« Choque Tecnológico (2) | Entrada | Suspiro de Alívio »

maio 22, 2005

O Clube do meu bairro lá ganhou

Não era para escrever nada sobre esta questão, mas ao dar-me conta do entusiasmo que essa vitória despertou em todo o país e mesmo nas ex-colónias, resolvi alinhavar umas linhas sobre a ideia estúpida e malévola de que o Benfica era o "clube do sistema”. O Benfica, até à presidência de Mário Madeira (1949), foi quase sempre liderado por gente da oposição, como Félix Bermudes e Tamagnini Barbosa e correu mesmo um risco sério, na época do MUD, de ser encerrado. Nessa altura era presidente o Brigadeiro Tamagnini Barbosa.

O Benfica era claramente um clube mal visto pelo poder político, que achava que os seus corpos gerentes estavam cheios de oposicionistas. A sua visibilidade pública era censurada pelo regime. Talvez devido a essa situação, forjou ao longo de décadas, uma grande dinâmica popular e uma mística, que lhe permitiu, depois de ter sido despejado de vários recintos, fazer um estádio próprio sem recurso a subsídios, apenas com o dinheiro dos sócios.

Era óbvio que a adesão ao Benfica não era apenas de gente oposta ao regime. Os afectos clubistas são muito mais sólidos que os outros: uma pessoa muda de partido, muda de cônjuge, muda de nacionalidade ... mas não muda de clube. A razão da ascensão de Mário Madeira à presidência foi justamente uma tentativa de evitar um maior endurecimento do regime contra o Benfica.

Os riscos de encerramento que o Benfica correu entre 1946 e 1950, conjuntamente com a enorme popularidade do clube, facilitou um take over progressivo por gente ligada ao mundo dos negócios que viram no Benfica uma possibilidade de adquirirem protagonismo social. As vitórias europeias levaram a que Salazar descobrisse, por seu lado, que a paixão pelo futebol podia trazer dividendos políticos. Mas mesmo nesse enquadramento, o Benfica não se tornou o “clube do sistema”. Quando foi o 25 de Abril, o presidente do Benfica era Borges Coutinho.

Nunca vi nenhum jogo de futebol ao vivo, e raramente vejo jogos na TêVê (excepto alguns internacionais). Quem tem uma enorme paixão pelo Benfica são os meus avós paternos, a caminho dos 90. Contagiaram o filho, os netos e julgo que os bisnetos. Mas não é paixão que nos anima (enfim ... uma das minhas irmãs costumava encerrar-se no quarto, enervadíssima, a ver o Benfica pela TêVê!) ... apenas uma simpatia tranquila e terna. Nada mais.

Publicado por Joana às maio 22, 2005 11:44 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/89274

Comentários

O clube do teu bairro e de milhões de portugueses que nem sequer são do teu bairro, eu incluído!

Publicado por: canzoada às maio 23, 2005 12:06 AM

O SLB nem sempre foi mal visto pelo poder; é só recuar alguns anos e dar nota do comportamento dos seus dirigentes com Durão Barroso, enquanto 1ºministro, e com Santana Lopes, enquanto pretendente a presidente da Camara de Lisboa, com promessa de votos de Manuel Vilarinho a troco de contrapartidas para o novo estádio.

Publicado por: zippiz às maio 23, 2005 12:13 AM

A atitude vergonhosa de Vilarinho e da direcção da época , só o comprometeu a ele, a massa associativa não foi nesse canto de sereia.

O clube mais próximo da ditadura era o Sporting, e mais tarde na época do Almirante-Corta-Fitas também o Belenenses.

O Benfica sempre foi olhado com suspeita por Salazar e os seus pares, era o clube da ralé, como eles diziam , e supremo crime a bandeira era VERMELHA, ora já se sabe o ódio que o botas de santa comba tinha a tudo o que fosse vermelhusco....

Publicado por: a.pacheco às maio 23, 2005 12:51 AM

A ditadura ajudou o FC Porto a construir o Estadio das Antas, simbolicamente inaugurado a 28 de maio (data da revolução nacional de 1926).

