« Compromisso de Mudança | Entrada | Marx Neoliberal »

janeiro 27, 2005

Défice Democrático

Há um blogue de um especialista em sondagens, onde este fez uma análise, bastante elaborada, sobre a razão pela qual as estimativas de resultados publicadas antes das eleições pelas diferentes empresas de sondagens tendem a subestimar a votação do CDS-PP. O palpite dele, alicerçado na comparação entre os tipos de amostragem das diferentes sondagens, em diversos actos eleitorais, é que “o eleitorado do CDS tende a ocultar o seu sentido de voto, mais do que o eleitorado dos restantes partidos”. Esta conclusão-palpite dá que pensar.

Porque é que as pessoas do PP, ou da chamada Direita, têm receio em revelar directamente a opinião que exprimem na discrição da cabine de voto? Se têm receio, é porque sentem que há uma sanção pública relativamente as opiniões políticas que têm. Opiniões que, aliás, são perfeitamente legítimas e, teoricamente, garantidas constitucionalmente. Portanto, essa sanção pública viola os direitos, liberdades e garantias que constituem a base de um Estado de Direito. Portanto nós vivemos numa situação de défice democrático.

Essa sanção pública é veiculada pela comunicação social, sob as mais diversas formas em que esta se processa, e decorre do facto da superestrutura ideológica da sociedade actual ter sido colonizada pela esquerda. Escrevi em 21-04-2004 que, “A esquerda actual tornou-se, em matéria de intolerância, arrogância e espírito totalitário, a herdeira da direita dos fins do século XIX e primeiras décadas do século XX.” E as conclusões daquele estudo vêm reforçar as opiniões que então exprimi.

Terei, talvez, quando escrevi aquele texto, sido algo superficial na caracterização política. Na verdade, esquerda e direita voltaram a ser apenas a disposição geométrica dos assentos parlamentares. A esquerda, hoje em dia, tem apenas um significado geométrico e, no caso do PS, de geometria variável. Actualmente a esquerda é o conservadorismo, é a defesa do statu quo, daquilo que chama “direitos adquiridos” ou “conquistas irreversíveis”. A esquerda olha para o futuro, saudosa do passado, defendendo-o, e recuando combatendo trincheira a trincheira. A esquerda não tem quaisquer ideias operacionais, para além de falar em ser amiga das políticas sociais, mas sem as concretizar, pois já viu, ela e todos nós, o fundo ao tacho.

Em contrapartida, a esquerda, a esquerda actual, vive da contemplação extática dos seus sublimes e imortais valores sociais e culturais. E esse êxtase, esse arrebatamento a que a sua ideologia a transporta, leva-a a sentir um intenso desdém pelos ignaros que não comungam dessa ideologia. Ora um sistema coerente de ideias e valores ou se baseia no conhecimento do real concreto, na experiência, tendo portanto uma fundamentação científica continuadamente validada pelos factos, ou quando ele se mantém apenas pela fé, pois a experiência e os factos invalidam-no, não é mais que uma religião.

E sabe-se com que determinação e furor as religiões defendem os seus cânones, as suas matérias de fé. A história está repleta das violências que as religiões exerceram para manterem a pureza da fé e exterminarem os heréticos.

Foi pelo facto dos sistemas de ideias e valores da esquerda se terem tornado numa religião, numa profissão de fé, que a esquerda actual é estalinista, mesmo quando se declara contrária ao estalinismo, é intolerante, é trauliteira, é totalitária, é, em tudo, o espelho fiel da direita «antiga» no que respeita ao comportamento social e tipologia argumentativa. Basta ler os fóruns da net, alguns blogues, diversos comentários a este blogue, etc.. A esquerda actual não tem argumentos consistentes; apenas tem intolerância, pesporrência e acinte, muito acinte.

E essa arrogância, esse acinte e, acima de tudo, um enorme desdém pelos que não estão iluminados pela revelação da verdade absoluta, transparece na comunicação social, ideologicamente colonizada pela esquerda (*) e, genericamente, na superestrutura ideológica da sociedade portuguesa.

Esse totalitarismo ideológico, essa tirania da religião dos bem-pensantes, tem as suas sequelas: quanto mais as pessoas se sentem afastadas daqueles valores, mais se sentem afectadas por uma heresia que devem ocultar de estranhos para tranquilidade do seu espírito. Na realidade, o que estas pessoas sentem ... é medo. Não é o medo físico, não é o medo do trauliteirismo da moca do cartaz do BE – é o medo da sanção social, da rejeição, de serem enjeitados como heréticos

A esquerda, que se afirma como democrática, gerou o défice democrático existente na nossa sociedade, não tanto pela ingerência opressiva (também ... basta ver como Vital Moreira, que tão chocado ficou pelo facto do Prof. Marcelo ter abandonado a TVI, encetou agora uma cruzada contra a contratação daquele comentador pela RTP) mas principalmente pela disseminação obsidiante, mas subtil, da sua ideologia alcandorada em verdade absoluta e incontestável.

No que respeita às sondagens, é natural que as metodologias utilizadas para corrigir os enviesamentos das amostras, passe a integrar correcções sobre esse comportamento do eleitorado de direita. Se o fizer desta vez, é natural que a diferença entre as sondagens e o acto eleitoral se atenue ou mesmo se inverta.

Mas a questão que eu aqui coloco não é a da correcção de enviesamentos de amostras estatísticas, é a do défice democrático que leva portugueses a ocultarem as suas opiniões de estranhos. E essa, é uma questão sumamente inquietante, é uma questão de regime.


(*) Essa colonização não pressupõe, necessariamente, a detenção do poder político. Meses atrás, António Barreto, num artigo sobre a lastimável situação da educação em Portugal, afirmava que era culpa da ideologia educacional da esquerda, apesar das reformas terem sido feitas, indiferenciadamente, por governos de esquerda e de direita. Barreto afirmava que, em matéria de educação, a direita, tendo perdido o seu modelo arcaico autoritário e disciplinador, tinha sido colonizada, ideologicamente, pela esquerda.

Publicado por Joana às janeiro 27, 2005 09:03 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105401

Comentários

Só faltava esta, a direita ter medo da esquerda

Publicado por: nuncio às janeiro 27, 2005 09:36 PM

O modo como esta gaja distorce o raciocínio é demais

Publicado por: nuncio às janeiro 27, 2005 09:38 PM

Nuncio,

por isso já nem merece troco, é deixá-la a falar/escrever prós seus espelhos:

senaqueriba, coruja, hector e david, ....

mas...como já lhe detectámos estes, talvez venha a inventar outros.

E na minha óptica, ela não distorce o raciocínio, o seu raciocínio é que por natureza já está distorcido.

Salazar, Hitler, Franco e outros, não distorciam seu raciocínio...eles é que já o eram de pequeninos... assim.

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 10:00 PM

Desculpas...
Este arrazoado de ideias preconcebidas da Joana, em relação à dita "esquerda actual", (um eufemismo de contraponto à iniquidade de valores à direita), é a cartilha porque se têm regido todos os detractores do progresso, como o mostra os últimos registos de total insucesso dos últimos três anos de governo vergonhoso de direita, e da tanga.
Não admira pois este delirante estilo "cassete...teiro" que só encontra paralelo paradoxalmente na "esquerda desactualizada"!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 27, 2005 10:41 PM

Espelho? Eu sou um espelho?

