« A Alta Velocidade da Ignorância | Entrada | Estado Social Irlandês »

dezembro 11, 2005

O Maelstrom Económico e Social

A nossa economia continua na sua corrida para o abismo. O que assusta é a banalização da catástrofe. Parece haver uma resignação geral do país perante a tragédia que atravessamos e para a qual não se vislumbra qualquer saída, para além dos paliativos que apenas atenuam alguns sintomas e eventualmente adiam um pouco o desfecho fatal. O Banco de Portugal continua a rever em baixa as previsões sobre os nossos principais indicadores macroeconómicos. A previsão actual para o crescimento do PIB já é de 0,2%, mas tudo ainda depende do comportamento deste último trimestre, face ao trimestre homólogo do ano anterior. O Governo, impávido, mantém as metas.

A queda do PIB foi apesar de tudo atenuada por um pequeno crescimento da procura externa líquida, pois as exportações caíram ligeiramente menos que as importações. As importações são muito sensíveis ao comportamento das famílias, a nível do consumo privado, e ao comportamento das empresas a nível do investimento, e ambos caíram. Senão a situação seria pior no que respeita ao PIB.

Embora acredite que haja gente nos círculos governamentais preocupada com a contínua degradação da nossa economia, nomeadamente no Ministério das Finanças, essa preocupação não é visível publicamente. As reformas a nível da Despesa Pública, correctas do ponto de vista da equidade social (igualização dos sistemas de reforma do sector público e do sector privado, por exemplo), só darão alguns frutos, e muito insuficientes, daqui a alguns anos. Em contrapartida a ferocidade em ir aos bolsos dos cidadãos é uma constante da actuação governativa. Um trabalhador independente que receba 500€ mensais, em regime de recibo verde, paga agora 30% daquele valor para a Segurança Social, o que é um escândalo. E se receber menos, paga uma percentagem maior, porque há uma quotização mínima.

O Governo finge esquecer, ou alguns nem sequer sabem, que quanto mais se penaliza o trabalho privado, mais a economia se estagna e menos dinheiro consegue angariar para sustentar o Moloch público, a menos que se inventem novas formas de sangrar os contribuintes. Mas este é um círculo vicioso, uma espiral descendente, que leva ao empobrecimento colectivo.

No meio deste panorama, o Governo continua a manter, imperturbável, as previsões para 2006. A previsão do PIB para 2006 baseava-se numa previsão demasiado optimista do comportamento das exportações. A variação que se constatou nos últimos 4 ou 5 meses, no que respeita às exportações, mostrou que aquela previsão deixara de ser optimista e passara a ser inverosímil. Assim sendo, a previsão do crescimento do PIB de 1,1% em 2006 parece pouco credível. Mas um crescimento do PIB abaixo dos 2,5% a 3% significa aumento da taxa de desemprego. Ora as previsões sobre o aumento da taxa do desemprego em 2006 mantêm-se, apesar das previsões sobre a taxa do desemprego em 2005 terem sido infirmadas. Portanto, as previsões sobre a taxa do desemprego em 2006 nem contêm o agravamento do desemprego em 2005, face ao previsto no OE rectificativo, nem o efeito da quase estagnação do PIB em 2006.

Vivemos num sistema de morte lenta. A cura exige uma cirurgia profunda e penosa, com um pós-operatório difícil. Mas quanto mais tempo passa, mais o estado do doente se agrava e mais profunda terá de ser a cirurgia e difícil e lento o pós-operatório.

Talvez quando o doente entrar em coma seja possível levá-lo para a sala de operações.

Publicado por Joana às dezembro 11, 2005 06:58 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/115222

Comentários

O governo pensa do bem estar dos portugueses o mesmo que o Ferro Rodrigues pensava do segredo de justiça.

Isto porque acreditam que não há alternativa às políticas em curso. Quem vive dentro do quadrado não sabe olhar para fora do quadrado.
O pior é que na oposição não existe alternativa (credível ou não). Tambem esses estão conformados.

De modo que estamos feitos.

