« Tiro no Pé | Entrada | Aí vai ele como se fosse um extremo »

novembro 10, 2005

A Múmia, a Esfinge e a Sopeira

Admiro intensamente a evolução política e cultural de Mário Soares. Há meia dúzia de anos, quando concorreu contra Nicole Fontaine para a presidência do Parlamento Europeu, qualificou-a como dona-de-casa, dando a entender que o lugar adequado para a advogada francesa seria o lar, a passajar as peúgas e a fazer cassoulet para o jantar do marido e do filho. Continuo sem perceber como foi possível o PE, perante as duas candidaturas, a do eminente humanista e a da despicienda sopeira, ter optado pela sopeira. São escolhas destas que envergonham as instituições, fragilizam as famílias e lançam a filharada na delinquência, a incendiar carros nos subúrbios de Paris.

Mário Soares entretanto evoluiu. Agora já não está na fase da divisão de trabalho no seio da célula familiar – evoluiu para sociologias mais vastas, ligadas às civilizações dos grandes rios. Passou de troglodita a felá – Qualificou Cavaco como uma Esfinge.

Mário Soares está obcecado pela rigidez marmórea de Cavaco, lá longe no deserto, esfíngico, insensível ao simum que o varre de acerados grãos de areia, indiferente à cáfila que se alonga no horizonte, os camelos bamboleando-se ao som das melopeias dos guias especializados em retórica cameliana.

Essa obsessão é perfeitamente legítima. Segundo o patriarca da nossa democracia, e das sopeiras que cursaram Direito e se sentam no PE, aquela mudez granítica e injusta está a "privar da palavra" os outros candidatos. Ora os candidatos, principalmente o nosso Matusalém, precisam com urgência de matéria sobre que se pronunciarem. Sem isso ficam imerecidamente privados de assunto, vazios de ideias. Ora o único assunto, a única ideia, a única causa, é Cavaco. Com Cavaco petrificado lá longe nas areias do deserto, escasseiam os assuntos, as ideias e as causas. Se esta imobilidade perniciosa persistir, é a própria democracia que está em perigo. Corremos o risco de, em futuros debates televisivos, vermos os candidatos, falhos de assunto, aguardando desalentados por algum pronunciamento de Cavaco, iludirem entretanto a espera com uma partida de bridge, Jerónimo de Sousa sempre a Este e Mário Soares a fazer de morto.

Esgotadas as vozes sobre os poderes presidenciais, a profissionalização, etc., restam as vozes mais prosaicas, mas mais lúdicas, de 2 Sem Trunfo, 4 Espadas, Passo, Dobro... . Oeste bate a carta de saída, Mário dispõe as cartas na mesa e afunda-se docemente no reino na República de Morfeu.

Publicado por Joana às novembro 10, 2005 11:31 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/111569

Comentários

O comité central reunido de urgência informa V. Exa. que o camarada Jerónimo de Sousa nunca praticará um jogo burguês de nome estrangeirado.

Joga sim, com muito agrado, a bisca lambida naquele jardim ao pé do coreto em Paio Pires com os camaradas locais.

Publicado por: Betandwin( aposte_que_perde) às novembro 10, 2005 11:32 PM

Ainda não percebi por que é que Soares anda tão interessado em promover Cavaco.
Quer mesmo que Cavaco ganhe a corrida para PR?
É o mais certo!

Publicado por: Senaquerib às novembro 10, 2005 11:35 PM

Deixo aqui um convite, enquanto continuo a ver o resto do blog: vá até ao meu cantinho e veja o que tenho por lá.;)

Publicado por: fotArte às novembro 10, 2005 11:55 PM

Soares insiste em querer discutir com a "manca"...

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 12:03 AM

Agora a sério:
ouvi dizer que Cavaco se ausentou do país e apenas regressará para a "investidura".
Ao que parece o que por aí anda é uma réplica que se encontrava no Madame Tussaud...

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 12:07 AM

Li algures num blog que há 9 candidatos: Cavaco, 4 que só falam de Cavaco e 4 a quem ninguém passa cavaco.

Publicado por: Sa Chico às novembro 11, 2005 12:11 AM

A Maria está sempre a dizer ao Cavaco que o silêncio é de ouro... E ele pronto, que ela é que sabe dessas coisas. Entretanto graças às leituras por mim sugeridas...

Publicado por: py às novembro 11, 2005 12:16 AM


Essa do Jerónimo de Sousa "sempre a Este" deixou-me a pensar. Qual a diferença subtil entre estar "sempre a Este" e estar "sempre a Leste" ?

da História actual, claro.

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 12:23 AM

Em Bridge chama-se Este e não Leste. Nos problemas dos jornais e revistas, o Norte faz sempre o papel de morto (dummy) e quem começa a cartear é o Oeste.
Isto por convenção.

Publicado por: soromenho às novembro 11, 2005 12:27 AM

E a Esfinge está bem escolhida porque se, na lógica do Tabu, Soares mencionasse o Totem (Cavaco) ainda estava a dar significado divino ao homem.

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 12:30 AM

Ora bem para a República de Morfeu é que eu vou não tarda nada, com 1/4 de Ti Piedade (corujinha agora ando a experimentar o caminho do meio do meio...), isto à noite é mais giro, mas hoje foi uma noite excepcional porque eu bebi café para phroneticar... morfeuzinhos para usteds

Publicado por: py às novembro 11, 2005 12:30 AM

Assim só está a desejar que lhe partam o nariz...

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 12:31 AM

Bem-vindo, caro JP, ao clube das kapikuas. Aviso-te que parece ser addictive no hiperespaço...

