« O Cabralismo | Entrada | O Estado e os veados »

janeiro 29, 2004

Choque de civilizações

A forma como no Reino Unido foi dirimida a questão David Kelly mostrou que o UK está muitas dezenas de anos afastado do nosso país em matéria civilizacional. Eu não queria afirmar se esse afastamento será um avanço ou um atraso. A mim parece-me um avanço e muito significativo. Mas para não polemizar, fiquemos no “afastamento”.

E isto porque:

1 – O Sr. David Kelly era uma homem que prezava a sua honorabilidade, sabia que devia lealdade à instituição de que era funcionário e apercebeu-se que as suas eventuais declarações a Andrew Gilligan, bastante amplificadas segundo se depreende das afirmações que produziu no parlamento no âmbito da sua audição e agora pelos resultados do inquérito, o colocavam numa posição com a qual a sua honra, e o respeito que devia a si próprio, não podiam continuar a conviver.

Em Portugal, os detentores de cargos da Administração Pública, ou parte significativa deles, não sentem quaisquer pruridos em contar aos jornalistas tudo o que lhes apraz, satisfazerem vinganças mesquinhas, pessoais ou políticas, ou apenas a sua sede de protagonismo. Basta ver como os despachos e autos cobertos pelo segredo de justiça são conhecidos na íntegra ou em partes importantes, cá fora, ainda antes que os interessados deles tenham conhecimento. E isto é mais grave que um atropelo de ética – é uma violação grosseira e impune da lei.

2 – O Parlamento Britânico foi firme perante as fugas de informação e fez uma audição em que as questões relativas à obrigação de lealdade do servidor público prevaleceram sobre disputas partidárias ou opiniões divergentes sobre a questão das razões da guerra. O Parlamento Britânico sabe separar as instâncias e as situações em que se devem discutir uma e outra questão e que as eventuais razões, ou ausência delas, numa, não justificam o comportamento na outra.

Os parlamentares portugueses, ou parte significativa deles, não têm nem coragem política, nem autoridade moral para tomar uma atitude idêntica. Aliás, mesmo que alguns o quisessem fazer, e ao invés do acontecido no Parlamento Britânico, as querelas partidárias prevaleceriam sobre questões éticas e o debate afundar-se-ia na esterilidade sem futuro em que decorre a nossa vida política.

3 – A BBC, pode ter feito um mau jornalismo mas, em face da situação que se gerou, soube assumir as suas responsabilidades:

Em primeiro lugar, revelou a sua fonte.

Depois, admitindo que a sua actuação poderia não ter sido apropriada, sujeitou-se a um inquérito dirigido por um juiz.

Finalmente, em face dos resultados do inquérito, reconheceu imediatamente que eram falsas algumas alegações-chave avançadas pelo jornalista Andrew Gilligan sobre o dossier do armamento iraquiano que serviu para justificar a entrada dos britânicos na guerra.

E fez algo estarrecedor e incompreensível para os costumes lusos: pediu desculpas públicas.

Pior e mais enigmático para os puro sangue lusitanos, o Presidente da BBC demitiu-se!

Em Portugal, os meios de comunicação portugueses não fariam declarações públicas, como as que a BBC fez, revelando a sua fonte. Para os jornalistas portugueses, ou parte significativa deles, a sua liberdade informativa está acima das instituições e sobrepõe-se a quaisquer questões de ética, respeito pela dignidade e privacidade da pessoa humana, atropelos à lei, etc..

Por exemplo, no caso das Cartas anónimas anexas ao processo Casa Pia, estas foram tornadas públicas pelo JN, violando a deontologia profissional, comentadas, segundo o JN, por alegados especialistas de Direito Penal, o que era obviamente falso, visto que verdadeiros especialistas não diriam os disparates que o JN inseriu como tais e, em face dos protestos que choveram, entre eles do PR, o JN nem pediu desculpas, nem admitiu qualquer conduta menos própria.

Em Portugal, Gavyn Davies estaria esta noite a ser entrevistado em horário nobre, para todos os canais, explicando com convicção, firmeza e determinação que apenas tinha cumprido o seu dever indeclinável de informar o público e como esse era o valor mais elevado a que ele se sentia vinculado.

