« Sampaio escreve direito por linhas tortas | Entrada | Coerências »

julho 11, 2004

Santana entregue à vigilância presidencial

Como escrevi anteriormente, Sampaio transformou uma decisão inicialmente simples na decisão mais complexa dos seus mandatos, transfigurando-a numa crise política, dramatizada até ao paroxismo. No fim, socorreu-se da Teoria dos Jogos, aplicou o critério minimax e escolheu a estratégia que, para ele, era a menos má, dentro do conjunto dos resultados cada dia mais assustadoramente negativos da sua matriz pay-off. Segundo todavia afirmou, e os meios de comunicação sublinharam, a sua preocupação foi privilegiar a estabilidade do país.

Mas ao escolher aquela decisão, incluiu nesse pacote decisor uma garantia, pessoal e presidencial, de permanente vigilância do novo governo. Presume-se que seja uma vigilância especialmente acrescida relativamente àquela que decorre das obrigações normais do seu cargo. Ora este «aviso» é um convite público a todos os kamikazes da comunicação social e a todos os falhados da política para, cada vez que Santana mexer um músculo, tremer uma pálpebra, balbuciar uma sílaba, esboçar um sorriso, embaciar um olho, porem o dedo no ar e gritarem indignados para o presidente: «stôr», este menino está a portar-se mal! «stôr», este menino é mau! «stôr», ponha este menino na rua e marque-lhe falta de castigo! E mesmo se o menino Santana permanecer fixo, marmóreo, aqueles meninos não desarmarão: «stôr», este menino está esfíngico! «stôr», este menino está a tramar alguma! «stôr», ponha este menino na rua e marque-lhe falta de castigo, com participação e Conselho Disciplinar! Será que o «stôr» vai conseguir manter a «estabilidade» na sala de aula?

Portanto o PR pretende estabilidade no país e cria condições para a instabilidade na comunicação social e nos areópagos políticos. Não se percebe como o país vai ficar imune à instabilidade na comunicação social. É certo que quem mais se excita com a comunicação social é a própria ... comunicação social, juntamente com alguns políticos mais fragilizados (quase todos!). Basta ver a patética manifestação da CGTP para uma saída «democrática» da «crise», no Rossio, na passada 3ª feira, em que os camera-men se viram obrigados a rastejar pelo pavimento para encontrarem perspectivas menos rarefeitas e deprimentes. Mas alguma da instabilidade mediática transitará certamente para o país.

Instabilidade que também atingirá o PR. A esquerda, aquela esquerda que tem tido mais visibilidade mediática, anda de cabeça completamente perdida. Ainda ontem Boaventura Sousa Santos denunciava publicamente, em horário nobre, que Sampaio tinha assassinado Maria de Lurdes Pintasilgo a golpes de decisão presidencial. A acreditar no eminente sociólogo, a nossa ex-primeira-ministra sucumbiu à violência do impacte dos últimos parágrafos, aleivosos e assassinos. Espera-se a intervenção urgente do Ministério Público.

E isto aconteceu com Boaventura Sousa Santos, cujo desafecto pela democracia representativa é bem conhecido e que, para manter a coerência, deveria ter sido um mero espectador desinteressado e neutro desta escolha presidencial. Julgo que a Procuradoria tomará em conta essa neutralidade como garante da fiabilidade da testemunha daquele crime hediondo.

A menos que Sampaio elimine a testemunha, preparando, rapidamente, meia dúzia de parágrafos vocacionados para assassinarem sociólogos patetas e enfatuados.

Publicado por Joana às julho 11, 2004 07:39 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105202

Comentários

Em relação a este texto, tenho que concordar e discordar, pois se a oposição poderá estar sempre a fazer queixinhas ao PR, no entanto o PR esvaziou o seu espaço de manobra, pois após tais avisos e tendo em conta a decisão (certa) que tomou, se ele tomar um papel presidencial mais activo está a fazer um mea culpa, que não poderá fazer por credibilidade. Ele amarrou-se de tal forma a esta situação, que se tivesse resolvido de imediato não tinha ficado preso a ela.

Publicado por: Braveman às julho 11, 2004 08:22 PM

Braveman em julho 11, 2004 08:22 PM
Eu também tenho dúvidas que o PR venha a usar a «bomba atómica» da dissolução. Todavia julgo que a minha previsão sobre as «queixinhas» vai-se realizar e que isso pode ter algum efeito desestabilizador, pelo menos no universo mediático.

