistas, aí acordarão do belo sonho, e mergulharão, no eterno pesadelo, ao verificarem que nem por nada conseguem vender.
Porque algo só vale, se houver comprador, caso contrário seu valor é reduzido.

Aí talvez possa existir...uma revanche bem Portuguesa, pois mais uma vez se sentirão ludibriados, e por mais que os especialistas expliquem que são as leis de mercado...os Tugas...quando se sentem mesmo enganados...são terríveis !!!
ehehehehehehehhe

Publicado por: Templário às janeiro 14, 2005 12:42 AM

Quando o IMI começar a doer. E vai acontecer no governo de Sócrates, não sei o que ir+a acontecer. Mas vai haver muitos problemas.

Publicado por: vitapis às janeiro 14, 2005 01:23 AM


Competitividade

por favor, todos os Portugueses, quando recebem correspondência (que nem o selo, lhes perdoam) da PT, BRISA, EDP E DO SEU BANCO, sabem o que é a COMPETITIVIDADE, inventem outra...que esta até já cheira mal... ou ainda não COMPREENDERAM O CASO PORTUGUÊS?

Publicado por: Templário às janeiro 14, 2005 02:24 AM


JOANA ,

Tem que pedir ao ALVIN TOFFLER, que passe cá umas férias, para que ele encontre o verdadeiro caminho dos Tugas, já que estes ILUSTRES E DOUTOS TUGAS, continuam a aplicar as medidas obsoletas da 2ª vaga, ou era industrial !!!

Publicado por: Templário às janeiro 14, 2005 02:27 AM

Caminhamos alegremente para o cadafalso

Publicado por: Viegas às janeiro 14, 2005 09:07 AM

#os Tugas...quando se sentem mesmo enganados...são terríveis"????
Não percebo. Então eles andam há tanto tempo a serem enganados e continuam mansos?

Publicado por: bsotto às janeiro 14, 2005 09:46 AM

Há soluções para tudo.
A competitividade resolve-se pagando aos trabalhadores com uma tijela de arroz.
O colapso da indústria têxtil resolve-se mudando para a produção e exportação (para a China...) de biliões de galos de Barcelos.
Estamos safos!

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 14, 2005 10:24 AM

È pena Joana. Olhe que nas tascas aprende-se muito. E então, ao fim do 3º copázio, a aprendizagem ainda é mais fácil

Publicado por: Sa Chico às janeiro 14, 2005 10:47 AM

Ao «Templário» (13 de Janeiro ; 11.17),
Escrito por si, podemos ler o seguinte:
« (...) Há tanta alternativa à competitividade, que hoje já se pode designar, COMO NOVA ESCRAVATURA (...) ».
Nem que fosse em três linhas (ou em obra de referência), se tivesse paciência, muito gostava de perceber ...

Publicado por: asdrubal às janeiro 14, 2005 12:51 PM

Sa Chico em janeiro 14, 2005 10:47 AM:
E há aqui muita malta que aprendeu assim

Publicado por: Arroyo às janeiro 14, 2005 01:00 PM

Asdrubal: você é um ingénuo!

Publicado por: soromenho às janeiro 14, 2005 01:05 PM

Ó caro Soromenho, acho que nem por isso ...

Publicado por: asdrubal às janeiro 14, 2005 01:08 PM

Concordo consigo, Templário, nomeadamente em que preconiza um desenvolvimento baseado nas Novas Tecnologias. Para mim é uma prioridade. Alem do mais, se nos voltasse-mos para a Investigaçação e Desenvolvimento nas Energias Alternativas e/ou Renováveis, mas a sério, acompanhado de investimento paulatinamente feito no sector, estou convencido que nos poderíamos tornar na candeia que vai à frente. Desde já declaro que não sou ecologista militante, no sentido vulgar do termo, nem ambientofundamentalista. Como o preço do petróleo baixou, os média fazem-nos esquecer essa espada de Dâmocles silenciando o assunto por falta de interesse para as audiências.

Publicado por: Emílio de Sousa às janeiro 14, 2005 01:50 PM

Joana

Gostava que comentasse aquilo que o Angelo Correia (às vezes diz umas coisas acertadas) disse na SIC Noticias: "os portugueses produzem 10 gastam 12 mas gostariam de gastar 15..."

Publicado por: Observador às janeiro 14, 2005 03:14 PM

Apostar nas renováveis é uma prioridade, estou de acordo.

Publicado por: c seixas às janeiro 14, 2005 03:33 PM

Emílio de Sousa em janeiro 14, 2005 01:50 PM

Ora, ora, já no Paleolítico se inventavam, de vez em quando, Novas Tecnologias.
Novidades houve sempre, e os portugueses a ver navios...

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 14, 2005 04:31 PM

E até os geradores eólicos que se começam a ver no cimo das colinas são fabricados em Espanha e instalados por espanhois.

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 14, 2005 04:35 PM

E até os geradores eólicos que se começam a ver no cimo das colinas são fabricados em Espanha e instalados por espanhois.

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 14, 2005 04:36 PM

E até os geradores eólicos que se começam a ver no cimo das colinas são fabricados em Espanha e instalados por espanhois.

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 14, 2005 04:37 PM

E até os geradores eólicos que se começam a ver no cimo das colinas são fabricados em Espanha e instalados por espanhois.

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 14, 2005 04:38 PM

3 perguntas excessivamente básicas
1º Por que é que os portugueses que querem produzir mais só emigram para países capitalistas?
2º Por que é que os europeus do leste emigram para Portugal?
OU
As bombas atómicas e os satélites são alguma espécie de comida?
3º Privatização é igual a liberalização?

Publicado por: arnaldo madureira às janeiro 14, 2005 05:38 PM

A propósito de "bomba atómica" :
.
Dois terços dos funcionários públicos trabalha para outros funcionários públicos e 65 % do total executa tarefas em duplicado.
.
(SIC- Notícias, 14-01-2005 às 10h.20 m)

Publicado por: asdrubal às janeiro 14, 2005 10:22 PM

asdrubal em janeiro 14, 2005 12:51 PM

Ao «Templário» (13 de Janeiro ; 11.17),
Escrito por si, podemos ler o seguinte:
« (...) Há tanta alternativa à competitividade, que hoje já se pode designar, COMO NOVA ESCRAVATURA (...) ».
Nem que fosse em três linhas (ou em obra de referência), se tivesse paciência, muito gostava de perceber ...

Caro Asdrubal,
Eu explico !

