« Decreto para a Salvação Nacional | Entrada | Tempos Difíceis »

fevereiro 23, 2005

Segredos da campanha eleitoral

Se a campanha de Sócrates não for um chorrilho de mentiras, resta-nos entregarmo-nos à protecção da Virgem Maria, da Nª Sª de Fátima e da irmã Lúcia.

Luís Paixão Martins, responsável de marketing da campanha eleitoral do PS, explicou a campanha do PS: «Começámos por fazer esta investigação, depois criámos argumentos, imagens e peças de comunicação que foram sendo testadas em "focus group", em painéis de cidadãos que foram sendo confrontados com ideias» e acrescentou que «Nos estudos de opinião o desemprego apareceu destacado como a grande prioridade, enquanto uma questão como a justiça foi remetida para segundo plano» ... «Aliás os portugueses não querem as tão faladas reformas políticas se elas trouxerem instabilidade à sua vida».

Comecemos pelo justiça. Há tempos, um estudo sobre o sector da Justiça, concluiu que Portugal era o país da UE que tinha, de longe, mais juízes e funcionários judiciais, e era aquele onde a justiça era pior, mais ineficiente e mais morosa.

Anteriormente, um trabalho da investigadora Célia Costa Cabral baseado num inquérito junto dos empresários portugueses sobre o funcionamento da justiça portuguesa, concluiu que a justiça é "muitíssimo lenta” e que a sua "morosidade leva a uma natural contracção do investimento em Portugal e funciona como um obstáculo ao crescimento do País", pois "os empresários não arriscam investimentos, se não estiverem absolutamente seguros do cumprimento dos contratos". Célia Costa Cabral estimou que "um melhor desempenho do sistema judicial levaria a um crescimento da produção de 9,3 por cento, o volume do investimento cresceria 9,9 por cento e o emprego 6,9 por cento", o que tudo conjugado se traduziria num acréscimo de 11% na taxa de crescimento do PIB. Ou seja 13 mil milhões de euros.

As pessoas de quem Sócrates queria o voto não percebem destas coisas. Só sentem que a economia não funciona, que as empresas não se desenvolvem pois receiam envolver-se em compromissos de cuja solvência não estão seguras. Mas não percebem porquê. Portanto, a justiça não constitui uma prioridade para Sócrates. Espero, sinceramente, que Sócrates tenha mentido, com absoluta desfaçatez, em campanha.

Outra posição interessante decorre da descoberta de que «os portugueses não querem as tão faladas reformas políticas se elas trouxerem instabilidade à sua vida». Os portugueses não querem instabilidade na vida deles. Os portugueses estão a empobrecer em paz, em segurança, asilados. Não era isso que pretendiam, mas é isso que estão a conseguir com aquela aversão ao risco e à mudança. E consegui-lo-ão, seguramente, a menos que Sócrates tenha mentido, com total desaforo, em campanha.

O paradoxo é que os portugueses estão preocupados prioritariamente com o desemprego, mas tomam as opções que levam ao seu aumento pois «não querem as tão faladas reformas políticas» porque lhes traz «instabilidade à sua vida». Isto a menos que Sócrates tenha mentido descaradamente em campanha.

Esperemos que Sócrates seja um mentiroso em campanha ... mas apenas em campanha.

Publicado por Joana às fevereiro 23, 2005 08:55 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/71665

Comentários

Bem escrito, este post.

É bem vista, a sua esperança. Esperemos que o futuro Primeiro-Ministro seja um grande mentiroso, e que o futuro Presidente da República não...

Publicado por: P Vieira às fevereiro 23, 2005 08:40 PM

Joana deixe ao menos o homem começar a governar.
No empenho em "deitar abaixo" do futuro 1º ministro, já nem repara que o tempo dos "palpites" já lá vai.
Tenha calma, escreva sobre história ou arte, que parece ser do que percebe um pouco, pois de política estamos conversados!
É bom lembrar-se que a campanha já passou, os seus escritos (testamentos), muito poucos os levaram em conta.
Pregue noutra "freguesia", pois no seu peditório já ninguém acredita!

Publicado por: locas às fevereiro 23, 2005 08:51 PM

Pense bem nestas barbaridades que diz:
" As pessoas de quem Sócrates queria o voto não percebem destas coisas. Só sentem que a economia não funciona....."

1º - Os Portugueses que votaram em massa no PS, sabiam exactamente o que NÃO queriam !
Desde os Campos até à Cidade foi mais do que clara, essa intenção, e como são magnânimes...deixaram-vos o condado suevo de Leiria para se refugiarem no Pinhal D´El Rei.

