« O Exemplo Francês | Entrada | O Futuro do CDS/PP »

fevereiro 27, 2005

Estaturas Políticas

A estatura de um político revela-se nos momentos difíceis. A estatura dos políticos que ficaram na história revelou-se tanto maior quanto mais críticas foram as situações com que se confrontaram. Santana Lopes falhou lastimosamente, quando foi confrontado com condições adversas. O último e paradoxal episódio desse seu percurso errático foram as declarações que proferiu anteontem à saída do Palácio de Belém.

Santana afirmou "É isso que revela o resultado das eleições. Com certeza que o povo disse que o sr. Presidente tinha decidido bem.". Ora esta frase é completamente contraditória com a tese anterior que uma legislatura não deveria ser interrompida a meio, porquanto ela deve ser avaliada pelo seu todo e não pela primeira metade, onde normalmente são tomadas as medidas mais impopulares, destinadas a repor o equilíbrio dos parâmetros macroeconómicos. Neste entendimento, a dissolução da AR, a meio de uma legislatura, é a introdução de um factor de instabilidade e de incerteza, de consequências imprevisíveis para o futuro do país. Isto independentemente do juízo que se faça sobre a qualidade governativa e, no caso em apreço, as críticas dirigiam-se mais sobre fait-divers que propriamente sobre a qualidade das decisões governamentais, o que se tornou evidente com a decisão do PR sobre a aprovação do OE 2005.

Esta tese é independente do resultado das eleições. Aliás, a derrota de Santana Lopes poderia inclusivamente ser interpretada como uma confirmação dessa tese. Portanto, quando Santana Lopes afirma que a sua derrota é a confirmação da boa estratégia do PR, tal significa uma de duas coisas:

1 – Santana Lopes andou a defender, durante a campanha eleitoral, uma tese em que não acredita, pois afinal é favorável a intervenções presidenciais, postergando, para segundo plano, a estabilidade política e governativa que tanto gabou em campanha;

2 – Santana Lopes defende essa estabilidade, mas tem uma ideia de tal forma desfavorável da sua governação, a que tinha feito até à data, e a que se perspectivava, que entende que a sua continuidade seria muito mais instável que o factor de instabilidade introduzido pelo PR.

Portanto, não foi o povo que deu razão à decisão do PR ... foi o próprio Santana Lopes ao proferir aquelas palavras. Santana Lopes mostrou, com aquelas afirmações, que não estava à altura do cargo que exercia.

Em 2-12-2004, escrevi aqui (Patchwork mal cerzido):
Santana Lopes formou governo numa situação de grande desvantagem. O PR arrastou a indigitação, sujeitando-o a uma espera interminável e absurda; condicionou a formação e a actuação do governo de uma forma humilhante e contrária aos hábitos constitucionais da política portuguesa; declarou por diversas vezes que manteria o governo sob vigilância, o que era um convite aos clamores da oposição e da comunicação social por tudo o que o governo fizesse ou não fizesse e à instabilidade social que tal alarido permanente causaria; promoveu uma contínua instabilidade política, aproveitando todas as ocasiões para dramatizar a vida política – caso Marcelo, artigos de semanários, demissão de um ministro, etc.. Sampaio apenas indigitou Santana Lopes para o grelhar em fogo lento, à espera que o PS fosse uma alternativa política credível. ...
Santana Lopes tem agido nestes quatro meses como um «patrocinado» do PR, um seu protegido, um seu cliente (no sentido romano do termo). O PSL tem sido um peão nas mãos do PR, que decidiu agora dá-lo a comer, para conseguir uma estratégia vitoriosa para o PS. O gambito Sampaio destina-se a promover Sócrates a “Dama” (honi soit ...). Mas era uma estratégia clara. Foi-o para mim, que estou muito longe destas andanças, e certamente seria mais óbvia para Santana Lopes, que calcorreava quase diariamente o caminho para Belém para ouvir mais uns remoques do PR. PSL ao aceitar estes quatro meses de humilhações, numa postura que lhe não é habitual, certamente não vai recolher quaisquer dividendos políticos
.

Estas declarações de Santana mostram que ele continuou, à saída de Belém, a ser “um peão nas mãos do PR”, embora um peão já fora do tabuleiro, vítima do gambito Sampaio.

