« Dúvida Angustiante que se Desvanece | Entrada | Os Beduínos e os Camelos »

janeiro 25, 2006

Ressacas

Terminada a campanha eleitoral para as presidenciais temeu-se que os analistas políticos ficassem no desemprego. Após a eleição de Cavaco Silva, Portugal entra num período, excepcional no nosso sistema político, em que todos os órgãos de soberania, desde a AR, passando pelas autarquias, até ao PR, têm pela frente um mandato completo ou quase. Para quem aprecia a estabilidade política tal pode ser uma benesse. Para os analistas políticos foi o pânico. Pois quê? Faltam mais de 3 anos até ao próximo acto eleitoral? Que fazer? Simples … Discutir o que vai fazer Cavaco Silva com os seus votos. Puxar pelo PSD? Apoiar Sócrates? Rasteirar Sócrates? Proferir banalidades obscuras, vulgo sampaíces?

Mas será que apenas conta o que Cavaco poderá fazer? E Sócrates? E o PS?

Em primeiro lugar estas eleições constituíram a primeira mostra eleitoral da decadência da 3ª República. Os candidatos que se reclamavam como não partidários tiveram 71% dos votos. É óbvio que os seus votos vieram de eleitores que anteriormente votaram em partidos políticos, mas recolheram-nos de uma forma transversal. Cavaco Silva poderá ter feito o pleno do PSD, deve ter recolhido a maioria dos votos do CDS/PP, mas recolheu igualmente votos entre eleitores que anteriormente haviam votado PS, PCP ou BE. Manuel Alegre recolheu votos principalmente entre eleitores PS, mas também recolheu bastantes no CDS/PP, provavelmente poucos no PSD, e alguns entre o BE e PCP. As motivações destes dois conjuntos de votantes teria sido diferente, mas constituíram uma derrota para as máquinas partidárias e para a partidarização que tem levado a 3ª República rumo ao abismo.

Primeira conclusão é a de que o sistema partidário implantado com a 3ª República e aleitado ao longo de 30 anos, está caduco. Os eleitores encarregaram-se de o demonstrar.

Em segundo lugar, Cavaco Silva não tem possibilidades de fazer um primeiro mandato sem fazer ondas, como o fizeram Soares e Sampaio, que só despertaram das letargias após serem eleitos para o segundo mandato. Nem a situação do país permite a continuação das banalidades estéreis de Sampaio, nem a maioria dos eleitores que votou Cavaco espera que ele entre em hibernação.

Em terceiro lugar, o PS está numa encruzilhada. É certo que Manuel Alegre recebeu alguns votos da direita, quer pelas suas alocuções patrióticas, quer pelos ódios de estimação que existem no CDS relativamente a Cavaco. Mas Manuel Alegre é um homem da ala esquerda do PS. Mostrou, na sua luta contra Sócrates pelo cargo de secretário-geal do PS, que não faz a mínima ideia do estado em que o país está e da urgência da tomada de medidas difíceis, que bolem com interesses instalados … logo que criam alguma instabilidade social.

Nesse entendimento, Manuel Alegre pode protagonizar uma oposição de esquerda às medidas governamentais, apoiando-se na ala esquerda do PS, nos partidos mais à esquerda e nas forças sindicais. Ou seja, Sócrates pode ficar fragilizado dentro do interior do partido. Tem, como se calcula, o poder que lhe advém da distribuição das sinecuras. Mas se o clima social se agravar, esse poder pode revelar-se insuficiente. O PS poderá ficar partido entre os que aceitam as reformas de Sócrates, não porque gostem, apesar de muito moderadas, mas porque não há outro remédio, e aqueles que acreditam nos amanhãs que cantam, em odes recitadas por Manuel Alegre.

Em quarto lugar o PSD vai ter que mudar o estilo de oposição. Por exemplo, o comportamento que teve durante a discussão do OE 2006 não pode ser repetido. O OE 2006 tinha, e tem, muitas fragilidades, mas o PSD atacou-o apenas como oposição, não como um partido da área do governo, com responsabilidades. O PSD não pode correr o risco de se encarniçar contra uma medida governativa, que depois venha a ter o beneplácito do novo PR. Os líderes parlamentares do PSD perderiam a face. Portanto, o PSD terá que fazer uma oposição mais construtiva, a menos que dê de barato que o PSD e o PR tenham opiniões opostas sobre determinadas matérias mais delicadas e estruturantes.