2º A sua mania...que já se está a tornar algo doentia, que os portugueses não desejam evoluir, não desejam que a justiça funcione, não desejam trabalhar porque são preguiçosos, não desejam bom ensino etc etc... não lhe parece demasaiado disparatada ? Acha que os portugueses são tolos ?

3º Olhe... procure porque é que o bloco de esquerda, teve aquela votação exclusiva das Urbes.. e se pensar bem, verificará que são mais de 10%, percebe onde quero chegar ? são mais de 10% volto a repetir ! E olhe que eu não votei no bloco, mas no Sócrates.

4º Contrariamente ao que diz, os portugueses querem que tudo funcione e da melhor maneira, e já se sentem é bastante cansados de ouvirem as cassetes do costume, e agora o que eu espero como votante no Sócrates é que Faça, que Governe com cabeça, porque isto afinal é uma quintarola bem fácil de governar.

Publicado por: Templário às fevereiro 23, 2005 09:41 PM

"Acha que os portugueses são tolos ?"
Eu acho Se não fossem não estávamos assim há décadas.

Publicado por: Coruja às fevereiro 23, 2005 09:54 PM

Mais facciosismo e balelas de ressabiadazita. Continuas a bater com a tolinha na parede. E sem dar banho aos putos, taditos, para já não falar do maridito, eheheheheheheh...

Publicado por: Átila às fevereiro 23, 2005 10:21 PM

Coruja,

Os tolos têm sido os Governantes, que eu iria mais longe e lhes chamaria mesmo de atrasados mentais. Temos tido elites patéticas a debaterem questões patéticas e chegámos ao cúmulo, de quem move a batuta é a comunicação social... ao que isto chegou !

Publicado por: Templário às fevereiro 23, 2005 10:50 PM

Concluo que votou nulo, mandando todos à m***!

Publicado por: Coruja às fevereiro 23, 2005 10:57 PM

Cara Joana ,
Vc põe-se, e gosta de se pôr, a jeito para levar brodoada dos seus adversários políticos.

Não acha que seria de bom tom não falar em campanhas eleitorais e respectivos responsáveis de marketing, tendo em conta a campanha SUJA, NEGRA e POPULISTA que os seus amigos da direita fizeram ?
Tenho uns amigos que já fizeram um estudo sobre a campanha e concluiram - cientificamente ou não -que só a campanha SUJA/NEGRA/POPULISTA do PSD terá dado 2 a 3% de votos ao PS e contribuido para outros 2 a 3% de quebra do PSD ( 4% a 6% )

O PS até me parece que nestes dias a seguir à vitória se está a "comportar" muito bem. Vc, no entanto, parece ter herdado toda a arrogância que diz que a esquerda tem.

Publicado por: zippiz às fevereiro 23, 2005 11:06 PM

... e Vc ainda não começou a escrever sobre os 14% de votos do PCP e do BE !

Publicado por: zippiz às fevereiro 23, 2005 11:07 PM

toca a começar co-incinerar estes posts!

Publicado por: luisa santos às fevereiro 23, 2005 11:15 PM

http://www.barnabe.weblog.com.pt/

Joana,
Vc deve identificar-se com VGMoura.
Leia lá o que disse a sumidade e respectivos comentários.

Publicado por: zippiz às fevereiro 23, 2005 11:17 PM

Eu não tenho adversários políticos, zippiz. Há apenas gente que ainda não percebeu, e nem quer perceber, as soluções económicas e financeiras que o país precisa para se desenvolver e prosperar.

É evidente que, quanto mais o país continuar por este declive, mais se tornará fácil as pessoas serem obrigadas a perceberem isso.

A menos que pretenda o projecto de empobrecimento contínuo, na tranquilidade do asilo.

Publicado por: Joana às fevereiro 23, 2005 11:26 PM

Resultados Oficiais do Concelho do Barreiro das Eleições para a Assembleia da República realizadas no dia 20 de Fevereiro de 2005.

