« O Desespero do Artista | Entrada | O Manto diáfano da inacção »

maio 12, 2005

Ao Impertinências

O Impertinências, como retaliação à minha alegada “boutade” na Certidão de Creditação, escarneceu do nome deste blog. Ora sucede que eu escolhi este nome, entre outras razões, como um acto de contrição. Semíramis ficou em dívida para com a sociedade por duas coisas: 1) Pelas numerosas, megalómanas e sumptuosas construções que mandou fazer – cidades, palácios, os jardins suspensos de Babilónia, obras públicas e infra-estruturas diversas, nomeadamente estradas e canais – que teve como resultado o erário real ficar de tal forma vazio que ela desapareceu, alegando ter-se transformado em Deusa. 2) Pelos seus excessos sexuais.

Relativamente à primeira questão, todos certamente reconhecerão o vigor com que me tenho batido pela contracção da despesa pública, demonstrando, por exemplo, em dezenas de posts, que o investimento em obras públicas não é um factor de desenvolvimento sustentável. Sócrates corre um sério risco de, dentro de poucos anos, ver-se obrigado a desaparecer, com a direcção do PS a clamar que ele subiu aos céus e se tornou Deus. Guterres, mais modesto, subiu à IS e agora está em vias de subir à ACNUR. Há meses também se deu Barrosos Himmelfahrt. Santana desceu aos Infernos, mas ainda não percebi por que fugiu deste padrão semiramístico.

Veja como a experiência vivida com a excelsa Semiramis é posta ao serviço do meu país. Ela arrepende-se através de mim, através da minha luta pela virtude, neste caso virtude económica e financeira.

Quanto à segunda questão, lá chegaremos. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Não será para já, em virtude da premência do saneamento financeiro, mas dentro de 30 ou 40 anos lá estarei, vigorosamente, a bater-me contra.

Publicado por Joana às maio 12, 2005 11:35 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/87612

Comentários

Qual é que era a primeira questão?

A segunda prendeu-me completamente e não consegui pensar em mais nada.

Publicado por: Mário às maio 13, 2005 10:11 AM

A primeira questão é aquela que tem que ser resolvida com carácter de urgência. A segunda pode esperar.
Eu estou de acordo.

Publicado por: Coruja às maio 13, 2005 10:50 AM

Se não colocar :):):):):) não se percebe? Pensava que este blog só era comentado por inteligências superiores.

Publicado por: Mário às maio 13, 2005 10:56 AM

Nem todos. Para além das inteligências superiores venho cá eu, o Templário, o Átila/Pombinha, etc.

Publicado por: Coruja às maio 13, 2005 11:03 AM

"lá estarei, vigorosamente, a bater-me contra."

Contra quê, Joana?

Publicado por: Luís Lavoura às maio 13, 2005 11:25 AM

Aviso prévio: este "comentário" não comenta coisa nenhuma do post acima.

A Joana, que no passado fez tantas e tão pertinentes observações sobre as SCUTs, e sobe as diversas azelhices dos governos Guterres nessa matéria, poderia comentar a seguinte notícia, no PÚBLICO de hoje:

"No caso da SCUT Costa de Prata, o Governo de Durão Barroso mandou suspender a construção do troço que atravessa o concelho de Estarreja, depois de Paulo Portas ter prometido na campanha eleitoral que esse trecho seria alterado [...]. O contrato [...] obrigou a Lusoscut a avançar com um pedido para que começassem a ser pagos os troços já em funcionamento, que foi deferido ainda pela ministra Ferreira Leite. O problema reside agora no traçado alternativo proposto, que, além do elevado custo financeiro, levanta também problemas dificilmente ultrapassáveis do ponto de vista ambiental [...], implica a construção de um troço de quase 15 km em viaduto [...], atravessaria uma área classificada como zona de protecção ecológica, o que colocaria em risco o financiamento do Banco Europeu de Investimentos".

