« 11ª Medida Anti-burocracia | Entrada

fevereiro 02, 2006

12ª Medida Anti-burocracia

O Governo continua imparável. A 12ª medida de simplificação burocrática e administrativa já está na calha. Vai ser uma medida em que a administração fiscal irá preencher a declaração do IRS, no que respeita à lista de compras que os contribuintes fizeram durante o ano em matéria de imóveis, motos, carros, etc., "qualquer que seja o seu montante", bem como a "data de aquisição", visto que se trata de dados do conhecimento da administração pública. … Ou não serão? Aquela frase malévola "qualquer que seja o seu montante" deixa-me intrigada. Será que a administração pública terá mesmo os dados? Aquela frase tão abrangente "qualquer que seja o seu montante" faz-me recear que não. E os carros que os miúdos, espojados no chão, accionam ao som de Brrruuumm … Brrruuumm? … terão que ser declarados? Se o forem estou feita, a menos que haja linhas suficientes no formulário da declaração … umas cinquenta devem chegar.

Terei que passar pelas lojas dos chineses a pedir facturas dos carrinhos que comprei em 2005, onde conste o montante e a data. Mas tenho tempo … até Abril.

O Governo tem ainda outro problema. É que aquela obrigação não está prevista na lei. A Lei Geral Tributária refere-se a imóveis, motos, carros, etc., acima de certos montantes. A nova obrigação, "qualquer que seja o seu montante", é apenas uma "instrução superior". Isso pode complicar o impacto mediático da 12ª Medida Anti-burocracia. Combater uma burocracia instituída por uma lei exerce um fascínio público e tem um estatuto mediático, que de forma alguma são alcançados por um mero combate a uma burocracia instituída por uma "instrução superior". Até por que uma "instrução superior", que contraria a lei, transmitida a funcionários, sem se saber exactamente quem a difundiu, que obriga que milhares de contribuintes em IRS, que já haviam preenchido a declaração, tenham que fazer uma declaração de substituição, é algo mais típico de uma República das Bananas do que de um país que chegou a ter aspirações em se aproximar do pelotão da frente da Europa.

Sócrates terá todo o interesse em que esta "instrução superior" não saia do âmbito restrito das Repartições de Finanças. Que ninguém mais saiba! Depois das parcerias com a Microsoft, e do seu discurso onde fez o elogio à Microsoft, salientando que "quer o Estado quer a Microsoft têm a mesma visão de futuro", um futuro das sociedades baseadas "naquilo que é crítico para o desenvolvimento económico conhecimento, tecnologia e inovação", Bill Gates, se souber daquela "instrução superior", ficaria certamente angustiado por ter ouvido Sócrates dizer que "quer o Estado [português] quer a Microsoft têm a mesma visão de futuro", e se acreditar nele (e ele é muito convincente) pode chegar a Seattle e proceder à reestruturação imediata da empresa, nomeadamente no que toca à “visão do futuro”.

Como o Primeiro-ministro disse no Government Leaders Forum, ele acredita que "o Plano Tecnológico está a fazer o seu caminho".

Publicado por Joana às fevereiro 2, 2006 10:57 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/121104

Comentários

É bom que comecem a andar preocupados com as continhas a pagar ao Estado, que até aqui têm sido objecto de declarações impressas com conteudos romanceados

Publicado por: xatoo às fevereiro 2, 2006 11:22 PM

"One pill makes you larger,
and one pill makes you small,
And the ones that Mother gives you
don't do anything at all..."

White Rabbit dos Jefferson Airplane:

Publicado por: Ocorre-me isto... às fevereiro 2, 2006 11:42 PM

Não percebo como os desgraçados dos dependentes, que têm que apresentar novas declarações são os que "É bom que comecem a andar preocupados com as continhas a pagar ao Estado, que até aqui têm sido objecto de declarações impressas com conteudos romanceados"
Esse gajo deve estar vesgo

Publicado por: lopes às fevereiro 3, 2006 12:46 AM

Já me perdi. Deixei de ver o filme e suspeito mesmo que adquiri uma síndrome bipolar de contacto.

Publicado por: asdrubal às fevereiro 3, 2006 01:43 AM

armadilha da utopia 3..

Ó (M) não me digas que não viste a pergunta que te deixei neste com ?? são só dois abaixo... tenho que fazer novo remake ? please..gostava mesmo muito de ouvir a tua opinião....e a dos outros tb claro.. só que o (M) tem um special flavour ... um je ne sais quoi ..

Amanhã vamos viajar durante 8 dias .. meio passeio meio trabalho...chapada diamantina .. dizem que é maravilhoso..

Publicado por: Cush às fevereiro 3, 2006 02:41 AM

Ah.. tava-me quase a esquecer ....rsss
Esta não podia passar...

Quem viu o discurso da União ontem.. onde Cush ... ups... Bush ..fala a uma certa altura " América is Adicted to Oil ..." ??
Quem acham que escreveu o discurso ??? O (M)arcelo rs ...tem a mania de dizer que os discursos de Bush são muito bem feitos( por outros) ... mas ... que redactor teria coragem para dizer tal frase ? senão o próprio ?? afinal ele não é assim tão burro ?? ...calma .. calma ...ordem....ordem...

Publicado por: Cush às fevereiro 3, 2006 03:19 AM

cuidado.. galera ...saiu há minutos ...

Fake F-Secure E-Mail Contains Malware

Nasty Trojan horse can disable antivirus and other security software.

Linda Rosencrance, Computerworld
Thursday, February 02, 2006
A Trojan horse has been sent to e-mail addresses disguised as a message from Helsinki, Finland, antivirus software vendor F-Secure, the company said in a statement.

http://www.pcworld.com/news/article/0,aid,124604,00.asp

Publicado por: cush às fevereiro 3, 2006 03:40 AM

Publicado por: Cush às fevereiro 3, 2006 02:41 AM

As respostas já lá estão, que não vale a pena massacrar os inocentes visitantes deste post.
Mas foi uma vez sem exemplo, porque estou a fazer horas extraordinárias sem receber um tusto e eu não trabalho de borla.

Sobre o G.W., um destes dias, se estiver para aí virado, repito algumas histórias divertidas que ouvi há dias na Florida. Contadas por antiamericanos, claro.
Eles não estão lá muito satisfeitos é com o regime pidesco que o Bush instaurou no país pela calada. Vá lá saber-se porquê...

Publicado por: (M) às fevereiro 3, 2006 06:22 AM

Apesar de ter pouco simpatia pelos nossos socialistas, não consegui ver neste post da Joana argumentos suficientes para contradizer a medida.

Li mal?

Publicado por: Mário às fevereiro 3, 2006 10:27 AM

Medida? Que medida?

Publicado por: Senaquerib às fevereiro 3, 2006 10:42 AM

A Joana, passado os atos eleitorais todos, e atingida a estabilidade política, que ameaça prolongar-se por três desesperantes anos, está com falta de assunto para polemizar. Por isso, entra no disparate.

Se isto continua assim, mudo de leituras.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 3, 2006 10:43 AM

Os comentadores deste blog tornaram-se exigentes.

Publicado por: fbmatos às fevereiro 3, 2006 11:07 AM

"Se isto continua assim, mudo de leituras."

Uma frase um bocadinho disparatada, não?

Publicado por: Mário às fevereiro 3, 2006 11:31 AM

Pois, então o Lavoura que nunca lê nada até ao fim.

Publicado por: Sa Chico às fevereiro 3, 2006 11:51 AM

Desculpem lá, mas não estão aqui 2 assuntos misturados?

Um deles é a medida que refere que a DGCI irá começar a preencher as declarações de IRS dos contribuintes, necessitando estes depois de as validar.

Outra situação, que não tem nada a ver, é o facto de ser necessário declarar a compra de bens que possam ser considerados "sinais exteriores de riqueza".

