« Vacas de Todo o Mundo, Uni-vos | Entrada | Portugal, a UE e Blair »

junho 25, 2005

O Tetravô do Modelo de Chirac

O modelo estatizante de Chirac não nasceu com ele. É uma das heranças do modelo jacobino francês que se foi refinando com o tempo. Eça, que conhecia bem a França, dizia que enquanto a Inglaterra exportava colonos para as colónias, a França exportava amanuenses. No número do Je Sais Tout de Junho de 1907, vem uma análise crítica ao excesso de funcionários públicos franceses ... 650 mil! (para uma população de 39 milhões), acompanhada de algumas gravuras saborosas, das quais escolhi duas. Advirto que a sua visão pode ferir algumas sensibilidades manga-de-alpaca.

Ambas as gravuras têm as respectivas legendas. A primeira representa dois funcionários “tipo”: o "rond-de-cuir", que em português se poderia traduzir pelo manga-de-alpaca que “não levanta o traseiro do lugar” e o Sr. Durand que deixa o lugar “marcado” mas que está sempre noutro sítio.

FP-franc.jpg


A segunda é sobre o desporto favorito dos funcionários do ministério, que seria a corrida de caracóis! Trata-se obviamente de uma piada cruel, mas a brincar ... a brincar ...

FP-frcaracol.jpg

Notar que aquele número equivaleria a cerca de 170 mil funcionários em Portugal, para a população actual. Nós temos 4,5 vezes mais. É óbvio que os serviços que o Estado francês prestava em 1907 não são equivalentes aos que o Estado português deveria prestar em 2005, se funcionasse em condições. Mas já havia educação básica gratuita, educação superior a preços moderados, assistência social para os mais desfavorecidos, etc. O Serviço Nacional de Saúde, tal como existe hoje, não existia então.

Contudo, já nessa época o Je Sais Tout se insurgia contra «La loi du rond-de-cuir», a teia burocrática que dificulta a vida do cidadão, em vez de o ajudar, quando o que se esperaria dela, justamente, era que o ajudasse.

Publicado por Joana às junho 25, 2005 08:37 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/94448

Comentários

Já naquela época este assunto era premente.
A gente julga que descobriu a roda ...

Publicado por: v Forte às junho 25, 2005 10:12 PM

Entretanto de 1907 a 2005 passaram quase 100 anos de bom viver !

Publicado por: Templário às junho 25, 2005 11:59 PM

O episódio remonta à alvorada do Séc. XX, quando os funcionários públicos e, consequentente, as Joanas, já haviam sido inventados...

Publicado por: Vítor às junho 26, 2005 12:07 AM

A França contando com as empresas Nacionalizadas tem hoje mais de 10 milhões de funcionários.


Publicado por: Templário às junho 26, 2005 12:09 AM

Joana deve andar a tirar Mestrado em "O Funcionalismo Público e enquadramento Macro-Liberal !

Publicado por: zippiz às junho 26, 2005 12:13 AM

As suas Empresas Nacionalizadas, são de alto valor, quer económico, quer quanto aos serviços que prestam.

Não existe País no Mundo que se possa comparar à França, em Educação Escolar. É SÓ ENTRE TODOS OS PAÍSES O MELHOR DO MUNDO, pois é aberto a toda a Gente incluíndo os Estrageiros.

A França Tem Mais Estrangeiros a Estudarem nas Suas Universidades, que os Portugueses Têm nas Obras ! É Obra !!!

Publicado por: Templário às junho 26, 2005 12:14 AM

Falarem da França, pelos livros ou pelos jornais, não chegam a perceber nem 20% da França e dos Franceses.

E se for necessário reunir contra o Invasor, ela unir-se-à seja contra quem for. Na Guerra do Iraque deu para perceber que nem os EUA os vergaram.

Conclusão, quem se lixou foram os Gringos, que deixaram de comer bom queijo e beber bom vinho, especialmente o Champagne !
Por este nível de represálias se vê, o espírito liberal !