Ou Portugal ou o UK, um deles, tem muito, mas mesmo muito, que aprender (ou desaprender).

Publicado por Joana às janeiro 29, 2004 08:53 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105080

Comentários

Os bifes são mais fleumáticos que nós.
O resto é a mesma droga.

Publicado por: Casimiro às janeiro 29, 2004 11:22 PM

Foi por culpa do Blair que o Kelly morreu. Se calhar foi ele que o mandou matar.
Quem invade um pais soberano e mata gente inocente, tambem não se ensaiava nada para matar o Kelly.

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 29, 2004 11:37 PM


à vezes, quando penso na comunicação social em Portugal, vem-me à lembrança a "Lei de G. B. Shaw":

- Inventa um sistema que até um idiota é capaz de manejar e só um idiota o manejará.

Publicado por: re-tombola às janeiro 30, 2004 02:14 AM

Ò Cisco Kid, eu cá também desconfio que foi o Blair que lancou a bomba atómica em Hiroxima, e já agora também tenho as minhas dúvidas se ele não andou a "comer" meninos da Casa Pia...

Publicado por: Heroi do Silêncio às janeiro 30, 2004 07:34 AM


(...)
Em Portugal, Gavyn Davies estaria esta noite a ser entrevistado em horário nobre, para todos os canais, explicando com convicção, firmeza e determinação que apenas tinha cumprido o seu dever indeclinável de informar o público e como esse era o valor mais elevado a que ele se sentia vinculado.
(...)


Cara Joana,

Isto de comentar em cima do acontecimento tem destas coisas.

Ora veja: (do Expresso)

BBC
Dyke não entende pedido de desculpa

O director-geral da BBC, Greg Dyke, que se demitiu ontem na sequência da divulgação do relatório do juiz Brian Hutton sobre o «caso David Kelly», afirmou não entender porque é que a estação pediu desculpa ao governo britânico.

«Não consegui compreender ao certo de que é que [os responsáveis da BBC] se desculparam», afirmou Dyke, após o presidente interino da estação britânica, Richard Ryder, ter apresentado desculpas formais ao governo no âmbito

deste caso.

Quinta-feira, um dia após a divulgação das conclusões do relatório, Ryder admitiu erros na reportagem da BBC sobre a alegada manipulação de informação por parte do executivo de Blair sobre a ameaça que representava o antigo regime iraquiano, para justificar a guerra no Iraque, e pediu «desculpas sem reservas».

O inquérito realizado por Brian Hutton sobre as circunstâncias da morte do especialista em armamento David Kelly - apontado como a fonte da reportagem emitida pela BBC em Maio de 2003 -, ilibou Blair, ao mesmo tempo que teceu fortes críticas à estação pública.

«Não aceito necessariamente as conclusões de Lord Hutton», afirmou otem Greg Dyke, o segundo alto responsável da empresa a demitir-se, depois de o presidente Gavyn Davies também ter apresentado a demissão na sequência da divulgação do «relatório Hutton».

Centenas de funcionários da BBC manifestaram-se ontem em todo o Reino Unido em protesto contra a demissão de Dyke.

Publicado por: re-tombola às janeiro 30, 2004 01:08 PM

Pois é, re-tombola, vou-me dedicar, a partir dessa notícia do Expresso, a assuntos mais estabilizados, ... como aquele sobre o Cabralismo, talvez mesmo sobre a Grécia Clássica, Suméria, ... coisas que os protagonistas não me venham depois desmentir.
Eventualmente o Adão e Eva

Publicado por: Joana às janeiro 30, 2004 10:04 PM

Essa notícia do Expresso é um balde de água fria na sua teoria.
Temos que ir para as médias.
Cá, em Portugal, seriam todos; lá, na Inglaterra, só alguns

Publicado por: fbmatos às janeiro 30, 2004 10:45 PM

De facto foi azar, Joana.
Bem, resta a consolação de ser apenas uma minoria, enquanto que cá é a classe jornalística em peso.
Não sei se a história de Adão e Eva estará assim estabilizada.

