A Constituição dos EUA tem 7 artigos e teve 27 emendas, o que é natural, atendendo a que tem mais 200 anos que a portuguesa. No conjunto, artigos iniciais e emendas, são cerca de 6.800 palavras e 35.000 caracteres. A Constituição portuguesa, na sua actual forma, tem 295 artigos, mais de 32.000 palavras e cerca de 170.000 caracteres. E seria muito mais palavrosa, se as revisões tivessem tido a forma de emendas adicionais.
Como é possível instaurar uma economia de mercado a funcionar de forma eficiente, com uma constituição que afirma, logo no preâmbulo, pretender abrir caminho para uma sociedade socialista? E como é possível essa frase permanecer lá, mesmo após se ter visto na prática o que aconteceu às sociedades socialistas do Leste europeu?
A Constituição portuguesa actual, em todo o seu articulado, tem um cunho marcadamente ideológico, começando com declarações de intenção, que normalmente não concretiza, até porque se as concretizasse poderia colocar a nossa economia e a nossa vida social num impasse, mas que podem sempre servir de fundamento para arguir qualquer nova lei aprovada pela AR de inconstitucional.
Por exemplo, no Artigo 58.º (Direito ao trabalho), a Constituição prescreve:
1. Todos têm direito ao trabalho.
2. Para assegurar o direito ao trabalho, incumbe ao Estado promover:
a) A execução de políticas de pleno emprego;
O primeiro ponto não passa de uma boa intenção, não concretizável na prática. Isto é, nas antigas sociedades do Leste europeu, concretizou-se, mas sabe-se qual foi o resultado: a sua implosão após o tempo suficiente que demorou a levar as respectivas economias à ruína total. Quanto à execução de políticas de pleno emprego é uma opção macroeconómica que depende da conjuntura económica. Nem sempre é a política mais adequada à melhoria do bem estar social e económico. É uma questão técnica, embora com reflexos políticos e sociais. Não é matéria que deva figurar numa constituição.
Outra herança do PREC que figura na constituição, mas que não é aplicada nas empresas privadas (e não só) por razões óbvias: Artigo 54.º - 5. Constituem direitos das comissões de trabalhadores: ... b) Exercer o controlo de gestão nas empresas;
Outra prescrição que não passa de uma boa intenção moralista: Artigo 65.º (Habitação e urbanismo) 1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
O objectivo da governação é promover o bem estar geral. É inútil, e frequentemente contraproducente, enxamear uma constituição de intenções moralistas. O preâmbulo da Constituição dos EUA sintetiza toda essas intenções moralistas:
Nós, o povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita, estabelecer a justiça, assegurar a tranquilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade, promulgamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América. E nem mais uma palavra!
Por alguma razão os EUA se tornaram na nação mais próspera do mundo e continuam a conseguir resolver e a ultrapassar as crises de crescimento económico que se vão levantando no seu caminho, enquanto nós não saímos da cepa torta e estamos permanentemente paralisados pelos entraves que nós mesmos criamos ao nosso percurso.
Mas a nossa constituição leva a sua perversidade ao ponto de, para além da necessidade de dois terços dos deputados para a rever, ter ela própria estabelecido limites à sua revisão: Artigo 288.º (Limites materiais da revisão):
As leis de revisão constitucional terão de respeitar:
a) A independência nacional e a unidade do Estado;
b) A forma republicana de governo;
c) A separação das Igrejas do Estado;
d) Os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos;
e) Os direitos dos trabalhadores, das comissões de trabalhadores e das associações sindicais;
f) A coexistência do sector público, do sector privado e do sector cooperativo e social de propriedade dos meios de produção;
Embora alguns daqueles limites sejam princípios basilares aceites pela sociedade ocidental, outros são apenas circunstanciais. Como é possível os constituintes levarem o seu medo pelo comportamento das gerações futuras ao ponto de estabelecerem limites que, mesmo estando todos os deputados de acordo, não é possível transpor?
Este medo do futuro indicia a insegurança dos constituintes de 1975/6, o sentimento de que estavam possuídos de estarem a fazer um texto de circunstância, que iria levantar fortes objecções no futuro e decidiram farisaicamente precaver-se aferrolhando-o ... pondo-lhe um cinto de castidade e atirando a chave fora, algures, a meio do Mediterrâneo, a caminho da cruzada da Terra Santa ... ou a meio caminho dos paraísos do Leste, onde os amanhãs cantavam.
Que trabalheira que teve a contar essas palavras todas!
Afixado por: nuncio em janeiro 20, 2005 07:27 PMHá que tempos que ando para ler a constituição. quando tive essa intenção pela primeira vez, há anos atrás, pensava que a Constituição era uma das melhores coisas que tinhamos. Com o passar dos anos foi ficando óbvio que não era bem assim...
Afixado por: Mário em janeiro 20, 2005 07:39 PMMario: A Constituição portuguesa foi um documento produzido com o objectivo de cristalizar uma determinada conjuntura histórica e mantê-la para a eternidade.
Foi estúpido, porque a história mostra que tudo se resolve e tudo muda, quer queiramos ou não, foi perverso, porque tem servido de obstáculo ao nosso desenvolvimento.
Durante mais de uma década houve sectores que eram vedados à iniciativa privada. Só foi possível privatizar a banca, seguros, etc., depois da revisão constitucional que acabou com essa delimitação de sectores.