Concelho do Barreiro
Eleitores inscritos - 71.810
Votantes - 48.444 - 67,4%
Número Total de Secções de Voto - 88
Apuradas até ao momento - 88


Forças Políticas:

P.S. - Partido Socialista - 20718 - 42,77%
CDU – Coligação Democrática Unitária - 13188 - 22,22%

PSD - Partido Social Democrata - 5574 - 11,51%
BE - Bloco de Esquerda - 5349 - 11,04%

PP - Partido Popular - 1551 - 3,20%

Brancos - 663 - 1,37%
Nulos - 393 - 0,81%
Abstenção - 32,54%

Publicado por: Templário às fevereiro 23, 2005 11:27 PM

E é triste, e perverso, as pessoas não perceberem que quando um organizador de uma campanha vem declarar que o PS prometeu aquilo que as pessoas queriam, e que as pessoas não querem reformas porque têm medo delas, prenuncia algo de mau para o país.
A menos que Sócrates faça uma política ao contrário daquilo que deu a entender em campanha.
E foi sobre isso que escrevi.

Publicado por: Joana às fevereiro 23, 2005 11:32 PM

Templário,
porquê o concelho do Barreiro, o que é que têm de especial esses números? O que pretendia demonstrar?

Obrigado.

Publicado por: Alves às fevereiro 23, 2005 11:36 PM

É a terra do Templário

Publicado por: Coruja às fevereiro 23, 2005 11:37 PM

Joana

A menina é muito ingénua, pois pensa que as pessoas votam porque leram, ouviram ou ligam aquilo que os partidos dizem, eu já fui dirigente nacional do PS, e por isso sei do que falo, as pessoas votam no PS porque ficaram fartas do PPD e do CDS, assim como daqui a 4 anos, possivelmente, vão votar no PPD por que estão fartas do PS, é tão simples como isto.
É evidente que Socrates tem que fazer pela vidinha e tem que aplicar medidas que vão de encontro às politicas vigentes (UE) mas como Partido Socialista vai fazer politicas sociais de modo a ir ao encontro dos seus eleitores.

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 23, 2005 11:43 PM

Resultados das eleições Legislativas no concelho do Seixal a 20/02/2005

Partido %

PS 43.35%
PSD 16.78%

BE 10.58%

CDS-PP 5.65%
CDU 18.56%
PCTP/ MRPP 1.01%
PH .29%
PND .51%
PNR .27%
POUS .13%
PS 43.35%
PSD 16.78%

Publicado por: Templário às fevereiro 23, 2005 11:47 PM

Alves

Pretendia encontrar um site onde estivessem os resultados eleitorais, e a CNE cuja sigla significa comissão nacional de eleições, seu site não funciona e como o Corpo Nacional de Escuteiros não tem os dados, tenho que andar de câmara em câmara, é uma vergonha, nem o PS tem lá os dados.

Mas pretendo demonstrar que a base de Apoio do BE, além de exclusivamente urbana é superior a 10% e nalguns casos como no Barreiro igualou o PSD , NOTÁVEL, não lhe parece ?

Publicado por: Templário às fevereiro 23, 2005 11:54 PM

Falta a Moita. A Moita é um concelho-chave ...

Publicado por: Joana às fevereiro 23, 2005 11:59 PM

Templário

Na mesa de voto onde eu estive a "tareia" foi a seguinte:

PS 220
PCP 109
BE 107
PSD 64
CDS 4

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 24, 2005 12:00 AM

Templário:

Você pergunta se os Porugueses são tolos.

Isso é relativo mas comparando com o resto da Europa são Concerteza bastante Tolos.

Basta olhar para as estatísticas da população interessada em pegar num livro...
...e fiquêmo-nos por aqui.

Publicado por: Karl Marx às fevereiro 24, 2005 12:00 AM

Para que conste: daqui a seis meses quando tudo estiver na mesma, excepto o desemprego que terá aumentado, os mesmos que aqui defendem Socrates serão os primeiros a acusa-lo de não cumprir o "programa socialista". Eles não compreenderão nunca que nenhum primeiro ministro manda na economia, ou no emprego, ou nos salarios, ou na competitividade, ou na produtividade, ou em todas essas balelas, e só servirão para fazer crescer o exército de desiludidos que alimenta o Bloco de Esquerda. Não tenho pena deles. Nenhuma. Apenas sugiro que tirem um curso de economia de nível liceal, que os há até por correspondência, e que deixem então de acreditar que a democracia faz o milagre de enriquecer povos que não querem trabalhar, esforçar-se, e sofrer, feita de funcionários que estão no café a beber a bica ou em casa na TV a ver o futebol.

Publicado por: Joao P às fevereiro 24, 2005 12:08 AM

Os numeros da Moita

PS 13884
PSD 4402
CDU 10180
CDS 1245
BE 3930

Quer mais algum concelho ?