Publicado por: Templário às junho 26, 2005 12:19 AM

Ó Templário, o que é que isso tem a ver com os mangas de alpaca a verem os caracóis a correrem?

Publicado por: bsotto às junho 26, 2005 12:55 AM

Estas imagens são chocantes e ferem as sensibilidades.
Não deveriam ter uma bolinha vermelha?

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 01:00 AM

... eu prefiro notar que o "rond-de-cuir" que dorme a sua soneca à secretária, é um velhinho de 55 anos em passe de sonhar com a sua perdida frescura dos 20, 30, 40 e mesmo 50 verdes anos.
Que é como quem diz : quem muito arrocha pouco aperta.

Publicado por: asdrubal às junho 26, 2005 01:22 AM

"E se for necessário reunir contra o Invasor, ela unir-se-à seja contra quem for. Na Guerra do Iraque deu para perceber que nem os EUA os vergaram."

Pois Vichy...Os Franceses amocham sempre(após a primeira guerra) quando lhe mostram os dentes, mas os USA não são tugues como os terroristas àrabes ou a China que forçou a França a deixar de vender armas a Taiwan.

Publicado por: lucklucky às junho 26, 2005 01:29 AM

A França só é boa a apoiar ditadores africanos corruptos. Aí é "poderosa".

Publicado por: semedo às junho 26, 2005 02:34 AM

Não foi só a França que a China forçou a deixar de vender armas a Taiwan — os Estados Unidos também tiveram que recuar no fornecimento de sistemas de armas e de aviões.
É que os chineses, além de serem muitos, também têm muitos dólares na mão. Se os EUA os chateiam são capazes de ir bater à porta de Fort Knox. E isso, como se sabe — e a Casa Branca melhor do que ninguém — dava uma bronca dos diabos...

Publicado por: Para que conste às junho 26, 2005 03:28 AM

Segundo um relatório da NASA, baseado em informações recolhidas em Portugal junto de determinados sectores, a culpa da seca em Portugal é dos funcionários públicos.
Uma das fontes mencionadas no relatório prevê, mesmo, que se forem despedidos (a expressão original é «libertados do vínculo laboral») 300 mil funcionários começará a chover menos de 24 horas depois.

Publicado por: Meteorologista liberal às junho 26, 2005 03:40 AM

A propósito de chineses:

http://dn.sapo.pt/2005/06/26/opiniao/15_bilioes__a_mais.html

ih ih ih ih ih ih...

Publicado por: sorrisos amarelos às junho 26, 2005 04:06 AM

Joana:

A sua descoberta: «O modelo estatizante de Chirac não nasceu com ele.» é brilhante.

À primeira vista a ideia expressa no seu post parece levar-nos à conclusão de que o regime político francês era uma monarquia hereditária.

Mas não, monárquico e hereditário é apenas o modelo estatizante de Chirac.

Por favor não pare de nos surpreender com as suas dissertações geniais.

Publicado por: António às junho 26, 2005 08:26 AM

"Não foi só a França que a China forçou a deixar de vender armas a Taiwan — os Estados Unidos também tiveram que recuar no fornecimento de sistemas de armas e de aviões." Quais? eles continuam a fornecer armas, mas agora que falaste eu lembro-me de qualquer coisa há uns anos, mas não me lembro do que foi.

Ao cuidado dos proteccionistas: Agora que o Regime do "Chocolatin" está outra vez a atacar a iniciativa privada em Cuba ...De uma pessoa que de lá:

(the) economical recovery is nowhere to be seen. there has been a little increment in salaries /still miserable/ for some people, and theres a promise of distributing chocolate and more coffe on the ration cards /articles about how good the chocolate is for your health and how coffe is not as bad as they say, apeared right away on national press (rolleyes.gif) /. also, a promise of providing electrical rice cooking bowls and casseroles, as well as isolation rubber bands for refrigetors. the beard himself presented the items on TV, and gave instructions and advise on their use aswell as recipes. i shit you not, the leader of a nation giving recipes on national TV /some people say he´s loosing it/. lately he´s been puting his left hand under his jacket to scratch his right shoulder /its a side effect from the arm bone fracture/. well, people say he does it to crank himself /like a springcoil toy (rolleyes.gif) /. and his latest nicknam is "Chocolatín", for the promised chocolate.