Afixado por: Joana em janeiro 20, 2005 07:52 PMEsta constituição é uma constituição revolucionária e só os reaças estão contra ela. Já a modificaram demais
Afixado por: Cisco Kid em janeiro 20, 2005 08:51 PMO que esta gaja queria era uma constituição à americana.
Afixado por: Cisco Kid em janeiro 20, 2005 08:53 PMTás a ficar esperto, Ó Cisco. Como advinhaste que a malta tá farta desta constituição do PREC?
Publicado por Joana em janeiro 20, 2005 07:12 PM
Joana
Desta vez apetece-me.... comentar este seu texto, parágrafo por parágrafo vejamos então:
"A Constituição dos EUA tem 7 artigos e teve 27 emendas, o que é natural, atendendo a que tem mais 200 anos que a portuguesa. No conjunto, artigos iniciais e emendas, são cerca de 6.800 palavras e 35.000 caracteres. A Constituição portuguesa, na sua actual forma, tem 295 artigos, mais de 32.000 palavras e cerca de 170.000 caracteres. E seria muito mais palavrosa, se as revisões tivessem tido a forma de emendas adicionais."
Não sabe porquê?
Porque para os TUGAS DOUTOS, para se referirem a - traseiro - dizem: a parte inferior da coluna vertebral.... eheheheh
""Como é possível instaurar uma economia de mercado a funcionar de forma eficiente, com uma constituição que afirma, logo no preâmbulo, pretender abrir caminho para uma sociedade socialista? ""
Se por economia de mercado, se entende...economia selvagem da lei do mais forte, que quantos mais e melhores escravos tiverem, maiores lucros obterão no seu bolso...de facto não é possível !!!
E como é possível essa frase permanecer lá, mesmo após se ter visto na prática o que aconteceu às sociedades socialistas do Leste europeu?
As sociedades de leste poderão ter morrido, poderão até seus habitantes desapracerem do Planeta, que não tem nada a ver com o que os Portugueses desejam para si...portanto não misture, nem invente sociedades socialistas, pois serei obrigado a dizer-lhe em alto e bom som... O SISTEMA COMUNISTA DA CHINA, É O MELHOR SISTEMA DO TAL MERCADO..., pois é mais eficiente, mais rentável, mais produtivo...e a prova é que as empresas americanas se estão a transferir para lá...e pasme-se...algumas multinacionais do TIO SAM...já têm sede em Pequim !!!
Será que os EUA...se tornarão Comunistas ?
farei uma continuação...para n se tornar fastidioso.
Vamos pôr o Templário a ser pago com uma tijela de arroz por dia, a fazer 10 mil bandeiras portugueses por dia, com pagodes em vez de castelos
Afixado por: Coruja em janeiro 20, 2005 09:57 PMSó para lembrar que os EUA para segurarem a sua economia precisam de estar sempre a fazer uma guerra no exterior. Está historicamente provado que é assim, pelo menos desde a 2ª guerra mundial. E isso ficou bem visível na eviolução do Dow Jones antes e depois desta última invasão do Iraque. Se o paradigma do progresso é uma economia de guerra então para mim já não mais nada a dizer.
Afixado por: pyrenaica em janeiro 20, 2005 10:05 PMPublicado por Joana em janeiro 20, 2005 07:12 PM
continuação....
"A Constituição portuguesa actual, em todo o seu articulado, tem um cunho marcadamente ideológico, começando com declarações de intenção, que normalmente não concretiza, "
Claro ! Afinal é que é uma constituição ?
É uma conjunto de príncipios, pelos quais um estado se deve reger. E...ela...a constituição...obviamente...não pode concretizar nada !
..." até porque se as concretizasse poderia colocar a nossa economia e a nossa vida social num impasse, mas que podem sempre servir de fundamento para arguir qualquer nova lei aprovada pela AR de inconstitucional. "
Que se saiba a CONSTITUIÇÃO COMUNISTA DA CHINA...NÃO A IMPEDIU...DE CONCRETIZAR O CAPITALISMO SELVAGEM...sabe porquê ? Porque seus dirigentes, decidiram evoluir nesse sentido, e lançaram a grande palavra de ordem...a CHINA em pouco tempo terá que atingir o nível da Europa, custe o que custar, claro que daqui a 10 anos a pergunta será: Como é que a China suplantou a Europa ?
Por exemplo, no Artigo 58.º (Direito ao trabalho), a Constituição prescreve:
1. Todos têm direito ao trabalho.
2. Para assegurar o direito ao trabalho, incumbe ao Estado promover:
a) A execução de políticas de pleno emprego;
Claro...só quem não terminou o ciclo preparatório é que não entende estes príncipios simples, que também vêm na Francesa, Espanhola, Alemã, Dinamarquesa, Sueca etc etc.
Afixado por: Coruja em janeiro 20, 2005 09:57 PM
Já vi..que não está a gostar da fruta...pois, pois, é que para se falar destas coisas...não nos podemos esquecer doutras... eheheh, mas olhe a PYRENAICA...disse-lhe em poucas palavras, praticamente tudo sobre o seu krido mercado...GUERRA !!! é o que você gostaria, aliás aprovou a do IRAQUE.
Afixado por: Templário em janeiro 20, 2005 10:11 PMFoi isso pyrenaica. Quando Portugal acabou com a guerra em África, a nossa economia começou a ir abaixo.
Temos que falar com o Bush sobre aquela ameaça do Irão!