Como se fará a coabitação? Será difícil. Sócrates tem-se revelado muito teimoso e vai ter pela frente um homem que sabe do que fala e que estuda os dossiers. Durante os primeiros meses será como no início de uma pugna desportiva, onde os contendores tentam adivinhar a táctica e a estratégia do outro, e em que nenhum deles quer correr riscos. Julgo que até à discussão do próximo OE 2007, a coabitação será pacífica, a menos que a crise económica se agrave dramaticamente por qualquer razão não descortinável de momento. Então se verá.

As possibilidades de tentar encostar Cavaco Silva à parede serão através de questões colaterais, vulgo fracturantes, como a questão do aborto. O PS poderá optar por esse tipo de guerrilha, para enfraquecer a imagem de Cavaco Silva, nomeadamente perante o seu eleitorado tradicional, mais ligado aos valores da família e do primado da vida. Mas certamente que Cavaco já terá pensado que política terá quando for confrontado com esses temas.

Publicado por Joana às janeiro 25, 2006 09:18 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/119938

Comentários

Os comentadores políticos encartados pelos media são como os comentadores desportivos dos jornais e da TV.
Se se cingirem aos factos, os programas em vez de 60 minutos, têm 15 minutos. Em vez de 3 jornais desportivos diários, se calhar poderão continuar a existir... mas com um terço das páginas.

A verdade é que o país político paira num limbo desligado da realidade, pudera fazem parte, só conhecem a economia de bens não transaccionáveis. No limbo pode-se continuar no mesmo circuito que até aqui, como na conversa de ontem à noite no Café Blasfémias, poesia, discussões filosóficas, facadas nas costas dos chefes partidários, terra-queimada,...
Só que o delírio está a perder terreno, campo de manobra, porque a realidade está a emergir com todo o seu poder de evidência e de choque.

O espaço vai estar cada vez mais coarctado pela realidade. A democracia grega e a filosofia na Atenas clássica, nasceu porque havia também, prosperidade económica. É a pirâmide de Maslow aplicada às sociedades, sem empregos, sem um ganha-pão, numa sociedade estagnada, numa sociedade em regressão demográfica acentuada... há cada vez menos lugar para jogos florais e guerras de cortesãos. Têm de se concentrar em resultados concretos, em políticas que gerem resultados concretos, palpáveis... senão teremos a sinfonia de taxos e panelas argentina, teremos os buzinões da ponte, não orquestrados e cavalgados pelos partidos políticos, mas espontâneos, decididos pelo José e a Maria no recato do seu veículo.

Publicado por: diogenes às janeiro 25, 2006 09:58 AM

teste 1

Publicado por: diogenes às janeiro 25, 2006 10:46 AM

Se se clickar em "pop-up" são aceites os comentários!
Se se clickar "em página" não se conseguem deixar comentários!

Publicado por: diogenes às janeiro 25, 2006 10:48 AM

De acordo, Diógenes

Publicado por: Nuno às janeiro 25, 2006 11:14 AM

Vou experimentar

Publicado por: Senaquerib às janeiro 25, 2006 11:55 AM

Funcionou, não há qualquer problema.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 25, 2006 11:56 AM

Sócrates vai passar tempos difíceis, dentro do PS.

Publicado por: Diana às janeiro 25, 2006 12:08 PM

Alegre não é um tipo com um discurso constante. Era uma coisa em Outubro de 2004, foi outra agora e será outra diferente se tentar um movimento interno ao PS.

Publicado por: David às janeiro 25, 2006 12:54 PM

CARTA DE UM BEBÉ PARA A SUA MÃE

Olá mamã, tudo bem?
Eu estou bem, graças a Deus.
Faz apenas alguns dias que me concebes-te na tua
barriguinha.
Na verdade, não consigo explicar o quanto estou feliz por
saber que és
minha mãe.
Outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor com que fui
concebido.
Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do
mundo!

Mamã, já se passou um mês desde que fui concebido e já
começo a ver
como
o meu corpinho começa a formar-se, quer dizer, não estou tão
lindo como
tu, mas dá-me uma oportunidade!
Estou muito feliz! Mas tem algo que me deixa preocupado...
Ultimamente dei-me conta de que há algo na tua cabeça que
não me deixa
dormir, mas tudo bem, isso vai passar, não desesperes.
...
Mamã, já se passaram dois meses e meio, estou muito feliz
com as minhas
novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar.
Mamãzinha diz-me o que se passa! Porque choras tanto todas
as noites??
Porque é que quando tu e o papá se encontram, gritam tanto
um com o
outro?
Não me querem mais ou quê?? Vou fazer o possível para que me
queiram...
Já se passaram 3 meses, mamã, acho que estás muito
deprimida,não
entendo
o que está a acontecer, estou muito confuso.
Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma consulta para
amanhã..
Não
entendo, eu sinto-me muito bem... por acaso sentes-te mal,
mãe?