Santana Lopes mostrou assim que não tem estatura para assumir o confronto político em circunstâncias adversas, pois perante elas prefere o acomodamento e a capitulação. Julga porventura que o acomodamento lhe permite ressarcir os estragos. Se a sua ambição for apenas a de se manter à tona na política, talvez esteja certo. Se queria elevar-se acima da mediocridade, falhou redondamente.


Nota - sobre à apreciação ao resultado das legislativas, ler ainda:
Atavismos ...
O Futuro do CDS/PP
Estaturas Políticas
Indigência Política
Tempos Difíceis
Segredos da campanha eleitoral
A Desmagnetização de Santana

Publicado por Joana às fevereiro 27, 2005 10:56 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/71670

Comentários

Esta é forte, Joana. Um tiro em cheio no PSL!

Publicado por: Arroyo às fevereiro 27, 2005 11:17 PM

" Portanto, não foi o povo que deu razão à decisão do PR ... foi o próprio Santana Lopes ao proferir aquelas palavras. Santana Lopes mostrou, com aquelas afirmações, que não estava à altura do cargo que exercia. "

O povo queria logo em Julho humilhar a Manelinha e o Barrosinho, mas o PR estava um pouco entalado, porque se entendeu que Barroso foi chamado a Honrar Portugal...

Apesar da Direita ter tido esta derrota estrondosa ainda não percebeu o seguinte:

Em Julho/Setembro ou em Fevereiro, até eu obteria uma estrondosa vitória contra a direita, mesmo não sendo conhecido de ninguém.

Inventaram essa da sucessão de Ferro Rodrigues, esquecendo que este Lider, conseguiu uma vitória estrondosa nas Europeias... e fizeram de conta, que essas eleições não contavam. Afinal o PS quase não cresceu nada desde as Europeias, o BE e a CDU é que cresceram.

Santana finalmente entendeu uma coisa simples, Não Vale a Pena continuar a defender uma Tese Errada !

Além disso, é troco para os da boa moeda, eles estão certos, logo apareçam cá, que depois ajustamos as contas.

E... finalmente essa resposta, destina-se essencialmente a todos aqueles que o esfaquearam. Eu, no lugar dele, teria dito exactamente o mesmo.

Publicado por: Templário às fevereiro 27, 2005 11:25 PM

Templário vai ao messenger

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 27, 2005 11:40 PM

tudo o que seja, agora, bater em PSL e deixar no "esquecimento" o "paulinho político antes do paulinho das feiras", é mais uma das caracteristicas que a direita tem ; é caso para dizer que o Largo do Caldas acha que só o PPD é que foi derrotado e parece que Joana acha o mesmo.

Publicado por: zippiz às fevereiro 28, 2005 12:18 AM

http://www.barnabe.weblog.com.pt/
"dois mitos"

Publicado por: zippiz às fevereiro 28, 2005 12:23 AM

Eu ouvi essas declarações e fiquei indisposto. De facto foi falta de verticalidade. Desceu muito na minha consideração

Publicado por: fbmatos às fevereiro 28, 2005 12:40 AM

O Santana mudou muito de há 6 meses para cá. A Joana é capaz de ter razão. Aquele seu texto do Patchwork está muito bem visto, e estas declarações dele são o corolário lógico

Publicado por: David às fevereiro 28, 2005 01:14 AM

Essa do "gambito Sampaio" está espetacular, Joana. Fartei-me de rir.

Não sabia que Você também percebesse de xadrez. Convido-a para um joguinho comigo. Juro que não lhe aplico nenhum gambito...

Publicado por: Luís Lavoura às fevereiro 28, 2005 09:45 AM

Santana degradou muito a sua imagem desde a saída de DB. A Joana acertou em cheio.

Publicado por: Rui Zz às fevereiro 28, 2005 11:29 AM

É sabido: depois do burro cair é que se lhe bate! Pelos vistos a Joana é dessas. Eu até acho bem que o PSL tenha dito o que disse agora, pois afinal é verdade.

Publicado por: pyrenaica às fevereiro 28, 2005 12:25 PM

pyrenaica em fevereiro 28, 2005 12:25 PM:
Repare que eu cito um texto meu de início de Dezembro. E se ler esse texto, reparará que eu cito outro que remonta à altura da indigitação.
Se ler isso tudo verificará que o seu comentário é despropositado.