Publicado por Joana em janeiro 20, 2005 07:12 PM
" O primeiro ponto não passa de uma boa intenção, não concretizável na prática. Isto é, nas antigas sociedades do Leste europeu, concretizou-se, mas sabe-se qual foi o resultado:
a sua implosão após o tempo suficiente que demorou a levar as respectivas economias à ruína total. ????
realmente... você é mesmo apanhadinha..e só vê para um lado... nem sequer percebe que o problema principal dessas sociedades era o da LIBERDADE...e não o da economia..
...." Quanto à execução de políticas de pleno emprego é uma opção macroeconómica que depende da conjuntura económica. Nem sempre é a política mais adequada à melhoria do bem estar social e económico. É uma questão técnica, embora com reflexos políticos e sociais. Não é matéria que deva figurar numa constituição. """""
Bom aqui...já admite...a intervenção do Estado, depois fala em questões técnicas.. sendo a sua área..., mais uma vez peca...pois ESTÁ DESACTUALIZADA e aproveito para lhe dizer, que a FRANÇA está a PREPARAR LEIS que IMPEÇAM PODERES ESTRANGEIROS DE TOMAREM EMPRESAS QUE O ESTADO ENTENDA COMO ESTRATÉGICAS...face ao avanço silencioso do fundo texano que anda a adquirir posições de relevo em empresas de alta tecnologia.
Valha-nos a França para que sirva de exemplo aos TUGUINHAS !
Outra herança do PREC que figura na constituição, mas que não é aplicada nas empresas privadas (e não só) por razões óbvias: Artigo 54.º - 5. Constituem direitos das comissões de trabalhadores: ... b) Exercer o controlo de gestão nas empresas;
Coitados..nunca tiveram direito a nada, porque sempre tiveram medo de colocar a constituição em cima da mesa, sabe porquê ? porque eram uns ignorantes e ainda são, pois se os doutos pensam com os cotovelos, os operários pensam com a barriguinha.
""""Outra prescrição que não passa de uma boa intenção moralista: Artigo 65.º (Habitação e urbanismo) 1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar."
qual é o problema ?
Sabe que nos Países Europeus, tipo França, Suiça e outros , uma família de 6 pessoas, não pode viver em 2 assoalhadas? sabia ? aprenda !!!
Chamam a isso viver com decência !!!
... só o(a)s incompetentes, e nos últimos 28 anos de bloco central houve muitos, se escudam na Constituição para justificar sermos o último dos 15 da UE .
Afixado por: zippiz em janeiro 20, 2005 10:44 PMPublicado por Joana em janeiro 20, 2005 07:12 PM
" O objectivo da governação é promover o bem estar geral. ""
Duvida ? caso contrário nem necessitaríamos de governantes !!!
... É inútil, e frequentemente contraproducente, enxamear uma constituição de intenções moralistas. O preâmbulo da Constituição dos EUA sintetiza toda essas intenções moralistas:
Esta parte é como dizem os américas... so..no comments...
Nós, o povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita, estabelecer a justiça, assegurar a tranquilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade, promulgamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América. E nem mais uma palavra!
Como aqui você transcreveu e aceito que não se enganou na tradução, verifica per si, que o problema deles é bem diferente, pois o factor preocupante é a UNIÃO OS VÁRIOS ESTADOS....nós só temos um Estado...até que seja criado o da Madeira...
Por alguma razão os EUA se tornaram na nação mais próspera do mundo e continuam a conseguir resolver e a ultrapassar as crises de crescimento económico que se vão levantando no seu caminho, enquanto nós não saímos da cepa torta e estamos permanentemente paralisados pelos entraves que nós mesmos criamos ao nosso percurso.
Nós Portugueses e Portugal, só não somos superior aos estados Unidos, porque não desejámos sê-lo, nem sequer seguir suas pisadas, pois teria até sido bem simples:
- Bastava ter assassinado e ESTERMINADO, todos os naturais do Brasil, tal como fizeram os assassinos aos Índios Americanos !
rectifico com as pressas e os bloqueios do blog....
EXTERMINADO COM X E NÃO COM S FOI AO LADO EHEHEHEH
Afixado por: Templário em janeiro 20, 2005 10:51 PMPublicado por Joana em janeiro 20, 2005 07:12 PM
"""Mas a nossa constituição leva a sua perversidade ao ponto de, para além da necessidade de dois terços dos deputados para a rever, ter ela própria estabelecido limites à sua revisão: Artigo 288.º (Limites materiais da revisão):
As leis de revisão constitucional terão de respeitar:
a) A independência nacional e a unidade do Estado;
b) A forma republicana de governo;
c) A separação das Igrejas do Estado;
d) Os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos;
e) Os direitos dos trabalhadores, das comissões de trabalhadores e das associações sindicais;
f) A coexistência do sector público, do sector privado e do sector cooperativo e social de propriedade dos meios de produção; """
Bom talvez seja melhor resumir, para que você perceba o que é uma Constituição de um ESTADO !!!
na alinea a) e b)
não há dúvidas, pois não ?
Se ela é Republicana, não poderia dizer outra coisa, OBVIAMENTE.
quanto à C) recordo-lhe o braço de ferro feito em França à pouco, e no qual o ESTADO não cedeu !!!
(aqui no passa nada...pero en la Europa si...si, si...és mui grave...)
Afixado por: Templário em janeiro 20, 2005 10:59 PMA constituição não tem qualquer relevância, a não ser dar emprego aos senhores juízes do tribunal que zela pela interpretação da mesma.
Qualquer dúvida tem logo quatro interpretações, a saber:
Uma de Jorge Miranda.
Outra de Vital Moreira e mais outra de Canotilho.