A questão que se pode colocar é se quando a primeira situação estiver totalmente implementada, será que a segunda ainda se verificará? Da maneira como todos os anos se mexe no código do IRS (ora agora declarem isto, ora agora já não declarem, ora agora isto é benefício fiscal, ora agora já não é) às tantas quando a DGCI preencher as nossas declarações já não temos que andar a discriminar as nossas compras...

Publicado por: x às fevereiro 3, 2006 01:37 PM

óh Luís Lavoura às fevereiro 3, 2006 10:43 AM

gosto muito de o ver lá no "Aspirina B",,, mas o-que-agora-tá-a-dar é o Espectro da Constança Rasca e Pruridos Valentes: aquilo parece o Expresso com tanto nome,postos hierárquicos, ambições e frustações da corja politico-partidária do regime. Quando é que valerá em euros ser citado num sitio daqueles?

Publicado por: xatoo às fevereiro 3, 2006 03:11 PM

óh luminária lopes às fevereiro 3, 2006 12:46 AM
estarás tu consciente pá, da importância em termos de percentagem do IRS dos contribuintes que trabalham por conta própria no nosso país?

Publicado por: xatoo às fevereiro 3, 2006 03:15 PM

x às fevereiro 3, 2006 01:37 PM:
A tal instrução superior não se refere apenas aos sinais exteriores de riqueza contemplados na LGT mas a todos os carros, imóveis, etc, qualquer que seja o montante.
Qualquer que seja o montante, percebeu? Mesmo um SMART!

Publicado por: Rui Sá às fevereiro 3, 2006 04:36 PM

Na minha opinião aquela instrução superior é ilegal, visto que viola a LGT. Mas como as Finanças só passaram a aceitar declarações preenchidas com aquelas informções, pouco há a fazer, excepto que dê tamanho escândalo público que seja esquecida.

Publicado por: Rui Sá às fevereiro 3, 2006 04:39 PM

Penso que as Finanças podem, de qualquer forma, saber tudo isso através de simples cruzamento de dados. Se um indivíduo compra um carro, a compra é registada pelo Estado. Se um indivíduo compra um imóvel (terreno, casa, etc), a compra é registada pelo Estado. E assim por diante. Logo, em princípio o Estado já dispõe de toda a informação que pretende sobre as compras efetuadas por qualquer um de nós. Não é?

Pelo que, a longo prazo, podemos esperar que na nossa declaração de IRS por internet esses campos também já venham preenchidos.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 3, 2006 05:30 PM

Rui Sá às fevereiro 3, 2006 04:36 PM

Se Você comprar um SMART, paga imposto automóvel e regista a compra desse SMART nas finanças. Logo, as finanças já têm conhecimento de que Você adquiriu esse SMART. Da mesma forma, se comprar um imóvel, paga IMT, e regista a compra nas finanças, mesmo que o valor do imóvel seja pequeno. Logo, mais uma vez, as finanças já têm conhecimento de que Você adquiriu esse imóvel.

Ou seja, o Estado apenas está a pedir informação de que, em rigor, já dispõe.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 3, 2006 05:33 PM

Então porque é que as Finanças querem saber se comprou um SMART? Se já o sabem ...
E porquê obrigar aqueles que já tinham entregue as declarações a fazerem declarações de substituição com os novos impressos?

Publicado por: Nunes às fevereiro 3, 2006 07:01 PM

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 3, 2006 05:30 PM

Caro LL: a medida em causa só comprova exactamente a ausência de cruzamento de dados dentro do Estado, e mais um frete para o desgraçado do contribuinte.

Além dos impostos directos que oneram a transacção dos bens em causa,como os referidos por si às 5,33, não se esqueça que se trata de bens sujeitos a registo nas Conservatórias (do Estado).

Caso o Estado queira saber o que é que se comprou e quem, numa determinada área (ou em todas) num determinado período, só tem que pedir às respectivas Conservatórias as listagens.

Ainda não entendi qual o verdadeiro fim desta declaração, tanto mais integrada num conceito de desburocratização.

Penso, por isso, que a medida é meramente ameaçadora, para criar um espírito de desconfinaça...e para que alguns mais medrosos se encolham.

Já agora: será que os bens em causa, mas em 2ª mão, tb têm de ser declarados?

Publicado por: Saloio às fevereiro 3, 2006 08:40 PM

Resumo da matéria supra:
Ninguém conhece a "dita-cuja" medida, mas todos opinam.

Publicado por: Vítor às fevereiro 3, 2006 10:11 PM

Medida? Que medida?

Publicado por: Senaquerib às fevereiro 3, 2006 10:30 PM

Vem a ser a material desburocratização dialéctica com "suspensão dinâmica" ainda na fase da antítese.

Publicado por: asdrubal às fevereiro 3, 2006 10:38 PM

Vítor às fevereiro 3, 2006 10:11 PM: Se ninguém conhece a medida, não sei como os desgraçados dos trabalhadores dependentes, que têm que entregar a declaração agora, as vão preencher.
E como é que os que as já entregaram, vão preencher as declarações de substituição, segundo os novos modelos.
Há várias maneiras de opinar, uma delas é lançar nuvens de fumo para branquear os disparates.

Publicado por: soromenho às fevereiro 3, 2006 11:12 PM

Querem lá ver que o soromenho conhece a medida...

Publicado por: Vítor às fevereiro 3, 2006 11:21 PM

Ou estará apenas a lançar disparates para branquear as nuvens de fumo?

Publicado por: Vítor às fevereiro 3, 2006 11:23 PM

A DGCI comporta-se como um bando de salteadores, pelo que todas as desconfianças são legítimas. Por exemplo: fui sócio (sem qualquer actividade real ou remunerada) de uma empresa de meu pai, já falecido há 29 anos. A DGCI descobriu que havia contribuições autárquicas em falta e caiu-me em cima - como único ex-sócio vivo - para pagar. Contestei mas, entretanto, foi-me penhorado parte do meu vencimento e foi cativado o reembolso de IRS a que tinha direito. O curioso é que esse reembolso diz respeito a rendimentos tanto meus como da minha mulher, com quem estou casado com separação de bens, a qual nada tem a haver com esta questão. Reclamei e levei sopa. Ou seja, a minha mulher está a ser roubada pela DGCI. Face a situações deste tipo, acho que qualquer cidadão tem o direito e o dever de subtrair os seus rendimentos à imposição de um Estado malfeitor. Se querem que cumpramos a lei terá o Estado de começar por se comportar como pessoa de bem.

Publicado por: Albatroz às fevereiro 4, 2006 01:42 PM

Joana, acho que está na altura de voltar a escrver um post sobre figuras da Roma antiga.

Publicado por: Mário às fevereiro 4, 2006 01:48 PM

De facto a política portuguesa caiu na modorra.

Publicado por: Valente às fevereiro 5, 2006 01:06 AM

então a Joana tornou-se na porta-voz do psd?
o presidente/mmendes do psd também está indignado com o provincianismo no ps!

Publicado por: zippiz às fevereiro 5, 2006 07:17 PM

Na minha humilde opinião, entendo que enquanto não houver a alteração ao artº 89-A da Lei Geral Tributária, não existe qualquer obrigação de declarar ao fisco as aquisições dos bens, a menos que os valores das aquisição sejam os estipulados no referido diploma, que são os seguintes:

- Imóveis = ou > 250.000 €
- Automóveis/Motas = ou > 50.000 €/ 10.000 €
- Barcos de recreio = ou > 25.000 €
- Aviões de turismo (qualquer valor)

Ou será que já não estamos num estado de Direito e qualquer funcionário da Administração ou do Governo impôe o que lhe vai na mona.

Oba: Não estou contra a medida, só lamento que vá cair precisamente nos mesmos, ou seja nos trabalhadores por conta de outrém.

Publicado por: Observador às fevereiro 5, 2006 08:28 PM

Mário às fevereiro 4, 2006 01:48 PM

A propósito, está no palco d'"A Barraca" uma peça de teatro "O mistério da camioneta fantasma" que parece ser sobre um episódio da Primeira República sobre o qual a Joana já escreveu. Penso que vale a pena referir.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 6, 2006 10:53 AM

Albatroz às fevereiro 4, 2006 01:42 PM

Este comentário nem parece seu.

