« Sado-masoquismos | Entrada | Quatro Casamentos e um Funeral »

fevereiro 13, 2005

As Eleições e a Processionária

Estamos perto da época em que 2 fenómenos vão ocorrer no país. As eleições legislativas e o abandono dos ninhos pela processionária. A sequência deste último fenómeno é conhecida. As lagartas descem o pinheiro em procissão e enquanto não se enterram e mudam de estado, os seus pêlos urticantes são mortíferos para animais e humanos. As alergias que contactos directos causam podem ser mortais, mas mesmo os pêlos que deixam pelos ramos, transportados pelo vento, podem causar alergias de gravidade variável.

A sequência das eleições não é ainda conhecida, mas a avaliar pelas promessas dos candidatos, a alergia de que padecem as nossas finanças agravar-se-á. Apenas a gravidade dessa alergia depende dos resultados. Pode ser a continuação da alergia moderada com tendência a agravar-se pela ausência de tratamento adequado. Pode ser a ingestão maciça de pêlos urticantes, a necrose dos tecidos e o colapso das finanças.

Têm ambos algo em comum. Os ninhos da processionária têm o aspecto de flocos de algodão macio, lá no alto, dependurados das extremidades dos ramos. Parecem de uma brancura diáfana inofensiva. Se não fosse a experiência vivida anualmente , ninguém acreditaria em tamanha nocividade. As promessas dos candidatos são igualmente atraentes quanto à forma, dependuradas lá no alto, na criativa imaginação dos nossos políticos. Quando abandonam o “ninho” e descem à terra é que se revela a sua nocividade. Nesta praga, o que é grave é que nunca se sabe como vão descer, que tipo de alergia irão produzir e como camuflarão a sua acção para que as vítimas não aprendam com a experiência.

Há nove anos assumiram a forma da construção de um país solidário, a caminho da prosperidade pela via do diálogo; afinal não passaram de uma praga de gafanhotos que devastou o erário público e deixou o país à beira da falência. Há três anos, assumiram a forma de um anti-alérgico vigoroso que liquidaria a praga: afinal era um produto frouxo, pusilânime, que deixou as causas da devastação praticamente incólumes e o país receoso do gosto amargo do remédio. Agora, após o país ter degustado o sabor amargo do remédio, o mais provável é o regresso dos gafanhotos para retouçar o pouco que deixaram, sob a camuflagem de que “o país tem que mudar”; e a alternativa é a continuação da administração de paliativos sem efeitos decisivos.

A alternativa mais provável tem contudo uma faceta que se pode revelar vantajosa: quando não houver mais nada para devorar, os gafanhotos desaparecem e o país ficará consciente que não tem qualquer alternativa senão tomar os remédios que forem necessários, sorver os eméticos mais repugnantes ao paladar e sujeitar-se às intervenções mais dolorosas. A menos que prefira o colapso como Estado viável.

E se acontecer o colapso das finanças públicas, o facto de Portugal estar na eurolândia vai permitir a ocorrência de uma situação paradoxal – serão os mais endinheirados a sofrerem menos, pois a livre circulação de pessoas e bens assegura-lhes sempre o bem estar, ou pelo menos um relativo bem estar; e serão os mais desfavorecidos e os directamente dependentes do Estado, ou seja, aqueles cuja ânsia de se agarrarem às ilusões que lhes são vendidas é mais desesperante, que irão pagar a crise. Será a justiça imanente.

Para a semana aqueles dois fenómenos começarão a ocorrer. A processionária tem um período de nocividade limitado e a sua acção é conhecida. O mesmo não se pode garantir das próximas eleições e da duração e gravidade dos seus efeitos.

Publicado por Joana às fevereiro 13, 2005 08:22 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/71652

Comentários

tudo o que tem de sair

sai sem vontade ou espinho

como isto que foi ditado

ao servidor

Agostinho da Silva

Publicado por: Templário às fevereiro 13, 2005 08:34 PM


----Já sei que na matemática

----sou mais ou menos risível

--mas por favor qual a formula

------do que for imprevisível

Agostinho da Silva

Publicado por: Templário às fevereiro 13, 2005 08:37 PM

Lamento, e penso que todos os seres pensantes lamentam, que haja quem pense que, o PSD/PP que passamos a denominar como Direita, é a salvadora da pátria, aquela que tudo faz, e bem, que só tem pessoas incólumes ao disparate, ao compadrio, que só é povoada por pessoas competentes, e que a Esquerda são uns destruidores de pátrias, que não tem gente competente, que só vão para o Governo para fazer disparates e encher o sistema com “tachistas”.