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 24, 2005 12:09 AM

Ó Karl Marx deixa-te dessas reincarnações patéticas, e nunca acredites no que te dizem os média, bem sei que não estás habituado porque no teu tempo não havia destas tretas. Mas fica sabendo que os francius, os espanholitos, os italianitos, os inglesitos e outros europeus, não pegam mais nos livros do que os tugas.

Apresenta mas é algo de concreto e reune lá o teu comité de sábios e depois bota faladura.

Publicado por: Templário às fevereiro 24, 2005 12:09 AM

Templário,

Experimente aqui:

http://www.legislativas2.mj.pt

Publicado por: Alves às fevereiro 24, 2005 12:10 AM

O Templário tens o jornal da nossa terra para ver os resultados dos nossos concelhos

www.diariodobarreiro.pt

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 24, 2005 12:13 AM

Gato quero com percentagens .

Quero demonstrar que o BE tem muito mais de 10% . Só quero os numeros das cidades capitais de distrito e cidades satélites de lisboa e porto.

Quero demonstrar que a Força Urbana do Bloco, hoje é mais do dobro da do CDS/PP Iguala ou supera a CDU e bate-se em alguns casos com o PSD.

Esta reflexão... é que os faz andar à nora...

Esta poucos entendem !!!

eheheheh e o que é giro é que nem tenho dados nenhuns... vi só de relance na noite eleitoral.

Por isso preciso dos dados correctos .

Publicado por: Templário às fevereiro 24, 2005 12:16 AM

há aqui pouca gente a defender Sócrates.
há, no entanto, alguns com receio de Sócrates fazer uma verdadeira politica de esquerda que, para os mais esquecidos, representou nas urnas 59%.
mas quando se continua a bater na tecla de que os portugueses não querem trabalhar , não admira que não tenham percebido nada do que se passou no dia 20 de Fevereiro.

Publicado por: zippiz às fevereiro 24, 2005 12:16 AM

zippiz, desculpe meter-me na conversa, mas ninguém diz que os portugueses não querem trabalhar. O que se diz é que preferem a tranquilidade do lugar seguro ao risco da inovação e mobilidade. E isso ficou provado nas eleições.
Alguns, na brincadeira podem dar a entender isso, mas certamente é apenas por brincadeira.

Publicado por: David às fevereiro 24, 2005 12:25 AM

Eles perceberem, perceberam, querem é fazer valer os valores neoliberais do capitalismo selvagem, isto é tudo escravos do grande capital, pensam que ganham muito dinheiro, mas são autênticos escravos.

Publicado por: Gatos Fedorentos às fevereiro 24, 2005 12:26 AM

Hoje vi uma reportagem da TVI acerca do drama da Beira Interior. É inadmissível. E muito mais inadmissível quando somos informados acerca das somas astronómicas (milhões de contos) que o Estado gastou para «salvar empresas têxteis» sem qualquer controlo da sua gestão. As pessoas, desempregadas, vivem no limiar da subsistência, comem massas e batatas e miúdos com 17 anos emigram para França para sustentar a família. Não há palavras.

Publicado por: asdrubal às fevereiro 24, 2005 12:34 AM

Pro Karl Marx

Sabes krido Karl Marx que os francius nem sabem que houve invasões francesas napoleónicas em Portugal, e estou-te a falar de professoras de história do ensino oficial, que quando as questionei, com os respectivos generais na ponta da lingua, com apenas 13 anos, ela corou, corou e acabou dizendo...ah...parece que sim... portanto há que conhecer primeiro outros Povos para falarmos deles !!!

PS - é que a comunicação social, também só palreia o que outros papagaios dizem...

Publicado por: Templário às fevereiro 24, 2005 12:38 AM

Caro Asdrubal,
diga isso aqui a este companheiro :
Afixado por Joao P em fevereiro 24, 2005 12:08 AM

Publicado por: zippiz às fevereiro 24, 2005 12:40 AM

Amigo Asdrubal

Eu sou Beirão, conheço essa realidade à 50 anos, o que melhorou neste período, foi o trabalho no campo, que hoje se faz exclusivamente para ter algo de comer, as pessoas nestas regiões trabalham em "fábricas" vão de escada, ganham todos menos do que o ordenado mínimo, trabalham 9 ou 10 horas por dia, e quando chegam a casa vão trabalhar para as hortas "boiças".