Publicado por: Joana às julho 11, 2004 10:38 PM

E que dizer das queixinhas que Santana Lopes foi fazer ao Presidente da República por uma partidinhas reais ou imaginárias que lhe pregaram aqui há tempos?

Publicado por: Senaqueribe às julho 11, 2004 10:44 PM

O Boaventura Sousa Santos não é um pateta. É um grande sociólogo anti-fascista.
Pateta é você

Publicado por: Cisco Kid às julho 11, 2004 11:46 PM

e uma cabra

Publicado por: Cisco Kid às julho 11, 2004 11:46 PM

Cisco Kid: tem toda a razão!

Publicado por: z às julho 11, 2004 11:56 PM

Cisco Kid: tem toda a razão!

Publicado por: z às julho 11, 2004 11:56 PM

E é também uma reaças

Publicado por: z às julho 11, 2004 11:56 PM

Ó Cisco: aquela coisa de teres caído do cavalo deu-te volta ao miolo

Publicado por: Tonto às julho 12, 2004 12:00 AM

Cisco Kid, você constantemente vem aqui insultar a Joana, que nos dá o privilégio de ler a sua reflexão, dia após dia, artigo após artigo. Você deve ser adepto do Cassete Carvalhas, das manifs, da esquerdalha palerma e circense. Por uma vez, critique o conteúdo, se discorda, faça-o como gente, como homem, coisa que não deve ser. Pateta? O da Disney ao menos entretem. Também é um dos animadores culturais do BE com demasiado tempo para vir aqui gerar ruído? Passe bem.

Publicado por: Fred às julho 12, 2004 12:04 AM

Bem dito, Fred. O Cisco ou caiu do cavalo ou é o próprio cavalo.

Publicado por: Tonto às julho 12, 2004 12:16 AM

Eu também não acredito que o PR tome medidas fortes contra o governo. Aquela conversa foi para calar a esquerda

Publicado por: c seixas às julho 12, 2004 12:29 AM

Mesmo que haja "queixinhas"

Publicado por: c seixas às julho 12, 2004 12:30 AM

Por uma vez espero que acerte em cheio.

Publicado por: Átila às julho 12, 2004 01:00 AM

Acertar em cheio? que o Sampaio elimine o Boaventura Sousa Santos?

Publicado por: riuse às julho 12, 2004 01:05 AM

Que o Sampaio fique em prisão preventiva por ter assassinado Maria de Lurdes Pintasilgo?

Publicado por: riuse às julho 12, 2004 01:06 AM

Esta gaja não grama o Sampaio. Nunca se desviou um milímetro durante toda esta crise

Publicado por: rude às julho 12, 2004 10:09 AM

Amigo Rude: antes da crise, durante a crise e depois da crise. Sempre a mesma.

Publicado por: Sa Chico às julho 12, 2004 10:26 AM

Coerência, mas reaças.

Publicado por: sudem às julho 12, 2004 01:35 PM

Lembro-me do tempo dos GDUP's do Otelo. Estar sob a direcção das pessoas que integravam estas organizações de extrema esquerda causava-me os maiores calafrios.

A falta de educação,o vocabulário utilizado,a forma de actuação,as ameaças,eram verdadeiros horrores.

Como é possível que alguém aqui coloque tantas vezes o que foi escrito?Só uma mente doentia o pode fazer.Só uma pessoa a necessitar de tratamento psiquiátrico o pode levar à prática.

O ódio viperino ultrapassa tudo o que se possa imaginar.

Haverá algum modo de localizar o autor do enxovalho?

Associo-me à necessidade de perseguir em justiça o autor da calúnia.
E associo-me por que eu próprio sou enxovalhado no online.expresso.pt por um sujeito cujo nick é novimperador.

Estas derrapagens não podem ser consentidas.
A discordância politica é uma coisa,mas o ultraje é outra.

Prefiro esquecer,JOANA,algum comentário ao seu artigo,para me cingir mais propriamente ao que aqui tem de ser objecto de Judiciária.