É evidente que quem assim pensa não pode ser uma pessoa isenta, tem de certeza algum trauma, no mínimo algo mal resolvido, coisa que só a psiquiatria pode identificar.

Existe, entre esta direita, e a nossa esquerda uma diferença abismal, coisa que não se via na direita de Cavaco Silva, esta direita é amante do compadrio, do ilusório, para não falar da calúnia.

Assim como existe nesta esquerda, pessoas competentes que querem identificar e resolver os problemas que fazem com que este pais não funcione, pessoas que vão resolver os problemas da nação, até com custos da vida privada e familiar, são pessoas nas várias áreas, competentes, isentas e honestas.

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 13, 2005 09:07 PM

No próximo dia 20

O Al Capone vai votar

E a Máfia vai ganhar

Publicado por: Senaqueribe às fevereiro 13, 2005 09:08 PM

Gato Fedorento em fevereiro 13, 2005 09:07 PM

Mas onde é que está a esquerda?

Publicado por: Senaqueribe às fevereiro 13, 2005 09:12 PM

O Gato Fedorento está a treinar as prédicas da cassete do Louçã

Publicado por: Coruja às fevereiro 13, 2005 09:55 PM

Tal como Agostinho, somos contra a tendência do tempo presente caracterizado pelo fragmentário, pela performatividade, pelo culto do momento, pelo espectáculo, pela normalização de comportamentos e ideias, bem expressas na fórmula comum do politicamente correcto.

Publicado por: Templário às fevereiro 13, 2005 10:01 PM

“Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se a1guns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”

(Agostinho da Silva, "Cartas a um jovem filósofo")

Publicado por: Templário às fevereiro 13, 2005 10:06 PM

Coruja em fevereiro 13, 2005 09:55 PM

O Louçã tem a dignidade de não se autovitimisar, assumir os seus erros, e falar claro.

Não se lhe conhecem meias palavras ou referências menos claras.

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 13, 2005 10:14 PM

Este gajo não deve ter assistido ao debate entre o Louçã e o Portas.

Publicado por: Coruja às fevereiro 13, 2005 10:44 PM

Coruja em fevereiro 13, 2005 10:44 PM

Este Gajo não, Sr. Gajo se faz favor

Assisti ao debate e vi bem o banho que o Portas levou.

ehehehehehe !

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 13, 2005 10:49 PM

Então está visto. Tem palas nos olhos e nos ouvidos

Publicado por: Coruja às fevereiro 13, 2005 10:54 PM

Já que se fala de eleições, aqui fica um saco de factos para comparar com o arrazoado de há dias dos leitores do Reader's Digest:

Sunni boycott

The figures also indicate that many Sunni Arabs stayed at home on election day, either out of fear of insurgent attacks or opposition to a vote with thousands of U.S. and foreign soldiers on Iraqi soil.

In Anbar province, a stronghold of the Sunni Muslim insurgency, only 17,893 votes were cast in the National Assembly race -- a turnout of 2 percent.

In Ninevah province, which includes the third-largest city, Mosul, only 17 percent of the voters participated in the National Assembly race and 14 percent voted in the provincial council contests.

A ticket headed by the country's president Ghazi al-Yawer, a Sunni Arab, won only about 150,000 votes -- less than 2 percent. A list headed by Sunni elder statesman Adnan Pachachi took only 12,000 votes -- or 0.1 percent

(Associated Press)

Publicado por: aide mémoire às fevereiro 13, 2005 10:56 PM

corujinha

Eu doente político ? porquê ?

Você é que tem palas !

A história dos últimos 50 anos, diz-nos que foram os ideais de esquerda que colocaram a igualdade homem/mulher na agenda política.

Historicamente a direita é : Deus, Pátria, Autoridade.

E pela questão actual em Portugal, sobre o Aborto, se verificam os pressupostos retrógrados da direita, que não se preocupa minimamente com as condições de Saúde das Mulheres que desejam abortar.
Ou seja, a Direita diz: Não têm nada que abortar ! ( é a tal autoridade, que neste caso defende conceitos religiosos )

Olhe, Portas perseguiu um barquito de gente de Ciência, que só aqui estava, com boas intenções, para melhorar as condições de saúde das mulheres.
Mas...Permite..que no Jornal Correio da Manhã se ponham anúncios Para Abortarem na Clínica dos ARCOS em Badajoz.

Publicado por: Templário às fevereiro 13, 2005 10:57 PM

Coruja em fevereiro 13, 2005 10:54 PM

O Coruja como sabes as corujas vêem mal com a claridade, e como a televisão é uma fonte de luz é natural que quem não tenha visto bem fosses tu!

