« Vacas Sagradas | Entrada | Voto Invertido »

janeiro 18, 2005

Sopro Reformador

Finalmente, um sopro reformador varre o país. Políticos, sindicalistas, jornalistas, funcionários públicos e profissionais de todos os ramos, mesmo o arrumador de automóveis a quem esportulo diariamente 50cent., são unânimes em considerar que tem que haver uma reforma profunda da administração pública e que só com uma política de verdade, vamos lá. Há todavia uma divisão sub-reptícia nesta unanimidade: uns acreditam convictamente, nessa varridela reformadora; outros, citando Lampedusa, apenas reconhecem que é preciso mudar alguma coisa, para que tudo fique na mesma.

Carvalho da Silva reconheceu que talvez fossem necessários cortes na administração pública, mas advertiu que se oporia a cortes cegos. Todavia, para os atingidos, esses cortes serão sempre “cegos”. Por muito mau que seja um funcionário, público ou privado, está por aparecer o primeiro que reconheça que a sua saída forçada é uma medida justa. É sempre um acto cego, injusto e mesmo prejudicial para a entidade que o praticou. Faz parte da natureza humana. Portanto, Carvalho da Silva apenas aceita cortes virtuais.

Ontem, na RTP, Mário Soares ouvia atentamente Cadilhe, acenava afirmativamente às reformas propostas por Cadilhe, partilhava da unanimidade sobre a urgência dessas reformas e ... elogiava o programa do BE, afirmando convicto haver lá muitas medidas interessantes ... provavelmente as que iam no sentido exactamente oposto das medidas enunciadas por Cadilhe. Para Soares a única medida importante é evitar que o detestável Sócrates tenha uma maioria absoluta, desviando votos para o BE. Presentemente, o pensamento político do Patriarca da democracia e Senador da República está reduzido a uma zaragata de clãs interna ao PS.

Quanto a Sócrates, simplificou a questão: já declarou solenemente que abandonou as ideologias. Há dias, numa reunião no CCB, afirmou que, caso o PS ganhe as eleições legislativas, iria introduzir alterações ao Código do Trabalho aprovado pela actual maioria, mas que não iria revogá-lo "apenas por objecções ideológicas". Isto é, Sócrates reconheceu publicamente que a ideologia socialista, qualquer que ela seja, não serve os interesses do país.

Todavia existe sempre uma ideologia. A ideologia é um sistema de representações (ideias e valores) lógico e coerente que se consubstancia em normas ou regras sobre o que (e como) devem pensar, valorizar e fazer aqueles que seguem essa ideologia. Uma das característica de uma ideologia é justamente a sua lógica interna e a sua coerência.

Mas Sócrates abandonou a coerência. Votou contra o OE2005, classificando-o como de «maior ataque à classe média», e poucas semanas depois anunciou a manutenção do regime de benefícios fiscais inscrito nesse Orçamento de 2005. Ora quando ele atacou aquelas medidas orçamentais já sabia que daí a poucas semanas estaria em campanha. Nada se modificou entretanto. Mudou porque ... mudou.

A perplexidade acentuou-se quando, dias volvidos, declarou que, caso o PS vença as eleições legislativas, no Orçamento de Estado para 2006 será dado um "sinal claro" para o incentivo à poupança. Só não explicou que sinal claro seria aquele: alguma medida concreta; uma palavra amiga; um aceno de simpatia ... ou um simples olhar embaciado e comovido?

Outra promessa foi a de que haveria um crescimento médio de 3% nos próximos quatro anos e a criação de 150 mil postos de trabalho. Também não explicou como faria isso. Certamente que não será da forma como se fez durante anos, com cursos de formação subvencionados que serviam para manter o desemprego num valor baixo fictício e que não trouxeram quaisquer vantagens a nível da qualificação profissional. Não passaram de expedientes. A UE não voltará a aceitar uma vigarice destas, à custa do dinheiro dos contribuintes europeus.

Aliás, com um crescimento de 3% não é materialmente possível a criação de tantos empregos no sector produtivo. Além do mais perspectiva-se a aceleração do desemprego nos têxteis e na construção civil. Há várias centenas de milhares de postos de trabalho em perigo nestas áreas. E se houver reforma da administração pública haveria lugar igualmente a desemprego nesta área. Pelos números de Cadilhe poderiam ser de 200 a 250 mil empregos a menos. Que fazer? Sócrates aconselha a falarem com o seu assessor para os assuntos económicos.

