outubro 31, 2003

Políticas do Ambiente 3

Os ambientalistas

A Quercus é uma organização "interessante". Há uns 5 ou 6 anos atrás, quando a Resitejo lançou um projecto de Aterro Sanitário, no timbre das cartas da Resitejo aparecia a lista dos municípios do sistema: Alcanena, Chamusca, Constância, Torres Novas, Tomar, etc., etc, e ... a Quercus!

Em conversa com alguém da direcção da Resitejo perguntei, com a curiosidade dos meus verdes anos, como era possível a Quercus fazer parte de um sistema intermunicipal? A resposta foi que o Sr. Presidente (era então presidente o Presidente da Câmara de Alcanena) "tinha achado boa ideia, para eles depois não nos chatearem" ...

Ao fim de alguns meses, provavelmente devido aos reparos que suscitou, a Quercus desapareceu da lista ...

Outra actividade importante da Quercus é a de pedir financiamentos para a sua actividade. Não acho mal que se peçam financiamentos: a Quercus deve precisar de dinheiro para as suas actividades. Agora pedir financiamentos a empresas que trabalham na área do ambiente é eticamente reprovável.

A tentação de uma empresa dessa área será a de financiar a Quercus para que os seus projectos não sejam objecto de algazarra pública movida pela Quercus. E a Quercus? Como agirá em face de um projecto, executado por uma empresa sua financiadora, sobre o qual tenha dúvidas do ponto de vista ambiental?

Outra actividade dos grupos ambientalistas (e não me estou a referir especificamente à Quercus actual, nem aos jovens generosos que colaboram e se manifestam publicamente, mas às chefias), é a da elaboração de pareceres relativos a matérias sobre as quais começaram por manifestar estrepitosas dúvidas públicas, mas que depois vão deixando cair no olvido à medida que as elaborações dos pareceres lhes vão caindo nas mãos.

Enfim ... o país que temos.

Publicado por Joana em outubro 31, 2003 07:42 PM | TrackBack
Comentários

Por justiça perante tão brilhante artigo na série "Políticas do Ambiente", mas também estranheza pela ausência de comentários dos seus fieis leitores, teorizo agora os motivos perante tal descrição e acanhamento.

A forma como desnuda os ambientalistas deve estar a provocar uma onda de choque que a todos atinge, desde os "media" que lhes dão cobertura (quase na mesma medida da Sra. Leopoldina, que lhe chove no quarto e quer uma casa nova da câmara), até às entidades que passam o cheque para não se chatearem.

Aos próprios deve-lhes ter caido o queixo. Uns por ter havido quem os tope e com ousadia suficiente para levantar a lebre (é melhor não comentar, pode ser que se esqueçam mais depresa...). Outros, os verdadeiros ecologistas que dão o melhor da sua vida em prol da natureza, deverão nesta altura estar a pensar se não estarão a ser usados.

Por mim, da próxima vez que vir uma destas aves pousar no beiral de um telejornal vou desconfiar...

BP

Afixado por: BP em novembro 5, 2003 01:04 AM

Os ambientalistas só frequentam meios próprios. Os deles

Afixado por: Gros em dezembro 2, 2003 12:19 AM

Os ambientalistas só frequentam meios próprios. Os deles

Afixado por: Gros em dezembro 2, 2003 12:19 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?