« Politicamente anões | Entrada | Os Panurgos do PSD »

junho 27, 2004

A Actual Situação Política – PSL como PM?

Durão Barroso vai ser indigitado para a Presidência da Comissão Europeia. Tudo indica que, durante as conversações que tem mantido com Sampaio se assegurou que este aceitaria o cenário de mudança de Primeiro-Ministro escolhido entre as forças que constituem a coligação e não enveredaria por eleições antecipadas. Constitucionalmente será essa a solução, embora o PR a possa iludir não aceitando os nomes propostos para PM e obrigando a eleições antecipadas.

A questão seguinte será a do nome do PM. Como Santana Lopes é o número 2 do PSD deverá ser ele, em teoria, a ser encarregado de formar o novo governo. Provisoriamente, e enquanto esse governo não tomar posse, mantém-se o governo actual com Manuel Ferreira Leite à frente, visto ser a número 2 do executivo.

Concentremo-nos neste cenário, que parece ser o mais provável.

Há dias, a seguir às eleições europeias, analisei aqui (cf. Eles Governam (mal), eles Perdem) a actuação governativa e a eventual remodelação. Na altura não coloquei a hipótese de um dos remodeláveis ser o próprio 1º Ministro, por razões óbvias, mas pus em dúvida a sua capacidade de fazer uma remodelação adequada e escrevi «Durão Barroso será capaz de escolher as pessoas certas? Durão Barroso é um político cinzento, sem carisma nem imaginação, que se viu promovido ao poder mercê dos desvarios financeiros e políticos do guterrismo».

Na minha opinião, e contrariamente ao que tenho lido ou ouvido a muitos analistas, Durão Barroso era um dos grandes empecilhos a uma remodelação adequada. É demasiado cinzento para tomar decisões audazes. É preciso alguém com capacidade de decisão e dinamismo para executar essa tarefa. Haverá? Em face da mediocridade da actual classe política ponho algumas reticências. Mas, se não houver soluções óptimas, o PSD terá que viver com as soluções que tem e a solução Santana Lopes parece ser a mais consensual internamente.

Santana Lopes criou todavia muitos anti-corpos. Santana Lopes é persona non grata dos “politicamente correctos”. Isso faz com que tenha contra ele a generalidade dos escrevinhadores da imprensa escrita e dos comentaristas televisivos. Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de pertencer à mesma área política, tem sido impiedoso: várias vezes caracterizou Santana Lopes como sendo «superficial e ignorante». Ainda hoje, na TVI, evitando sempre «citar o nome de PSL em vão», fartou-se de enviar recados para o PR (que poderia convocar eleições antecipadas se suspeitasse que a solução proposta pela coligação pudesse conduzir a uma situação instável) e para o interior do PSD (alertando contra o perigo essa “instabilidade”, obviamente consubstanciada no PSL).

Ora o pior que pode acontecer à coligação é a manutenção de um governo com Manuela Ferreira Leite à frente. Ando a escrever aqui, há diversos meses, que essa senhora não tem perfil para ministra das Finanças. Não tem uma estratégia consequente para além de cortes na despesa e no aumento da carga fiscal. Essa estratégia cega e obsessiva levou-a, pelas razões que indiquei noutros artigos, à necessidade de obter receitas extraordinárias mediante a venda de património para situar o défice abaixo do limite do PEC. Não passa de uma controladora de despesas. Um governo liderado por ela iria acentuar o desgaste já existente na coligação.

Portanto, PSL vai ter contra ele os «politicamente correctos» dentro e fora do PSD. Basta ver a obstrução permanente que tem tido durante o seu mandato à frente da CML.

O facto de PSL ter contra ele os «politicamente correctos» não significa que ele não seja, porventura, o político actual do PSD mais capaz de congregar um elenco capaz de impulsionar a desejada retoma, fazer a reforma da administração pública e algumas das reformas que o actual governo foi incapaz de levar à prática e, simultaneamente, dar a componente política que faça a população acreditar nas virtualidades dessas mesmas reformas. E isto porque os «politicamente correctos» são absolutamente estéreis do ponto de vista operacional: a sua principal «qualidade» é não deixar fazer nada, é deitar abaixo tudo o que se pretende fazer, é pensar que o dinheiro vem de rotativas que, algures, imprimem as notas que forem necessárias para suportar a despesa pública em que eles estão desejosos de participar.

