« Concorrência Imperfeita | Entrada | Moloch e a Mão Invisível 2 »

maio 10, 2005

Certidão de Creditação

Corre pela blogosfera uma ânsia de confissões, de auto-denúncias, de auto-flagelações na praça net pública. Bloggers contritos, de joelhos e de mãos suplicantes martelando compassadamente o chão, virados para Meca JPP e D Oliveira, tentam ser os primeiros na comovente missão de entregarem aos dois Censores da Res Bloga, o respectivo fassio com todos os dados relativos às suas pessoas, respectivas filiações, estados civis, medidas vitais, BI’s, etc., para os inscreverem no album blogorium e ficarem aptos para a Lectio Bloga, direito imprescritível que foi atribuído àqueles dois magistrados do census e do regimen morum. Eu não podia ficar indiferente, sob pena de descrédito total, a esta avidez de despimento na praça net pública.

Tudo começou quando o Público dedicou duas páginas a bloggers políticos. Aí, J.P.Pereira afirmou que «Sou muito crítico em relação ao blogues cujos autores não se identificam. Nenhuma coisa que lá se diz me merece credibilidade.» e o Daniel, que a Direita odeia, desdenhou «Eu não dou muito valor [aos bloggers não identificados] ... é uma situação de desigualdade.». E a partir de então dezenas de bloggers se acotovelaram na ânsia de serem iguais ao Daniel que a Direita odeia, e de se credibilizarem perante o Panurgo falhado do PSD.

Um blogger mostrou tal empenho em ser igual a Daniel Oliveira, que o ultrapassou, colocando todos os seus dados civis e fiscais no respectivo blogue, pretendendo chamar, como escreveu, os bois pelos nomes. Por distracção, que certamente corrigirá em próximo post, esqueceu-se de indicar o mais importante: o NIB e o código MB

Embora sem pretender enfileirar naquela ilustre fila bovina, e tendo sido citada pelo « Impertinências» como igualmente anónima, decidi imediatamente fazer o mesmo que os jaquinzinhos e outros blogues desacreditados, e credibilizar-me perante o Panurgo JPP e o Barnabé DO, pondo o « Impertinências» a roer-se de inveja, colocando os meus documentos de identificação neste blogue, onde poderão ver o meu BI devidamente assinado.
BI_JAGC.jpg

A fotografia não ficou boa porque foi tirada no momento em que eu havia acabado de ler que: «os produtos culturais ... têm uma espécie de plasticidade, o que significa que a nossa relação com eles é densa e elástica, se desloca entre o mais e o mais» e estava completamente aturdida a tentar perceber como é que a plasticidade se torna elástica, e como é que se desloca entre o mais e o mais. De tanto mexer nas palavras, o EPC misturou-as todas e já não consegue refazer o puzzle. Elas efluem sem nexo daquela mente privilegiada.

Publicado por Joana às maio 10, 2005 07:59 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/87220

Comentários

O problema de Joana nem deve ser uma questão de NIB; é mais uma questão de filiação/simpatia partidária e/ou clubistica !

Publicado por: zippiz às maio 10, 2005 08:52 PM

Esses são dos tais que não conseguem apreciar um quadro (ou um trecho musical) se não souberem o nome do autor.

Publicado por: Senaqueribe às maio 10, 2005 09:03 PM

Uns jogam no Euromilhões ... outros não precisam !

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=172691

Publicado por: zippiz às maio 10, 2005 09:26 PM

Dizem que Salvador Dali (ou seria Miró?) a partir de certa altura ganhava a vida assinando e vendendo quadros em branco que depois outros pintavam.
Valem milhões!

Publicado por: Senaqueribe às maio 10, 2005 09:55 PM

http://www.portugaldiario.iol.pt/

Eu bem tento ajudar a Joana a ter assunto mas parece que ela está mais virada para a metafísica !

