« Aristóteles e a Casa Pia | Entrada | O PS refém da Casa Pia - Acto III »

outubro 21, 2003

O PS refém da Casa Pia - Acto IV

O PS refém da deriva esquerdista da sua direcção

Ferro Rodrigues declarou ontem nos Açores que estes últimos desenvolvimentos constituíam “ameaças muito fortes ao PS e à democracia”. Foi igual a si próprio. O PS é, por definição, pelo postulado Ferro Rodrigues, o depositário da democracia e das virtudes cívicas, o tabernáculo onde estas estão em permanente lausperene. Algo que menoscabe essa verdade absoluta constitui um atentado à democracia e ao PS, visto o PS ser a democracia, e a democracia ser o PS.

Um dos estereótipos mais queridos da esquerda radical é o da esquerda ser a portadora da virtude e da honestidade, em contraponto à direita, que é a portadora do vício e do peculato. Uma esquerda que amarra os factos ao leito de Procusta das suas convicções até terem um “formato” que não ponha em causa as suas opções políticas e ideológicas, ou os seus princípios virtuosos. As excepções apenas confirmariam aquele postulado absoluto.

Foi a essa esquerda radical, portadora de mitos, incapaz de uma leitura dialéctica da realidade social em permanente mutação, extasiada por se supor agente de um processo histórico absoluto e inevitável, que Ferro Rodrigues hipotecou a condução política do PS.

Uma esquerda que agita os seus princípios, sem se aperceber que entretanto ficaram reduzidos a mitos, e que fica ideologicamente desarmada e sem soluções viáveis face a uma direita pragmática. Uma esquerda que arruina o país, abandona o barco quando vê que este se dirigia para o abismo e aparece depois a protagonizar o papel de vítima.

A deriva esquerdista do PS, imposta por Ferro Rodrigues e o seu núcleo, constitui o substracto ideológico que tem sido o motor da política contraditória do PS, julgando publicamente os outros por critérios elevados de ética e de apego à democracia e ao Estado de Direito, mas que considera despiciendos e inaplicáveis quando se julga a si próprio. Que é truculento e agressivo quando detecta um desempenho alegadamente menos virtuoso nos outros, e que é igualmente truculento e agressivo quando o confrontam com a sua própria carência de virtudes, porque criticar as atitudes da direcção socialista constitui uma grave ameaça à democracia e ao PS (o que, de facto, é o mesmo pois o PS está refém da sua direcção) e um sintoma de que a liberdade corre sérios riscos.

Um PS (ou melhor, uma direcção do PS) que, sem se dar conta, está a utilizar os conceitos que levaram aos totalitarismos: a convicção absoluta da verdade de que é portador; a de que a verdade é a nossa verdade; a de que a esquerda pode agir, sem estar espartilhada por concepções burguesas do Estado de Direito, porque é ela que é o motor necessário do progresso histórico e social; a de que à direita apenas lhe resta a sarjeta da história e, portanto, tudo o que ela faça ou proponha é uma acção celerada que apenas visa comprometer o futuro da humanidade e os amanhãs que cantam.

Um PS que tem que arrepiar caminho rapidamente, a bem da saúde das instituições políticas portuguesas, da democracia e do Estado de Direito. O país precisa de um PS como força de oposição capaz.

Para protagonizar o papel actual do PS já existe o Bloco de Esquerda.

Publicado por Joana às outubro 21, 2003 12:00 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104967

Comentários

Já deixei comentários no Expresso online e ao texto "Portas, Barrancos..."
Esta "peça" em 4 actos é notável de lucidez e mordacidade.
Atira para o desemprego com todos os "inteligentes" "opinion makers" da nossa praça.
Aguardo futuras leituras para melhor situar o
posicionamento idelógico da autora.
Foi um prazer esta descoberta!

Publicado por: Costa Carvalho às outubro 20, 2003 02:10 AM

Erguem-se os revisisonistas de todas as latitudes contra a ideologia proletária sempre que esta se manifesta na sociedade ou nalgum partido político.

Publicado por: o proletário vermelho às outubro 20, 2003 07:11 AM

Análise interessante

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:23 AM

Muito interessante

Publicado por: J Correia às outubro 20, 2003 10:23 AM

Gostei do comentário. Excelente

Publicado por: vde às outubro 20, 2003 10:23 AM

Comentário arguto

Publicado por: naiade às outubro 20, 2003 10:23 AM

Não seria possível limpar isto?

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:24 AM

Não seria possível limpar isto?

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:25 AM

Não seria possível limpar isto?

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:30 AM

Excelente. Só é pena é a ordinarice que por aqui vai

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:37 AM

Não seria possível limpar isto?

