« Irreflexões nas vésperas do debate orçamental | Entrada | Políticas do Ambiente 3 »

outubro 31, 2003

Políticas do Ambiente 4

As gaivotas das Berlengas

Havia, há anos uma actividade em Peniche que consistia na apanha de ovos de gaivota nas Berlengas e sua utilização na indústria de doçaria da terra. Como o faziam há séculos, sabiam as posturas que deviam recolher e quais as que deviam deixar para manter os efectivos da espécie. Havia um equilíbrio natural que durava há muitos séculos.

Apareceram os fundamentalistas dos animais, que só conhecem as espécies dos livros, que fizeram um clamor terrível, devidamente amplificado pelos meios de comunicação. A apanha foi proibida e sujeita a pesadas coimas.

Alguns anos depois, as gaivotas, sem o predador natural (os pescadores), tornaram-se uma praga que ameaçava todo o ecossistema das Berlengas: havia alguns répteis nativos em vias de extinção acelerada, etc. Um desastre ecológico! Então, os nossos aprendizes de feiticeiro tomaram a sábia decisão de envenenar as gaivotas.

Porém, as gaivotas têm, relativamente aos fundamentalistas dos animais, 2 vantagens:

- Aprendem com a experiência (coisa que não acontece com aqueles);
- Como não sabem ler, comportam-se face à natureza orientadas pelo seu instinto aperfeiçoado pela vivência de muitos milénios, enquanto aqueles só sabem o que vem nas revistas editadas por outros fundamentalistas dos animais.

Dada essa sua superioridade “filosófica”, as gaivotas, depois de algumas experiências desagradáveis, cedo se aperceberam que aquela mistela que lhes ofereciam não era boa para a saúde e tomaram a sábia e unânime decisão de não a comer mais.

Tomei conhecimento disto há 3 ou 4 anos. Depois soube que começaram aos tiros às gaivotas. Não sei como a questão evoluiu entretanto.

Enfim ... o país que temos.

Publicado por Joana às outubro 31, 2003 07:38 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104979

Comentários

Quando há uns anos fui às Berlengas tamb+em ouvi contar essa história. Gostava de saber como acabou.

Publicado por: Rui Silva às outubro 31, 2003 11:10 PM

Esta hist´ria das gaivotas das Berlengas seria de deitar abaixo essa gente fundamentalista se ela tivesse vergonha na cara

Publicado por: Senhor dos Aneis às novembro 1, 2003 10:08 AM

E os jornais e Tê~Vês que os ajudam nos disparates, mas que depois se calam.

Publicado por: Senhor dos Aneis às novembro 1, 2003 10:09 AM

E a questão das cegonhas?

Agora há cegonhas por tudo o que é sítio.
Mas as cegonhas estão a dar cabo dos predadores intermédios. Os agrigultores queixam-se das doenças provocadas no gado pelo excesso de insectos e atribuem isso à menor quantidade dos predadores desses insectos.

As coisas têm que ter um equilíbrio.

Publicado por: Rui Silva às novembro 1, 2003 10:29 AM

Ouvi falar dessa história das cegonhas.
O que acho nojento na comunicação social é dar toda a cobertura aos ambientalistas e depois não noticiarem os resultados dos seus disparates

Publicado por: Humberto às novembro 22, 2003 05:37 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)