« Fé, esperança e caridade | Entrada | Hegel e Marx »

outubro 03, 2003

Os Estábulos de Áugias

Sempre considerei P Portas, enquanto político na oposição, um cabotino. Enquanto ministro fui todavia obrigada a reconhecer que tem tido um desempenho que me parece razoável, embora fique sempre incomodada com o cabotinismo de algumas das suas intervenções públicas … porventura intelectualismo meu em excesso ….

Porém, sempre me insurgi contra a campanha de maledicência contra P Portas, campanha veiculada pelo Expresso e outros órgãos de Comunicação Social e amplificada pelo PS e oposição em geral.

E insurgi-me porque lançar torrentes de lama, repetidamente, sobre um político, em vez de discutir o seu desempenho como estadista, inquina todo o debate político português, fragiliza as instituições democráticas e é um boomerang que acabará sempre por atingir quem lança a lama e, por acréscimo e infelizmente, todo o mundo político e a democracia portuguesa.

Recuando ao mundo da Grécia Clássica, diria que esta questão faz lembrar um dos trabalhos de Hércules: A limpeza dos estábulos de Áugias.

Áugias era um rei grego que possuía grandes rebanhos de gado, cujos currais nunca tinham sido limpos. Assim o estrume e as bostas tinham vários metros de profundidade e hectares de área. Eristeu, outro rei, ao tempo patrão de Hércules e pouco respeitador da legislação laboral, ordenou ao herói que limpasse os estábulos num dia. Hércules analisou a forma como os excrementos se tinham acumulado, desviou o curso de um rio para os locais exactos e uma enxurrada de água, imensa e purificadora, varreu toda a imundície para longe. Foi assim como se tivesse ido depor, em Monsanto, sobre a Moderna.

Regressando à Cultura Lusitana Actual, vemos que o resultado de uma estratégia de maledicência política, e de teorias de conspiração absurdas, levou a oposição, após a “limpeza dos estábulos de Áugias”, à mais completa astenia política e um político sem carisma e que, há pouco mais de um ano, ninguém dava nada por ele, à confortável posição de líder incontestado. Pior era impossível!

Mas, apesar dos resultados negativos, a falta de siso dos “que-se-julgam-fazedores-de-opinião” não tem limites, como se vê continuadamente por alguns parágrafos aqui e além. Por exemplo, Miguel Veiga diz que Portas “mostrou um «comportamento inqualificável e desleal», revelador de «falta de carácter e dignidade», «quase canalha»”. Estas declarações de Veiga são, para Nicolau Santos, no seu texto de hoje no Expresso online, uma “verdade absoluta”. No que se refere a Portas não há “contraditório”. O homem tem sempre o “prejuízo da dúvida”, como já o tinha tido quando as afirmações de um arguido, acusado do desvio de milhões de contos, é que faziam fé.

Não sei se P Portas e Nogueira de Brito terão um problema de carácter. Eventualmente tê-lo-ão. Mas Nicolau Santos, J.A.Lima e outros, esses têm-no seguramente.

24-Junho-2003

Publicado por Joana às outubro 3, 2003 08:41 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104941

Comentários

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)