Obs. A anedota da semana é sem dúvida a frase de Sócrates para o Primeiro Ministro chinês: Para "além da hospitalidade e do clima, Portugal pode ser uma porta para África".

Publicado por: Joao P às dezembro 11, 2005 07:10 PM

"trabalho privado" ???

no contexto do post parece estar a referir-se a "trabalhador independente em regime de recibo verde"

Mas se é isso, como é considerado o trabalho de um sujeito trabalhando por conta de uma empresa privada?

A fobia da Joana contra tudo o que cheira a "público" é de tal ordem que agora deu para inventar ... "trabalho privado" !!!

Publicado por: zippiz às dezembro 11, 2005 07:53 PM

O problema da economia nacional é simplérrimo , só um grande otário não vê.
A cura ? aí é que a porca torce o rabo.

Agora... o diagnóstico é facílimo.

O problema da economia é que os agentes vitais de desenvolvimento são olhados com desprezo , raiva , inveja , desconsideração , combatidos mesmo de forma oficial.
Os agentes de que falo , em Portugal são conhecidos como Patos Bravos !!!!!
Sim.... infelizmente em Portugal os EMPREENDEDORES são considerados NOCIVOS .
As politicas Socialistas ( ou a caminho dele ) vigentes desde a fatidica revolução do 25 04 74 ( obviamente havia outras formas de ganhar a democracia , como em Espanha ...) criaram um CULTURA ANTI-EMPRESARIAL que oprime , destrói , desanima ,armadilha,mina , deita abaixo qualquer veleidade de alguém poder sair do lodo da mediocridade e do passivismo.

O empreendedor , é quem cria empregos de forma sustentada , o empreendedor é quem arrisca , cria , desenvolve e produz. Se o empreendedor é olhado como um bandido a abater ... o que se pode esperar ? Senão crescimento negativo , que na verdade deve ser o que está a acontecer mascarado por alguma cosmética que ainda quer dar uma cor ao cadáver, e dar um ar de que ainda respira....

Nada aponta para que essa cultura mude ... assim quem está mal ... que se mude ... foi o que eu fiz....

Portanto .. só verifico que o Cancro se agrava ... viva o socialismo não é ? Quem semeia ventos colhe tempestades ...

Só uma curiosidade ... qd um empreendedor quebra, os empregados têm subsidio de desemprego , o empreendedor que tudo sonhou arquitectou , montou , contratou... não tem nem direito a isso. Muito justo... sim senhor.... então ide todos pá pqvp.
Cada povo tem o que merece.

Publicado por: Caboclo Capiroba ou Afonso Henriques às dezembro 11, 2005 08:01 PM

Mas se calhar nem vale a pena; Morre durante a viagem.

Um abração do
Zecatelhado

Publicado por: zecatelhado às dezembro 11, 2005 08:43 PM

Non progredi est regredi

Publicado por: Dark Shadow às dezembro 11, 2005 09:05 PM

Só más notícias. Esperemos pelo Campeonato do Mundo!

Publicado por: Bsotto às dezembro 11, 2005 09:28 PM

"A nossa economia continua na sua corrida para o abismo."
Mas...
...os bancos, as seguradoras, as empresas de telecomunicações, de combustíveis, de electricidade, de águas, etc, etc, têm gordos lucros e não se queixam muito.
E cada vez abrem mais lojas de chineses, que também não se queixam.
Por que será?
É a economia paralela a funcionar? Ou é uma economia ortogonal?

Publicado por: Senaquerib às dezembro 11, 2005 11:03 PM

Só más notícias. Esperemos pelo Campeonato do Mundo e que ganhemos

Publicado por: Bsotto às dezembro 12, 2005 12:21 AM

enaquerib às dezembro 11, 2005 11:03 PM:
Isso não é significativo no peso da economia global. Aliás se não fosse a economia paralela a situação ainda estava pior. Onde o Estado não se mete as coisas prosperam

Publicado por: Indio às dezembro 12, 2005 12:24 AM

Há um culpado disto tudo que a Joana nunca assinala: a incompetência da maioria dos empresários e dos quadros médios e superiores. As empresas bem geridas em Portugal são bem sucedidas, apesar dos governos que temos e da falta de qualificação dos trabalhadores. As mal sucedidas, as pouco competitivas são as mal geridas. Talvez a Joana se devesse preocupar mais com a qualificação (e ética) dos empresários e quadros empresariais, e menos com o despesismo dos governos...