Sócrates também propôs uma curiosa medida: aumentar em 90 euros por mês a pensão de 300 mil reformados com rendimento inferior ao limiar de pobreza, sabendo-se que as pensões inferiores ao salário mínimo nacional se referem a 1,3 milhões de reformados, para os quais existe um plano de convergência a longo prazo, considerado excessivamente longo, por alguns. Aqueles 300 mil são os que foram estimados (não se sabe de que forma) como não apoiados pelas suas famílias. Este medida é completamente inverosímil. É iníqua porque penaliza as famílias que apoiam parentes pobres, introduz uma diferenciação injustificável perante essas famílias, e é impossível de aplicar, pois uma coisa são estimativas, outra são as pessoas concretas e não vai ser possível diferenciar os pobres não apoiados, dos que estão agora apoiados ... mas deixarão de estar quando se fizer o recenseamento.

Outra medida anunciada foi o fim dos Hospitais SA, transformando-os em empresas públicas e que iria cancelar o programa em curso de construção de hospitais, em regime de parcerias público privadas. No dia seguinte, em Braga, o ex-ministro Correia de Campos declarou que o eng.º Sócrates apoiava os Hospitais SA e até aplaudia que o novo Hospital de Braga fosse construído naquele regime. Lembram-se que eu sempre disse aqui que a única diferença de política, nesta área, entre PSD e PS, era apenas a cor dos boys nos respectivos órgãos de gestão?

Portanto, sendo a ideologia um sistema de representações lógico e coerente, como não há qualquer coerência nas sucessivas declarações de Sócrates, seria uma contradição filosófica o Sócrates inquietar-se com minudências ideológicas.

Pergunta-se: mas os jornalistas que o acompanham na sua campanha não o interrogam sobre essas sucessivas contradições? Boa pergunta, mas ... silêncio.

Quem viu o Expresso da Meia-Noite de 6ª-feira passada decerto se apercebeu da ensaboadela que Sócrates havia dado, naquela manhã, aos jornalistas que o acompanham, por não o tratarem com o respeito que ele merece. Segundo uma fonte fiável, os jornalistas “foram elucidados que quando é feita uma pergunta a que não é dada resposta [pelo Eng. Sócrates] os jornalistas não devem insistir, por respeito ao tal primeiro ministro que o irá ser, e se continuarem muito interessados, devem tentar obter a resposta mais tarde em off”.

Amordaçando a comunicação social, coisa que acusou o anterior governo de tentar, pode-se sobreviver sem coerências, nem ideologias ... pelo menos durante algum tempo.

Sabe-se o que foi o governo anterior. Todavia pode alegar que estava numa situação insustentável do ponto de vista de legitimidade pública, sob a espada do Damocles Sampaio e com uma esperança de vida limitada. Mas estas cambalhotas de Sócrates não prenunciam nada de bom. E Sócrates nem sequer pode alegar algo que justifique mudar de opinião como quem muda de camisa.

Pois se ele ainda não começou a governar ... pois se ele ainda não foi confrontado com as duras realidades da vida e da governação.

Acontece, e mais do que seria desejável, um político prometer uma coisa em campanha e depois, já no governo, fazer o contrário.

Agora, em campanha ... unicamente em campanha, sem o empecilho das pequenas misérias da governação, prometer num dia uma coisa e, no dia seguinte, prometer o contrário ... confesso, nunca tinha visto.

Publicado por Joana às janeiro 18, 2005 10:33 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105390

Comentários

A weblog está também a precisar de reforma. Demorei um tempão a postar isto.
E peço desculpa, embora alheia a tal, pelas demoras que terão no acesso ao blogue.

Publicado por: Joana às janeiro 18, 2005 10:58 PM

Sócrates dava um bom lider para o PSD.
Eles estão a precisar de alguém mais credível junto dos Liberais Empreendedores, banqueiros incluídos.
Santana já nem na direcção do seu próprio ppd-psd tem apoio e vinha a calhar um sujeito "ideológicamente neutro", capaz de, ao desatar o saco de gatos em que se transformou o PSD, acalmar as fúrias dos que já adivinharam a perda dos tachos e que se preparam para a grande noite das facas longas do dia 20 de Fevereiro.

ps :
passa hoje uma data histórica : O 71º aniversário da revolta operária de 18 de Janeiro de 1934, na Marinha Grande.

Publicado por: zippiz às janeiro 18, 2005 11:24 PM

Não percebo o Sócrates. Falava das trapalhadas do Santana e cada dia diz uma coisa diferente.
Eu não tinha esta ideia dele, quando era ministro do ambiente.