As ligações do FC Porto ao poder permitiram-lhe incrivelmente nas epocas de 39/40 e 41/42 conseguir 2 alargamentos dos nacionais para evitar descer à 2º divisão.

Publicado por: V Forte às maio 23, 2005 12:59 AM

E as direcções do Sporting, nas décadas de 40 e 50 e no início de 60, eram constituídas por gente da Legião Nacional e da UN - Gomes Mota, Maia Loureiro e outros.

Publicado por: V Forte às maio 23, 2005 01:01 AM

Joana: não referiu o Capitão Júlio Ribeiro da Costa, presidente entre 1938-39, oposicionista, que mantinha ligações com o PC (embora não fosse comunista).

V Forte: Não é Gomes Mota, mas sim Góis Mota, a alma parda da Legião Portuguesa e homem de confiança de Salazar

Publicado por: Rui Sá às maio 23, 2005 01:50 AM

Se, como descobriram os "cientistas" do socialismo, a religião é o ópio do povo, então não há dúvida que o Futebol é A Verdadeira Religião.

Publicado por: Senaqueribe às maio 23, 2005 10:29 AM

Pronto, agora a crise já lá vai, a retoma já lá vem.

Publicado por: Senaqueribe às maio 23, 2005 10:38 AM

Os economistas descobriram que nos anos em que o Benfica ganha o campeonato o PIB sobe mais 0,6% do que nos outrso. O Constâncio tem que refazer os cálculos e pôr mais 0,6% no PIB previsto para 2005

Publicado por: David às maio 23, 2005 10:49 AM

Muito obrigado.

Eu, seguindo o exemplo dado pelo meu Pai, democráticamente sugeri aos meus filhos que fossem do Benfica (ou seja só lhes pagava as quotas deste Clube), o que considero não só um dever, como uma inteligente opção.

O resto são cantigas.

Publicado por: carlos alberto às maio 23, 2005 11:02 AM

"não é paixão que nos anima... apenas uma simpatia tranquila e terna"

É mais ou menos como a empenhada religião católica do século 18, agora transformada em catolicismo "não praticante", como soi dizer-se.

As pessoas casam-se pela igreja e batizam os filhos, devido a uma "simpatia tranquila e terna" que nutrem pela religião católica. Sem no entanto acreditarem nela, está claro.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 23, 2005 11:21 AM

Em Portugal, apenas o SLB é uma autêntica religião de massas.

Publicado por: Mário às maio 23, 2005 11:27 AM

Merda.

Publicado por: Luís Filipe às maio 23, 2005 11:34 AM

Em geral, os que mais amor têm ao seu intelecto não conseguem libertar as energias que causam o êxtase religioso.

Talvez por inveja, deixam escapar comentários azedos pejados de inveja, porque lhes parece incrível que eles, tão sábio e sabedores, acabam por em muitos aspectos terem vidas mais limitadas que os homens simples.

Publicado por: Mário às maio 23, 2005 11:42 AM

Além de Fátima e do Futebol, há também o Fado.

Também aqui se manifesta a "simpatia tranquila e terna". Em vez do fado verdadeiro, as pessoas agora preferem a Madredeus, a qual não é verdadeiramente fado, mas nutre por ele, precisamente, a tal "simpatia tranquila e terna".

Publicado por: Luís Lavoura às maio 23, 2005 11:46 AM

Publicado por: Luís Lavoura às maio 23, 2005 11:46 AM

Deixe-se lá disso.
O futebol não se explica, vive-se.
A sincera alegria dos benfiquistas do Minho a Timor é assim, e prontos...

Publicado por: carlos alberto às maio 23, 2005 11:52 AM

A malta já tinha avisado que éramos 6 milhões. Ontem mostrámos isso, do Minho aos Açores (para não falar do Minho a Timor). Os que foram para a rua e os que ficaram em casa porque só têm uma "simpatia tranquila e terna".

Bonita frase, Joana.

Publicado por: Romeu às maio 23, 2005 02:46 PM

Viva o Benfica !!!

7,5 milhões de portugueses felizes !

Que outro elixir obteria estes resultados ?

Acabou-se a Crise Económica !!!

