« As Fauces do Moloch - Notas | Entrada | Novo Governo »

junho 03, 2005

Ministro Italiano Aumenta a Competitividade Europeia

O ministro do Trabalho italiano, Roberto Maroni, afirmou que a Itália devia considerar a reintrodução temporária da lira como moeda oficial porque o euro teria, segundo ele, originado problemas à economia italiana. Esta medida seria considerada completamente irresponsável por qualquer economista que se prezasse. Todavia está-se a revelar frutuosa. Não a medida em si (completamente louca ... só de um ministro do Trabalho ...), mas o seu anúncio – Depois daquela declaração o euro reagiu em queda, recuando 0,25%

Publicado por Joana às junho 3, 2005 03:22 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/91432

Comentários

Teria sido por causa dessa notícia da pseudo-intenção para patego ver, ou teria sido na sequência do NÃO na Holanda? (o Euro já vinha a descer após o Não Francês)

Publicado por: elmano às junho 3, 2005 03:34 PM

Não percebo o que é que a ideia do ministro italiano tem de errada. Um país com uma moeda independente tem automaticamente, no mercado de divisas, e de acordo com a economia clássica, um avaliador da solidez da sua economia. Se esse país tiver uma boa balança de pagamentos e pagar atempadamente as suas dívidas, a sua moeda mantem-se forte; caso contrário desce de valor, e as taxas de juro nesse país sobem. Isto parece-me correto e saudável. O que não me parece correto nem saudável, de acordo com os ditames da economia clássica, é que dois países com economias muito diferentes e credibilidades muito diferentes, tenham a mesma moeda. É isso que se passa na Europa atual (e não só: a China tem a sua moeda artificialmente indexada ao dólar dos EUA).

A Joana, como economista, fará o favor de me esclarecer.

Publicado por: Luís Lavoura às junho 3, 2005 03:37 PM

elmano: O euro estava a ganhar 0,35% para o dólar. Depois da declaração do ministro o euro recuou em 0,25%.

Publicado por: Joana às junho 3, 2005 03:42 PM

LL: Você já se deu conta da dificuldade de mudar de moeda? Tem que redenominar todos os seus activos. As empresas têm que fazer novas escrituras redenominando Capital Social, etc. , etc. E você vai trocar euros por liras em queda devido aos desvarios das governações italianas?

Publicado por: Joana às junho 3, 2005 03:44 PM

Joana às junho 3, 2005 03:44 PM

Certo, mudar de moeda tem enormes dificuldades (e custos) práticas. Mas, em termos meramente de teoria económica, nada tem de errado a Itália voltar a ter uma moeda independente. Trata-se apenas de dificuldades operacionais.

O facto de a economia italiana estar em maus lençóis não releva apenas (ou talvez nem releve sobretudo) da má governação. A Itália é um dos poucos países do mundo atual (outro é a Rússia) que tem a sua população em decréscimo em termos absolutos. A população da Itália está a diminui de ano para ano. E, além disso, tal como todas as outras populações da Europa Ocidental, está a envelhecer. É difícil conceber uma economia próspera com uma população em decréscimo e envelhecimento.

Publicado por: Luís Lavoura às junho 3, 2005 04:03 PM

Convinha que o Chirac dissesse também qualquer coisa. Aí que o euro desceria a sério.

Publicado por: bsotto às junho 3, 2005 04:31 PM

Os fieis da religião liberal, no seu obscurantismo medieval, tremem de horror ao menor sinal de sacrilégio contra os seus tão queridos dogmas. Fale-se de isolamento económico da Europa (ou de qualquer outra grande região geo-económica) e os fieis liberais estremecem. Sugira-se o regresso a uma moeda nacional, e logo se ouvem gritos de horror. Dizerem-lhes que a Terra talvez não seja plana ou que talvez seja a Terra que anda à volta do Sol, é provocar-lhes um riso alarve de incredulidade. Deve ser tão bom ter certezas absolutas sobre o que funciona bem em economia...

Publicado por: Albatroz às junho 3, 2005 05:10 PM

Na Idade Média havia liberalismo, económico ou de outro género qualquer?

Publicado por: David às junho 3, 2005 05:12 PM

Se Portugal, por exemplo, voltasse a ter o escudo, penso que isso resolveria, pelo menos no curto prazo, alguns dos problemas da economia portuguesa. O povo português e o Estado português entrariam imediatamente em cura de emagrecimento rápido, o que teria algumas vantagens.