Publicado por: JUPITER8441 às julho 12, 2004 03:52 PM

Joana, não é possível evitar que este asqueroso psicopata venha para aqui conspurcar este espaço que é (era) tão agradável?

Publicado por: Senaqueribe às julho 12, 2004 04:00 PM


Nao haverah maneira de a Joana por termo a este individuo/a que conspurca este espaco?
Realmente o Jupiter tem razao. Parece linguagem dos meninos/as do tempo dos Prec's, Otelo's, muralhas de acos's,MES, UDP's tec e tal....
Soh pode ser esta gente ressabiada da revolucao.
Esta gente tinha como idolos e mentores paises como URSS, Albania, Cuba, Libia (iam lah muitas vezes por convite do Khadafi )
Alguns deles tambem trabalhavam, como "experts" para certas Embaixadas revolucionarias (Libias, Irao,Cubas etc. e tal. etc.etc.) E muito mais haveria para dizer, mas felizmente que isso jah lah vai....

Publicado por: Ana Soares de Matos às julho 12, 2004 04:18 PM


Nao haverah maneira de a Joana por termo a este individuo/a que conspurca este espaco?
Realmente o Jupiter tem razao. Parece linguagem dos meninos/as do tempo dos Prec's, Otelo's, muralhas de acos's,MES, UDP's tec e tal....
Soh pode ser esta gente ressabiada da revolucao.
Esta gente tinha como idolos e mentores paises como URSS, Albania, Cuba, Libia (iam lah muitas vezes por convite do Khadafi )
Alguns deles tambem trabalhavam, como "experts" para certas Embaixadas revolucionarias (Libias, Irao,Cubas etc. e tal. etc.etc.) E muito mais haveria para dizer, mas felizmente que isso jah lah vai....

Publicado por: Ana Soares de Matos às julho 12, 2004 04:18 PM

Joana: você é o máximo em fair play!!!
E com piada!

Publicado por: David às julho 12, 2004 05:13 PM

Joana: Parabéns pelo seu blog, por estas análises sobre a crise e pelo seu enorme fair-play. Parabéns

Publicado por: Vítor Silva às julho 12, 2004 06:11 PM

Há gente completamente ordinária e incapaz de estar num fórum

Publicado por: Nereu às julho 12, 2004 07:35 PM

Há gente completamente ordinária e incapaz de estar num fórum

Publicado por: Nereu às julho 12, 2004 07:35 PM

Embora não concorde consigo muitas vezes, digo-lhe que acho detestável aquela porcaria, e que o seu comportamento face a isso é impecável

Publicado por: vitapis às julho 12, 2004 07:48 PM

O interesse e o comentário das insanidades escritas pelo onlineraivoso & Co. são um presente demasiado doce... para eles.

Já apareceram vários onlineranhosos por aqui.... o único sentimento que se possa ter para injuriosos de sites como semiramis e expresso online é: Pena - dó...

calculo que ninguém, sejam eles amigos ou familiares, lhes ensinaram que começar e acabar a suas frases por delicadezas linguísticas tais como: caralho, foda-se etc... não é a melhor forma de se exprimir e transmitir ideias... pelo contrario.

o que se pode fazer? Quase nada... quando estes indivíduos chegam num local (como aqui) onde sentem algo que não vivem no dia a dia: equilíbrio, tranquilidade, debate sério de ideias etc... precisam gritar bem alto e para que todos ouçam os 20 palavrões dos seus repertórios de 25 palavras ... para tentarem existir, provocar, destabilizar aqueles que estão a anos-luz deles... quando se lhes responde, dá-se crédito às imbecilidades – porque penso que o direito de resposta é valido até um certo limite de “inteligência” – quando se ultrapassa o limite da inteligência e se passa para o lado da estupidez, o melhor é apagar da nossa mente a existência dos perturbadores crónicos. Por isso, aquilo que escrevo é mais um desabafo pessoal provocado pelo incómodo de ler doidices num sítio onde procuro ler o oposto.

Mas Portugal é feito disto... E são estas mesmas criaturas que votam ... e que não entendem patavina daquilo que escrevi, que não entendem o mundo, seus mecanismos e estão felizes...

O círculo vicioso da imbecilidade cresce todos os dias.