Se a ex-empresa deixou impostos por pagar, penso ser razoável (não sei se é legal) exigir que os pague.

Penso ser adequado que a DGCI cative reembolsos do IRS a contribuintes que a DGCI pensa estarem em falta para com ela. O Estado não pode andar a fazer-se de néscio, e a pagar a contribuintes que o enganam. Se o Estado acredita (bem ou mal) que está a ser enganado por um contribuinte, não deve portar-se para com esse contribuinte como um bom pagador.

O Estado não pode beneficiar um contribuinte lá porque ele está casado em separação de bens com outra pessoa.

Só podemos exigir ao Estado que se porte como pessoa de bem quando nós próprios cumprimos a lei. A ultima frase do seu comentário pode ser psotanto ser invertida.

Nota: não pretendo de forma nenhuma dizer ou sugerir que Você não tenha razão em relação ao caso específico da contribuição autárquica de que fala.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 6, 2006 11:04 AM

Caros amigos,

A Joana partiu para não mais vai voltar.

Eu era uma das três únicas pessoas que conhecia a sua identidade. Na hora da partida não sei qual a sua vontade em relação ao magnifico blog que mantinha com grande paixão.

Sinto-me orgulhoso por ter sido seu amigo durante os últimos 15 anos. Onde quer que estejas, não te esquecerei.

Publicado por: Um conhecido da Joana às fevereiro 6, 2006 11:40 AM

Um conhecido da Joana às fevereiro 6, 2006 11:40 AM

É... Se calhar estampou-se no jipe. Acontece aos melhores.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 6, 2006 11:48 AM

Rapaiz.... Joana ... acorda ... por favor volta ...eu prometo que me porto bem .. e vou tentar m*jar fora do penico menos vezes... vou afinar a pontaria ..

Estamos em Lençois ( centro(?) da chapada Diamantina ).. parece Portugal antigo .. lindo ..

Realmente .. cada dia que passa me sinto mais orgulhoso de ser Português.
Cadê a nossa fibra ? Como conseguimos naquele tempo segurar as pontas de tão vastos territórios ??Cadê a fibra ?.. o meu sentido de responsabilidade cresce a cada dia ...

Abraços...e ei Joana ... o cyber espaço não é o mesmo sem vc ...bora logo ao trabalho .. senão a galera ainda pensa que vieste conosco para a Chapada ...

Publicado por: Cush às fevereiro 6, 2006 05:15 PM

Eu tenho horror a burocracia. Aliás, devo ser a mais genial anti burocrata do país. Doida, mas genial. Um beijo

Publicado por: Eva Luna às fevereiro 6, 2006 11:57 PM

Joana está ocupada com a OPA da Sonae s/ a PT!

Publicado por: zippiz às fevereiro 7, 2006 12:14 AM

A todos,

A mensagem deixada por um conhecido de Joana infelizmente não foi uma brincadeira.

Joana faleceu subitamente este Domingo deixando aqueles que a conheciam em estado de choque.

É uma grande perda para todos nós e sentiremos muito a sua falta.

Publicado por: Outro conhecido de Joana às fevereiro 7, 2006 09:57 AM

Outro conhecido de Joana às fevereiro 7, 2006 09:57 AM

Pois... os acidentes de fim-de-semana nas auto-estradas deixam sempre muito boa gente em estado de choque.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 7, 2006 10:18 AM

Em estado de choque estou eu, na perspectiva de vir a ser sócio do Belmiro.

Publicado por: Senaquerib às fevereiro 7, 2006 01:36 PM

Caro LL. é verdade o que referiu sobre a Joana?

Publicado por: Saloio às fevereiro 7, 2006 02:50 PM

Saloio às fevereiro 7, 2006 02:50 PM

Nada sei sobre a Joana: nem quem é, nem onde está, nem se (ainda) existe. Nem os meus comentários dão a entender outra coisa.

Uma vez dei uma entrevista telefónica a um jornalista (Guilherme Arroz, do PÚBLICO). No fim-de-semana seguinte esse jornalista morreu, mais uma amiga, ao estampar o seu carro contra uma árvore, no Alentejo. Naturalmente fiquei deveras impressionado com a notícia. As estradas de fim-de-semana estão cheias de citadinos que morrem assim. Se a Joana (seja lá quem ela fôr) tiver de facto falecido, não me admiraria que tivesse sido desta forma.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 7, 2006 03:25 PM

Caro LL: Também o meu paizinho morreu em acidente de viação em Espanha,no dia 01/12/1989. E ia de Volvo...só o meu pai é que morreu com um Volvo.

Publicado por: Saloio às fevereiro 7, 2006 04:08 PM

Se nos próximos dias não existirem notícias, é bem provável que seja mesmo verdade.

Publicado por: Mário às fevereiro 7, 2006 05:03 PM

Cambada de idiotas

Publicado por: O desconhecido do Norte Expresso às fevereiro 7, 2006 05:14 PM

Luís Lavoura às fevereiro 6, 2006 11:04 AM

Em abstracto não contesto o direito da DGCI de cativar reembolsos de IRS/IRC para pagar impostos devidos. Contesto o direito da DGCI cativar reembolsos de uma pessoa que nada tam a haver com o caso em litígio, apenas porque é minha mulher. Isso é que é, na minha opinião, um roubo descarado.

Publicado por: Albatroz às fevereiro 7, 2006 07:08 PM

Se realmente aconteceu algo à Joana... vou ter muitas saudades dos seus posts e da sua cultura.

Publicado por: diogenes às fevereiro 7, 2006 07:29 PM

Acho idiota e de muito mau gosto estar a lançar boatos sobre um possivel acidente da Joana. Se houvesse qualquer verdade nisso havia a obrigação de dar provas disso.

Publicado por: Albatroz às fevereiro 7, 2006 09:52 PM

Vocês não me apoquentem.
Ainda foi ontem ela estava com o filhinho com varicela.

Publicado por: asdrubal às fevereiro 7, 2006 10:31 PM

...e pelo que pude perceber o Estado parece que não está muito a modos de querer largar a "Golden Share" na PT.

Publicado por: asdrubal às fevereiro 7, 2006 10:57 PM

Albatroz às fevereiro 7, 2006 07:08 PM

Se fosse como Você diz, qualquer ladrão fiscal poderia evitar represálias do Estado, simplesmente apesentando a sua declaração de IRS em conjunto com outra pessoa.

É para mim claro que, quando Você e a sua mulher decidem apresentar juntos a declaração de IRS, se co-responsabilizam por eventuais cativações. Não é ao Estado que pode ser imputado o dever de deixar de cativar devoluções, lá porque a sua mulher decidiu apresentar a sua declaração conjuntamnte consigo.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 8, 2006 09:32 AM

Luís Lavoura às fevereiro 8, 2006 09:32 AM

Tendo a minha mulher uma actividade própria, os modelos 3 e respectivos anexos permitem fazer a separação entre os meus rendimentos e os dela, e calcular os respectivos reembolsos. A DGCI só não fez essa separação porque tem mentalidade de salteadora de estradas. Se se tratasse de penhora de bens, ninguém acharia normal que o fisco penhorasse bens pessoais da minha mulher para pagar uma dívida minha, se estivéssemos casados no regime de separação de bens. Então porque agir de forma diferente no que diz respeito a reembolsos do IRS?

Publicado por: Albatroz às fevereiro 8, 2006 09:45 AM

Ehehe.. A Joana é genial...como diz o Py .. a melhor altura de sair de cena é .. no topo ..é a forma mais inteligente ..só que ela deixou uma pista ténue.. ( se calhar de propósito )..

Nada melhor que fechar um ciclo .. de forma gloriosa.. o melhor blog de direita em 2005 .. depois de 3 anos a debitar cultura em alta rotação...

