« Zapatero | Entrada | O Núncio da Al-Qaida »

março 21, 2004

Mário Soares e o Terrorismo

O ex-Presidente da República e eurodeputado socialista Mário Soares defendeu que é importante perceber os objectivos da al-Qaida e apostar no diálogo com a organização Al-Qaida para perceber os seus objectivos e combater o terrorismo, em alternativa ao uso da força. «Quais são os objectivos da al-Qaeda? O que os motiva?», questionou Mário Soares, numa conferência em Lisboa, adiantando que «há uma galáxia que não conhecemos bem e a única maneira é tentar percebê-la», sublinhando que «esmagando-os [os terroristas] não chegamos a lado nenhum»

«Para fazer a paz não vale a pena falar com os que fazem a guerra?», questionou o eurodeputado, ao intervir numa conferência sobre direitos humanos em Lisboa, na Fundação Mário Soares. Quando alguém na plateia perguntou se Mário Soares também teria defendido um diálogo com Hitler, o eurodeputado respondeu que «se fosse necessário, para evitar um ano de guerra, valia a pena».

O ex-presidente de República deu o exemplo do dirigente da Esquerda Republicana da Catalunha Josep-Lluis Carod-Rovira, que teve um encontro com elementos da ETA, numa iniciativa «a que o povo espanhol respondeu com bom senso e sabedoria», fazendo aumentar o número de deputados daquele partido de um para oito nas eleições de 14 de Março. Na minha opinião esta afirmação é o que há de mais perverso nas alegações de Soares. E é perversa porque dá uma visão perversa da democracia, quando se perdem os valores e se trocam votos por um prato de lentilhas.

Daladier quando regressava a Paris depois da assinatura dos acordos de Munique e se apercebeu da multidão que o esperava temeu o pior, julgando que iria ser linchado. Afinal a multidão vitoriava-o em delírio. O comentário de Daladier para os seus acompanhantes foi lapidar: “Estão loucos”. Daladier passou à História como um capitulacionista. Mário Soares passaria à História, tudo o indicava, como o político que nos momentos decisivos, a seguir ao derrube da ditadura, soube liderar as forças democráticas no combate às forças que tentavam instaurar um novo totalitarismo. Mas a continuar na via que encetou de há dois anos para cá a sua imagem ficará, certamente, muito degradada.

Daladier negociou com o terror nazi, mas compreendeu que apenas ganharia alguns meses de paz. Ganhou um ano, o mesmo ano pelo qual Mário Soares achou que valeria a pena dialogar com Hitler. Esqueceu-se é que não foi menos um ano de guerra, mas sim que a guerra começou um ano depois e foi certamente mais duradoura e cruenta do que se as potências ocidentais tivessem mais cedo posto cobro aos projectos de Hitler.

Himmler, num discurso para oficiais da SS em Kharkov, em 19/4/43, afirmou: «A melhor arma política é a arma do terror. A crueldade gera respeito. Podem odiar-nos, se quiserem. Não queremos que nos amem. Queremos que nos temam.».

O terror nazi era diferente do terror do fundamentalismo islâmico. Tinha mais meios e chegou a ocupar a maior parte do continente europeu. Mas em contrapartida tinha uma lógica mais inteligível e tinha rosto. Por isso o terror islâmico consegue, com muito menos vítimas (até agora), a criação de um clima de pânico proporcionalmente muito superior aos meios e efectivos de que dispõe.

Com o terror não se dialoga. Só se dialoga quando há trocas possíveis, quando há campo para fazer cedências; quando os objectivos da parte contrária não são ilimitados. Senão, não há diálogo, mas apenas capitulação. Os políticos da Europa democrática da década de trinta julgaram que estavam a dialogar e só perceberam, tarde demais, que estavam a capitular através de cedências sucessivas: o objectivo de Hitler era ilimitado.

António Barreto citando a frase de Mário Soares: «"É preciso negociar com os terroristas"!», escreveu; « Ele [Mário Soares] não disse "opositores", "adversários", "colonizados", "oprimidos" ou "resistentes". Disse "terroristas". Nunca alguém o dissera antes dele. E creio que ninguém o dirá depois.”»

Esperemos que ninguém o diga depois, pois será bom sinal.

Publicado por Joana às março 21, 2004 11:33 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105121

Comentários

Excusar-me-ei de comentar as suas palavras de "humor"(?).Direi apenas isto-SOARES CONTINUA A SER UM DOS POUCOS POLITICOS SÉRIOS DESTE PAÍS.tenho dito.

Publicado por: valeria às março 22, 2004 04:40 AM

É disparatada a comparação entre Nazis e Al-Qaedas, por acaso até fui eu, que questionei aqui a D. Joana e introduzi os Nazis, só para lhe provar... a diferença entre a "Boa" resistência Terrorista Francesa ao ocupante (Alemanha), e a "Má" resistência Iraquiana ao ocupante (EUA).

Introduzir nesta questão o Nazismo e a Al-Qaeda, é um erro maior que a Sé de Braga.

Os nazistas, eram donos de um País, com poder tecnológico e ambições Imperialistas.

1ª mentira: - Tentou-se "impingir" no ocidente, que dominando o Afeganistão, os Talibans eram uma ameça para o mundo. Eu além de uns burritos simpáticos e de muita areia, não vi mais nada do Afeganistão. Pareceu-me um País da Idade Média, as aldeias nem Luz electrica têm.

2ª Mentira: - Ligaram o Iraque à Al-Qaeda e meteram tudo no mesmo saco. Se não tinham nada a ver com os terroristas..PASSARAM A TER !
Como se sabe, Saddam era até "inimigo" das ideias Alcorónicas de Bin, portanto nada os ligava, antes pelo contrário.

