« Um Relatório com muitas Leituras | Entrada | Abriu a Época de Caça ao PGR »

janeiro 13, 2006

Variáveis Explicativas

Ontem, no DN, Ruben de Carvalho escreveu que: «É interessante verificar como as regalias dos trabalhadores cresceram com o surgimento do campo socialista e diminuem com o seu desaparecimento». Muita gente também se admira pelo facto de, nos dias em que as pessoas saem com guarda-chuvas, normalmente chove, que quanto maior for a percentagem de pessoas que sai com guarda-chuvas, mais chove e que, quando as pessoas decidem abandonar os guarda-chuvas, faz um dia de sol resplandecente. São dois fenómenos interessantes que têm uma coisa em comum. Em ambos os casos os observadores estabelecem uma correlação significativa, mas em ambos os casos trocam a variável independente (explicativa), pela variável dependente. Erros de principiante.

Na verdade o progressivo aumento do Estado social visou assegurar a equidade social e atenuar fenómenos de exclusão de forma a manter a coesão social, mas a sua transformação em Estado-Providência foi uma resposta, no pós-guerra, quer à intensa propaganda comunista, baseada nas alegadas virtudes do socialismo, que depois se verificou não passarem de grosseiras falsificações, quer à propaganda do Estado social nazi, que tivera, igualmente, bastante impacto junto dos trabalhadores.

O campo socialista faliu. O Estado social que preconizava, nem era social, nem era eficiente. O Estado-Providência europeu (não falo do português, que só é social para espoliar os contribuintes) apesar de social e medianamente eficiente, também caminha para a falência e terá que ser remodelado antes que seja tarde demais.

As causas são as mesmas. Um aumento desmedido do papel do Estado e a impossibilidade de ele assegurar com eficiência as tarefas de que se incumbiu ao longo de décadas. O campo socialista implodiu pelas mesmas razões pelas quais as regalias dos trabalhadores estão a ser postas em causa, ou seja, pelo facto do modelo social europeu não estar adequado às novas realidades e para evitar que ele impluda igualmente

Publicado por Joana às janeiro 13, 2006 03:14 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/118651

Comentários

A verdade é que, com uma taxa de crescimento a longo prazo como esta que temos, aquilo que será posto em causa não será só o Estrado Social ou a Segurança Social mas sim o próprio Capitalismo.
Efectivamente a “crise” consiste na tomada do Poder pelo Sector Financeiro que obtem lucros fabulosos
Descoberta a doença, podemos começar a compreender as receitas dos remédios que nos querem fazer aviar.
O processo de transição para um sistema baseado em contas de capitalização individuais partindo de um sistema de transferências do género “pay as you go” – como evidentemente seria expectável nasceu nos Estados Unidos, concretamente baseado em estudos do grupo de Economistas designados por Boys de Chicago a escola que funda o Neoliberalismo, entre os quais este: “Privatizing Social Security”, de Martin Feldstein

Estas politicas são um erro grosseiro de cálculo, porque não levam em linha de conta os interesses colectivos dos povos,,,
apenas a tentam aplicar para se continuar a engordar a classe mais obesa de norte-americanos e seus lacaios.
a coisa tem remédio!
esperem-lhe pela pancada,,,

Publicado por: xatoo às janeiro 13, 2006 03:48 PM

GAIA
Dia 14 de Janeiro | Sábado às 13h00 | Almoço na Mó de Vida do Pragal | Caril de tofú e crumble de maçã | Reservas obrigatórias | Preço por pessoa 5,00 euros incluindo vinho, pão, sobremesa e azeitonas | Projecção do documentário “o pesadelo de Darwin” e debate

Publicado por: xatoo às janeiro 13, 2006 03:56 PM

Xatoo, como é que colocas em causa o capitalismo, se metade da despesa do país é Estado?

E ao mesmo tempo, tens países em que apenas 1/4 é Estado a passarem a voar por nós, e países como a China a adoptar o Capitalismo e a crescer sistematicamente 10% ao ano?

Acredita que o que vai ser colocado em causa não será nem o Estado social, nem o Capitalismo, mas sim a democracia (e de seguida, o Estado).

Publicado por: Incognitus às janeiro 13, 2006 03:57 PM

A propósito de Rúben de Carvalho, o que é feito do Carlos Carvalhas? É deputado? É pequeno ou médio empresário? Nunca mais o ouvi, parece que sumiu.

Publicado por: Fernando às janeiro 13, 2006 03:59 PM

Este post da Joana tem tanto valor explicativo quanto um texto do Ruben de Carvalho. Ou seja, trata-se apenas de uma exposição de coisas que a Joana crê serem verdade, sem qualquer demonstração.

O Estado social europeu caminha de facto para a falência, mas não pelas causas que a Joana expõe. Esse Estado viveu bastante bem durante quatro décadas. Ele entrou em ruptura devido a fatores demográficos (envelhecimento da população, quebra da natalidade) e fatores económicos (maior competição à escala mundial, abertura dos mercados financeiros, etc). Enquanto os fatores demográficos não se fizeram sentir (a partir dos anos 90) e enquanto a Europa estava resguardada da competição com outros países e da fuga de capitais, o Estado social europeu manteve-se (durante 4 décadas!) de boa saúde.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 13, 2006 04:15 PM

Fernando às janeiro 13, 2006 03:59 PM

Carlos Carvalhas, que eu saiba, tem perto de 70 anos, e está reformado como é próprio de uma pessoa da sua idade. Julgo que viva na sua terra, que é lá para os lados de São Pedro do Sul.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 13, 2006 04:18 PM

Luís Lavoura às janeiro 13, 2006 04:15 PM:
Que você conteste a Joana, vá que não vá. É isso que sempre faz. Agora que a conteste e a seguir diga que ela tem razão, que o Estado social europeu está a caminho da falência, é que não percebo.

Publicado por: soromenho às janeiro 13, 2006 04:40 PM

soromenho:

Isso é porque, como muita gente, preocupa-se mais em entender de que "lado da barricada" está quem argumenta, para em função disso atacar ou defender essas ideias, do que em avaliar os argumentos da pessoa em questão.

O Luís Lavoura tem exposto sempre uma ideia coerente, com a qual concordo: o modelo social europeu está em crise, não por ser ineficiente ou indesejável, mas sim porque a Europa, ao contrário de outros países, está (e BEM) a estabilizar a sua população.
Tal como a diminuição da inflacção tem desvantagens a curto prazo, mas os benefícios da inflacção só podem ser mantidos numa espiral de aumento que só pode acabar mal, também a generalidade do planeta tem mantido a segurança social à custa de uma natalidade galopante que o planeta não pode acompanhar. A Europa, cuja população está a estabilizar tem tido os prejuízos económicos dessa estabilização desejável - que são muito sérios.

Publicado por: Alfredo às janeiro 13, 2006 04:52 PM

Eu ouvi um jornalista do Jornal de Negócios, dizer em entrevista para a TV que, em seis anos, o Estado admitiu na Administração Pública 150 mil novos funcionários.
E ouvi o Ministro das Finanças dizer que o Governo, até ao final da legislatura, conta «arrumar» 75 mil funcionários no armário de supranumerários.
Quere-se dizer, é perfeitamente deductível que há anos que os Governos de Portugal, alternadamente do PS e do PSD, fazem «navegação à vista» com consequências desastrosas para toda a gente que vive neste País.
Mas que extraordinário fenómeno de negação democrática os faz sobreviver e perdurar no leque de escolhas políticas dos cidadãos ?
Quando chegar aos 65 anos, e por fim obtiver um generoso subsídio de funeral, hei-de saber ...

Publicado por: asdrubal às janeiro 13, 2006 04:53 PM

Incognitus às janeiro 13, 2006 03:57 PM
não se deve colocar a questão do crescimento dos paises como se fossem identidades separadas e estanques
é preciso compreender as estruturas de dominação que estão na origem de uns crescerem e outros regredirem.

Publicado por: xatoo às janeiro 13, 2006 05:35 PM

8oops eu não vi nada do post, só vi é que tava uma kpk mesmo à vista...

Cushão a bomba foi entre«gue conforme o previsto. Só rebenta (e em profundidade) na 2ª feira e eu já tou aí a mergulhar...etc.. e tal.

Amanhã ainda tenho AG e tenho de escrever um pequeno relatório, mas não é nada comparadao com o que andei a fazer.