Como sabe o pensamento, anda milhões de vezes mais rápido, que as manitas no teclado, devido a isso, consegui "comer" algumas palavras... aqui fica no entanto o que pretendia dizer, e o meu obrigado pelo seu reparo.

« (...) Há tanta alternativa à competitividade !
Aliás hoje já se pode designar a dita competitividade, COMO A NOVA ESCRAVATURA (...) ».

Saudações solidárias de comentarista amador

Publicado por: Templário às janeiro 14, 2005 10:57 PM

arnaldo madureira em janeiro 14, 2005 05:38 PM

resposta às suas/minhas questões

1º - É necessário perceber o que os economistas entendem por Produção. Os portugueses que emigram, são os mesmo que aqui nada produzem.

2º - Os Europeus de Leste emigram para Portugal, por 2 razões:

a) principalmente, porque não os aceitam na França, Alemanha, na Bélgica e restante UE, sendo Portugal o único País que os aceitou, pois caso os outros os aceitassem, JAMAIS AQUI PORIAM OS PÉS !

b) Como a moeda é forte, se conseguirem enviar, para a Ucrania, uns 100 euros por mês, ( corresponde lá a 5 salários..é obra !)

mas... a situação nos próximos 4 anos pode-se alterar..e eles de um dia para o outro..fazem as malas de livre vontade.

3º - As bombas atómicas e os satélites são alguma espécie de comida?
ohhhhhh se são e se dão.... quem duvida hoje que as bombas Atómicas dão mesmo..não milhões...mais antes triliões de dólares e dólares...

Os satélites idem, idem, idem.. Aliás os Satélites...são já O MAIOR NÉGÓCIO MUNDIAL, ou já se esqueceu, que é o negócio das telecomunicações ? TV´s, Telemóveis, GPS etc etc, nem o petroleo movimenta tanto capital.

3º Privatização é igual a liberalização?

Só pode.. nem percebo o que quer perguntar, pois privatizar, significa mudar os donos/capital do Estado, para os investidores privados.

Publicado por: Templário às janeiro 14, 2005 11:21 PM

JOANA E ALVIN TOFFLER

Quem é Alvin Toffler ?

Alvin Toffler, é um futurista Americano, que escreve excelentes livros há uns 40 anos, e que era visto assim...tipo Jules Vernes, e o que escrevia, estava assim só ao alcance..de meia dúzia de génios, até que escreveu a 3ª vaga em meados de 1980. (salvo erro)

Foi um sucesso estrondoso, mais muitos doutos lhe chamaram louco, pois os computadores das empresas, ainda eram maiores que alguns apartamentos das pessoas, e já ele, via toda a revolução que existe hoje, para quem tem memória...., era como se eu, agora aqui estivesse a dizer, que dentro de 10 anos, iremos lanchar à lua, além de lunático, eram capazes de me internar.

Sendo ele Americano, não o internaram, sendo os Chineses uns grandes curiosos e bisbilhoteiros, logo decidiram, ESTUDAR AQUELE FENÓMENO NAS SUAS UNIVERSIDADES ( aliás em Portugal também se fala dele ) e o livrinho na CHINA passou a bíblia, se hoje o lermos, não encontraremos nada de especial, no entanto, as bases do que estamos a viver, estavam lá em 1980.

EM 1990, LANÇA UM LIVRO ESPECTACULAR, POIS PARA MIM, AINDA HOJE, VAMOS A MEIO DESSE LIVRO...que tem o título de - OS NOVOS PODERES -

ou seja..o Homem escreve para os próximos 30 anos e portanto alguns dos comentadores que aqui escrevem, deliciar-se-iam, com o que ele diz, e muito entenderiam do que se está a passar actualmente, contribuindo assim para ajudar a resolver estes problemas no nosso País, pois tal RESPONSABILIDADE, ADMITO, QUE É NOSSA TAMBÉM, pois umas vezes permitimos que os GRUNHOS , comandem, e noutras não estamos para nos maçarmos !

Explica o Toffler, neste livro
como dominaram completamente os Japoneses (copiadores):
- os EUA fabricavam chips 8 bit, passados uns tempos apareciam os Japoneses com PRODUÇÕES MASSIVAS, de CHIPS NO MERCADO A MELHOR PREÇO/COMPETITIVIDADE..........................................sabem...nessa altura os americanos sorriam...sorriam .. e perguntavam aos japoneses, chips de 8 bit, 20% mais baratos que os nossos ? só ?
Olhem..deitem os chips, todos para o lixo, que nem dados, pois já temos os de 16 bit a 25% mais baratos....

E ASSIM PERCEBERAM OS JAPONESES A LIÇÃO... E ATÉ HOJE AINDA NÃO SE CONSEGUIRAM LEVANTAR, daquela filosofia do copianço...pois voltaram para a escolinha..e já há uns 15 anos, que andam a estudar, para recuperarem o tempo perdido !!!

A ISTO SE CHAMA COMPETITIVIDADE/inteligência, BASEADA NO CONHECIMENTO E não no suor de escravos baratos das tasquinhas suburbanas !!!

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 12:00 AM


Alvin Toffler, pertence a um conselho de Sábios permanente dos Presidentes Americanos, pois os Presidentes passam, e os sábios mantêm-se !!!

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 12:06 AM

Para a krida Joaninha...

Toffler, andou pelas tascas, pelas prisões, como observador, para escrever esse famoso livro, OS NOVOS PODERES !

Saudações da 4ª vaga :)))

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 12:08 AM

Não consigo «competir» com o «Templário» ... tenho um déficit na Cavalaria, ehehehe !

Publicado por: asdrubal às janeiro 15, 2005 12:11 AM


Caro Asdrubal

Oh Homem não desanime, pegue na cavalaria dê-lhe uma boa dose de Toffler (os Novos Poderes) neste fim de semana e 2ª feira estará aqui, com uma nova cavalaria, bem reforçada e bem alimentada, ficará imparável !!!

ehehehehh

bom fim de semana !

