« País Paralelo | Entrada | Estado e Desenvolvimento »

maio 01, 2005

Alguém me explica?

O Governo anunciou hoje a criação de centros de emprego móveis até ao final de Maio, após o Conselho de Ministros “descentralizado” em Amares. O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, descreveu estes centros de emprego móveis como "núcleos de intervenção rápida e personalizada”.

Alguém me explica? Trata-se de uma força de elite de intervenção rápida? Uma vítima fica no desemprego, faz uma chamada para o número de emergência e aparecem, rápidos como um relâmpago, ninjas especializados em luta anti-desemprego? Sócrates não andará a ver doses excessivas do Lusomundo ACTION?

Publicado por Joana às maio 1, 2005 07:46 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/85156

Comentários

A mim me parece uma ideia brilhane. Se funcionar, como penso que irá funcionar, assim:
1. Criam-se N forças de intervenção rápida (FIR)contra o desemprego, dando emprego a X "boys" do PS.
2. Estas FIRs não se destinam a arranjar um trabalho para o desempregado emergente, mas sim para lhe arranjar emprego. E esse emprego pode muito bem ser o de subsidiado pelo fundo de desemprego.
3. Quanto mais desempregados houver (e as prespectivas são optimistas do ponto de vista dos noveis funcionários das FIRs), maior a necessidade aumentar as forças de intervenção rápida, aumentando assim o recrutamento de mais "boys" do PS.
4. Indo ao absurdo (indo?) poder-se-á dizer que se, num determinado período, se recrutarem mais "boys" do PS para os quadros das futuras FIRs do que o número de desempregados que ocorrer, é certo que o desemprego baixará nesse mesmo período.

Publicado por: JM às maio 1, 2005 09:02 PM

brilhane = brilhante
noveis = nóveis

Publicado por: JM às maio 1, 2005 09:06 PM

JM às maio 1, 2005 09:02 PM

Então, já agora:

prespectivas = perspectivas

Publicado por: Senaqueribe às maio 1, 2005 09:43 PM

Ou não?

Publicado por: Senaqueribe às maio 1, 2005 09:43 PM

Sim.

Publicado por: JM às maio 1, 2005 10:20 PM

Ninjas a combater o desemprego. Talvez não fosse mal visto.
E sempre podiam arranjar umas massas vendendo o argumento a Hollywood

Publicado por: Coruja às maio 1, 2005 10:32 PM

Já agora não custava nada, a Joana, sempre "na brecha", dar uma ajuda no combate ao populismo, em vez de o auxiliar.
Colocar questões concretas, debater ideias, lançar propostas, com a finalidade de ajudar este flagelo do desemprego, que pelos vistos não lhe deve tocar, em vez de o lançar no "post" inflamado, para que os "crónicos" do costume se entretenham a mandar as suas piadas tipo "levam-ta-te e ri".
É feio gozar com problemas sérios, Joana.

Publicado por: E.Oliveira às maio 1, 2005 11:08 PM

Quem estará a gozar com problemas sérios foi quem prometeu a criação de "núcleos móveis de intervenção rápida e personalizada” para combate ao desemprego.
Várias vezes tenho sugerido aqui como se combate o desemprego e como aqueles que julgam combatê-lo, estão afinal a aumentá-lo

Publicado por: Joana às maio 1, 2005 11:44 PM

Deixem-me ver se eu percebo. Então populismo não é anunciar medidads destas?

Publicado por: David às maio 1, 2005 11:50 PM

Claro Joana, é necessário que as continue a divulgar, mesmo que muitos, como eu, (porque temos uma visão da vida diferente) possam ou não concordar com elas.
Mas, fazer do anúncio de cada medida, lançada pelo governo, este ou outro qualquer, motivo para menoridades, não fica bem a ninguém, e muito menos a si, que a vou lendo, quando posso, umas vezes concordo, outras não!

Publicado por: E.Oliveira às maio 2, 2005 12:20 AM

Ora cá temos mais uma medida que se inscreve lindamente na lista de acções duplamente úteis: por um lado, asseguram-se assim mais uns quantos jobs for the boys, por outro, encaixa às mil maravilhas nas doses industriais de demagogia barata com que a classe política procura maravilhar o Zé Povinho.

Publicado por: Pedro Oliveira às maio 2, 2005 10:04 AM

Alguém me explica o que é o procedimento de injunção que substituirá o processo crime para cheques carecas abaixo de 150 €?
Perdoem-me a ignorãncia...

Publicado por: JMTeles da Silva às maio 2, 2005 10:22 AM

"Várias vezes tenho sugerido aqui como se combate o desemprego"

Se bem me lembro, as sugestões da Joana consistem basicamente e unicamente na substituição do desemprego por empregos com baixos salários e baixas qualificações. Um cidadão em vez de estar desempregado estaria a encher sacos de compras num supermercado, ou a limpar as sanitas de um edifício de escritórios, ou a fazer trabalho de baby-sitting, etc.

Não há dúvida que estas sugestões combatem efetivamente o desemprego. Não sei é se o combatem de uma forma socialmente desejável e aceitável.

Publicado por: Luís Lavoura às maio 2, 2005 10:50 AM

Luís Lavoura às maio 2, 2005 10:50 AM:
Um de nós precisa, com urgência, de um curso de alfabetização. E isto porque:
1 - Ou você não tem percebido o que tenho escrito;
2 - Ou eu não sei fazer-me entender;
3 - Ou ambas as hipóteses anteriores são verdadeiras e precisamos ambos de alfabetização.