Publicado por: Viegas às janeiro 18, 2005 11:45 PM

Soares é que sabe. Viram como ele disse que as medidas boas estavam no programa do BE. E depois esta reaças escreve que ele está chéché.

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 19, 2005 12:11 AM

Sócrates é um cromo, mas Santana não lhe fica atrás. É tudo da mesma colheita

Publicado por: nuncio às janeiro 19, 2005 12:42 AM

E a Joana é de uma colheita semelhante mas com mais graduação.

Publicado por: nuncio às janeiro 19, 2005 12:44 AM

Pois, é tudo a mesma zurrapa, com mais ou menos bolhas

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 19, 2005 12:47 AM

Dizes tu, ó querida Janica:
"Agora, em campanha ... unicamente em campanha, sem o empecilho das pequenas misérias da governação, prometer num dia uma coisa e, no dia seguinte, prometer o contrário ... confesso, nunca tinha visto."

Não viste porque se calhar andas distraída preocupada com a HR. Fazem todos o mesmo, os políticos são um nojo, TODOS.

Mas não está mal. É isto que eu não percebo, nuns dias dizes coisas interessante e noutros só patacoadas.

Vê se sossegas, mulher, e se acertas num rumo, c'os diabos.

Publicado por: Átila às janeiro 19, 2005 12:55 AM

Bem caricaturada a situação actual. Na verdade já todos fingem aceitar publicamente que se tem que mudar, mas com reserva mental, para depois sabotarem quaisquer mudanças

Publicado por: David às janeiro 19, 2005 01:12 AM

Quanto ao Soares, ele está mesmo balhelhas, coitado.
A idade não perdoa.
Esperava mais do Sócrates. Diz e desdiz-se, uma trapalhada

Publicado por: David às janeiro 19, 2005 01:15 AM

Ó Átila

Admite que a miúda é uma krida, pois nunca tinha visto...eheheh
Olha o que eu nunca tínha visto, era um man, ser esfaqueado 4 vezes no mesmo dia, e com uns intervalos, para respirar e voltar a ser golpeado, tudo devido às promessas do seu krido amigo ! eheheheheheeh

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 01:16 AM

Quem foi esse gajo, ó Templario?

Publicado por: nuncio às janeiro 19, 2005 01:18 AM

Ó nuncio

foi o krido Pôncio, que desta vez, não fez de Pilatos, mas mais parecia um Cristo !

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 01:22 AM

Ó nuncio

foi o krido Pôncio, que desta vez, não fez de Pilatos, mas mais parecia um Cristo !

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 01:22 AM

Facadas no Pôncio só se perdem as que caem no chão. Um Pinto da Costista fanático!
Até eu lhe dava facadas

Publicado por: nuncio às janeiro 19, 2005 01:25 AM

Nuncio

Sendo tu, não tem piada nenhuma, piada teve ser o Santana (Jack the Ripper) o autêntico a esfaquear o amigo, e desta vez, segundo disse o próprio Pôncio, 4 vezes no mesmo dia, é obra !!!

eheheheh

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 01:29 AM

Não comento uma só linha deste post, por ser tudo velho, com hálito fedorento que tresanda à direita e à esquerda, com velhas querelas, do eu é que sei como se tapa o buraco, sabendo todos os tugas ser mentira.

Por isso cara Joana, nem percebo porque ainda perde tempo com esta campanha, tentando perceber quem promete o quê e a quem...pois com sua experiência deveria já ter retido o essencial, destas eleições:

1º - O povinho, ficará recompensado moralmente, por correrem com o Santaninha.

2º - O povinho sabe que isto não tem remédio, não por o doente não aguentar...mas por não ter médico à altura prá operação !

Tudo o resto é trá la´lá para entreter os Jornais e as TV´s.

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 01:48 AM

Templário,

A Janica anda-se a portar mal, coitada. Já deve ter esgotado o "access" do papá e agora está falhita de ideias.
Aproveita as ideias dos outros com um mês de diferença, a ver se a malta não topa a jogada.

Enfim, mais uma espertinha saloia bem portuguesinha.