Mamã, já é dia. Onde vamos? O que está a acontecer mamã?


Porque choras? Não chores, não vai acontecer nada...


Mamã, não te deites, ainda são 2 horas da tarde, não tenho
sono, quero
continuar a brincar com as minhas mãozinhas. Ei!!!O que é
que esse
tubinho está a fazer na minha casinha?? É um brinquedo
novo??
Ui!! porque é que estão a sugar a minha casa??
Mamã!!!Espera, essa é a minha mãozinha!!!
Homem, porque é que a arrancas-te?? Não vês que me estás a
magoar??
Mamã, defende-me!!!! Ajuda-me!!!
Não vês que ainda sou muito pequeno para me defender
sozinho?? Mãe, a
minha perninha, estão a arrancá-la!!! Diz a eles para
pararem, juro-te
que me vou portar bem e que não te dou mais pontapés! Como é
possível
que
um ser humano possa fazer isto comigo?! Esse homem vai ver
quando eu
for
grande e forte!!

Ai mamã, já não consigo mais....ai.... mamã, mamã,
AJUDA-ME!!

Mamã, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu daqui de
cima
observo
como ainda te pesa teres tomado aquela decisão. Por favor,
não
chores,lembra-te que te amo muito e que estarei aqui à tua
espera com
muitos abraços e beijinhos.

Amo-te muito!

O teu bebê


Passa esta mensagem ao maior número de pessoas, para que todos
entendam,
de
uma vez por todas, o que é que a realidade do aborto
engloba!

Diz NÃO AO ABORTO!!!

QUEM CONCORDA COM ISTO É UM SER ABJECTO... .....palpita-me que o "super ou sabidola e espertalhão" (M) é abjecto .. acertei ?

Um referendo qd é feito .. é para durar ? ou é só para fingir ?Em Portugal é tudo a fingir .. não é ?

Publicado por: Cushão às janeiro 25, 2006 02:05 PM

Cushão às janeiro 25, 2006 02:05 PM

Esse texto faz parte da nova encíclica do Papa?

Publicado por: Senaquerib às janeiro 25, 2006 03:40 PM

Acho curioso e divertido ver como a Joana funciona como se não houvesse vida para lá da globalização e do neo-liberalismo. Se a história nos serve para qualquer coisa é para constatar que não há receitas definitivas ou eternas, e que o pêndulo ideológico oscila entre a prisão estatista e o bordel liberal, passando por fases mais moderadas dos dois quadrantes. É evidente que a seguir a esta orgia neo-liberal se seguirá uma fase de muito mais proteccionismo, e de preocupações sociais. Só é pena que os "libertinos" não percebam que quanto mais insistirem na "libertinagem" maior será a reacção intervencionista. Todos ganharíamos se esses "libertinos" aceitassem agora ganhar um bocado menos dinheiro, em nome da solidariedade, pois talvez não viéssemos a cair, mais tarde, nos igualmente ineficientes excessos proteccionistas.

Publicado por: Albatroz às janeiro 25, 2006 03:43 PM

Senaquerib às janeiro 25, 2006 03:40 PM

Se o Cushão tivesse vivido numa aldeia quando era pequeno, teria visto o que os camponeses fazem quando uma sua gata tem uma ninhada de gatinhos: pegam nos gatinhos em excesso e atiram-nos a um poço, onde eles se afogam.

Eu vi fazer isto uma vez, fez-me muita impressão.

A vida é dura, mas é a vida.

Publicado por: Luís Lavoura às janeiro 25, 2006 04:03 PM

O que o Albatroz não percebe, é que não estamos num período de "orgia neo-liberal". Estamos num período em que o proteccionismo estatal se agarra com unhas e dentes ao nosso quotidiano.

Publicado por: Gonçalinho às janeiro 25, 2006 04:52 PM

Lamentavelmente, esqueceram-se de atirar este Lavoura ao poço.