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 12:35 AM

Ao Templário
1º Não respondeu à primeira pergunta.
2º Confirma que os países mais atractivos, para os portugueses ou para outros quaisquer, são, por exemplo, a França, a Alemanha e a Bélgica. De acordo. Porque será (resposta à primeira pergunta)? Parece que "a RESTANTE UE" foi um lapso. Conhece alguém que sonhe emigrar para a Polónia, a República Checa, a Hungria ou outras economias do Leste, se puder emigrar para Portugal? Também é desses membros da UE que emigram para cá. Se os nossos atrasos fossem PIORES, emigravam para cá? Há atraso pior do que não ter emprego ou o que comer? De qualquer modo, conhece negócios IMPORTANTES de satélites nas economias de Leste?
3º A privatização não foi condicionada para a formação de novos monopólios, agora privados? Não se devia ter liberalizado as actividades económicas privatizadas? Não devia haver empresas a operar em concorrência efectiva?

Publicado por: arnaldo madureira às janeiro 15, 2005 01:31 AM

arnaldo madureira em janeiro 15, 2005 01:31 AM

Acho que tem uma certa confusão consigo, e que leva à letra, as chamadas designações.

Exemplo: Quando eu, ou alguém fala de União Europeia, está a falar obviamente dos Países mas desenvolvidos e que por sinal são até a maioria em numero e em população, ou seja, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxembourg, Suécia, Dinamarca Austria e Finlândia, ESTES SÃO SO QUE CONTAM, faltam 2 que só existem para compor o Ramalhete, Portugal e Grécia, quanto aos 10, que entraram...para fazer número para 25 essses também não contam.

No Entanto, existe actualmente um novo debate, que os TUGAS, não tendo nada que fazer, nem comentar (nas tv´s) falam do perigo destes Países para Portugal, pois as Multinacionais, optam por eles em vez de optarem por nós.

Isso não vem mal ao mundo, nem a Portugal, pois continuamos a discutir o sexo dos anjos, e desta maneira não resolvemos nada os nossos atrasos, nem encontramos o nosso caminho.

VOU-LHE DAR O EXEMPLO, da AUTO-EUROPA que contribui com 5% do nosso PIB e nas exportações, não tarda e representa mais de 50%... falando assim, até parece bom, mas no fundo é das MAIORES ARMADILHAS AQUI MONTADAS pleo Mui Ilustre Prof. DR. DA ECONOMIA, SR. ANIBAL CAVACO SILVA.

Ou seja, quem passou a mandar e a comandar as nossas exportações, foi uma EMPRESA ESTRANGEIRA, com um sr. sentado numa cadeirinha na Alemanha, que se estiver mal-disposto, manda fechar a fábrica, e lá se vai PIB, Exportações e emprego, entende agora, as verdadeiras questões, que mesmo eu, ou o sr. não trabalhando na Auto-Europa, nos afecta a todos, a todo um País e toda uma Nação ?

Então há uns economistas, que são uns miseráveis, pois são destituídos de inteligência, PORQUE advogam políticas erradas, atrás de políticas erradas, INCLUINDO O FAMOSO E MUI ESTIMADO, PROF. DR. ANÍBAL CAVACO SILVA.

Eu não pretendo denegrir a imagem daquele que foi um bom Primeiro-Ministro, até votei nele na 1ª maioria, e até o percebo bem, ou seja, como não temos ideias dos nossos caminhos, aquela foi MAIS UMA IDEIA DO DESENRASCA, pois senão, hoje estaríamos ao nível do Biafra.

É claro que esta opção de desenrasca, trás perigos gravíssimos como já referi, e falando mais claro:

Estamos nas mãos de uma EMPRESA, e que alguns até podem dizer, que fomos vendidos.... e sujeitos às suas decisões.

MAS AINDA HÁ MAIS... Daqui, já pode deduzir, que quando o presidente da Auto-Europa, " solicitar " ao nosso primeiro-ministro, ou lhe enviar algum recado, perceberá...quem, manda em quem !!!! TO BE OR NOT TO BE....is the question !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 02:39 AM

Arnaldo

Ao que acabei de explicar, chamam os Doutos cá do burgo, por DECISÕES EXTERIORES, alguns Tios de Cascais, também designam, por, Centro de Decisões Exteriores, que é a mesma Tanga Vendilhona do País e é, mais uma linguagem para que só eles percebam, do que se trata, pois 99% desta população, nem sabe o que é isso.

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 02:51 AM

Sobre as Energias Renováveis, no caso particular da eólica, eu queria dizer o seguinte:
Cerca de 70% do custo de uma unidade é o do aero-gerador. Os fornecedores principais são os alemães e os espanhóis (que têm uma indústria muito desenvolvida, embora de qualidade inferior). A evolução aqui é o diâmetro do sistema de hélices, que tem a ver com a potência do aero-gerador.
Cerca de 15 a 20% é o custo do poste. São feitos em Portugal.
O resto é o maciço de betão para fixação do poste, quadros eléctricos e os cabos eléctrico e respectivas valas, até aos limites do parque. A partir daqui vai em linha eléctrica até ao ponto de ligação deseignado pela EDP/REN (Rede Eléctrica Naciona). Há também os projectos e o Estudo de Impacte Ambiental.
Portanto, a participação nacional no investimento num parque eólico será sempre inferior a 30%.

Publicado por: Joana às janeiro 15, 2005 10:16 AM

O atraso do nosso país com os Parques Eólicos tem a ver com o seguinte:
1- Quando se quiseram instalar os primeiros, viu-se que o país estava todo classificado. Era a REN /Rede Ecológica Nacional), era a Rede Natura, era o Biótipo Corinne, etc. O ICN tinha classificado o país todo!! Os EIA que se faziam chumbavam os parques.
Tiveram que começar a desclassificar as áreas, mas isso leva tempo e burocracias.
Depois foi o problema das aves migrantes que corriam o risco de serem despedaçadas pelas hélices. Foi o problema dos arbustos da vegetação de montanha, que seriam degradados pelos abre-valas e pelas máquinas de construção. Uma desgraça! Essa foi a razão do nosso enorme atraso inicial
2 - A seguir, foi a dificuldade da EDP em arranjar pontos de ligação, o que complica e protela o licenciamento pela REN.
Os parques estão em zonas montanhosas, longe de tudo e, frequentemente, não têm a potência suficiente para a EDP se interessar por dar um ponto de ligação relativamente próximo. Ou outra razão qualquer, interna à EDP.
Com o acumular de pedidos, a EDP/REN começaram a atrasar as respostas.
Actualmente é esta a principal razão de as coisas não andarem tão depressa como deviam.

Publicado por: Joana às janeiro 15, 2005 10:30 AM


Joana

Não é muito Toffleriana....

até porque o TOFFLER NÃO É ECONOMISTA !