Publicado por: Átial às janeiro 19, 2005 01:58 AM

As recentes afirmações de Socrates - nomeadamente a sua nova flexibilidade quanto à presença da GNR no Iraque - levam-me a desconfiar que o ataque a Santana Lopes teve a sua origem fora de Portugal, provavelmente no seio do Grupo de Bilderberg. Como se sabe tanto Santana Lopes como Socrates foram, juntamente com Pinto Balsemão, os únicos portugueses presentes na última reunião conspirativa desse grupo de Bilderberg. Logo a seguir Santana Lopes chegou - surpreendentemente - a Primeiro-Ministro, e, pouco depois, Socrates foi eleito Secretário-Geral do PS. Santana Lopes deve ter recusado fazer algum frete aos Bilderberg, ou então não se mostrou suficientemente eficaz. Logo decidiu-se despejá-lo, e a comunicação social - com Balsemão à cabeça - cumpriu a ordem de iniciar a desestabilização. Sampaio fez o resto. Socrates, como o novo candidato dos Bilderberg, tinha de moderar o discurso, parecendo agora que nunca chegou a abandonar o PSD.

Não sei se esta teoria tem alguma relação com a realidade, mas às vezes parece...

Publicado por: Albatroz às janeiro 19, 2005 09:12 AM

Se é assim, Albatroz, o melhor é porem o Bilderberg a mandar na malta directamente em vez de estarem com lacaios

Publicado por: Vet às janeiro 19, 2005 09:17 AM

Albatroz e VET

É uma verdade, aliás se estivermos atentos verificamos o que Albatroz diz, pois houve uma mudança nos média portugueses, que deixaram cair Santana, e elevaram Sócrates, é bem nítida a diferença.

Vet
Mas eles já mandam directamente na malta, ou ainda tem dúvidas?

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 09:40 AM

Albatroz e VET

É uma verdade, aliás se estivermos atentos verificamos o que Albatroz diz, pois houve uma mudança nos média portugueses, que deixaram cair Santana, e elevaram Sócrates, é bem nítida a diferença.

Vet
Mas eles já mandam directamente na malta, ou ainda tem dúvidas?

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 09:40 AM

Por muita asneira que o Sócrates diga, ele vai ganhar. A malta está farta de sacrifícios e quer mudar. Nem quer saber se muda para melhor ou para pior. Quer mudar e pronto.
Julga que alguém repara nas trapalhadas do Sócrates?
Ainda por cima com a comunicação social que não dá relevo a essas trapalhadas.

Publicado por: Filipe às janeiro 19, 2005 10:20 AM

Filipe: você acertou no alvo. Estou absolutamente de acordo

Publicado por: bsotto às janeiro 19, 2005 10:43 AM

É verdade. Infelizmente, parece que o Sócretino vai mesmo ganhar.

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 19, 2005 12:04 PM

Senaqueribe, tenha pensamentos positivos. Quem se vai lixar? São os mais desfavorecidos, os de empregos menos qualificados e, a mais longo prazo, os funcionários públicos (principalmente os menos qualificados). Ou seja, os que vão votar nele, ou na esquerda em geral.

Publicado por: L M às janeiro 19, 2005 01:02 PM

Ó Felipe, «a malta está farta de sacrifícios e quer mudar» ... será que ainda podemos imaginar um equívoco com essa dimensão no eleitorado ?!

Publicado por: asdrubal às janeiro 19, 2005 01:15 PM

L M em janeiro 19, 2005 01:02 PM

Do meu voto está o Sócretino livre.

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 19, 2005 02:34 PM

Sócrates será um primeiro à imagem dos portugueses. Tanto quer "isto" como o oposto "disto". Acha péssimo avançar-se por determinado caminho, mas como não tem alternativas, nem pensar em mudar de rumo.

Promete o que acha que todos querem, porque também acha que o que todos dizem querer não é bem o mesmo que aquilo que acham que querem.

Publicado por: Mário às janeiro 19, 2005 04:23 PM

Na vida, às vezes, quando chegamos a uma bifurcação, o dever leva-nos a seguir em frente!

Publicado por: David às janeiro 19, 2005 04:53 PM

Estou convencido que a maioria apenas reconhece "que é preciso mudar alguma coisa, para que tudo fique na mesma". Niguém quer prescindir de nada.

Publicado por: asser às janeiro 19, 2005 05:18 PM

Exactamente, óra veja :
.
«CDS admite viabilizar governo minoritário socialista». Ehehehe ... !
.
(Portugal Diário, 19-01-2005 ; 17.30 h)

Publicado por: asdrubal às janeiro 19, 2005 05:30 PM

Essa notícia deve ser fabricada. Há um acordo entre PSD e PP exactamente para prevenir isso.
Isso faz parte da contra-informação.