Publicado por: Albatroz às dezembro 12, 2005 12:56 AM

É por causa de albatrozes destes que o País não anda para a frente ... claro .... a culpa é dos empresários .....sempre foi .. e sempre será ... e enquanto assim for ... meus caros ... espera-vos a miséria...

Publicado por: caboclo capiroba às dezembro 12, 2005 03:25 AM

É por causa de albatrozes destes que o País não anda para a frente ... claro .... a culpa é dos empresários .....sempre foi .. e sempre será ... e enquanto assim for ... meus caros ... espera-vos a miséria...

Publicado por: caboclo capiroba às dezembro 12, 2005 03:26 AM

Albatroz às dezembro 12, 2005 12:56 AM

Só há uma dúzia de Empresas em Portugal e que só sobrevivem por dominarem os mercados onde se inserem.

De resto há pequenas empresas, que trabalham para essas grandes e delas dependem em Trabalho, Pagamentos etc.

Há ainda uns parvos de uns pequenos empresários, que investem o que têm e o que não têm, resultado:
- Os tugas odeiam-nos e preferem comprar nas multinacionais.

- os únicos que se safam, são os da restauração que fogem como podem ao fisco e lá conseguem juntar uns trocos prá vivenda, pró mercedes e pouco mais.

País de pequenots, nunca pode ter gigantes em nada, a não ser em inveja, aqui sim, somos os Maiores.

Publicado por: Templário às dezembro 12, 2005 03:43 AM

Templário às dezembro 12, 2005 03:43 AM

A vontade e espírito de luta de muitos empresários não chega para compensar a falta de preparação e de competência. Trabalhei durante cerca de 15 anos no estrangeiro e sei qual é a diferença entre uma empresa bem gerida e uma mal gerida. No sector segurador - que é o que melhor conheço - com raras excepções só encontrei em Portugal incompetência técnica e empresarial. Desde administradores que só o eram por ligações com o PS e o PSD a directores que só o eram por antiguidade e por fazerem uns arranjinhos aos administradores, encontrei de tudo. Calcular uma taxa de risco? Nem pensar! Perceber como se calcula uma taxa técnica de rentabilidade? O que é isso? Avaliar a qualidade de um risco? Para quê? Só se conhecem taxas comerciais, e depois é só uma questão de recusar pagar os sinistros e enganar os segurados. Oitenta por cento dos quadros das nossas seguradoras nem para contínuos serviam em seguradoras europeias ou americanas. E é esse o panorama geral. Mas aquelas empresas - grandes, médias ou pequenas - que conseguem reunir empresários a sério com quadros competentes (e os empresários a sério conseguem quase sempre ter quadros competentes), conseguem prosperar, mesmo com trabalhadores pouco qualificados e um Estado incompetente e despesista. Deitar as culpas para cima dos trabalhadores e do Estado é a maneira fácil de tentar fugir a esta realidade. Mas é uma desculpa de mau pagador que não nos leva a lado nenhum.

Publicado por: Albatroz às dezembro 12, 2005 09:13 AM

"Um trabalhador independente que receba 500€ mensais, em regime de recibo verde, paga agora 30% daquele valor para a Segurança Social, o que é um escândalo."

Porquê? A Segurança Social tem despesas constantes: saúde, reformas, etc. O trabalhador, quer ganhe 500 euros quer ganhe 5.000, usufrui dos mesmos benefícios da Segurança Social. É portanto justo que pague um certo mínimo. Ou não?

A culpa de o trabalhador estar a pagar 30% para a Segurança Social é de o seu salário ser demasiado baixo, e não de a contribuição ser demasiado alta.