Dir-se-ia que os deuses sorriem, sim)

Publicado por: py às janeiro 13, 2006 05:38 PM

"Esse Estado viveu bastante bem durante quatro décadas. Ele entrou em ruptura devido a fatores demográficos (envelhecimento da população, quebra da natalidade) e fatores económicos (maior competição à escala mundial, abertura dos mercados financeiros, etc)."

O mesmo erro de Rubens de Carvalho. Não foram os factores demográficos que, inesperadamente colocaram em causa o esdao social. Foi antes o crescimento económico que mascarou tudo isso.

As conquistas sociais são conquistas so liberalismo, nada mais.

Publicado por: Mário às janeiro 13, 2006 06:00 PM

“O AspirinaB segue a linha editorial do BdE, é manifestamente ineficaz: tem os mesmos incompetentes, os que se alimentam da intriga e os que acumulam essas duas «virtudes»” – Quitéria Barbuda in “O Tremoço”, Revista “Espírito”, nº 24, 2006.

Publicado por: Brigada Bigornas às janeiro 13, 2006 06:14 PM

O inicio do post fez-me lembrar uma aula de mestrado em 86 em que um prof convidado apresentava um gráfico que evidenciava uma relação linear espectacular entre a evolução do valor da capacidade calorífica de um hidrocarboneto (hexano, por exemplo) em função do ano em que foi medida (entre 1925 e 1935).

Publicado por: diogenes às janeiro 13, 2006 06:40 PM

a janica ( joaninha ) é a lobinha dominante ... rss adora dar trincadinhas nos patinhos.. e claro piscar-me o olho ...rsss só que eu já não tou nem aí ... são milénios .. Janica ... chega .. basta ... vamos fazer uma férias .. mais tarde .. quem sabe ..os destinos não cruéis ..nos juntem de novo ...nem de propósito.. não sem ser punctuated ( ...Insensatez .. ah pq vc ..foi fraco assim.. assim tão desalmado...ah..meu coração ..quem nunca amou ... não merece ser amado ... A Paula e os amigos ..hoje não se cansam... when a love affair is over ..pampampam pam)

Ah .. a partir de agora para serem lobinhos têem que mijar fora do penico rss viu ?.. bring news ... prove you are a woolfy.. ah ...highly interesting only ..by the way ... concerning the post seems that the same view and the same fears has been raised in the early's of the twentieth century... an inefficient agriculture , health care and industrial methodes didn't seem to be capable to feed and keep a balance in a groing population.
De facto .. todos esses medos foram ultrapassados , da mesma forma que vão ser os actuais...provavelmente mais rápido do que nunca ..
A produtividade antropológica ( pode-se falar assim ?à lá Sampaio ?)vai crescer numa progressão geométrica e vai abandonar a aritmética .;-)... .. isto é que é power...in english .. Internet will be a Killer Aplication of the anthropologic view up today.. the old aritmetic progression ...turning it in a geometrical one.

wellcome to the new century.. be happy...look under your noses ...e agora ... vou buscar um livro.. andar na praia .. mergulhar ..paquerar..

Publicado por: Cush às janeiro 13, 2006 06:51 PM

Mário:

Obviamente o crescimento económico não se deu devido ao liberalismo, mas sim devido à tecnologia.

O liberalismo económico não é nenhuma poção mágica que resolve os problemas. Os EUA têm um sistema mais liberal, muito mais petroleo, uma natalidade muito superior à Europeia, e AINDA ASSIM encontram-se numa situação insustentável em que importam muito mais do que exportam, etc...

As pessoas na Europa vivem bem, e é por viverem bem que vivem muito. Se o aumento da população (insustentável) não o disfarçar (como nos EUA), isso tem custos económicos muito grandes. Principalmente a fase de transição, que estamos a viver.

Publicado por: Alfredo às janeiro 13, 2006 06:55 PM

The XX century has been the century of the viewable... this one wil be of the invisible...
Examples ? mais tarde ... agora .. outros valores se levantam..

Publicado por: Cush às janeiro 13, 2006 07:00 PM

Xatoo, as principais "estruturas de dominação" resultam de políticas sociais, por exemplo a PAC é a principal entre elas (a promover o atraso dos países atrasados).

Publicado por: Incognitus às janeiro 13, 2006 07:11 PM

(ah e o cabelo já tá cortado...)

Quanto a isso da variável explicativa e da variável explicada, da causa e do efeito, tem muito que se lhe diga, mas é nuclear em primeira aproximação. Mais lá para a frente pode o efeito tornar-se causa, embora diferido num passo da espiral.

Por exemplo não há qualquer dúvida de que as áreas ardidas totais na última década em Portugal são explicadas em mais de 99% pelas áreas ardidas de eucaliptal nos mesmos anos. Por cada hectare de eucaliptal ardido ardem dois de outras coisas, com uma precisão de relojoeiro.

Não me interessa perseguir culpados, para o que basta seguir os clusters, gostaria é de chamar-lhes a atenção que para os gregos a verdade se escreve aletheia.

Publicado por: py às janeiro 13, 2006 07:16 PM

...o "ouro verde" de Mira Amaral, dá uma pasta muito branquinha e um excelente papel, mas passa por ser um habitat muito pobre em biodiversidade, um sugadoiro de água se pode, paisagens calcinadas..., grandes perdas de solo com a erosão, quebras na ppl pela dinâmica dos fogos no ciclo de exploração...

É que na TIR os nossos economistas não internalizam estas koisas...

Publicado por: py às janeiro 13, 2006 07:20 PM

Incognitus desculpa mas, ... PAC social ???

Factos: PAC = 40% do Orçamento Comunitário, 75% da PAC é distribuida aos 10% maiores "agricultores" beneficiários.


Social .... de que clube ???

Publicado por: luis3m às janeiro 13, 2006 07:28 PM

pop comunista ....kakakakakakakakakaka
http://video.google.com/videoplay?docid=426566504844044258

pop ... made in china .... o cara do partido deixou-me partido de rir....

ah.. kpk plim plao

Publicado por: cush às janeiro 13, 2006 07:38 PM

queria ir para a praia ..mas está dificil.

É que este pop comunista made in china fez-me lembrar o pop comunista made in portugal... Sérgio Sôdinho de sunga ....

káká kakakakaka

agora .. é que vou mesmo..

Publicado por: cush às janeiro 13, 2006 07:42 PM

Pois, pois, mas vamos ter os carros chineses à venda em Portugal antes do Verão, e o que temos nós para vender lá ????

Publicado por: luis3m às janeiro 13, 2006 07:46 PM

Boa, bem, "social" na medida em que o seu objectivo parece ser manter postos de trabalho numa actividade em que eles desapareceriam sem este tipo de subsídios.

Infelizmente, essa é também uma actividade em que os países atrasados poderiam ser competitivos se os desenvolvidos não a subsidiassem...

Publicado por: Incognitus às janeiro 13, 2006 07:57 PM

luis3m às janeiro 13, 2006 07:46 PM

resposta: Ouro

Publicado por: py às janeiro 13, 2006 08:01 PM

...e acho bem, acho é que deve ser bem negociado

Publicado por: py às janeiro 13, 2006 08:07 PM

Como a produção agricola é cerca de 3-4x superior por hectare no centro da europa à possivel em Portugal, os nossos agricultores recebem incentivos ao abandono das culturas. Parece social, até cortarem o subsidio e já não existir ninguém a cultivá-la .... Além de problema social criado, a dependecia externa acentua-se. Politica social "fixe", igual à das pescas no apoio social à actividades dos pescadores espanhois, abatendo os barcos portugueses ....

Publicado por: luis3m às janeiro 13, 2006 08:39 PM

não há kapikuas no mercado!

Publicado por: py às janeiro 13, 2006 11:02 PM

Smoke in the Air e uma máquina de lavar roupa pra fazer...

Publicado por: py às janeiro 13, 2006 11:17 PM

tá tudo muito caladinho...

olha isto vai fikar ao rubro:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=210184

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 12:12 AM

e acho que foi o Paulo Portas mais a Cardona e aquele Adelino que começaram a montar uma nova pide, pide-pedo? pide-pseudo-pedo?

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 12:16 AM

lá se arranja uma kpk

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 12:17 AM

Ó lobinho ran tan plan ... então votavas de kornos num referendo contra a tourada ? Quantos patinhos achas que votam tb ?Nenhum ..né ? Só se a Janica quiser ... é não ??


