Um Ouvidor
A seguir estão as 3 primeiras páginas do panfleto de resposta de Pato Moniz, sob o nick de Um Ouvidor às gaitadas de Agostinho de Macedo.
Agostinho de Macedo escreveu, que eu conheça, 4 gaitadas. Não consigo situar em que altura das gaitadas se insere esta resposta. Aliás Pato Moniz escreveu dezenas de panfletos contra o Padre, como também lhe chamava, pelos mais diversos motivos, normalmente em resposta a panfletos do "Padre".
Só coloco as 3 primeiras páginas, porque me parecem suficientes para avaliar o estilo. Achei que não deveria sobrecarregar desnecessariamente o blog, mas poderei mudar de opinião ...
Joana, você irritou-se mesmo.
Ainda bem para todos nós.
Estão excelentes, estes posts. Obrigado, pela ideia que teve
Afixado por: Cerejo em dezembro 23, 2004 10:37 PMBoa ideia e bem observado
Afixado por: Rave em dezembro 24, 2004 12:28 PMO Maçon, na minha opinião, escreve melhor do que o Padre :
«onde hia o conde da Figueira, ou condessa, ou o que quer que seja, que assim se chama da Figueira (...)Este Parocho exemplarissimo (...) como tinha basofeado tanto pelo mar fóra, obrigarão-no a conservar a mesma empáfia pela terra dentro (...)escanchou-se no Pulpito, e hindo o Texto Sagrado para Noroeste, elle foi para Lessudueste (...)».
O que impressiona, é que nestas "ingénuas picardias" do ainda começo do Século XIX pontifica já indelével o vírus da guerra cívil, a queda da Monarquia e o anticlericalismo da I República.
Excelente esta ideia e prossiga com este seu blog magnífico, culto, mas sem ser chato, que é o que de melhor tenho visto na net.
A não ligue às bocas de invejosos.