Publicado por: py às novembro 11, 2005 12:33 AM

o pior é que eu não entendi... Capicuar ao acaso dá pontos extra ?

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 12:36 AM

Não vejo o problema de ter uma sopeira licenciada em Direito

Publicado por: Coruja às novembro 11, 2005 12:46 AM

Boa ! Obrigado pelo toque, py. Acho que já entendi. E eu que andava a olhar para a hora...

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 12:46 AM

Há ucranianas sopeiras, licenciadas em engenharia

Publicado por: Coruja às novembro 11, 2005 12:47 AM

E a fazer uns cálculos em binário e tudo...

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 12:50 AM

Porque se perde tanto tempo com os filmes de terror "O Regresso da Múmia" e "Frankenstein"?... Mário Soares está morto e Cavaco nunca foi vivo. Ambos servem a oligarquia de que nos devemos urgentemente livrar, mas a comunicação social já demonstrou que não quer que nos apercebamos das outras candidaturas. Quem tiver miolos tem de fazer outras opções, e parece-me que Manuel Alegre é o mais parecido com uma alternativa à câmara dos horrores em que nos querem fechar. De tal maneira que espero que, após estas eleições e se não for bem sucedido, Manuel Alegre abandone o Partido (falsamente) Socialista e pense em criar um novo partido (Partido Radical?) que faça a ligação entre uma esquerda autêntica e o patriotismo, e se empenhe em devolver a ética e os princípios à vida política no nosso país. Eu, por mim, alinharia.

Publicado por: Albatroz às novembro 11, 2005 09:38 AM

Manuel Alegre não é bem aquilo que alguns pensam. Não me refiro ao processo da co-incineração, onde ele teve uma atitude demagógica. Mas isso é frequente nos políticos. Queria todavia contar um caso que ilustra o seu carácter.
Aqui há anos, quando Almeida Santos era presidente da AR, compraram carros novos para os membros da mesa. Não me lembro se Mercedes ou BMW. Entretanto a coisa apareceu nos jornais, julgo que no Expresso, como um desperdício inglório de dinheiro. Manuel Alegre, que era Vice-Presidente, apareceu a declarar que desconhecia a decisão e que obviamente se recusaria a aceitar uma coisa dessas.
Esta aquisição tinha sido decidido por todos e todos eram responsáveis por ela. Isto foi-me contado por um amigo nosso, então também vice-presidente da AR (era do PCP) e entretanto já falecido. Tínhamos ido jantar no dia em que a notícia das declarações de Manuel Alegre apareceu, e ele espumava de raiva. Achava-o desprezível.
Eu não conheço pessoalmente Manuel Alegre. A opinião que me tem sido veiculada por elementos da “classe política” é que ele é uma pessoa muito pouco fiável, para não dizer que tem falta de carácter.

Publicado por: Joana às novembro 11, 2005 10:07 AM

Não percebo, Joana. Manuel Alegre é "pouco fiável" e "tem falta de carácter" por ter ficado indignado com a compra dos Mercedes ou BMW?...

Publicado por: Albatroz às novembro 11, 2005 10:14 AM

"a comunicação social já demonstrou que não quer que nos apercebamos das outras candidaturas"

Não deve estar a referir-se a Alegre, Albatroz. A candidatura de Alegre é abundantemente mencionada nos mídia. As candidaturas que se podem, com justiça, queixar de não serem mencionadas na comunicação social são as de José Maria Martins, Manuela Magno, Manuel Vieira, etc.

Claro que Você pode argumentar que, de momento, esses indivíduos ainda não são candidatos (ainda não apresentaram as 7.500 assinaturas requeridas - e não se sabe se virão a ser. Mas o mesmo pode, em rigor, ser dito da candidatura de Alegre, e das restantes.

Publicado por: Luís Lavoura às novembro 11, 2005 10:30 AM

A atuação de Alegre antes da apresentação da sua candidatura, o faz que anda mas não anda, as quezílias com Soares, o despeito por o PS não lhe dar apoio, tudo isto abona bastante mal a favor de Alegre. Ele não está ali por verdadeiras convicções pessoais. É uma candidatura postiça - tal como a de Soares, aliás.

Publicado por: Luís Lavoura às novembro 11, 2005 10:33 AM

E eu não percebo que você não perceba. Se ele se indignou, então deveria ter discordado da compra quando ela foi decidida pelos membros da mesa. Segundo o que me foi dito, ele até teria dado palpites para as cores.

Ele "mostrou-se" indignado depois, quando a coisa veio a público como uma compra perdulária. É isso que é falta de carácter. Almeida Santos e João Amaral assumiram a decisão e ele assobiou para o lado, demarcando-se do que havia sido decidido em conjunto, fingindo que não tinha nada a ver com o caso.

Publicado por: Joana às novembro 11, 2005 10:34 AM

A Manuela Magno está a bom caminho de recolher as 7500 assinaturas. Sei disso porque estou a ver se a ajudo a recolher as assinaturas.

Ajudem a viabilizar esta canidatura em:

http://www.manuelamagno.com.pt/

Publicado por: Alfredo às novembro 11, 2005 10:52 AM

Luís Lavoura às novembro 11, 2005 10:30 AM

É isso mesmo, LL.
Eu também me queixo de ser ignorado pelos media.
Também vou ser candidato à Presidência da República e ninguém me liga.

Publicado por: (M) às novembro 11, 2005 11:00 AM

Publicado por: Albatroz às novembro 11, 2005 10:14 AM

Pois eu percebo muito bem que você não o perceba.
Também não custa perceber que ele não percebe que vir agora reclamar dos males que durante 30 anos de agradável sinecura nunca vislumbrou mostra bem o seu carácter.