Haveria, é claro, uma alternativa: diminuir as prestações da Segurança Social. O trabalhador ganhava 500 euros e ficava com eles por completo mas, quando fosse ao hospital, tinha que pagar a conta do seu bolso. Quando chegasse aos 65 anos e não pudesse trabalhar, dedicava-se à mendicidade. Não sei se é isso que a Joana advoga.

Publicado por: Luís Lavoura às dezembro 12, 2005 11:14 AM

Este blogue está-se a tornar monótono. Não desencalha da economia, com uns pozinhos de história de vez em quando, aliás cada vez mais raramente. Parece que para a autora o liberalismo se reduz, na prática final, à economia. No Chile vai ser eleita presidente uma mulher divorciada e agnóstica, e a Joana não diz uma palavra sobre o assunto. A Comissão Europeia escolhe uma comissão de bioética dominada por indivíduos católicos, para sabotar qualquer avanço da Europa na investigação de células estaminais, e a autora nada diz.

Publicado por: Luís Lavoura às dezembro 12, 2005 11:58 AM

Bem visto, Joana. :-)

Olhe, somos poucos os que estão atónitos com esta "resignação" geral, face à catastrofe anunciada e já a ser cumprida. Os mídia e as "élite bem-pensantes", que tudo fizeram para derrubar o anterior desgoverno, estão comprometidos com a actual Situação. Eles iriam agora admitir que este desgoverno consegue ainda ser pior que do Santana Flopes? Pois.

Joana, só lhe chamo à atenção para a marosca das exportações. Lembra-se como elas subiam no segundo trimestre? Parece que afinal cairam, mas agora é que é. No terceiro trimestre, é claro. Mas daqui a uns meses é revisto em baixa o crescimento das exportações, mas o do quarto trimestre é que é! ;-)

Mas, Joana. Quantos têm coragem para dizer que o Rei vai nú?

Mas, entretanto, como bem refere o Senaquerib, enquanto as corporações que se encostam ao regime e ao Estado tiverem lucros... A coisa ainda vai. O pior é quando também a eles chegar a depressão económica. Aí, também eu vou-me rir. ;-)

PM Albatroz, faça-se empresário. E depois diga qualquer coisinha. Pois.

Publicado por: anti-comuna às dezembro 12, 2005 02:03 PM


"..Há ainda uns parvos de uns pequenos empresários, que investem o que têm e o que não têm, resultado:
- Os tugas odeiam-nos e preferem comprar nas multinacionais. "

É exactamente isto que acontece ... é este tipo de cultura que domina .

Agora o que os canalhas de esquerda se esquecem , é que uma grande Sequóia , já foi uma pequena semente .. já foi uma planta jovem que um cachorro fácimente esmagaria.
Se não houver muitas ...a probabilidade de algumas sobreviverem torna-se baixissima.

Não há nata se não houver muito leite..

Se não houver uma míriade de empresas nunca algumas delas crescerão.
A " destruição criativa " deveria correr em jorros , essa é que deveria ser a estratégia nacional.
Se não houver essa competição não há desenvolvimento.

Tem mais ...as empresas nem precisam de crescer todas , muitos empreendedores não querem ter uma grande empresa .. ( Grande Nau Grande Tormenta ).
Mas têm que ter condições de funcionamento " ambientais" que não sejam INTRINSECAMENTE AGRESTES.

É como querer cultivar Saint-Paulias no pólo norte .... é necessário uma estufa potentissima, de estrutura mental .... a partir daí é uma corrida tipo Indiana Jones fugindo da bola de pedra .

A proporção das pessoas empreendedoras ( vulgo empresários ) em relação as passivas ( vulgo empregados ) é como um estadio de futebol cheio.

No campo estão os empreendedores , nas bancadas estão os passivos.

As pessoas empreendedoras são tão raras , pq combinam na generalidade, vários talentos , como a audácia , capacidade de sonhar , idealizar , inteligência , capacidade de trabalho,vontade de atingir metas , cooperantes .

Se são pessoas raras , porque não são apoiadas ?
Se são pessoas VITAIS porque são tão combatidas , principalmente quando são pequenos ?