Publicado por: Coruja às janeiro 27, 2005 10:55 PM

E você? È com esses argumentos inteligentes que contraria as razões que a Joana apresenta?
Eu acho que ela tem toda a razão

Publicado por: Coruja às janeiro 27, 2005 10:58 PM

Joana ,
nós já sabemos que gosta e vota CDS; para quê tanta justificação demagógica do voto na Extrema-Direita ? Vote lá à vontade ; o cerco ao Palácio de Cristal já foi há 30 anos !

Publicado por: zippiz às janeiro 27, 2005 11:06 PM

Templário: esse tipo de argumentação é deselegante emostra que você não tem ideias e vale-se do insulto para curar o fígado do desagrado de ler coisas com as quais não concorda, mas não sabe que volta dar.
O Coruja tem toda a razão

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 11:06 PM

E a prova que tem razão é a vossa irritação.
Brrrrr .até oiço os vossos nervos a estalarem!

Publicado por: Coruja às janeiro 27, 2005 11:06 PM

Joana ,
nós já sabemos que gosta e vota CDS; para quê tanta justificação demagógica do voto na Extrema-Direita ? Vote lá à vontade ; o cerco ao Palácio de Cristal já foi há 30 anos !

Publicado por: zippizz às janeiro 27, 2005 11:10 PM

E a prova que tem razão é a vossa irritação.
Brrrrr .até oiço os vossos nervos a estalarem!

Publicado por: Coruja às janeiro 27, 2005 11:10 PM

Templário: esse tipo de argumentação é deselegante emostra que você não tem ideias e vale-se do insulto para curar o fígado do desagrado de ler coisas com as quais não concorda, mas não sabe que volta dar.
O Coruja tem toda a razão

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 11:10 PM

Joana ,
nós já sabemos que gosta e vota CDS; para quê tanta justificação demagógica do voto na Extrema-Direita ? Vote lá à vontade ; o cerco ao Palácio de Cristal já foi há 30 anos !

Publicado por: zippiz às janeiro 27, 2005 11:10 PM

zippizz em janeiro 27, 2005 11:10 PM:
O cerco ao Palácio de Cristal? Não estava lá o Freitas do Amaral? O Freitas que daqui a uns meses vai aparecer de braço dado com o Louçã?

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 11:16 PM

zippizz em janeiro 27, 2005 11:10 PM:
O cerco ao Palácio de Cristal? Não estava lá o Freitas do Amaral? O Freitas que daqui a uns meses vai aparecer de braço dado com o Louçã?

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 11:17 PM

zippiz:
1 - você diz coisas que sabe que não são verdade
2 - O que é que você escreveu tem a ver com o que escrevi?

Publicado por: Joana às janeiro 27, 2005 11:20 PM

zippizz em janeiro 27, 2005 11:10 PM:
O cerco ao Palácio de Cristal? Não estava lá o Freitas do Amaral? O Freitas que daqui a uns meses vai aparecer de braço dado com o Louçã?

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 11:21 PM

Vocês desculpem, mas pareceia que não tinha entrado.

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 11:23 PM

Ultimamente a esta hora está muito lento. A weblog disse que esta semana mudava o servidor. Ainda não vi nada. Cada dia está pior
Provavelmente o servidor antigo não quis sair, baseado no acordo colectivo de trabalho.

Publicado por: Joana às janeiro 27, 2005 11:26 PM

A adesão do Freitas traz água no bico. Freitas do Amaral está ligado à Petrocontrol. Se o PS ganhar as eleições e formar governo, o Freitas vai cobrar o apoio agora que a luta pelo controlo da GALP voltou à estaca zero, com a demissão do governo e a decisão do Álvaro Barreto de não avançar com o processo.
Ainda não tinham percebido?

Publicado por: L M às janeiro 27, 2005 11:37 PM

O Freitas ficou pior que estragado com o PSD por causa dos dinheiros da campanha para a presidência da república. E o Freitas passou por alguns problemas financeiros, e a Joana provavelmente sabe isso muito melhor que eu.
Passou anos a pagar as dívidas fazendo pareceres sobre pareceres. Portanto ele nunca mais quer ver os tipos que o deixaram chegar à situação em que esteve.

Publicado por: L M às janeiro 27, 2005 11:45 PM

L M em janeiro 27, 2005 11:45 PM:
Pois ...

Publicado por: Joana às janeiro 27, 2005 11:55 PM

Pois ... o quê ?

Publicado por: zippiz às janeiro 28, 2005 12:01 AM

L M: vou-lhe mandar um mail

Publicado por: Joana às janeiro 28, 2005 12:04 AM

zippiz: são questões da vida privada. Não têm relevância para a matéria em questão.
O que tem relevância é o facto de você achar que haver gente em Portugal que não quer dar a conhecer a sua opinião e que essa gente se situa na área do PP, não tem qualquer signicado do ponto de vista do exercício da democracia

Publicado por: Joana às janeiro 28, 2005 12:08 AM

zippiz: você já deve ter reparado que há uma série de indivíduos da esquerda trauliteira (como calcula isto não tem nada a ver consigo, nem com outros que discordam de mim civilizadamente) que decidiram vasculhar tudo. Pelo menos um deles, a única coisa que faz é querer saber coisas de mim e do que eu faço e está atingido de uma paranóia persecutória que é deveras incómoda.
Eu criei este blogue para me divertir e trocar ideias e não para ser objecto de sujeitos que parecem serial-killers de filmes de terror.
Por isso fujo cada vez mais a misturar a vida privada ou familiar com este blogue e a deixar qualquer coisa que possa constituir a mínima pista para esses sociopatas.

Publicado por: Joana às janeiro 28, 2005 12:19 AM

(...) no que respeita às sondagens, é natural que as metodologias utilizadas para corrigir os enviesamentos das amostras, passe a integrar correcções sobre esse comportamento do eleitorado de direita. Se o fizer desta vez, é natural que a diferença entre as sondagens e o acto eleitoral se atenue ou mesmo se inverta.(...)

A joana está pensar entrar no nicho de mercado das "Amostras de Sondagens" e vai introduzir uma variávell muito objectiva na análise, a saber : "A vergonha de dizer que se é de direita" !!!

Publicado por: zippiz às janeiro 28, 2005 12:29 AM

Joana,

Um.. ou dois pontos prévios.... (veremos...)

“(...)basta ver como Vital Moreira, que tão chocado ficou pelo facto do Prof. Marcelo ter abandonado a TVI, encetou agora uma cruzada contra a contratação daquele comentador pela RTP:”


Primeiro:

Penso, pelo contrário, que bastaria conhecer, mesmo que superficialmente, os argumentos de Vital para ter a noção da “diferença”... Não a saber, é uma coisa; apregoá-la como argumento, sabendo-a (porque a Joana até leu os argumentos em que se baseiam) é que não me parece honesto.... ( e, daí, um argumento a favor da tal “esquerda” – que eu acredito existir...);

Segundo:

Confundir “esquerda” com a esquerda que convém combater....

....