Agora ... nós .. os simples mortais comentadores desta "sala de estar " podiamos manter este espaço "vivo" ... para já podemos vir aqui trocar ideias .. e mais tarde quem sabe fazer um "Joana" ... o nosso grande problema .. é a falta de tempo e de ideias (glup)...mas ... tudo vale a pena .. qd a alma não é pequena ..

Publicado por: Cush às fevereiro 8, 2006 04:12 PM

Joana, mesmo se fosse verdade, eu mandava um beijoka que a ressuscitava, se mais não fosse, à Maldacena. Mas foi só ontem à noita que me passou a tristeza depois de phroneticar mais um bocadinho. Durante a tarde o Cush tinha-me dito que se calhar tinha partido mesmo e andei triste toda a tarde, até choveu cá! (reconheço a imodéstia de pretender que o meu estado de espírito comporta manifestações meteorológicas, mas a correlação é significativa...)

Portanto passando a coisas práticas, obrigado por tanta coisa, estou aqui a brincar de cachorro (falante) com o Cushinho/Cushão na chapada diamantina graças a um encontro à porrada aberta pelo Semiramis (isto entre homens depois de uma boa peleja leal fica-se muito amigo) A minha vida mudou, nem sei ainda dizer quanto, mas não me admirava que fosse tudo, incluindo o topos do futuro.

Entretanto, a sua saída é linda..., digan de todas as Joanas! Esperta Juanita ;)), mesmo que a triste notícia fosse verdade, dificilmente poderia sair mais por cima, deixando-nos a tod@s com saudades...

muitas beijokas politicamente incorrectas até sempre

Publicado por: py às fevereiro 8, 2006 05:31 PM

Ah, klaro e dis 2 de Fev foi o dia de Yemanjá, senhora dos mares..., cor de malva...

Publicado por: py às fevereiro 8, 2006 05:33 PM

Este pessoal passou-se completamente

Publicado por: Conan, o Bárbaro às fevereiro 8, 2006 06:04 PM

Lamentavelmente, este blogue parece ter acabado.
Algo de grave se terá passado. É pena.

Publicado por: Senaquerib às fevereiro 8, 2006 07:39 PM

É muito bonito ver, ler as palavras que escreveram. Muito obrigado. Deus vos abençoe.

Não sei que possa dizer neste momento...
Para além deste blog, fica a saudade da sua presença e as memórias de momentos passados. Memórias bem bonitas.

Parece que vou ter muitas horas de leitura com tantos artigos por ela escritos :)

Alguém sabe se este seu blog é pago ou gratuito? Será que vai permanecer online por muito tempo? Não tenho por hábito navegar na internet e não sei como funcionam os blogs. Agradecia que me informassem acerca do que julguem necessário.
Será melhor começar a guardar todos os artigos escritos, uma vez que o blog pode ficar offline por falta de pagamento ou por inactividade?

Obrigado.

Que a sua alma descanse em paz, é o que nós pedimos.

Publicado por: Amigo de longa data da Joana às fevereiro 8, 2006 07:56 PM

Falem a sério que para brincadeira não tem gosto.

Publicado por: Afonso às fevereiro 8, 2006 08:07 PM

Acha mesmo que escreveria tal coisa para brincar?
Foi no Domingo que faleceu.

Que a sua alma descanse em paz.

Publicado por: Amigo de longa data da Joana às fevereiro 8, 2006 08:19 PM

Só hoje descobri este blog, mas conhecia a pessoa que escrevia sob o pseudónimo de “Joana” pois tenho a honra de ser filho dessa pessoa. A "Joana" nunca me falou nele.
Quem conhecia a Joana sabe que se opôs ao fascismo e que sofreu por isso, sabe também que discordava da hipocrisia do modelo social em que vivemos e que sofria por ver a decadência a que o pais chegou, se existe titulo que não lhe assenta é o de reaccionária pois lutou sempre contra o "establishment" e sempre se questionou sobre tudo. Era também assim na sua vida pessoal. Mas não era do contra só por ser, era do contra naquilo em que sentia razão para o ser...
Alem do seu brilhantismo intelectual, da sua cultura,da sua boa disposição, da sua franqueza, do seu sentido de justiça inato, da sua visão lúcida e objectiva, da sua vontade de ultrapassar sempre os limites (o que a tornava muitas vezes numa espécie de “daredevil”), a Joana foi desenvolvendo ao longo da vida uma grande sensibilidade, intuição e um humanismo bem contrário ao humanismo hipócrita que criticava, será por estas ultimas qualidades apesar da grandeza de todas os outros atributos que sempre a recordarei.
Hoje acredito que a Joana está junto a Deus pois como Jesus dizia, “Bem aventurados os que tem sede de justiça pois serão saciados.”.

Publicado por: Hood às fevereiro 8, 2006 08:29 PM

Afinal, o que é que aconteceu?

Publicado por: Senaquerib às fevereiro 8, 2006 09:29 PM

?????????

Publicado por: J às fevereiro 8, 2006 10:04 PM

Rapaiz... para mim a Joana fechou em beleza .. tout court..

Qt ao "filho" Hood .. rsss como é possivel ser filho da mãe e não saber o que a mamã anda a fazer ???E logo uma coisa destas ..
É que se fosse realmente verdade nada impediria a divulgação do seu nome como foi feito com Spinoza.. ... e num texto tão importante... um verdadeiro Filho confundiria pais com país ??

Desculpa lá Joana .. mas m*jar fora do penico está-me nos genes... é que não acerto uma ...
Mas olha .. sais em Glória ...no doubt .. e galerinha .. toca a pôr os olhinhos nela ...e mais .. que tal pôr alguns textos nos programas de ensino ????

Ah .. e tu (M) cadê vc ??? não te esqueças que para a semana vou ter mais um pouco de tempo para tirar uma duvidas contigo ...não deixes de passar pela "nossa" ( já que a dona se "pirou") sala de estar .. viu ?? olha que eu preciso mesmo que me tires umas duvidas .. e tu Lucky .. relax a litle bit ... não esquentes por tão pouco ..e olha lá que eu tb preciso dos teus c onselhos ..viu ?? ah e do Xattoo tb é massa .. e o Senequarib e o Albatroz e o Mario e o Diogenes e o Asdrubal,e o Zippiz ,e o Saloio e o Vitor e o FBMatos , o Sá Chico .....galera ... vcs são seres pensantes .. e o Dragão precisa de todos .. viu ??? pronto pronto .. e o sizudo Lavourinha ...o Py não é citado .. já que está implicito...e finalmente o
Publicado por: Um conhecido da Joana às fevereiro 6, 2006 11:40 AM

Bora continuar por esta "sala de estar" ou será que funciona pedir um "encore"? Bora começar a bater com os pés no chão ......e uns assovios ( como diz o Ubaldo) Joana ..Joana... Joana..

Publicado por: Cush às fevereiro 8, 2006 10:09 PM

E já que a kpk está longe ...que tal um meia nove ?? Elas dizem que é meio Homem ... rsss

Publicado por: Cush às fevereiro 8, 2006 10:12 PM

Recado para os que acreditaram no filho da mãe.

1 - Joana não é pseudónimo. É mesmo o nome próprio da autora.

2 - Os filhos de Joana estão na idade da varicela e seguramente mais virados para as consolas de jogos do que para os blogues.