São estas as novas caras do elenco que acompanha o Garcia Pereira ou o Loucinha ? rssss
http://video.google.com/videoplay?docid=4215206872153134560&q=trading

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 01:34 AM

queres ver o que te espera ? http://waves.terra.com.br/.. clicas ..do lado esquerdo ... wavescheck/ seleccionas Bahia ,Salvador , qualquer das praias.. e tens tudo .. altura das ondas .. direcção delas e do vento ..temperaturas de 23º a 28º!! ,, se sol se chuva .. parece que para Domingo vão cair algumas gotas .. para abençoar..

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 01:47 AM

Isto está um bocado para o melancólico...

Publicado por: (M) às janeiro 14, 2006 02:15 AM

bem, hoje sinceramente já não me importo de ter insónia...

smoke in the air

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 02:38 AM

mas o kaminho do meio aconselha meio lexotão qu'isto amanhã ainda bule

white cat

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 02:46 AM

Bum dgia....

Já estamos no tempo mágico...
Vou tomar o pequeno almoço..
Fazer um pouco de meditação..

E agradecer aos Deuses...

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 11:03 AM

dgia,dgia

só posso agradecer de jeito aos Deuses ao fim da tarde, até lé é bulir...:))))))))))))

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 11:47 AM

Joana preocupa-se com o acidental - a forma assumida pelo Estado dito social - mas não com o essencial - a necessidade absoluta de evitar a exclusão social. Pode-se discutir qual a forma mais eficaz para garantir a todos uma vida com dignidade e o respeito dos seus direitos fundamentais, mas não se pode negar o carácter imperativo desse objectivo. Aquilo que a Joana devia talvez fazer era propor-nos uma forma de garantir essa dignidade num ambiente neo-liberal, já que é esse ambiente que tem a sua preferência. E se chegasse à conclusão de que a exclusão não pode ser eliminada em liberalismo económico, espero que a consequência que daí tirasse não fosse "temos de aceitar a exclusão social", mas sim "temos de ultrapassar o liberalismo em economia". Quererá a Joana aceitar este desafio?...

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 01:43 PM

Pois, pois, mas vamos ter os carros chineses à venda em Portugal antes do Verão, e o que temos nós para vender lá ????

Publicado por: luis3m às janeiro 13, 2006 07:46 PM

Nothing easier .. Quim Barreiros de sunga ( tanga de praia)....ahahahaha

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 01:52 PM

plim

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 01:55 PM

plão

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 01:55 PM

(tudo a correr nos conformes,..., catraplimplão, logo venho ká)

Andaluzia

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 01:58 PM

Tangas é o que não falta em Portugal...

Publicado por: (M) às janeiro 14, 2006 02:02 PM

Basta ler este blogue

Publicado por: (M) às janeiro 14, 2006 02:04 PM

Janica ... dá licença de dar uma trincadinhas neste patinho maiorsinho um pedacinho ? Este Albatrozinho ?

Vem cá meu patinho lindo ..os olhos .. que o bico é feioso..e a aterrar ? é que és desajeitado....

Mas olha .. exclusão social ?? Para começar sabes que existe cerca de 3% da população que não tem condiçoes para tomar conta de si própria ...
Essa .. tem que ser identificada e cuidada .Para que possam ter uma vida com dignidade .. sem dúvida ... totalmente de acordo..
Agora dos outros 97 % apenas precisam que lhes seja ensinado a pescar ...
Criar condições de MÁXIMA liberdade de acção ..( com regras , obviamente .. acho que não é necessário repetir ..)

Depois é uma questão psicológica parece ...de liderança .. de exemplo ...de mentalidade ...abertura de espírito.. emulação... visão.. direccionamento.. ...

.. Com um objectivo predominante e contínuo ..como um vento forte e permanente ...

...A Destruição Criativa ..

Os frutos .... tão almejados... serão mera consequência ...

manjaste patinho ?

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 02:47 PM

Ó Cush... isso não é nada ...

Eu resumo todo o teu papo a duas palavras ...

FOLLOW USA...

rsss

Publicado por: FCP às janeiro 14, 2006 02:53 PM

Olha olha .. agora temos futebol ;-)

que beleza .. e aí vamos dar uns toques... ?

também usas reticências... ? é massa ..não é ?

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 02:56 PM

O que é Destruição Criativa ? Pq é necessário o Máximo de liberdade operacional ?

Que tal um prémio Nobel de economia em 1992 a dar uma trincadinha nos patinhos..
Pega ... Gary S. Becker ...

http://www.geocities.com/eureka/plaza/1713/desenv.htm

e ainda não havia a Internet...

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 03:18 PM

Se me permite Cushinho.. vc parece que qd diz que não havia internet .. refere-se ao ano do Nobel ..92 .. não do artigo .. 98 .. e a net aparece em 95 .. right ?
mas é mais interessante ainda , pq sem duvida é um exemplo poderosíssimo de destruição criativa ...

Publicado por: FCP às janeiro 14, 2006 03:23 PM

És um belo Lobão e és o meu clube de coração...
..right..

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 03:27 PM

e agora ...plim

Publicado por: cush às janeiro 14, 2006 03:31 PM

ah ah roubei-te a kpk ..plão

Publicado por: FCP às janeiro 14, 2006 03:32 PM

ah .. cachorrão .. isso não se faz ... ela era minha .. chuiff e agora ?? grrrr .. olha lá o respect..

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 03:35 PM

Café del mar ... planning...blue sky .. flat sea.. wonderfull company ...vidinha ..pedida a Deus..

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 04:17 PM

Sempre gostei muito de números. Sobretudo os que caem do céu, espécie de dávida divina reservada aos eleitos... Será que o Cushinho (Cushozinho? Coxinho? Little Cushion?...) poderia dizer-nos onde foi encontrar aquela percentagem de 3% de incompetentes profundos? Em que estudo? Em que estatísticas? Baseadas em que critérios?... Mas admitindo que o sistema apenas gerava 3% de excluídos potenciais, como é que o Cushinho (etc...) se propunha tomar conta deles? E quanto à cana de pesca, como a construiria para aqueles jovens de minorias étnicas, vivendo em bairros praticamente segregados, num ambiente caseiro sem qualquer estímulo intelectual? Por via das escolas, talvez. Mas o Cushinho (etc...) conhece as nossas escolas? E os nossos professores?... Como é que o Cushinho (etc...) tratava então dos 3% e dos 97%? Quererá partilhar connosco a sua sabedoria? É que se a coisa tem assim uma solução muito fácil, pode ser que até nós a consigamos implementar...

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 04:37 PM

...dádiva... Bolas!!!

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 04:42 PM

atão uma pessoa vai ali tratar de umas koisas e fikam logo à porrada...

Eu sei que é falta de romanos, pronto,...

Eu nisso dos romanos ando baralhado, porque por princípio gosto de me atirar aos mais fortes de todos que é para não cometer injustiças, e portanto bora de morder nos americas, apesar das Lee, das Wrangler e etc, que mucho me gustam.

Ora estava tudo assim mais ou menos arrumadinho (e ainda hoje sou contra a invasão do Iraque e a exportação forçada da "democracia") quando aquele presidente do Irão veio com aquela frase que me deu kabo do esquema todo. Agora que já não sei, peço para lá um milagre, pode ser que dê alguma koisa...

Vou conversar com o meu Cush, porque isto é aprender até morrer. Mas não pensem que um gatão divertido me dá a volta ao miolo, só eu achar que tem razão...

Entretanto tá tudo tratado! puf, tomar um banhoka...

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 05:10 PM

se

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 05:11 PM

Eu não conheço uma única ideologia que não se proponha, directa ou recorrentemente, ajudar os mais desfavorecidos e integrar os excluídos. Mas eles insistem. Vá-se lá saber porquê.

Publicado por: asdrubal às janeiro 14, 2006 05:26 PM

O problema, caro Asdrubal, é que não chega alguém "propor-se" a ajudar os mais desfavorecidos. É preciso que o faça, de forma eficaz. A ideologia neo-liberal, quando lhe dá para a caridade, não sabe como fazê-lo, pois desviar meios da área produtiva para a área social vai contra a natureza do próprio liberalismo. A esquerda não tem sido muito eficaz na luta contra a exclusão social, mas pelo menos parece sincera quando diz que o quer conseguir. A direita só fala...

Eu aqui procuro pressionar os liberais a dizerem-nos como é que se proporiam resolver o problema da exclusão, quanto mais não seja para que se perceba que eles não têm nem solução nem verdadeiramente vontade de a encontrar...