Publicado por: Gatos Fedorentos às fevereiro 24, 2005 12:42 AM

Tenho que concordar com a ^Joana e com o Joao P ... e dar razão ao manipulador do s´crates ... como diz o camarada josé magalhães o importante foi aprender com os erros de 1999 e não os repetir ... a população exaurida por tempos difíceis estava bem receptiva a quem lhe prometesse a mudança para dias melhores (nem precisava de dizer como a ia fazer, bastava apenas um jargão) ... e à semelhança do choque fiscal do barroso, eis que aparece o plano tecnológico como justificação para a maioria ... depois era só matraquilhar o suficiente até sair a maioria => plano idealizado e cumprido ... eleições ganhas, depois logo se vê ...

Publicado por: bcool às fevereiro 24, 2005 12:59 AM

além do mais, as pessoas são economicamente iletradas ... portanto, a única avaliação que fazem é se têm dinheiro ao fim do mês ou não ... não importa que hoje estejam a pagar um conjunto de compromissos que andaram a criar nos passados e que disponham de muito mais coisas que antes tinham ... mas os tugas são assim, logo que se habituam a um determinado nível de vida, já não conseguem voltar para trás e por isso sentem medo da mudança, porque preferem ficar com o adquirido do que arriscar ter menos durante algum tempo para ter muito mais no futuro ...
quando daqui a dois anos, o têxtil e o calçado tiverem originado 200.000 desempregados, bem como os vidros da marinha grande e muitas das indústrias de electrónica (produção e assemblagem), logo quero ver a explicação do Zé Trocas-te ...

Publicado por: bcool às fevereiro 24, 2005 01:04 AM

votação do BE

concelho de Setubal- 11,40 %
concelho de Barreiro-11.04 %
concelho de Almada - 10,29 %
concelho do seixal- 10,58 %
concelho de Lisboa - 8,71 %
concelho de Oeiras- 9,89 %
concelho de Amadora- 9,37 %
Concelho de Loures - 8,05 &
Concelho de Sintra - 10,21 %
Concelho de Odivelas - 8,95 %
Concelho Vila Franca- 9,27 %
Concelho Cascais - 8,39 %
concelho de Porto - 8,42 %
Concelho Maia - 8,18 %
concelho Matosinhos - 8,76 %
Concelho Vila N. Gaia- 8, 01 %

Concelho de Coimbra - 8,77 %

Julgo que é significativo, face aos milhões de leitores destes concelhos aqui descritos para confirmar a minha Teoria e Novidade Política Portuguesa de um partido, exclusivamente Urbano .

O Bloco, quando houver só cidades, ganha isto a brincar....eheheheheh

Falando sério, a força do Bloco, neste momento é de longe superior à do CDS e mesmo da CDU, uma vez que a cDU reparte a sua força, pelo País, enquanto o Bloco se concentra à volta de Lisboa e do Porto, bem como nas Grandes cidades Litorais !


Entroncamento- 12,80% e não é que o fenómeno do entroncamento deveria ser consignado na Santa Sé Romana !?

Publicado por: Templário às fevereiro 24, 2005 01:05 AM

bcool em fevereiro 24, 2005 01:04 AM
O problema é que esses desempregados vão originar outros nos serviços, principalmente no comércio

Publicado por: David às fevereiro 24, 2005 01:07 AM

O BE é um partido anti-sistema e esses partidos gozam de algum aumento, mas depois vão-se abaixo.
O PC, por exemplo, já atingiu os 20%. E o que é feito dele?
E é um partido mais organizado e com tradições.

Publicado por: David às fevereiro 24, 2005 01:12 AM

bcool em fevereiro 24, 2005 01:04 AM

não há nada como mudar de povo !
mas escolham um que não vos dê AZIA !
FDS...não há paciência !

Publicado por: zippiz às fevereiro 24, 2005 01:14 AM

Caros templários, gatos fedorentos e outros:

Desde quando o facto de um partido receber mais votos que outros significa que esse partido está correcto nas suas opiniões, ou que a sua posição é mais correcta que a de outros?

Esta teoria recorda-me o célebre "Einstein's riddle", do qual se diz 99% das pessoas não conseguirem resolver. Aplicando o vosso raciocínio, a abordagem destas pessoas que não conseguem resolver o problema é a mais correcta pois elas representam a maioria.

Já que gostam tanto do BE poderiam visitar este blog, http://politicaxix.blogs.sapo.pt/ o qual diz muito sobre o vosso partido.