Publicado por: Hector às janeiro 31, 2004 12:09 AM

Apesar destas últimas declarações, o comportamento dos ingleses foi muito diferente dos portugueses. Até o Sampaio reconheceu.

Publicado por: Ricardo às janeiro 31, 2004 11:32 PM

Em:

www.reformaigual.net

assina petição para que os políticos tenham acesso à reforma nas mesmas condições da restante poulação.

Já vai em 17 mil assinaturas / 4 dias

Publicado por: kingkong às fevereiro 1, 2004 06:33 PM

A minha versão do choque de civilizações... e da chegada a Marte !

O povo americano aperta o cerco ao gang de Al Bushone. Sim, Al Bushone e os seus capangas piam hoje muito mais fininho do que há uns meses. Incontestavelmente. E aparecem menos. Estão acossados e sabem-no. A situação militar no Iraque está preta. Decididamente o povo iraquiano não gosta mesmo da coboiada e quer vê-la dali para fora o mais rapido possível. Tudo indica que a solução cozinhada com os pouquissimos aliados de que dispõe para organizarem umas "eleições" só entre amigos já deu o berro. Sistani deu-lhes um ultimato e o gang percebeu que vai ter que ceder. Sim, porque se os chiitas entram na dança em massa, a coboiada lá para o verão iria ter um segundo Little Big Horn, sem Hollyhood mas com uns calorosos 50º...

Os "obscurantistas" iraquianos impuseram assim à força aos "democratas" busshistas a realização de eleições gerais limpas (o Iraque não é a Florida...). Quanto a democracia estamos conversados...

Mas há mais: agora é mesmo o povo americano que começa a querer saber demais, nomeadamente sobre aquela estória mal contada das ADM no Iraque sobre as quais o gang se gabava de ter provas incontestáveis, inclusivamente da sua localização...

Al Bushone é assim obrigado a pegar na pá e a começar a abrir a cova em que vai ser enterrado. Isto é, decidiu (que remédio !) mandar fazer um inquérito independente para culpar a CIA do fiasco. Mas é provavel que esta não se deixe sacrificar, tanto mais que demasiadas vezes membros seus se queixaram de que estavam a exigir-lhes relatórios manipulados...

Enfim, tudo indica que isto vai acabar muito mal nas eleições do fim do ano. Kerry correrá com a cambada da Casa Branca, é evidente. Depois será o desemprego, a vergonha de aparecer em público, mais inquéritos, acosso mediático... Para espairecer, vão organizar entre eles de vez em quando uns jantares de confraternização para recordar os "good old times" em que sonhavam fundar um Império mundial judeo-americano e mandar para os fornos ou nuclearizar um bilião e tal de seguidores do eixo do mal. Enfim, para se carpirem nos ombros uns dos outros da ingratidão do mundo...

Naquele dia tinham convidados: bLIAR, também despedido, viera de Londres à procura de um pouco de calor humano...E bebem para esquecer... Chamam o empregado e este com a garrafa na mão aproxima-se (parece mais gordo...) e diz: My name is Ahmed, not Tony... Allah u Akbar ! BUUUUUUUUM ! Al Bushone, Bliar, Rummy, Condy & C.ª voam pelos ares ! Pigs in the space... Vão-se esborrachar contra Marte ! Ao menos uma vez não mentiram ! Chegaram mesmo a Marte, e mais cedo do que se pensava! A BBC, independente como sempre, reconheceu objectivamente essa vitória...póstuma.

Publicado por: euroliberal às fevereiro 2, 2004 09:53 AM

A minha versão do choque de civilizações... e da chegada a Marte !