Publicado por: Anónimo às janeiro 25, 2006 04:54 PM

«Esta» está com piada :
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=638956

Publicado por: asdrubal às janeiro 25, 2006 05:17 PM

O Gonçalinho tem o quotidiano muito esfarrapado.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 25, 2006 07:26 PM

“Em Portugal a Alma dos Mortos não ilumina as resoluções dos Vivos, porque o Dr. Oliveira Salazar ainda não reencarnou” – Quitéria Barbuda in “O Desejado”, Revista “Espírito”, nº 17, 2005.

Publicado por: Brigada Bigornas às janeiro 25, 2006 07:27 PM

Luís Lavoura às janeiro 25, 2006 04:03 PM

Os camponeses matam os gatinhos quando acabam de nascer para não terem de os matar ou maltratar quando adultos. Justamente o contrário do que fazem , relativamente aos seres humanos, os chamados anti-abortistas que se dizem defensores da vida.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 25, 2006 09:01 PM

O aborto, tal como a maioria dos actos egoistas, não pode ser louvado, antes pelo contrário. No entanto egoísmo não é crime. Assim como um aborto também não...

Publicado por: Pedro Oliveira às janeiro 25, 2006 11:59 PM

Ó lavourinha ... sabes uma coisa .. olha .. era para te mandar mamar na qu*nta pata do cavalo ... mas nem isso mereces ...vai mamar antes num casco... pode ser que leves um potente coice.....olha .. gostavas que a tua mãe te tivesse abortado? Conheces alguém que gostasse de ter sido abortado ..? Não achas que hoje em dia ..com pilulas.. , preservativos .., espermicidas .., pilulas do dia seguinte ... etc .. só engravida quem quer ?

O super (M) hiper inteligente e Hiper culto e hiper espertalhão ..aquele que só conta as meias verdades .. nem piou ...
Vem cá ...nêm nêm... vem cá ... .

Em Portugal .. é tudo a fingir .. não é ?

A parte mais engraçada .. é que esta mensagem foi-me enviada pelo meu filho .. que tem 17 anos .. punctuated evidence ? maybe ...olha se a mãe dele tivesse abortado ....

já agora ... só mais um pormenor .. Lavourinha .. os filhos .. são gatos ?de que pornoplaneta és tu ?

Só mais uma perguntinha ao Super hiper extra espertalhão (M) qual é a validade de um referendo ? Vais piar ? ou só vais dar meio pio ? assim tipo espirro de esbirro ?

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 01:17 AM

Esse texto faz parte da nova encíclica do Papa?

Publicado por: Senaquerib às janeiro 25, 2006 03:40 PM

Não entendo o que queres dizer ... Tu gostavas de ter sido abortado ?

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 01:19 AM

O aborto, tal como a maioria dos actos egoistas, não pode ser louvado, antes pelo contrário. No entanto egoísmo não é crime. Assim como um aborto também não...

Publicado por: Pedro Oliveira às janeiro 25, 2006 11:59 PM

Matar um ser humano ( independentemente do seu tamanho ) não é crime ? Desde quando Pedrinho TóTó ??

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 01:29 AM

Luís Lavoura às janeiro 25, 2006 04:03 PM

Os camponeses matam os gatinhos quando acabam de nascer para não terem de os matar ou maltratar quando adultos. Justamente o contrário do que fazem , relativamente aos seres humanos, os chamados anti-abortistas que se dizem defensores da vida.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 25, 2006 09:01 PM

Ó Senaqueribe ... já tive melhor impressão tua ...porra velho .. que desilusão...
Pq há tantos feios porcos e maus ? Que pornomundo é este ?

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 01:34 AM

Os abutres .. são os que atacam os seres mais fragilizados ...tem muitos abutres em Portugal.. pelos vistos ...das amostras acima .. e ainda por cima intelectualoides e inteligentissimos como o (M) ... entre aspas ... profundo conhecedor de história.. só não leu o Arquipélago de Gulag .. faltam-lhe os tomates ..e o resto .. claro..

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 02:11 AM

"(...)Não achas que hoje em dia ..com pilulas.. , preservativos .., espermicidas .., pilulas do dia seguinte ... etc .. só engravida quem quer ?"

Está provado: há quem viva num fantástico mundo côr de rosa.

Publicado por: Senaquerib às janeiro 26, 2006 12:01 PM

Filhos da p*ta ..insensiveis de merda... nojentos ...porcos .. prostitutos...