A quarta é de qualquer bom advogado que fará um parecer de acordo com as necessidades.
Recordo-me que no Público vinha publicada uma pergunta, simples:
Até quando pode o Presidente dissolver a Assembleia da República?
E lá vinha a resposta misturando os artigos 172º, 128º e criando uma interessante confusão.
Penso que a resposta poderá ser dada pela Comissão de Trabalhadores do Tribunal Constitucional.
Aviso já que não vale a pena levarem-me a tribunal (falar de juízes é perigoso) porque este texto foi escrito enquanto eu, o dono do IP, estava a tomar uma bica no café da esquina.
Joana olhe o disparate da sua conclusão....
"Este medo do futuro indicia a insegurança dos constituintes de 1975/6, o sentimento de que estavam possuídos de estarem a fazer um texto de circunstância, que iria levantar fortes objecções no futuro e decidiram farisaicamente precaver-se aferrolhando-o ...
Mas porque não identifica os merdosos...perdão Medrosos... QUE SE ABSTIVERAM, com MEDO DE VOTAR CONTRA ? SABE FORAM OS SEUS AMIGOS DO CDS !
....." pondo-lhe um cinto de castidade e atirando a chave fora, algures, a meio do Mediterrâneo, a caminho da cruzada da Terra Santa ... ou a meio caminho dos paraísos do Leste, onde os amanhãs cantavam.
...eheheheh você delira...essa dos cintos de castidade e da cruzada...é desconexa...puro delírio...
Força Templario, abaixo com essa reaccionaria
Afixado por: Cisco Kid em janeiro 20, 2005 11:13 PMJoana
Você infelizmente, não viveu os tempos mais belos do Portugal dos últimos 200 anos, que foi o tal PREC...era lindo...eu tinha 15 anos...tinha sonhos... e na rua... havia brigadas em todas as esquinas, mas eram brigadas populares e ingénuas, porque ignorantes...aliás só podiam, pois a IGNORÂNCIA FOI A MARCA PORTUGUESA DURANTE 48 ANOS DE FASCISMO.....
Mas...agora...no séc. 21...com computadores, satélites, alta tecnologia, internet, etc... e com as pessoas mais informadas e mais conhecedoras...VIR O 1º MINISTRO FALAR EM BRIGADAS...nem sabe o gozo que me dá...é de rir...
Olhe...só o Santaninhas...me faz rir tanto como você...acabei de o ouvir falar, que vai criar Brigadas de Elite para fiscalizar os Bancos....
ahahahahahahahahah
Afixado por: Templário em janeiro 20, 2005 11:18 PMTemplário, pá, você tá inspirado.
Ganda jantarada!
Afixado por: Coruja em janeiro 20, 2005 11:20 PM
Você corujinha.... irrita até um santo... e fique sabendo que não bebo, fumar sim, beber não.
Não consegue com essas piadinhas de mau gosto, desvirtuar o que eu disse, pois de política sei eu, e não tenho medo destes merdas, pois com 3 anos de idade já visitava as cadeias de Salazar, por isso quando me chateiam, digo que entrei na política aos 3 anos de idade...e ficam todos com cara de parvo a olharem pra mim !
Templário:
Li atentamente o que escreveu e não percebi. Decidi que me empenharia em responder e reli.
Li uma terceira vez e venho pedir-lhe imensas desculpas: Então não é, Templário, que eu não consigo encontrar qualquer nexo naquilo que escreveu?
Você não quer ir fazer campanha pública pelo Sócrates?
Eu arranjo-lhe essa possibilidade. Era óptimo para si, que adquiria visibilidade pública.
Só em pensar nos dividendos políticos que isso traria!
E...esta joaninha...pequenina...devia respeitar mais certos princípios, pois o que conhece de:
Salazar, Franco e Hitler é apenas dos filmes... e julga que algumas cenas foram compostas em hollywood só para impressionar o telespectador !
Afixado por: Templário em janeiro 20, 2005 11:31 PM
Mau gosto? perguntar se foi uma grande jantarada é mau gosto?
Que é que o amigo Templário pensou?
Joana
à partir d´aujord´hui je vous écrirais en Français, car j´avais déjà compris, que vous n´êtes pas capable de comprendre mon Portugais, que tout le monde comprends bien, sauf vous.
salut
Joana
à partir d´aujourd´hui je vous écrirais en Français, car j´avais déjà compris, que vous n´êtes pas capable de comprendre mon Portugais, que tout le monde comprends bien, sauf vous.
salut
poque é que me parece existir uma tendência da Joana para o "mau perder" e para a arrogância... que eu pensava só existir nos "ditos intelectuais " de esquerda !?
Afixado por: zippiz em janeiro 20, 2005 11:41 PMMerci. Et sur la campagne électoral de Socrate? D'accord?
Afixado por: Joana em janeiro 20, 2005 11:46 PMChère Joana
Je ne fais pas de campagne pour Sócrates, car sinon le peuple voteraient tous en moi, et alors je serais obligé de gouverner les Portos ( pronuncia-se Pórtôss..)..et vous seriez obligée d´émigrée...
eheheheh
Afixado por: Templário em janeiro 20, 2005 11:50 PMO Sampaio também se percebe muito melhor em Inglês do que em Português.
Afixado por: David em janeiro 20, 2005 11:55 PMO Templario, desculpe lá que o meu franciú não é grande coisa. Você vai governar os Portas? Os manos Portas?
Afixado por: Coruja em janeiro 20, 2005 11:56 PMDavid, isso é pra quem sabe bem inglês. Eu não o percebo nem em português nem em inglês.