" Há ainda uns parvos de uns pequenos empresários, que investem o que têm e o que não têm, resultado:
- Os tugas odeiam-nos e preferem comprar nas multinacionais. "
Mas eu digo , não são os Tugas que os odeiam , é a cultura socialista dominante que é perniciosa pq tende a por tudo no mesmo plano... o que é contra natura ...Se pusermos um quateto de jazz a tocar com um baterista que não sabe a diferença entre umas baquetas e umas vassouras ...

A Deus o que é de Deus e a César o que é de César

Agora qt a cura ?

A mim parece-me que é uma questão de liderança.
Uma liderança motivadora de uma nova (na Portuga) maneira de pensar. Entender o essencial e passar essa info para a cabeça do cidadão comum

A partir daí .. a coisa rola, não somos menos que os outros povos ,bem antes pelo contrário.
Se há diferenças entre os povos , e com certeza há , o nosso é dos mais brilhantes da história da Humanidade . Nós , descobrimos o mundo ( de forma científica ) e com isso fomos percursores da revolução industrial .

Cadê os frutos ? Tanto esforço para nada ?
A Inglaterra é pouco maior que Portugal , é o dobro e daí ?.. e veja-se a diferença .. A Holanda .. pouco mais de metade , e veja-se a diferença.

Hoje, estamos dominados por forças sombrias, negativas , baixo astral, uma mentalidade que não acredita em si própria , e por isso não procura melhorar.


Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 02:50 PM

Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 02:50 PM

Chamar "canalhas de esquerda" às pessoas de quem se discorda é um bom começo para não se convencer ninguém. Insultar o opositor em nada ajuda à discussão, nem ao progresso. O "baixo astral" só pode permanecer enquanto a atitude fôr esta.

Publicado por: Luís Lavoura às dezembro 12, 2005 03:18 PM

A esquerda está para o atraso da sociedade hoje como a Inquisição esteve no passado, por isso é canalha . E é muito bom ter os opositores bem identificados.

Aparte isso os bois conhecem-se pelos nomes.

A esquerda é contra-natura, preferes assim ?

O baixo astral , ou pessimismo é típico da esquerda . A esquerda não acredita em si própria .
A esquerda é perniciosa.A esquerda alimenta a inveja e alimenta-se dos mais pobres .

Tradicionalmente o proletariado vota na esquerda , logo para a esquerda qts mais pobres mais votos.

Por isso ... não interessa papo com gente de baixo astral

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 03:35 PM

Estou de acordo, Lavoura. A esquerda não pode levar adjectivos. Flata-lhe o poder de encaixe da direita trauliteira, facínora, gatuna, safada.

Esqueci muitos, mas desculpem

Publicado por: Salema às dezembro 12, 2005 04:56 PM

Se eu bem me lembro do que aprendi em Belém do Pará, caboclo é misturado de índio e português, mais uma miscigenação que só os tugas sabem fazer mesmo apesar das índias terem a bunda descaída. Não fale assim da esquerda, muita gente na esquerda aprecia os empresários empreendedores, desde que não queiram fazer dos trabalhadores gato-sapato e não prefiram os Ferraris à sua comparticipação social.

Publicado por: py às dezembro 12, 2005 06:59 PM

Errado Py, caboclo é mistura de indio com negro.

Agora quanto aos malucos da esquerda .. gostam dos empresarios para lhes arrancarem o couro e o cabelo em impostos para escaqueirar nas loucas orgias despesitas e sem nexo.
Queres mamar ? compra um chibo.

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 08:16 PM

"Queres mamar ? compra um chibo."

Compra tu. Tu é que és empresário.

Publicado por: py às dezembro 12, 2005 08:33 PM

posso comprar sim senhor ...para onde queres que o envie ? directamente para o teu trato retofuricular ? queres que envie por fedex ?
me dá a tua morada lindo paneleiro...

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 08:38 PM

... e quanto a isso do caboclo disseram-me lá que negro com índio só vai bem com tuga pelo meio.

Publicado por: py às dezembro 12, 2005 08:38 PM

tás f*didinho da tola hem? Deve ser da lista dos devedores ao fisco... Não te preocupes não gosto de comer empresários, caboclos já comi.