Publicado por: TheStudio às fevereiro 24, 2005 03:01 AM

Só não consegui perceber porque é que considera o método anunciado pelo Paixão Martins como "SEGREDOS DA CAMPANHA ELEITORAL", quando a Joana sabe, pelo menos tão bem quanto eu, que este é o método que se usa em qualquer campanha em que se queira ganhar o eleitorado: Sondar o que as pessoas querem ouvir e dizer-lhes isso mesmo. Qual é o segredo? Qual é a novidade?

Se vai ser possível atender à demanda sondada não é coisa que tire o sono aos marketeiros políticos.
Mas a Joana sabe isto perfeitamente, né? Então porquê vir deitar abaixo o que nem sequer começou a ser erguido?
Para ler as patetices simplistas dos que aqui vêm com tudo já (teoricamente) solucionado desde a economia ao ensino?

Publicado por: Manela às fevereiro 24, 2005 04:35 AM

Afixado por Manela em fevereiro 24, 2005 04:35 AM:
Portanto o que um político promete em camoanha não tem nada com o que pretende fazer.
É essa teoria que defende. Já reparou onde isso nos leva?
Assim, acho que se deveriam acabar as campamhas se, na sua opinião, são só para mentirem e ganhar votos

Publicado por: David às fevereiro 24, 2005 09:28 AM

A aversão às "reformas" e à "instabilidade" não é exclusiva dos portugueses nem de quaisquer povos "asilados" (na linguagem da Joana). Ela é caraterística daquilo que John Kenneth Galbraith descreveu como a "cultura do contentamento" que invade as sociedades ditas "ocidentais", a começar pela sociedade americana (aquela sobre a qual Galbraith escreveu). Nessas sociedades, as pessoas ou, pelo menos, a classe média, está genericamente muito satisfeita com o nível de vida alcançado (em Portugal esse nível de vida não é em si mesmo muito alto mas, como a maior parte das pessoas ainda se lembram daquilo que os seus pais sofreram a trabalhar arduamente no campo, já representa um enorme progresso) e tem uma reação conservadora: não mudar, para não perder os ganhos alcançados. As pessoas estão genericamente contentes e adoptam uma cultura de aversão e temor à mudança.

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 24, 2005 09:46 AM

--------------------
> Originalmente por Templário:

> "Ó Karl Marx deixa-te dessas reincarnações patéticas, e nunca acredites no que te dizem os média,"
--------------------

Então? Acredito só no que me dá jeito?


Já percebi que só olhas para aquilo que te convem, dá uma leitura no Público de ontem e vê as qualificações académicas dos Portugueses comparadas com o resto da Europa.
Não acreditas pois não?


--------------------
> Originalmente por Templário:

> "Sabes krido Karl Marx que os francius nem sabem que houve invasões francesas napoleónicas em Portugal,"
--------------------


Ó kridu, então para ti as "estatísticas" dos teus kridus francius já te dão jeito...

E em vez de andares a vomitar disparates o tempo todos olhasses TU para cá!

Sabes qtos em Portugal é que nunca ouviram falar em invasões francesas?

Pois é bébé kridu! E muito sinceramente porque raio foste tu buscar as invasões francesas?? O que é que isso interessa para a discução??

--------------------
> Originalmente por Templário:

> "com apenas 13 anos, ela corou, corou e acabou dizendo"
--------------------

Com tanta barbaridade que dizes só pode ter sido no ano passado... :-P

Publicado por: Karl Marx às fevereiro 24, 2005 10:51 AM

--------------------
> Originalmente por bcool:

> "não há nada como mudar de povo !"
--------------------


Diz antes: "não há nada como mudar O povo!" e alterar a situação de 80% dele nem o 12º ano ter.


--------------------
> Originalmente por bcool:

> "mas escolham um que não vos dê AZIA !"
--------------------


Mais um disparate.

Desde quando é que querer mudar o "povo" é ter azia dele? Que raio de perconceitos...

Publicado por: Karl Marx às fevereiro 24, 2005 10:52 AM

-------------------------
> Originalmente por Templário:

> "Falando sério, a força do Bloco, neste momento é de longe superior à do CDS e mesmo da CDU, uma vez que a cDU

reparte a sua força, pelo País, enquanto o Bloco se concentra à volta de Lisboa e do Porto, bem como nas Grandes cidades

Litorais !"
-------------------------

Só se for nessa tua cabecinha cheia de ganza.... não deixes isso não! :-p

Publicado por: Karl Marx às fevereiro 24, 2005 10:53 AM

rectificação:

Onde escrevi no post acima:

"> Originalmente por bcool:"

Deve ler-se:

"> Originalmente por zippiz:"

#######################

--------------------
> Originalmente por zippiz:

> "não há nada como mudar de povo !"
--------------------


Diz antes: "não há nada como mudar O povo!" e alterar a situação de 80% dele nem o 12º ano ter.