Publicado por: Ch'ti às julho 12, 2004 07:50 PM

Tenho dito mal do que a Joana escreve, mas não escrevo ordinarices.
Só é prejudicial para quem contesta esta reaças

Publicado por: Cisco Kid às julho 12, 2004 09:53 PM

Joana:
Os seus textos sobre a crise são, sem sombra de dúvidas, o melhor que vi escrito nestas últimas semanas.
Você foi rigorosa nos cenários que descreveu, nas previsões que fez e, na generalidade, acertou sempre.
Não há um erro, uma incoerência, ao longo destas mais de 2 semanas, em 12 textos sucessivos, sem contar com este.
Mesmo no último que escreveu antes da decisão do Sampaio, quando a Joana disse que já não estava tão convicta que não iriam haver eleições antecipadas, a sua descrição dos cenários com que o PR se confrontava foi extremamente lúcida e completa.
Provavelmente o PR e os seus conselheiros fizeram análise semelhante: esta decisão era a menos arriscada para o PR.

Há uma coisa que não estou totalmente de acordo. Com o que eu conheço do Sampaio, embora não o conheça tão bem como o seu pai, julgo que o que pesou sobremaneira nesta demora foi a sua incapacidade decisiva. O homem fica em pânico quando precisa de tomar uma decisão importante e protela-a a ver se os problemas se resolvem por si mesmo. Portanto, não sei se houve tentativa de meter paus na roda. Talvez houvesse. Mas o que pesou mais foi a sua incapacidade de decisão

Publicado por: L M às julho 12, 2004 10:09 PM

Queria ainda dizer-lhe que estou solidário consigo face a estas ordinarices que, de tempos a tempos, tentam enlamear o seu blog.
Sei que não precisa deste apoio porque deve-se rir daquele imbecil (ou daqueles imbecis) que se dedicam a tanta nojeira.
Mas acho que mesmo não precisando, é meu dever dar-lho

Publicado por: L M às julho 12, 2004 10:13 PM

«stôr», este menino deu um pum

Publicado por: z às julho 12, 2004 11:17 PM

JUPITER8441 em julho 12, 2004 03:52 PM :
Se não se ligar, isto passa. Não convém dar muita importância.
E obrigada

Publicado por: Joana às julho 12, 2004 11:21 PM

Senaqueribe em julho 12, 2004 04:00 PM:
É possível, mas há sempre formas de se tornear.
Esperemos que não volte a acontecer ... tão cedo

Publicado por: Joana às julho 12, 2004 11:23 PM

Ana Soares de Matos em julho 12, 2004 04:18 PM:
Isto acontece quando transcrevo qualquer coisa para o Expresso on-line, mas nem sempre.
É alguém que anda por lá. Inicialmente eram vários, mas agora é só um.
Isto é, na verdade, o produto de alguma mente pervertida, porque nem sequer são insultos: é uma enxurrada de obscenidades que se tornam ilegíveis por isso mesmo. Só diminui quem o faz.

Publicado por: Joana às julho 12, 2004 11:29 PM

L M em julho 12, 2004 10:09 PM:
Obrigada pelas suas palavras.
Na verdade as histórias que eu conheço de alguns casos passados com o Sampaio não abonam nada sobre a sua personalidade. O que aconteceu com aquele vereador e que eu lhe contei há meses, é paradigmático de como o medo que ele tem de tomar decisões o pode levar a ser falho de ética, como o foi naquele caso, embora não fosse essa, ao que suponho, a sua intenção.

Publicado por: Joana às julho 12, 2004 11:44 PM

Que história é essa do vereador. Boatos?

Publicado por: z às julho 12, 2004 11:48 PM

Parece que lhe cortou o pio!

Publicado por: Rave às julho 13, 2004 12:30 AM

E mesmo a tempo!

Publicado por: Tsé-tsé às julho 13, 2004 12:52 AM

E mesmo a tempo!

Publicado por: Tsé-tsé às julho 13, 2004 12:52 AM

Não percebo o entusiasmo deste pessoal todo por estas chachadas

Publicado por: avelino às julho 13, 2004 10:08 AM

«stôr», este menino é da oposição!

Publicado por: linus às julho 13, 2004 04:36 PM

«stôr», a menina Joana é uma chata!

Publicado por: z às julho 20, 2004 05:55 PM

Excelente este artigo.

Publicado por: Grotius às agosto 1, 2004 10:52 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)