EHEHEHEH

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 12:08 PM


O Toffler é tipo um chatarrão, tipo eu e outros comentaristas, cujas ideias OBRIGAM OS ECONOMISTAS A PENSAR....

eheheheh isso só chateia....

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 02:55 PM

arnaldo madureira em janeiro 15, 2005 01:31 AM

Caro Arnaldo

A resposta à sua 1ª questão é tão óbvia, que dispensa qualquer comentário, e é a mesma da que dei sobre os Ucranianos, Brasileiros e outros em Portugal.

Os Povos ( pessoas ) têm ilusões comparativas, assim se todos os outros Países do mundo, estivessem atrás de nós, nós eramos então os melhores do mundo, mesmo com toda esta desorganização. Percebe ?

A sua 3ª questão é talvez mais interessante :

3º A privatização não foi condicionada para a formação de novos monopólios, agora privados? Não se devia ter liberalizado as actividades económicas privatizadas? Não devia haver empresas a operar em concorrência efectiva?

Em minha opinião, não diria que as privatizações foram condicionadas para a formação de novos MONOPÓLIOS, mas consequentemente foi o que aconteceu, tal como as Privatizações, não eram estas empresas obrigadas a serem estáticas, e foi o que aconteceu, tudo porque neste País ninguém DESDE SALAZAR, TEM IDEIAS/TOMATES, para as concretizar.

Repare na frase Bombástica que acabei de lançar, em que NÃO HÁ UM POLITICO, UM ECONOMISTA, que tenha esta coragem, porquê?

Porque corre logo o perigo de ser apelidado de FASCISTA.
E não tem argumentos.

O que digo, não é estar a concordar com SALAZAR, o que digo, é que ele TINHA UMA IDEIA, MESMO SENDO MÁ, e defendia-a com unhas e dentes, com PIDES etc.

Logo quem assim fala, corre o risco de ser apelidado de DITADOR, logo é dificil, manter um diálogo inteligente.

Arnaldo Madureira

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 03:25 PM

Afinal a Joana tá a par desses problemas com as eólicas. Em Espanha são eólicas por todo o lado e aqui não saímos da cepa torta

Publicado por: Cerejo às janeiro 15, 2005 07:31 PM

O berço da 3ª Vaga nos anos 30 e 40 do sec. XX em datas
A fractura histórica dos anos 70
| A revolução silenciosa dos anos 80-90
Os ciclos longos mais recentes no capitalismo | Fontes de Informação

Um russo de nome Nikolai Dmyitriyevich Kondratyev (apesar de enterrado há muito) está de volta à prospectiva económica sobre o próximo século. Ele «descobriu» nos anos 20, para desagrado de Staline, que o capitalismo, desde os alvores da Primeira Revolução Industrial, parecia repetir um padrão de ciclos tecno-económicos de 50/60 anos, que o salvava da «crise final» e lhe permitia um período de «reengenharia».

Tais ciclos longos de 50 a 60 anos eram marcados por períodos iniciais de crescimento, seguidos de um «pico» propício a fracturas históricas a que se seguiria uma fase de desaceleração no final da qual um período de grandes mutações tecnológicas abriria caminho a um novo ciclo.

Segundo alguns seguidores actuais de Kondratyev, o ano que acabou de findar (1999) marcará provavelmente o final de um riquíssimo período de mutações que nos surpreendeu permanentemente ao longo de mais de 15 anos (a que chamaremos 'A Revolução «silenciosa» dos anos 80 e 90') e o começo de um novo ciclo longo - o quinto no capitalismo - que poderá estender-se até 2050 ou pouco mais.

entrevista com Cesari Marchetti
in http://www.janelanaweb.com/digitais/kondratyev.html

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 09:58 PM

O período de fractura histórica dos anos 70 do sec. XX - o capitalismo industrial e o mundo do pós-guerra são postos em cheque
1970 - Petróleo atinge 50% do mercado das energias primárias, o pico da sua curva; Alvin Toffler antevê O Choque do Futuro
1971 - O padrão ouro é abandonado; Daniel Bell começa a falar da sociedade «pós-industrial»; surge o primeiro processador
1973 - 1ª crise petrolífera; é criado o protocolo do TCP-IP por Vinton Cerf
1975 - Surge o primeiro computador pessoal (o Altair) e é criada a Microsoft; Kenichi Ohmae revela a mente estratégica dos japoneses e prenuncia a sua fase de expansão global
1976 - É criado o primeiro gene artificial
1978 - Primeiro «bébé- proveta» (Louise Brown); início das reformas económicas na China por Deng Xiao Ping
1979 - 2ª crise petrolífera
1980 - Alvin Toffler publica A Terceira Vaga


IN http://www.janelanaweb.com/digitais/kondratyev.html

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 10:35 PM

Alvin Toffler tem hoje 70 anos e prepara-se para, depois de passado todo o 'barulho' do milénio, nos voltar a surpreender, com uma obra cujo título ainda está no segredo dos deuses, mas cujo miolo essêncial ele nos revelou nesta entrevista exclusiva realizada na cidade californiana onde agora vive. O que o preocupa, nos conturbados tempos que correm, é a transição complexa que a parte mais substancial do planeta, onde ainda campeia a pobreza em massa, vive num momento em que a nova economia e sociedade baseadas no conhecimento não são mais uma coisa do futuro. Basta olhar para o que se passa nos 'grandes' a Oriente, a Rússia ou a China.
Também, a Europa lhe mereceu um comentário preocupado. Por detrás da euforia do euro, ele continua a ver um Velho Continente que resiste a mergulhar decididamente na Terceira Vaga. Se se lhe perguntar uma marca europeia símbolo desta vaga, ele apenas se lembra da SAP AG, a multinacional que dá cartas no software empresarial.

Toffler tornou-se uma referência para a geração da 'terceira revolução industrial' quando cunhou com sucesso em 1980 o slogan da 'Terceira Vaga' na obra que definitivamente o colocou como um dos futuristas mais respeitados no mundo.

entrevista in
http://www.janelanaweb.com/manageme/toffler.html

Publicado por: Templário às janeiro 15, 2005 11:03 PM

Toffler foi mais ruído que outra coisa.

Publicado por: Arroyo às janeiro 15, 2005 11:58 PM

Publicado por Joana em janeiro 13, 2005 10:23 PM


Quem apreende a realidade nacional nas tascas suburbanas apenas vê os anseios, sociologicamente compreensíveis, mas economicamente insensatos, de uma população que, maioritariamente, se tenta drogar com ilusões, que foge desesperadamente da crueza dos factos, que contesta a política e os políticos dando socos no ar,..........