Note-se que países como o (tão liberal!) Reino Unido e a Suécia mantêm as suas moedas independentes e, que se saiba, não se estão a dar mal com o facto. As empresas têm que suportar grandes custos com a conversão de moedas, e grandes riscos cambiais. Mas não é isso natural? As moedas diferentes são, em economia clássica, um reflexo de economias também diferentes.

Publicado por: Luís Lavoura às junho 3, 2005 05:19 PM

David às junho 3, 2005 05:12 PM

O que é medievo na minha alegoria é o carácter religioso fundamentalista da postura mental dos nossos liberais, não é o liberalismo. Como não era o cristianismo que estava em causa na Idade Média, mas o seu carácter intolerante. Anquilosados na sua ortodoxia, os liberais são incapazes de encarar outras alternativas.

Publicado por: Albatroz às junho 3, 2005 05:30 PM

Entretanto a moeda única europeia avançou 0,14% para os 1,2284 dólares, depois de se saber que a economia norte-americana apenas (!!) criou 78 mil novos postos de trabalho no mês de Maio, menos de metade do previsto e o valor mais baixo desde Agosto de 2003. Os economistas previam que a economia americana tivesse criado 175 mil postos de trabalho em Maio, depois de no mês anterior terem sido criados 274 mil novos empregos.

Que inveja estas economias que apenas criam 78 mil novos postos de trabalho em Maio depois de teram criado 274 mil em Abril.

E não têm eles o Modelo social europeu.

Publicado por: Hector às junho 3, 2005 05:55 PM

ESTOU PERPLEXO??!?!??!?É revoltante, imoral e desmotivador que a classe política (como sempre) em nome de um justo designio nacional, acabe com os pequenos previlégios dos cidadãos, e nunca acabe com os seus próprios, grandes previlégios. Decididamente vou continuar a "ser do contra", enquanto a classe política for tão rasca e imoral!!!!!PS. Como é possível haver cargos no estado em que se trabalham 6 anos e dão direito a pensões escandalosas de reforma?????Isto realmente não é um país, mas sim um sítio muito mal frequentado em que os timoneiros sempre foram muito rascas e prepotentes!! Ainda há 2 dias o PS estava contra O Alberto João jardim! Que tem a dizer o PR? nada ... ou será que vai chorar ... Bandeira preta em 10 de Jumho JÁ!!

Publicado por: Luis António Viriato às junho 3, 2005 08:04 PM

ESTOU PERPLEXO??!?!??!?É revoltante, imoral e desmotivador que a classe política (como sempre) em nome de um justo designio nacional, acabe com os pequenos previlégios dos cidadãos, e nunca acabe com os seus próprios, grandes previlégios. Decididamente vou continuar a "ser do contra", enquanto a classe política for tão rasca e imoral!!!!!PS. Como é possível haver cargos no estado em que se trabalham 6 anos e dão direito a pensões escandalosas de reforma?????Isto realmente não é um país, mas sim um sítio muito mal frequentado em que os timoneiros sempre foram muito rascas e prepotentes!! Ainda há 2 dias o PS estava contra O Alberto João jardim! Que tem a dizer o PR? nada ... ou será que vai chorar ... Bandeira preta em 10 de Jumho JÁ!!

Publicado por: Luis António Viriato às junho 3, 2005 08:20 PM

Após uma profunda reflexão, anuncio a minha adesão ao clube anti-moloch.
Na realidade é incrível o que a Besta tem andado a fazer nos últimos 30 anos.
- É o "upsizing" da Administração Pública com milhares de nomeações e de admissões de Boys, Santanetes, Garçonetes e motoristas.
- Os ordenados chorudos e reformas mirabolantes de "alguns" mas muitos "servidores", tipo Mira Amaral, João Jardim, Constâncio, Ministro das Finanças em exercício, etc(i.e.aqueles que nos estão sempre a meter a mão nas algibeiras para reduzir o défice)
- Então e não querem lá ver que o Moloch não ganha juízo: Acaba de fazer mais umas nomeações para a Galp de pessoas altamente preparadas em gestão e engenharia de petróleos (Murteiro Nabo, Fernando Gomes e o Agente da Iberdrola em Portugal (Pina Moura)).
Decididamente é tempo de pegar em lanças e investir contra o moloch.
QUE O GOVERNO VOS IGNORE!!

Publicado por: elmano às junho 3, 2005 08:37 PM

Tou de acordo! O Estado suga-nos indecentemente para depois alimentar uma máquina enorme e encher-se de sangessugas.
O PS anda a meter 10 boys por dia. Já meteu 900 em 3 meses.

Publicado por: fbmatos às junho 3, 2005 10:27 PM

O ministro italiano não deve regular bem. Numa altura destas, dizer aquilo, só um tonto. Para se mudar de moeda seriam necessários vários anos.