Publicado por: Comprem o Trabant - é barato, dá milhões ás oficinas às novembro 11, 2005 11:13 AM

Joana

Tem toda a razão no que diz de Manuel Alegre. É um crápula sem carácter.
Essa dos BMW está na lista das menos significantes, comparada com o que ele fez em Argel.
Álvaro Cunhal considerava-o um verme. E Cunhal não tinha o hábito de ser ligeiro a qualificar os outros.
Aposto 10 contra 1 em como Manuel Alegre nunca hostilizará Jerónimo de Sousa.

Aposto também, a avaliar por este post, que vamos ter uma campanha alegre aqui no Semiramis...

Não se preocupe com o Cavaco. Esse fica por nossa conta.

Publicado por: (M) às novembro 11, 2005 11:15 AM

Publicado por: Sa Chico às novembro 11, 2005 12:11 AM

Quem disse isso foi o jcd, ex-jaquinzinhos e neo-blasfemo.

Publicado por: Mário às novembro 11, 2005 11:22 AM

Alguns comentaristas dos media e blogosfera propõe-nos um candidato que seja simpático e bonacheirão, que una os portugueses, que não se prenda com números ou com esse tipo de detalhes, que seja humilde, que dê benesses com carinho e amizade, que seja um bom garfo e saiba comer à mesa, que use os poderes presidenciais com bonomia, ajudando a todos, distribuindo apertos de mão pelas multidões que o perseguem, que viaje muito e represente bem nosso bom e amado país.
Sugiro então que se avance com a candidatura do Pai Natal.

Publicado por: Joao P às novembro 11, 2005 11:53 AM

Claro que o (pateta) Alegre é para esquecer. É sem duvida um mau caracter. Lembro-me bem do que dizia aos microfones da radio Argel que eu captava nas patrulhas na mata em Angola. E eu como muitos não acreditava na guerra colonial, mas não fora capaz de desertar.

Publicado por: Joao P às novembro 11, 2005 11:59 AM

E só para acabar não sei se vou quebrar a promessa que fiz que nunca mais votava Cavaco. Não me esqueço que os milhões de Bruxelas tiveram destinos bem pouco espartanos.Hoje acho que não vou mesmo votar.

PS. Quanto ao Louçã, alguem tenha a coragem de o informar que o seu speechwriter anda a copiar os temas e os discursos do jovem Benito Mussolini, quando promessa ascendente no partido socialista italiano da época. Mas ele provavelmente nem sabe quem era esse senhor, tão velho que viveu antes dos beatles.

Publicado por: Joao P às novembro 11, 2005 12:05 PM

E que tal fazer um blog de apoio ao Pai Natal?

Publicado por: Mário às novembro 11, 2005 12:05 PM

Manuel Alegre grangeou uma fama terrível e merecida durante a sua estadia em Argel. Um pedante intriguista da pior espécie. Depois de ter regressado a Portugal tem tido mais cuidado, até porque está a lidar com gente que, muita dela, sabe tudo o que se passou.
Mas um mau carácter é sempre um mau carácter

Publicado por: L M às novembro 11, 2005 12:32 PM

O que é que Manuel Alegre fez de tão mau em Argel?

Publicado por: Luís Lavoura às novembro 11, 2005 12:38 PM

O que aconteceu em Argel foi na década de 60, quando as notícias se transmitiam pessoa a pessoa. Agora é um facto que toda a gente dessa época dizia o pior possível da actuação de Manuel Alegre, pequenas histórias de que já não me lembro, mas principalmente denúncias sobre ele ser um intriguista e um mau carácter.

Se há uma tão grande unanimidade sobre isso, é porque houve qualquer coisa. Algumas denúncias poderiam ter sido exageradas pela luta política de então (entre as pessoas da oposição ao regime), mas não há fumo sem fogo.

Agora não há dúvidas de que ele, pessoalmente, é um pedante insuportável. E isso não se nota em entrevistas ou reportagens, como é natural.

Publicado por: Hector às novembro 11, 2005 02:39 PM

Manuel Alegre anunciva e comentava na Radio Argel os movimentos das tropas portuguesas em Africa.

Publicado por: Joao P às novembro 11, 2005 03:16 PM

Joao P em novembro 11, 2005 03:16 PM: Isso é outro assunto. Eu referia-me às intrigalhadas "dentro" da oposição: PC, Grupo Piteira Santos, Grupo Humberto Delgado, Socialistas e radicais diversos, etc.

Publicado por: Hector às novembro 11, 2005 03:27 PM

Joana sabia que ao trazer o tema Alegre para a discussão, o cheiro a bolor e a bota da tropa não tardariam a dar sinal. É só ver a alegria destes comentários patetas.
Joana, no fim , como dizia Bertolt Brecht, "é a si que a irão buscar a casa"!

Publicado por: zippiz às novembro 11, 2005 04:09 PM

Eu até já calhou fazer declarações públicas para os jornais que até hoje mantenho. Voto Soares porque não quero lá o Cavaco senão fico sem perceber nada de quem é a responsabilidade no que vai vir, e porque acho que o Soares hoje aos 81 anos é um bom exemplo para todos nós retermos: está bom, bem disposto, o seu lema "só é vencido quem desiste de lutar" é um antidepressivo bem aplicado. Podia falar de outras razões mas não vale a pena, temos tempo.

O Alegre é um pavão, está na cara. Todos os pavões são traiçoeiros porque o narciso ofusca.

Publicado por: py às novembro 11, 2005 04:12 PM

zippiz às novembro 11, 2005 04:09 PM

Não foi a Joana quem trouxe a discussão para Manuel Alegre. Foi Albatroz que, pelos vistos, é seu adepto.