Publicado por: lucklucky às junho 26, 2005 08:42 AM

Estas imagens têm piada em si e por mostrarem que estas preocupações já existiam há 1 século e, apesar disso, o Monstro continuou a aumentar.
É por isso que os que vivem à custa do Monstro estão tão indigndados. Basta ler alguns comentários.

Publicado por: Isoliberal às junho 26, 2005 09:53 AM

Joana:

Quando diz isto: «análise crítica ao excesso de funcionários públicos franceses ... 650 mil! (para uma população de 39 milhões),»

E depois conclui isto: «Notar que aquele número equivaleria a cerca de 170 mil funcionários em Portugal, para a população actual. Nós temos 4,5 vezes mais.»

Comete um erro de palmatória: Compara países e épocas muito diferentes.

Mesmo, dizendo: «É óbvio que os serviços que o Estado francês prestava em 1907 não são equivalentes aos que o Estado português deveria prestar em 2005,...»

É óbvio que já tinha formulado uma conclusão grosseira e sem qualquer tino:
«...Nós temos 4,5 vezes mais»,

Publicado por: António às junho 26, 2005 10:57 AM


Caro Heterónimo
Isoliberal

Vamos lá a falar claro !

Quem vive à custa do Monstro ?

Comecemos pelos famosos Liberais e suas lindas e Rentáveis empresas:

- PT - maior cliente Estado, perdendo este cliente a PT dava um trambolhão...inimaginável !

- EDP - Maior cliente Estado !

- Cimpor - Maior Cliente Estado !

- Soares da Costa - Maior cliente Esatdo (aliás sem este cliente A SC nem existia !!!

- Mota & Companhia - idem

- Engil - idem

- Renault Portuguesa - maior cliente Estado

- Mercedes - Maior cliente Estado

- Opel, Fiat, Peugeot ......


Seria extremamente Fastidioso continuar a lista, dos que vivem à conta do Estado.


Apenas queria deixar aqui aos Liberais Portugueses, que Comigo a Governar, os Automóveis do Estado só seriam da Marca Samsung e as Empresas de Construção Civil seriam todas Indianas ( mão-de-obra chinesa tá a ficar cara )

E depois caros liberais sempre queria ver vossas empresas rentáveis !!!!!!!!!


Publicado por: Templário às junho 26, 2005 10:58 AM

O erro maior é os franceese estarem a assistir a uma corrida de caracóis.
Qualquer gajo normal sabe que estariam mas é a comê-los recheados de manteiga e salsa

Publicado por: Fred às junho 26, 2005 12:06 PM

Em 1907 já havia demagogos e populistas a atacar os funcionários públicos. Não sei é se já haveria Joanas a dignificar esses ataques primários com o pomposo nome de «análise crítica»...

Publicado por: Zé Luiz às junho 26, 2005 12:59 PM

BLIAR MENTE : Todos os apoios à agricultura na UE estão comunitarizados, isto é são da exclusiva competência da União. Logo, é distorcer a realidade dizer que 40% do orçamento comunitário vai para a agricultura, que representa só 5% dos europeus. Isso é verdade, mas a comparção a fazer não é essa. Se o orçamento da comunidade representa cerca de 1% do PIB global dos 25 membros da UE (cerca de 10,6 triliões de euros) então a despesa com a PAC representa menos de 0,5% do PIB europeu, o que para 5% da população não pode ser considerado excessivo ! Por outro lado, as despesas comunitárias com a investigação são baixas porque essa política é sobretudo (a 95%)da competência dos Estados membros. Comparar coisas diferentes é demagogia.