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 06:05 PM

Se bem entendi a sua postura no campo dos valores, caro Asdrubal, sugeriria que meditasse um bom bocado na doutrina social da Igreja e nos textos pontifícios a esse respeito. Quando a Igreja impõe (doutrinariamente) uma opção pelos pobres, está-nos a deixar muito pouco espaço de manobra para sermos neo-liberais... Nós é que ainda não percebemos como é futil querer estar bem com Deus e com o demónio...

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 06:09 PM

(Cush não sei como é que se faz isso de deixar de ter a cauda a abanar, não sei se vou chegar aí com um torcicolo num sítio inimaginável...)

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 06:17 PM

Continua ...Café del mar...que contraste ..os personagens são verídicos ..e é a raiva que me acomete...

....A Vaca borra-se de esforço..escorrega na própria merda ... Marela !! Grita O Manuel Sampaio , puxando pelos cornos amarrados por grossas tiras à molhelha negra ....Morena!!!...grita para a outra ...
Na íngreme calçada portuguesa toda esculhambada de onde se avista o majestoso Minheu...geme encravado um carro carregado com o sustento de muitos meses para o pequenito Sérgio , o António, a Teresa, o Armando,o João ,a Maria, o José ...O Manuel e a Deolinda...
A Marela cai... desfalece... arrastados pelo peso para a ravina ... O Manuel segurando a Morena .. pica furiosamente a Marela com o aguilhão da vara ..em desespero grita .reza .. suplica ..para que se levante ... e se não perca tudo ...jura que nunca mais porá tanta carga ... em vão .. o calor tórrido daquela tarde de verão foi a testemunha silenciosa do drama ... .
Alagado em suores o Manuel acorda ... era um pesadelo .. ia comprar a Marela naquele dia ...deu um beijo na Deolinda .. pensando na Marelinha .. e jurou que jamais lhe poria carga a mais ... ah .. e ia tirar o aguilhão da vara ...

Quantos Manueis na nossa história já estiveram na mesma situação ? Já não precisamos dos nossos amigos ?Agora temos tractores ? Esquecemos MILÉNIOS de companheirismo e AJUDA VITAL e agora fazemos de conta que não os conhecemos e deixamo-los nas mãos de LAVADORES de SANGUE vestidos de PALHAÇOS ...... para DIVERTIMENTO ??
NUNCA .. JAMAIS .....

Agora .. patinho albatroz eu respondo à tua pergunta ... simm.. com todo o gosto ...
Mas ... primeiro tens que responder qual das seguintes perguntas está certa .
Um bovino quando furado no dorso com um arpão com 3 centímetros de comprimento sente : A ) Dor nenhuma B) Pouca dor ( tipo um beliscão ) C) Alguma dor ( tipo uma canelada bem assente ) D) Bastante dor ( tipo martelar um dedo)E)Muita dor ( tipo queimar uma mão toda ) F ) Dor Lancinante ( tipo espetar uma agulha de croché na mão do Sampaio ..do Jorge (claro) e abanar a mão com toda a força durante 10 minutos )

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 06:28 PM

ehehee.. a que horas levanta o plain ?11 h daí ?

Ah.. qts segundos ( não carbónicos ) acham que o Jorge aguentaria aquela dor antes de se borrar todo e depois desfalecer ? eu acho que nem 10 s

Mas ... como ele gosta de VER DOR ....é não ?
Fase negra esta... do GRANDE PORTUGAL...

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 06:40 PM

check-in às 8h

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 06:52 PM

o poeta atakou e bem...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=210236

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 07:14 PM

Albatroz às janeiro 14, 2006 06:09 PM,
.
Eu tenho valores, caro Albatroz, mas intuo que a colossal dívida externa de Portugal e o célebre déficit público, são «figuras» exclusivamente imputáveis a Governos cuja ideologia não reflete os valores que proclamam. Isto vai em quase trinta anos ...
É portanto perfeitamente deductível um gigantesco embuste. E esse, só pode ter a ver com a falta de capacidade de Portugal em gerar riqueza.
Óra, se como já li escrito pela sua pena, a «receita liberal» é a melhor fórmula para gerar riqueza (mas também exclusão social), não percebo nem ninguém perceberá, que fantástico tipo de economia poderá gerar riqueza em tempo útil de não gerar exclusão social. Como é que um economista resolve esta antinomia estrutural ?
Seja como for, os factos são os factos e nada mais do que os factos. Como é que se sai disto ? Como é que procedeu a Irlanda Católica, já que me fala na Doutrina Social da Igreja ?

Publicado por: asdrubal às janeiro 14, 2006 07:59 PM

Momentos de felicidade .. 9ª Sinfonia ...

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 08:22 PM

concretamente, kerme parcer k
este Cush é assim uma espécie de virose de urânio empobrecido solto duma cápsula fissurada que já há muito tempo estava vazia - um fenómeno internet-entrópico persistente,,,
- dito em linguagem popular - quando se dá um peido é fisicamente impossivel metê-lo de novo no olho-do-cu

Publicado por: xatoo às janeiro 14, 2006 08:29 PM

olha o efeito do espelho xatoo...

smoke in the air

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 08:36 PM

(olha lá Cush acho que as minhas namoriskadas não fikaram nada contentes, não sei se em perder uma fonte de financiamento de proximidade... aa tuas também? Em contrapartida os meus amigos estão todos contentes poir eu estar contente... E já tomei meio lexotão para se ver se isto da cauda amansa que não estou habituado e ainda deito alguma jarra abaixo...)

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 08:39 PM

Pois é. Há muita confusão entre causas e efeitos

Publicado por: V Sousa às janeiro 14, 2006 08:55 PM

Um dia estava Marx a divertir-se a enganar patinhos no terreiro lá de casa ...nos intervalos da escrita cada vez mais furiosa sobre como enganar o máximo de patinhos no mais curto espaço de tempo .. tinha até já pensado num título pomposo e fatal como atractivo pros patinhos ... Kapital ... hum .. nada mal terá pensado ... acho que vão cair que nem patinhos ( Molto Vivace ..agora..)vai ser uma razia...

E de repente aparece uma coelhinha muito assustada , numa altura em que o Marx se disfarçava de Leão ... e diz para ele ... ó Leão Leão ... tu que és tão sábio e poderoso ajuda-me e diz-me o que devo fazer ... é que estou tão assustada ... perdi o emprego , a raposa quer-me comer , a cobra tb ,até os lagartos se aproximam de mim ameaçadores ...O Marx .... que parecia mesmo um Leão diz-lhe plácidamente ..hum minha querida pat..cof coelhinha ..nada mais fácil ....vais e transformas-te numa árvore ..olha pode até ser um eskalipto.. que tens a sobrevivência assegurada ...quer chova ou faça sol .. e o futuro que se avizinha é de muito sol ..portanto .. mais vale prevenir ...
Lavada de emoção a coelhinha depois de ter "dado "para o leão que não perdoa umas 200 por dia ...corre alegre e distraída ... de repente ... trava a fundo ... olha assim tipo loura .. e volta pra trás a todo o gás...chega ao terreiro e não vê o leão .. nessa altura já Marx brinca de Jegue ... e ela em mais uma de Loura.. conta ao Jegue o sucedido ...lavada em lágrimas sem saber como se transformar no eskalipto... aí Marx disfarçando bem a voz diz em zurros ... é que o leãozzzzz zóooo cázzzz táazzz pazzzzz darzz aszz ideiaszzzzzzz
( presto )


.....É que se a coisa tem assim uma solução muito fácil, pode ser que até nós a consigamos implementar...

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 04:37 PM

Querias uma solução fácil ? és doido ? Vai demorar décadas ..qt mais tarde se começar ... mais tarde se atingirão os objectivos..

Queres que te dê as primeiras dicas de como pôr Portugal a levantar vôo ? 1º Eleger ****** para a Presidência ...( calma calma isto já são favas contadas) 2 º Tentar convencer Marcelo a aceitar ser 1º ministro ... 3º tentar convencer o Dr. Borges a ser ministro das finanças e da economia

Rapaiz ... seria uma maquina com motor chassis e pneus para dar muito gas com muita confiança .. iriamos ter um periodo de altissima criatividade e produtividade ..muitissimo investimento estrangeiro.. pessoas destas não se encontram todos os dias .. agora como alinhá-los ..

Engraçado .. agora falei no Marcelo .. e lembrei-me quem será a Joana .. é que pode ser bem ele tb ... tb aquela seriedade .. distância..ei se fores tu Marcelinho .. bem hajas lobão..

