« Bombardier a Sorefame | Entrada | Os limites do Quarto Poder »

janeiro 25, 2004

Vício original

Na abertura do Ano Judicial os responsáveis pela justiça portuguesa foram unânimes em avisarem: a justiça precisa de mais dinheiro; sem mais dinheiro nós não teremos uma justiça a funcionar em condições.

Os portugueses andam há séculos a pagar uma administração pública. Há séculos que essa administração pública funciona com grandes deficiências ou, pura e simplesmente, não funciona.

Mas quem tem a culpa da justiça e da restante administração pública funcionar mal, não cumprir as suas responsabilidades e não satisfazer a sociedade e os cidadãos?

A culpa é nossa.

Mas, é nossa a culpa, porquê? Não lhe damos dinheiro?

Claro que damos. Uma parte muito significativa do valor acrescentado que produzimos é para pagar à administração pública.

Então o que é preciso mais?

É preciso mais dinheiro. A administração pública não custa caro, não desperdiça recursos, não tem nenhum desses vícios de funcionamento que levam as empresas privadas à falência e as famílias à penhora e ao despejo. Nada disso, a administração pública está escorreita, aprumada, impaciente para arrancar imparável e resolver todos os nossos problemas de aplicação de justiça, de assistência médica, de ministro da instrução pública, etc.. Está ali, na linha de partida, à espera, músculos retesados, aguardando ... aguardando o quê? Mais dinheiro!

A administração pública não precisa de dinheiro. Precisa de mais dinheiro.

Como a culpa das insuficiências da administração pública, da péssima prestação que fornece à população, nunca é da própria, mas sim dos outros, dos políticos e dos que precisam de se servir dela - as vítimas, os doentes, os alunos, etc., ela não é reformável. Uma organização só é reformável quando tem consciência que presta serviços insuficientes, que desperdiça recursos, que é cara.

Por isso os recursos financeiros orçamentados e os investimentos previstos para a administração pública serão sempre manifestamente insuficientes. Por isso pede permanentemente que os governos e a sociedade, que são, como se viu, os culpados do seu mau funcionamento, lhes dêem mais recursos.

É por isso que precisa sempre de mais dinheiro. E quando tiver mais dinheiro, precisará ainda de mais.

Não é um pecado original, é um vício original.

Publicado por Joana às janeiro 25, 2004 11:33 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105073

Comentários

Bom esforço Joana ! Bom esforço de desculpabilização colectiva.
E eu que pensava que era culpa do Guterres ou do Rosas do BE !

Publicado por: zippiz às janeiro 25, 2004 11:59 PM

As Fundações, associações, etc.
São esponjas para qualquer orçamento...

Um abrraço,
Francisco Nunes

Publicado por: Planície Heróica às janeiro 26, 2004 12:11 AM

Cá por mim, pensava que a culpa era das forças políticas que têm gerido a administração pública nos últimos 300 anos. Mas devo estar enganado...

Publicado por: (M)arca Amarela às janeiro 26, 2004 01:44 PM

Já sei! O que vale é que me lembrei a tempo. A culpa é dos comunistas e dos sindicatos. Claro...

Publicado por: (M)arca Amarela às janeiro 26, 2004 01:45 PM

hã!!!

Estão mexendo no meu bolso!!!

Publicado por: joaozinhotraquina às janeiro 26, 2004 06:37 PM

(M)arca Amarela em janeiro 26, 2004 01:44 PM
Claro que não está enganado! Como se demonstrou ... a culpa é dos outros.

Publicado por: Joana às janeiro 26, 2004 07:45 PM

(M)arca Amarela em janeiro 26, 2004 01:45 PM
Não exagere na sua contrição. Se os sindicatos são da função pública então, por definição, não são culpados.
Quanto aos comunistas, são uma espécie em vias de extinção. Temos que os proteger e não culpabilizar.

Publicado por: Joana às janeiro 26, 2004 07:47 PM

De mais dinheiro andam todos à procura...até eu!
E que tal verem uns episódios da série. "Sim, Sr Ministro".

Publicado por: vmar às janeiro 26, 2004 09:42 PM

Gostei de ler. Aprecio a mordacidade!

Publicado por: Hector às janeiro 26, 2004 10:15 PM

Quem tem razão é o outro que dizia que esta gaja deve ser mulher de algum boy

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 26, 2004 10:22 PM

A questão da administração pública é muito complicada de resolver e não sei se este governo, ou outro qualquer tem coragem para a resolver. Até agora tem sido impossível

Publicado por: rave às janeiro 27, 2004 01:29 AM

Joana em janeiro 26, 2004 07:47 PM
Se os comunistas são uma espécie em vias de extinção, devem ser muito resistentes. É que já andam a extingui-los há uns bons quinze anos... e nada.
# : - ))

Publicado por: (M)arca Amarela às janeiro 27, 2004 01:57 PM

(M)arca Amarela em janeiro 27, 2004 01:57 PM
Quem anda “a extingui-los há uns bons quinze anos” é o próprio PC.
Não há dúvidas que alguns resistem.

Publicado por: Joana às janeiro 27, 2004 07:57 PM

Administração pública funciona? Se fizermos essa pergunta em uma enquete vamos ver que a maioria da população vai dizer que não funciona. Mas por quê? Porque ela já está cansada de ser administrada por verdadeiros "amadores" e quando muito com certas experiências na área privada...Foi o caso do PT, e suas lideranças, que em termos de Governo Federal são marinheiros de primeira viagem. E ai o navio fica dando voltas quando não precisa. Sem esquecer que o PT, que tanto criticou antes, colocou milhares de "companheiros" sem experiência em gestão pública até no sexto escalão, comprometendo inclusive o bom funcionamento em área técnicas...e esta dando no que todos vemos... quando dá qualquer crise parece que tudo vem a baixo....imagine se tivermos crises externas graves....a grande realidade é que toda estrutura esta falida. Pessoas sem nenhuma experiência em gestão pública administram, em todo o país, prefeituras sem ter a mínima possibidade técnica. O Brasil, enfim, é um país sem tradição em Administração de forma geral......todo mundo acha que sabe administrar. No caso da iniciativa privada oitenta por cento das pequenas empresa não chegam aos dois anos.....Por outro lado, na gestão pública, qual foi a última vez que alguém lembra de ter visto algum concurso para administrador público?...não...porque é sempre a mesma coisa...precisa-se premiar com um cargo de confiança o cabo eleitor do lote x ou y,. Enfim, sobre o país sofre o maior dos males...temos um problema que é falta de gerenciamento na gestão pública, e outro que é a corrupção já que no cargo político a pessoa está e não é.

Publicado por: Flávio Aguiar às março 23, 2004 11:10 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)