Dou de barato que existirá “uma esquerda” que ainda se considera detentora da verdade..... (mas, também não existirá uma direita que faz o mesmo?)...

Aceito que, pessoalmente, Louçã e os seus tiques “politicamente correctos” desde há muitos muitos anos ( andei ao murro e pontapé com os impossíveis trotskistas nos idos de 60...brrrrrrrrr) me enervam ao ponto de não conseguir dialogar com quem da lógica só tem a retórica...
.
Mas....
.
...30 (trinta!) anos depois de todos podermos pensar, agir, etc.... continuar com os “rodriguinhos” de um país em que existe um “big brother over your shoulder” não será desculpa de mau pagador?

A Joana está a insinuar ( pois claro que não está, né?) que as pessoas que votam no PP não podem dizê-lo livremente?

Desculpe, mas não acredito...

Quando muito, e aí será caso para um estudo psicológico, as pessoas que votam PP “não se sentem bem na consciência”... E, aí, já eu consigo compreender... ( e, aqui, talvez muita gente deixe de me compreender eh eh eh )....

Joana,

Não me vai dizer que Barreto é um tipo de direita, pois não? (e não me pergunte se ele é de esquerda, ok?)

Quando se fala das opiniões de certas pessoas que “T~em peso” (Barreto, por exemplo...) não se pode “usá-las”, isto é, não se pode pegar nelas e utilizar só o que nos convém...

Tal como Freitas do Amaral vir agora apelar ao voto no PS não faz dele alguém de esquerda, também Barreto dizer isto ou aquilo fará dele um tipo de direita....

Se assim não fosse, Louçã seria um conservador (leia o que ele tem escrito em termos profissionais e perceberá o que digo...) ; Portas seria um revolucionário (por aquilo que diz que faz em relação aos bancos); etc...

Mas, entremos, então, naquilo que levou a Joana a escrever : existirá, ou não, “déficite democrático que leva portugueses a ocultarem as suas opiniões de estranhos” ?

Talvez... talvez....

Mas.. quais portugueses???

Eu, por exemplo, há muito que digo que perante o que me apresentam vou votar NULO....

A Joana sente-se pressionada ao ponto de não dizer o que vai fazer?

Ou, pelo contrário, pertencerá à tal percentagem de portugueses que se sente pressionado a ocultar o sentido de voto?

Um abraço

Publicado por: re-tombola às janeiro 28, 2005 01:07 AM

Joana,

Um.. ou dois pontos prévios.... (veremos...)

“(...)basta ver como Vital Moreira, que tão chocado ficou pelo facto do Prof. Marcelo ter abandonado a TVI, encetou agora uma cruzada contra a contratação daquele comentador pela RTP:”


Primeiro:

Penso, pelo contrário, que bastaria conhecer, mesmo que superficialmente, os argumentos de Vital para ter a noção da “diferença”... Não a saber, é uma coisa; apregoá-la como argumento, sabendo-a (porque a Joana até leu os argumentos em que se baseiam) é que não me parece honesto.... ( e, daí, um argumento a favor da tal “esquerda” – que eu acredito existir...);

Segundo:

Confundir “esquerda” com a esquerda que convém combater....

....

Dou de barato que existirá “uma esquerda” que ainda se considera detentora da verdade..... (mas, também não existirá uma direita que faz o mesmo?)...

Aceito que, pessoalmente, Louçã e os seus tiques “politicamente correctos” desde há muitos muitos anos ( andei ao murro e pontapé com os impossíveis trotskistas nos idos de 60...brrrrrrrrr) me enervam ao ponto de não conseguir dialogar com quem da lógica só tem a retórica...
.
Mas....
.
...30 (trinta!) anos depois de todos podermos pensar, agir, etc.... continuar com os “rodriguinhos” de um país em que existe um “big brother over your shoulder” não será desculpa de mau pagador?

A Joana está a insinuar ( pois claro que não está, né?) que as pessoas que votam no PP não podem dizê-lo livremente?

Desculpe, mas não acredito...

Quando muito, e aí será caso para um estudo psicológico, as pessoas que votam PP “não se sentem bem na consciência”... E, aí, já eu consigo compreender... ( e, aqui, talvez muita gente deixe de me compreender eh eh eh )....

Joana,

Não me vai dizer que Barreto é um tipo de direita, pois não? (e não me pergunte se ele é de esquerda, ok?)

Quando se fala das opiniões de certas pessoas que “T~em peso” (Barreto, por exemplo...) não se pode “usá-las”, isto é, não se pode pegar nelas e utilizar só o que nos convém...

Tal como Freitas do Amaral vir agora apelar ao voto no PS não faz dele alguém de esquerda, também Barreto dizer isto ou aquilo fará dele um tipo de direita....

Se assim não fosse, Louçã seria um conservador (leia o que ele tem escrito em termos profissionais e perceberá o que digo...) ; Portas seria um revolucionário (por aquilo que diz que faz em relação aos bancos); etc...

Mas, entremos, então, naquilo que levou a Joana a escrever : existirá, ou não, “déficite democrático que leva portugueses a ocultarem as suas opiniões de estranhos” ?

Talvez... talvez....

Mas.. quais portugueses???

Eu, por exemplo, há muito que digo que perante o que me apresentam vou votar NULO....

A Joana sente-se pressionada ao ponto de não dizer o que vai fazer?

Ou, pelo contrário, pertencerá à tal percentagem de portugueses que se sente pressionado a ocultar o sentido de voto?

Um abraço

Publicado por: re-tombola às janeiro 28, 2005 01:14 AM

re-tombola em janeiro 28, 2005 01:14 AM:
Essa sua afirmação que as pessoas que votam PP “não se sentem bem na consciência”, poderia ser equiparada a, no regime salazarista, quem tinha receio de falar do comunismo era porque “não se sentia bem na consciência”.
Essa afirmação é absolutamene farisaica

Publicado por: Hector às janeiro 28, 2005 01:32 AM

Eu estive a ler o estudo e a diferença é cerca de 2% em 8% (nas eleições). Portanto muitos (75%) assumem que votam.
O que acho estranho, indo mais longe do que a Joana disse, é que seja a esquerda “trauliteira” seja a “civilizada” qualquer uma acha isto normal.
E a pergunta que eu faço é se haverá grandes diferenças entre uma e outra, para lá de um maior polimento de linguagem

Publicado por: Hector às janeiro 28, 2005 01:38 AM

Afixado por: Hector em janeiro 28, 2005 01:32 AM

Caro,

A "afirmação" não é minha mas, sim, da Joana... ou não leu o post?

Publicado por: re-tombola às janeiro 28, 2005 01:46 AM

Li, mas não vi lá isso escrito.
Só se estou a ficar cegueta com a idade.

Publicado por: Hector às janeiro 28, 2005 01:52 AM

Afixado por: Hector em janeiro 28, 2005 01:52 AM

Meu caro,

Se isto passar a ser local onde se conversa tipo:

- hoje está frio, hein?
- ahhh. pois... não dei por isso..

que quer que lhe diga?

A Joana partiu do princípio de que existem portugueses (os que, em princípio, votam no PP) que têm medo de dizer onde vão votar....

Eu admito, e acredito...

O que quer dizer: ok... argumento adquirido... passemos à frente...