Publicado por: Joana às fevereiro 28, 2005 02:02 PM

"Portanto, quando Santana Lopes afirma que a sua derrota é a confirmação da boa estratégia do PR, tal significa uma de duas coisas"

Está a ser muito redutora! Por vezes deixa-me estupefacto... pensei que estivesse mais familiarizada com o sarcasmo...

Publicado por: incredulo às fevereiro 28, 2005 02:37 PM

Numa coisa o Santana tem razão.
Andava por aí muito boa gente a dar-lhe umas facadas nas costas!
A Joana era uma delas.
Vamos ver qual é o próximo a ser apunhalado...

Publicado por: E.Oliveira às fevereiro 28, 2005 03:02 PM

Se Santana Lopes foi tão burro que foi atrás da estratégia de Sampaio, não merece ser eleito para mais coisa alguma.

Publicado por: Mário às fevereiro 28, 2005 03:59 PM

Eu acho que ele ficou entalado entre o desejo de ser 1º Ministro e a confiança em si mesmo, e o receio do que o PR andava a tramar.
E nunca tomou a medida certa. Depois de ter aceitado a indigitação já nada havia a fazer.

Publicado por: David às fevereiro 28, 2005 06:52 PM

Também acho, David. A decisão do PSL deveria ter sido tomada logo com a saída do Durão Barroso. A partir daí estava feito ao bife

Publicado por: Coruja às fevereiro 28, 2005 07:23 PM

A Estatura de Trapatoni e de José Mourinho, ou lições para Políticos e Intelectuais.

Trapatoni, decidiu não falar com os jornalistas, alegando que ainda não conhecia bem a língua, e que devido a esse facto, os jornalistas põe na boca dele, palavras que ele não disse.

José Mourinho acossado pelo Liberalismo Cínico dos Ingleses, que não aceitam treinadores do 3º mundo na Primeira Liga, acabou ontem expulso pela segurança, apenas por fazer o gesto de "caluda" com o dedo indicador nos lábios. No final Mourinho, frisou que a Imprensa o persegue, e lhe chama de terceiro mundista.

O carácter de Mourinho, fará compreender aos cínicos Ingleses que esta raça Lusa de hoje, já não é a mesma de há 250 anos, em que eles punham e dispunham cá no Burgo. Aliás já até lhes disse, que eles só têm um campeão da Europa como treinador e nós até temos 2, sendo Artur Jorge o primeiro.

Ganda Mourinho, além de seres um Grande Campeão, também te bates como valoroso guerreiro, Mereces bem a Medalha da Ordem do Infante !!!

Publicado por: Templário às fevereiro 28, 2005 09:21 PM

O PSL equivocou-se completamente na estratégia. Espero que não tente voltar à CML ou candidatar-se a PR. Ainda está tudo muito fresco.

Publicado por: Ant Curzio às março 1, 2005 09:10 AM

Muito crítica sobre o PSL!

Publicado por: Gpinto às março 1, 2005 10:06 PM

Muito crítica sobre o PSL!

Publicado por: Gpinto às março 1, 2005 10:08 PM

O PSL não tem estatura para 1º Ministro. Nem a teve para Presidente de Lisboa.

Publicado por: c seixas às março 3, 2005 12:10 PM

Concordo, seixas. O PSL está queimado politicamente.

Publicado por: Silva às março 3, 2005 10:13 PM

Concordo, seixas. O PSL está queimado politicamente.

Publicado por: Silva às março 3, 2005 10:14 PM

Queimado até à próxima. A malta esquece-se sempre.

Publicado por: Silva às março 3, 2005 10:15 PM

Diz-se que vai voltar à CML depois do dia 14. É mau para a CML, para o pSD e para ele.

Publicado por: lopes às março 4, 2005 10:08 AM

Estou-me nas tintas que seja mau para a CML, para o PSD ou para o PSL...

O que me incomoda mais é que é mau para mim.

Publicado por: Pois às março 4, 2005 07:07 PM

É um disparate o Santana voltar para a Câmara de Lisboa. Enquanto lá esteve os processos não avançaram e foi preciso o Carmona para desencravar a s situações.

Publicado por: Rui Sá às março 5, 2005 10:39 PM

Se ele o fizer, nem ganha as próximas eleições e compromete o próprio Carmona.

Publicado por: Rui Sá às março 5, 2005 10:41 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)