Publicado por: py às dezembro 12, 2005 08:41 PM

Oh... Py ...Deve ter sido uma experiencia e tanto , hem ?
Apanhaste gonorreia ?

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 08:41 PM

kakakakakaka, este Caboclo não comeste não... ele é canibal sabias ?beware....

Qt a lista , sim claro ... orgulhosamente, eles querem mamar ? que comprem um chibo tb ... posso enviar um tb para o trato retofuricular do lindo paneleiro com nome filosofico .

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 08:46 PM

Ó Joana , peço desculpa pela baixaria que o meu pseudónimo "Caboclo Capiroba " está a fazer, mas aquela galera não merece outra coisa.

Publicado por: Afonso Henriques às dezembro 12, 2005 08:58 PM

E aí galera ? sabem qual é a semelhança entre Afonso Henriques e o Caboclo Capiroba ?

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 09:04 PM

beware? Pffffffffffff

Não sabes que só se invectiva os outros a partir dos desejos secretos? ´

Vai pelos sonhos...

Publicado por: py às dezembro 12, 2005 09:11 PM

...gonorreia já apanhei várias vezes, cura-se bem com penicilina.

Publicado por: py às dezembro 12, 2005 09:12 PM

Só deves ter pena que a penicilina tenha sido descoberta por um americano ... gostavas mais se tivesse sido um soviético.
Assim cada vez que te atacam o trato retofuricular e apanhas a dita , dás graças a Deus por existir a " long Live America "

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 09:23 PM

... ninguém me ataka o trato retofurikular, estás a fazer uma pequena confusão, as minhas gonorréias foram no pau. Sim, agradeço ao Flemming. Quanto ao resto desejo-te boa sorte, pode ser que fiques mais pacífico... Boa noite.

Publicado por: py às dezembro 12, 2005 09:29 PM

Eu sou pacifico ... muito ...
Agora ainda é cedo para desejar boa noite .. aqui ainda é de tarde .

Agora .. é estranho teres pau... pensei que o teu era dos que a Ana gostava ... dos flácidos..

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 09:38 PM

Só um pormenor ... és das finanças ??? ehehehehehe , é que lá tb é tudo pau flácido

Publicado por: Caboclo Capiroba às dezembro 12, 2005 09:40 PM

...(nem das finanças, nem flácido)... quanto a isso de ser tarde ou noite eu gosto do nascer do sol.

Publicado por: py às dezembro 13, 2005 08:35 AM

Essa dos paus flácidos era doutro post

Publicado por: Coruja às dezembro 13, 2005 08:54 PM

Não tenho nada a ver com isso

Publicado por: Coruja às dezembro 13, 2005 08:57 PM

Nem sou intelectual

Publicado por: Coruja às dezembro 13, 2005 08:58 PM

olhem isto é que eu acho um nojo, e ainda por cima é muito mais comum do que eu imaginava:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=205657

Publicado por: py às dezembro 13, 2005 09:39 PM

corujinha deixo a próxima para ti, que eu já tou a caminho de morfar (diz lá que eu não ando a portar-me bem nessa koisa do kaminho do meio)

Publicado por: py às dezembro 13, 2005 09:43 PM

pois é, py, por falar em caminho do meio, também há quem se mete no meio ?

plim

é minha

Publicado por: J P Castro às dezembro 13, 2005 11:10 PM

:)

Publicado por: py às dezembro 14, 2005 08:33 AM

O que queres bem eu sei

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:03 AM

O que queres bem eu sei

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:03 AM

O que queres bem eu sei

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:03 AM

Uma cabra

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:04 AM

Uma cabra

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:04 AM

Uma cabra

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:04 AM

Uma cabra

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:05 AM

Uma cabra

Publicado por: Cisco Kid às dezembro 19, 2005 01:05 AM

O py esqueceu-se desta

Publicado por: Coruja às dezembro 19, 2005 10:44 AM

O py esqueceu-se desta

Publicado por: Coruja às dezembro 19, 2005 10:44 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)