Isto aqui acima escrito por si, foi algum trabalho que fez para o 11º ano do liceu ?

Nas tascas suburbanas, fala-se muito e bem, de politica e de economia.
Os politicos, são todos apelidados sem partidarites, de corruptos, de aldrabões, de gananciosos, de ladrões, de viver faustosamente e pedirem sempre aos mesmos o sacrifício de apertarem o cinto .

...... pois nem quer acreditar que os verdadeiros alvos estão nela própria, em interesses ilusórios e ruinosos que não passam de ícones ocos, sem substância, mas aos quais sacrifica o bem estar nacional e os seus interesses mais essenciais e mais a longo prazo.

Esta última parte...é de rir...é manisfestamente abstrata, oca, ininteligível, e completamente sem senso.

Nem o Sampaio, era capaz de escrever assim
eheheheheh

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:08 AM

Publicado por Joana em janeiro 13, 2005 10:23 PM


Quem apreende a realidade nacional nas tascas suburbanas apenas vê os anseios, sociologicamente compreensíveis, mas economicamente insensatos, de uma população que, maioritariamente, se tenta drogar com ilusões, que foge desesperadamente da crueza dos factos, que contesta a política e os políticos dando socos no ar,..........

Isto aqui acima escrito por si, foi algum trabalho que fez para o 11º ano do liceu ?

Nas tascas suburbanas, fala-se muito e bem, de politica e de economia.
Os politicos, são todos apelidados sem partidarites, de corruptos, de aldrabões, de gananciosos, de ladrões, de viver faustosamente e pedirem sempre aos mesmos o sacrifício de apertarem o cinto .

...... pois nem quer acreditar que os verdadeiros alvos estão nela própria, em interesses ilusórios e ruinosos que não passam de ícones ocos, sem substância, mas aos quais sacrifica o bem estar nacional e os seus interesses mais essenciais e mais a longo prazo.

Esta última parte...é de rir...é manisfestamente abstrata, oca, ininteligível, e completamente sem senso.

Nem o Sampaio, era capaz de escrever assim
eheheheheh

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:10 AM

Publicado por Joana em janeiro 13, 2005 10:23 PM

E a caminhada para o colapso é inevitável, e visível, para quem não se inebrie pelas tascas suburbanas.....

Ainda bem que é só para quem não se inebrie pelas tascas...ehehehe eu como estou inebriado por elas, não serei atingido pelo colapso...

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:14 AM

Publicado por Joana em janeiro 13, 2005 10:23 PM

E a caminhada para o colapso é inevitável, e visível, para quem não se inebrie pelas tascas suburbanas.....

Ainda bem que é só para quem não se inebrie pelas tascas...ehehehe eu como estou inebriado por elas, não serei atingido pelo colapso...

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:15 AM

.....desvalorização cambial para repor as condições de competitividade. E essa inevitabilidade é reforçada pelas promessas absurdas de Sócrates, o mais provável vencedor das eleições....

Você é mesmo terrível... falando de política...então prevê tantos fenómenos políticos, e ainda duvida, da vitória esmagadora, do Sócrates...eheheheh é mesmo dícil de dar o bracinho a torcer....

Sabe porque ainda dão 33% ao PSD, porque eles nomearam, perdão criaram postos de trabalho para milhares e milhares de apaniguados.

Normalmente a votação de um povo, minimamente atento era:

PS - 65 %
PSD - 14%
CDU 8%
BE 8%
CDS/PP 0,9 %
restantes : 4,1 %

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:27 AM

Publicado por Joana em janeiro 13, 2005 10:23 PM

......de elevar o crescimento para um ritmo de 3% ao ano e criar 150 mil empregos. Só não explicou como pensa consegui-lo.

Vai-me contratar a mim e resolvo estas tretas todas em 4 meses !!!

O crescimento previsto de Março até Dezembro, nas minhas mãos é de 10 %, no mínimo.

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:33 AM

eheheheh esta é mesmo para rir..à desgarrada...

E seria igualmente importante que Sócrates, e também Santana, explicassem que medidas irão tomar para evitar o desemprego

1º Santana para quê ? desculpe Santana , já apresentou durante 4 meses as suas altas capacidades de falir empresas, aumentar e bater recordes de desemprego... e ainda quer que o Homem apresente mais soluções ???
È que o povinho das tascas já o dispensou....eheheh

Sócrates só tem que colocar o ordenado mínimo em 1000 euros, e o mercado tratará de criar mais de 10 % de crescimento.

E porque não aumentará, o desemprego, com o ordenado mínimo de 1000 euros ? Porque com essa lei, sairá logo outra, que quem despedir alguém, será visitado pelas FINANÇAS !!! EHEHEHEHEH

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:43 AM

Joana
Ordenado mínimo

Recorda-se ( talvez não, pois ainda andaria no Liceu ) que Mitterrand, prometia nas eleições um aumento, completamente desmesurado, para a economia Francesa ?

Vi o debate, era ainda um Jovem puto, mas deu para rir... havia economistas de todos os lados, aplicaram todas as teorias existentes, a economia não aguentaria, seria o colapso...trá lá lá etc etc, bom parecia uma autêntico disparate o que Mitterrand prometia.

No debate a 2 com Giscard, este estava mesmo à vontade, e quando lhe pergunta, como vai pagar o ordenado mínimo ( SMIC ) ?

Miterrand, faz uma cara muito séria, uma cara com convicção, um ar sereno e calmo, suspira pausadamente, mantém o suspense, Entrevistador e Giscard olham-no, quando Giscard ia para esboçar um sorriso, Mitterranda a célebre frase:
Irei pagar, faz uma breve pausa
EM FRANCOS FRANCESES !!!

Giscard ia desmaiando, não esperava aquilo, e todos os seus conselheiros, não tinham previsto argumentos para tanta convicção, tanta simplicidade, TANTA OUSADIA E TANTA CORAGEM, e assim ganhou Mitterrand as eleições.

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 02:56 AM

Joana
Ordenado mínimo

Recorda-se ( talvez não, pois ainda andaria no Liceu ) que Mitterrand, prometia nas eleições um aumento, completamente desmesurado, para a economia Francesa, seria a ruína total da França, o desemprego, a competitividade, essas tretas todas....