Isto faz-me lembrar vagamente um texto antigo da Joana que li ainda esta manhã... mas sobre as asneiras dos governos Guterres.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 13, 2005 02:48 PM

Tem toda a razão. A segunda "contrição" pode esperar ... 40 anos ou mais

Publicado por: Ant Curzio às maio 13, 2005 04:07 PM

Duas perspectivas opostas. O Mário ficou obcecado pela 2ª questão e não conseguiu compreender a 1ª. O Luís Lavoura ficou obcecado com a 1ª questão e não conseguiu compreender a 2ª.

Publicado por: David às maio 13, 2005 04:22 PM

Simplesmente, a primeira questão é a mais abordada neste blog...

Publicado por: Mário às maio 13, 2005 04:35 PM

Pá, é que geralmente a preposição "contra" exige algum complemento. Não é "contra", ponto final parágrafo, mas sim contra alguma coisa concreta. Ora, a Joana termina o seu texto a dizer que estará
a bater-se "contra.", o que me parece a modos que mau português.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 13, 2005 04:40 PM

Já eu acho que não há nada mais português do que ser simplesmente do "contra".

Publicado por: Mário às maio 13, 2005 04:57 PM

A primeira questão é a da "contracção", a segunda é a da "expansão". Joana luta pela "contracção" para que depois possa haver expansão. Atendendo à teoria que a move, corre o risco de nunca mais se expandir.

Publicado por: J.A,. às maio 13, 2005 06:03 PM

Enquanto protela a expiação dos excessos sexuais da sua patrona (pouco importando em que vai ocupar o seu tempo e energias até lá), Joana bem podia iluminar o arraial dizendo-nos o que pensa das vigarices dos ministros do CDS que estão a contas com a Justiça.
E das vigarices do Banco Espírito Santo.
E do abate de sobreiros para fins beneficentes (sendo os beneficiados os amigos dos citados vigaristas).
Por agora isto já era suficiente para nos divertir um bocado.

# : - ))

Em tempo — não vale a pena vir falar-nos das vigarices antigas do filho da D. Fernanda porque essas são sobejamente conhecidas e já prescreveram

Publicado por: (M)arca Amarela às maio 14, 2005 12:56 AM

Isso são nuvens que lançam para o ar para a malta não se aperceber que o governo não faz nada nem sabe o anda a fazer.

Publicado por: bsotto às maio 14, 2005 09:56 AM

Joana:

A minha paciência esgotou-se.

Verifico desagradado que este seu espaço virtual continua a ter uma aderência que esmaga a concorrência, o que facilmente é demonstrável com o número de intervenções que cada opinião sua suscita.
Isto é concorrência.

Por outro lado os comentadores já começam a sugerir que se substitua aos jornais, que pagam os seus impostos, convidando-a, quase a obrigando, a emitir opinião sobre assuntos candentes da política nacional.

Por isto, por aquilo e por mais qualquer coisinha que se arranje, aviso-a que estou a ponderar uma denúncia pública em carta aberta ao Exmo. Dr. Artur Portela Filho que comanda a Alta Autoridade e ao Senhor Director da Concorrência (não se põe o nome, porque estes estão sempre a mudar).

Cuidado!

Publicado por: carlos alberto às maio 14, 2005 11:58 AM

Então e isto?

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=173351

Publicado por: pyrenaica às maio 14, 2005 01:44 PM

O BSotto e o Carlos Alberto serão parvos? Ou pensarão que os outros são parvos? Ou os outros serão mesmo parvos por insistirem em conviver com estas luminárias?

Já agora, o Carlos Alberto fica a saber que, no sentido em que o empregou, se escreve adesão e não aderência.

Aderências deste blogue são os membros do grupinho de que ele faz parte e que se armam em guarda-costas de Joana, coisa de que a senhora, felizmente, não tem necessidade.

Aliás, se tivesse, estava bem aviada...