Mas é essa mesma «qualidade» de não deixar fazer nada, que os torna perigosos pela erosão que produzem a partir da comunicação social, onde predominam. PSL não precisa deles para «fazer», porque eles não querem e, pior, não sabem «fazer», mas teria que, no mínimo, os neutralizar, porque têm uma enorme pertinácia em «desfazer», em meter paus em todas as engrenagens, em envenenar a opinião pública e, por via disso, em criar instabilidade social, política e governativa. Ora a forma como PSL chega a 1º Ministro não é de molde a conferir-lhe uma autoridade que lhe permita tornear esses obstáculos.

Por isso vejo a solução PSL muito complicada em levar à prática, nas circunstâncias actuais.

Mas também não estou a ver outros políticos no topo da hierarquia do PSD que constituam uma alternativa preferível ao PSL

Vejamos as cenas dos próximos capítulos, até porque PSL é uma figura que não pára de nos surpreender.

Todavia, há um cenário que o PSD terá que ter em conta: o PR pode ser tentado a inviabilizar um 1º Ministro, ou um elenco governativo, alegando as «razões» sugeridas por Marcelo Rebelo de Sousa, ou outras, e marcar eleições no prazo de 90 dias, com um governo de gestão, que seria o governo actual chefiado por Manuela Ferreira Leite. Esse cenário seria catastrófico para a coligação, pois Manuela Ferreira Leite para além de inábil como ministra das Finanças é politicamente um desastre: basta que nos lembremos das guerras que teve quando foi ministra da Educação.

Esse cenário levaria os partidos da coligação a um desastre eleitoral superior ao que tiveram há duas semanas, mesmo concorrendo separados.

Publicado por Joana às junho 27, 2004 11:50 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105189

Comentários

Muito bem, vejo que já passaste a utilizar o termo escrevinhador na tua prosa. Aprendes depressa com os outros, por isso dou-te 10 na cadeira de cópia. Quanto aos resto acho que esta peça literária deveria ser enviada ao Sampaio para ele se orientar, pois ainda ninguém tinha pensado nisto com tanta clareza senão tu.

Publicado por: Átila às junho 28, 2004 02:11 AM

Já agora mais duas coisas. O PSL não surpreende ninguém ao contrário do que tu dizes, e esse é que é o grande busilis. A Manela Forreta nunca seria um problema para a coligação pois além de ser chefe de um governo de gestão (não risca pêvas) odeia o Portas, o que significa que a coligação ficava era logo arrumada de vez. Aliás diga-se que só nos conturbados e viciosos tempos em que vivemos é que um energúmeno como o Portas chegaria a ministro.

Publicado por: Átila às junho 28, 2004 02:19 AM

Olha, ó Janica, fiquei por aqui a ler as tuas coisinhas e gostei desta do "Eles governam eles perdem". Deve ser do melhorzinho que fizeste e deve também ser a tua área de formação (economia?).
Tá lá "quase" tudo mas discordo de duas coisas, a saber o nível que atribuis ao Boxeur e ao S. Félix. O primeiro é um fogacho espertote tipo Santana e o segundo é o que eu costumo chamar "um idiota bem intencionado", embora sem querer dizer que o homem é estúpido (está-lhe no sangue, na carteira que é cheia pelas seguradoras, etc). Mas isso ainda é o menos. Agora seria bom teres incluído umas palavras sobre o CDS e o Portas, quanto mais não seja para dares um ar de isenção. Mas gostei na generalidade e como vês não estou numa exclusiva de bater, também gosto de apoiar. Vê-se que és uma jovem cheia de garra, e eu gosto da malta nova quando é boa e não se arma em excepcional. Farto-me de os puxar para cima e não me tenho dado mal. Há que ser humilde para se chegar longe. Aqui ficam os parabéns de apoio, mas para já é só por este artigo. E não fiques zangada com as bocas do fórum que aquilo é tudo brincadeira, e é na brincadeira que a gente conhece as pessoas.