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 09:25 PM

concretamente, kerme parcer k
este Cush é assim uma espécie de virose de urânio empobrecido solto duma cápsula fissurada que já há muito tempo estava vazia - um fenómeno internet-entrópico persistente,,,
- dito em linguagem popular - quando se dá um peido é fisicamente impossivel metê-lo de novo no olho-do-cu

Publicado por: xatoo às janeiro 14, 2006 08:29 PM

Pq ?

Publicado por: FCP às janeiro 14, 2006 09:28 PM

Cush já vi que vai ser muito difícil diskutir política contigo sobre Portugal, só se for do mundo. Mas enfim preciso de ver os teus olhos.
Não gosto nada desses gajos que tu gostas!

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 09:33 PM

olha remédio certo, com esses Antónios borges et al, já deixei de abanar a cauda o que é um deskanso... Já vou dormir mais sossegado. Mas vou até í sim, vou ver os teus olhos...white cat

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 09:39 PM

deixa pra lá .. não te zangues Ran tan plan .. pronto pronto .. eu só estava a querer o que se me afigura melhor para Portugal .. estou errado ? é possivel .. mas olha ran tan plan .. pronto pronto já passou .. os bichos feios já foram embora .. viu ? pronto.. vem cá pequenito simpático...

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 09:47 PM

Boas

Publicado por: Coruja às janeiro 14, 2006 10:00 PM

o que vale é que eu gosto de ti pá, olha deve ser atracção de contrários à mistura com afinidades, mas entretanto eu vinha cá era esclarecer uma koisa:

- existe um critério ontológico para discernir in abstractio qual é a variável-causa e qual é a variável-efeito. Quando temos dois conjuntos de resultados emparelhados (para usar o kaso da regressão linear simples) se um conjunto está contido no outro, por razões de categorização física, seja A contido em B, então emtermos lógicos isso é equivalente a dizer que A implica B, logo A é causa e B é efeito.

- apesra disso convém recorrer a prova extrínseca, de ordem empírica.

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 10:01 PM

e agora vou fumar um cigarro, smoke in the air, enquanto revejo se me est a escapar alguma koisa da tal mala de 20. Nunka fiz uma mala de 20 para ninguém Cush, bom mas alguma vez tinha de ser.´

(PS eu tenho um bokadinho de vergonha de assumir publicamente que vou experimentar ter um dono, eu que orgulhosamente fui tantos anos lobo vadio... vá lá que o meu dono in potentia sabe isso... mas é que não resisto às festinhas)

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 10:06 PM

Se bem entendi o Cushinho (etc...) está no Brasil. Sítio óptimo para se estar quando se fazem as sugestões que ele fez, relativamente ao futuro de Portugal... E, como repararam, mais uma vez ficámos sem saber quais as maravilhosas receitas neo-liberais para combater a exclusão... Porque será?...

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 10:26 PM

Andaluzia

Eeeeeeeeespaaaçooooooooooooo.......

:))))))))))))

-> xonar, I hope!

Ficamos já despedidos/encontrados para sempre que eu não gosto de lamechices.

Manu Chau: Esperanza

Me gusta los aviones...

(mas cheira-me que o cushpy vai dar notícias...)

Publicado por: py às janeiro 14, 2006 10:27 PM

asdrubal às janeiro 14, 2006 07:59 PM

O problema é de facto complicado. Por um lado tem de se ser tão eficiente quanto possível na geração de riqueza, mas por outro tem também de se canalizar riqueza suficiente para combater eficazmente a exclusão social. Não se querendo - com razão - reduzir o investimento, terá de se reduzir o consumo, nomeadamente o mais supérfluo. Se reduzíssemos em 10% o nosso consumo, sobretudo de bens importados, teríamos provavelmente dinheiro suficiente para combater a exclusão social sem ferir nada de essencial na nossa economia. Mas isso iria magoar os mais prósperos da nossa comunidade, razão pela qual não será feito. Mas podia ser feito e produziria resultados.

Esta ideia não será perfeita, mas pelo menos esforço-me por dar uma solução ao problema, ao contrário dos nossos neo-liberaizinhos que só falam mas nunca se comprometem com nenhuma alternativa... Porque na realidade se estão nas tintas para os excluídos...

Publicado por: Albatroz às janeiro 14, 2006 10:38 PM

ei.... podes ir dormir tranquilo que eu trato deles ..rsss

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 10:39 PM

ai ai .. esta é minha plim plão

Publicado por: cush às janeiro 14, 2006 10:40 PM

Mozart ...40ª Sinfonia ...os momentos são solenes ...de recolhimento e ... interioridade ... mágicos ...

Ó Albatroz tu não respondeste primeiro à minha pergunta ...Se responderes certo eu tb te respondo ...

Agora .. patinho albatroz eu respondo à tua pergunta ... simm.. com todo o gosto ...
Mas ... primeiro tens que responder qual das seguintes alíneas está certa .
Um bovino quando furado no dorso com um arpão com 3 centímetros de comprimento sente : A ) Dor nenhuma B) Pouca dor ( tipo um beliscão ) C) Alguma dor ( tipo uma canelada bem assente ) D) Bastante dor ( tipo martelar um dedo)E)Muita dor ( tipo queimar uma mão toda ) F ) Dor Lancinante ( tipo espetar uma agulha de croché nas costas da mão do Sampaio ..do Jorge (claro) e abanar a mão com toda a força durante 10 minutos )

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 06:28 PM

Se responderes acertadamente .. eu respondo tb à tua pergunta ......

Publicado por: Cush às janeiro 14, 2006 10:55 PM

Ó patinho Albatroz ...

Compreendo a tua agonia ...

Olha para a aliviar eu vou respondendo à tua pergunta ..mas com uma condição .. vou confiar que vais responder à minha ...ou tb és daqueles que acha que a dor é previlégio (?) humano ? pq se podem exprimir ?que podem dizer f*dasse ..c*ralho tas-me a magoar .. pára filh* da Put*.

So...
Para acabar com os excluidos tens que perceber 1º uma coisa... o que é um empreendor ... para que serve ... o que se pode obter com ele ...
Se tu quiseres montar uma equipa de corredores de fundo por exemplo ... tu podes percorrer escolas e avaliar onde estão talentos ..tu sabes que nem todos têem jeito para corredores de fundo , assim como nem todos têem jeito para futebol , basquete ,automobilismo, professor ,médico , advogado , electricista , musico , pintor , contorcionista , inventor ,empreendedor ...etc ..etc..

Agora .. se tu quiseres criar um team de empreendedores com certeza vais procurar talentos que tenham jeito para isso .
Então se vais procurar talentos ... é pq aceitas que essas pessoas têem um " jeito especial " para quê ?

Para realizar visões. Apostando o seu dinheiro e de outros.

Compreender o empreendedor não devia tar a ser explicado nesta altura do campeonato .. já deveríamos ir bem à frente....

Depois de se perceber que se tem um talento à frente .. há que criar condições , uma pista , equipamentos necessários e suficientes , e suor

...rapaiz ... não duvides dos resultados ... eles serão uma mera consequência ...

Agora ... num corredor de fundo .. obtem-se premios diversos ..

Num empreendedor obtém-se incomparávelmente mais ..mas para isso há que criar condições .. pistas .. e equipamentos necessários e suficientes ..pq ele é do tipo de quem corre por gosto não cansa ...
e rapaiz .. não duvides dos resultados ...eles serão uma mera consequência ...

E olha ... repara bem numa coisa ...criar condições em 1º lugar psicológicas ...o empreendor é ouro vivo ..não pode continuar a ser visto como um vilão gatuno...mas como ouro vivo e produtor do vil metal ..sólido ;-)
Não pode continuar a ser visto como um explorador
mas como um talento na arte de realizar visões.. para as quais precisa de ajuda criando dessa forma empregos ...

Criar condições em 2º lugar é baixar impostos sobre lucros ... qual de vós encerrava uma fábrica com 500 operários que se consiga aguentar à tona .. àrrasquinha .. mas consegue .. não dá lucros ..mas aguenta 500 empregos ... quem seria a favor de encerrar essa unidade ? então se se abdica dos impostos de lucros ali , pq não nas outras tb ?
desde que haja empregos ..

Criar condições é tb facilitar aos empreendedores a possibilidade de escolherem com quem querem trabalhar .. a imposição de alguém é insuportável. E quem não sabe que vassoura nova varre bem ? o problema tantas vezes é depois .. das 1ªs varridelas .. Tem que haver facilidade nesta área .. pq é bom para ambas as partes.. a vassoura vai estar mais ligada pq sabe que pode ser trocada .. ora ao estar mais ligada vai ser mais produtiva e dessa forma afasta a possibilidade de ser trocada ..