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 13, 2005 10:58 PM

Exma Senhora

É tocante a sua preocupação com o meu bem-estar. Ainda por cima pertencendo a Senhora a essa privilegiada minoria dos «endinheirados», como não se tem cansado de escrever aqui.
Venho, no entanto, libertá-la dessa angústia existencial, pois devo dizer-lhe que eu pertenço a essa desgraçada maioria dos que não têm nada a perder.
Com um governo do PSD ou com um governo do PS, a minha vida não muda radicalmente. Não tenho acções nem contas poupança; o subsídio de desemprego só dura um ano e o salário mínimo não dá para nada. Por isso, já vê: escusa de estar preocupada porque o PS não me vai tirar nada. Não se pode tirar seja o que for de onde não há coisa nenhuma.
Em contrapartida, retribuindo a sua generosa preocupação, quero dizer-lhe que todos os dias, a partir do dia 20, vou estar preocupado consigo durante dez minutos (parece-lhe bem?).
É que um governo do PS é capaz de tomar medidas que venham a retirar alguma fatiazinha dos seus gordos rendimentos para pagar a crise. Como alguém tem que a pagar, é forçoso que sejam os endinheirados a fazê-lo e não um miserável como eu, que mal ganha para dar de comer aos filhos.
Por isso, o melhor é a Senhora começar a preocupar-se com os seus rendimentos e libertar-se da angústia que lhe causa o meu hipotético sofrimento. Para ser franco, eu até acho que a Senhora não é parva e está, de facto, já a preocupar-se com os seus rendimentos. Só que, como é muito modesta, diz que está preocupada com os meus...
Com todo o respeito, um seu criado.

Publicado por: Salário mínimo às fevereiro 13, 2005 11:28 PM

Não sabia que aquelas coisas brancas no alto dos pinheiros eram tão perigosas. Nem sabia que aquilo é que era a tal processionária

Publicado por: Domino às fevereiro 13, 2005 11:37 PM

Salário mínimo em fevereiro 13, 2005 11:28 PM:
Não me venha com esse abaixo-assinado obreirista, porque calculo que você tem de certeza mais a perder que eu.
Ou precisa de um aide-mémoire, caro observador Carlos Marques, und so, und so ...

Publicado por: Joana às fevereiro 13, 2005 11:41 PM

Salário mínimo em fevereiro 13, 2005 11:28 PM

Sendo verdade ou mentira aquilo que o amigo escreve, soa mal, eu digo soa mal porque é verdade, há uma maioria de Portugueses que vivem da forma que descreve, é ai que entra os valores da esquerda, os verdadeiros valores da verdadeira esquerda, as preocupações sociais é o primeiro dos verdadeiros valores da esquerda, uma sociedade que se rege por princípios e valores fundamentais que tocam a grande maioria da sua população é uma sociedade equilibrada, e só com um governo de esquerda podemos ter a tal sociedade equilibrada.

Um muito obrigado por me recordar ( não é que eu me esqueça, mas é sempre bom que nos recordem)que existem portugueses que vivem com parcos recursos.

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 13, 2005 11:42 PM

Safa !

Já há procissões ao enterro do déficit ?

Publicado por: Templário às fevereiro 14, 2005 12:03 AM

Afixado por Joana em fevereiro 13, 2005 11:41 PM

Joana,
Vc não gosta de uma mesma pessoa ter vários nicks ou isso é mesmo falta de argumentos ?

Publicado por: zippiz às fevereiro 14, 2005 12:05 AM

Só ela é que pode ter !!!

Eu sou a Autoridade !

Eu sou a Direita !

Publicado por: Templário às fevereiro 14, 2005 12:08 AM

Olhem :
Excelente entrevista de Maria João Avillez a Saldanha Sanches e António Nogueira Leite. Mais esclarecedora do "estado do País", dos partidos, corporações, lobby's, programas e atavismos, sobretudo atavismos, do que todo o Circo que por aí vai. Este sistema político ou muda, ou acabamos em catástrofe económica e política. E ninguém parece à altura da verdadeira tarefa ... é o que é.

Publicado por: asdrubal às fevereiro 14, 2005 12:08 AM

Asdrubal...

não acabamos em catástrofe económica, porque já se deu a referida castástrofe, agora já estamos na resolução da crise após darmos férias grandes aos seus autores !!!

Publicado por: Templário às fevereiro 14, 2005 12:13 AM

Discussão Estupida!

Esquerda e Direita é do antigamente!
O Muro de Berlim já caiu e a guerra fria já foi há muito.