PS - A Forreta foi minha professora (assistente) e digo-te já que é muito pior do que tu pensas.

Publicado por: Átila às junho 28, 2004 03:11 AM

Ah,esqueci-me de dizer isto. É que andei a ver os comentários do povo e tirando os brincalhões toda a gente ficou deslumbrada. Nós nunca deslumbramos toda a gente, e quando isso acontece é porque estamos no lugar errado, ou seja, neste caso, a falar para gente errada. Topas?

Publicado por: Átila às junho 28, 2004 03:20 AM

"«Durão Barroso será capaz de escolher as pessoas certas? Durão Barroso é um político cinzento, sem carisma nem imaginação, que se viu promovido ao poder mercê dos desvarios financeiros e políticos do guterrismo».
/
Durão Barroso era um dos grandes empecilhos a uma remodelação adequada.
/
Ora o pior que pode acontecer à coligação é a manutenção de um governo com Manuela Ferreira Leite à frente.
/
Um governo liderado por ela iria acentuar o desgaste já existente na coligação.
/
Por isso vejo a solução PSL muito complicada em levar à prática, nas circunstâncias actuais.
Mas também não estou a ver outros políticos no topo da hierarquia do PSD que constituam uma alternativa preferível ao PSL.
/
Esse cenário seria catastrófico para a coligação, pois Manuela Ferreira Leite para além de inábil como ministra das Finanças é politicamente um desastre: basta que nos lembremos das guerras que teve quando foi ministra da Educação."

Pelas suas próprias constatações parece-lhe que para além do "eles mentem, eles perdem", seria assim tão mau se:

"Esse cenário levaria (levasse) os partidos da coligação a um desastre eleitoral superior ao que tiveram há duas semanas, mesmo concorrendo separados."

...e se começasse a pensar em alternativas viáveis?

Ou, definitivamente, não há alternativas e a seguir a esta desgraceira pegada é, mesmo, o dilúvio?

Ou a Joana só consegue rever o país e a sua governação, através desta coligação e/ou dos partidos que a compõem?

Publicado por: Marapião às junho 28, 2004 05:59 AM

Da esquerda para a extrema-direita, do PCP para o PP (PSL/PP) - eis o percurso asqueroso da descompensada Joana. Ela não perdeu o tino, perdeu foi a vergonha. Acreditar nas qualidades do giggolo PSL só lembraria a esta senhora. Cada um tem os ídolos que merece.

Publicado por: Armando às junho 28, 2004 10:07 AM

Ao Armando:

Acreditar nas qualidades do "giggolo" PSL só lembra a esta senhora, mais a população de Lisboa e a População da Figueira da Foz... pelo menos...
Você tem que prestar mais atenção!

Antes de fazer comentários desses PENSE mais e não diga disparates.

Publicado por: Jacare às junho 28, 2004 01:51 PM

Gosto do políticamente incorrecto de PSL. No entanto, ache improvável que lá chegue fruto da contestação que vai gerar. Não será Marques Mendes a pessoa indicada para Sampaio aceitar sem problemas?

Publicado por: André às junho 28, 2004 02:41 PM

O PR não deve aceitar o PSL. É demais para ele!

Publicado por: c seixas às junho 28, 2004 03:26 PM

o sampaio já me convocou a belém e eu já lhe deixei a minha opinião: ele que espere até ao final do euro e se formos campeões que ponha o scolari em 1º ministro; o ricardo em ministro da defesa assessorado pelas respectivas luvas; o fernando couto, o figo e o rui costa, rotativamente, em ministro da juventude;
a nossa senhora não sei de quê como secretária de estado do ministério do antigamente, tutelado este,por paulinho portas; e já que falamos em pau, o pauleta para ministro da educação e o madaíl para ministro da cultura; os ministérios que ninguém quiser aceitar ficarão a cargo do zélinhas arnaut; manuela ferreira leite deverá assumir o bar da são caetano à lapa e bagão félix ocupará o ministério dos ofícios e do culto , em regime de exclusividade, como decorre da concordata recentemente assinada com o estado do vaticano.
estas foram apenas algumas das sugestões. agora é com sampaio.