Publicado por: zippiz às maio 10, 2005 11:11 PM

Há um tempo que não via este weblog, mas continua igual a si próprio, um dos melhores da blogosfera ! Concordo em absoluto com a opinião da Joana e mais acrescento, nenhuma coisa que um militante diga sobre o seu partido na praça pública que o possa denegrir me merece qualquer credibilidade. Não nos esqueçamos do que vimos durante o governo de Santana Lopes, pois as críticas partidárias fazem-se em casa, não em blogues públicos, que podem ser vistos por todos, especialmente a oposição ! Tanto a inteligência como o bom senso mandam fazê-lo. Como tal, quanto mais não fosse por esta razão, não vejo nenhum motivo para os bloggers se identificarem só porque alguns o fazem. O que interessa é o conteúdo, a assinatura pouco vale. E até aqui vemos que quem fala de arte como alguns blogues onde vejo imagens de quadros, poderá perceber dos seus autores, mas não a sentirá como deveria sentir, pois a pintura, a música, o teatro e outras artes sentem-se, os nomes são supérfluos, servem apenas para os direitos de autor caso sejam exigidos por questões legais. Monalisa é de Da Vinci e também um dos quadros mais valiosos do Mundo. Se não se soubesse de quem era, JPP e D. Oliveira diriam que não prestava ? Gostei do seu artigo, Joana ! Parabéns !

Publicado por: Ivanhoe às maio 10, 2005 11:20 PM

Pintou o cabelo de preto, Joana?

Publicado por: anonimo às maio 11, 2005 12:50 AM

Identificou-se e agora percebemos porque isto é assim.
A explicação está naquele nariz arrebitado.
Ainda bem.

Como o netinho do EPC de tanto jogar Play Station não lhe pode dar uma ajuda para lhe ensinar a navegar (navegar é preciso…) eu defendo-o ou melhor dizendo, nem é preciso pois ele próprio nos ensina que:

“O leitor encontra aqui (Profanazioni ) os principais temas de Agamben, em particular uma espécie de não-humanismo que nunca tem uma marca polémica (não existe, como em certos pensadores estruturalistas, à maneira de Michel Foucault, nenhum anti-humanismo)”

E ainda

“O mesmo que surge em Gilles Deleuze e cria a força de um texto, a pregnância de uma atmosfera, a sedução de uma relação. De certo modo, é uma instância paradoxa, porque o que está perto está tão perto que provoca a distância mínima”

Neste lindo texto EPC atingiu o zénite ao citar pela milésima vez Foucault e Gilles mas não leu, infelizmente, Javier Marias que diz:

“Uma pessoa nunca devia contar nada”

Nota: o “ensaio” pode ser obtido comprando o Público do passado sábado.

Publicado por: carlos alberto às maio 11, 2005 01:15 AM

Essa da "pregnância de uma atmosfera" deve querer dizer que a atmosfera está grávida.

Publicado por: Coruja às maio 11, 2005 10:13 AM

E esse narizinho não engana ninguém, Joana

Publicado por: Coruja às maio 11, 2005 10:15 AM

A questão do anonimato já tinha sido discutida neste blog há uns tempos atrás.

A questão de revelar a identidade pode ser importante caso se usem argumentos que invoquem autoridade (própria) e daí se queiram tirar importantes conclusões a serem seguidas por todos.

Ora, pelos milhares de posts que já tenho lido (aqui estou eu a invocar a minha autoridade no assunto) na blogoesfera, concluo que este meio é dado sobretudo a actividades de "brainstorming". O âmbito dos assuntos abordados em geral não se adequam à utilização de argumentos de autoridade, mas no máximo à autoridade dos argumentos.

Vivemos num tempo em que há muita informação e conhecimento de fácil acesso. Já não estamos na época em que as pessoas vividas e esclarecidas poderiam iluminar os pobres de espírito, apesar de ávidos de conhecimento. já não estamos numa era de confronto de egos mas sim de confronto de ideias, infelizmente com pouca clarividência na maior parte das vezes.

Publicado por: Mário às maio 11, 2005 10:20 AM

"esta avidez de despimento na praça net pública"

Esta avidez faz-me lembrar um certo Vasco Rato, importante mente pensante da direita nacional, e (ao que dizem) também professor universitário (muito mal anda o nosso ensino universitário!!!), o qual disse que se despiria no Rossio caso não fossem encontradas no Iraque armas de destruição maciça.

"é uma situação de desigualdade"

As gracinhaas da Joana (que ocasionalmente têm graça, mas desta vez não foi o caso) não ocultam o facto de que há de facto uma situação de desigualdade entre uma pessoa que todos conhecem, e uma que escreve anonimamente. E não ocultam o facto de que a Joana, entre outros, utiliza essa situação de desigualdade em seu proveito, para falar de alto contra, em particular, eu mesmo.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 11, 2005 10:45 AM

A Joana é anónima???

Mas a Joana é a Joana! Ela não é anónima!!