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:37 AM

Parece que parou

Publicado por: A Nereu às outubro 20, 2003 10:37 AM

Que coisa tão repetitiva

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:41 AM

Este tipo é um porco

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:41 AM

Agora mudou de tema

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:41 AM

Isto é pungente!

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:46 AM

Isto é pungente!

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:46 AM

Isto é pungente!

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:46 AM

Ainda por cima este tipo tem pouca imaginação

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 10:46 AM

Será que isto não acaba?

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 11:00 AM

Será que isto não acaba?

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 11:00 AM

Será que isto não acaba?

Publicado por: anonimo às outubro 20, 2003 11:01 AM

Gostei muito de ler. Comentário muito pertinente

Publicado por: c seixas às outubro 20, 2003 11:09 AM

Atenção! Anda um porco, badalhoco, cobarde, fascista, tarado sexual à solta!

Publicado por: Costa Carvalho às outubro 20, 2003 08:06 PM

Joana, minha querida amiga.
Queria exprimir-lhe aqui a minha solidariedade por esta vandalização ordinária do Semíramis.

É este o país que temos. São estes os energúmenos ordinários e irresponsáveis que debatem política hoje em dia na net, cobardemente acoitados atrás do secretismo.

Não estou preocupado porque sei que é uma pessoa determinada, voluntariosa e que nada a faz recuar. É isso que lhe peço agora – firmeza.

Quanto aos textos queria dizer-lhe que eles são de uma enorme lucidez e que trazem à luz muitas das causas que levaram o PS à desgraçada situação em que se encontra.

Parabéns

Publicado por: L M às outubro 20, 2003 10:38 PM

Costa Carvalho:
Agradeço-lhe a apreciação que fez aos meus textos.

Só agora reparei nela, tal a porcaria que vai por aqui.

Se clicar nos meses da coluna da esquerda, encontrará textos que foram arquivados consoante as datas em que foram publicados no Expresso on-line.

Quanto ao vândalo, se é um facto que incomoda, é igualmente a prova viva de que estamos dentro da razão.

São estes que estão, na verdade, não na sarjeta da história, mas na sarjeta "tout court".

Obrigada

Publicado por: Joana às outubro 20, 2003 11:35 PM

L M:
Queria agradecer-lhe as amáveis palavras que me dirigiu.

Esteja descansado que estas ocorrências apenas servem para me dar razão. São a prova iniludível de que aquilo que tenho escrito está correcta.

E são também a prova insofismável de que aquilo pelo qual você se tem batido merece que o continue a fazer.

Publicado por: Joana às outubro 20, 2003 11:36 PM

É espantoso. A nojeira deste ou destes gajos não tem fim.

Publicado por: J Correia às outubro 21, 2003 09:34 AM

É espantoso. A nojeira deste ou destes gajos não tem fim.

Publicado por: J Correia às outubro 21, 2003 09:34 AM

É espantoso. A nojeira deste ou destes gajos não tem fim.

Publicado por: J Correia às outubro 21, 2003 09:35 AM

É espantoso. A nojeira deste ou destes gajos não tem fim.

Publicado por: J Correia às outubro 21, 2003 09:35 AM

É espantoso. A nojeira deste ou destes gajos não tem fim.

Publicado por: J Correia às outubro 21, 2003 09:35 AM

Vejo que esta imundície continua.

Joana, veja pela positiva. Você tornou-se a estrela dos blogues! É a mais comentada de longe.

Acredito que não seria desta maneira que você gostaria de atingir esta posição.

Mas Deus escreve direito por linhas tortas ...

Publicado por: L M às outubro 21, 2003 02:42 PM

Quem tem razão é o L M. Este tipo está é a tornar este blogue o mais visto da net!

Publicado por: anonimo às outubro 21, 2003 03:11 PM

Quem tem razão é o L M. Este tipo está é a tornar este blogue o mais visto da net!

Publicado por: anonimo às outubro 21, 2003 03:12 PM

Este gajo não deve ter mais nada que fazer

Publicado por: J Correia às outubro 21, 2003 03:13 PM

Estive a ver no Weblog e este está destacado, à frente.

Há males que vêm por bem.

Publicado por: casimiro às outubro 21, 2003 05:49 PM

Estes textos sobre o envolvimento do PS no processo da Casa Pia são notáveis pela lucidez e pelas causas indicadas para a "deriva" do PS

Publicado por: VSousa às outubro 21, 2003 09:24 PM

É a glória

Não era assim que eu a esperava (refiro-me à glória). Mas a determinação de alguns contraditores, que no Expresso online têm um aspecto mais pacífico (sabe-se lá os transtornos das suas funções hepáticas pela notável contenção aqui revelada durante meses a fio), levou a que me tornasse num best-seller!