Com 10 meses de contínua recessão económica (em Portugal ), o Benfica provará que será mais forte que as teorias economistas !

Viva o Benfica !

Viva a Grande Retoma Económica !!!

Publicado por: Templário às maio 23, 2005 06:37 PM

Prontos ... o nosso défice desde domingo à noite passou de 6,83% para 0,0%

Publicado por: lopes às maio 23, 2005 06:42 PM

lopes às maio 23, 2005 06:42 PM

Caro Lopes... é pouco Optimista, pois apenas vê o equilibrio a Zero. Engana-se, com esta vitória Benfiquista, é necessário apenas saber conduzir a dinâmica, que poderá passar de - 7,5 % para um superavit de 7,5 % vai ver o dinheiro que ainda vai sobrar !!!

BiBó BENFICA caraggo !!!!!!

Publicado por: Templário às maio 23, 2005 06:46 PM

Não sei porque dizem que a vitória do SLB adormeceu o país quando nunca vi tantas pessoas a chamar a atenção para os problemas no páis.

Publicado por: Mário às maio 24, 2005 10:25 AM

Eu não tenho razões para pensar que as vitórias do benfica aumentem o PIB, pelo menos de forma significativa.

Acho que esse valor de 0.6% veio do facto de nos anos 60 Portugal ter tido um crescimento muito elevado e o benfica ter ganho muitos campeonatos nessa altura. Não vejo relação entre os dois acontecimentos, até porque quando haviam outros vencedores do campeonato não haviam variações significativas.

No entanto, se for verdade, o que dúvido, estamos feitos ao bife, sabe-se lá quando é que o benfica vai voltar a ganhar o campeonato....

Publicado por: Jorge Martins às maio 24, 2005 10:19 PM

Já agora, aproveitei para fazer umas contas e cheguei a umas concusões interessantes:

1. Portugal cresceu mais antes do 25Abril74. De facto, em 1973 atingiu os 11%. O ritmo de crescimento antes do salazar é de MAIS DO DOBRO da nossa democracia. Se me puderem explicar, agradeço.

2. A entrada na UE não produziu grandes resultados no nosso PIB, apenas 0.8% mesmo considerando aqueles dois anos (1974 e 1975) por causa da mudança de regime. Isto faz algum sentido?

3. Porque é que o Cavaco teve um crescimento ridículo no seu segundo mandato?

4. O Guterres teve o mesmo crescimento que o Cavaco, sensivelmente. Considerando que aumentou a despesa pública, não se safou nada mal na receita, certo?


Nota: como não percebo grande coisa de fontes fui buscar os dados do PIB ao primeiro sítio que encontrei, um centro de estudos nos USA, após uma procura por força bruta no google

Publicado por: Jorge Martins às maio 24, 2005 10:50 PM

PERCEBE-SE A TUA FALTA DE ASSUNTO E A TENDÊNCIA PARA CATIVARES CLIENTES COM A BOLA. MOSTRA A PORCARIA QUE ÉS. MAS NÃO TE METAS POR AQUI, NÃO PERCEBES NADA DISTO, JÁ INVENTASTE MAIS UMA IRMÃ QUE NÃO TINHAS E SE NÃO FOSSE OS PALERMAS QUE TE LIGAM SEREM DISTRAÍDOS TAVAS MAL.RECOMENDO-TE UMAS FÉRIAS SABÁTICAS. VAI COM O TEU AMADO PORTAS PARA A AMÉRICA E TALVEZ A COISA TE SORRIA.

Publicado por: PALHAD'AÇO às maio 25, 2005 01:44 AM

Venho aqui há bastante tempo, nunca comentei à excepção de uma vez que o meu nome foi chamado à colação e não é por causa de temas como vê, meu caro
que deixarei de vir e, infelizmente, para seu desagrado, a Joana teve mais um comentário e subiu no top dos mais comentados do Weblog.

Um abraço de blogger cara Joana e os meus parabéns pelo excelente Blogue que mantém!

Publicado por: Golfinho às maio 27, 2005 12:25 AM

Delicioso e esclarecedor!
Obrigado

Publicado por: Miguel às maio 31, 2005 09:41 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)