Vi o debate, era ainda um Jovem puto, mas deu para rir... havia economistas de todos os lados, aplicaram todas as teorias existentes, a economia não aguentaria, seria o colapso...trá lá lá etc etc, bom parecia uma autêntico disparate o que Mitterrand prometia.

No debate a 2 com Giscard, este estava mesmo à vontade, e quando lhe pergunta, como vai pagar o ordenado mínimo ( SMIC ) ?

Miterrand, faz uma cara muito séria, uma cara com convicção, um ar sereno e calmo, suspira pausadamente, mantém o suspense, Entrevistador e Giscard olham-no, Giscard aguarda a resposta com ar completamente descontraído, pensando, agora é que te espanhas todo, pois tinha deixado esta pergunta quase para o fim do debate,
Irei pagar,(faz uma breve pausa)
EM FRANCOS FRANCESES !!!

Giscard ia desmaiando, não esperava aquilo, e todos os seus conselheiros, não tinham previsto argumentos para tanta convicção, tanta simplicidade, TANTA OUSADIA E TANTA CORAGEM, e assim ganhou Mitterrand as eleições.

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 03:01 AM

Joana
Ordenado mínimo

Recorda-se ( talvez não, pois ainda andaria no Liceu ) que Mitterrand, prometia nas eleições um aumento, completamente desmesurado, para a economia Francesa, seria a ruína total da França, o desemprego, a competitividade, essas tretas todas....

Vi o debate, era ainda um Jovem puto, mas deu para rir... havia economistas de todos os lados, aplicaram todas as teorias existentes, a economia não aguentaria, seria o colapso...trá lá lá etc etc, bom parecia uma autêntico disparate o que Mitterrand prometia.

No debate a 2 com Giscard, este estava mesmo à vontade, e quando lhe pergunta, como vai pagar o ordenado mínimo ( SMIC ) ?

Miterrand, faz uma cara muito séria, uma cara com convicção, um ar sereno e calmo, suspira pausadamente, mantém o suspense, Entrevistador e Giscard olham-no, Giscard aguarda a resposta com ar completamente descontraído, pensando, agora é que te espanhas todo, pois tinha deixado esta pergunta quase para o fim do debate,
Irei pagar,(faz uma breve pausa)
EM FRANCOS FRANCESES !!!

Giscard ia desmaiando, não esperava aquilo, e todos os seus conselheiros, não tinham previsto argumentos para tanta convicção, tanta simplicidade, TANTA OUSADIA E TANTA CORAGEM, e assim ganhou Mitterrand as eleições.

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 03:03 AM

Janica, duas notas:
1. Há outro factor, a energia eólica não sai barata e a EDP sempre foi contra porque era obrigada a comprar a electricidade produzida a preços que não lhe interessavam;
2. Hélices não são meninas, são meninos, logo "os hélices".
Tás a topar?
Agora vê se vais escrever qualquer coisa sobre as reformas aos 70 anos que eu gostava de ler.
A coisa está em www.dgep.pt mas é um estudo académico muito enrolado, logo bom para ti.

Publicado por: Átila às janeiro 16, 2005 03:30 AM


Maconde e Riopele vão para a China ( sic noticias ) hoje.

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 12:04 PM

Maconde e Riopele vão para a China ( sic noticias ) hoje.

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 12:04 PM

Devem ter ido atrás do Sampaio

Publicado por: AJ Nunes às janeiro 16, 2005 12:55 PM

Templário em janeiro 16, 2005 02:33 AM

Crescimento possível do PIB em 10 %, fantástico, não sou economista, nem faço estudos económicos, penso apenas....

NÃO É QUE SAIU HOJE DIA 16 UM ESTUDO no JN segundo a sic notícias, (com atraso, em relação à minha dica...eheheh )que aponta a JUSTIÇA como o travão, e que se não fosse a Justiça, Portugal poderia crescer mais de 10 %....

Farto de rir...porque o que é lançado para o ar...sem dados e sem estudos...mais tarde vem confirmado pelos ESPECIALISTAS !!!

E esta hem ???

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 01:36 PM

Eu julgo que isso seria o cálculo de um crescimento pontual se não houvesse esses atrasos. Não o crescimento anual

Publicado por: David às janeiro 16, 2005 02:33 PM

Falou-se em tascas e este post ficou muito concorrido!

Publicado por: David às janeiro 16, 2005 02:34 PM

É o vinho, David, é o vinho

Publicado por: asser às janeiro 16, 2005 02:46 PM


Quem duvida que este País é uma grande Tasca ?

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 03:03 PM

Bem, mas apesar de tudo os parques eólicos lá vão avançando...

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 16, 2005 04:18 PM

Os milagres existem, para quem duvida :

- menino indonésio vítima do Tsunami, foi agora encontrado vivo, vestindo a camisola da nossa selecção.

- menino que ao vestir essa camisola, desconhecia que além de vir a ser famoso pela tragédia, acabou ganhando uma lotaria, pois a Selecção Portuguesa, vai providenciar uma casa prá família.

Os mídia, quando querem, realizam autênticos milagres !

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2005 05:04 PM

Foi Nossa Senhora de Fátima.

Publicado por: asser às janeiro 16, 2005 05:44 PM

Não há dúvida que este blogue está a tornar-se um local de culto

Publicado por: bsotto às janeiro 16, 2005 05:47 PM

Cheira a vinho e a zaragata, está tudo dito.

Publicado por: fbmatos às janeiro 16, 2005 05:54 PM

Este post das tascas quase que chegou aso 100!!!

Publicado por: hanibal às janeiro 16, 2005 11:44 PM

Pelo menos parece que já chegou aos 90

Publicado por: hanibal às janeiro 16, 2005 11:46 PM

Ainda alguém se lembra do que se discutia neste post?

Publicado por: bsotto às janeiro 17, 2005 12:04 AM

hanibal, tás enganado. Com este é que chegou aos 90!

Publicado por: Coruja às janeiro 17, 2005 12:16 AM

Discutiu-se neste Post, a grande Tasca Portuguesa, os que odeiam tascas e governam este País, sem saber que os tascqueiros não lhes ligam nehuma.
Foi devidos ás tascas que o nosso, Damásio, conseguiu descobrir o Ovo de Colombo - A inteligência emotiva.

Publicado por: Templário às janeiro 17, 2005 12:27 AM

É, a inteligência emotiva e as tascas sempre andaram de mão dada. É uma tradição que temos que manter

Publicado por: Coruja às janeiro 17, 2005 12:39 AM

Coruja

Nós só manteremos as tradições que os srs. da Europa deixarem, porque vergonhosamente já acabaram com imensas tradições portuguesas.