Se ... essas condições fossem criadas... rapaiz ..não precisarias de duvidar dos resultados ...eles seriam uma mera consequência ...

E os excluidos teriam muito por onde escolher pq o numero de empresas decuplicaria ...diluindo-os dessa forma ..e desaparecendo ...

Qd isso for entendido .. pode deduzir-se como é importante abrir caminho para esses caras mais ageis na arte de realizar visões ...

Ah .. qt aos 3% da população que por alguma razão não consegue cuidar de si própria .. se nunca ouviste falar não tenho culpa.

Mas porra velho .. nunca reparaste na tua vivência que há pessoas que de alguma forma não batem bem da bola ?uns mais nitido outros menos ..mas há .. claro que há ..tantos ..
mas o rendimento minimo deve ser precisamente para essas pessoas .. para que elas não precisem de pedir ou cair no roubo.. e possam viver com dignidade .

Para além disso é citado no A riqueza e a pobreza das nações de David S. Landes.. que alías recomendo desde já ..curioso que lá fala muito dos Portugueses.. como percursores da revolução industrial..e não só...

agora... só espero que me digas qt dor sentirá um touro , com meia duzia de farpas cravadas no dorso.. é que se não souberes responder a uma coisa tão básica .. estive a desperdiçar o meu latim ... já que será chinês o que acabaste de ler ..

Publicado por: Cush às janeiro 15, 2006 12:55 AM

um país de banqueiros, um muro, e o resto do país de criadagem,,,

Publicado por: xatoo às janeiro 15, 2006 01:17 AM

e a policia de choque para espetar farpas no dorso dos contestatários

Publicado por: xatoo às janeiro 15, 2006 01:18 AM

um país de banqueiros, um muro, e o resto do país de criadagem,,,

Publicado por: xatoo às janeiro 15, 2006 01:17 AM

que visão redutora a tua patinho xatoo...o banqueiro é empreendedor ..mas o empreendedor é muito mais do que um banqueiro .. esse só guarda o vil metal ...e a criadagem como ironicamente o xatoo diz são os que procuram emprego .. e qd o conseguem são achincalhados em vez de dignificados pelo mérito que têem.
ó xatoo cadê os teus ólicos ?

Publicado por: cush às janeiro 15, 2006 01:27 AM

e a policia de choque para espetar farpas no dorso dos contestatários

Publicado por: xatoo às janeiro 15, 2006 01:18 AM

Ficaste traumatizado com alguma coisa baby face ?
Já experimentaste uma dor lancinante ?
Eu já ..a morte do meu pai.. nas minhas mãos...há 28 anos .. ainda hoje sinto um nó na garganta qd me lembro dele...não desejo nem a pessoa nem a bicho dor semelhante ...

e olha ...pq não vais mamar na 5ª pata do cavalo ?e depois passas por aqui ...e contas pá gente ?
Queres in english ?? vê lá .. é que se quiseres ..será um prazer para mim ..sabes como é ? é estilo vareira!!! como a dona deste blog...

Publicado por: Cush às janeiro 15, 2006 01:46 AM

Cush às janeiro 15, 2006 12:55 AM

Perguntar por perguntar:

O que é que dói mais: meia dúzia de farpas cravadas no dorso de um touro ou o nariz de um bébé comido pelos ratos numa barraca?

Porque é que os sensíveis a quem incomoda o sofrimento do touro não ficam incomodados com os bébés roídos pelas ratazanas?

Publicado por: perguntador às janeiro 15, 2006 01:48 AM

Albatroz às janeiro 14, 2006 10:38 PM,

«Cortar» 10 por cento do consumo supérfluo.
Os automóveis. Porque carga d´água havemos de importar tantas marcas de automóveis ?
Se o não fizéssemos, alguma vez Palmela exportaria o que quer que fosse ? O que é que representa Palmela na desgraçada «performance» das exportações nacionais ?
Liste-me, s.f.f., «consumos supérfluos» que nos não obrigasse a um empobrecimento generalizado...

Publicado por: asdrubal às janeiro 15, 2006 02:31 AM

Porque é que os sensíveis a quem incomoda o sofrimento do touro não ficam incomodados com os bébés roídos pelas ratazanas?

Publicado por: perguntador às janeiro 15, 2006 01:48 AM

Porque raio afirmas uma coisa dessas ? quem te disse a ti palhaço que isso não me incomoda ?
Mas todos os problemas têem que ser olhados ... todos ..mesmo inclusivé o dos touros .. que não têem lvre arbitrio..

Publicado por: Cush às janeiro 15, 2006 02:47 AM

em vigilia .. e preparando--me para mais duas kpk..

Publicado por: Cush às janeiro 15, 2006 02:50 AM

plim plão

Publicado por: cush às janeiro 15, 2006 02:50 AM

another one ..next

Publicado por: cush às janeiro 15, 2006 02:52 AM

plim plão..

Publicado por: cush às janeiro 15, 2006 02:53 AM

Cush às janeiro 15, 2006 02:47 AM

Porque tu, palhaço, até agora só falaste dos touros e nem uma só vez dos bébés roídos pelas ratazanas. Nem dos seus irmãos subalimentados porque só comem uma ração deficiente em proteínas uma vez por dia.
Porque nunca vi os sensíveis que se manifestam nas ruas contra as touradas manifestarem-se na rua contra a fome ou o desemprego.
Porque é muito porreiro mandar umas bocas aqui quando se anda a abanar o cu nas areias da Bahia

Publicado por: Perguntador às janeiro 15, 2006 03:02 AM

Mozart continua ...relax baby....

Olha perguntador ... há 30 anos que vivemos num regime socialista a roçar o comunista ...que cínicamente vive dos mais pobres .. quantos mais pobres ...mais votos ...só uma economia mais forte .. mais vigorosa (bem mais )é que acaba com os guetos...e com os mais pobres ...o que ainda por cima é um processo extra lento..
por outro lado .. não tem nada a ver com a economia o fenómeno da tourada ...mas nem por isso ele deve deixar de ser chamada à colação.. entendeste ?palhacinho patinho perguntador ...ou tu só vês um dos lados ?? tens antolhos ? que não te deixam ver as multiplas realidades que te rodeiam ?

Qt a abanar o eskleto nas areias da bahia .. não fiques com inveja ... eu sabia que isso podia acontecer ...mas olha .. para a inveja --> caridade
Mas se te descansa .. não será por muito tempo .. com certeza no próximo milénio já não andarei por lá ...

Publicado por: Cush às janeiro 15, 2006 03:44 AM

Ouve lá, ó anormal, quem é que te disse que eu falava das ratazanas portuguesas? Ou nos States não há ratazanas? Ou os bébés dos States já não são bébés só por serem pretos ou chicanos? Ou também não há ratazanas e bébés no Brasil e na Somália? Escusas de vir com essa conversa da treta que tipos como tu topam-se à légua. És mais um facho saudosista.

Publicado por: Perguntador às janeiro 15, 2006 04:51 AM

pois olha eu lá vou...como sou adulto a responsabilidade é toda minha! Nunca tive assim um kaso com quem pensa tão diferente de mim, e talvez por isso mesmo, vou ouvir com kuidado...

Fiquem bem, e boas ;)

Publicado por: py às janeiro 15, 2006 06:59 AM

És mais um facho saudosista.

Publicado por: Perguntador às janeiro 15, 2006 04:51 AM

Estás a ser injusto comigo ... não sou nem facho nem saudosista patinho perguntador ...Considero-me um democrata . ( ponto final parágrafo).. para mim Salazar foi tão mau como poderia ter sido Cunhal...que bem tentou estuprar o Dragão...

Com certeza .. como deves( poderias ) imaginar ... eu antes de chegar as preocupações com os Touros , passei pelas preocupações ( e ainda tenho, senão não andaria pelos blogs )com os mais desfavorecidos . Pensar o contrário seria um absurdo...
Agora ..o facto de se ter uma preocupação ...não significa que não se possam ter várias ..é não ?