Publicado por: (M) às fevereiro 9, 2006 03:10 AM


Tenho lido alguns textos da Joana mas nunca escrevi nenhum comentário. Se é verdade o sucedido tenho muita pena e fico triste de nunca ter redigido um comentário de apreço! Apresento as minhas condolências a todos os que a conheciam.
Quanto ao filho se é alguma brincadeira de mau gosto merece realmente o título de “filho da mãe”. “Hood” quer dizer “capuz “ e se calhar está nos a enfiar o barrete!
Certamente não herdou o rigor da mãe que nunca dava um erro ortográfico. (não posso falar pois também dou muitos).
E concordo com o cush.
Tenho curiosidade em relação à pergunta do amigo de longa data sobre se o blog está em risco de expirar ou não pois se está o melhor é começar a coligir alguns textos bonitos que a Joana escreveu.
Como homenagem gostava de citar esta citação bonita que a Joana escolheu para comemorar os dois anos de blog e que muito me comoveu:

“Termino com uma citação de Raul Proença:
Amar os nossos inimigos - o pensamento dos nossos inimigos e a crítica dos nossos inimigos - é o verdadeiro sinal do espírito combativo. Que importa que eles me guardem ressentimento e rancor? Eu preciso deles como do ar que respiro; eu agradeço-lhes o contribuírem para a clarificação das minhas ideias e para a fortificação dos meus motivos de viver; eu afirmo-lhes, para além de todas as minhas disputas, a minha fraternidade e a minha lealdade de inimigo .
Dedico este parágrafo àqueles que discordam frontalmente do que escrevo (os inimigos), quer o escrevam aqui, quer apenas o pensem. E aqueles que apenas o pensem, que não se acanhem – escrevam-no.”
Gostaria também de citar estas palavras bonitas de um grande Republicano que nós bem conhecemos e que penso que não destoam:
“You and I have a rendezvous with destiny. We can preserve for our children this, the last best hope of man on earth, or we can sentence them to take the first step into a thousand years of darkness. If we fail, at least let our children and our children's children say of us we justified our brief moment here. We did all that could be done.” -Ronald Reagan in "A TIME FOR CHOOSING"

Até sempre Joana.

Publicado por: AtomSmith às fevereiro 9, 2006 07:40 AM

Acho que a Joana não iria deixar espalhar estes boatos, se pudesse evitar. O que faz concluir o pior.

Publicado por: Mário às fevereiro 9, 2006 10:14 AM

A minha opinião é que a "Joana" entrou em algum tipo de conflito de interesse com a actividade do blogue e por isso resolveu sair de mansinho. A história da morte parece demasiado esdrúxula e mal orquestrada.

Provavelmente, a "Joana" foi contratada por alguma entidade pública ou privada de grande exposição ou então está prestes a assumir algum cargo de grande visibilidade e por isso resolveu sair de mansinho... Como é óbvio, ela é uma pessoa com uma visão muito clara senão mesmo brilhante e uma mente dessas não passa despercebida.

Provavelmente, a "Joana" nunca imaginou o impacto que algum dia este blog viria a ter. Se calhar, se anunciasse a saída, levantavam-se ainda mais ondas. Assim, interrompeu esta sua actividade tout cour e deixou tudo em aberto. Este movimento vai certamente acabar por esmorecer e fica o assunto encerrado...

Parabéns Joana e Felicidades para o Futuro!

Publicado por: Pedro Costa às fevereiro 9, 2006 10:40 AM

Pedro Costa às fevereiro 9, 2006 10:40 AM

O seu "guess" parece-me o mais verosímil.

A Joana disse uma vez que havia um único comentador do blogue (L.R.) que a conhecia pessoalmente, e esse comentador confirmou esse conhecimento. Estranho ainda não ter visto nada escrito por esse comentador. Estranho que, pelo contrário, "conhecidos" da Joana, que nunca antes apareceram, venham aqui das notícias dela. ("Conhecidos" que subscrevem de forma anónima, isto é, que não dão a conhecer o seu verdadeiro nome. Aliás, também a Joana teve sempre cuidado em preservar o seu anonimato, e as razões que afirmava ter para o fazer não são necessariamente as verdadeiras. Tudo o que é anónimo levanta fundadas suspeitas quanto à sua veracidade.)

Com a perspetiva de três anos de estabilidade política, manter o blogue afigurava-se também problemático em termos de temática. Pode ter sido mais uma razão para estimular a Joana a pirar-se.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 9, 2006 10:49 AM

Publicado por: Pedro Costa às fevereiro 9, 2006 10:40 AM

O seu palpite é pura masturbação intelectual.

Publicado por: Mário às fevereiro 9, 2006 10:56 AM

Se fosse verdade a notícia da morte, a verdadeira identidade da Joana seria revelada. É o que acontece quando se utiliza pseudónimos. O anonimato serve para "proteger" a pessoa, mas depois da morte para que serve o anonimato?

Contudo, tenho pena que este seja o fim do blog. Eu era leitor assíduo apesar de nunca ter comentado um post.

Publicado por: pf às fevereiro 9, 2006 11:03 AM

Para sabermos, de forma credível, o que aconteceu à Joana, seria preciso antes de mais saber quem é a Joana.

Ora, a Joana sempre teve muito cuidado em esconder a sua identidade, eu diria mesmo, em lançar pistas falsas sobre essa identidade. Não seria agora que, subitamente, alguém nos iria revelar toda a verdade.

Portanto, temos que nos resignar à nossa ignorância. O blogue acabou, não sabemos porquê, e prontos.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 9, 2006 11:05 AM

Vamos lá ver. A Joana, seja ela quem for e mesmo Joana, não escreve desde de dia 2. Não parece muito rebuscado que ela não tenha tido tempo de escrever durante uma semana. Acontece. Já aconteceu a muitos de nós.
Vamos esperar uns dias para ver. Ainda estou convencido que isto não passa de uma lamentável brincadeira.

Publicado por: Afonso às fevereiro 9, 2006 11:12 AM

Algo se passa.

Os tais "amigos" da Joana saberão de alguma coisa. Já não é a primeira vez que ela não escreve durante 4 dias e não apareceu ninguém a anunciar a sua morte.

O que parece certo é que o blog morreu. Infelismente! Era o único que consultava, mesmo qdo não concordava com o que era escrito.

Se a Joana "humana" tivesse realmente falecido (espero sinceramente que não!), estou convencido que a esta hora já saberíamos a sua identidade através dos tais "amigos"... a Joana "virtual" no entanto parece mesmo que nos deixou... é pena)

Publicado por: Trident às fevereiro 9, 2006 01:59 PM

Luís Lavoura às fevereiro 9, 2006 10:49 AM

Esse comentador não disse nada e espero que não venha a fazê-lo.
Eu não conheço pessoalmente a Joana, mas descobri acidentalmente a sua identidade e troquei com ela um par de e-mails. E fiquei por aqui. Eliminei, inclusivamente, o seu e-mail da minha lista de contactos.
O direito à privacidade é um valor que respeito.
Há um milhão de razões para a não actualização do blogue e não vale a pena começar a inventar explicações.
As coisas neste mundo virtual devem aceitar-se «as is», para usar uma linguagem informática.

Publicado por: (M) às fevereiro 9, 2006 02:22 PM

Ei Joana ... viu ?? tá toda a galera batendo com o pé no chão .. e assoviando( lá no Porto trocamos os bs pelos vs) fartamente ....

Queremos um encore ... bora lá !!!! pelo menos mais tres canções .. ou traduzido ..mais três anos ...
Não pode haver melhor oportunidade .. são mais três anos de oposição ...que prazer...malhar...

Agora o (M) deixou claro que não houve nenhuma fatalidade ... e esta garota bem safadinha que deve ser bem gira ... deve estar a rir a bom rir...
Se calhar .. safadinha .. ficaste com raivinha e vieste tb pá chapadinha curtir.. fizeste bem... muito bem..

Mas olha c'a gente precisa mesmo de ti .. (apesar de seres um bocado altiva )... acho que é até um desejo sexual...rsss escupa lá...

Por fim ( por hoje) digo-te que estou a engendrar um esquema que te vai pôr as voltas na campa virtual.. rsss e vai ter altíssima probabilidade de te ressuscitar..eheh .. espera para veres ... mas ainda vai demorar uns dias para passar à prática .. já que andamos no garimpo dos diamantes aqui na chapada .. à lá Ran tan plan ( tão a imaginar o Ran .. a garimpar ?? é demais )...é de partir o côco...

Publicado por: Cush às fevereiro 9, 2006 04:09 PM

Eu por mim acho (esta cena do achismo é porreira)que JOANA está demasiada ocupada com a OPA da Sonae sobre a PT, ou demasiada preocupada com a contra-OPA!