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 12:12 PM

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 01:29 AM

Parece-me que é duvidoso o momento em que um feto se transforma num ser humano? É no momento da concepção? Ou será mais tarde?...

Publicado por: Pedro Oliveira às janeiro 26, 2006 12:14 PM

e é assassinando jovens seres .. que se resolvem as dificuldades cabrãozola? Quem pediu um mundo cor de rosa ? Eu não .. o mundo é bom é com as dificuldades.. com o sal da vida ...
Eu ..por exemplo .. só gosto das coisas dificeis .. das coisas que me superam...

MAS JAMAIS PERMITINDO O ASSASSINIO DE JOVENS SERES ...ISSO FAZEM OS ABUTRES.... CLARO QUE SE EU APANHASSE UM DESSES TORCIA-LHE O PESCOÇO NA HORA .. ERA PARA ELE APRENDER A NÃO SE METER COM OS MAIS PEQUENOS...

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 12:27 PM

É ÓBVIO QUE É NO MOMENTO DA CONCEPÇÃO QUE SE CRIA UM NOVO SER.... SÓ UM ATRASADO MENTAL NÃO ENTENDE ISSO

Publicado por: Cushão às janeiro 26, 2006 12:30 PM

"...para não terem de os matar ou maltratar quando adultos. Justamente o contrário do que fazem , relativamente aos seres humanos, os chamados anti-abortistas que se dizem defensores da vida."

Hmm então quando alguém é ou vai ser incomodo mata-se?! Ok nesse caso eu voto que se comece primeiro por quem comete crimes...


Publicado por: lucklucky às janeiro 26, 2006 06:54 PM

Cushão: estás muito sanguíneo.
O teu alter-ego é mais fleumático...

Publicado por: BigBrother às janeiro 26, 2006 07:05 PM

Eu acho que em vez de se abortar quando em gestação, sem saber o que pode vir dali, devia-se esperar até talvez aos 13 ou 14 anos, para avaliar se o feto teria qualquer utilidade para a sociedade e abortar então, se não fosse viável.

Publicado por: Economicista às janeiro 26, 2006 07:23 PM

Boa Ideia. Isso até poderia constituir um incentivo para que o "feto" se tornasse alguém útil e não andasse a cabular.

Publicado por: didi às janeiro 26, 2006 11:47 PM

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=1679091c5a880faf6fb5e6087eb1b2dc&subsec=&id=4b2ce2fb03358d133c55ac9afc5fbeba

Joana:

Quem considera melhor governante: Sócrates ou Durão Barroso? Já agora, e Santana?

Nota: não sou partidário. Pergunto isto por curiosidade.

Publicado por: Alfredo às janeiro 27, 2006 02:29 AM

Uma pergunta para os superinteligentes comentadores deste blog ...

Qual é o maior crime ? Assassinar um Ser Humano Hiperfrágil.. ou passar um cheque careca de todo o dinheiro que exista no mundo ?

Se o próximo referendo que o "filosofo" quer fazer pretende descriminalizar o aborto ... então descriminalizem tudo o resto .... é que não existe crime maior ...

o Aborto só deve ser aceite em caso de violação e em caso de saude ...

Ah... quero ainda pedir ...desculpa... por ter chamado filh* da p*ta ..a alguns ... não sou assim... foi a raiva que me acometeu....perdoem-me..prometo não voltar a repetir..
É que ..qd se trata de defender seresinhos indefesos ...transformo-me....

Miles Davis .. kind of blue... aos altos berros...
Agora .. tomar banho .. fazer a barba... e ir pó trabalho .. árduo... mas está a resultar em pleno ....rejubilem.... ;-)

Publicado por: Cushão às janeiro 27, 2006 12:47 PM

... não fazia a menor ideia de que o pai do Ministro dos Assuntos Internos, ora hoje falecido, tivesse andado pelo Comité Central do PCP. É como o sarampo, dá uma vez ...

Publicado por: asdrubal às janeiro 27, 2006 03:38 PM

Isto é só para perguntar, o que é que os comentários acima "postados" têm a ver com o texto da autora?
Ou será um aborto?

Publicado por: Manuel Marques às janeiro 27, 2006 10:38 PM

Ó Manel M .. nunca é demais falar sobre o aborto ... desta vez os meninos sairam todos do trilho ...é bom...é sinal que ficaram sensibilizados ... e tu ? ficas-te ?

Publicado por: Cushão às janeiro 28, 2006 01:13 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)