Agora, aparece o amigo hector e quer voltar ao princípio???

ai ai ai

Eu disse (porque é o que sinto) que tal situação não se deve ao medo que terão da esquerda: “não se sentem bem na consciência”...

O Hector tem outra opinião?

Se tem, exponha-a, não discuta o sexo dos anjos...

Publicado por: re-tombola às janeiro 28, 2005 02:07 AM

Saber que em Portugal, 30 anos depois da democracia, continua a haver medo de exprimir o pensamento faz pena. Mesmo que nao seja medo, mas apenas o sentimento de se sentir excluido

Publicado por: Filipa Zeitzler às janeiro 28, 2005 10:37 AM


Mas eu rebati a sua afirmação que as pessoas que votam PP “não se sentem bem na consciência”.
A seguir você escreveu:
«A "afirmação" não é minha mas, sim, da Joana... ou não leu o post?».
E eu disse a seguir que não me tinha apercebido disso.
Depois você escreveu:
«Eu disse (porque é o que sinto) que tal situação não se deve ao medo que terão da esquerda: “não se sentem bem na consciência”»
Desculpe dizer-lhe, mas parece que a confusão foi sua

Publicado por: Hector às janeiro 28, 2005 10:48 AM

Este blog é uma prova de coragem. O que aqui é dito é bem sabido de todos. A esquerda pode dizer as maiores barbaridades, exprimir ódios de morte que ninguém se importa. São bons rapazes.

A direita, basta abrir a boca, e são logo fascistas. Daqui a uns anos pode ser que existam evoluções, e os censores ultra-conservadores de esquerda de hoje se convertam aos valores liberais, como se os tivessem defendido sempre.

Uma das piores características dos portugueses é
estarem sempre do "lado de cima" e pisam nos seus próprios valores com uma facilidade incrível. A esquerda não admite que os outros possam ter ideias próprias, são os novos censores à moda da inquisição. Por sua vontade convertiam todos à sua ideologia ou então queimavam-nos à fogueira.

Publicado por: Mário às janeiro 28, 2005 10:48 AM

Afixado por: Hector em janeiro 28, 2005 10:48 AM

Hector,

A Joana escreveu:

"(...)
quanto mais as pessoas se sentem afastadas daqueles valores, mais se sentem afectadas por uma heresia que devem ocultar de estranhos para tranquilidade do seu espírito. Na realidade, o que estas pessoas sentem ... é medo. Não é o medo físico, não é o medo do trauliteirismo da moca do cartaz do BE – é o medo da sanção social, da rejeição, de serem enjeitados como heréticos
(...)"

A única afirmação que fiz foi que acredito nisso mas que duvido que seja a esquerda a responsável por isso.

O assunto levantado pela Joana é interessantíssimo mas não creio que os argumentos por ela utilizados sejam a única e exclusiva causa disso.

O tema, aliás, daria pano para mangas e seria interessante, por exemplo, analisar a forma como determinadas forças políticas fazem o seu trabalho de sapa.

A Joana fala em "religião" e , por exemplo, existe algum paralelismo entre política e religião na forma como algumas ideias são dissiminadas: quando o são abertamente, as pessoas não se sentem intranquilas ao falar delas ou a defendê-las; quando o são como "um segredo" ou algo "cabalístico", as pessoas sentem-se restringidas e sentem-se intranquilas e não falam (ou falam em segredo).

Será, neste caso a culpa da "esquerda"?

Não creio, até porque (talvez em menor grau, mas existente) o mesmo receio de denunciar a intenção de voto se passa em relação a alguns votantes do PCP, por exemplo.

Tentem dar uma volta por esses jardins onde se reunem reformados (ou , agora, nos bancos dos Centros Comerciais) e verão que quase todos se manifestam em segredo, como se fosse algo proibido, votem eles em que partido votarem...

O facto, é que das palavras da Joana se poderia chegar a uma conclusão mais consentânea: o "centrão" (PS e PSD) abocanhou o "politicamente correcto" e fez com que quem não gire nessa esfera se sinta incomodada (seja porque não se sente à vontade - ou com vontade - para explicar o porquê da sua escolha, seja porque as próprias àreas políticas lhe transmitem sempre a mensagem como se fosse "um segredo").

Os "trauliteirismos" (sejam do BE, sejam de Rio Maior), nunca meteram medo a ninguém: temos 75 a prová-lo e temos muitas outras ocasiões pontuais a prová-lo, também.

As pessoas não se intimidam assim tão facilmente, e ainda bem: é sinal de que sabem que são pessoas e não objectos.

O desespero do "centrão", no entanto, é visível: basta olhar os media para verificar que se tenta "cortar" tudo o que não passe por lá, por aquele "centrão politicamente correcto".

É de saudar, por exemplo o aparecimento de teorizadores de direita que, com bases sólidas, têm agitado o marasmo em que tínhamos caído. A prova disso é o aparecimento de muitos blogs em que "se pensa a direita".

Agora que se pensa a direita com argumentos não-trauliteiros, será por isso que se começa a sentir que "o povo" os não acompanha com a mesma facilidade? Que "o povo" está emperrado?

Como disse antes, este tema é uma "never-ending story"...

As minhas desculpas pelo "lençol"..

Publicado por: re-tombola às janeiro 28, 2005 11:47 AM

Dantes (e ainda hoje) era a CDU sistematicamente prejudicada nas previsões. Trata-se em qualquer caso de um problema estatístico relativo ao maior impacte das margens de erro nas flutuações dos resultados dos pequenos partidos.

Seja da CDU, ou do CDS/PP, dos pequenos partidos em geral, as pessoas têm medo de se assumir como minoria pequena. Sabe-se lá aonde podem ir parar os dados do inquérito? Big brother may be watching you...

Quanto ao BE é uma excepção porque é feito de gente mais aguerrida, que diz onde vota, sobretudo em contexto urbano. É aliás a assimetria de implantação do BE em contexto urbano que faz com que fique o mais das vezes sobreavaliado.

Publicado por: pyrenaica às janeiro 28, 2005 12:06 PM

Afixado por: pyrenaica em janeiro 28, 2005 12:06 PM

A CDU ainda é prejudicada nas sondagens. O PC já não faz parte da esquerda politicamente correcta. Não há espaço suficiente para dois partidos à esquerda do PS com suficiente projecção. Como é óbvio, o BE sai favorecido.

Publicado por: Mário às janeiro 28, 2005 12:54 PM

Mário em janeiro 28, 2005 12:54 PM:
Tem toda a razão no que respeita à CDU, quanto ao não ser politicamente correcta e ser ostracizada na comunicação social, tal como a direita.
Todavia não me parece que o comportamento do eleitorado da CDU seja diferente dos restantes partidos, excepto PP.
Repare que em todos os partidos haverá gente que não quer indicar a sua escolha. O que este estudo mostra é que, entre o eleitorado do PP a percentagem de gente que não quer indicar a sua escolha é muito superior aos restantes

Publicado por: Joana às janeiro 28, 2005 01:18 PM

re-tombola e Hector:
Vocês deviam evitar controvérsias a altas horas da noite, que o sono baralha as mentes.
Eu responderei logo, pois agora não tenho tempo. Vim só aqui ver como é que isto estava!