Publicado por: dionisius às junho 28, 2004 03:28 PM

notícia de última hora: alberto joão jardim convidado para a pasta das bebidas alcoólicas e espirituosas. de acordo com fontes politicamente incorrectas jaime ramos será o secretário de estado da poncha.

Publicado por: dionisius às junho 28, 2004 03:32 PM

A sua análise é lúcida e, infelizmente, parace-me realista.
Mas acho que PSL seria agora a melhor alternativa

Publicado por: Hector às junho 28, 2004 03:38 PM

hector é confirmado no ministério dos lugares comuns.

Publicado por: dionisius às junho 28, 2004 03:53 PM

Dionisius: Obrigado por confirmar que escrever que PSL é a pessoa indicada, é um lugar comum.
Não sabia que era da minha opinião

Publicado por: Hector às junho 28, 2004 04:16 PM


Dear Joana,

J´´a que estamos em situação de imaginar cenários, que tal este?

Sampaio, depois de ouvir os Partidos e várias personalidades, convida Cavaco para Primeiro-Ministro de um Governo de iniciativa presidencial e Cavaco aceita...

Quem votaria a favor e quem votaria contra na apresentação do programa de Governo na Assembleia?

Sei que parece um cenário do outro mundo, mas não é exactamente de cenários do outro mundo que se "esquecem" os analistas?

E também sei (como? não digo... eh eh eh !) que este cenário não estará posto fora de causa...

Aguardemos..

Um abraço

Publicado por: re-tombola às junho 28, 2004 07:58 PM

Marapião em junho 28, 2004 05:59 AM:
Eu escrevi que me iria concentrar no cenário que parece ser o mais provável.
Outros cenários se porão, mas tudo depende das reuniões de amanhã do Durão com o PR e os barões do PSD

Publicado por: Joana às junho 28, 2004 08:43 PM

Armando em junho 28, 2004 10:07 AM
Nunca fui do PCP. Aliás, nunca fui de nenhum partido. Tenho o hábito pouco usual em Portugal de pensar pela minha cabeça. Tenho todavia interesse pelo pensamento de Marx, como se pode observar por textos que eu tenho afixado aqui.

Sou amiga íntima de alguns ex-dirigentes comunistas, mas por «herança» familiar e não por militância comum, como também se pode observar em alguns textos, nomeadamente sobre o João Amaral.

Não sou de nenhum partido. O que me norteia é o que julgo ser o interesse nacional em termos de prosperidade do país. Isso tem feito com que eu tenha votado em diversos partidos consoante o que em cada altura julguei ser o melhor para Portugal.

Provavelmente é por isso que eu sou a Némesis de alguns fóruns. Irrita deveras quando não se consegue colocar rótulos às pessoas!

Publicado por: Joana às junho 28, 2004 08:53 PM

Átila:
Não o sabia vocacionado para conselhos paternais.

Publicado por: Joana às junho 28, 2004 08:54 PM

André em junho 28, 2004 02:41 PM:
Não me parece que Marques Mendes tenha autoridade e coragem política para a situação actual.
Entre as actuais figuras de topo do PSD não vejo alternativa ao PSL.

Isto é ... há sempre alternativas ... o problema é se não serão um desastre. O caso da MFL. por exemplo.

Publicado por: Joana às junho 28, 2004 08:59 PM

re-tombola em junho 28, 2004 07:58 PM:
Caro re-tombola:
O PR ou aceita a sugestão do PSD, ou convoca eleições antecipadas.
Esse cenário de iniciativa presidencial só poderia ser para uma governo de gestão até às eleições antecipadas.
Cavaco nunca aceitaria.
Cumprimentos e obrigada pela visita.

Publicado por: Joana às junho 28, 2004 09:07 PM

E daí? Parece-lhe mal?

Publicado por: Átila às junho 28, 2004 09:40 PM

Átila:
Foi apenas uma constatação, não um juízo de valor.