Que esquerda ou que direita poderão parar o capitalismo das grandes transacionais, quem manda neste país são as bombardies autoeuropas e outras que tais!

O capitalismo e global e globalizante
é uma inevitabilidade quer queiram quer não
não sou eu que o digo foi um senhor chamado marx!

Que papel têm os politicos sejam eles do centrão ou dos partidos mais radicais - nem Le Pen nem Lula conseguem impôr a sua politica,

só nos resta o escárnio e a campanha pimba,

Publicado por: Ernesto às fevereiro 14, 2005 12:19 AM

Aos lunáticos comentaristas da esquerda:
Mas vocês acreditam mesmo que o PS se mete com os poderosos? Acredito mais que o Bagão o faça (que se julga um social-cristão iluminado pela fé do Senhor), que o PS. Não se lembram que o governo de Guterres pactuou mais com a classe alta que esta coligação?
A única medida social do PS é distribuir dinheiro sob a forma de subsídios, mais nada. Ou criar mais empregos no Estado. Ou camuflar o desemprego com cursos de formação sucessivos, subsidiados pela UE, que não servem para mais nada.
Foi isso que o Guterres e os outros (que também estão com Sócrates) andaram a fazer e é apenas isso que sabem fazer.
É essa a esquerda social?
Vocês só me fazem rir. Será que não aprendem com a experiência?
Boa noite!

Publicado por: Joana às fevereiro 14, 2005 12:26 AM

Fiquei a saber, por um jornal de referência, que a amantíssima companheira de Louça é ginecologista e trabalha na maternidade Alfredo da Costa.
Fiquei com uma curiosidade extrema, de adivinhar a pergunta ao jantar:

-Então querida, quantos abortos fizestes hoje, lá no serviço?

Publicado por: carlos alberto às fevereiro 14, 2005 12:29 AM

carlos alberto em fevereiro 14, 2005 12:29 AM

Qual é a profissão da sua mulher ?

Qual a pergunta que lhe faz ao jantar ?

Publicado por: Gato Fedorento às fevereiro 14, 2005 12:53 AM

Afixado por carlos alberto em fevereiro 14, 2005 12:29 AM

é por estas e por outras que a direita portuguesa é a mais estúpida da europa.

Publicado por: zippiz às fevereiro 14, 2005 01:06 AM

E a esquerda, além de ser a mais estúpida da europa, é a mais patética.

Publicado por: siroco às fevereiro 14, 2005 01:53 AM

Só esta gaja é que se lembraria de trazer as lagartas prá política

Publicado por: Cisco Kid às fevereiro 14, 2005 02:08 AM

Ou a política prás lagartas

Publicado por: Cisco Kid às fevereiro 14, 2005 02:09 AM

Afixado por: Gato Fedorento em fevereiro 14, 2005 12:53 AM

Meu caro sou, felizmente, solteiro mas não tenho qualquer preconceito contra conhecer gatas, cujas garras ainda estejam em bom estado.

Publicado por: carlos alberto às fevereiro 14, 2005 02:17 AM

Joana em fevereiro 13, 2005 11:41 PM

Se você for tão boa a calcular na sua profissão como o é a «calcular» aqui...

# : - ))

Já agora, espero que não entre em paranóia, porque me parece que já anda a atribuir-me nicks que não são meus. É melhor prestar mais atenção aos referrals

Publicado por: Und so às fevereiro 14, 2005 05:14 AM

..."Um muito obrigado por me recordar ( não é que eu me esqueça, mas é sempre bom que nos recordem)que existem portugueses que vivem com parcos recursos."

Pois, pois, enquanto existirem portugueses que vivam com parcos recursos, a "esquerda" continua.
De modo que... - Vivam os pobrezinhos!

Publicado por: Senaqueribe às fevereiro 14, 2005 10:12 AM

Senaqueribe em fevereiro 14, 2005 10:12 AM:
Você julga que quem vota na esquerda são os pobrezinhos? Tire daí o sentido. Provavelmente os pobrezinhos votarão mais à direita que os outros.

Publicado por: Hector às fevereiro 14, 2005 10:28 AM

Olhe, outra coisa. Quando foi a discussão do pacote laboral para o sector privado, quem fazia greves era o sector público.
O sector privado, o operariado, deixou de contar para os sindicatos, pois já não têm apoio nenhum neles.
Os sindicatos vivem agora da função pública e dos transportes (os do sector público).

Publicado por: Hector às fevereiro 14, 2005 10:32 AM

Hector em fevereiro 14, 2005 10:28 AM

Eu não falei em esquerda, mas sim em "esquerda", em direcção a um fedorento qualquer que anda por aí.