Publicado por: Joana às janeiro 28, 2005 01:21 PM

Liberdade e democracia

Como se vê pelas respostas dos comentadores, Hector e Coruja, nada dizem, portanto há aqui a Joana e depois os acólitos que dizem Amen.

Quem faz este blog, são curiosamente os de esquerda, pois são eles que avivam o debate.

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 01:31 PM

pyrenaica em janeiro 28, 2005 12:06 PM

Interrompo, momentaneamente, as minhas férias neste blogue porque o seu comentário trouxe alguma inteligência ao debate.
É certo que o nível da análise foi marcado à nascença pelos depauperados argumentos de Joana, cada vez mais esquizofrénica quando quer falar de «esquerda». Quase que podemos imaginá-la a engasgar-se mentalmente de cada vez que a palavra esquerda lhe percorre as circunvoluções cerebrais.
Não posso deixar de me rir quando a vejo socorrer-se de outro esquizofrénico como António Barreto, que, há anos, construiu um edifício teórico para demonstrar que os utilizadores de telemóveis eram socialmente desajustados. António Barreto dava um óptimo guionista para Herman José. Como sociólogo, precisa, primeiro, de sair do ciclo de reincarnações mentais que está a fazer numa só vida, para se libertar do karma de ter sido militante do PCP.

Voltando ao que interessa, você situa a questão do erro das sondagens no exacto plano onde elas devem ser consideradas: o da estatística.

Um ligeiro erro na selecção da amostra e lá se vai o rigor da previsão, mesmo com os intervalos previdentes.

Quanto ao receio de declarar o voto por se ser uma minoria social, lembro que tanto o PCP como o CDS têm uma implantação regional, pelo que, nas zonas onde a sua votação é mais expressiva, estão longe de ser uma minoria. Um eventualmente receoso dos raros militantes que existem nas zonas minoritárias dificilmente seria apanhado nas malhas da amostra. Mesmo que isso acontecesse num ou noutro caso, as consequências para a previsão seriam irrelevantes.
Creio, mesmo, que o facto, cientificamente comprovado, de muitos eleitores do PCP não declararem o sentido do seu voto quando interrogados se deve mais (depois de 1985) a um hábito de reserva mental do que ao medo de uma qualquer sanção.
A afirmação deve ser entendida no quadro da apreciação à eficácia da amostra. Isto não exclui, evidentemente,os muitos assalariados que, ainda hoje, não declaram a sua simpatia pelo PCP com medo de perderem o posto de trabalho, ou serem alvos de marginalização ou perseguição por parte da entidade patronal.
Qualquer caloiro de sociologia sabe qual é a diferença entre o eleitorado do PCP e do CDS. E não cairia, seguramente, na asneira de dizer que são os eleitores do CDS e não os do PCP que têm medo de dizer em quem votam.
Por muito que se queira distorcer a realidade, ainda não é possível convencer quem quer que seja de que os patrões votam no PCP e os operários no CDS. Apesar das inevitáveis excepções.

Publicado por: (M)arca Amarela às janeiro 28, 2005 01:34 PM

E aproveito para dizer que é verdade sim que quando a direita está no poder, persegue a esquerda; conheço vários casos, processos disciplinares, tentativas de despedimento, etc.

A direita gosta muito de reinar através do fazer medo, melhor ainda um medo racionalmente justificado. Com o PS já não é assim. É por isso que o PS vai ganhar as eleições.

Sabem como é que o PSD pensa fazer subir a produtividade de 64% para 75% da média europeia?Não o diz mas é muito simples: despedimentos em barda, porque é a maneira mais prática.

E a Joana e os seus congéneres acharão isto "saudável para a economia nacional".

Publicado por: pyrenaica às janeiro 28, 2005 01:38 PM

Liberdade e Democracia II

Após a 2ª Guerra mundial, foi instituído em toda a Europa "livre" a proíbição de defender ideias Nazis.

Após terem sofrido na pele e nos ossos essas lindas ideologias, foi "democraticamente" proíbido advogar essas ideias.

Se hoje ainda há quem as defenda...claro que há, se ainda há quem grite heil Hitler, claro que há. Eles não acabam por decreto.

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 01:39 PM

Bom ... como o caro re-tombola andou ao murro com os trodskistas nos idos de 60, (eu cá tinha um amigo em Paris, supostamente militante da IV Internacional, que só comprava sapatos na Pierre Cardin, ehehehe !) deixe-me presenteá-lo com um excerto de "prosa venenosa" de Pulido Valente :
.
« (...) Porque afinal quem são os senhores do "Bloco"? São uma centena de intelectuais de Lisboa e do Porto, com um eleitorado de classe média urbana, que subiram à custa de imaginárias "rupturas" com a moral tradicional, de um radicalismo inteiramente retórico e de um certo talento para a televisão. Nada disto é de esquerda e nada disto lhes permite falar em nome dos trabalhadores ou, de resto, de quem quer que seja. Não representam mais do que uma difusa repugnância pelo regime e as banalidades da moda ideológica do tempo (...)». Pim !

Publicado por: asdrubal às janeiro 28, 2005 01:44 PM

Liberdade e Democracia

Para quem conhece a evolução da Europa nos últimos 60/70 anos, desde meados da 2ª Guerra, percebe bem melhor, o que significam ideias de Direita, sobretudo em Países pouco desenvolvidos cuja população é iletrada e analfabeta.

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 01:48 PM

O que importa é apontar as Contradições da direita...a saber:

- Aborto... dizem defender a vida, ok. Mas perante a realidade duma família com 7 filhos a morrerem de fome, respondem:
Vamos trabalhar para melhorar as condições destas famílias e já subimos em 30% os subsídios trá lá lá etc e tal. Em resumo : subidas de 30 % ou até de 100% de miséria, na miséria ficam, podiam ERA RESPONDER ASSIM :

- mas dantes, dos 7 filhos morriam 5 de fome e de doenças provocadas pela subnutrição, agora já melhorámos e só já morrem 3, SEMPRE SERIAM MAIS SÉRIOS SE ASSIM FALASSEM !

MAS QUE MORREM OU FICAM COM DOENÇAS CRÓNICAS É UM FACTO, INDESMENTÍVEL.

Depois é não lhes dar espaço nenhum para filosofarem, e baterem sempre na tecla em que eles se engasgam todos, Joanas, Portas, Bagões, todos juntos, vá respondam, respondam mesmo, NÃO TENHA MEDO DO DÉFICE DEMOCRÁTICO...

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 02:03 PM

O sucesso dos Humoristas do Grupo Gatos Fedorentos

Os rapazes parecem que estudaram umas coisas, conhecem provavelmente tudo sobre Humor, Escolas, Tendências, Géneros etc etc.

No entanto FOI NECESSÁRIO, apanharem o DESABAFO DO cunhado de um deles, que tinha cabado de chegar a casa chateado e dizia:

Eh pah, a gente vai lá, eles falam, falam, mas não fazem nada !

Sucesso estrondoso !

Esta lição deveria servir para muito boa gente.