Publicado por: Luís Lavoura às novembro 11, 2005 04:15 PM

Agora por coincidência a única candidatura que subscrevi foi a daquela sra Manuela Magno, porque ao esticar as pernas aqui no paredão tropecei com uma banquinha dela e eu gosto sempre dos pequeninos.

Alguém me sabe dizer se se pode assinar por mais de uma candidatura?

Seuja como for não assino em princípio por mais nenhuma, fiz constar que não queria nada de "honras" soarinas, e também não assino pelo meu camarada FL porque ele diz que "não desiste, não desiste e não desiste", com várias elocubrações retóricas sobre o mote, e portanto não tem a minha confiança política, o que aconteceria se pura e simplesmente não se pronunciasse sobre o assunto, por exemplo, e derrogasse a decisão para a última semana, ouvida a Mesa Nacional.

Publicado por: py às novembro 11, 2005 04:19 PM

oh pá

Publicado por: py às novembro 11, 2005 04:23 PM

ui

Publicado por: py às novembro 11, 2005 04:24 PM

Publicado por: Luís Lavoura às novembro 11, 2005 04:15 PM

a verdadeira roupa suja começou aqui:

Publicado por: Joana às novembro 11, 2005 10:07 AM

Publicado por: zippiz às novembro 11, 2005 04:25 PM

Py, e a minha? Eu até nunca estive em Argel, em Nafarros, em Alvor, na Quinta da Atalaia, na Figueira da Foz!

Publicado por: Coruja às novembro 11, 2005 04:26 PM

Tu corujinha? Tu estás no meu coração, lembras-te? E mais alguns por aqui também, mas não fiques com ciúmes,,, que nisto do hiperespaço não há territórios definidos, não vale a pena mijarmos nos cantos.

Publicado por: py às novembro 11, 2005 04:33 PM

Resta saber quem sujou a roupa. A Joana limitou-se a contar um caso, parcialmente do domínio público. O que não era do domínio público foi o que se passou entre eles. Nada mais.
Porque é que é proibido contra estas coisas? Nem sequer é um caso do foro criminal. Apenas uma questão de comportamento.

Publicado por: David às novembro 11, 2005 04:34 PM

Eu uso outros métodos de marcar terreno. Mais modernos.

Publicado por: Coruja às novembro 11, 2005 04:35 PM

amanhã vou ao mercado a Setúbal e espero apanhar um carapau
no minimo,,,tão bom como este,,,

Publicado por: xatoo às novembro 11, 2005 04:35 PM

Vou ao hipermercado comprar mijo de gato em embalagem familiar.

Publicado por: Coruja às novembro 11, 2005 04:37 PM

e eu vou fazer aquela sesta a desoras, assim talvez logo à noite dê para brincarmos por aqui um bocadinho. Se sentires para aí um quentinho corujex sou eu a enroscar-me... Como é digital não faz mal. Será?

Publicado por: py às novembro 11, 2005 04:42 PM

sobre as maledicências das donas de casa,,, muuuito gostariamos nós de ouvir a opinião do marido da Joana,
sobre tão momentoso e oportuno assunto, não era?
mas -nunca aqui lhe foi feita sequer uma ínfima menção que seja sobre o que quer que fosse,,,
!!ai, estes homens-objecto,,,

Publicado por: xatoo às novembro 11, 2005 04:43 PM

py às novembro 11, 2005 04:19 PM

Não: só se pode assinar por uma candidatura. É da lei.

Se assinou pela Manuela Magno, parabens, já somos três aqui: Você, o alfredo, e eu.

(O facto de ter assinado por ela não quer dizer que vote nela. Assinei porque quero ter pelo menos uma mulher como candidata. Acho uma vergonha que só haja candidatos homens. E porque quero ter candidatos independentes dos partidos.)

Publicado por: Luís Lavoura às novembro 11, 2005 04:44 PM

py:

Não poderá subscrever mais nenhuma assinatura. Cada cidadão só pode subscrever uma.

De qualquer forma, até nos podemos ter encontrado: eu ando nessas mesinhas a ver se recolho assinaturas.

A lei torna muito difícil a quem não tem partido concorrer, mas eu espero que a Manuela Magno consiga :)

Publicado por: Alfredo às novembro 11, 2005 04:45 PM

xatoo às novembro 11, 2005 04:43 PM

A Joana não é dona de casa. Tem uma ucraniana que lhe faz todo o serviço, enquanto ela lê Adam Smith e escreve as suas postas até para lá da meia-noite.

Publicado por: Luís Lavoura às novembro 11, 2005 04:47 PM

Também não sei se vou votar nela.
Pelo menos quero vê-la nos debates e na campanha, e em função disso decidir.

Mas essa hipótese vai-se tornando mais provável de dia para dia :)

Publicado por: Alfredo às novembro 11, 2005 04:47 PM

Publicado por: David às novembro 11, 2005 04:34 PM

Vc anda sempre a reboque; Joana é useira neste tipo de comentário (vidé s/ Sampaio na CML); isto é um país livre - para alguns devido ao 25Abril, para outros devido ao 25Novembro - e pode-se falar de tudo mas também nos podemos insurgir contra alguns comentários rascas, ou não?