Publicado por: Censor às janeiro 19, 2005 05:45 PM

Essa centra da contra-informação deve ser do PSD para evitar votos no PP

Publicado por: vitapis às janeiro 19, 2005 06:21 PM

Também pode ser do PS para criar a zanga entre PSD e PP.

Publicado por: fbmatos às janeiro 19, 2005 06:32 PM

Também pode ser do PS para criar a zanga entre PSD e PP.

Publicado por: fbmatos às janeiro 19, 2005 06:33 PM

Se a Joana está falha de ideias (como diz o grunho), Nuno Cardoso há bocadinho deu-lhe uma, deu-lhe duas, deu-lhe três boas hipóteses.

Aproveitar rápido, porque como aparentemente ainda estamos na Europa, o sobredito cujo pode ser preso a todo o momento, depois de ter atirado lama para toda a gente.

Publicado por: carlos alberto às janeiro 19, 2005 08:15 PM

Esse Nuno Cardoso é um mentecapto, coitado.

Publicado por: Arroyo às janeiro 19, 2005 08:52 PM

David em janeiro 19, 2005 04:53 PM

Isso é quando estamos à beira de um abismo. :-)

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 19, 2005 09:21 PM

A Joana anda a dizer o que diz o seu ressabiado circulo político.
Este discurso é o blá...blá do costume.
Não adianta Joaninha levantar "monstros" onde eles ainda não existem!
E já agora espere "sentada" pelos resultados!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 19, 2005 10:03 PM

E.Oliveira em janeiro 19, 2005 10:03 PM:
Não tenho círculo político. Conheço diversos políticos, quer por via familiar (a maioria) quer por via profissional. Entre os primeiros há alguns que são amigos íntimos.
Pertencem a todos os quadrantes, com especial incidência na área socialista e entre os "renovadores".
Talvez não acredite ... mas é a verdade.

Publicado por: Joana às janeiro 19, 2005 10:29 PM

Joana

Você com esses familiares todos socialistas, é do contra e doentinha da direita... para -- ser diferente --- e captar as suas atenções....

Publicado por: Templário às janeiro 19, 2005 10:36 PM

Não são familiares socialistas, Templario. São amigos por via familiar (ou seja, são amigos dos meus pais)

Leia por exemplo: http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/043246.html, sobre a homenagem da CML ao João Amaral
e http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/017795.html, que eu escrevi no fim de semana a seguir à morte de João Amaral

Publicado por: Joana às janeiro 19, 2005 10:54 PM

Pois, ainda hoje a UGT vem declarar que quer reforma da administração pública, mas sem despedimentos.

Publicado por: Jarod às janeiro 21, 2005 10:14 AM

"Joana escreveu: Segundo uma fonte fiável, os jornalistas “foram elucidados "

Repararam que a fonte fiável é outro blog...assim é tão fácil manipular...publica-se num blog ou mesmo num jornal qualquer e a informação passa a ter credibilidade...

A CIA costuma usar esse truque contra regimes algo autoritários...faz publicar uma notícia (verdadeira ou falsa) na imprensa internacional e desta forma ela pode ser publicada num orgão de comunicação do país visado pois os jornalistas sentem-se mais à vontade para o fazer pois podem citar uma fonte externa o que dá mais credibilidade à notícia e simultâneamente os desresponsabiliza pela origem da notícia...

Publicado por: amsf às janeiro 21, 2005 05:17 PM

amsf em janeiro 21, 2005 05:17 PM:
Esse blog é onde escreve o Medina Carreira (com pseudónimo). Nada, nem ninguém desmentiu.

Aliás, no Expresso da Meia Noite de 6ªa feira passada, referiram o mesmo, embora sem pormenores.

Publicado por: Joana às janeiro 21, 2005 08:47 PM

Se consultar esse blog verá que estão indicados lá os nomes dos diversos jornalistas e os meios de comunicação a que pertenciam.
Pareceu-me fiável.
Não me parece que Medina Carreira se metesse numa publicação da CIA.

Publicado por: Joana às janeiro 21, 2005 08:50 PM

Como é evidente a referência à CIA era uma forma de ilustrar a situação...o que eu quero dizer é que é preciso ter cuidado com as fontes de informação...a comunicação social nem sempre é fidedigna quanto mais um blog...nem que o Papa lá escrevesse eu teria esse facto como garantia de ser um blog 100% exacto na sua informação...

Publicado por: amsf às janeiro 24, 2005 10:25 AM

Sopro?

Publicado por: Ramiro às fevereiro 28, 2005 06:31 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)