Afixado por: Coruja em janeiro 20, 2005 11:58 PMCoruja em janeiro 20, 2005 11:56 PM
mademoiselle coruja, ne comprends pas le français ? c´est dommage, car c´est la langue de la Haute elite...ahahahah il faut l´apprendre !
Portos ce n´est pas le vin de porto, mais c´est ce qu´on appelle en France aux TUGAS, donc Portos et Tugas c´est la même chose.
Mais il faut savoir le dire.... PÓrtÔSS
A única língua de povos decadentes que falo é o português.
Afixado por: Coruja em janeiro 21, 2005 12:10 AMCoruja
C´est déjà pas mal de parler le portugais, mais il y a beaucoup de docteurs aux Portugal ( il y a beaucoup de malades aussi ? ) qui ne comprennent pas les autres portugais, pourquoi ? ils parlent en dialectes ?
Afixado por: Templário em janeiro 21, 2005 12:18 AMUm debate assim entre nós, Templário, é como o debate entre Portas e Louçã. Nenhum percebe o que o outro diz
Afixado por: Coruja em janeiro 21, 2005 12:22 AMAfixado por: Coruja em janeiro 21, 2005 12:22 AM
C´est dommage pour toi, car moi je te comprends très bien... et comme Madame Joana aime l´ élite... le Français à l´heure actuelle est très elitiste et dans l ávenir le sera encore plus.
La France c´est la diference !
Afixado por: Templário em janeiro 21, 2005 12:35 AMIsso da elite tem a ver com as tascas, ó amigo Templário?
Afixado por: Coruja em janeiro 21, 2005 12:43 AMAfixado por: Coruja em janeiro 21, 2005 12:43 AM
Bien sûr, evidemment...surtout au Portugal, tous les grands inteligents ont étés connus dans les tavernes, je te dis:
Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Bocage, Camões, etc, et les tavernes exitent heureusement encore, Brasileira, Martinho da Arcada, Nicola ( jusqu´au moment ...que le "marché" construira autre chose )ahhhhh et j´oubliais celle qui est la plus belle de tous à Porto...
A nossa Constituição tem o defeito das nossas normas. Muitas palavras, pouco rigor.
E a Joana tem inteira razão quando diz que ela foi feita de forma a impedir qualquer mudança. A ideia foi evitar que o povo português a pudesse mudar a seguir.
Foi a atitude mais vergonhosa que políticos portugueses tiveram desde sempre. Tiveram medo do próprio povo!
Foi uma constituição imposta pelas baionetas do MFA e pelo receio de mais sequestros pelos trolhas democratas da Intersindical
Afixado por: Hector em janeiro 21, 2005 12:58 AMFoi uma constituição imposta pelas baionetas do MFA e pelo receio de mais sequestros pelos trolhas democratas da Intersindical
Afixado por: Hector em janeiro 21, 2005 12:58 AMlá tinha que vir o odiozinho ao 25 de Abril;
ai que saudades do Estado Novo !
Não vejo diferença entre uma ditadura imposta pela PIDE de outra imposta pelas baionetas de militares.
Felizmente que conseguimos ultrapassar essa tentativa totalitária. Apenas sobejou a constituição, embora já ligeiramente revista.
Vejo que você gosta de ditaduras totalitárias impostas pelas baionetas de militares esquerdistas.
E depois fala do ódio ao 25 de Abril. Você é que o odeia porque queria que os militares radicais se apoderassem dele.
Afixado por: Hector em janeiro 21, 2005 01:14 AMO sr. Heitor achou que eu estava a "escrever" para ele e conclui que eu gosto de ditaduras, ainda por cima totalitárias !(Afixado por Hector em janeiro 21, 2005 01:14 AM); não se esqueça de nos esclarecer se a ditadura de Salazar era...democrática !
Hector
você é a versão masculina da Joaninha ?
Já tinhamos a corujinha...você precisa de ir ao psicanalista pois anda a ter visões, se o psicanalista tiver mais de 50 anos, lhe dirá que nunca viu nenhumas baionetas ou outras armas nos soldados de Abril e que curiosamente viu uma revolução, com cravos nas baionetas que em toda a europa, só acreditaram quando viram as imagens nas tv´s.
Afixado por: Templário em janeiro 21, 2005 01:33 AMBaionetas é uma força de expressão. O poder na ponta das baionetas. Os GNR naquela época ainda usavam a baioneta. Pelo menos traziam o estoque à cintura.
Afixado por: Hector em janeiro 21, 2005 01:56 AM"- Bastava ter assassinado e ESTERMINADO, todos os naturais do Brasil, tal como fizeram os assassinos aos Índios Americanos !"
Estou perplexo:
1 - Em que medida e que exterminar indios no Brasil da America do Sul ia ajudar o Portugal da Europa? E que os EUA (pequena licao de historia) foram colonizados pelos ingleses que exterminaram tambem indios e que, curiosamente, tal como os tugas acabaram por perder a sua colonia nas americas...
2 - Voce sabe sequer quem foram os assassinos dos indios??? Voce sabe qual foi a principal causa de morte dos indios na America? E nao estou a falar apenas da America do Norte, foi a variola, doenca inexistente no territorio americano ate a chegada dos Europeus, se calhar foi um plano maquiavelico dos reis capitalistas europeus fazer guerra biologica... obviamente tambem houve os massacres, mas em primeiro lugar o sistema de valores a epoca era bem diferente e em segundo lugar os massacres foram feitos por todos os povos, incluindo os Tugas imagine la...