Mas tu tens interesses no negócio da tauromaquia ?é que normalmente tanto calor .. significa isso ..já não é a 1ª vez que percebo isso..
Para além do mais ... já vi milhares de posts e coms em outros tantos milhares de blogs , jornais , revistas , livros, tvs, rádios , filmes ..partidos politicos ..ongs pequenas e grandes, toda a espécie de organização .. preocupadas com os problemas sociais ( semeados pelos teus..os que chamam fachos aos outros ... na esmagadora maioria das vezes ) ... E vejo pouquérrimos coms .. posts , blogs , jornais , revistas , livros , tvs , radios , filmes , partidos politicos , ongs pequenas e grandes ... preocupadas com a fenomenologia da TOURADA .. viu ?

Ou tu só consegues ter uma preocupação de cada vez ? e enquanto essa não for resolvida não estás disponivel para mais porra nenhuma ?

Só acho pena .. é qd se fala de tourada se ouça .. no mais das vezes silêncio ... cúmplice .. ou uma agressividade medonha .. normalmente qd há interesses associados ...descobri-te a careca patinho perguntador ?

Existe a possibilidade de eu voltar aqui a fazer mais uns coms ... mas não há garantias ...a partir de hoje .. muita coisa vai mudar ...

Ah ..e não sou saudosista ... sempre fui .. e posso prová-lo ( em breve no google video ) FUTURISTA.. viu ? E agora vou (se possivel) .. ser mais ainda ....sou um praticante inveterado da destruição criativa ...e vou destruir bem mais ainda ....coisas que estão ultrapassadas , obsoletas e altamente prejudiciais ..

som de fundo... Bach... Concerto para violinos nº1 e 2

Desculpem Deuses .. eu deveria estar em recolhimento .. meditação.. contemplação ..e ao invés ... batalhas e mais batalhas ...mas .. valores mais altos se levantam ... mas agora .. basta .. obrigado Joana Semiramis pelo teu espaço..

Qt a ti meu querido amigo que a esta hora trespassas os ares do Atlantico .. quis tb que me conhecesses melhor .. as minhas virtudes e os meus defeitos .. mas que me conheças ...

E agora .. vou tomar o pequeno almoço ... que são quase 10 h...depois .. vou para recolhimento...algum tempo...

Fiquem bem, e boas ;-)

Publicado por: Cush às janeiro 15, 2006 01:03 PM

O sol da Baía mais algumas caipirinhas em excesso produzem incoerência...Ponto final.

Publicado por: Albatroz às janeiro 15, 2006 01:50 PM

patinho albatrosinho ...ontem era o dia para o debate .. hoje já não é .. pelo menos para mim..
só um pormenor .. não bebo caipirinha e bebo pouquissimo alcool e... sol .. só ao fim da tarde ..
incoerencia ? se a encontrares .. aponta-me que gosto de me corrigir ...

resta-me realçar a tua cobardia por não teres respondido a pergunta que te fiz .. ficaste entalado.. compreeendo.

mas chega ..quero descansar o espírito ...

vou continuar a ouvir ...Bach ...o destruidor criativo ..

Publicado por: cush às janeiro 15, 2006 02:03 PM

asdrubal às janeiro 15, 2006 02:31 AM

Apenas como exemplo, assinalo que seria possível trocar de carro um ano depois do habitual (para cada um). Passar mais vezes férias em Portugal, abdicando de algumas idas ao estrangeiro. Resistir à tentação de comprar aquela televisão com ecran de plasma. Abdicar de algumas roupas de marca importadas. Procurar abastecer o veículo em bombas da Galp. Não consumir cervejas e vinhos importados. Etc.

Alguns destes exemplos traduzem-se por uma decisão de não consumir produtos e serviços supérfluos, e outros numa opção de adquirir produtos nacionais em vez de estrangeiros. Se praticados por todos aqueles que auferem de um nível de vida confortável, conseguir-se-ia acumular meios para combater a exclusão, sem ferir a economia nacional. E note-se que os meios usados no combate à exclusão iriam, em grande parte, permitir consumos essenciais a quem deles está privado, lançando esses meios de novo na economia. Ou seja, a economia não perderia, apenas transferiríamos alguns meios de aqueles que os podem dispensar para aqueles que deles têm necessidade absoluta. Claro que os neo-liberais tentam convencer-nos de que essa transferência seria feita em detrimento do investimento, mas isso é falso. Estar-se-ia apenas a substituir algum consumo dos ricos (geralmente de bens importados) por consumo dos pobres (com um maior peso de produção nacional).

Publicado por: Albatroz às janeiro 15, 2006 02:06 PM

Como curiosidade assinalo os resultados da mais recente sondagem feita para a TSF/DN:

"Outra vez a subir, Manuel Alegre ultrapassa a fasquia dos 18 por cento das intenções de voto e consegue alcançar 18,2 por cento das intenções de voto dos portugueses.

O candidato-poeta sobe mais de dois pontos, que vai buscar à nova descida de Mário Soares, agora com 10,5 por cento, e ao retrocesso de Francisco Louçã, que baixa para os 7,3 por cento.

Louçã vê assim reduzida a distância que o separava de Jerónimo de Sousa. O secretário-geral do PCP cresce quase um ponto para os 6,8 por cento."

O país começa finalmente a colocar Mário Soares onde ele merece estar. Muita gente se vai arrepender profundamente de ter emprestado o seu nome a esta loucura.

Publicado por: Albatroz às janeiro 15, 2006 02:19 PM

As questões económicas não se resolvem com apelos às acções voluntaristas. Haverá alguns que aceitarão, mas a quase totalidade continuará a consumir pelos padrões que entende.

Não é falso que quanto mais dinheiro se tem mais gastos supérfluos se faz. Isso só acontece em empresários de meia tijela. Quem tem mais dinheiro, poupa mais e o aumento das poupanças faz aumentar o investimento.

Publicado por: Rui Sá às janeiro 15, 2006 02:22 PM

E não são os neoliberais que dizem isso. Vem em todos os livros de Economia

Publicado por: Rui Sá às janeiro 15, 2006 02:24 PM

Albatroz às janeiro 15, 2006 02:06 PM

É verdade que infelizmente não sei de Economia, mas intuo que o que sugere tem muito a ver com um «voluntarismo» improcedente.
Convenço-me que, mesmo com uma política coerciva impossível de praticar no espaço em que nos inserimos, esse desiderato não seria atingido com os mesmos produtos que evocou bastante mais baratos aqui ao lado em Espanha. Ninguém quererá saber da Galp, se a gasolina justificar (sobretudo na Raia) encher o depósito do outro lado de uma fronteira que já nem sequer existe senão simbólicamente. E quem diz a gasolina, diz qualquer outro produto mais barato ou de melhor qualidade.
Escapou-se-me alguma coisa nesta «lógica» do mercado globalizado e transfronteiriço ?
Eu confesso-me incompetente para sequer imaginar resolver a equação de Portugal gerar muito mais riqueza e ao mesmo tempo absorver a exclusão, até porque tenho lido que quer a qualificação geral do País, quer a qualidade dos investimentos, quer até o aparelho produtivo implantado não fazem a «massa crítica» necessária e suficiente para que possamos dar a volta a este estado de coisas nos próximos anos.
Mas se há soluções autênticas, é claro que as subscrevo, mesmo até porque a exclusão social é, ela própria, uma fonte de empobrecimento e de insegurança geral.

Publicado por: asdrubal às janeiro 15, 2006 02:58 PM

Rui Sá deve saber que um empresário (excepto os empresários compradores de Ferraris) quando confrontado com uma redução de meios disponíveis optará por diminuir o consumo e não o investimento. Se a diminuição de consumo se fizer por via do aumento do IRS, o investimento não sofrerá nada. Por isso defendo que se seja rigoroso no combate à fuga fiscal dos rendimentos mais elevados, sem tocar no IRC.

Aliás, é uma ilusão pensar-se que é a poupança pessoal que promove o investimento (com excepção do investimento em casa própria). O investimento depende sobretudo da poupança das empresas e das taxas de juros. A exclusão social pode ser combatida sem afectar o investimento, mas essa é uma verdade que não convém que se conheça, para manter as ficções egoístas.

Publicado por: Albatroz às janeiro 15, 2006 02:59 PM

asdrubal às janeiro 15, 2006 02:58 PM

Também não acredito muito na capacidade de contenção voluntária na área do consumo. Apenas a referi para sublinhar que a falta de meios para combater a exclusão é sobretudo uma questão de egoísmo. Mas uma fiscalidade rigorosa no campo do IRS, no respeitante aos rendimentos mais elevados, produziria esse desvio de meios dos rendimentos mais elevados para os rendimentos mais baixos, sem afectar o investimento. Menos Mercedes nas estradas e mais pessoas com um tecto sobre as suas cabeças parece-me algo de desejável. Menos viagens às Seychelles e mais idosos assistidos em casa também me pareceria positivo. Ou não será?...