Publicado por: Observador às maio 14, 2005 03:05 PM

Eu sugiro que a Joana prossiga a sua interessante novela "Moloch e a Mão Invisível" com um episódio sobre a formação e florescimento do Grupo Grão-Pará, incluindo descrições tão detalhadas quanto possível das suas atividades, e das atividades da sua patroa Fernanda Pires da Silva, e do seu filho, incluindo a brilhante carreira política deste último. Certamente que se trataria de um episódio edificante, instrutivo sobre as atividades do Moloch e sobre a forma como a Mão Invisível é, em certos casos, bem visível.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 14, 2005 04:38 PM

Não sou parvo, na opinião do meu paizinho, mas sou “parvenu” ao atrever-me a responder ao seu amável insulto.

A ideia da intervenção, a que o Senhor qual cola “UHU” aderiu era simplesmente uma brincadeira, mas já sabemos que o humor não faz parte do código genético português.

Claro que a brincar a brincar, dizem-se as verdades.

Mal estaria a Joana se dependesse de mim, com um humilde quinto ano Liceal, para ser glorificada.
E agora adeus, vou prá bola…

Publicado por: Carlos Alberto às maio 14, 2005 05:42 PM

Sócrates, esforçado, decretou a possibilidade de se virem a constituir empresas no prazo de um dia. Mas nem mesmo esta agilidade consegue ultrapassar a fúria desburocratizadora de "Guedes & Companhia", que conseguiram "licenciar" a utilidade pública do empreendimento de Benavente já depois de terminado o seu próprio prazo de validade. Para igualar esta perfomance Sócrates terá de permitir a constituição de empresas, não em 3, nem em 2, nem em 1, mas sim em (-4) ou mesmo (-5) dias; isto é, as empresas terão de ser constituídas antes do pedido, quiçá antes dos empresários se decidirem ou sequer pensarem no assunto. Não é fiche ?

Publicado por: J.A. às maio 14, 2005 06:31 PM

Observador

O seu comentário às 03:05pm é merecedor de uma observação.

Publicado por: JM às maio 14, 2005 10:24 PM

" _Além disso, pelo menos sabes isto: que na opinião da maior parte, o bem é o prazer, enquanto que para os cultos, é o pensamento (phronesis, também traduzível por reflexão)"

Socrates in A Republica, 505 b

Publicado por: pyrenaica às maio 15, 2005 12:41 PM

E, claro:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=173390

Publicado por: pyrenaica às maio 15, 2005 12:43 PM

A segunda questão... !

É na segunda questão, que Semiramis se redime da incompreensão dos vis seres Humanos, que jamais perceberão as necessidades das Deusas !

É também aqui... que Joana atinge... a Estatura de Deusa !

Publicado por: Templário às maio 15, 2005 04:58 PM

pyrenaica às maio 14, 2005 01:44 PM

Mas, afinal, o papel do Governador do BP é apenas vir, de vez em quando, dizer-nos, com pompa e circunstância, que isto está mau ou pior?
Mas isso também diz o meu barbeiro.
Só que o meu barbeiro, além de fazer e dizer outras coisas igualmente certas, ganha menos e, sobretudo, não tem culpa!

Publicado por: Senaqueribe às maio 15, 2005 05:28 PM

As Impertinências...

As impertinências actuais são:

- Nobre Guedes
- Telminho kiduxo
- os Sobreiros que não fazem sombra nenhuma.

E agora... já estamos lá para os lados da Serra da Estrela... naquela terrinha de Judeus.... eheheheh.

Ai...Kredo... que Belo Monte....

Publicado por: Templário às maio 15, 2005 05:43 PM

As Impertinências...

As impertinências actuais são:

- Nobre Guedes
- Telminho kiduxo
- os Sobreiros que não fazem sombra nenhuma.

E agora... já estamos lá para os lados da Serra da Estrela... naquela terrinha de Judeus.... eheheheh.

Ai...Kredo... que Belo Monte....

Publicado por: Templário às maio 15, 2005 05:45 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)