O povo americano aperta o cerco ao gang de Al Bushone. Sim, Al Bushone e os seus capangas piam hoje muito mais fininho do que há uns meses. Incontestavelmente. E aparecem menos. Estão acossados e sabem-no. A situação militar no Iraque está preta. Decididamente o povo iraquiano não gosta mesmo da coboiada e quer vê-la dali para fora o mais rapido possível. Tudo indica que a solução cozinhada com os pouquissimos aliados de que dispõe para organizarem umas "eleições" só entre amigos já deu o berro. Sistani deu-lhes um ultimato e o gang percebeu que vai ter que ceder. Sim, porque se os chiitas entram na dança em massa, a coboiada lá para o verão iria ter um segundo Little Big Horn, sem Hollyhood mas com uns calorosos 50º...

Os "obscurantistas" iraquianos impuseram assim à força aos "democratas" busshistas a realização de eleições gerais limpas (o Iraque não é a Florida...). Quanto a democracia estamos conversados...

Mas há mais: agora é mesmo o povo americano que começa a querer saber demais, nomeadamente sobre aquela estória mal contada das ADM no Iraque sobre as quais o gang se gabava de ter provas incontestáveis, inclusivamente da sua localização...

Al Bushone é assim obrigado a pegar na pá e a começar a abrir a cova em que vai ser enterrado. Isto é, decidiu (que remédio !) mandar fazer um inquérito independente para culpar a CIA do fiasco. Mas é provavel que esta não se deixe sacrificar, tanto mais que demasiadas vezes membros seus se queixaram de que estavam a exigir-lhes relatórios manipulados...

Enfim, tudo indica que isto vai acabar muito mal nas eleições do fim do ano. Kerry correrá com a cambada da Casa Branca, é evidente. Depois será o desemprego, a vergonha de aparecer em público, mais inquéritos, acosso mediático... Para espairecer, vão organizar entre eles de vez em quando uns jantares de confraternização para recordar os "good old times" em que sonhavam fundar um Império mundial judeo-americano e mandar para os fornos ou nuclearizar um bilião e tal de seguidores do eixo do mal. Enfim, para se carpirem nos ombros uns dos outros da ingratidão do mundo...

Naquele dia tinham convidados: bLIAR, também despedido, viera de Londres à procura de um pouco de calor humano...E bebem para esquecer... Chamam o empregado e este com a garrafa na mão aproxima-se (parece mais gordo...) e diz: My name is Ahmed, not Tony... Allah u Akbar ! BUUUUUUUUM ! Al Bushone, Bliar, Rummy, Condy & C.ª voam pelos ares ! Pigs in the space... Vão-se esborrachar contra Marte ! Ao menos uma vez não mentiram ! Chegaram mesmo a Marte, e mais cedo do que se pensava! A BBC, independente como sempre, reconheceu objectivamente essa vitória...póstuma.

Publicado por: euroliberal às fevereiro 2, 2004 09:53 AM

A minha versão do choque de civilizações... e da chegada a Marte !

O povo americano aperta o cerco ao gang de Al Bushone. Sim, Al Bushone e os seus capangas piam hoje muito mais fininho do que há uns meses. Incontestavelmente. E aparecem menos. Estão acossados e sabem-no. A situação militar no Iraque está preta. Decididamente o povo iraquiano não gosta mesmo da coboiada e quer vê-la dali para fora o mais rapido possível. Tudo indica que a solução cozinhada com os pouquissimos aliados de que dispõe para organizarem umas "eleições" só entre amigos já deu o berro. Sistani deu-lhes um ultimato e o gang percebeu que vai ter que ceder. Sim, porque se os chiitas entram na dança em massa, a coboiada lá para o verão iria ter um segundo Little Big Horn, sem Hollyhood mas com uns calorosos 50º...

Os "obscurantistas" iraquianos impuseram assim à força aos "democratas" busshistas a realização de eleições gerais limpas (o Iraque não é a Florida...). Quanto a democracia estamos conversados...

Mas há mais: agora é mesmo o povo americano que começa a querer saber demais, nomeadamente sobre aquela estória mal contada das ADM no Iraque sobre as quais o gang se gabava de ter provas incontestáveis, inclusivamente da sua localização...

Al Bushone é assim obrigado a pegar na pá e a começar a abrir a cova em que vai ser enterrado. Isto é, decidiu (que remédio !) mandar fazer um inquérito independente para culpar a CIA do fiasco. Mas é provavel que esta não se deixe sacrificar, tanto mais que demasiadas vezes membros seus se queixaram de que estavam a exigir-lhes relatórios manipulados...