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 02:08 PM

pyrenaica (a propósito de "despedimentos em barda"),
.
Diz-se que - e partindo do pressuposto de que é verdade - de 1995 a 2002 os Governos do PS admitiram na Administração Pública 109 mil novos funcionários. Uma média de 15 mil/ano.
Deparamos agora no actual programa do PS, e face à excessiva despesa primária do Estado, com o objectivo de, na próxima legislatura, diminuir em 75 mil funcionários aquela mesma Administração Pública.
A pergunta que me fica, é :
Se a Prospectiva pode considerar-se o mais claro "sinal" de competência governativa, que confiança podemos atribuir a uma equipe que vai a votos, que quase transita incólume dos Governos Guterres e que «incorporou» no Estado mais de cem mil funcionários ?

Publicado por: asdrubal às janeiro 28, 2005 02:20 PM

A esquerda não aviva o debate. A esquerda matou há décadas o debate. A esquerda utiliza as suas crenças cegamente, tal como anteriomente os padres usavam a bíblia.

O futuro da esquerda vai ser igual ao futuro da igreja. Vão continuar a impor o seu reinado de terror até o seu Deus morrer e todos vão deixar de lhe dar importância.

Publicado por: Mário às janeiro 28, 2005 02:22 PM

asdrubal em janeiro 28, 2005 02:20 PM:
Você acredita que o PS vai diminuir em 75 mil funcionários? Pina Moura tinha proposto já uma medidad idêntica, mas "pior" (4 para 1) e veja no que deu.
Estes estiveram 3 anos a falar em diminuir e aumentaram, ouvi falar em 20 mil.
É claro que não foram eles que aumentaram. A FP aumenta ela própria sem pedir licença.

Publicado por: David às janeiro 28, 2005 02:28 PM

Ó Mário deixa-te de tangas e responde ao que o Templário te questionou.

As crianças morrem, seu..."defensor" da vida !!!

Falas, falas..., falas, mas não dizes é nada de jeito !

Publicado por: Gato Fedorento às janeiro 28, 2005 02:43 PM

Mario: olhe que o Templário tem muitos amigos que estão à coca.

Publicado por: Coruja às janeiro 28, 2005 02:57 PM

As reduções na FP é tudo tanga da melhor que há, pois senão simplificam os processos, e continuam a quererem o atestado da junta, do notário, da certidão tal e tal, não há melhoras nenhumas e para aumentarem a eficiência dos serviços só lhes resta contratarem mais pessoal.

A questão é bem mais profunda, pois passa por delegar competências de decisão, mas isso levanta barreiras enormes, porque estamos a falar de prescindir do chefe, do subchefe, do adjunto do subchefe etc e tal. E aqui é que a porca torce o rabo...

Publicado por: Gato Fedorento às janeiro 28, 2005 02:57 PM

Quando vejo escrito os «depauperados argumentos de Joana, cada vez mais esquizofrénica», e comparo o rigor e a fundamentação do que ela escreve com o tipo de comentários «inteligentes» que se lhe opõem, acho que há uma crise mental e ideológica na esquerda.
Ou, segundo a teoria da Joana, do espaço geométrico que se diz de esquerda, mas que é conservador e reaccionário

Publicado por: L M às janeiro 28, 2005 03:09 PM

Gato Fedorento em janeiro 28, 2005 02:57 PM:
Mas é evidente que antes de reduzir pessoal tem que haver uma reforma da estrutura da função pública. É assim que se faz no sector privado.
Mas ainda antes disso tem que haver uma profunda reforma legislativa para desburocratizar e simplificar os procedimentos.

Publicado por: L M às janeiro 28, 2005 03:15 PM

Estão a tornar isto tudo muito complicado.
Temos uma legião de analistas a dizer que os problemas do país residem nos interesses corporativos. Só vós não vedes!
Eu posso confirmar isto porque já identifiquei o cérebro do corporativismo.
Nada mais nada menos que a Ordem dos Varredores da CML.
Vamos-nos a eles como Santiago aos Mouros!

Publicado por: elmano às janeiro 28, 2005 03:27 PM

Estão a tornar isto tudo muito complicado.
Temos uma legião de analistas a dizer que os problemas do país residem nos interesses corporativos. Só vós não vedes!
Eu posso confirmar isto porque já identifiquei o cérebro do corporativismo.
Nada mais nada menos que a Ordem dos Varredores da CML.
Vamos-nos a eles como Santiago aos Mouros!

Publicado por: elmano às janeiro 28, 2005 03:27 PM

Estão a tornar isto tudo muito complicado.
Temos uma legião de analistas a dizer que os problemas do país residem nos interesses corporativos. Só vós não vedes!
Eu posso confirmar isto porque já identifiquei o cérebro do corporativismo.
Nada mais nada menos que a Ordem dos Varredores da CML.
Vamos-nos a eles como Santiago aos Mouros!

Publicado por: elmano às janeiro 28, 2005 03:28 PM

L M:
Concordo em absoluto com os seus dois comentários

Publicado por: V Forte às janeiro 28, 2005 03:37 PM

L M:
Concordo em absoluto com os seus dois comentários

Publicado por: V Forte às janeiro 28, 2005 03:39 PM

Parabéns pelo seu post, Joana. Está perfeito. Basta ver a irritação que provocou.

Publicado por: soromenho às janeiro 28, 2005 03:49 PM

Você é uma pedrada neste charco pantanoso que a esquerda controla

Publicado por: soromenho às janeiro 28, 2005 03:50 PM

Afixado por David em janeiro 28, 2005 02:28 PM
.
Não, não David, eu não acredito que reduzam 75 mil funcionários. O que me impressiona é que, num espaço de sete anos, aumentaram a Administração em 100 mil novos funcionários e prevejam agora, numa legislatura, face à incomportável despesa primária do Estado e ao imparável déficit orçamental, diminuir em 75 mil. Eu não sou gestor, mas acho que qualquer pessoa percebe que andam a fazer «navegação à vista» o que é todo o contrário do «bom governo».
Enfim, de qualquer modo o que aí vem é para doer ... e já me cansa. Muito.

Publicado por: asdrubal às janeiro 28, 2005 04:15 PM

Andam todas às aranhas. Coloco à vossa superior sabedoria a seguinte questão:
Ontem tentei tirar o cartão de Utente do SNS na Loja do Cidadão nos Restauradores (Balcão do Ministério da Saúde).
Como não moro no Distrito de Lisboa tal não foi possível, porque o MS está regionalizado!
Telefonei para a LC de outro Distrito. Não... porque essa LC só cobre a capital do Distrito e não os restantes concelhos.
Exemplo claro da anarquia que reina na Administração Pública.
Culpados: Evidentemente a Ordem dos Auxiliares de Enfermagem do Hospital Júlio de Matos.
Os governantes dos últimos 30 anos? Não senhor! Tudo gente sábia e competentíssima!
Tenho dito.

Publicado por: elmano às janeiro 28, 2005 04:50 PM

Joana: Você é o flagelo dos politicamento correctos. O seu blog, desde o princípio ao fim, é o deitar abaixo dos politicamento correctos.
E você ainda se admira ods nomes que lhe chamam. Você acreta-lhes sempre onde dói mais.