Publicado por: Senaqueribe às fevereiro 14, 2005 11:50 AM

Und so em fevereiro 14, 2005 05:14 AM:
Apenas pretendi "descamuflar" o seu discurso obreirista, não fosse o pessoal daqui pensar que se tratava de um pobretanas a receber a pensão mínima, que tinha esmolado 5 minutos de acesso à net, na sede do Partido.
Quanto ao IP, você utiliza um serviço Telepac-DSL que lhe atribui um IP diferente cada vez que se liga à net. É o mesmo que sucede com a TVcabo.
É um IP aleatório, mas varia sempre entre 2 limites, corresponentes à área geográfica, que podem incluir muitas centenas ou mesmo (poucos) milhares de utilizadores em simultâneo. Por isso é natural que me possa equivocar se ligar apenas ao IP. Aliás, eu normalmente não ligo a IP's, nem tenho tempo para isso. Só o faço quando o nick e o respectivo discurso me desperta curiosidade.
Todavia, para além do IP, há outra marca de identidade, que é o estilo de escrita e da forma de abordar os assuntos.
Repare ... somando 2 e 2 ...
E note que apenas enumerei os nicks mais modernos. Aquele que presumo foi o seu nome de guerra inicial, achei por bem não o citar.

Em qualquer dos casos, você será sempre uma realidade virtual, enquanto não indicar a sua identificação pessoal, que é a última coisa que qualquer pessoa sensata pode fazer quando anda pela net.

Publicado por: Joana às fevereiro 14, 2005 01:15 PM

Dia 20, o socialismo vai sair vencedor. Mais à direita ou mais à esquerda, tanto faz. Perdemos todos para realizar as fantasias dos irresponsáveis que pensam que a realidade é apenas algo para fazer cumprir os seus caprichos e sonhos.

Publicado por: Mário às fevereiro 14, 2005 02:13 PM

Um vizinho meu teve que mandar abater o cão que ficou numa lástima depois de ter andado a cheirar essas lagartas.

Publicado por: Sa Chico às fevereiro 14, 2005 02:16 PM

Até esse dia eu não fazia qualquer ideia do perigo daqueles casulos

Publicado por: Sa Chico às fevereiro 14, 2005 02:17 PM

...«Aquele que presumo foi o seu nome de guerra inicial, achei por bem não o citar.»...

Joana em fevereiro 14, 2005 01:15 PM

Não há problema em mencionar o (M)arca Amarela. Só o mandei de férias porque dá um trabalhão a escrever de cada vez que tenho que meter um nome no respectivo campo.
Por hábito, não deixo user names nem passwords nos computadores (aquela história do "lembrar os seus dados" não me fascina), pelo que tenho sempre que escrever tudo, como se fosse a primeira vez.
E por ter de escrever muitas vezes uso o nick que me vem à cabeça no momento. Nem lhe digo um nick que já me passou pela cabeça e já escrevi aqui...

# : - ))

Com tudo isto já me ia esquecendo ao que vinha.
Sugiro-lhe uma leitura deste artigo do Washington Post:

http://www.msnbc.msn.com/id/6965081/

Acho que só a Condoleeza Rice e o grupinho de fachos que governa os EUA não previram que isto ia acontecer. Refiro-me, evidentemente, à superestrutura dos estados e não ao homem comum. Talvez agora muitos comecem a perceber a atitude da França, da Alemanha e da Rússia.
Os americanos têm tantos super heróis de banda desenhada que acabam por acreditar que o mundo é assim.

Publicado por: (M)arca Amarela às fevereiro 14, 2005 02:50 PM

Só memso alguém que acredita em banda desenhada pode acreditar nas boas intenções de França, Alemanha e Rússia...

Publicado por: Mário às fevereiro 14, 2005 02:58 PM

Por muito que custe aceitar, a esquerda normalmente gasta dinheiro que não lhes pertence. Poupar e pensar em piores dias, nunca foi atributo da esquerda: basta olhar ao que se passou nos últimos 30 anos (até o Bloco Central foi providencial para salvar este País).
Por isso, vem aí mais dinheiro para gastar; e depois os "maus" do centro-direita para voltar a equilibrar as finanças...triste sina, a nossa.! Andamos a marcar passo...

Publicado por: Orlando às fevereiro 14, 2005 04:15 PM

Já falámos há uns dias da Problemática da Processionária. E está cada vez pior!

www.blocodireita.blogspot.com

Publicado por: Brigada Bigornas às fevereiro 15, 2005 06:41 PM

Está essa e está a tua.

Publicado por: c seixas às fevereiro 19, 2005 08:57 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)