O que precisamos de saber é que a Joana tem um Blog: http://semiramis.weblog.com.pt

Se há outros que gostam de colocar a foto dos filhos, a comida preferida, o nome do cão e da sogra, se são filiados no BE/PS/PSD/CDS/CDU, o tipo de sangue etc etc isso não nos diz respeito e em NADA adiantam aos artigos publicados... afinal somos nós que damos a importância que ela merece (ou não), e nem precisou de nos dizer qual a cor dos seus olhos!


Por mim a Joana é perfeita assim: Joana, a do http://semiramis.weblog.com.pt

Não preciso de saber mais que isso e muito menos saber se ela tem um cão ou gato. Os (excelentes) artigos valem por si.

Se é injustiça ou não em relação aos outros "não anónimos"... claro que é! Os "não anónimos" têm a vantagem de terem já de si mesmo legiões de "fãs" que lhes garante a notoriedade... por mais disparatados que sejam os seus textos.

Provavelmente se fossem escritos "anónimos" ninguem lhes ligava.

Publicado por: Karl Marx às maio 11, 2005 11:27 AM

Há também um ridículo extra nisto tudo.

A crítica ao anonimato talvez parta daqueles que andam iludidos por pensarem dizer algo realemnte origianal.

Publicado por: Mário às maio 11, 2005 12:01 PM

Nunca se deu muito crédito a cartas anónimas, as quais são genericamente mal vistas, e interpretadas como sinal de cobardia de quem as escreve. O que não quer dizer que sejam falsas. Nem que, efetivamente, os seus autores não fossem severamente reprimidos por aquilo que escreveram, caso tivessem assinado com o seu verdadeiro nome.

Quero com isto dizer que há justificações válidas para o anonimato, e que a coberto dele até podem ser ditas verdades.

Mas o anonimato também pode servir para mentir ou caluniar, ou para, simplesmente, gozar com, e amochar, aqueles que não estão a coberto dele.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 11, 2005 12:25 PM

Luís Lavoura às maio 11, 2005 10:45 AM:
Nunca caluniei ninguém e limito-me a argumentar sobre factos do domínio público.
Tenho uma caixa de comentários completamente aberta o que não acontece no Abrupto, nem no Barnabé (que obriga a registo prévio).
Nos 3 primeiros meses deste blog apanhei com uma enxurrada de insultos (mais de 3 mil coment.) que tiveram que ser apagados directamente no servidor pelo Paulo Querido que, quando não está sob o efeito hipnótico do Estado, é mesmo um querido.
Quando eu discordo de si, é nesta caixa de comentários, onde ambos temos as mesmas regalias e possibilidades (eu tenho adicionalmente a possiblidade de apagar comentários, mas só o fiz em circunstâncias extremas).

Publicado por: Joana às maio 11, 2005 01:06 PM

Por outro lado, o anonimato não impede responsabilidade criminal e os gestores da weblog podem ser obrigados a darem as informações sobre o blogger.
No blogspot, que é estrangeiro, talvez seja difícil, mas num servidor português as autoridades têm capacidade de intervir

Publicado por: Joana às maio 11, 2005 01:09 PM

Karl Marx em maio 11, 2005 11:27 AM:
Digo-lhe que tenho algumas dúvidas que você tivesse assinado com o seu nome verdadeiro.

Publicado por: David às maio 11, 2005 01:47 PM

Acho que a Joana ficou muito favorecida na foto....mas, não há dúvida nenhuma, o blog é mesmo bom!Sempre que posso, passo por aqui...e até aprendo umas coisas...Obrigado!

Publicado por: josé às maio 11, 2005 04:43 PM

Fez bem em identificar-se. Já agora, este blog faz mal ao colesterol?

Publicado por: bsotto às maio 11, 2005 10:28 PM

----------------------------------------------
Publicado por: David às maio 11, 2005 01:47 PM

Digo-lhe que tenho algumas dúvidas que você tivesse assinado com o seu nome verdadeiro.
----------------------------------------------

Mas quem lhe disse que eu cheguei sequer a assinar o que quer que seja? E que interesse é que tem essa sua dúvida?

Publicado por: Karl Marx às maio 12, 2005 10:35 AM

Joana:
O contra a corrente satisfez o seu pedido:

«Por falar em dados, acrescento, por solicitação, mais estes:
NIB: 009105473254000021420
MB: 9091
Peúgas: 40 e meio»
(o número das peúgas era um pedido doutro blog)
link http://contra-a-corrente.blogspot.com/2005/05/ironia-passou-ao-lado.html

Publicado por: David às maio 12, 2005 05:33 PM

Karl Marx às maio 12, 2005 10:35 AM:
Tem, porque sempre desejei conhecer o Karl Marx.
E continuo a desconfiar que você não é o verdadeiro. Não leve isto a mal, mas eu sou muito desconfiado.