Enfim, tudo indica que isto vai acabar muito mal nas eleições do fim do ano. Kerry correrá com a cambada da Casa Branca, é evidente. Depois será o desemprego, a vergonha de aparecer em público, mais inquéritos, acosso mediático... Para espairecer, vão organizar entre eles de vez em quando uns jantares de confraternização para recordar os "good old times" em que sonhavam fundar um Império mundial judeo-americano e mandar para os fornos ou nuclearizar um bilião e tal de seguidores do eixo do mal. Enfim, para se carpirem nos ombros uns dos outros da ingratidão do mundo...

Naquele dia tinham convidados: bLIAR, também despedido, viera de Londres à procura de um pouco de calor humano...E bebem para esquecer... Chamam o empregado e este com a garrafa na mão aproxima-se (parece mais gordo...) e diz: My name is Ahmed, not Tony... Allah u Akbar ! BUUUUUUUUM ! Al Bushone, Bliar, Rummy, Condy & C.ª voam pelos ares ! Pigs in the space... Vão-se esborrachar contra Marte ! Ao menos uma vez não mentiram ! Chegaram mesmo a Marte, e mais cedo do que se pensava! A BBC, independente como sempre, reconheceu objectivamente essa vitória...póstuma.

Publicado por: euroliberal às fevereiro 2, 2004 09:53 AM

A minha versão do choque de civilizações... e da chegada a Marte !

O povo americano aperta o cerco ao gang de Al Bushone. Sim, Al Bushone e os seus capangas piam hoje muito mais fininho do que há uns meses. Incontestavelmente. E aparecem menos. Estão acossados e sabem-no. A situação militar no Iraque está preta. Decididamente o povo iraquiano não gosta mesmo da coboiada e quer vê-la dali para fora o mais rapido possível. Tudo indica que a solução cozinhada com os pouquissimos aliados de que dispõe para organizarem umas "eleições" só entre amigos já deu o berro. Sistani deu-lhes um ultimato e o gang percebeu que vai ter que ceder. Sim, porque se os chiitas entram na dança em massa, a coboiada lá para o verão iria ter um segundo Little Big Horn, sem Hollyhood mas com uns calorosos 50º...

Os "obscurantistas" iraquianos impuseram assim à força aos "democratas" busshistas a realização de eleições gerais limpas (o Iraque não é a Florida...). Quanto a democracia estamos conversados...

Mas há mais: agora é mesmo o povo americano que começa a querer saber demais, nomeadamente sobre aquela estória mal contada das ADM no Iraque sobre as quais o gang se gabava de ter provas incontestáveis, inclusivamente da sua localização...

Al Bushone é assim obrigado a pegar na pá e a começar a abrir a cova em que vai ser enterrado. Isto é, decidiu (que remédio !) mandar fazer um inquérito independente para culpar a CIA do fiasco. Mas é provavel que esta não se deixe sacrificar, tanto mais que demasiadas vezes membros seus se queixaram de que estavam a exigir-lhes relatórios manipulados...

Enfim, tudo indica que isto vai acabar muito mal nas eleições do fim do ano. Kerry correrá com a cambada da Casa Branca, é evidente. Depois será o desemprego, a vergonha de aparecer em público, mais inquéritos, acosso mediático... Para espairecer, vão organizar entre eles de vez em quando uns jantares de confraternização para recordar os "good old times" em que sonhavam fundar um Império mundial judeo-americano e mandar para os fornos ou nuclearizar um bilião e tal de seguidores do eixo do mal. Enfim, para se carpirem nos ombros uns dos outros da ingratidão do mundo...

Naquele dia tinham convidados: bLIAR, também despedido, viera de Londres à procura de um pouco de calor humano...E bebem para esquecer... Chamam o empregado e este com a garrafa na mão aproxima-se (parece mais gordo...) e diz: My name is Ahmed, not Tony... Allah u Akbar ! BUUUUUUUUM ! Al Bushone, Bliar, Rummy, Condy & C.ª voam pelos ares ! Pigs in the space... Vão-se esborrachar contra Marte ! Ao menos uma vez não mentiram ! Chegaram mesmo a Marte, e mais cedo do que se pensava! A BBC, independente como sempre, reconheceu objectivamente essa vitória...póstuma.