Publicado por: zippiz às novembro 11, 2005 04:57 PM

Fui Alferes Miliciano em Angola, de 1966 a 1968. Não desertei mas, tanto quanto eu saiba, o Manuel Alegre também não. Julgo que fugiu para Argel já depois de estar na Metrópole. Sempre me incomodou muito a cumplicidade de Manuel Alegre com aqueles que, com razão ou sem ela, andavam a ver se nos matavam no Ultramar. Mas isso foi há quarenta anos atrás e eu admito que as pessoas façam coisas aos vinte e tal anos que não fariam aos sessenta e tal. O que me interessa na candidatura de Manuel Alegre é a sua postura anti-oligarquia, a sua defesa de princípios, a sua defesa da Pátria, mantendo-se fiel aos ideais de esquerda. É verdade que ele nunca se insurgira, até agora, com o carácter oligárquico da "nossa" "democracia, mas parece-me que ele está a caminho de uma ruptura com o actual sistema. Também, que eu saiba, nunca ninguém o acusou de tirar proveito material da sua carreira política. Não será perfeito, mas é de longe de mais confiança do que Soares ou Cavaco. Com estes nada será feito para travar a degradação do regime. Com Manuel Alegre acho que há possibilidades de travar a corrupção e o tráfego de influências. Não tenho ilusões, mas tenho esperança.

Publicado por: Albatroz às novembro 11, 2005 04:59 PM

Plim?

Publicado por: Coruja às novembro 11, 2005 05:01 PM

Sondagem CM
Alegre cimenta posição à frente de Soares
[José Rodrigues/ CM, 11.11.2005]

Manuel Alegre continua em segundo lugar, atrás de Cavaco Silva
Cavaco Silva mantém-se à frente nas sondagens CM com maioria absoluta, embora tenha descido de 56,7%, em Outubro, para 52,7%, este mês. Os quatro candidatos da esquerda juntos não chegam aos 40%. Manuel Alegre continua em segundo lugar, aumentando ligeiramente a vantagem sobre Mário Soares.

O cenário de que a corrida a Belém fica resolvida à primeira volta com uma maioria folgada de Cavaco Silva está a consolidar-se, assim como a possibilidade de Manuel Alegre ser o candidato da esquerda com mais votos. De acordo com uma sondagem CM/Aximage, se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex--primeiro-ministro obteria 52,7%, Manuel Alegre 17,5%, Mário Soares, 11,2%, Jerónimo de Sousa 5,5% e Francisco Louçã apenas 3,4%.

A sondagem, realizada nos dias 7 e 8 do corrente mês, mostra que os candidatos da esquerda estão todos a subir e Cavaco Silva a descer (menos 3,5 pontos percentuais face à última sondagem CM realizada em Outubro). Manuel Alegre passa de 15,7% para 17,5%, Mário Soares de 10,2% para 11,2%, Jerónimo de Sousa de 3,9% para 5,5% e Francisco Louçã de 2,3% para 3,4%. Confrontado com estes valores, Manuel Alegre sublinhou a descida de Cavaco Silva e mostrou-se satisfeito por “apesar de todas as dificuldades” a sua candidatura “continua a subir”.

Este inquérito de opinião dá ainda uma elevada percentagem de abstenção: 41,7%. A última sondagem CM dava um valor de abstenção de 42,8 %. O nível de indecisos também baixou (de 9,9% em Outubro para 9% em Novembro). De notar o peso predominante dos eleitores do PS entre os indecisos: 11,1%. Entre os eleitores do PSD esse valor é de 0,7%.

Nestas circunstâncias não haverá segunda volta. De qualquer modo a sondagem mostra que num duelo com Alegre, Cavaco ganha com 57,1% contra 37,8%. Com Mário Soares o ex-primerio-ministro vencia com 70,5%, contra 25,6%. Uma diferença nunca vista numa disputa para o cargo de Presidente da República à segunda volta em Portugal. Faz lembrar a vitória de Chirac sobre Le Pen na segunda volta das eleições presidenciais francesas.

FICHA TÉCNICA
OBJECTIVO: Eleições Presidenciais.
UNIVERSO: Eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo.
AMOSTRA: Aleatória estratificada por região, sexo, idade, actividade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 544 entrevistas telefónicas (333 a mulheres).
COMPOSIÇÃO: Proporcional pela variável estratificação.
RESPOSTAS: Taxa de resposta de 77,4 por cento. Desvio padrão máximo de 0,021.
REALIZAÇÃO: 7 e 8 de Novembro de 2005, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge Sá.

Publicado por: Albatroz às novembro 11, 2005 05:18 PM

A propósito da deserção de Manuel Alegre, aqui vai uma citação da sua biografia oficial:

"A sua tomada de posição sobre a ditadura e a guerra colonial levam o regime de Salazar a chamá-lo para o serviço militar em 1961, sendo colocado nos Açores, onde tenta uma ocupação da ilha, com Melo Antunes. Em 1962 é mobilizado para Angola, onde dirige uma tentativa pioneira de revolta militar. É preso pela PIDE em Luanda, em 1963, durante 6 meses. Na cadeia conhece escritores angolanos como Luandino Vieira, António Jacinto e António Cardoso. Colocado com residência fixa em Coimbra, acaba por passar à clandestinidade e sair para o exílio em 1964."

Publicado por: Albatroz às novembro 11, 2005 05:22 PM

Zippiz: esse assunto que eu contei sobre o Sampaio fui testemunha pessoal dele, excepto nas conversas privadas que esse nosso amigo teve com o Sampaio, mas que nem eram decisivas para a história.

É um facto que achei detestável. Aliás, se se lembrar, a história foi parcialmente corroborada por (M), embora ele achasse bem que a pessoa em questão tivesse sido empurrada para fora da vereação.

A história é rasca, porque o comportamento do Sampaio foi rasca. Não é contá-la que é rasca.