Publicado por: zippiz às fevereiro 9, 2006 06:38 PM

Não basta a dor provocada pela sua partida, ainda somos obrigados a ler alguns posts que nunca deveriam ter sido escritos. Já imaginaram o que irão sentir os seus familiares e amigos assim que os lerem?
Lamentável... Tanta desconfiança...
Não sei que provas quererão. Será assim tão difícil acreditar nas pessoas hoje em dia?
Precisarão de ver que não vai aparecer mais nenhum artigo no blog, para finalmente crerem no que já várias pessoas aqui afirmaram?
Infelizmente a Joana (será que devo dizer o seu verdadeiro nome? Pelo que li, uns pensam que sim, outros não) faleceu no Domingo, 5 de Fevereiro. Soube do sucedido nesse mesmo dia, e no dia 6 estive com alguns familiares.
Não falámos sobre o blog (já agora posso afirmar que poucos familiares sabiam da sua existência) mas calculo que nenhum deles saiba a password de acesso ao mesmo, nem se o blog seria ou não pago. Portanto, em resposta à ideia expressa por AtomSmith, se quiserem guardar alguns dos seus textos, sejam rápidos, pois não se sabe quando será bloqueado o acesso ao blog. Eu vou fazê-lo, pois há muitos textos que recordo e gostaria de os ter comigo.
Aproveito para agradecer o respeito por muitos de vós mostrado.

Publicado por: Eduardo às fevereiro 9, 2006 09:07 PM

Caro Eduardo,
eu sou céptico e as informações aqui deixadas valem o que valem; além disso, para muitos, Joana é um "personagem" que todos respeitamos; se 99,9% das pessoas que por aqui passam não conhecem Joana, como é que podem acreditar num conjunto de "amigos e conhecidos" também ANÓNIMOS!
Não acha razoável a desconfiança de muitos comentadores?
.

Publicado por: zippiz às fevereiro 9, 2006 10:02 PM

Publicado por: Eduardo às fevereiro 9, 2006 09:07 PM

Tens que te esforçar mais.

Que idade tinha?
Morreu de quê?
Foi enterrada quando e onde?

Publicado por: Céptico às fevereiro 9, 2006 10:02 PM

Caro Eduardo agradeço a resposta e agradeço que os amigos da Joana entrassem em contacto comigo pois gostaria de esclarecer algumas coisas se fosse possível. Podem fazê-lo para texmyou@hotmail.com . Agradeço o tempo dispensado e tambem que nenhum amigo se apresse a revelar a identidade da Joana.

Publicado por: AtomSmith às fevereiro 9, 2006 10:59 PM

Também sou céptico. Se fosse verdade o que aqui se escreveu seria normal que se revelasse a verdadeira identidade da Joana e as circunstâncias do infausto acontecimento. Seria uma forma de homenagear e permitir a homenagem a alguém que todos admiramos, mesmo quando dela discordamos. Assim, tudo isto parece brincadeira de muito mau gosto, aproveitando talvez uma ausência perfeitamente explicável da Joana. Pode ser que haja quem se queira divertir à nossa custa. Infelizmente há gente capaz de tudo...

Publicado por: Albatroz às fevereiro 9, 2006 11:37 PM

Bem sou obrigado a confessar que não sou filho da Joana. Nem sei se a Joana tem filhos pensei que só tinha filhas. Quanto ao acento no pais peço desculpa ao brazuca mas sou pró acordo ortografico e nada me da mais prazer do que escrever um montao de palavras sem acentos....Mas oque disse sobre a Joana é verdade... Beijos e abraços a todos here I go to Sherwood... Abraço AtomSmith, remenber me?

Publicado por: Hood às fevereiro 9, 2006 11:45 PM

Sobre a Joana, já escrevi no meu blog, Arcadia, o que tinha a dizer. Os meus sentimentos à família e o meu agradecimento, através dela, por todo o conhecimento e cultura me deu a conhecer. Obrigado. E oxalá publiquem em livro os melhores posts dela, ou seja, todos (sem exagero). Porque todos demonstram o que acima disse.
NCR

Publicado por: Nuno Cunha Rolo às fevereiro 10, 2006 12:10 AM

Nuno,

Pelos vistos o pior parece confirmar-se.

Incrível... sigo este blog à cerca de 3 anos e esta morte acaba por ser bastante chocante!

Essa ideia do livro não parece descabida de todo... ou será? E já agora quem era realmente a Joana?

Que descance em paz onde quer que esteja.

Publicado por: Trident às fevereiro 10, 2006 01:07 AM

Obrigado pelas suas palavras, Nuno.
Julgo que o seu post atribui uma maior força ao que já foi expresso, e espero que todos passem a acreditar no que a família e amigos da Joana têm afirmado neste blog.

Publicado por: Eduardo às fevereiro 10, 2006 05:32 AM

Então acham que uma pessoa ligada á melhor sociedade, cujo pai tem uma biblioteca de cem mil livros, que conhece todos os quadros do PCP, que contactou com as melhores figuras do antigo e do novo regimem, tenha morrido de acidente de viação e os jornais estivesem caladinhos e mudos?

Talvez perguntando ao Paulo Querido, mas o problema é que ele acaba de vender o seu servidor...

Publicado por: São Tomé de férias em Portugal às fevereiro 10, 2006 08:57 AM

A pouco e pouco, e com grande tristeza, vou começando a acreditar na veracidade da notícia da morte da Joana. Tendo deixado de fazer sentido a manutenção do anonimato sugiro - a menos que a Joana tivesse deixado instruções em contrário - que seja dado a conhecer a sua verdadeira identidade. Seria pena que não pudéssemos dar um rosto à memória que todos vamos guardar de alguém que nos soube estimular intelectualmente, através da sua inteligência e cultura. Com efeito, a Joana era uma pessoa, não uma máscara, e ainda que apenas após a sua morte, bem gostaria de conhecer um pouco mais dessa pessoa. Espero que aqueles que conheciam a sua verdadeira identidade aceitem partilhar connosco essa visão da pessoa real por trás do pseudónimo.

Publicado por: Albatroz às fevereiro 10, 2006 09:21 AM

Nuno Cunha Rolo

Finalmente vejo uma pessoa que dá as notícias assinando o nome por baixo. Assim já é minimamente de acreditar.

Já agora, gostaria de saber minimamente sobre a Joana. Quem era, que idade tinha, de onde vinha.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 10, 2006 10:33 AM

Os meus profundos e chocados sentimentos à família e aos verdadeiros/reais amigos. Pelo que aqui foi sendo escrito ao longo destes anos Joana Gomes era uma mulher de grande gabarito. Inteligência, cultura e firmeza aqui abundaram. Como, decerto, na sua vida.

Publicado por: jpt às fevereiro 10, 2006 11:05 AM

Boa sorte para ti Joana onde quer que estejas e que tenhas sempre alguém com quem discutir.
Condolências á Familia e Amigos.

Espero que se salve os textos da Joana. Embora não a conhecendo penso que é um grande bocadinho dela que está aqui.

Publicado por: lucklucky às fevereiro 10, 2006 11:16 AM

Que pena :(((

A Joana parecia tão jovial na forma de escrever.

Escrevia muito bem, com clareza, piada, perspicácia e originalidade.

Muitas vezes discordava dela, mas a verdade é que este blogue estava entre os meus 5 favoritos.

Publicado por: lafredo às fevereiro 10, 2006 11:36 AM

...

Publicado por: Mário às fevereiro 10, 2006 11:57 AM

Morreu a Joana, salvem-se os textos.

Não querendo ser ou parecer infame, esta morte - pelo menos virtual - da Joana, parece-me ter algo de comercial por detrás...

Veremos (ou não) daqui a algum tempo na FNAC...

De qualquer forma, os meus sentimentos (quer reais quer virtuais) à família (real e/ou virtual) da Joana, consoante a sua morte seja real ou virtual.

Publicado por: Xiko às fevereiro 10, 2006 12:10 PM

A Joana nunca procurou o protagonismo durante toda a sua vida, é pois natural que revelar a sua verdadeira identidade exija alguma ponderação.