Eu preferia menos quantidade e mais qualidade. Mas eles não sabem fazer melhor. Tentam compensar essa deficiência tornando-se muito repetitivos. Mas quem dá o que tem ... a mais não é obrigado.

Aliás, para mim não é relevante saber que tenho 5 textos mais comentados do qualquer texto do Expresso online. Sou modesta! Bah! ... comparar-me com um jornal de diminuta circulação como o Expresso...

E agora digam-me se eu não tenho razão nas coisas que escrevo ...

Publicado por: Joana às outubro 21, 2003 09:59 PM

Mais uma vez o meu apoio à sua determinação, Joana

Publicado por: L M às outubro 22, 2003 11:36 AM

Isto é do mais ordinário que tenho visto

Publicado por: A Nereu às outubro 22, 2003 02:49 PM

Isto é do mais ordinário que tenho visto

Publicado por: A Nereu às outubro 22, 2003 02:49 PM

Nãoé possível pôr cobro a isto?

Publicado por: A Nereu às outubro 22, 2003 02:49 PM

Nãoé possível pôr cobro a isto?

Publicado por: A Nereu às outubro 22, 2003 02:49 PM

Nãoé possível pôr cobro a isto?

Publicado por: A Nereu às outubro 22, 2003 02:50 PM

Queria exprimir mais uma vez as minhas felicitacoes oela sua coragem em aturar isto e pela lucidez dos seus escritos.
Continue

Publicado por: Filipa Zeitzler às outubro 22, 2003 03:45 PM

Não resisto. Sou ordinário-dependente

Publicado por: Não resisto. Sou ordinário-dependente às outubro 23, 2003 10:02 AM

Eu é que tenho escrito as ordinarices. Confesso

Publicado por: B E o troglodita às outubro 29, 2003 09:47 AM

Estas novas declarações do Ferro mostram que continua na mesma

Publicado por: anonimo às novembro 11, 2003 10:18 AM

Ferro voltou a ser igual a si mesmo.
Será verdade a notícia do CM?

Publicado por: Arroyo às novembro 11, 2003 10:18 AM

Acho uma sujeira as notícias sobre Ferro

Publicado por: A Nereu às novembro 11, 2003 10:19 AM

Ferro devia ter-se demitido. É evidente que deve ter muitos telhados de vidro. Vai ser cozinhado em fogo brando nos próximos meses

Publicado por: Carrilho às novembro 11, 2003 10:19 AM

O que é grave é a postura do resto da direcç~ºao do PS de colagem a Ferro. O PS tem que se demarcar desta intrigalhada

Publicado por: Zebedeu às novembro 11, 2003 10:19 AM

Joana, acho que o teu texto foi confirmado por estas novas declarações do Ferro. O sujeito não tem cura.

Publicado por: Viegas às novembro 11, 2003 10:19 AM

Será que o PS aguenta esta situação? Estar permanentemente à mercê destas notícias?

Publicado por: c seixas às novembro 11, 2003 10:19 AM

Minha Julieta dos espíritos, afinal acertaste na mouche

Publicado por: Romeu às novembro 11, 2003 10:19 AM

O Ps terá que rever com caracter de urgência a sua postura perante este caso. Senão arrisca-se a passar os próximos meses neste atoleiro

Publicado por: prof martelo às novembro 11, 2003 10:19 AM

Fez-me impressão ver o Vera Jardim, homem que me parece sério, aparecer em público com aquelas declarações. Será que não percebe que aquela colagem a Ferro é um tiro no pé?

Publicado por: S Chico às novembro 11, 2003 10:19 AM

Não há d´vidas que tudo isto continua válido e vai continuar nos próximos meses

Publicado por: cabeçudo às novembro 11, 2003 10:19 AM

O Ferro não tem qualquer discernimento político

Publicado por: Bsoto às novembro 11, 2003 10:19 AM

Finalmente há algum descanso neste blog. Deixaran de haver ordinarices

Publicado por: anonimo às novembro 11, 2003 10:19 AM

O PS está feito. Ferro não tem condições e não há quem o queira substiruir por enquanto!

Publicado por: VSousa às novembro 11, 2003 10:19 AM

Eu julgo que o PS está a ser vítima da estratégia de Ferro. Ele fez uma política tão oposta ao estilo habitual do PS e depois enredou-se no caso Casa Pia que, os seus opositores têm actualmente pouco espaço. O PS tem que levar uma limpeza de alto a baixo, mas neste clima de emotividade interna, com uma imagem externa degradada, será que alguém quer suceder ao Ferro?

Publicado por: aj ribeiro às novembro 11, 2003 10:19 AM

Mantenho o que disse: Estas novas declarações do Ferro mostram que continua na mesma e o PS está num impasse

Publicado por: anonimo às novembro 11, 2003 10:19 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)