3ª Mentira: - As tais armas...que nunca mais aparecem, e que já se reconhece ser a Mentira do século XXI. Aliás a melhor anedota política é: Não tinham, mas poderiam vir a ter !

4º Verdade - Que os árabes a esta hora já percebram todos, que afinal o problema não é do Bin, nem da religião, nem do Saddam, mas sim das suas riquezas naturais - Petróleo - e seu controlo.
Logo como é evidente, haverá uma frente árabe, contra esta expropriação da Superpotência Administrante do Planeta Terra.

5ª - A esta união, se chama Eixo do mal...

Publicado por: Templário às março 22, 2004 11:24 AM

As Lições de Soares

A direita portuguesa se fosse mais perspicaz e usasse mais inteligência, deveria desafiar todos, menos Soares.

Porquê?

Porque Soares é o politico no "Activo" que mais combates travaou, que mais batalhas ganhou e que já não "sofre" dos "medos" das derrotas.
É um grande general, que se dá ao luxo, de dizer, perdi ali, devido a isto etc etc. Dá já lições sobre as suas próprias derrotas, mas quando desafiado à luta... como velho general que é, dá-se ao luxo de calmamente..retorquir, dizendo apenas:
- é ilegal, eu, um campeão do mundo de pesos-pesados, lutar com menores, logo não posso combater, pois o combate é tão desigual, que é até ilegal !
E, sai airosamente...de aulquer quesília.. intocável...um Senhor...e..hoje..está como o vinho do Porto..apuradíssimo.. requintado.

Um conselho à direita portuguesa:
- quanto mais atacarem Soares, mais enfraquecidos ficam, mesmo que utilizem os métodos todos possíveis.. é que basta Soares dizer uma frase... e perdem logo por KO.

Publicado por: Templário às março 22, 2004 01:33 PM

Não conheço as afirmações de Mário Soares. Vi muitos comentários a elas, todos escandalizados, inflamadíssimos... Soares (o pai) tem intuição política onde os outros têm cálculo... Por isso aguardo evoluções.

Publicado por: pepe às março 22, 2004 06:14 PM

Pepe

o caso...é o seguinte:

Um jovenzito, que é ministro da Defesa, desafiou o tubarão Soares, para um debate à antiga ( tipo aqueles com o Cunhal, Freitas do Amaral, ) o Soares respondeu :
- Ele que cresça e apareça, pois ainda não adquiriu estatuto, para ter direito a tais debates !

Arrumou logo a questão por KO técnico !

Publicado por: Templario às março 22, 2004 07:30 PM

Pois, mas em contrapartida propõe-se dialogar com o bin-Laden.
E atenção que o Soares teve o cuidado de não dizer assim. Disse de forma indirecta.
Parece uma discussão de miúdos.

Publicado por: Mocho às março 22, 2004 07:42 PM

Discussão de miúdos: refiro-me à discussão Soares - Portas

Publicado por: Mocho às março 22, 2004 07:43 PM

Mario Soares tem mais num dedo que tu no corpo tod

Publicado por: Cisco Kid às março 24, 2004 12:27 AM

O Mário Soares estava em má forma. Ele próprio reconheceu que se excedeu na entrevista que deu àquele untuoso do José Teixeira na SIC Notícias, ainda há pouco

Publicado por: Bsotto às março 24, 2004 12:29 AM

O Soares tentou dourar a pílula, ontem, numa entrevista à SIC Notícias. Mas, pelo menos na minha opinião, meteu os pés pelas mãos.
As suas palavras da semana passada foram demasiado evidentes.
Além do que aquele untuoso do António José Teixeira, que só estava ali para lhe dar umas deixas, não ajudou muito a sair do buraco

Publicado por: Hector às março 24, 2004 06:50 PM

Mário Soares, nessa entrevista na SIC-Notícias, tentou limpar-se da sua ideia de negociar com a Al-Qaeda, mas voltou a fazer porcaria. O sujeito confunde movimentos de libertação, que usaram o terrorismo acessoriamente, e que tinham objectivos políticos limitados, com grupos terroristas fanáticos, cujo objectivo fundamental é destruir a democracia, a liberdade e o direito religioso.

Assim, julga que o terrorismo da Al-Qaeda é idêntico ao dos movimentos separatistas, como a ETA ou o IRA, que usam tácticas terroristas para atingir os seus fins.

Nestes casos é possível negociação porque os objectivos são limitados, mas mesmo assim, mas nunca ninguém negociou com essa gente sem que primeiro os tenha combatido até o seu enfraquecimento possibilitar qualquer negociação válida.

Publicado por: Adalberto às março 25, 2004 12:39 AM

É preciso ver que os métodos e a as concepções da Al-Qaeda são insusceptíveis de qualquer aceitação, e muito menos negociação. Eles não querem nada mais que não seja a destruição do nosso mundo, da nossa civilização, da nossa liberdade e da nossa democracia. Soares não explicou nada e afundou-se ainda mais.

Publicado por: Adalberto às março 25, 2004 12:57 AM

por onde andavam as virgens ofendidas quando os USA apadrinhavam Bin Laden ?
e contra quem se insurgiam quando Kadafy abatia aviões comerciais ?

A coerência é uma palavra tão bonita !

Publicado por: zippiz às março 25, 2004 01:53 AM

zippiz: este blog não existia nessa altura.

Publicado por: Joana às março 25, 2004 09:18 AM

AUTHOR: Absnt
EMAIL: huy@mail.nu
IP: 65.165.84.11
URL:
DATE: 03/01/2005 02:25:40 AM

Publicado por: Absnt às março 1, 2005 02:25 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)