Publicado por: Joana às maio 2, 2005 01:12 PM

Eu por aqui vou conseguir empregar esta semana um ex-toxicodependente (já com 5 anos provados), desempregado, de 27 anos, num part-time, como "vigilante do ambiente" e apanhador de lixo, bem pago por hora porque é um trabalho socialmente humilhante, na mentalidade parva dominante.

PS: parvum em latim quer dizer pequeno

Publicado por: pyrenaica às maio 2, 2005 01:28 PM

Joana às maio 2, 2005 01:12 PM

Admito que o meu entendimento possa ser deficiente e que não tenha até agora entendido quais as propostas da Joana para combater o desemprego (de qualquer forma, não leio este blogue se não de há pouco tempo para cá, logo é possível que ainda não tenha visto essas propostas).

Poderia a Joana, então, voltar a divulgar essas propostas. (Parece-me que E. Oliveira também comentou no mesmo sentido.)

Publicado por: Luís Lavoura às maio 2, 2005 02:35 PM

Quer tenha ou não feito, não há dúvida que o pyrenaica seguiu as alegadas teorias da Joana de "substituição do desemprego por empregos com baixos salários e baixas qualificações".
E criou um emprego.

Publicado por: soromenho às maio 2, 2005 02:55 PM

Os baixos salários advém do controlo excessivo do estado. É assim tão difícil perceber?

Publicado por: Mário às maio 2, 2005 03:40 PM

Obrigado por me esclarecerem com tanta prontidão sobre o que é o procedimento de injunção e sobre o que ele implica para um passador de cheques sem agasalho.
Pessoal simpático, na verdade! Ora bolas...

Publicado por: JMTeles da Silva às maio 2, 2005 03:47 PM

http://www.PetitionOnline.com/ivomarqu/

Publicado por: pyrenaica às maio 2, 2005 04:56 PM

Mas a Joana pediu uma explicação.

Sócrates é uma boa pessoa, óptima segundo me dizem pessoas que o conhecem pessoalmente. Ainda por cima é de esquerda (é uma redundância, se é boa pessoa só pode ser de esquerda) e tem uma obrigação moral de mostrar uma consciência social. Tratasse apenas de uma medida normal em alguém bem intencionado, que não suporta ver uma pessoa a sofrer no desemprego.

Publicado por: Mário às maio 2, 2005 04:57 PM

Trata-se...

Publicado por: Mário às maio 2, 2005 04:58 PM

A injunção não tem directamente a ver com os cheques carecas. É uma espécie de certidão de dívida. Não precisa de uma acção declarativa prévia.
Ou seja, em vez de atafulhar os ju´zes, atafulha os funcionários judiciais.

Publicado por: Rave às maio 2, 2005 05:07 PM

Mas quais "substituições de empregos por empregos de baixos salários e baixas qualificações"!!! Não estão a vêr os boys do PS que vão integrar as FIR a terem baixos salários e baixas qualificações, ou estâo? Porque nesta sim populista medida, os únicos empregos criados por ela são de facto esses. E vão ser evidentemente bem pagos. Como preconiza o O. Oliveira que os empregos a criar devem todos ser. Aliás eu, pessoalmente até sou contra a que hajam empregos com baixos salários e com baixas qualificações. Sou claramente a favor de que ou ninguém recolhe o lixo da comunidade ou deverão ser licenciados a fazê-lo, com altos salários e as qualificações inerentes às respectivas licenciaturas. Licenciaturas?

Publicado por: JM às maio 2, 2005 06:00 PM

Quando é que os ninjas anti-desemprego copmeçam a actuar? Vai lá estar a TV?

Publicado por: bsotto às maio 3, 2005 12:27 AM

Fiquei praticamente na mesma, mas obrigado Rave.
pelo menos você fez um esforço. Bem haja.
Vejo que o resto do pessoal gosta é de se ler a si mesmo e mostrar-se. Temos aqui uma série de ministros em potência e para todos os gostos. Passem bem!

Publicado por: JMTeles da Silva às maio 3, 2005 11:25 AM

JMTeles da Silva em maio 3, 2005 11:25 AM:
Um significado mais preciso só um jurista lhe podia dar. Deve haver gente por aqui que tem uma ideia do que é a injunção, só não se atreve a explicar uma coisa de que só tem uma ideia.

Publicado por: Rave às maio 3, 2005 12:10 PM

Grande Ideia a da Joana

Até que enfim, que lhe vejo uma Grande ideia Revolucionária.. ( afinal sempre tem lá uma veia..)

Exacto ! Por exemplo, um empresário arma-se em parvo, e tenta começar a "raspar-se" , um trabalhador atento, telefona, aprecem logo os Ninjas, emtram pela empresa, e tomam de "assalto" em nome da Defesa Dos Interesses de Portugal, se caso for necessário, Nacionaliza-se a Empresa para dar o Exemplo aos outros empresários, e dando força ao lema :

- Quem não souber tomar conta das suas Empresas, terá que as Entregar a quem saiba, e caso ninguém queira, o Estado as Nacionalizará.

- É a Nova Lei das Sesmarias !!!

Publicado por: TEMPLÁRIO às maio 8, 2005 02:43 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)