Estes nossos dirigentes, deixam passar tudo, só falta dizer, que o vinho do porto provoca cancro, para acabar com este produto.

Publicado por: Templário às janeiro 17, 2005 12:59 AM

O vinho tinto é dos produtos que os cientistas mais têm recomendado. Por aí estamos descansados.
Tinto e sardinha assada é o melhor para a saúde

Publicado por: Coruja às janeiro 17, 2005 01:30 AM

Coruja em janeiro 17, 2005 01:30 AM

Sabes qual foi o record de comentários aqui no Semiramis ?

Quero que as tascas batam esse record

eheheheh
concordas?

Publicado por: Templário às janeiro 17, 2005 01:37 AM

Este é o último porque me vou deitar.
Não sei qual o record, mas não deve chegar a 100?

Publicado por: Coruja às janeiro 17, 2005 01:51 AM

Esta discussão sobre a capacidade de intervenção política da tasca foi empolgante

Publicado por: David às janeiro 17, 2005 10:07 AM

Queria dizer "está a ser" emplgante e não "foi"

Publicado por: David às janeiro 17, 2005 10:12 AM

Onde a tasca já vai!

Publicado por: J Correia às janeiro 17, 2005 10:24 AM

Vim aqui só marcar o ponto!

Publicado por: Joana às janeiro 17, 2005 12:56 PM

.

Publicado por: Anonymous às janeiro 17, 2005 02:14 PM

Joana em janeiro 17, 2005 12:56 PM

Marcou o ponto e podia ter falado sobre o Alvin Toffler, que lhe parece ?

Publicado por: Templário às janeiro 17, 2005 09:13 PM

Cadilhe hoje 00:12

O Governo PPD/CDS, fez a política de , chover no molhado, ou seja, já existia recessão e o que foi feito, foi um agravamento dessa mesma recessão !!!

EUREKA, EUREKA.... alguém da direita que falou verdade !!!!!

Publicado por: Templário às janeiro 18, 2005 12:09 AM

É incrível como esta estupidez deu tantos comentários

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 18, 2005 01:01 AM

Templário: esse reaccionário do Cadilhe é o que quer despedir mais de 30% da função publica, que é o que a Joana tem defendido aqui.

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 18, 2005 01:09 AM

Isto é mesmo uma tasca. Só se ouvem conversas cruzadas

Publicado por: Arroyo às janeiro 18, 2005 02:13 PM

Tascas é o que está a dar

Publicado por: censor às janeiro 18, 2005 04:09 PM

Tascas é o que está a dar

Publicado por: censor às janeiro 18, 2005 04:10 PM

Qual a vantagem das tascas ?

Nas tascas, os clientes são livres de conversarem, sobre o que entenderem, não são sujeitos ao discurso "orientador" logo a verdadeira liberdade exite espontâneamente, sem as ditas orientações e, para quem preza um pensamento livre, nada melhor que uma boa tasca !!!

O problema de certos novos pequeno-burgueses, é que se julgam pertencer já a outra "gente " daí, olharem para as tascas com desdém, mas no fundo no fundo, não passam de preconceitos de reles tasqueiros !

Publicado por: Templário às janeiro 18, 2005 09:19 PM

Qual a vantagem das tascas ?

Nas tascas, os clientes são livres de conversarem, sobre o que entenderem, não são sujeitos ao discurso "orientador" logo a verdadeira liberdade exite espontâneamente, sem as ditas orientações e, para quem preza um pensamento livre, nada melhor que uma boa tasca !!!

O problema de certos novos pequeno-burgueses, é que se julgam pertencer já a outra "gente " daí, olharem para as tascas com desdém, mas no fundo no fundo, não passam de preconceitos de reles tasqueiros !

Publicado por: Templário às janeiro 18, 2005 09:19 PM


Um bom tema prá tasca..., O Santaninhas não respeita os individuos e pretende amarrá-los todos através do casamento ( tentando aliás contrariar a tendência).

Ora... se os que estão casados, se sentem prejudicados, só têm é que protestar com firmeza e determinação, pois todos temos direito à igualdade de tratamento, mesmo no âmbito fiscal !

Publicado por: Templário às janeiro 18, 2005 09:31 PM

Entrevista de Mário Soares, hoje na sic noticías:

O PS tem que apresentar as suas soluções PARA RESOLVER A CRISE, e que sejam claras para se diferenciar da direita, caso contrário caímos no risco do fait-diver, e nnos faits-divers, a direita ganha !

Não concordo com Soares, julgo até o contrário, que a direita perde nos fait-divers, alguém aqui concorda com Soares?

Publicado por: Templário às janeiro 18, 2005 10:32 PM

O problema é que o PS não tem soluções próprias para resolver a crise. Há apenas um conjunto de soluções que desembocam na diminuição da despesa pública.
A questão é saber que faz isso com mais competência.

Publicado por: Joana às janeiro 18, 2005 10:41 PM

Joana em janeiro 18, 2005 10:41 PM

Você escreve : "A questão é saber que faz isso com mais competência."

quem faz isso, com mais competência ?

Então sempre lhe parece que há 2 vias, e o zé povinho só tem que escolher a via que lhe parece mais competente ?

Joana, um blog, não é a Alameda com 100.000 pessoas a adorarem um ídolo, portanto havendo aqui só uma dúzia de pessoas que gostam de debater este assunto, tente pelo menos ser autêntica, dispa-se desse manto bafioso da direita, ignore a esquerda, e liberta destes espartilhos, diga que nenhum destes candidatos, tem realmente A solução para se sair da crise.

Pois eles numa casa esboracada, discutem qual é o buraco prioritário a tapar, constatando-se e PASME-SE...todos já concordam que para tapar um grande, terão que destapar 2 buracos pequenos.

GENTE QUE PENSE E MEDITE, PRECISA-SE !!!

DÃO-SE ALVÍSSARAS !!!

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 01:09 AM

Não me parece que o Sócrates faça com competência, se um dia diz uma coisa e o outro o contrário.
Numa tasca compreende-se. Na campanha não

Publicado por: hanibal às janeiro 19, 2005 01:13 PM

Por falar em tascas, este post parece que tem mel!

Publicado por: hanibal às janeiro 19, 2005 01:14 PM

Prá Fernanda

Todos os sites dos bancos têm a cotação das moedas, no entanto há uns que estão muito desactualizados e pode incorrer em erros graves.