Publicado por: Albatroz às janeiro 15, 2006 03:06 PM

Claro que sim.
Mas o Albatroz refere-se ao IRS dos rendimentos médios, tidos por previligiados, os «eternos bombos da festa» ... ou não será assim ? A base sobre que incide o novo escalão máximo de IRS em Portugal (42 por cento), corresponde a 80 mil famílias. Espetacular !

Publicado por: asdrubal às janeiro 15, 2006 03:58 PM

Se bem percebi, o Albatroz entende que não se deve tocar no IRC da banca, verdade?

Publicado por: (M) às janeiro 15, 2006 04:16 PM

Matthäuspassion... Bach....Be my Weeping and my Wailing...

Publicado por: Cushpy às janeiro 15, 2006 04:42 PM

Caro (M), não veja as coisas apenas pelo lado negativo. Não há IRC especial para os bancos, nem deve haver. A banca apenas deverá pagar o que os seus lucros merecem, sem isenções.

E, caro Asdrubal, não me refiro aos rendimentos médios, mas aos altos. Quantos médicos e advogados, com rendimentos altíssimos, não pagam IRS? Quantos ricos não beneficiam de isenções fiscais ilegítimas?

Se se for buscar o dinheiro onde ele está, e menos falta faz, haverá dinheiro para aqueles que dele realmente necessitam.

Publicado por: Albatroz às janeiro 15, 2006 04:44 PM

Publicado por: Albatroz às janeiro 15, 2006 02:06 PM

Em suma um ditador on the making... congratulations!!!!!!!!!!!!!!

Publicado por: diogenes às janeiro 15, 2006 05:27 PM

Não vejo onde se pode descortinar «um ditador on the making» no comentário do Albatroz das 02:06 PM.

A proposta dele é, aliás, bastante racional, tanto mais que alguns dos consumos de bens importados correspondem à compra de produtos mais caros e de inferior qualidade quando comparados com os produtos portugueses alternativos.

O que me parece é que uma faixa considerável das classes A e B (isto para não me referir à alta e média burguesia) ainda não percebeu que a queda continuada da produção nacional acabará por se reflectir, mais cedo ou mais tarde, na sua própria bolsa. Nessa altura vão perceber, só que o leque de opções que terão será um bocadinho mais fechado.

Publicado por: (M) às janeiro 15, 2006 06:40 PM

"tanto mais que alguns dos consumos de bens importados correspondem à compra de produtos mais caros e de inferior qualidade quando comparados com os produtos portugueses alternativos"

Se isto é verdade então porque é que os portugueses os compram? Por masoquismo? Por indigência mental? Eu pessoalmente, qual ferro rodrigues, cago-me para a galp e só não mudo para um fornecedor de energia eléctica espanhol ou francês porque não me deixam. Se me apresentarem um bom produto ou serviço, por um bom preço não pergunto qual a nacionalidade de quem o produziu. Eu trabalho nesse mundo, se os produtos da minha empresa não forem competitivos no mercado global a empresa vai à vida.

Ainda me lembro da parvoice de um colega meu que em 1989 queria que a nossa empresa comprasse 8 silos em aço inox fabricados em Vale de Cambra, em detrimento de 8 silos em alumino-magnésio (melhor desempenho técnico que o aço inox) fabricados em Inglaterra e colocados à porta da nossa fábrica a um preço bem inferior ao português. O seu argumento era "Temos de defender a indústria nacional", a minha resposta era "E quem nos defende a nós? Será que os clientes vão aceitar pagar um preço mais alto por sermos portugueses? Eles podem comprar aos espanhóis, franceses, italianos, alemães, ingleses!!!"
A reacção parva do fabricante português de silos foi "Eles (os ingleses) devem ter roubado a matéria-prima!" Fica tudo dito!!!

Publicado por: diogenes às janeiro 15, 2006 08:57 PM

"A proposta dele é, aliás, bastante racional"

Quero lá saber de um argumento de racionalidade, a liberdade é mais importante... o governo nazi até se preocupava com a saúde do povo alemão (antes da guerra) organizando actividades obrigatórias, benéficas para a saúde, passeios no campo, piqueniques, ginástica,... ao fim-de-semana. Por causa de um argumento racional, as pessoas perderam a liberdade de administrar o seu tempo livre ao fim-de-semana!

Publicado por: diogenes às janeiro 15, 2006 09:03 PM

Todos os anos compro 20 a 30 livros sobre gestão e estratégia, assino 3 ou 4 revista internacionais sobre gestão. 60 a 70% dos temas que leio lidam com situações como aquela que Portugal vive hoje, aquilo que a indústria portuguesa sofre hoje, já a indústria europeia e americana começou a sofrer desde os anos 70. As empresas desses países tiveram de dar a volta, passar de um mundo clássico (em que a oferta era inferior à procura) para o mundo novo (em que a oferta é superior à procura - o que coloca todo o poder nas mãos do cliente ou consumidor).
O que as empresas portuguesas precisam não é de proteccionismo bacoco, mas de ir à luta!
Precisam de estudar os seus mercados actuais e potenciais, precisam de formular estratégias competitivas e deixar de estar à espera da sorte e da mão de Deus, ou do governo. Precisam de ter contabilidade analitica para saberem ás quantas andam, precisam de ter encarregados que giram e não encarregados capatazes. Se não são capazes de fazerem a mudança o mercado deverá promover o seu encerramento. Abrindo assim espaço a novas empresas capazes de so servirem melhor os clientes e consumidores.

Publicado por: diogenes às janeiro 15, 2006 09:12 PM

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 13, 2006 04:18 PM

Obrigado pelo seu esclarecimento!

Publicado por: Fernando às janeiro 15, 2006 09:33 PM

O Diogenes, como ainda não encontrou um fornecedor francês de electricidade, deve ler à luz da vela.

Qual terá sido a parte de «alguns dos consumos de bens importados correspondem à compra de produtos mais caros e de inferior qualidade» que ele não conseguiu ler?

Publicado por: (M) às janeiro 16, 2006 12:26 AM

Esta República padece de esquizofrenia.
Augusto Santos Silva, alerta para «Golpe de Estado». Ó porra, oxalá tenha razão.

Publicado por: asdrubal às janeiro 16, 2006 12:48 AM

"como ainda não encontrou um fornecedor francês de electricidade"

Há que ser honesto, eles existem, eles estão por aí, a rede eléctrica portuguesa está ligada às redes eléctricas europeias, um consumidor português pagaria ao fornecedor e pagaria uma taxa de transporte ao longo da linha (uma espécie de portagem) para poder comprar energia a um fornecedor espanhol, ou francês... mas não pode é proíbido.

Por acaso gostava que me desse um exemplo de um produto importado, mais caro e de inferior qualidade, e que simultaneamente seja preferido pelos consumidores portugueses, em detrimento de um produto português... por acaso gostava, basta um exemplo.

Publicado por: diogenes às janeiro 16, 2006 07:52 AM

«É interessante verificar como as regalias dos trabalhadores cresceram com o surgimento do campo socialista e diminuem com o seu desaparecimento»

Esta afirmação está carregada de racismo cultural e enviesamento euro centrista. Neste planeta vivem verca de 6 biliões de humanos, o campo socialista manteve 4 biliões de humanos na pobreza. O fim do campo socialista permitiu que esses 4 biliões pudessem iniciar a sua caminhada para o progresso e bem estar...

Publicado por: diogenes às janeiro 16, 2006 08:13 AM

diogenes às janeiro 16, 2006 07:52 AM

quantos produtos quer, mais caros, de inferior qualidade e preferidos pelos portugueses ?

Whisky e quase todas as bebidas alcoólicas !

É que as forças de mercado e de marketing é que impoem as modas e a forma de pensar na Krida Futura sociedade acéfala.

A Luta actual é:
queremos sociedade acéfala ? ou não ?

Publicado por: Templário às janeiro 16, 2006 01:02 PM

rejubilem ... a inovação está a resultar ...em pleno .. obrigado ( de novo ..e não me canso) Joana Semiramis pelo seu espaço ..do fundo do coração...um desses dias vou escrever para o seu email para lhe contar detalhes do que está a acontecer ..tenho a certeza absoluta que vai gostar ... muito...

Genesis ... The trick of the tail...Dance on a volcano

Publicado por: Cushpy às janeiro 16, 2006 01:14 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)