Publicado por: Viegas às janeiro 28, 2005 05:00 PM

Gostei deste post- Muito. Parab´´ens e continui

Publicado por: Gpinto às janeiro 28, 2005 05:01 PM

Esta gaja é completamente reaças. E ainda a aplaudem. É um nojo

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 28, 2005 06:02 PM

Está excelente, Joana. Não ligue a lunáticos

Publicado por: AJ Nunes às janeiro 28, 2005 06:51 PM

Está excelente, Joana. Não ligue a lunáticos

Publicado por: AJ Nunes às janeiro 28, 2005 06:51 PM

PS quer saber se Santana Lopes esteve em situação de evasão fiscal...
E esteve?
Se assim for lá vai por água abaixo a moralidade da caça à fuga ao fisco, tão apregoada por estes sujeitos.
Primeiro foi o Portas, que foi pagar, já fora de horas os impostos, agora o Santana!
Quem havia de dizer que tais moralistas tinham afinal o "rabo de fora"!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 28, 2005 07:07 PM

L M em janeiro 28, 2005 03:15 PM


Mas ainda antes disso tem que haver uma profunda reforma legislativa para desburocratizar e simplificar os procedimentos.

Reforma Legislativa para quê ?

- Para não ser necessário, um notário provar que eu, sou eu ?

- Para que as cópias do BI não sejam válidas?

- Para a junta de freguesia, certificar aquilo que a gente podia dizer logo directamente. ( é o que se faz nas juntas )

- Não me digam que para acabar com a burocracia precisam de legislar ?

Basta 2 decretos:

1º decreto-lei . a partir de hoje, todos os decretos-lei relativos à burocracia deixam de ser válidos !

2º decreto lei- TODA E QUALQUER DECLARAÇÃO DO UTENTE, PASSARÁ A SER VÁLIDA, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO, ( no caso de falsas declarações, serão sancionados com 3 meses de trabalho/forçado em favor do Estado )

Publicado por: Gato Fedorento às janeiro 28, 2005 07:23 PM

Se a Joana estivesse a dizer disparates ninguém lhe ligava. O problema é que ela acerta nas feridas mentais dos doentes da ideologia.

A esquerda fechou-se num quarto escuro, num universo em que eles inventam as leis e proclamam por decreto os resultados. Quando alguém discorda ficam irritados porque lhes estragam o prazer de brincar com as suas ilusões.

Publicado por: Mário às janeiro 28, 2005 07:26 PM

Há quem diga que é a direita que está a sair do poder, mas o problema é outro. Quem está torcer pela derrota do PS é a extrema-esquerda.

É óbvio que os extremistas de esquerda preferem um governo de direita porque com o PS no governo não têm uma alvo tão bom para abater. Esta gente vive para o ódio, querem um Santana e um Portas para os chamarem de fascistas. Já se for Sócrates não dá tanto jeito o insulto.

Publicado por: Mário às janeiro 28, 2005 07:34 PM

Ó Mário, já nasceste estúpido ou conseguiste chegar a esse grau de estupidez depois de muito treino?

Publicado por: Pergunta às janeiro 28, 2005 08:02 PM

Pergunta em janeiro 28, 2005 08:02 PM
Ele anda a treinar há muito tempo, mas sem resultados. Ainda bem que você aparece, porque a treinar consigo talvez conseguisse chegar ao seu grau de estupidez.

Publicado por: Coruja às janeiro 28, 2005 08:53 PM

Pergunta em janeiro 28, 2005 08:02 PM

A Estupidez é congénita, pois investigadores detectaram um gene que a transmite hereditariamente. Tal como a inteligência, só que esta é mais exigente e necessita de se exercitar para se manter viva.

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 09:09 PM

elmano em janeiro 28, 2005 04:50 PM

Caro Elmano

O amigo colocou aqui uma questão concreta que afecta diariamente milhões de portugueses, quer seja para tirar o passe, marcar consulta no hospital, pedir um cartão de utente do SNS ( eu não tenho, e não vou lá só para não ter de lhes chamar uns nomes) etc.etc.

A estes problemas que atrasam o País, e irritam até o cidadão mais calmo, os nossos dirigentes dizem há 30 anos:
- vamos melhor as condições de...trá, lá, lá... e coisa e tal..que é como quem diz, uma cassete que já está gasta, e que eles dizem de cor, pois quando questionados concretamente até se engasgam.

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 09:17 PM

Caro Elmano

Mas... esse caso que apresentou, ainda são pequenos problemas primários que cá na minha tasca, qualquer um resolve em 2 minutos. E até já sabemos, que ainda não os conseguiram resolver neste País porque só temos dirigentes atrasados mentais.

Mas... agora olhe este, já mais evoluído e envolvendo doutos altamente especializados, pois uma é uma Notária e outra é uma Conservadora do Registo Comercial e eu que só sou douto lá da tasca.
Fiz uma escritura notarial de doação de quota de sociedade. Registei na Conservatória do Registo Comercial.
Recebi um despacho:
Registo por dúvidas, por não ter sido mencionado na escritura se a empresa tinha bens imóveis, pois ficava detentor de mais de 75% da sociedade.
Liguei prá Notária, a Notária diz que a Conservadora não está a ver bem, pois trata-se de doação, logo sem transacção onerosa.
Volto à Conservadora, ela mostra-me a lei e despachos internos das Conservatórias, eu leio, e repito o que me disse a Notária, pois eu também leio, no caso das transacções onerosas...trá lá lá. Que não diz-me ela, pois neste caso como era superior a 75% tinha que ser mencionado...ainda acabei dizendo se não o poderia fazer ali (sabendo eu´, que não ia passar claro ) argumentando que mesmo na escritura apenas seria perguntado e seria uma declaração verbal sem provas nenhumas, que não, que não podia fazer mais nada, que só mesmo rectificando ou fazendo uma adenda à escritura. ( ou seja pagar outra escritura )

Enfim, acabei dizendo-lhe:
- Neste País andamos de Caifás para Pilatos e a única diferença da época dos romanos, é que já nos atendem com uns sorrisos, pelo menos foi o meu caso, e em resumo ainda não resolvi isto, lá fica a embrulhada para quando tiver vagar.
...acabei a pensar...mas tu não sabes que não podes querer entrar na legalidade pois só te irão causar problemas..legais !

Publicado por: Templário às janeiro 28, 2005 09:55 PM

Excelente post. Há um grande desprezo, embora isso não aconteça em toda a esquerda, pelas opiniões dos outros. Julgam que são estúpidos e analfabetos

Publicado por: Rui Sá às janeiro 28, 2005 11:56 PM

Aliás, basta ler os comentários para se ver que os analfabetos estão do outro lado

Publicado por: Rui Sá às janeiro 28, 2005 11:57 PM

Este blogue é excelente, bem escrito e com ideias.
Infelizmente, a caixa de comentários parece um asilo da terceira idade.
Há excepções, mas a maioria é assim.

Publicado por: V Forte às janeiro 29, 2005 12:59 AM

A colonização da comunicação social (ou, por extensão, a colonização do pensamento) pode não pressupor a detenção do poder político, mas pressupõe a detenção de UM poder qualquer. Que poder será esse, Joana?

Publicado por: Zé Luiz às janeiro 29, 2005 12:59 AM

Quanto à sanção social temida pelas pessoas de direita... visite o Alto Minho ou Trás-os-Montes e veja se há muita gente disposta a declarar-se de esquerda.