Publicado por: alguem às fevereiro 10, 2006 12:18 PM

Não precisei de conhecer a verdadeira Joana até hoje, os seus textos bastaram. Valem por si só, não precisam de outra confirmação de qualidade ou justificação de origem. Quem leu e ler o Semiramis conhece a Joana.

Confirmadas as notícias do seu falecimento resta-me dizer que as minhas orações estão com ela e a sua família.

Publicado por: Afonso às fevereiro 10, 2006 12:27 PM

alguem às fevereiro 10, 2006 12:18 PM

O que a Joana aqui disse por mais de uma vez é que escondia a sua identidade por motivos profissionais. Porque na sua profissão lidava com autarcas e outra gente que poderia ficar desagradada (e retaliar) se soubesse que a pessoa com quem estavam a trabalhar tinha certas ideias políticas.

Estes motivos já não são (ou em breve deixarão de ser) válidos, pelo que penso que a identidade da Joana deve ser revelada.

O que está em causa não é, naturalmente, o nome completo da Joana, que é de somenos importância, mas sim e sobretudo a sua trajetória política e profissional, que lhe permitiu adquirir tantos conhecimentos, que connosco partilhava, e formar opiniões tão interessantes.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 10, 2006 12:28 PM

Já agora, os meus pensamentos e sentimentos vão sobretudo para os filhos da Joana, em especial se forem pequenos e não puderem ainda ler este blogue. Será a eles que, provavelmente, mais falta ela fará. É eles que mais lamento.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 10, 2006 12:30 PM

Nunca escrevi nada neste blogue e até estou arrependido. A Joana merecia os meus agradecimentos por´me ter esclarecido em alguns assuntos com a sua vasta cultura e inteligência. Obrigado Joana eras a melhor blogger da blogosfera portuguesa. Um abraço para o Céu.
Já agora no blasfémias cita-se uma página de uma blogger identificada que afirma que a Joana Gomes faleceu com uma embolia pulmonar se nao estou em erro e foi no domingo 5 de Fevereiro de 2006. Os meus sentimentos à família e amigos.

Publicado por: Compositor23 às fevereiro 10, 2006 12:44 PM

Subscrevo as palavras do Albatroz. Como muitos dos frequentadores deste blogue, senão todos, admirava a inteligência, vivacidade, a humanidade, a tolerância e independência de espîrito da Joana, que faziam do Semiramis de longe o melhor blogue individual da nossa blogosfera. Sim, deve ser publicada uma selecção dos seus melhores textos, se possível com uma biografia, ainda que resumida. De facto, todas as razões que poderiam existir em vida para manter o anonimato, caducam com o facto brutal da sua morte. Tanto mais que na blogosfera só deixou admiradores. Gostaria de conhecer a sua identidade, bem como o lugar onde descansa em paz, para aí poder depositar uma flor da próxima vez que passar por Lisboa. Os meus sentidos pêsames à família, que imagino devastada. Não a conhecendo pessoalmente, e só agora tendo tomado conhecimento do seu desaparecimento, é como me sinto... Até sempre, Joana.

Publicado por: EUROLIBERAL às fevereiro 10, 2006 12:52 PM

Já tinha dado pela Semiramis por causa de um blog meu em que semiramis e pasifae significavam pornografia. Numa pesquisa pela net descobri o blog, hoje li num outro, a triste notícia e mais triste fiquei com alguns comentários que aqui li... Mais porque tem família e filhos pequenos. De economia não pecebo nada, de finanças menos... Mas acho-me em posição de dizer que percebo de relações e sentimentos humanos.
Joana, Semiramis, guardo uma lágrima para ti e para os teus... Melhor que ser lido é ser amado e tu eras-o!Um abraço para todos que, como eu, te chorem, sem te conhecer...

Publicado por: Pedro Corrêa às fevereiro 10, 2006 01:25 PM

http://www.flowers-flowers.com/images/roses_traditional.jpg

Obrigada, Joana.

Publicado por: anti-comuna às fevereiro 10, 2006 01:35 PM

Admirava a Joana pela moderação, pelo equilibrio e pelo rigor. Nunca embarcava no mais obvio, ela lia como ninguem as entrelinhas da realidade.

Um exemplo para todos os bloggers e comentadores, pois a maior parte das vezes não somos assim.

Publicado por: Anónimo às fevereiro 10, 2006 01:54 PM

Que a Joana fique sempre Joana do Semiramis. Não concordo com essa obsessão de saber a identidade dela. Quem lê este blogue há alguns anos sabe quem é a Joana e o que pensa. Para mim prefiro que fique assim, a minha homenagem é para ficar também aqui, junto a este blogue e em mais nenhum outro lugar.

Espero que este blogue fique online durante muitos e muitos anos. Seria a mais linda homenagem à Joana.

Publicado por: Luis às fevereiro 10, 2006 02:02 PM

Subscrevo o Albatroz, o Alfredo, o Afonso, o Euroliberal, o Pedro Corrêa, e todos os que estão a manifestar o seu pesar por esta perda, para a Joana, para a sua família, amigos, e também para todos nós leitores e comentadores. Todos ficámos muito mais pobres...

De todos os blogs, e com todo o respeito, este era o MEU blog; e graças à contribuição de todos, mas sobretudo do espírito e engenho da Joana, cuja cultura e propriedade na escrita eu invejava, e com quem mantive (em geral) uma mesma maneira de ver a nossa sociedade, aprendi a conviver e a poder comentar/expressar o que sentia.

Estou disponível para qq manifestação de apreço e de reconhecimento que entendam fazer em sua memória. Também um pouco de nós todos se foi...e sinto uma profunda tristeza.

Publicado por: Saloio às fevereiro 10, 2006 02:13 PM

Obrigado Joana. Por tudo o que representas.
Bem hajas onde estiveres.

Publicado por: Paulo Tomás às fevereiro 10, 2006 02:37 PM

Tambem eu sinto uma profunda tristeza.


Seguia este blog há ja alguns anos apesar de nunca ter participado.
Lía tambem com muito interesse todos os vossos comentários.

As minhas sinceras condolências à sua família e filhos.

Publicado por: Miguel às fevereiro 10, 2006 02:37 PM

Estou chocado.

Queria manifestar a minha profunda tristeza e dar as minhas sinceras condolências à família e amigos.

Penitencio-me por nunca ter comentado um post, apesar de ter sido leitor assíduo e incondicional deste fantástico blog.

Publicado por: pf às fevereiro 10, 2006 02:47 PM

Não sei que diga. Ficou o link n'A Baixa do Porto.

Publicado por: Tiago Azevedo Fernandes às fevereiro 10, 2006 03:09 PM

A blogosfera perdeu uma das suas mais ilustres blogueiras. Até sempre Joana e obrigado

Publicado por: amarelito às fevereiro 10, 2006 04:01 PM

Descobri o Semiramis há já não sei quanto tempo algo por acaso e depressa formei a opinião que, no seu campo, era o melhor blog Português.

Com o passar do tempo o apreço foi-se reforçando e a minha curiosidade acerca de quem realmente seria a Joana foi crescendo.
Haveria de ser alguém muito interessante, uma daquelas pessoas que vale realmente a pena conhecer, alguém com quem deveria dar muito prazer conversar. Como deveria ser fantástico fazer tertúlias com a Joana! Aposto que seriam daquelas tertúlias tão estimulantes que até do tempo se perda a noção.

Através da leitura dos seus textos formei da Joana uma imagem de alguém muito interessante, inteligente, perspicaz, lúcida, sagaz... Com uma escrita clara, escorreita, correctíssima e muito rica. Senhora de uma vastíssima cultura.