BLIAR É UM ALDRABÂO, UM TRAIDOR À EUROPA, UM CANICHE DE BUSH ! VIVA A GRANDE EUROPA !

"Apoios à agricultura: comissário da UE acusa Blair de demagogia, in Diario Digital

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Joaquin Almunia, classificou este domingo como «demagógico» o argumento do primeiro-ministro britânico sobre a necessidade de reduzir os subsídios agrícolas para investir mais em investigação. Em entrevista publicada no diário Der Tagesspiegel, Almunia diz que os argumentos usados por Tony Blair são enganadores, já que a «agricultura é financiada a 100% pelo orçamento europeu e a investigação e desenvolvimento em 95% pelo governos nacionais».

Publicado por: EUROLIBERAL às junho 26, 2005 01:05 PM

EUROLIBERAL em junho 26, 2005 01:05 PM:
Repita lá para ver se percebi: você acha mesmo bem que os agricultores franceses sejam subsidiados dessa forma escandalosa?

Publicado por: David às junho 26, 2005 01:08 PM

"as despesas comunitárias com a investigação são baixas porque essa política é sobretudo (a 95%)da competência dos Estados membros"
Pois claro. Se o UE não tem dinheiro para financiar a investigação pois gasta a maior parte do seu orçamento nos agrcultores franceses, é natural que tenham que ser os Estados membros (os que o podem) a fazê-lo.

Publicado por: David às junho 26, 2005 01:12 PM

David: você não acha importante os agricultores franceses criarem caracóis para os venderem à administração pública para concorrerem em corridas de velocidade?

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 01:58 PM

É uma actividade de alta tecnologia e valor acrescentado (ou será de alto valor e tecnologia acrescentada?).
Você não percebe nada de mercados paraliberais.

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 02:00 PM

Templário às junho 26, 2005 10:58 AM :

Vc tem cada ideia! Lembrar ao F.C.Liberal que vive à conta do orçamento !!!

Publicado por: zippiz às junho 26, 2005 02:26 PM


Viva o Governo Liberal !

Decreta-se que a partir de hoje, o Princípio Estabelicido na RP é o do Utilizador Pagador e portanto quem quiser:

- Educação, Saúde, Justiça, acesso a tribunais, Transportes, Saneamento Básico, Polícia e Segurança, Segurança Social, e Reformas, Terão que as pagar, conforme o principío Estabelecido.
Mais se informa de que ninguém é obrigado a aderir a qualquer dos sistemas acima enunciados !

O Estado irá vender, todo o Ouro e todos os Imóveis em seu poder, incluíndo monumentos históricos como o Castelo de S.Jorge, Jerónimos, Batalha e todos os outros.

O Estado apenas ficará proprietário de 3 àreas:

1- Ar ( espaço aéreo )
2- Mar ( as 200 milhas )
3- Terra (só subsolo)

A partir de hoje, não haverá mais IVA, nem IRS e nem IRC.

Os trabalhadores terão que negociar directamente se quiserem a divisão de lucros da sua empresa, caso haja conflitos o Estado não se intrometerá. Se Houver mortos, por cada morto o estado Cobrará uma Taxa.

Haverá apenas umas Taxas, que desde já serão apelidadas de taxas de parvoíce !

Exemplo, alguém coloca um caso em tribunal, o Estado cobrará 300 euros/hora.
Ou exemplo é se alguém desejar que outro vá preso, terá que assegurar o seu sustento na prisão, caso não possa, será marcado um duelo entre ambos, com pistolas. O vencedor terá que pagar uma taxa, por ter morto o outro parvo.

O Governo é livre de arranjar seus próprios meios de subsistência tal como os srs. deputados.

Deixará também de haver impostos indirectos.

Nota: Em qualquer caso, que o Estado seja chamado a intervir, será sempre cobrada a taxa de parvoíce, assegurando assim a alta rentabilidade que o Estado terá.