Publicado por: Zé Luiz às janeiro 29, 2005 01:02 AM

.
bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

"publicidade enganosa", Joana...

Desculpe(m)-me, mas vou dormir: fiquei à espera "da tal resposta"....
.
Não gosto de "chats"...

Publicado por: re-tombola às janeiro 29, 2005 01:25 AM

Texto notável

Publicado por: VSousa às janeiro 29, 2005 10:38 AM

A Joana começou a bloquear o acesso de quem a desmascara.
Para quem tem o desplante de falar em défice democrático...

Publicado por: aaaaaaa às janeiro 29, 2005 08:25 PM

Não escrevas certas palavras. Ela deve ter feito isso por causa do Atila.
Mas não deixes de a desmascarar por isso.
Essa reaças tem que perceber que está errada

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 30, 2005 01:20 AM

Não escrevas certas palavras. Ela deve ter feito isso por causa do Atila.
Mas não deixes de a desmascarar por isso.
Essa reaças tem que perceber que está errada

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 30, 2005 01:20 AM

Cisco Kid

discordo totalmente

pois quem já nasce do lado errado, está do lado certo que é o errado, logo nada a fazer é irrecuperável e com o envelhecimento tem é tendência para piorar.

ehehehehhe

Publicado por: Templário às janeiro 30, 2005 01:25 AM

Bem dito, Joana. É preciso que se escrevam estas coisas para alertar as pessoas para a falta de democracia em Portugal e para o trauliteirismo agressivo da esquerda

Publicado por: Benamor às janeiro 30, 2005 10:51 AM

Basta ler estes esquizofrénicos furiosos da esquerda que a insultam aqui.
Se fosse no blogue deles, já a tinham calado

Publicado por: Benamor às janeiro 30, 2005 10:52 AM

Benamor, tem o meu acordo. Basta ver a miséria desta gritaria dos canhotos.

Publicado por: Silva às janeiro 30, 2005 11:06 AM

Dou o meu total apoio a que seja desmascarado o controlo que a esquerda tem na comunicação social.
Actulamente o único espaço de liberdade são os blogs

Publicado por: Ricardo às janeiro 30, 2005 03:42 PM

Dou o meu total apoio a que seja desmascarado o controlo que a esquerda tem na comunicação social.
Actulamente o único espaço de liberdade são os blogs

Publicado por: Ricardo às janeiro 30, 2005 03:43 PM

Tantos apoios. Tudo reaças!

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 30, 2005 05:11 PM

A direita é que é trauliteira

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 30, 2005 05:13 PM

re-tombola em janeiro 28, 2005 01:07 AM
Sobre Vital Moreira
Não há diferença. Os argumentos de Vital Moreira são farisaicos e reduzem o canal público a um órgão governamentalizado. Quando se contestou, e bem, que o contraditório pedido pelo Ministro Gomes da Silva não teria que acontecer no comentário de um dado analista, mas na programação em geral, porque é que agora esse argumento deixou de funcionar?

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 07:55 PM

re-tombola em janeiro 28, 2005 01:07 AM
Todos nós pensamos que a nossa posição é a correcta. É normal ... é o que julgamos certo. O que não está certo é a usurpação da comunicação social e a construção de um universo ideológico totalitário em que os que não comungam desse sistema de representações seja tratado com desdém e considerado ignorante.
É este mecanismo que se torna inibitório do diálogo democrático e cria o sentimento de exclusão política
Você pode não acreditar no empecilho incómodo dos factos. Mas é o que aquele estudo mostra.

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 07:56 PM

re-tombola em janeiro 28, 2005 01:07 AM
Quanto ao Barreto, trata-se de um artigo publicado há meses, e eu não o descontextualizei. Na altura fiquei admirada dele ir “tão longe”. Barreto não é “um tipo de direita” ... é apenas um tipo sensato e de raciocínio aberto, coisa que infelizmente não sucede com a maioria da esquerda

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 07:57 PM

re-tombola em janeiro 28, 2005 01:07 AM
Não me sinto pressionada, mas alguns sentem-se. Não são muitos, mas o suficiente para se perceber que algo não está correcto no nosso país. Algo está viciado.

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 07:58 PM

re-tombola em janeiro 28, 2005 11:47 AM
“duvido que seja a esquerda a responsável por isso” ... então quem é, tratando-se de eleitorado da direita?

Note que eu penso que há, em todos os quadrantes políticos, pessoas que recusam dizer o que vão fazer. Muita gente não aprecia dar a conhecer as suas opções políticas publicamente. A questão deste estudo é que há um enviesamento muito forte no eleitorado de direita, ou seja, entre estes há muito mais pessoas que evitam dizer onde vão votar. Eu acho isto preocupante e significativo, mesmo tratando-se de uma minoria. É lamentável você não achar.

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 07:59 PM

re-tombola em janeiro 28, 2005 11:47 AM
“Os "trauliteirismos" (sejam do BE, sejam de Rio Maior), nunca meteram medo a ninguém: temos 75 a prová-lo e temos muitas outras ocasiões pontuais a prová-lo, também”. Não é verdade. Meteram e metem medo. Sucede que é um medo “marginal” visto o regime democrático ter força suficiente para obstar à sua nocividade.
Mais grave que o trauliteirismo físico é a opressão ideológica que se insinua sob todas as formas de representações, desde os meios de comunicação até ao ensino.

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 07:59 PM

re-tombola em janeiro 28, 2005 11:47 AM
É interessante você «saudar o aparecimento de teorizadores de direita que, com bases sólidas, têm agitado o marasmo em que tínhamos caído. A prova disso é o aparecimento de muitos blogs em que "se pensa a direita"».
E a prova do aparecimento de muitos blogs em que "se pensa a direita" é a exclusão desse pensamento pela comunicação social.

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 08:00 PM

Zé Luiz em janeiro 29, 2005 12:59 AM :
É um prazer vê-lo por cá.
“Que poder será esse, Joana?» - É o poder da comunicação social e a ideologia do ensino. Parece-me claro da leitura do meu texto.

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 08:53 PM

Zé Luiz em janeiro 29, 2005 01:02 AM:
Julguei que você vivia na Suiça. Afinal é um especialista em Alto Minho ou Trás-os-Montes.
Você não acha que está a repetir estereotipos antigos, talvez mesmo anteriores a 1974?

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 08:58 PM

Cara Joana, vivi na Suíça mas voltei para Portugal. Para o Porto, ou melhor, para a Maia: para o meu território. De Minho e Trás-os Montes percebo alguma coisa, de Ribatejo e Alentejo é que não percebo mesmo nada...

Publicado por: Zé Luiz às janeiro 30, 2005 09:51 PM

Então ... sorria, está a entrar na Maia!

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2005 11:10 PM

Nota:
Senti-me na obrigação de activar um sistema que é "cego" e que, frequentemente, impede a afixação de comentários perfeitamente inocentes porque encontra, numa palavra qualquer, um troço que consta da sua lista.
Quem tiver porblemas, envie-me o comentário para o meu e-mail, que eu insiro-o, a menos que contenha obscenidades.

vareira@hotmail.com

Publicado por: Joana às janeiro 31, 2005 01:47 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)