Publicado por: Joana às novembro 11, 2005 06:28 PM

Quanto à história sobre o Manuel Alegre, limitei-me a repetir o que um ex-Vice-Presidente da AR nos contou. E o assunto veio então à baila porque se tinha passado nesse mesmo dia. Embora não concordasse com ele politicamente, ele era um amigo íntimo dos meus pais e nunca o tive na conta de mentiroso. Quanto às apreciações sobre o pedantismo e o mau carácter do Manuel Alegre também são do domínio público. Aliás basta ver o que diversas pessoas escreveram em seguida. Quanto ao que foi escrito depois, também já tinha ouvido falar diversas vezes, portanto não constitui novidade para mim.

Publicado por: Joana às novembro 11, 2005 06:31 PM

Interessante, sendo você um viciado na Teoria da Conspiração, quendo lê histórias que se referem a factos que evidenciam comportamentos rascas, não são os comportamentos que são rascas, o que é rasca é contá-los.

Publicado por: Joana às novembro 11, 2005 06:35 PM

Embora reconheça que é rasca, não resisto às capicuas

Publicado por: Coruja às novembro 11, 2005 06:38 PM

Afinal a geração rasca não é de agora. A dos sessentas e muitos também é rasca

Publicado por: AJ Nunes às novembro 11, 2005 07:43 PM

Publicado por: zippiz às novembro 11, 2005 04:09 PM

A frase não é de Brecht.
Quem o podia elucidar não anda por aqui.
É a maravilhosa Palmira.

Publicado por: Um sonho de uma noite de verão às novembro 11, 2005 08:00 PM

Sobre o Soares, por favor não se esqueçam do caso Macau.

Esse caso serve também de excelente exemplo sobre o funcionamento da nossa justiça, ao transformar os delatores - whistleblowers - em presidiários, ao passo que iliba os corruptos.

E mais engraçado ainda, preparam-se agora para fazer a mesmíssima coisa com o caso da Fátima Felgueiras ... já é um modus operandi.

Publicado por: Incognitus às novembro 11, 2005 09:27 PM

É do domínio público que o Alegre é um pedante intriguista da pior espécie?
Tsss. Ando mesmo muito mal informado.

Também...Só vou a Lisboa para reuniões de trabalho (evito a zona do Rato) e a Águeda para comer leitão.

De facto este blogue é cultura...

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 09:45 PM

Alegre é um pedante intriguista da pior espécie?
Quem escreveu isso?
Só li que Alegre é um pedante intriguista e que ele era um verme.

Deve haver espécies piores que ele com certeza.

Publicado por: Surpreso às novembro 11, 2005 09:55 PM

Surpreso às novembro 11, 2005 09:55 PM

Vá ler lá acima. Foi o L M às novembro 11, 2005 12:32 PM.

Publicado por: Vítor J'accuse às novembro 11, 2005 09:59 PM

O que L M escreveu foi que naquela época M Alegre tinha granjeado a fama de "um pedante intriguista da pior espécie".
Ele deve saber do que fala, porque já li aqui referências às actividades políticas dele naquela época.

Publicado por: Surpreso às novembro 11, 2005 10:07 PM

Ninguém acha digno de nota que Manuel Alegre tenha intenções de voto em mais de 6% (17,5% contra 11,2%) superiores a Mário Soares?

Publicado por: Albatroz às novembro 11, 2005 10:07 PM

Dizem que amanhã no Expresso há uma sondagem que dá Soares à frente de Alegre.
O Expresso não é de fiar.

Publicado por: David às novembro 11, 2005 10:09 PM

Dizem que amanhã no Expresso há uma sondagem que dá Soares à frente de Alegre.
O Expresso não é de fiar.

Publicado por: David às novembro 11, 2005 10:18 PM

(plim)

Publicado por: py às novembro 11, 2005 10:24 PM

Surpreso às novembro 11, 2005 10:07 PM

Nããã...
Oh surpreso: há ali um ponto final entre "...sua estadia em Argel" e "Um pedante intriguista..." que me deixa na dúvida.
Acho que é um caso para levar ao Comité...

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 10:28 PM

Py sempre a capicuar :)

Atão e o pinhal? Já está classificado?

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 10:31 PM

Surpreso às novembro 11, 2005 10:07 PM

Já agora: referências às actividades políticas de quem? Alegre ou LM? (isto é uma marca de tabaco)

É que qualquer tipo com actividade política antes do 25 de Novembro tem que ter um desconto....

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 10:34 PM

Olá Yin-Kuo. Do pinhal é assim: eu mandei o pedido para o DG que por sua vez reencaminhou para a sub-DG, que por sua vez reencaminhou para o chefe de circunscrição (em Évora) que por sua vez reencaminhou para o chefe de núcleo (em Sintra) que esteve cá na 4ª feira...para dar parecer. O parecer sai positivo, porque de facto ninguém nega que o bosquete é muito belo e centenário.

Eu já avisei que qualquer dia escrevia para o jornal sobre o tema...

Mas ando a cultivar a paciência e a temperança.

E agora descobri que ando aos espirros e que vou mas é para cama com um nako de Ti Piedade mais outro de emmental, para ver se evito dar cabo de uma galinha, por causa da Joana.

Publicado por: py às novembro 11, 2005 10:46 PM

Vítor: No post "Cão que ladra não morde" e em resposta a comentários seus, L M referiu alguns casos passados com ele (L M às agosto 27, 2005 10:21 PM e 10:31 PM entre outros).
Eu lembro-me e consegui descobrir. Admiro-me que tendo sido passado consigo, você não se lembre e confunda L M com uma marca de tabaco.

Publicado por: Surpreso às novembro 11, 2005 10:50 PM


Sim, de facto quem o vê (e eu via-o todos os dias pela manhã...) até reconhece o valor. O pior é quem não vê e tem de classificar sem ver. Como quando se autorizam abates.