Assim se decretou, a igualdade de oportunidade para todos e assim esperemos que possamos todos ser felizes.


Publicado por: Templário às junho 26, 2005 02:31 PM

Toca a acabar com esse desperdício, amigos Euroliberal e zippiz. Vamos acabar com os gastos supérfluos do Estado, a gente que está lá sem fazer nenhum e a gente que anda a encomendar BMW,Renaults e Mercedes.
E o Estado deve deixar de mandar na PT, pois só lá tem 500 acções.
Vamos a isso.

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 02:34 PM

Templário em junho 26, 2005 02:31 PM:
Se fosse a si não insistia na cobrança da taxa de parvoíce.
Você já contabilizou os milhões de euros que estaria a dever ao Estado se isso for avante?

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 02:43 PM

Só entre a malta que vem aqui fazer comentáriso seria uma fortuna.
Bastava o pessoal do Smiramis para sustentar o OE!

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 02:45 PM

Coruja: e você quanto pagaria?

Publicado por: c seixas às junho 26, 2005 02:50 PM

Coruja
Como sempre, você nunca consegue perceber, quer as leis, quer os princípios.

No caso que evoca, as minhas parvoíces não exigem intervenção Estatal !
Quanto muito, exigem intervenção dos outros parvos e nesse caso, a lei vigente é a do mais forte ! Naquela sociedade que evoquei, qualquer pessoa percebe que só é possível de revólver à cintura, para não pagarem à polícia, e fazendo jus ao espírito Liberal !!!
Como compreenderá não tenho receios nenhuns deles, e para não pagar a taxa ao Estado, só os deixaría a coxear...

Além disso é um Erro Grosseiro Apelidar na nova Sociedade - Orçamento do Estado -, quando apenas ficam pequenos serviços, que Terão que se gerir com os seus próprios Orçamentos !

Isto é que é Liberalismo !


Publicado por: Templário às junho 26, 2005 02:55 PM


Não inventei nada ! Ou nunca ouviram falar do Desenvolvimento do Far-west ?

Foi assim que se desenvolveram especialmente a Califórnia, Texas e a maioria dos Estados Unidos !

Publicado por: Templário às junho 26, 2005 03:00 PM

C seixas: Eu? Porque haveria de pagar se sou contra essa taxa. Quem a inventou também não vai pagar nada porque, no post anterior, fugiu para o Far-west onde anda aos tiros aos índios e de pistola em punho atrás das squaws.

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 03:34 PM

Consta que o W Earp já lhe deu com a pista em Tombstone.
Diz-se que está em O.K. Corral.

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 03:36 PM

Esclarecimentos para anti-europeus ignorantes (passe o pleonasmo), como o David:

Na federação europeia (EU) há umas (poucas) competências exclusivas da federação, sendo a agricultura a principal. A maior parte das competências mantêm-se a nível nacional, como em todas as federações, aliás. São os tratados que estabelecem a repartição de competências. Assim se a PAC (política agrícola comum) é uma das poucas políticas que cabe exclusivamente à UE, automaticamente a sua percentagem no orçamento da UE (qo qual é apenas de entre 1% e 1,24% do PIB global dos 25 membros da União) há-se ser muito grande (já foi 80%, actualmente cerca de 40%). Só que não é a UE que faz a maior parte das despesas públicas na Europa (Só FAZ UM POR CENTO !). Por isso, esses 40% para a PAC não são 40% do orçamento global de toda s despewsa pública dos estados da UE, mas apenas 40% de 1%, ou seja cerca de 0,4/0,5% de toda a despesa pública (orçamentos nacionais, regionais e federal), o que para 5% da população vivendo na agricultura NÂO É NADA EXCESSIVO ! bLIAR, como bom aldrabão que é, baralha dados, compara o incomparável para enganar os ingleses estúpidos (que são os que lêem os tablóides tipo Sun, reles pasquins anti-europeus).