--------------------
> Originalmente por zippiz:

> "mas escolham um que não vos dê AZIA !"
--------------------


Mais um disparate.

Desde quando é que querer mudar o "povo" é ter azia dele? Que raio de perconceitos...

Publicado por: Karl Marx às fevereiro 24, 2005 11:00 AM

Compreende-se que um político tenha que dourar a pílula.
Mas vir a público justificar os slogans da campanha daquela maneira!
A Joana tem razão: Ou Sócrates mentiu durante a campanha, ou vamos ter um novo Guterres, mas sem a situação favorável que ele teve, nas finanças e na economia internacional.

Publicado por: L M às fevereiro 24, 2005 11:53 AM

O camarada Karl Marx tem razão!

Publicado por: Leon Trotsky às fevereiro 24, 2005 12:08 PM

Qual deles?

Publicado por: Senaqueribe às fevereiro 24, 2005 12:22 PM

Não são o mesmo?

Publicado por: Leon Trotsky às fevereiro 24, 2005 12:30 PM

Isto está a parecer o Parque Jurássico da política:
Trotsky, Marx, Templário, Senaqueribe, David (rei dos judeus), Átila (que invadiu os cibercafés), etc.
E a própria Semiramis ...

Publicado por: Coruja às fevereiro 24, 2005 12:32 PM

O Sócrates já advertiu hoje os xuxas para os tempos difíceis qu vêm aí.
Ele lá sabe o que vai fazer.

Publicado por: David às fevereiro 24, 2005 01:29 PM

Já se está a preparar para o pior.

Publicado por: David às fevereiro 24, 2005 01:30 PM

Até a tanga nos vai tirar...

Publicado por: Senaqueribe às fevereiro 24, 2005 02:16 PM

Para mim a maior vitória de todas ainda foi a da superioridade dos portugueses em relação à campanha suja. Lançou-se mão da campanha homofóbica - em várias dimensões incluindo a jogada final de encher os sítios com cartazes do D. Infante, de uma publicidade antiga - para mexer lá no fundo dos preconceitos, de mistura com a colagem "luto nacional" à morte de Lúcia. Vê-se bem do que os derrotados foram capazes; agora, pelo menos durante uns tempos, já foram dar uma volta. Os portugueses sabem votar, sim.

Publicado por: pyrenaica às fevereiro 24, 2005 04:48 PM

Tem piada, eu não vi nenhuns cartazes desses. Também não ando muito pela rua à procura de cartazes, mas os que vi estavam normais.

Publicado por: Diana às fevereiro 24, 2005 05:31 PM

Afixado por: David em fevereiro 24, 2005 09:28 AM

"Portanto o que um político promete em camoanha não tem nada com o que pretende fazer.
É essa teoria que defende. Já reparou onde isso nos leva?
Assim, acho que se deveriam acabar as campamhas se, na sua opinião, são só para mentirem e ganhar votos."

É lovável a sua pureza de intenções, mas não me leu qualquer defesa. Na dúvida releia o que escrevi.
O que escrevi é apenas uma constatação daquilo que é comum em qualquer campanha eleitoral.
A empresa que a dirige não quer saber como é que o país vai ser gerido à posteriori. Não é sua função, pois foi apenas contratada para ganhar o pleito usando todos os meios possíveis.
Ganhando-o, partem para outra campanha de um partido que pode estar nas antípodas do que acabam de eleger, sem a menor peia.
Tão pouco estão preocupados com a sua ou a minha opinião acerca das campanhas.
Aliás, o facto de um responsável de marketing de campanha vir a público explicar como deu a volta nos eleitores, é bem sintomático das preocupações que movem estes profissionais. Foi um acto puro de auto promoção.

A minha opinião, embora lhes seja irrelevante, é que as campanhas são, sim, para ganhar votos, mesmo que seja necessário omitir algumas inconveniências e produzir algumas mentiras convenientes.

Não falo aqui do que gosto e apoio, mas antes do que observo.