Rídículo é chegar ao ponto de considerar um pinhal daquela dimensão valioso, só porque resistiu. Para aquele ser valioso, imaginem o que aconteceu a todos os outros bem maiores: desapareceram.
Acho que a maior mancha de pinhal manso na zona deve ser agora a do meu antigo colégio... É simples: é privado, o colégio é viável economicamente e já está fechado à população (inclusivé à estudantil).

Já agora, py, quantos prédios é que queriam fazer em cima dos pinheiros ? Eram dois ou três ? Ou já rasgaste a cópia do projecto do tempo do Judas ? (eu já o tinha feito, só pelo gozo...)

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 11:11 PM


Claro que o que está fechado é o pinhal do colégio, não o tal colégio...

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 11:15 PM

Surpreso às novembro 11, 2005 10:50 PM

Apre. Tive que ir verificar e é verdade. Não fixo nomes quanto mais siglas.
E acho estranho que V. se lembre. Aí há gato...

Todavia, recentrando a discussão:
- a referência a uma marca de tabaco é, obviamente, uma piada fraquita. Só isso.
- nada a dizer em relação à actividade política do LM.
- mantenho a referência ao ponto final

Ainda assim: o LM tem uma opinião pouco abonatória em relação ao Alegre?
Who cares...

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 11:34 PM

Py:
Ti Piedade e emmental? Cuidado! Isso é demasiado forte para a noite. Ainda apanhas uma overdose calórica que te estoira com o xilema.

Publicado por: Vítor às novembro 11, 2005 11:38 PM


Será que...

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 11:51 PM


plim

Consegui !

Publicado por: J P Castro às novembro 11, 2005 11:51 PM

É simples. Achei aquelas aventuras com a PIDE muito interessantes para a compreensão daquela época e gravei-as.
O que é estranho é você esquecer-se totalmente

Publicado por: Surpreso às novembro 12, 2005 12:04 AM

Surpreso:
Não nasci ontem...

Não me esqueci totalmente. Esqueci que tinha sido o LM. Acredite, tenho mais que fazer que memorizar que, há meses atrás, entre centenas de comentários de um blogue, alguém que assina LM, relatou uns episódios dos anos 60.
Estranho seria eu andar a memorizar estas coisas.

Publicado por: Vítor às novembro 12, 2005 12:24 AM

C'um escafandro!

Então não é que há quem decore o que se escreve aqui, com datas e tudo?!!!

O Surpreso devia doar o cérebro ao Damásio...

Publicado por: (M) às novembro 12, 2005 12:48 AM

OK, vou doá-lo, juntamente com os meus ícones de copy e de paste.

Publicado por: Surpreso às novembro 12, 2005 12:56 AM

Mas o Bloco é uma instituição? Julgaria um colectivo libertário depois de uma farra valente! Quanto à sopeira acho "desmasiado". Prefiro o ancião: é mais simpático sem ser deselegante. O humanista, prefiro o poeta. Ao menos nisso somos grandes e Alegre é-o.

Publicado por: Andarilho às novembro 12, 2005 08:01 AM

No xilema acho que não aconteceu nada demais, mas o cambio está esmorecido...

No tempo do Judas iam para aquela zona 10 torres de 10 anadares num total de 45000 m2. O pinhal ia à vida, no mapa tinham-no desenhado noutro sítio no meio da REN!

Foi o Judas à vida.

Agora o que vai para ali ronda os 15000 m2, ainda em negociação. O resto (num total de cerca de 4 ha) que é privado (P&R) passa tudo para dominío público municipal, parque e jardins, equipamento desportivo e social.

Não deitei fora o esquiço do tempo do Judas, para memória futura.

Na Primavera vamos ter cá uma coisa ecuménica sobre Ecologia e Religiões, com representantes de várias confissões.


PS : JP deixa-me dizer-te que em relação a essas coisas dos impostos, etc., se calhar és um meio-forreta, porque eu tenho ideia que tens uma bela herança à espera...

Publicado por: py às novembro 12, 2005 09:37 AM

esquisso?

Publicado por: py às novembro 12, 2005 10:59 AM

Janica,

Vim cá ver esta coisa e gostei.
Fico com a certeza absoluta que o teu líder Paulinho desistiu de se candidatar a PR, pois não creio que apoiasses o Cavaco tão descaradamente sem autorização de quem te paga lá no Caldas.
Por outro lado fico triste por Portugal perder tão ilustre luminária, um homem que salvou as OGMA e os ENVC.
Não faças mais publicidade que o Cavaco já ganhou.
Neste país de pacóvios, com os fracos candidatos que se conhecem, nada melhor que um casal de pacóvios para o representar ao mais alto nível.
Um grande bem-haja para ti.

Publicado por: Átila às novembro 12, 2005 01:28 PM

(sorry Átila, vai um tuga a passar pelo meio dos Hunos,,, de mansinho,,,)

JP é só para te dizer que o que escrevi acima era o que estava aparentemente consolidado ANTES das aleições. Vamos ver o que é que ainda vem vir, porque até ao lavar dos cestos são vindimas...

O que eu peço como recompensa é o Nirvana, mas parece que isto não se devia dizer, portanto já me chega um Nirvana

Publicado por: py às novembro 12, 2005 01:35 PM

O comportamento do Soares para com a Nicole foi muito baixo.

