« Teodora, está na hora do chá! | Entrada | Choque Fiscalógico »

maio 19, 2005

ImpudorPoder de Mercado

Acusam a economia de mercado de criar desigualdades e poucos passarem a deter a maior parte dos activos e a partir daí exercerem um “poder de mercado”. O ministro das Obras Públicas, e etc., garantiu hoje que o Estado tenciona exercer o seu poder accionista na PT, manifestando-se irado pelo facto do C. A. da Portugal Telecom não lhe ter ido explicar os pontos da agenda da Assembleia-geral da PT. O ministro representa o Estado que detém 500 acções. Nós temos 7 vezes mais acções da PT que o Estado e o CA da PT não me veio tocar à porta para, com a solicitude exigível pelo nosso “poder de mercado”, nos explicar gentilmente os pontos da agenda da próxima AG. Acho que não merecia tamanha desfeita.

Mas ainda é mais detestável o ministro garantir que vai exercer o seu poder accionista com 500 acções, enquanto nós, com 3 mil e tal, apenas recebemos uma comunicação do banco com o montante dos dividendos e retenções, para declarar no anexo E do mod.3 do IRS e ajudarmos a pagar o vencimento do ministro.

Também costumamos receber cartas com procurações para representação nas AG’s. Descobrimos agora que se trata de um documento virtual ... pois se é o ministro que diz que manda! Portanto sempre andámos bem em deitar aquelas cartas no lixo.

O que é mais preocupante é o “Poder de Mercado” do ministro. Um dos princípios básicos da economia é que as decisões comportam riscos. E a avaliação desses riscos tem que ponderar a qualidade da decisão com o dinheiro que se pode ganhar ou perder com essa decisão. Mas o ministro não tem nada a perder ... o seu vencimento não sofrerá qualquer corte, por muito disparate que faça. E mesmo o patrão do ministro, o Estado, só tem 500 acções ... uma ninharia. Eu, que não tenho qualquer poder de mercado, sou muito mais vulnerável aos humores do ministro que o Estado. Posso perder 7 vezes mais e não ganho, como o Estado, mais de 50% do PIB português. Estou, como a maioria dos nossos concidadãos, nas mãos do Estado.

Estado ... é a teus pés, com o rosto lavado em lágrimas que, num soluço comovido, te imploro encarecidamente: vê lá o que fazes! Olha que eu tenho ajudado, e muito, a pagar os teus desvarios!

Nada mais me resta senão implorar ... rojar-me aos pés ... apelar à sua magnanimidade ... entoar súplicas ... e esperar que o regime liberal (ou neoliberal) se implante no nosso país e acabe este regime absoluto (ou neoabsoluto) que dura há 9 séculos.

Publicado por Joana às maio 19, 2005 10:37 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/88759

Comentários

É verdade que o Estado apenas detem 500 acções mas o principal accionista privado detém muito menos do que 50% e todavia domina totalmente os destinos da empresa. Mais ainda beneficia da cumplicidade do Estado (através duma autoridade reguladora pseudo-independente) para tirar partido da posição dominante de que beneficia a empresa, não pela qualidade dos seus serviços mas graças aos obstáculos técnicos e administrativos colocados aos concorrentes.

Quem comprou as acções sabia da "golden share" (que aliás nem sequer é uma especialidade nacional). A administração conhece igualmente o estatuto especial do accionista Estado, mas parece que se esquece quando lhe convém ...

Publicado por: Carlos José às maio 20, 2005 03:02 AM

Joana: veja o problema pela positiva. O Estado tanto disparate faz com 500 acções como com a totalidade do Capital Social. A sua capacidade de asnear é ilimitada. Portanto, com 500 acções perde muito menos dinheiro e vai pedir menos aos contribuintes.

Publicado por: Hector às maio 20, 2005 09:45 AM

Se a Joana tem 3.000 ações da PT e não recebe uma carta da administração a apresentar-lhe a política da empresa e as suas esperanças, então, penso que deveria criticar a PT, e vender as ações dela que detem. Uma empresa que dessa forma despreza os seus acionistas, não merece tê-los.

De qualquer forma, penso que o ministro das obras públicas tem razão. Um Estado que faz tantos favores a uma empresa, garantindo que ela tem e mantem a maior parte do mercado, mereceria maior atenção da parte da administração dessa empresa.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 21, 2005 03:34 PM

Publicado por: boot camps às junho 12, 2005 02:11 AM

.

Publicado por: vicod às junho 16, 2005 09:33 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)