outubro 03, 2003

Fé, esperança e caridade

Um investimento da grandeza do Aeroporto da Ota tem que ser analisado com muito rigor.

Em primeiro lugar há que saber se o volume de tráfego, quer com base nas previsões actuais, quer baseado numa eventual procura adicional por melhoria das condições desta oferta, viabiliza tal investimento. Onde ir buscar essa procura adicional?

Mas, por sua vez, as condições da oferta terão que ser bem avaliadas: há infra-estruturas de suporte na área? Um aeroporto intercontinental não pode ficar no meio de um descampado.

Parte substancial desses investimentos seria feita por agentes económicos privados. Estarão esses agentes económicos dispostos a fazer tais investimentos? Para o fazerem teriam que acreditar que o projecto geraria um volume de tráfego suficiente.

O Aeroporto da Ota e o TGV teriam um impacte enorme nos voos domésticos, ou seja, na Portela e nas Pedras Rubras. E na aviação comercial portuguesa?

Comparando com os aeroportos estrangeiros que conheço, a Portela é, de longe, exceptuando o do Luxemburgo, o menos movimentado. Como é que essa situação se inverteria com o novo aeroporto. Onde se iria gerar a procura para o viabilizar?

Até agora só tenho ouvido tiradas políticas sobre esta matéria, ou profissões de fé.

Mas a fé, em matéria económica, é como a sequência das virtudes teologais:

Começa-se com “fé”, a meio do projecto tem-se “esperança”, e no fim está-se na “caridade”.

Haverá uma outra componente, que muitos assinalam, que é a componente geoestratégica. Mas essa componente existe apenas como valor potencial. Só se tornará real, se tivermos competência para a valorizarmos. Temos um valor altamente estratégico, que é o porto de águas profundas de Sines que, com infra-estruturas adequadas, incluindo uma boa ligação ferroviária ao centro da Europa, teria uma importância económica muito superior à de qualquer aeroporto intercontinental, até porque teria uma procura assegurada. Que é que se tem feito? Nada!

2-Junho-2003

Publicado por Joana em outubro 3, 2003 08:39 AM | TrackBack
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