« Mongóis, iraquianos, marines e barbárie | Entrada | O Crepúsculo dos Zeuses »

outubro 02, 2003

Visconde de Santarém

Não tenho qualquer estima ou consideração pelos vultos do miguelismo, embora tivesse achado piada ler alguns panfletos do Agostinho de Macedo, nomeadamente as “Gaitadas do Anão dos Assobios”. Há todavia uma figura que eu considero de excepção, a do Visconde de Santarém.

O Visconde de Santarém foi o maior nome da historiografia portuguesa do século XIX. As suas obras, nomeadamente o portentoso “Quadro Elementar”, foram as mais relevantes da nossa historiografia. Tem uma dimensão diferente da de Herculano, o nosso Michelet. Baseia-se na erudição, extraordinária, e não na capacidade de interpretação social e política que Herculano tinha. Enquanto Herculano era um historiador, o Visconde de Santarém era um especialista em Paleografia e Diplomática.

Foi um apoiante do absolutismo e Ministro dos Negócios Estrangeiros de D. Miguel. Favorável a um entendimento com os liberais, foi despedido por D. Miguel para, meses depois, ser despedido de Guardião da Torre do Tombo pelos liberais, entretanto triunfantes.

Exilou-se em Paris e aí viveu até à morte, trabalhando sempre na história portuguesa, fazendo estudos para sustentar e apoiar a Política Ultramarina dos Governos Liberais, frequentemente a pedido destes.

Valha a verdade que alguns líderes liberais, p. ex., Sá da Bandeira, da ala esquerda do liberalismo, pediram-lhe que regressasse. Nunca o fez. A direita venerava-o e Sardinha, no auge do Integralismo Lusitano, prefaciou-lhe as “Memórias para a História e Theoria das Cortes Geraes”. Este prefácio, de mais de 250 páginas(!), liquidou a memória do Visconde. Os “politicamente correcto” nunca lhe perdoaram ter, muitas dezenas de anos após a sua morte, deixado prefaciar-se por António Sardinha.

A sua memória existe apenas nos alfarrabistas, onde o “Quadro Elementar” e outras das suas obras são disputadas a bom preço.

16-Abril-2003

Publicado por Joana às outubro 2, 2003 07:25 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104931

Comentários

Foi com imenso agrado que li estas palavras tão acertadas sobre o 2º visconde de Santarém, ao pesquisar por acaso no google. Tanto mais que, a 17 de Janeiro de 2006, cumprir-se-ão 150 anos da sua morte, praticamente esquecido. Praticamente, porque existem algumas excepções, como - passe a imodéstia - a minha investigação de 12 anos sobre esta figura, numa licenciatura em história, mestrado e doutoramento em história contemporânea. Estou a tentar promover algumas iniciativas comemorando a dita data, para não suceder como em 1991, aquando dos 200 anos do seu nascimento. Em caso de interesse, não hesite em contactar-me para o meu mail. Muito obrigado

Publicado por: daniel protásio às novembro 8, 2005 07:46 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)