Quanto à França não é avantajada na PAC. Recebe proporcionalmente à área das suas explorações agrícolas. E estas são as maiores da Europa. Basta olhar para o mapa ou atravessar a França de carro. A França é o celeiro da Europa. Não queriam que os agricultores franceses recebessem o mesmo que os dinamarqueses, pois não ? Aliás, a Espanha (o 2º país da PAC) recebe igualmente grandes quantias, pouco menos que a França.

Quanto às despesas de investigação, a UE só faz as que estão previstas, no domínio das que lhe competem segundo os tratados (há vários grandes centros de investigação directamente dependentes de Bruxelas). Tudo o resto (95%) é da responsabilidade dos estados-membros, dos estados federados e não da federação. Vocês parecem ignorar o que é uma federação... Logo, quando os estados-membros passarem mais competências para a União no domínio da investigação, as verbas consignadas para o efeito no orçamento comunitário também aumentarão. É CLARO que os 25 da UE GASTAM MUITISSIMO MAIS EM INVESTIGAÇÃO DO QUE EM AGRICULTURA, todos os orçamentos considerados e não só o federal, quie é o mais pequeno (1%). Mas, repito, toda a agricultura é paga pelo orçamento comunitário, e por isso, no âmbito restrito deste, a PAC representa 40%. Mas estes 40% representam apenas 0,5% de toda a despesa pública orçamentada nos deversos níveis da federação !!! Percebem, estúpidos ?

Mais uma vez se prova que todo o anti-europeísmo se baseia na ignorância e na estupidez dos "aNÕES"... que o bLIAR bem sabe explorar...

Publicado por: EUROLIBERAL às junho 26, 2005 04:06 PM

O culpado disto tudo sou eu. Se tivesse deixado o rei de Leão tomar conta desta estranha terra, nada disto hoje seria discutido.

Publicado por: D.Afonso Henriques às junho 26, 2005 04:53 PM

Aos iliberais que polulam por estas bandas(esquerdistas e demais ultraconservadores):

Leiam o discurso de Tony Blair em 23/6/05 ao Parlamento europeu em vez de ler os jornalistas portugueses e vir depois debitar chavões próprios para mentecaptos do tipo Bliar, Bushitler e outros semelhantes, e respondam às peguntas que ele faz:

A declaração de Laeken iria trazer a Europa de volta aos cidadãos. Fê-lo?
A agenda de Lisboa em 2000, ia fazer o espaço europeu o mais moderno e competitivo do mundo em 2010. Está a fazê-lo?
Que modelo social é este que tem 20 milhões de desempregados?
Que modelo é este que produz por ano mais licenciados em ciencias na India que na Europa?
Que tem todos os indices a decrescer?
Que das 20 mais imortantes universidades do mundo só há duas universidades europeias?
Que aceita o trafico de 800.000 emigrantes ilegais todos os anos?

Este pais está tão triste que é preciso trazer o discurso de um socialista para mostrar às pessoas que o modelo europeu que tanto defendem está FALIDO.

Publicado por: Joao P às junho 26, 2005 05:40 PM

Dos Estados Unidos da Amárica do Norte ...
.
http://www.taxadmin.org/fta/rate/ind_inc.html
.
New Hampshire state taxes
Income
tax rates Income brackets Personal exemption Federal Tax deduction State sales tax
Low High # of brackets Low High Single Married Child
5% collected on dividends and interest income only 0%
$ Personal income tax
• New Hampshire does not tax an individual's earned income (W-2 wages).
• The state does tax, at a 5 percent rate, income from dividends and interest.
• The dividends and interest tax is due from resident individuals, partnerships, limited liability companies, and fiduciaries with non-transferable shares earning more than $2,400 annually ($4,800 for joint filers) form their investments. The following exemptions may apply:

A $1,200 exemption for residents who are 65 years of age or older.
A $1,200 exemption for residents who are blind, regardless of age.
A $1,200 exemption for disabled individuals who are unable to work, provided they have not reached their 65th birthday.

