« Elefante Branco numa cristalaria | Entrada | Maravilhas do Mercado »

julho 26, 2005

O Penico Quadrado de Vital Moreira

Vital Moreira produziu-se hoje em espaventoso traje de OTÁrio, acusando os lisboetas de todas as condições e partidos …Companhias de aviação e agentes turísticos, hoteleiros e taxistas, jet set nacional … de consubstanciarem um interesse corporativo que só tem comparação na reacção dos numerosos regimes especiais da função pública beneficiários de privilégios em vias de extinção. É o Sindicato de Lisboa, acusa.

Vital Moreira está a confundir privilégios estabelecidos por via institucional, fora da regulação de um sistema de mercado, com as preferências dos consumidores que constituem o mercado do futuro aeroporto. Designar pejorativamente por Sindicato de Lisboa, o conjunto dos potenciais consumidores da OTA é completamente obtuso e demonstra que Vital Moreira ainda tem muito que se esforçar para abandonar os vícios mentais adquiridos anos atrás.

Imaginemos que Vital Moreira lançava no mercado um novo modelo de penico – um penico quadrado. Imaginemos, como hipótese mais provável, que, apesar de uma intensa publicidade, as mães passavam com displicência ao largo dos escaparates desse produto inovador, sem o comprarem. Será que Vital Moreira se produziria furibundo nos jornais acusando o Sindicato das Mães de interesses corporativos?

Vital Moreira: É a Economia, EstúpidoInteligente!

Publicado por Joana às julho 26, 2005 05:58 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/98358

Comentários

Hoje estou cheia de speed. Deve ser das férias e dos incentivos para as desfrutar de forma integral!

Publicado por: Joana às julho 26, 2005 06:23 PM

Que continue com esse speed!

Publicado por: Diana às julho 26, 2005 08:40 PM

Muito estranha a veemência com que o Vital Moreira defendeu a OTA. Esperava uma atitude mais comedida. E a acusação de interesses corporativos é de quem não está bom da cabeça.

Publicado por: Rui Sá às julho 26, 2005 10:51 PM

Não percebo o empenho do governo numa coisa que só os empreteiros civis (nm todos) querem e que nem daqui a dez anos estará pronta. Não acredito que o Sócrates o vá inaugurar

Publicado por: Gros às julho 26, 2005 11:03 PM

Nem o Sócrates nem ninguém, Gros. Ou você julga que alguma vez farão esse aeroporto?

Publicado por: Coruja às julho 26, 2005 11:38 PM

O TGV Lisboa-Badajoz acabarão por fazer, quando houver dinheiro, mas a Ota? Nem pensar.

Publicado por: Coruja às julho 26, 2005 11:41 PM

Ele defende a Ota não porque perceba patavina do assunto, mas porque foi tocado a rebate dentro de PS e agora todos os “influentes” vão aparecer a defender A Grande Obra.

Hoje as lutas perdem-se e ganham-se nos jornais, nas televisões, nos grupos de pressão e nos blogs que “fazem” a opinião pública e não nas cadeiras dor dorminhocos da Assembleia da República.

Já agora comecemos a escrever Ota como terra e não OTA.

Publicado por: carlos alberto às julho 27, 2005 03:54 AM

Vital Moreira defende a Ota porque é de Coimbra. O pessoal de Coimbra tem uma bruta dor de cotovelo por Lisboa ter retirado a Coimbra a importância que ela no passado teve. A dor de cotovelo afeta-lhes o funcionamento do cérebro, de forma dramática. A Ota é boa porque 1) o aeroporto deixa de ficar em Lisboa, e 2) passa a ficar mais perto de Coimbra.

Publicado por: Luís Lavoura às julho 27, 2005 09:24 AM

Lá se deve ser na OTA no Montijo ou noutro sítio qualquer não sei, agora que precisamos de ter um novo aeroporto não tenham dúvidas.

Para já tivémos muita sorte em nunca ter tido um acidente aéreo sobre Lisboa, até hoje.

Depois comparem a Portela com Charles de Gaule, ou Heathrow, ou Frankfurt, para já não falar de Singapura ou Hong-Kong (o mais lindo aeroporto que conheço), ou Sidney ou Toronto. Eu conheço esses todos e ainda mais alguns e a Portela é uma coisa pequenina e apertada.

Publicado por: pyrenaica às julho 27, 2005 10:10 AM

Outra coisa: infelizmente aposto que um dia destes, não muito longe, virá um dia, em que após evidência incortonável lá teremos um político a dizer que afinal: "é tudo Ecologia, estúpidos". Casa roubada, trancas na porta.

Publicado por: pyrenaica às julho 27, 2005 10:13 AM

Ups!: incontornável :-)

Publicado por: pyrenaica às julho 27, 2005 10:14 AM

A Portela pode ser alargada com recurso à pista de Alverca. Nos arredores de Lisboa também há outros aeroportos que podem ser remodelados para receber determinados tipos de voos.

Publicado por: Hector às julho 27, 2005 11:26 AM

Basta frequentar aeroportos de outros países para ver que o movimento da Portela é muito reduzido.
A Ota só teria interesse se pudesse transformar-se num hub intercontinental. Mas já existem 3 ou 4 na Europa que são suficientes. A TAP não tem a dimensão de uma KLM ou Lufthansa, que utilizam Amsterdão e Frankfurt como hubs dos seus voos e que dinamiza a sua utilização por outras companhias menores.