Há dois dias recebi uma notícia que me deixou muito triste: um amigo havia perdido uma pessoa que lhe era muito especial. Fiquei triste ao ver a partida cruel que o destino lhe tinha pregado. Ontem fui dar-lhe um abraço. Fomos conversando... e eis qual não foi o meu choque e espanto quando soube que, afinal, Joana era o pseudónimo virtual dessa pessoa tão especial para o meu amigo. Sempre é verdade que uma má notícia nunca vem só: o meu amigo perdeu de forma inesperada e prematura alguém que lhe era tão especial, eu perdi uma das minhas leituras preferidas e Portugal perdeu um dos seus espíritos mais brilhantes.

Agora sei o seu verdadeiro nome, mas não sei quem realmente foi. Gostaria do o saber, em parte porque gosto de conhecer aqueles que admiro e em parte porque intuo que tenho muito a aprender com a sua vida, da qual apenas conheço alguns (muito poucos) factos esparsos.

Creio que seria de toda a justiça que se prestasse uma homenagem a Joana, coligindo alguns dos seus textos mais significativos e atemporais e publicando-os conjuntamente com uma nota biográfica.

A ti, amigo a quem o destino tem sido pouco generoso, quero reiterar a minha amizade, solidariedade e admiração. Acredito que a morte não é o fim, mas tão só uma passagem para aldo melhor, por isso quando alguém que me é querido falece fico triste porque o meu mundo fica mais pequeno e mais pobre, mas fico também com a consolação de que para quem parte o futuro será melhor.

Bem haja Joana!
Obrigado pelo conhecimento que transmitiu e pelas ideias que partilhou!

PS1: Creio que todos os apreciam Joana deveriam colaborar na homenagem sugerida, para o efeito poderiam corresponder ao pedido de atomsmith (texmyou@hotmail.com)
Quem tiver contactos no mundo editorial poderia ajudar na tal publicação e aqueles que tiverem conhecimentos informáticos poderiam dar resposta às questões levantadas a propósito do blog.

PS2: espero não cometer uma inconfidência indevida, mas creio que devo esclarecer que o acontecimento fatídico não foi um acidente de viação. Aliás, nem creio que interesse saber a causa. Foi súbito e isso torna o seu desaparecimento trágico. A perda é irreparável.

Publicado por: sgs às fevereiro 10, 2006 04:59 PM

O blog da Joana era, sem dúvida, o melhor da blogosfera: ponderação, rigor técnico, sentido crítico, conhecimentos técnicos, cultura geral.

Após dezenas de tentativas de escrever algo mais, desisto, dizendo-lhe: MUITO OBRIGADO por ter partilhado connosco as suas opiniões e saber.


Amândio Silva

Publicado por: Amândio Silva às fevereiro 10, 2006 05:10 PM

Sgs, e qual foi o seu verdadeiro nome?

Publicado por: Trident às fevereiro 10, 2006 05:22 PM

O post de 29 de Dezembro de 2004 é muito interessante, e vale a pena ser relido.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 10, 2006 06:35 PM

Obrigado pelas bonitas palavras que escreveram.

Para além do facto da autora ter mostrado o desejo de não ser revelada a sua verdadeira identidade (e só este motivo deveria ser o bastante para que não seja), julgamos não haver, como tem sido expresso por muitos, qualquer interesse nessa revelação pois, maior verdade e intimidade põem a descoberto os textos que ela escreveu. Mais do que o verdadeiro nome, o seu percurso profissional ou o seu rosto, são os seus textos que mostram o seu verdadeiro ser. Na verdade, os leitores assíduos deste blog conhecem-na muito bem.
Agradeço que evitem mais pedidos de revelação de identidade, pois a família não tenciona opôr-se à vontade da autora.
Obrigado pela compreensão.

Publicado por: Eduardo às fevereiro 10, 2006 07:05 PM

É pena. Por muito bom que seja um cérebro, uma pessoa é muito mais do que o seu cérebro. É pena. Mas respeita-se.

Publicado por: Albatroz às fevereiro 10, 2006 07:11 PM

Concordo consigo caro Albatroz mas não percebo a que se refere....

Publicado por: AtomSmith às fevereiro 10, 2006 07:34 PM

Conheci a Joana nos tempos em que ela ainda escrevia no Expresso Online, contribuindo para a elevação de um espaço internauta que, tantas vezes, tendia para a mediocridade e para o amesquinhamento.

A Joana era, então, uma portentosa luz no meio de tanta imbecilidade: fazia-nos rir (e, às vezes, chorar a rir) com os seus textos mais sarcasticamente acutilantes, estimulava-nos intelectualmente e dava-nos a sensação de estarmos na presença de um ser superior.

Lamentavelmente, a Joana foi obrigada a sair do Expresso Online, tantas foram as mentes mesquinhas e persecutórias que se levantaram contra ela.

Deixou de comentar no Expresso Online para criar aquele que era, seguramente, um dos melhores (senão mesmo o melhor) dos blogues.

Não comentava assíduamente os seus textos, mas lia-os com regularidade e mantenho que muito dificilmente será possível encontrar alguém que se ja capaz de produzir uma quantidade tão grande de textos, sobre os mais variados assuntos, mantendo um nível de exigência, rigor, elevação, independência e liberdade de pensamento, argumentação e opinião tão elevados quantos os praticados pela Joana.

Em tempos cheguei a trocar algumas mensagens pessoais com ela. Fiquei com ideia que ela era mãe de duas crianças com menos de 10 anos de idade. Se assim é, não posso deixar de lamentar a perda que as mesmas acabam de sofrer.

Recordo-me de lhe ter dito, uma vez, que os filhos dela eram uns verdadeiros privilegiados, por terem uma mãe com uma inteligência e uma cultura tão vastas.

Se ela nos deixou efectivamente, é com muita mágoa que lamento esta perda. Mas, também não posso deixar de dizer manifestar o meu agradecimento à Joana por tudo quanto ela partilhou connosco.

Hoje, posso dizer, com orgulho, que, em certa medida, também me sinto um «filho» da Joana. Foi um privilégio (um raro privilégio) conhecê-la através dos seus textos e aprender tanto com ela.

Sim, Joana, os teus filhos foram uns privilegiados, por te terem tido como mãe. E todos nós fomos sumamente privilegiados por te termos tido aqui.

Obrigado!

Publicado por: Paulo Pedroso às fevereiro 10, 2006 07:55 PM

Uma notícia muito triste e que me chocou a do falecimento da Joana, autora deste excelente blogue. Os meus sentimentos aos familiares e amigos.

Publicado por: Charlotte às fevereiro 10, 2006 08:06 PM


Na mitologia grega Semíramis era a rainha da Babilónia, construtora dos jardins suspensos,uma das sete maravilhas do mundo antigo.A "jardinagem" da Joana fazia-se no mundo moderno do ciberespaço adubando e regando os nossos espiritos com graça, ilustração e saber, sempre atenta a cortar rente nas ervas daninhas cá do burgo. O nosso bem-haja e que a sua recordação perdure entre todos nós.

Publicado por: Ciberleitão às fevereiro 10, 2006 08:30 PM

"Para além do facto da autora ter mostrado o desejo de não ser revelada a sua verdadeira identidade"

Parece-me algo estranho que uma pessoa se preocupasse com esse pormenor se foi algo súbito.

Se for verdade, os meus pêsames, para mim a Joana era uma das mentes mais brilhantes deste país. Falta não uma, mas milhares de Joanas.

Publicado por: Incognitus às fevereiro 10, 2006 09:45 PM

.

Publicado por: asdrubal às fevereiro 10, 2006 10:22 PM

Adeus Joana. Até sempre...

Publicado por: Vítor às fevereiro 10, 2006 10:28 PM

A Joana escreveu no Expresso on-line e foi expulsa? Seria possivel o nosso amigo Pedroso aprofundar essa história.

Publicado por: AtomSmith às fevereiro 10, 2006 10:49 PM

Convenhamos, o blogue era uma merda. Mas lamento, claro, a morte, a ser verdade, da Joana.

Publicado por: JC às fevereiro 11, 2006 12:26 AM

Que a teia que ajudaste a construir te seja sempre leve, Amiga de Armas!

Publicado por: Fafe às fevereiro 11, 2006 05:29 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)