$ Sales tax
• There is no state sales tax in New Hampshire.


Publicado por: asdrubal às junho 26, 2005 05:43 PM

MOSUL, Iraq - A suicide bomber with explosives hidden beneath watermelons in a pickup truck slammed into a police station near a market Sunday in Mosul, the first of three bombings that killed at least 33 people and wounded 19 in the northwestern city.
-------------------------------

June 26: Defense Secretary Donald Rumsfeld says as the insurgents become more desperate, the violence in Iraq will increase.
-----------------

WASHINGTON - The top American military commander in the Persian Gulf disputed a contention by Vice President Dick Cheney that the Iraqi insurgency was in its “last throes” and told Congress on Thursday that its strength was basically undiminished from six months ago.

Furthermore, Gen. John Abizaid told the Senate Armed Services Committee, “I believe there are more foreign fighters coming into Iraq than there were six months ago.”

In a CNN interview last month, Cheney said that “the level of activity that we see today from a military standpoint, I think, will clearly decline. I think they’re in the last throes, if you will, of the insurgency.”
---------------------------

Oficiais norte-americanos mantiveram recentemente conversações secretas com comandantes de vários grupos rebeldes iraquianos num esforço para lançar o diálogo com os revoltosos, que contestam a presença dos Estados Unidos no Iraque, avança a edição de hoje do jornal britânico “The Sunday Times”.
--------------------------

>>>>>>>>> Os passarinhos, tão engraçados,
fazem os ninhos com mil cuidados.
É para os filhinhos que estão para ter
que os passarinhos os vão fazer

Publicado por: Death of a Salesman às junho 26, 2005 07:20 PM

Afonso Henriques: Estás perdoado. Até porque só começámos a fazer porcaria de há uns 300 anos pra cá. Antes até não ia muito mal.

Publicado por: Coruja às junho 26, 2005 07:21 PM

Gostaria que os blairites que aqui divulgaram mentiras e manipulações do (b)LIAR (é assim que lhe chamam os ingleses, além de poodle, é claro) se deixassem de fugir com o rabinho à seringa e respondessem frontalmente(se puderem, é claro) ao desmascaramento que o comissário Almunia fez da sua escandalosa campanha demagógica contra a PAC (só 0,5% do PIB global da UE !!!). Acham que deve ainda gastar-se menos com as vacas ? Quanto ? Só 0,2% ? Nada ? Mas depois se quiserem leitinho e bifes, como é ? Vão dizer "que raio de Europa é esta que nem sequer tem leite"... E as vacas loucas (as blairites) também têm direito a subsídios ?


Aqui se provou que BLIAR, o caniche amancebado com o Macaco da Casa Branca, mente descaradamente, manipula números como se todos os europeus fossem estúpidos. O lugar dele é em Haia no Tribunal Internacional a responder pelos crimes de guerra hediondos que está a cometer no Iraque... Ainda o hei-se ver ao lado de Mladic, outro assassino de muçulmanos...


Como é, ratazanas anti-europeias, lacaios de Bush ? On se dégonfle ?

Viva a grande Europa !

Publicado por: EUROLIBERAL às junho 26, 2005 08:55 PM

A propósito de nada:

Alguém sabe porque foi criada a PAC?
Alguém reflecte sobre a importância estratégica (sobretudo de médio e longo prazo)da autosuficiência alimentar da Europa?
Alguém já ouviu falar da importância (económica, ecológica, etc.) da manutenção de uma paisagem rural?
Alguém sabe qual o peso do sector agrícola no PIB português?
Quando falamos de alternativas para o relançamento da economia, em Portugal, será a agricultura uma das hipóteses de que nos lembramos? Porque não?
Algum economista, de entre os que escrevem neste blogue, conhece as especificidades dos mercados agrícolas: produtos perecíveis, baixa elasticidade da procura, pulverização da oferta ao nível da produção, susceptibilidade aos acidentes climáticos, etc.?