O melhor, é www.ljcarregosa.pt, não é um banco, mas é uma corretora, que trabalha on-line, com bolsa portuguesa e americana, e cujas cotações estão sempre actualizadas.

PS: quando precisar, venha aqui à Tasquinha, que encontrará todo o tipo de esclarecimento que precisar :)))

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 10:33 PM

Hanibal

Não se iluda, àcerca dos nossos políticos, pois eles pouca ou quase nenhuma competência têm, e passam a vida a tentar remendar os buracos, que não páram de crescer...assim temos :

1º - Uns que são acusados de aumentar os buracos

2º - temos outros, que se armam em tapadores de buracos, e reconstructores sólidos, mas quando dizem que a obra vai bem, e sofrem uma fiscalização séria, verifica-se que taparam os buracos com uma peneira.

3º - Na plateia lá temos o povinho, que se vai desenrascando como pode, e não fica à espera que os tapadores de buracos, lhe resolvam o pão do a dia.

4º - o perigo gravíssimo, é que temos hoje uma geração, nascida no 25 de Abril e que rondam agora os 30 anos e cuja vivência assentou numa vida facilitada, devido ao enorme salto de bem estar que se deu nestes últimos 30 anos. Ora... ao caminharmos prá regressão, é inevitável que se façam sacrifícios.... e... desconhecendo esta geração o que são sacríficios, corremos o sério risco de fortes conflitos sociais em 2 classes:

a) a mais pobre, que já está em forte actuação, assaltando tudo o que está à mão, podendo até passar a acções mais duras, tipo Brasil, matar por um relógio e coisas assim.
( veremos os próximos 2 anos )

b) a classe média fortemente penalizada nestes últimos 3 anos, poderá insurgir-se finalmente contra os seus detractores, e poderão surgir várias formas de luta, contra os srs, que só falam de PIB, DÉFICIT, CONTAS CORRENTES, COMPETITIVIDADE, PRODUÇÃO, ETC ETC.

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 11:01 PM

E como é? Vão dar porrada no déficit? Insultar a competitividade?

Publicado por: hanibal às janeiro 19, 2005 11:19 PM

Hanibal

Esqueça isso homem !!!

- Beba uma jinginha lá da terra, daquela que é proíbida pela UE !

- Depois sorria, olhe prá rua, e diga 3 vezes, vivo no melhor País da Europa, pois nem todo o carcalhol dos Suíços chega pra pagar este belo e aconchegador SOL .

- Em seguida, pra não perder a competitividade, peça um medronho genuíno em garrafão, também proíbido pela UE.

Aos estar assim a transgredir às normas Europeias, inche a peitaça e diga 3 vezes:
Não há Europeus, por mais carcanhol que tenham, que provem pomada desta ! Zás ! vire o copo duma só vez !

Finalmente diga, com voz mais alta, MALTA, QUA SA LIXE O DÉFICIT, SÓ PAGA QUEM TEM, e eu já tou teso, que nem um carapau !

E assim se sentirá um homem, bem mais feliz !

Esforce-se por ser Feliz !

Publicado por: Templário às janeiro 20, 2005 12:06 AM

Agora é que percebi porque é que há tanta gente que não se importa com o déficit, que votou no Guterres, que vota no Sócrates!
Obrigado amigo Templário

Publicado por: Coruja às janeiro 20, 2005 12:23 AM

Coruja em janeiro 20, 2005 12:23 AM

As corujas têm dificuldades óbvias...pois detestam o sol e só andam de noite, o que lhes reduz a "visão" do mundo a metade...jamais conseguindo ver a outra parte.

Publicado por: Templário às janeiro 20, 2005 12:37 AM

Conseguem ver o que os outros não vêem

Publicado por: Coruja às janeiro 20, 2005 02:10 PM

Ó corujinha...

Só de noite...

Publicado por: Templário às janeiro 20, 2005 09:33 PM

Mas eu apareço aqui de noite. E quando é dia corro os estores.

Publicado por: Coruja às janeiro 20, 2005 09:47 PM

Tanto comentário, que pensei que se debatesse aqui um assunto importante

Publicado por: J Ribeiro às janeiro 21, 2005 10:43 AM

Pois,pois, mas você também veio à tasca

Publicado por: asser às janeiro 21, 2005 10:51 AM

Afixado por: J Ribeiro em janeiro 21, 2005 10:43 AM

Depende do que considera importante...discutir Alvin Toffler não é interessante ?

Publicado por: Templário às janeiro 22, 2005 12:36 AM

minha rica tasquinha...agora somos é atascados com politiquices diárias. é dose !

Publicado por: Templário às janeiro 23, 2005 06:14 PM

Nem quero acreditar no que acabei de ouvir da boca de Bagão Félix:

Podem-nos criticar...fazerem as críticas que quiserem, COMO OS NEO-FASCISTAS do BLOCO DE ESQUERDA !!!

eeheheheheh boa Bagão...boa mesmo...já que o Louçã pés de lã, não vos partiu a tromba toda, contra-atacas força man, dá-lhes porrada da forte, pra ver se abrem os olhos, esses aburguesados do bloco.

Bagão termina com esta frase, que teremos que colocar na história da net portuguesa....

..utilizam...(será o BE ??? )
... a internet como espaço de cobardia

Ah Ganda Bagão, sempre soube que eras dos meus, porrada é do que eles gostam, estes kridos aprendizes de politícos, força man .

Publicado por: Templário às janeiro 23, 2005 08:14 PM

Este post está a perder clientes. Só o Templário cá vem.
É pena. A Tasca é a alma portuguesa

Publicado por: Arroyo às janeiro 24, 2005 05:14 PM

Mais um comentário antes que desapareça

Publicado por: Nunes às janeiro 24, 2005 10:57 PM

Só desaparece aquilo que desejarmos !

Publicado por: Templário às janeiro 25, 2005 02:21 AM

Só desaparece aquilo que desejarmos !

Publicado por: Templário às janeiro 25, 2005 02:22 AM

Só desaparece aquilo que desejarmos !

Publicado por: Templário às janeiro 25, 2005 02:23 AM

Ao menos o Templario volta à tasca

Publicado por: Coruja às janeiro 25, 2005 11:01 AM

Corujinha

Já lhe disse, que é numa boa tasca que se está bem e se vê o mundo...viver..

Publicado por: Templário às janeiro 25, 2005 09:57 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)