Se você aprecia matéria económicas, sugeria-lhe que lesse:
Os Reis Magos: O Cenário Tradicionalista
Os Reis Magos: O Cenário Neo-liberal

clicando nos nomes respectivos, na coluna da direita: «Antologia-Textos»

Publicado por: Joana às junho 28, 2004 10:50 PM

Olá Joana,

Afinal ainda vim cá ler as suas sugestões. Depois hei-de voltar para ler tudo o resto.

Gostava de saber, se é que é possível, qual a sua intenção, o que a move, o que a leva a escrever!

Se achar que me pode confidenciar isto em público, acho que me ajudaria a apreciar os seus textos e a comentá-los, ainda que, como parece ser a sua interpretação, sob uma aura paternalista.

Você melhor decidirá.

Publicado por: Átila às junho 29, 2004 02:25 AM

Escrevo porque gosto e me divirto ao fazê-lo;
Escrevo porque, nas minhas modestas possibilidades, quero intervir civicamente para ajudar a sair o país de uma situação que, sem o empenho de muitos de nós, não será possível;
Escrevo como alternativa a uma vida profissional absorvente, mas árida em determinados aspectos.
E tudo isto apesar das restrições naturais impostas pela vida familiar e profissional

Normalmente, escrevo qualquer coisa antes do jantar, como poderá reparar se observar a sequência de textos do blog. Durante o fds, se houver tempo e disposição, escrevo algo mais elaborado.

Escrevo muito rapidamente ... nem sempre.

Publicado por: Joana às junho 29, 2004 10:17 AM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Não passas de uma cabra reaccionária que ganha um balúrdio e com pais cheios de massa.
Assim é fácil falar

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:45 PM

Olá Joana,

Apreciei a sua resposta às minhas perguntas extemporâneas, mas falta qualquer coisa. Uma mãe com um filho mais velho de 7 anos como já li aí algures (o que siginifica que há um mais novo) não tem tempo para escrever coisas principalmente à hora do jantar. E escreve depressa, isso é bom. Agora explique lá porque escreve, que até agora só disse como escreve e quando escreve.

Publicado por: Àtila às junho 29, 2004 07:13 PM

Átila: eu julgava que a excessiva curiosidade fosse um defeito feminino ...

Publicado por: Joana às junho 29, 2004 07:36 PM

(...)
O PR ou aceita a sugestão do PSD, ou convoca eleições antecipadas
(...)

Joana dixit....

Cá para mim, que sou um simples observador, penso que o PR não tem que aceitar nadica nem que ter as opções assertivas que a Joana nos (se) propõe...

E a dificuldade de "ver para além do dedo" (lembra-se da estupidez que é olhar para o dedo quando nos indcam a Lua?) está patente na vontade particular da Joana e de todos nós...

Sampaio, creia, não convocará eleições antecipadas pelo simples facto de que é isso mesmo que lhe estão todos pedindo....

Sampaio, por muito que a muitos (ou a todos ) doa, está-se marimbando para o que pensa a Joana ou os seus detractores...

A Sampaio, o que interessa agora é saber quem será o próximo candidato a Belém...

E, já que aqui chegámos, Freitas do Amaral já começou a corrida....

Hummmm.. falávamos do quê?

Pois sim... N´outras tertúlias, eu aprofundaria a "cartada" Cavaco (lembra-se da tal "reserva da Nação"?), mas, nesta, fico-me pela "originalidade" de me sentir "mais grávido" que os politicamente correctos "joaninos"...


Chamemos os bois pelo nome: a solução passa por eleições antecipadas (para que possamos todos respirar); sem que, no entanto, os habituais tiques esquerdistas de Sampaio nos levem a ser eternamente politicamente corectos...

A ideia (que amor de ternura, hein?) de que a direita governa por direito e de que a esquerda governa por favor, só pode ter eco nos eternos politicamente correctos teóricos da caca...

Retiro-me, nem vencido nem convencido...