3 - Acusar "os americanos" de assassinos e nos os Europeus somos muito melhores que eles e bem ridiculo porque o povo "americano" foi criado com africanos, italianos, irlandeses, ingleses, portugueses, espanhois, chineses, franceses, alemaes e certamente me esqueco de alguns...
"Você infelizmente, não viveu os tempos mais belos do Portugal dos últimos 200 anos, que foi o tal PREC...era lindo...eu tinha 15 anos...tinha sonhos... e na rua... havia brigadas em todas as esquinas, mas eram brigadas populares e ingénuas, porque ignorantes...aliás só podiam, pois a IGNORÂNCIA FOI A MARCA PORTUGUESA DURANTE 48 ANOS DE FASCISMO....."
O tempo, volta pra tras, ouve as minhas esperancas vas! Ve que ate o proprio sol, volta todas, as manhas. Ve que ate o proprio sol, volta todas, as manhas!
E vivam os amanhas que cantam!
Eu diria que os comunas do PREC souberam copiar bem os fascistas na introducao de marcas portuguesas...
"devia respeitar mais certos princípios, pois o que conhece de:
Salazar, Franco e Hitler é apenas dos filmes... e julga que algumas cenas foram compostas em hollywood só para impressionar o telespectador !"
Enfim... de Salazar ainda vai se voce se lembra do que lhe sucedeu aos 3 anos... mas se voce tinha 15 anos era jovem e feliz quando o PREC andava a cantar pelas ruas, o QUE E QUE VOCE CONHECE de Franco e Hitler que nao seja apenas dos filmes???????????????????
Afixado por: Highlander em janeiro 21, 2005 08:47 AMAfixado por zippiz em janeiro 21, 2005 01:05 AM:
Julguei que era comigo, desculpe.
Pronto, você gosta de ditaduras totalitárias, não vale a pena zangar-se.
O totalitarismo é quando estamos todos nas mãos do Estado. Por exemplo, você na URSS só tinha empregos no Estado. Se fosse do contra estava lixado.
Em Portugal acontecia o mesmo na função pública, mas como havia o sector privado e a maioria dos empregos era aí, você podia arranjar emprego em qualquer sítio. O Soares quando foi exilado para S. Tomé ia já com um emprego da CUF.
Era uma ditadura não totalitária ou então menos totalitária.
Você prefere as outras, a albanesa do Enver Hodxa.
Bem, eu não sou um experto em ciências políticas. Aquela foi apenas a minha opinião.
Afixado por: Hector em janeiro 21, 2005 09:42 AMEsta comparação sumária entre as duas constituições e os entraves que a nossa continua a ter, dá que pensar.
Será que os políticos não querem que o país avance?
Os comunistas e esquerdistas afins devem muito ao Estado Novo. Todo o poder que os comunistas tiveram e ainda têm deve-se a Salazar.
Salazar, Álvaro Cunhal. Descubra as diferenças. Não é fácil...
Afixado por: Mário em janeiro 21, 2005 10:10 AMEsta posta é interessante , sem duvida .
O porco do sampaio jamais teria feito o golpe de estado que fez se não tivessemos a constituição de merda que temos.
Mas isto é conversa que agora pouco adianta .
Agora o que adianta foi a manchete de um jornal de ontem em que dizia ... imagine-se a BOMBA ... Que o Sócrates tem um namorado !!!!!!, e que ele se chama Diogo Infante !!!!!!!
E as televisões não tentaram averiguar ?????
Isto não é um escândalo ????????
Vamos ter um 1º Ministro em Portugal a viver em S. Bento , com o seu namorado ?????????
Já imaginaram um 1º ministro a abocanhar ?
Caro Afonso Henriques,
Entao se voce ja teve uma primeira-ministra durante esta 3a Republica como e que se pode agora indignar com o eventual abocanhar do Socrates??? A nao ser que pense que ela era lesbica...
Afixado por: Highlander em janeiro 21, 2005 12:38 PMHighlander em janeiro 21, 2005 12:38 PM:
Talvez julgue que estou a brincar, mas o facto é que sempre constou que a Pintasilgo era lésbica. Ela e outras do Graal.
Afonso Henriques em janeiro 21, 2005 12:29 PM:
Mas isso veio num jornal? Eu não vi.
Vejo que se divertiram durante a noite. Até baionetas houve nas contendas!
Afixado por: Joana em janeiro 21, 2005 02:33 PMNem de propósito sobre pareceres, teres e haveres:
http://jornal.publico.pt/2005/01/21/EspacoPublico/OEDIT.html
Afixado por: carlos alberto em janeiro 21, 2005 02:51 PMConcordo totalmente com o que a Joana escreveu e com o que alguns comentadores acrescentaram.
A primeira medida estruturante para sairmos do buraco em que estamos, se pretendemos competir dentro da UE, é deitar esta constituição no lixo e fazer uma constituição não ideológica, segundo os modelos anglo-saxónicos.
Afixado por: Highlander em janeiro 21, 2005 08:47 AM
"""Enfim... de Salazar ainda vai se voce se lembra do que lhe sucedeu aos 3 anos... mas se voce tinha 15 anos era jovem e feliz quando o PREC andava a cantar pelas ruas, o QUE E QUE VOCE CONHECE de Franco e Hitler que nao seja apenas dos filmes??????????????????? ""
Vejamos:
- De Salazar estamos conversados, e olhe que tenho alguma autoridade, para lhe dizer, que estes PPD/CDS nalguns casos...são bem piores, porque se acho odiosa a política de Salazar ( que tinha a paranóia dos comunistas ) mas à Luz da Época até é compreensível, por outro lado reconheço que foi homem de carácter vertical... sobretudo não há um português sequer, que o acuse de corrupção ou de apropriação de meios materiais em proveito próprio, o que já não é o caso hoje .