Publicado por: Hector às julho 27, 2005 11:31 AM

Por outro lado, a Ota vai fazer diminuir a procura pelos voos domésticos Lisboa-Porto. Sai mais barato, confortável e rápido ir de comboio até ao Porto, que ir atá à Ota, demorar o tempo do check-in, voar até à Pedras Rubras e ir de taxi ao centro do Porto.
De comboio vamos do centro de Lisboa ao centro do Porto.

Publicado por: Hector às julho 27, 2005 11:35 AM

Hector, pode sempre apanhar o avião em alverca para ir de n'zingalis ao porto :)

Publicado por: kkk às julho 27, 2005 11:55 AM

Hector: tenho exactamente a sua opinião. Leia, sff, Fé, esperança e caridade, cujo link é
http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/2003/10/fe_esperanca_e.html
Foi escrito em Junho de 2003 e transcrito para este blog em Outubro desse ano. Foi escrito há dois anos, sob outro governo. Portanto não posso ser acusada de facciosismo político

Publicado por: Joana às julho 27, 2005 12:37 PM

Não percebo o artigo do Vital Moreira. É de uma violência gratuita relativamente a esta polémica. Nem sequer está no estilo dele.

Publicado por: V Sousa às julho 27, 2005 12:52 PM

O seu post que refere é lúcido, as razões apontadas pelo Prof. Viegas há dias, no Expresso da Meia-Noite, são evidentes, todos os economistas independentes reconhecidos estão contra. A teimosia de Sócrates é pouco inteligente.

Publicado por: Nunes às julho 27, 2005 02:41 PM

Hector: plenamente de acordo. Esta polémica está viciada por razões políticas que não se entendem.

Publicado por: asser às julho 27, 2005 02:56 PM

Ai Jesus! Apareceu um homem a comentar a paróquia de Lisboa, essa sanguessuga de cultura terceiro mundista, pindérica e periférica. Terra tão manhosa em que até os transportes públicos são pagos pelo orçamento de estado e não pela autarquia. Cidade que até tem duas autoestradas com destino a Leiria (ou talvez seja Leiria que a ter duas opções para Lisboa, o quartel de Leiria é temível).

Vital Moreira pode confundir a questão do aeroporto, só que pelo meio consegue apontar alguns dos favorecimentos injustificados de que a capital usufrui com a maior das naturalidades graças ao seu sindicato.

Publicado por: Daniel às julho 27, 2005 03:34 PM

O manifesto dos economistas, no DN, também é frontalmente contra.

Publicado por: otario às julho 27, 2005 06:01 PM

Ó Daniel, o que se contesta aqui é ter Vital Moreira confundido a questão do aeroporto, chamando Sindicato às pessoas que estão contra isso.
E você confunde Lisboa com a mania centralizadora do Estado português. Tanto faz estar no Terreiro do Paço como no Castelo de Leiria

Publicado por: David às julho 27, 2005 06:06 PM

Vital Moreira é um provinciano pretensioso e peneirento; é um daqueles coimbrinhas que não se enxerga e tem uma altíssima opinião de si próprio.
É uma espécie de Luís Delgado do PS, com aspirações intelectualóides e vernizes de esquerda.
Agora ganhou a paranóia das "corporações" - o homem guincha de fúria cada vez que suspeita de algum poder organizado (que não seja o dele e o dos amigos dele).
Ainda há-de fundar a corporação dos coimbrinhas.

Publicado por: Francisco às julho 28, 2005 12:46 AM

Lamento só agora ter tido oportunidade de ler o post e os comentários. Quando li o texto original do Prof. V. Moreira, no Público, fiquei a pensar que:
a)o Prof. tinha entrado na linha errada...
ao querer, e bem justificadamente, dizer que sempre que se mexe em algum dos interesses lisboetas, cai o Carmo e a Trindade... é mais que verdade, quer queiram quer não!
b)o Prof. estava a fazer um frete, do tamanho do novo AirBus, ao Governo a defender a Ota para novo aeroporto.
Se quiserem estar melhor informados sobre a validade, ou não, dos argumentos pró-Ota leiam um artigo que saiu no suplemento do Público sobre transportes, na 2ª feira passada.

Publicado por: JDoutelCoroado às julho 28, 2005 01:13 AM

Acho que os lisboetas têm uma palavra a dizer sobre a localização do Aeroporto de "Lisboa"

Publicado por: Silva às agosto 2, 2005 09:11 AM

Acho que os lisboetas têm uma palavra a dizer sobre a localização do Aeroporto de "Lisboa"

Publicado por: Silva às agosto 2, 2005 09:12 AM

O "novo" aeroporto não é de Lisboa, é nacional, conforme escreveu o VM no blog dele

Publicado por: bsotto às agosto 2, 2005 09:42 AM

Ele devia estar era num penico cúbico

Publicado por: AntiVital às agosto 6, 2005 03:04 AM

Estejam calados k o Vital Moreira é um bom !!! leva me as propinas cm gíngas...
FDUC

Publicado por: João Branco às dezembro 22, 2005 02:06 PM

eu acho optimo ter um aeroporto como a OTA. Precisamos de um bom aeroporto e acho que nao ha nenhuma duvida sobre isso.

Publicado por: andrew às fevereiro 5, 2006 08:28 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)