Publicado por: Manela às fevereiro 25, 2005 05:37 AM

OK, Manela

Publicado por: David às fevereiro 25, 2005 09:47 AM

BE = destruição

Publicado por: Braveman às fevereiro 25, 2005 12:11 PM

BE = 10% = Portugueses estúpidos

Logo a Joana tem Razão

Publicado por: Braveman às fevereiro 25, 2005 12:13 PM

BE = Papel de Vítima = Controlar mentes

Publicado por: Braveman às fevereiro 25, 2005 12:15 PM

BE = PNR = valor nulo

a diferença está no facto de que

PNR = 9 mil Tolos
BE = 300 mil Tolos
PNR = 0 deputados
BE = 8 deputados

Algo vai mal no nosso país quando pessoas votam nestes partidos

Publicado por: Braveman às fevereiro 25, 2005 01:04 PM

Joana:
A riqieza é um valor.
A segurança económica também.
(Com a diferença, que aponto aqui só para ser pedanten e justificar as acusdações que a Joana me faz,, que enquanto a riqueza é um valor instrumental a segurança é um valor absoluto).
Se o Soberano decide sacrificar um pouco de riqueza para maximizar a segurança económica, está no seu pleníssimo direito. O povo quer o que quer, e não, felizmente, o que os economistas lhe dizem que devia querer.
Mas não se preocupe, Joana: é claro que Sócrates mentiu em campanha. Santana também, tal como Portas. Só não mentem os que não esperam ganhar. O povo sabe que é assim e não lhes leva a mal estas mentiras.

Publicado por: Zé Luiz às fevereiro 26, 2005 12:15 PM

Joana:
A riqieza é um valor.
A segurança económica também.
(Com a diferença, que aponto aqui só para ser pedanten e justificar as acusdações que a Joana me faz,, que enquanto a riqueza é um valor instrumental a segurança é um valor absoluto).
Se o Soberano decide sacrificar um pouco de riqueza para maximizar a segurança económica, está no seu pleníssimo direito. O povo quer o que quer, e não, felizmente, o que os economistas lhe dizem que devia querer.
Mas não se preocupe, Joana: é claro que Sócrates mentiu em campanha. Santana também, tal como Portas. Só não mentem os que não esperam ganhar. O povo sabe que é assim e não lhes leva a mal estas mentiras.

Publicado por: Zé Luiz às fevereiro 26, 2005 12:16 PM

A utopia neoliberal da Joana não difere em nada da utopia comunista: ambas estão a um pequeno passo de poderem ser realidade, bastaria uma pequena, pequeníssima mudança na natureza humana.
Se as pessoas fossem um pouco, um pouquinho mais solidárias, se trabalhassem um bocadinho mais opara a prosperidade da república e um bocadinho mesnos para asua própria prosperidade, poderíamos viver hoje num paraíso socialista.
Se as pessoas se apegassem menos à segurança económica e ao adquirido, se tivessem um pouquinho mais de gosto pelo risco, viveríamos hoje num paraíso neoliberal.
Um pequenino passo, mas intransponível.
As pessoas querem prosperidade, mas também querem segurança. Querem trabalho, mas também querem vida privada. Querem riqueza, mas também querem lazer.
E como, infelizmente para os tecnocratas, vivemos em democracia, votam de acordo com o que querem.

Publicado por: Zé Luiz às fevereiro 26, 2005 12:30 PM

A utopia neoliberal da Joana não difere em nada da utopia comunista: ambas estão a um pequeno passo de poderem ser realidade, bastaria uma pequena, pequeníssima mudança na natureza humana.
Se as pessoas fossem um pouco, um pouquinho mais solidárias, se trabalhassem um bocadinho mais opara a prosperidade da república e um bocadinho mesnos para asua própria prosperidade, poderíamos viver hoje num paraíso socialista.
Se as pessoas se apegassem menos à segurança económica e ao adquirido, se tivessem um pouquinho mais de gosto pelo risco, viveríamos hoje num paraíso neoliberal.
Um pequenino passo, mas intransponível.
As pessoas querem prosperidade, mas também querem segurança. Querem trabalho, mas também querem vida privada. Querem riqueza, mas também querem lazer.
E como, infelizmente para os tecnocratas, vivemos em democracia, votam de acordo com o que querem.

Publicado por: Zé Luiz às fevereiro 26, 2005 12:31 PM

A questão do desemprego é a mais grave e não vejo como pode ser resolvida com o tipo de economia que temos. Sócrates vai ter muitas dificuldades.

Publicado por: Jarod às março 3, 2005 12:42 AM

E se se confirmar que Vitorino não vai para o governo, será pior.

Publicado por: Jarod às março 3, 2005 12:43 AM

Foi mesmo um um chorrilho de mentiras

Publicado por: V Forte às março 5, 2005 10:02 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)