( como vê...não sou um apanhadinho de anti-Salazar, pois até lhe consigo ver as virtudes, mas não lhe esqueço os grandes defeitos )
- Sobre Hitler, em 1978.. ainda havia muitos Franceses, sobreviventes do Holocausto Nazi, e bastava sentar-me num jardim, que após 10 minutos..lá vinha um idoso desabafar suas desventuras Nazis, daí eu ter em memória, em primeira mão esses relatos autênticos que não há livros ou filmes que os substituam, sobretudo quando lhe mostram o braço numerado, para certificarem os desabafos !´
São estas vivências de autênticidade humana que certos Tugas ignoram...ou ouvem mal, ou deturpam...como é o caso do tão famoso PREC, pois V. Exa. sr. Highlander... também não percebeu o meu Português...quando lhe disse que aos 15 anos tinha sonhos... semelhantes ao de um Povo...cujos 800 e tal anos não se distinguiam da minha imberbe juventude.
Esta beleza...só alguns...só mesmo aqueles que a viveram e a sentiram, a podem compreender.
Highlander...
É como o....... Amor......., poderá ler mil milhões de livros, ver 500 milhões de filmes, mas só ao AMAR, perceberá o que é o Amor !!!
Passe bem !
O Portas deve-te pagar bem estas tretas todas.
Olha, manda arriar a bandeira nacional e hastear a Stars and Stripes.
Nem patriota és, só parvinha.
Afixado por: Átila em janeiro 22, 2005 01:56 AMCaro Templario:
Nao e preciso dizer mais nada, obviamente voce e que sabe tudo, ate falou com as vitimas dos campos de concentracao, voce e portanto uma autoridade mundial no assunto, os seus argumentos para mandar calar os outros estao ao nivel dos do Anacleto Louca, o Anacleto-Mor e ficamos conversados...
Quanto aos sonhos dos 15 anos... meu caro, tambem eu sonhava muitas coisas aos 15 anos, especialmente a noite e depois tinha de mudar de lencois... mas depois cresci, podia experimentar fazer o mesmo, faz parte da vida.
Quanto ao apanhado por Salazar, eu nao disse que voce era obcecado por ele simplesmente lhe apontei que para se criticar alguem de falar de algo sem ter experiencia no terreno convem ao menos ter uma conduta pessoal coerente com a critica que faz, o que manifestamente no seu caso e impossivel.
Afixado por: Highlander em janeiro 22, 2005 06:19 PM
Os meus imberbes 15 anitos vividos no PREC deu-me estaleca para poder discutir com tótós da Direita Fascista e ignorantes como você..e podem ser vários ao mesmo tempo.
Você e todos os tótós da Direita SÃO MENTIROSOS e aplicam a técnica da mentira fácil, dizendo o que os outros não disseram...essa é velha cá pró menino.
Vejamos as suas mentiras, porque ao chamar-lhe mentiroso tenho que o provar:
você diz :
"Nao e preciso dizer mais nada, obviamente voce e que sabe tudo, ate falou com as vitimas dos campos de concentracao, voce e portanto uma autoridade mundial no assunto, os seus argumentos para mandar calar os outros estao ao nivel dos do Anacleto Louca, o Anacleto-Mor e ficamos conversados..."
eu disse que sabia tudo ? seu mentiroso ?
falou com as vítimas dos campos de concentração, seu ignorante não foram as vítimas, foram algumas vítimas, duvida seu mentiroso?
O que é uma autoridade mundial ( em termos de opiniões claro...)? Bem sei que o seu tipo é do género:
Autoridade mundial diz que o feijão faz gases, desde esse dia, corta para todo o sempre a feijoada !
Nota-se que é um seguidista das autoridades mundiais, esquecendo-se que as mesmas dizem hoje uma coisa e amanhã o seu contrário, incluindo as científicas.
Eu mandei-o calar ? seu mentiroso ?
Fale e escreva, mas seja honesto, seja sério e não deturpe os factos, pois já passaram 30 anos.
Que tenho eu a ver com o pézinhos de lã do Louçã? Tá a tentar saber em quem voto ? se sou bloquista ?
Ainda bem que disse o que disse dos seus 15 anitos badalhoucos, os restantes leitores podem confirmar. Podia-nos ter evitado essa...
Quanto ao Salazar...já lhe disse que não lhe digo mais nada, o que é diferente de o mandar calar !
Julgo que já deve ter idade para ter crescido, mas bem sei...que por vezes há certos atrofiamentos, coisas do acaso, de Deus e da natureza...ou até do próprio Karma de cada um.
Caro Templario,
Nao se irrite demasiado, aumenta a tensao arterial aumentando consequentemente o risco de complicacoes cardiacas.
Ja agora, aproveite para ler bem os comentarios e por as coisas no contexto, eu nao disse que voce ME mandou calar, voce ha uns comentarios atras estava a, implicitamente e certo mas o facto permanece, a criticar a autora do "Blog" de nao ter experiencia sobre certos assuntos, TAIS COMO o Hitler e o Franco a nao ser a partir de filmes (ou seja estava basicamente a dizer: cala-te porque nao tens experiencia como eu tenho), depois vem dizer que sobre o horror nazi ate ja tinha conversado com as vitimas, ora peco imensa desculpa mas se isso e seu modelo de experiencia sobre um determinado tema, os seus argumentos estao de facto ao nivel do Anacleto Louca.