Publicado por: vitapis às junho 3, 2005 11:04 PM

É evidente que o ministro não regula bem até porque esquecendo a dimensão política do caso, só estabilizaria o Euro devido á saída do defice italiano das contas. Lira desceria por aí abaixo e a inflação mostraria a sua terrível cabeça. É claro que é bom porque com moeda própria se tem de corrigir mais rápidamente os defeitos na economia em vez de viver ás custas dos outros que gerem bem as suas finanças. O nosso monstro não foi corrigido durante uma década porque temos Euro. No entanto o que o idiota do ministro quer é o regabofe do aumento das despesas públicas. Mal sabe ele o que o espera se conseguir o seu objectivo.

Publicado por: lucklucky às junho 4, 2005 01:27 PM

O que o ministro queria era regressar ao laxismo de antigamente.

Publicado por: V Forte às junho 4, 2005 09:17 PM

A crise e os resultados dos referendos estão a deixar o pessoal baralhado. Não dizem coisa com coisa.

Publicado por: Valente às junho 5, 2005 11:11 AM


Maroni è un buffone ! Um traidor à Italia (a Lega é separatista e fascista) e um traidor à Europa. Pode ser que um dia também seja exposto numa bomba de gasolina "up side down"...

Além de tudo isso (que já é muito) é masoquista ! Pretender abandonar o fortíssimo euro (que se vai tornar na moeda de referência mundial, destronando o alquebrado dólar) para voltar à lira de má memória... Stronso !

Publicado por: EUROLIBERAL às junho 5, 2005 10:37 PM

Há ministros suicidas. Em Itália e em Portugal

Publicado por: Filipa às junho 7, 2005 02:45 PM

Perante a genialidade dos italianos fico intrigado: como é que eles são mais ricos que nós?

O euro sempre lhes fez confusão. Primeiro desejavam notas de euro, necessárias para criar um efeito psicológico nos mercados internacionais (não se descortina que efeito seria). Certamente ficaram confusos por poderem pagar um café só com uma moedinha, ou sofreram pressão do lobbie dos arrumadores de automóveis, indignados por só receberem trocos.

Elegem um primeiro ministro que tem vários processos a decorrer. Não o demitem quando utiliza os seus poderes para alterar a lei a seu favor. (repentinamente o nosso anterior primeiro ministro não parece assim tão mau)

Entraram no euro sem cumprir os critérios de convergência, uma façanha não desprezível. Com uma dívida pública superior a 100% do PIB, conseguem ter um ministro que diz que a Itália deve abandonar o euro, apesar de este lhes dar muito mais credibilidade do que merecem e diminuir dessa forma os encargos com a dívida.

Também são detentores de um sistema de ensino miserável, daqueles que faz o nosso parecer óptimo.

De forma inacreditável essa nação faz parte do G8!

Qualquer um fica com melhor impressão do nosso país quando o compara com a Itália. Até os nossos políticos parecem de alta qualidade.

Publicado por: Daniel às junho 7, 2005 03:27 PM

Há cerca de 1 ano atrás, Portugal vivia uma euforia... o EURO 2004.
Todo o país era coberto por verde e vermelho - bandeiras portuguesas - em qualquer varanda, janela, carro, cabeça, e dezenas de outros lugares.

Passado 1 ano, vive-se uma nova euforia... a do DÉFICE.
Com o Zé Povinho, a pagar novamente, para alguns... ordenados, indeminizações e reformas milionárias, aquisições de viaturas topo de gama, Gold Card, sem limite,... LA VIE EN ROSE.

Porque não cobrir novamente o país de bandeiras... mas desta vez PRETAS.

Dia 1 de JULHO de 2005, coloca uma bandeira, ou um pano, de cor PRETA na tua janela, varanda, carro, ou qualquer outro sitio.
Vamos demonstrar o nosso agrado pela taxa de IVA de 21%, e demais impostos e medidas tomadas por este (des)GOVERNO.

PELO TEU PAÍS...
REENVIA esta mensagem a todos os teus contactos

VAMOS COBRIR PORTUGAL DE BANDEIRAS... da FOME !!!
para demonstrar o nosso descontentamento.




Publicado por: jose silva às junho 25, 2005 11:36 AM

boa josé silva

eu apoio

vou copiar este teu post e colocá-lo noutro mais actual

Publicado por: Templário às junho 25, 2005 11:53 AM

Se vivia numa euforia era porque estava inconsciente. Desde os últimos anos do guterrismo que o país tem a economia e as finanças numa desgraça.

Publicado por: Surpreso às junho 25, 2005 05:51 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)