Publicado por: David às maio 12, 2005 05:36 PM

Janica,

Continuas uma falhadita sem vergonha.
Ao menos o outro identificou-se, não tinha nada a perder. Tu brincas e tentas minimizar a coisa, mas continuas acobardada atrás de um nick.
Ah, pregas bem mas não praticas.
E deve-ter ter doído não seres chamada para a converseta criada pelo Patcheck, não é?
Pois olha filha, aguenta.
E aprende a ser gente decente.
E menos direitoca.

Ehehehehehehe

Agora diz lá os insultos do costume.

Bjs.

Átila

Publicado por: Átila às maio 12, 2005 06:56 PM

David, sempre desejou conhecer o Karl Marx?


Bom, a realidade é que, o Karl Marx MORREU!

Pois é isso mesmo David, o Karl Marx já não se encontra connosco, partiu para a terra do nunca.

Eu sou apenas um cidadão anónimo que até gosta de usar :) :) e principalmente este: :p e que deu na gana de usar o nome de Karl Marx... sem nenhuma explicação racional.

Mas se soubesse que iría criar transtornos a outros cidadãos anónimos não o tería feito. :(

Um abraço! :) :) :)

Karl Marx

Publicado por: Karl Marx às maio 13, 2005 11:42 AM

Átila,

Tu é que saíste um belo cobardolas.


Que idade tens? 18?

Se tens mais que 18 então és muito triste. Pensa nisso "Sou um ser patético que tem de usar uma capa para ter coragem de insultar outros".

Qto a mim, pois é rapaz, eu tenho menos de 18 e ainda posso errar e dizer patetices. Mas tu não tens desculpa para te portares tão mal.

Devias apanhar tau tau e lavar essa boca (mãos) com sabão.

Publicado por: Karl Marx às maio 13, 2005 11:48 AM

Átila,

Do que é que tu estás a falar???

Pareces um velho ché-ché sempre a resmungar...

e patati e patata pattati patata... não percebo nada que dizes... raios.

um abraço
Karl Marx

Publicado por: Karl Marx às maio 13, 2005 11:56 AM

Desta Vez D. Joana está certa, com pensamento coerente.

E tem toda a razão, quando a cambada de palermas (talvez candidatos a comentadores de TV ) se pretendem filiar nas novas PIDES !

Mas a que propósito alguém tem que se identificar na Blogosfera ?

Ou.. ainda não perceberam.. que este é dos poucos locais livres do Mundo ?
( e mesmo assim, super-vigiada)

Afinal QUEM tem interesse na identificação dos autores das opiniões aqui expressas ?

É sempre assim... há sempre uns parvos e uns anjinhos que aderem, e depois queixam-se das novas PIDES.

Cambada !

Há outros mentecaptos que desejam saber quem é o autor, só para a intriga e alimento da inveja.

Suponhamos que a Joana diz que se chama:

Maria Joana da Conceição Vedes

Em que é que ficámos melhor ou pior ?

Ah.. já podemos... Fazer Investigação Pidesca ... de quem é filha, onde trabalha, quem é o pai da criança que fugiu com a vizinha do 7º esquerdo.

Afinal... o que desejam ?

Cambada de PIDESCOS !!!


Publicado por: Templário às maio 15, 2005 05:24 PM

Pois, pois

Publicado por: Cisco Kid às agosto 21, 2005 04:26 AM

Só lérias

Publicado por: Cisco Kid às agosto 22, 2005 09:13 PM

Lérias

Publicado por: Cisco Kid às agosto 23, 2005 10:38 AM

Lérias

Publicado por: Cisco Kid às agosto 24, 2005 02:38 PM

.

Publicado por: buá às setembro 1, 2005 08:23 PM

Lixo

Publicado por: didi às setembro 5, 2005 06:58 AM

Só lérias

Publicado por: béu-béu às setembro 13, 2005 11:12 PM

Vai ...

Publicado por: Cardona às setembro 15, 2005 10:09 PM

Eu já estou

Publicado por: dirceu às setembro 16, 2005 12:25 PM

Eu já tou

Publicado por: béu-béu às setembro 18, 2005 12:28 AM

Eu já tou

Publicado por: béu-béu às setembro 18, 2005 04:45 PM

Brrr!

Publicado por: Surama às setembro 25, 2005 07:10 AM

Pois.

Publicado por: Grey às setembro 25, 2005 08:04 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)