« O Grupo dos 4 | Entrada | Justiça anacrónica »

outubro 03, 2003

Habermas galardoado

Aproveitando a ocasião de Habermas ter sido galardoado como Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais 2003, gostaria de contrapor Habermas a Marx, um humanista cosmopolita face a um filósofo que o empenhamento político acabou por lhe datar em muito o seu pensamento.

Habermas acha que Marx reduziu a filosofia - e o poder crítico que esta ainda dispunha em Kant e Hegel - a uma mera ciência instrumental e, assim sendo, incapaz de dar conta de outros domínios importantes na compreensão da sociedade e da história em geral, tal como a prática orientada para a comunicação, capaz de combater formas de repressão social e convergir para a emancipação da humanidade. Assim, segundo Habermas, o que não é pensado por Marx é o processo geral de emancipação da humanidade, pois que reduziu a reflexão ao nível instrumental através da categoria trabalho.

Embora reconhecendo a relevância da questão levantada por Habermas, um dos pontos que considero primordial é a perspectiva redutora relativa à forma como Marx interpreta o devir histórico que levou a que os conceitos de «relações de produção» e de «forças produtivas» sejam, com muita frequência, utilizados sem que necessariamente se saiba aquilo de que se abstraiu na formação de tais conceitos. Quando «marxistas» falam das relações recíprocas entre «relações de produção» e «forças produtivas», geralmente menosprezam o número infinito de fenómenos concretos, de homens, de coisas e de acções pelos quais essas relações, expressas de maneira abstracta, surgem concretamente na realidade.

Mas os pensadores marxistas mais clarividentes tiveram consciência de como o devir histórico em Marx poderia ser encarado de uma forma redutora. Engels, no fim da sua vida, tomou seguramente consciência disso, pois numa carta a Borgius, em 1894, frisou que “o desenvolvimento político, jurídico, filosófico, religioso, literário, artístico, etc., assenta no desenvolvimento económico. Mas reagem todos, uns sobre os outros, e sobre a base económica. Mas isto não porque a situação económica seja a única causa activa, e tudo o resto não passe de acção passiva. Pelo contrário, há uma acção recíproca”.

Infelizmente para o aperfeiçoamento do pensamento marxista, os sucessores de Engels – Kautsky e Bernstein – foram menosprezados e menorizados com o emergir de Lenine e o triunfo do bolchevismo, e o pensamento marxista ficou cristalizado.

14-Maio-2003

Publicado por Joana às outubro 3, 2003 05:06 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104935

Comentários

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)