Publicado por: Filipa Zeitzler às novembro 12, 2005 02:51 PM

Qualquer génio tem deslizes. Eu, por exemplo

Publicado por: Coruja às novembro 12, 2005 02:53 PM

Gosto de sopeiras

Publicado por: Coruja às novembro 12, 2005 02:53 PM

E de capicuas

Publicado por: Coruja às novembro 12, 2005 02:54 PM

corujão! eu logo vi que para seres tão caro é porque deves ser bonzão

Publicado por: py às novembro 12, 2005 03:09 PM

py,

absurdo seria as eleições alterarem o projecto que o actual presidente estava a negociar antes. No entanto, todos sabemos que as promessas fazem-se antes das eleições...

Publicado por: J P Castro às novembro 12, 2005 08:15 PM

Ah, py, e já agora quanto à herança e a ser forreta, é precisamente por conhecer as obrigações fiscais existentes, as previstas e as que alguns ainda querem aumentar que me irrita o mau uso dos impostos. Como já disse, não é ser forreta: é dor de bolso. Depois de assaltado, não apetece ser generoso.

Tens de reconhecer que a realidade fiscal que eu conheço é algo diferente da da maioria das pessoas.

FYI, a herança são quase ruínas, com fortes despesas de manutenção e a precisar de forte reinvestimento, com total impossibilidade de se fazer vendas, com muito difícil negociação de empréstimos, em que nenhum dos herdeiros sabe se chegará a tê-la (morreu mais um este Verão) e todos têm uma total falta de horizontes ou estratégia. Acho que ninguém pode viver a contar com coisas dessas (eu já não conto com isso...). Estou essencialmente a cumprir uma promessa. Depois logo se vê o que ficou e em que estado.

Além disso, o resultado das mudanças fiscais recentes é que a autora da futura herança não deve fazer investimentos, pelo que o gestor temporário (ou seja, eu) da mesma tem de ser muito comedido. Como disse, uma total falta de horizontes. Quando os impostos chegam ao ponto de, feitas as contas, ser melhor ficar parado e deixar as ruínas caírem, pois caso contrário estamos a arranjar lenha para nos queimarmos, algo está mal. É um retrato do país.

Por outro lado, é nestas condições que, com um pouco de sorte, a biodiversidade da flora aumenta. Tu devias vir cá para observares alguns matos que eu conheço (antes que ardam).

Publicado por: J P Castro às novembro 12, 2005 08:31 PM

Eu vou visitar a região centro não nesta semana mas na próxima todo artilhado de mapas de SIG, como meu kamaradinha que é um rapaz giro com mais reflexos que um kota como eu. Eu faço mais uns números de Gandalf... Podemos combinar, se quiseres.

Publicado por: py às novembro 12, 2005 09:09 PM

Py, isto não é bem centro. É quase norte. Vê lá se não fica fora de rota. Por outro lado, entre 22 e 24 estou de viagem ao IPO de Coimbra com a "bébé". Fora disso, pode ser. Podes até fazer disto uma base de operações regional.

Publicado por: J P Castro às novembro 12, 2005 10:04 PM

menino, isto vai ser tudo um bocado para o caótico, porque também tenho uma escritura pelo meio, reuniões imprevistas de repente, etc., vemos lá mais para a frente. Mas queria ver tudo por aí acima, acho provável.

Publicado por: py às novembro 13, 2005 10:44 AM

O Soares espalhou-se completamente com os disparates que disse sobre a Nicole Fontaine.

Publicado por: bsotto às novembro 13, 2005 03:29 PM

Mas tem sorte. As pessoas não o levam a mal. Deve ser por partirem do princípio que ele não sabe bem o que diz.

Publicado por: bsotto às novembro 13, 2005 03:30 PM

nunca papei

Publicado por: py às novembro 13, 2005 04:20 PM

uma esfinge

Publicado por: py às novembro 13, 2005 04:20 PM

"São escolhas destas que envergonham as instituições, fragilizam as famílias e lançam a filharada na delinquência, a incendiar carros nos subúrbios de Paris."

Ás vezes o subconsciente foge-lhe prá verdade...

Publicado por: Templário às novembro 13, 2005 04:25 PM


Ok, py.

Talvez seja melhor nas pontes de Dezembro (para quem as faz...) ou quando entenderes.

Publicado por: J P Castro às novembro 14, 2005 12:10 AM

acho provável que vá ser pelas pontes, isto anda um bocadito atrapalhado...

Publicado por: py às novembro 16, 2005 08:22 PM

É incrível como Soares se desboca dessa maneira e ninguém acha isso nojento

Publicado por: Adalberto às novembro 17, 2005 01:41 PM

Provavelmente acham normal. Dele tudo há a esperar.

Publicado por: Adalberto às novembro 17, 2005 01:42 PM

Adalberto: acho que tem razão. É escandaloso o que o Soares disse dessa sujeita.

Publicado por: Luis Silva às novembro 18, 2005 12:45 AM

A Múmia

Publicado por: Coruja às novembro 22, 2005 12:52 AM

A Esfinge

Publicado por: Coruja às novembro 22, 2005 12:54 AM

A Sopeira

Publicado por: Coruja às novembro 22, 2005 12:56 AM

E a múmia contra-ataca

Publicado por: Coruja às novembro 22, 2005 12:57 AM

Vamos é acabar com a republica e arranjar um rei a sério, não o palhaço do D.Duarte

www.realcasaportuguesa.org

Viva D. Rosário

Publicado por: valdez às dezembro 4, 2005 08:03 AM

...lamento, mas confesso desde já a minha oposição a esta Dona Rosário que ainda tem uma cara pior do que o outro, sem kualker dúvida, e só nos faltava ter um italiano malandreko a falar em nome do Dragão, nem pó!

Publicado por: py às dezembro 4, 2005 08:26 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)