Não seria preferível estudar melhor o assunto, antes de vir defender posições políticas de ingleses ou franceses(que têm muito pouco de económicas e muito de eleitoralistas.)?

Publicado por: Vítor às junho 26, 2005 09:26 PM

: Vítor às junho 26, 2005 09:26 PM

Há pessoas que só vêem cifrões à frente.

Eles só querem rentabilidade, dinheiro, riqueza liquida ou imobiliária.

As riquezas naturais, paisagem, floresta, água, sol, ar que respiramos, só lhes interessa enquanto sectores potênciais de investimento.

Chama-se cegueira ou burrice como queira.

Publicado por: Templário às junho 26, 2005 10:18 PM

Não concordo com o Templarío.
Porque razão estes 3 itens ficam nas mãos e na gestão do Estado?
A história tem verificado que nem sequer isso ele sabe explorar devidamente.

«1- Ar ( espaço aéreo )
2- Mar ( as 200 milhas )
3- Terra (só subsolo)»

Privatize-se!

Publicado por: supensório às junho 26, 2005 11:27 PM

"Não inventei nada ! Ou nunca ouviram falar do Desenvolvimento do Far-west ?

Foi assim que se desenvolveram especialmente a Califórnia, Texas e a maioria dos Estados Unidos !"


http://www.nytimes.com/2005/06/25/opinion/25tierney.html?ex=1277352000&en=19e027adfffc2dab&ei=5090&partner=rssuserland&emc=rss
The Mild, Mild West
(...)"It was a rather polite and civil society enforced by armed men," Dr. McGrath said. "The rate of burglary and robbery was lower than in American cities today. Claim-jumping was rare. Rape was extraordinarily rare - you can argue it wasn't being reported, but I've never seen evidence hinting at that."(...)
"...the West didn't really get wild until the feds arrived"

The Not So Wild, Wild West: Property Rights on the Frontier
by Terry L. Anderson, Peter J. Hill, Peter Jensen Hill

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0804748543/qid=1119661702/sr=8-1/ref=sr_8_xs_ap_i1_xgl14/103-1905699-2556655?v=glance&s=books&n=507846

Publicado por: lucklucky às junho 26, 2005 11:47 PM

Um país com 10 milhões de habitantes, que tem vinte e sete faculdades de Direito, é um país que tem um PR permanentemente em estado de embrieguês.

Publicado por: asdrubal às junho 27, 2005 12:33 AM

Embriagado? Julgo que ele apenas não sabe o que diz, nem o que faz. Mas embriagado? Será verdade?

Publicado por: bsotto às junho 27, 2005 01:08 AM

Pela amsotra aqui nos comentários, Chirac tem muitos admiradores. E também mal criados como ele!

Publicado por: Mário às junho 27, 2005 12:42 PM

Pela amostra aqui nos comentários, Chirac tem muitos admiradores. E também mal criados como ele!

Publicado por: Mário às junho 27, 2005 12:43 PM

Pela amostra aqui nos comentários, Chirac tem muitos admiradores. E também mal criados como ele!

Publicado por: Mário às junho 27, 2005 12:43 PM

Eu diria antes que Chirac tem muitos admiradores. E também broncos como ele!

Publicado por: V Forte às junho 27, 2005 02:03 PM

Para além das vacas

Publicado por: David às junho 27, 2005 03:17 PM

... por acaso escreve-se «embriaguês».
De vez em quando sou mal criado. Não é que goste, mas 27 faculdades de Direito, não é uma gradessíssima má-criação ?

Publicado por: asdrubal às junho 27, 2005 06:28 PM

27 faculdades de Direito é uma gradessíssima má-criação de advogados.

Publicado por: Coruja às junho 27, 2005 06:50 PM

Chirac?

Publicado por: didi às setembro 2, 2005 01:32 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)