Um abraço

Publicado por: re-tombola às junho 29, 2004 09:07 PM

Re-tombola: Não merecia isto de si. Então você, em quem eu depositava a máxima estima, aparece aqui a dizer que o «Sampaio está-se marimbando para o que pensa a Joana»?

Então aquele nick que aparecia por aqui, balbuciando uns comentários incoerentes, não era o Jorge? Você tem a certeza? Está seguro que o Sampaio não lê, quotidianamente, este blog, antes de tomar a (in)decisão do dia?

Re-tombola ... estou a olhar de revés para o meu ego arrastando-se penosamente pelo soalho. Desisto! Acabei de mandar a minha empregada à farmácia defronte aviar 1 kg de ácido cianídrico.

Amanhã ... se não me encontrar por aqui, já sabe: o farmacêutico conseguiu entender a algaraviada da minha empregada (mandei uma ucraniana como medida de precaução)

Um abraço ...

Publicado por: Joana às junho 29, 2004 10:48 PM


Os rapazes canhotos do forum expresso vêm aqui cantar à desgarrada.
Eles invadem tudo.São como aqueles bichinhos esquisitos como os que tive em Angola na tropa.
Que coisa!
Andam aflitinhos mesmo com o PSL.
E como eu gosto de os ver com a "morte" na goela!
Que medo infunde o PSL?
A orquestra está montada.Eles acodem à chamada em manifestações espontâneas, convocadas pelos celulares.Que espontaneidade a de Isabel do Carmo e demais tereroristas!
Joana,dê-lhes um banho de água gelada a todos os espontâneos sinistros do forum expresso.

Publicado por: FUZILAMALANDROS às junho 30, 2004 10:07 AM

Este FUZILAMALANDROS é mais um reaças na corja que apoia a Joana

Publicado por: Cisco Kid às junho 30, 2004 02:09 PM


ai ai ai.... será que o farmacêutico foi daqueles que aproveitaram as passagens administrativas, Joana?

Hummm...

Creia, dear joana, que a minha sorte-grande (e não a do país) seria o Santana ser nomeado primeiro_ministro... Ai!, como eu gostaria... ai!, se gostaria...

Mas, issso, sou eu a a antecipar o meu gozo pessoal eh eh eh (tal como existe gente que gosta de Almodovar sem que o compreenda, também eu gostaria de Santana compreendendo-o bem demais...)

ok... ok.. eu calo-me, Dear Joana...

Mas, por favor, não me leia erradamente quando escrevi que Sampaio se estava marimbando para o que diz Joana: a Joana percebeu-me bem demais naquilo que escrevi.

ps: recebi um convite para ir a um jantarito do Clube de Política Liberdade e Cidadania na próxima Quarta-Feira. Que acha? Aindfa vou a tempo de nomear o próximo Primeiro-Ministro ou, pelo contrário, vou só gastar gasolina até Lisboa?

Publicado por: re-tombola às junho 30, 2004 07:39 PM

Pois, não me quer responder. Vou ter que adivinhar, mas parece-me fácil.

Publicado por: Átila às julho 1, 2004 01:56 AM

Re-tombola, parabéns pelo convite e aceite. Se houver eleições antecipadas, não só poderá ajudar a indicar o próximo PM, como fazer parte do elenco governativo, como ainda estar no topo para a escolha para os milhares de lugares que irão ser criados na sequência de uma provável vitória do Ferro

Veja a gasolina e as portagens que gastar como um investimento, não imediato, mas que pode frutificar daqui a 2 ou 3 meses.

Publicado por: Joana às julho 1, 2004 09:59 AM

Esta gaja é uma reaças

Publicado por: u às julho 19, 2004 09:46 AM

Esta gaja é uma reaças

Publicado por: u às julho 19, 2004 09:46 AM

Esta gaja é uma reaças

Publicado por: u às julho 19, 2004 09:46 AM

Esta gaja é uma reaças

Publicado por: u às julho 19, 2004 09:46 AM

Esta gaja é uma reaças

Publicado por: u às julho 19, 2004 09:46 AM

Esta gaja é uma reaças

Publicado por: u às julho 19, 2004 09:46 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)