Publicado por: euroliberal às fevereiro 2, 2004 09:55 AM

O Sr. Hutton é um palhaço ao serviço de BLIAR, o grande mentiroso!

Vejamos. O objecto do inquérito era saber se o Governo tinha ou não conhecimento prévio da falsidade (essa incontestada) da alegação de que Saddam dispunha de ADM's e que as podia utilizar em 45 minutos ! O sr. Hutton conclui que não havia conhecimento prévio e má-fé por parte do Governo e que a BBC prevaricara ao não comprovar antes da publicação a veracidade da sua alegação.

3 observações :

1) Hutton debruça-se apenas sobre um ponto acessório (boa-fé ou má-fé do Governo ao invocar um casus belli incontestavelmente falso), esquecendo o essencial (a falsidade em si mesma da justificação da guerra: a posse de AMD's por Saddam).

2) Segundo: censura a BBC por não ter comprovado (check) uma alegação mais que provável e credível face aos indícios existentes, MAS NÃO CENSURA BLIAR E O GOVERNO POR NÃO TEREM COMPROVADO PREVIAMENTE A INFORMAÇÃO MAIS QUE SUSPEITA DE QUE Saddam podia utilizar AMD's em 45 minutos. Parcialidade absoluta, tanto mais que este ponto é o essencial (e não acessório, como o outro) e o motivo determinante de uma guerra que vitimou 15.000 iraquianos. Sabe-se hoje que a informação dos 45 minutos proveio de um iraquiano exilado sem qualquer credibilidade, sem provas , não tendo sido minimamente analizada pelos serviços de informação. Mas Big Bliar precisava desesperadamente de pretextos...

3) Por fim, o aspecto essencial, o político: politicamente é praticamente o mesmo, quando se invoca um casus belli falso, que tenha havido dolo ou má-fé (conhecimento antecipado da falsidade), ou apenas negligência grosseira.

Se, de facto, Bliar não sabia que mentia (é difícil acreditar, mas também é difícil provar o contrário), não há, dúvida de que, de qualquer maneira, NÃO PODIA RAZOAVELMENTE IGNORAR A FALSIDADE DE UMA INFORMAÇÃO PROVENIENTE DE UMA ÚNICA FONTE NÃO INDEPENDENTE, SEM APOIO DE PROVAS E DE CUIDADOSA COMPROVAÇÃO !

A gravíssima e grosseira negligência de que pelo menos Bliar deu mostras (se não se der por adquirido o dolo) só pode ter uma consequência política: a demissão do caniche BLIAR, vergonha do reino Unido e da Europa ! o "relatório" do sabujo Hutton para branquear o traidor é uma tentativa canhestra e vã de tapar o sol com a peneira. Haverá um verdadeiro inquérito e BLIAR será demitido !

Publicado por: euroliberal às fevereiro 2, 2004 02:59 PM

Euroliberal:
Então a boa-fé ou má-fé do Governo é um ponto acessório?
Você sabe o que é que estava a ser apreciado no inquérito Hutton?

Publicado por: Mocho às fevereiro 2, 2004 08:04 PM

Euroliberal, você devia pôr tudo essa história da ida à Marte em banda desenhada.
Já agora, você não era aquele tipo de albornoz branco que estava a atirar pedras ao poste do Satã em Meca? Veja lá se não acertou em algum crente?

Publicado por: Mocho às fevereiro 2, 2004 11:57 PM

O Euroliberal está cheio de razão e o Blair e o Bush não passam de energúmenos que deviam ser batidos

Publicado por: Cisco Kid às fevereiro 3, 2004 12:11 AM

Claro que deviam ser abatidos só após serem julgados pela resistência dos povos colonizados

Publicado por: Cisco Kid às fevereiro 3, 2004 12:13 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)