Quanto a comparacao com o Anacleto-Mor foi uma simples comparacao de discursos, voce chama-me de fascista ignorante porque me atrevo a discordar de si... enfim... cada um enfia o barrete como quer (e pode).
Quanto aos seus imberbes 15 anos... repito o que disse, todos ja fomos imberbes, alguns crescem para se tornarem fascistas ignorantes, outros... olhe... continuam sonhar com os amanhas que cantam...
Highlander em janeiro 24, 2005 07:44 PM
Não se preocupe com a minha alta tensão, que eu não chateio os médicos há uns 30 anos. E o dia que lá for, de certeza que haverá barraca da grossa, pois a mim não me tratam como a carneirada que eu não deixo, pois nem tenho médico de família, nem cartão da Caixa, nem essas merdas e nem quero saber.
Vem em Defesa da Joaninha, que tinha 5 anos no 25 de Abril, e que fala do PREC, pelo que ouviu dizer, e pelo que leu nos jornais... agora o que eu vivi, mesmo que os jornais digam o contrário não me "roubarão" essa vivência... esta é a diferença.
Se a Joaninha tivesse já idade, para perceber o que se estava a passar, tería ela própria, formado um conceito daquilo que viu e viveu, assim limita-se a transcrever visões dos outros, ou seja...tomou o partido do "diabo" e viu o País num caos...
Outros...e aos milhões..passaram a viver melhor, ganhar melhor e isso reflectiu-se PARA TODO O SEMPRE, nas suas memórias.
Quererem apagar esta Memória dum Povo, especialmente aquilo que ele viveu, com mentiras viperinas é desejarem viajar no tempo (para trás) e modificá-lo ( o que Einstein não conseguiu).
Portanto... não nos queiram fazer passar por atrasadinhos, seus FASCISTAS DA DIREITA.
PS- O bagãozinho...devia ter lido o meu post, pois acabou por chamar NEO-FASCISTAS ESQUERDISTAS.... tem razão o bagão, pois ANTES, que lhe chamassem a ele, antecipou-se e cortou o efeito !
Esperto !
eheheheh
Saberá a Joana que um Ex-1º Ministro participou no Assalto à Embaixada de Espanha ?
Mais... e que alguns camaradas dele, tiveram que lhe dizer, para voltar a colocar lá certas coisas, que ele roubou lá ?
Afixado por: Templário em janeiro 26, 2005 12:04 AM.
Afixado por: online em fevereiro 13, 2005 07:48 PMYou may find it interesting to visit some helpful info dedicated to online casino online casino http://online-casino.isacommie.com/ texas hold em texas hold em http://texas-hold-em.musicbox1.com/ online poker online poker http://online-poker.musicbox1.com/ phentermine phentermine http://phentermine.musicbox1.com/ interest only mortgage interest only mortgage http://interest-only-mortgage.isacommie.com/ private mortgages private mortgages http://private-mortgages.musicbox1.com/ low interest credit cards low interest credit cards http://low-interest-credit-cards.isacommie.com/ loan loan http://loan.isacommie.com/ credit card debt credit card debt http://credit-card-debt.musicbox1.com/ mortgage loans mortgage loans http://mortgage-loans.musicbox1.com/ blackjack blackjack http://blackjack.musicbox1.com/ slot machines slot machines http://slot-machines.isacommie.com/ online gambling online gambling http://online-gambling.isacommie.com/ gambling gambling http://gambling.musicbox1.com/ party poker online party poker online http://party-poker-online.musicbox1.com/ texas hold em poker texas hold em poker http://texas-hold-em-poker.isacommie.com/ texas holdem poker texas holdem poker http://texas-holdem-poker.musicbox1.com/ poker online poker online http://poker-online.isacommie.com/ how to play poker how to play poker http://how-to-play-poker.musicbox1.com/ free online poker free online poker http://free-online-poker.isacommie.com/ poker hands poker hands http://poker-hands.isacommie.com/ poker rules poker rules http://poker-rules.musicbox1.com/ internet poker internet poker http://internet-poker.musicbox1.com/ wsop wsop http://www.isacommie.com/ texas holdem texas holdem http://texas-holdem.isacommie.com/ buy soma buy soma http://buy-soma.isacommie.com/ buy ambien online buy ambien online http://www.musicbox1.com/ buy vicodin buy vicodin http://buy-vicodin.musicbox1.com/ buy ambien buy ambien http://buy-ambien.isacommie.com/ buy bontril buy bontril http://buy-bontril.isacommie.com/ diet pills diet pills http://diet-pills.musicbox1.com/ buy tramadol buy tramadol http://buy-tramadol.isacommie.com/ buy viagra buy viagra http://buy-viagra.isacommie.com/ buy phentermine online buy phentermine online http://buy-phentermine-online.musicbox1.com/ buy viagra online buy viagra online http://buy-viagra-online.musicbox1.com/ buy xanax buy xanax http://buy-xanax.isacommie.com/ buy cialis buy cialis http://buy-cialis.isacommie.com/ buy levitra buy levitra http://buy-levitra.musicbox1.com/ buy levitra online buy levitra online http://buy-levitra-online.musicbox1.com/ buy phentermine buy phentermine http://buy-phentermine.isacommie.com/ ...
Afixado por: online casino em fevereiro 28, 2005 09:27 AM